atividades missionÁrias - mundo das especialidades

10
Nº 107 Ano 9/2021 1ª Edição ATIVIDADES MISSIONÁRIAS Ministério dos Desbravadores Igreja Adventista do Sétimo Dia EVANGELISMO PESSOAL AM - 008

Upload: others

Post on 25-Oct-2021

17 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

1

Nº 107Ano 9/20211ª Edição

ATIV

IDA

DES M

ISSION

ÁR

IAS

Ministério dos DesbravadoresIgreja Adventista do Sétimo Dia

EVANGELISMO PESSOALAM - 008

Page 2: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

Levy Barros, tenho 24 anos, sou DBV a mais de 12 anos e Nerd desde sempre. Atualmente Distrital de Desbravadores na cidade de Cupira-PE. Amo pregar o

evangelho e estudar as escrituras. Sou um apaixonado por leitura, astronomia, desenho, toy makeover, podcasts, minhas gatas e claro, pelo Clube de Desbravadores.

Júlia Rodrigues, líder de desbravadores, instrutora de especialidades do Clube Pioneiros da Selva - PB/MNe, estudante do Curso de Fisioterapia da

Universidade Estadual da Paraíba.

Dar estudos bíblicos é fazer com que pessoas conheçam a verdade da palavra de Deus e se tornem discípulos de Jesus e produzam frutos através das suas vidas e testemunho. É seguir a ordem de Cristo em Mateus 29:19-20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” A primeira condição estabelecida é que Jesus falava aos Seus discípulos. Todo aquele que deseja fazer discípulos deve antes ser um discípulo. Saber no que acredita, o porquê acredita no que acredita, saber explicar o que acredita e fazer esforços para levar o seu conhecimento para o seu próximo, são requisitos fundamentais para estes discípulos.

mundodasespecialidades @[email protected]

1ª Edição: Disponível emwww.mundodasespecialidades.com.br

Direção Geral: Pedro Paz; Rossalles Freitas e Victor ArielSecretaria: Sabrina RodriguesEquipe de Coordenadores:Adeline Bello | PublicidadeClaudio Henrique | ColunasDaniel Vinícius | Guias de DesbravadoresKaiio Victor | DiagramaçãoMaira Cardoso | Linguística PortuguêsNalva Gomes | Guias de AventureirosNeto Sputinyk | WebRonald Vásquez | Linguística Espanhol

Revisão Linguística: Debóra EspindolaDiagramação e Edição: Kaiio VictorAutores: Júlia Rodrigues e Levy Barros

CONTATO +55 81 9 9835-8482 DIREITOS RESERVADOS: A reprodução total ou parcial deste material por qualquer meio, assim como a tradução ou difusão dos conteúdos do site Mundo das Especialidades fica proibida, salvo se realizada a expressa referenciação ao site e seus autores. Todos os direitos são reservados para o site Mundo das Especialidades.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Recife/PE, abril de 2021

EXPEDIENTE

Page 3: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

3

“O plano de dar estudos bíblicos é uma ideia celestial.” Serviço Cristão, p. 141. Ao se dar estudos bíblicos deve-se ter em mente que essa é uma obra divina. Levar as boas novas da salvação, apresentar ao amor de Deus e colaborar para a salvação das pessoas é seguir os passos de Cristo sendo um canal de bênçãos nesse mundo. É plantar frutos para a eternidade. Portanto, participar dela é um privilégio. Evangelizar é colaborar com o Espírito Santo.

Levar uma pessoa ao batismo é sem dúvidas uma das maiores alegrias da vida cristã. Entretanto, se você tentar isso sem o auxílio do Espírito Santo é certeza de fracasso. Antes de dar estudos bíblicos você precisa primeiramente ampliar sua comunhão com Deus e orar pelas pessoas que você almeja discipular. A oração vai abrir caminhos e oportunidades para o coração dessas pessoas, além de preparar os discípulos para se aproximarem das pessoas com amor verdadeiro e profundo interesse, jamais com julgamento.

Evangelizar é totalmente o oposto de julgar alguém por algo que ela tenha feito ou está fazendo. Não cabe ao portador da mensagem escolher quem é digno de ouvi-la. O simples fato de condenar uma pessoa, achando que ela está além da possibilidade de salvação, é desconhecer a extensão da graça salvadora de Cristo. É o Espírito Santo quem convence a pessoa do pecado, da justiça de Deus e do juízo. Os discípulos são apenas os locutores das boas novas.

Para o auxílio nos estudos bíblicos, existem os chamados Guias de Estudos Bíblicos. Há, hoje em dia, uma variedade enorme desses guias, variando em número de estudos, profundidade nos temas, linguagem utilizada, metodologia e etc. Cabe a quem for dirigir o estudo bíblico, determinar qual guia melhor se encaixa nas circunstâncias em que serão passados os estudos. A depender da idade, da frequência dos estudos e do nível de aprofundamento nos temas bíblicos, um se adequará melhor que o outro.

Desenvolvimento:

Page 4: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

4

Lá vai alguns, exemplos de Guias de Estudo Bíblico, totalmente gratuito.

Existem diversas técnicas de estudo e memorização da Bíblia. A Marcação Bíblica é um método muito eficiente para o estudo e ensino das Escrituras. Fazer marcações torna fácil a ta-refa de localizar os versículos de temas específicos. Sublinhar versículos selecionados usando lápis de cores diferentes, códigos ou símbolos nas margens para os versículos de temas im-portantes, são um bom exemplo de métodos para tornar o estudo da Bíblia mais interessante, eficiente e proveitoso.

Guias de

Técnica de estudo

Estudo Bíblico

e memorização da Bíblia

Clique na imagem e será direcionado para o estudo.

Page 5: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

5

Evangelismo pessoale Espírito de Profecia

G. White sempre reforça a importância dos Jovens nessa obra e quão firme os discípulos de Cristo devem estar nas verdades da Bíblia Sagrada. Abaixo algumas citações sobre o tema:

III T

este

mun

hos

Sele

tos,

369

III T

este

mun

hos

Sele

tos,

277

Test

. Par

a M

inis

tros

, 113

Test

. Par

a M

inis

tros

, 116

Test

. Par

a M

inis

tros

, 116

III T

este

mun

hos

Sele

tos,

279

II Te

stem

unho

s Se

leto

s, 3

72

II T

este

mun

hos

Sele

tos,

371

III T

est.

Sele

tos

278

e 27

9O

bre

iros

Evan

gél

icos

, 313

Ob

reiro

s Ev

ang

élic

os, 3

12

III T

este

mun

hos

Sele

tos,

272

“Satanás está ata-refado em preparar planos para o último e tremendo conflito em que todos hão de definir sua ati-tude. Satanás está operando com todas as suas forças, a fim de ocupar o lugar de Deus e destruir a todos que a isso se opuserem. Seu poder é aceito como o de Deus”.

“Temos grandes e solenes verdades para apresentar. Está escrito, é a prova que tens que ser apresen-tada a cada alma”.

“Apocalipse, Reve-lação, significa que algo de importante é dado a conhecer. As verdades deste livro dirigem-se aos que vivem nesses últimos dias”. “Estamos com o véu removido no lu-gar santo das coisas sagradas. Não deve-mos ficar fora. Apro-ximamo-nos do tem-po em que se devem cumprir as profecias do Apocalipse”.

“Ao nos aproximar-mos do fim da his-tória deste mundo, devem as profecias relativas aos últimos dias exigir especial-mente nosso estudo. O último livro dos es-critos do Novo Testa-mento, está cheio de verdade que precisa-mos compreender.”

“Satanás tem cega-do o espírito de mui-tos, de modo que se têm contentado com qualquer escusa por não tornarem o Apo-calipse motivo de seu estudo”.

“O precioso tempo está passando rapi-damente, e há perigo de que muitos serão roubados do tempo que deveria ser dado à proclamação das mensagens que Deus enviou a um mun-do caído”. “A Satanás agrada ver a distra-ção das mentes que deveriam estar em-penhadas no estudo das verdades que têm que ver com rea-lidades eternas”.

“Nenhum traço da verdade que tornou o povo adventista do sétimo dia o que ele é, deve ser apa-gado. Temos antigos marcos da verdade, e cumpre-nos de-fender firmemente nossos princípios em face do mundo”.

“A João, o Senhor revelou os assun-tos que viu serem necessários para o Seu povo nos últimos dias. As instruções que deu, encontram--se no livro do Apo-calipse”. “Os que que-rem ser coobreiros de nosso Senhor e Sal-vador Jesus Cristo, mostrarão profundo interesse nas verda-des que se encon-tram nesse livro.

“Agora é o tempo de proclamar a última advertência. Os ho-mens precisam ser despertados a fim de reconhecer a soleni-dade do momento, e a proximidade do dia em que terá termi-nado a graça. Esfor-ços decisivos têm de ser envidados, a fim de apresentar esta mensagem ao povo de modo preeminen-te.

“Aqueles que, em suas pregações, passam por alto as grandes verdades da Palavra de Deus, para falar de assun-tos de pouca monta, não estão pregando o evangelho, mas tratando de ociosos sofismas”.

“Os ministros de Cristo hoje em dia acham-se em pe-rigo. Satanás está operando continua-mente para desviar--lhes a mente para direções errôneas de maneira que a ver-dade perca sua força sobre o coração”.

“Digo a todos: Estai de sobreaviso, pois como anjo de luz, Satanás está per-correndo todas as reuniões de obreiros cristãos, e em cada igreja procura ga-nhar para seu lado os membros”.

O Evangelismo Pessoal é um tema recorrente no Espirito de Profecia. O inimigo tem feito grandes esforços para frear os avanços do evangelho. Em seus textos, Ellen

Page 6: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

6

III T

este

mun

hos

Sele

tos,

279

III T

este

mun

hos

Sele

tos,

104

The

Sig

ns o

f the

Tim

es,

6 d

e ju

nho

de

1892

.

Fund

amen

tos

da

Educ

ação

Cris

tã, 3

20

III T

este

mun

hos

Sele

tos,

279

Educ

ação

, 271

Men

sag

ens

aos

Jove

ns, 2

04

Men

sag

ens

aos

Jove

ns, 2

06

“O testemunho de Cristo, testemunho do mais solene caráter, deve ser apresentado ao mundo. Não quere-rão os que professam possuir conhecimento da verdade ler o tes-temunho dado por Cristo a João? Não há aí meras conjecturas, nem enganos científi-cos. Há, sim, as verda-des que dizem respeito ao nosso bem-estar presente e futuro”.

“O Senhor designou os jovens para serem Sua mão auxiliado-ra.”

“Não haverá nin-guém salvo no Céu com uma coroa sem estrelas. Se entrardes ali, haverá alguma pessoa nas cortes da glória que encontrou entrada ali por vosso intermédio.”

“Os jovens são nos-sa esperança para a obra missionária”.

“O Senhor virá logo. Os atalaias nos muros de Sião são instados a despertar e reconhe-cer a responsabilidade que Deus lhes confiou. Deus requer atalaias que, no poder do Es-pírito, deem ao mundo a última mensagem de advertência; que anunciem a hora da noite. Requer atalaias que despertem os homens e mulheres de sua letargia, a fim de que não caiam no sono da morte.”

“Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude de-vidamente prepara-da, quão depressa a mensagem de um Salvador crucifica-do, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!”

“Satanás... bem sabe não haver outra classe que possa fazer tanto bem como os rapazes e moças consagra-dos a Deus. Os jovens, quando retos, podem exercer poderosa in-fluência. Pregadores ou leigos de idade avançada não podem ter, sobre a juventude, metade da influência que os jovens consa-grados têm sobre seus companheiros”

“Vi que muitas pesso-as se salvariam, caso os jovens estivessem no lugar em que se deveriam achar, con-sagrados a Deus e à verdade [...] do con-trário eles próprios se tornarão do mundo”.

O Ministériopessoal

O Ministério Pessoal tem o objetivo de envolver TODOS os membros da igreja na pregação do Evangelho, engajar os irmãos no serviço de levar a mensagem de salvação, torná-los verdadeiros discípulos. Envolver os membros no serviço ativo de conquistar almas para o Céu. O Ministério Pessoal também é responsável pelos programas de assistência aos necessitados. O Diretor do Ministério pessoal deve: dirigir a igreja nas atividades missionárias, fazer um planejamento das ações missionárias designadas pela associação, preparar e organizar os materiais (folhetos, estudos bíblicos, bíblias), organizar as duplas missionárias e classes bíblicas, dirigir o culto mensal do ministério e apresentar relatório das ações missionárias na reunião de comissão.

O primeiro sábado de cada mês é responsabilidade do Ministério Pessoal, chamado de “Sábado Missionário”. Normalmente, a programação nesse dia é voltada para atividades missionárias como visitar enfermos, oferecer estudos bíblicos, levar alimento aos necessitados. O culto nesse dia é voltado para essas temáticas: missão, discipulado e solidariedade.

Page 7: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

7

Você e o

Projetos

ASA

devocional

evangelísticos

Reserve os primeiros momentos do seu dia para estar com Jesus, crie o hábito de fazer o seu devocional antes de sair para escola ou antes mesmo de

resolver qualquer coisa do seu dia. Você pode ter um caderninho pra te ajudar no seu estudo da bíblia, anotar as coisas que você aprendeu e as dúvidas também. Procure o Ano Bíblico Jovem para te ajudar a organizar a sua leitura. Também temos a Lição da Escola Sabatina e a Meditação Jovem para nos auxiliar no nosso momento de devoção.

Essas reuniões são feitas em localidades com pouca ou nenhuma presença adventista, com intuito de ganhar almas para Cristo através da mensagem adventista e plantar uma igreja naquele local. Essas reuniões são feitas em locais públicos, que a comunidade tenha livre acesso, para atrair mais pessoas para ouvir a mensagem.

A solidariedade é uma demonstração prática do amor de Deus e do amor que temos por Ele. A Ação Solidária Adventista (ASA) desenvolve um belo trabalho de ajuda aos necessitados, incentivando os membros a servir

ao próximo, buscando o bem-estar de pessoas e famílias carentes da igreja e da comunidade local. As ações da ASA são pensadas de acordo com as necessidades da comunidade que a igreja está inserida, exemplo: doação de alimentos, agasalhos ou itens de higiene, ajudar na reforma de uma casa, cuidar de um doente.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

(Colossenses 3:23,24)

Page 8: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

8

Seminários e

Conclusão:

cursos

Seminários de (cozinha) Vida Saudável: A “Esco-la de Culinária Saudável” tem o objetivo de ensinar pratos saborosos e sau-dáveis, incentivando uma alimentação simples e mais natural, fugindo de alimentos pesados e in-dustrializados que são de fácil acesso para nós e prejudicam a nossa saú-de.

Estudar a Palavra de Deus é essencial. Conhecer as verdades da Bíblia e ser transformado por elas é a melhor maneira de demonstrar a veracidade das Es-crituras Sagradas. Que sua vida seja um luzeiro para àquelas pessoas que andam em trevas e que seus talentos sejam usados para a glória de Cristo! E as-sim possamos Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a Volta de Jesus. Um grande abraço e até a próxima especialidade! MARANATA!!!

Cursos Como Deixar de Fumar: Esse curso oferece serviços como palestras, acompanha-mento físico e espiritual a fim de conscientizar pessoas fumantes sobre os malefícios do cigarro e auxiliá-las a abando-narem o vício e terem uma vida mais saudável.

Seminários sobre Per-da de Peso, Controle do Estresse ou Hiperten-são e Diabetes: Através do ministério da saúde, a nossa igreja incentiva os membros a buscarem a saúde física, mental e espiritual. Ressaltando os 8 remédios naturais: água, ar puro, alimen-tação saudável, exer-cício físico, repouso, temperança, luz solar e confiança em Deus.

Page 9: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

9

Levar uma pessoa ao batismo através do Estudo Bíblico.Ter uma coleção de 5 estudos bíblicos, em papel ou com recursos audiovisuais, que podem ser usados na pregação bíblica.Ter uma coleção de, pelo menos, 20 citações do Espírito de Profecia com relação ao Evangelismo Pessoal. Guardar essas citações em forma de fichas ou anotadas em sua bíblia de estudo.Ter a Especialidade de Marcação bíblica, para se ter uma cadeia de temas em sua bíblia para ser usada em seus estudos.FAZER 1 DAS 2 ATIVIDADES ABAIXO: a) Ser o diretor (somente a direção) do Ministério Pessoal de sua Igreja ou grupo durante um ano, executando, pelo menos, 5 atividades com foco missionário e tendo a colaboração da igreja. Apresentar relatório completo das atividades planejadas e executadas. b) Executar os requisitos abaixo: I. Através do estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia, aprender como Jesus tratava as pessoas de forma pessoal. Escrever um relatório de 500 palavras: Fazer uma apresentação oral de 5 minutos sobre o que você aprendeu. Pregar no Sábado Missionário de sua Igreja sobre o que pesquisou. Apresentar relatório ou esboço do sermão. II. Desenvolver uma vida devocional diariamente por, pelo menos, 6 meses através do Estudo da Bíblia, leitura do Ano Bíblico e Leitura da Devoção pessoal. III. Escolher e executar 2 atividades descritas abaixo: Reuniões Evangelísticas Reuniões do Ministério Jovem Atividades da Assistência Social (ASA) de sua igreja Seminários de (cozinha) Vida Saudável Cursos Como Deixar de Fumar Seminários sobre Perda de Peso Seminários sobre o Controle do Estresse Seminário sobre Hipertensão ou Diabetes Na opção que tiver escolhido acima, realizar o seguinte: Tomar parte na organização da atividade Tomar parte na consecução do local para a realização do evento Ajudar na divulgação Descobrir como levantar fundos para um projeto evangelístico e que despesas serão necessárias Estar regularmente envolvido na operação e organização do projeto IV. Ajudar na organização e planejamento de um dos projetos evangelísticos a seguir e participar no projeto durante, no mínimo, 10 horas: Observação: Esses itens devem ser feitos em projetos evangelísticos da Igreja, em Semanas de Colheita, em Evangelismo Público, Plantio de igreja, etc. Projetos de melhorias no seu bairro ou no bairro onde o Clube atua, em jardins, praças e outras áreas públicas. Participar dos momentos de história para crianças, encenações bíblicas ou apresentação de fantoches. Distribuição de alimentos e/ou roupas aos necessitados. Programas e visitas a um asilo, orfanato ou ala pediátrica de um hospital. Jardinagem e trabalho doméstico gratuito na casa de pessoas de idade. Ser professor/professora numa das divisões infantis do departamento de Escola Sabatina de uma igreja ou grupo em formação. Palestras sobre temperança. Aulas de reforço para alunos mais novos, com dificuldade. Trabalho voluntário em hospital ou asilo, projetos de levantamento de fundos e fornecer livros e jogos. Ajudar na reabilitação de uma pessoa com deficiência física. Fazer cartazes e projetos de arte para um hospital, asilo ou orfanato. Programa: Adote um Avô / Avó (em asilos). Projeto semelhante com aprovação de seu diretor de Desbravadores.

Requisitosacompanhe seu desenvolvimento

Referências:

www.freepik.com.br

https://www.ippinheiros.org.br/blog/metodo-indutivo-de-estudo-biblico/

h t t ps : / /www. f a to amazo n ico .com.br/em-manaus-batismo-da-primavera-na-ponta-negra/

Page 10: ATIVIDADES MISSIONÁRIAS - Mundo das Especialidades

10 1010