atividade 2 administrador de dados - cloud object storage · atividade 2 administrador de dados–...

12
ATIVIDADE 2 Administrador de Dados TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS, A FRASE DE HERÁCLITO PARA EXAME GRAFOTÉCNICO “Grandes resultados requerem grandes ambições.” BOA PROV A! www.funcab.org VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM, CASO CONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL. RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAIS PARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS. ATENÇÃO DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas e 30 minutos. ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DE RESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO para a T MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO 102 CÓDIGO EDITAL MDA - TI N 001/2014 o Disciplinas Quantidade de questões Valor de cada questão Conhecimentos Gerais: - Língua Portuguesa 10 1 - Racíocino Lógico-Quantitativo 6 1 - Legislação e Ética na Administração Pública 4 1 Conhecimentos Específicos 30 2

Upload: lediep

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ATIVIDADE 2 Administrador de Dados–

TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS,A FRASE DE HERÁCLITO PARA EXAME GRAFOTÉCNICO

“Grandes resultados requerem grandes ambições.”

BOA PROVA!www.funcab.org

VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM, CASOCONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL.

RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAISPARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS.

ATENÇÃO

DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas e 30 minutos.

ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕESDE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DERESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO para a TMINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

102CÓDIGO

EDITAL MDA - TI N 001/2014o

DisciplinasQuantidade de

questõesValor de cada

questão

Conhecimentos Gerais:

- Língua Portuguesa 10 1

- Racíocino Lógico-Quantitativo 6 1

- Legislação e Ética na Administração Pública 4 1

Conhecimentos Específicos 30 2

02FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

– Língua Portuguesa

Texto para responder às questões de 01 a 10.

No primeiro dia, foi o gesto genial. Era umdomingo. Ao se curvar no campo do estádioespanhol, descascar a banana, comê-la de umaabocanhada e cobrar o escanteio, Daniel Alvesassombrou o mundo. Não só o mundo do futebol,esse que chama juiz de “veado” e negro de “macaco”.O baiano Daniel, mestiço de pele escura e olhosclaros, assombrou o mundo inteiro extracampo.Vimos e revimos a cena várias vezes. “Foi natural eintuitivo”, disse Daniel, o lateral direito responsávelpelo início da virada do Barcelona no jogo contra oVilarreal. Por isso mesmo, por um gesto mudo,simples, rápido e aparentemente sem raiva, Daniel foipop, simbólico, político e eficaz.

Só que, hoje, ninguém, nem Daniel Alves,consegue ser original por mais de 15 segundos. AndyWarhol previa, na década de 1960, que no futurotodos seríamos famosos por 15 minutos. Pois o futurochegou e banalizou os atos geniais, transformandotudo numa lata de sopa de tomate Campbell’s. Abanana do Daniel primeiro reapareceu na mão deNeymar, também vítima de episódios de racismo emestádios. Neymar escreveu na rede em defesa docolega e dele próprio: “Tomaaaaa bando de racistas,#somostodosmacacos e daí?” Uma reação legítima,mas sem a maturidade do Daniel. Natural. Há quasedez anos de estrada de vida entre um e outro.

Imediatamente a banana passou a sertriturada por milhares de “selfies”. O casalLuciano Huck-Angélica lançou uma camiseta#somostodosmacacos. Branco, o casal que jamaiscorreu o risco de ser chamado de macacoapropriou-se do gesto genial, por isso foibombardeado por ovos e tomates na rede, chamadode oportunista. A presidente Dilma Rousseff, emseu perfil no Twitter, também pegou carona no gestode Daniel “contra o racismo” e chamou de “ousada” aatitude dele. Depois de ler muitas manifestações,acho que #somostodosbobos, a não ser, claro, quemsente na pele o peso do preconceito.

“Estou há onze anos na Espanha, e há onze éigual... Tem de rir desses atrasados”, disse Daniel aosair do gramado no domingo. Depois precisouexplicar que não quis generalizar. “Não quis dizer quea Espanha seja racista. Mas sim que há racismo naEspanha, porque sofro isso em campos (de futebol)diferentes. Não foi um caso isolado. Não sou vítima,nem estou abatido. Isso só me fortalece, e continuareidenunciando atitudes racistas”

Tudo que se seguiu àquele centésimo desegundo em que Daniel pegou a fruta e a comeu, coma mesma naturalidade do espanhol Rafael Nadal emintervalo técnico de torneios mundiais de tênis, comose fizesse parte do , tudo o que se seguiu àquele

.

script

Na argumentação desenvolvida ao longo do texto,recorre a autora a todas as estratégiasargumentativas a seguir, COM EXCEÇÃO apenas daque se indica em:

A) testemunho fidedigno.B) exemplificação.C) fatos notórios.D) consistência do raciocínio.E) dados estatísticos.

Questão 01

O enunciado com que se busca justificar opiniãoemitida pouco antes no texto é:

A) “O baiano Daniel, mestiço de pele escura e olhosclaros, assombrou o mundo inteiro extracampo.”(§ 1)

B) “Andy Warhol previa, na década de 1960, que nofuturo todos seríamos famosos por 15 minutos.”(§ 2)

C) “Há quase dez anos de estrada de vida entre ume outro.” (§ 2)

D) “O casal Luciano Huck-Angélica lançou umacamiseta #somostodosmacacos.” (§ 3)

E) “Daniel continuou a evitar as cascas de banana.”(§ 5)

Questão 02

Em todos os enunciados a seguir, os adjetivos emdestaque implicam valoração ou avaliação pessoal,subjetiva, da autora – EXCETO o que se lê em:

A) “No primeiro dia, foi o gesto GENIAL.” (§ 1)B) “Uma reação LEGÍTIMA, mas sem a maturidade

do Daniel.” (§ 2)C) “BRANCO, o casal [...] apropriou-se do gesto

genial...” (§ 3)D) “... acho que #somostodosBOBOS...” (§ 3)E) “... tudo o que se seguiu àquele gesto é BANAL.”

(§ 5)

Questão 03

CONHECIMENTOS GERAIS gesto é banal. Os “selfies”, a camiseta do casal 1.000,o tuíte de Dilma, as explicações de Daniel após ojogo, esta coluna. Até a nota oficial do Vilarreal,dizendo que identificou o torcedor racista e o baniu doestádio El Madrigal “para o resto da vida”. Danielcontinuou a evitar as cascas de banana. Disse que oideal, para conscientizar sobre o racismo, seria fazero torcedor “pagar o mal com o bem”.

......................................................................AQUINO, Ruth de. Rev. : 05 maio 2014.Época

03FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Altera-se o sentido de: “BRANCO, o casal que jamaiscorreu o risco de ser chamado de macacoapropriou-se do gesto genial...” (§ 3) com a substituiçãodo termo emdestaque por:

A) Sendo brancoB) Visto ser brancoC) Adespeito de ser brancoD) Se bem que brancoE) Branco embora

Questão 05

Considere-se o trecho seguinte:

“‘

Dentre as mudanças de pontuação sugeridas aseguir (feitas, quando necessário, as devidasalterações de talhe de letra), aquela que transgridenorma de pontuação em vigor é:

A) substituir por vírgula o ponto empregado após“racista”.

B) usar dois-pontos, em vez de vírgula, após“Espanha”, apagando-se a conjunção que sesegue.

C) empregar ponto e vírgula, em lugar de ponto,após o período terminado em “abatido”.

D) marcar com vírgula a pausa, possível naenunciação, entre o demonstrativo “Isso” e“só me fortalece”.

E) substituir por travessão a vírgula empregadaapós “fortalece”.

Não quis dizer que a Espanha seja racista. Massim que há racismo na Espanha, porque sofro isso emcampos (de futebol) diferentes. Não foi um casoisolado. Não sou vítima, nem estou abatido. Isso sóme fortalece, e continuarei denunciando atitudesracistas’. (§ 4)”

A alternativa em que o verbo concorda com o sujeitoapenas em número – tal como em: “...no futuro todosseríamos famosos por 15 minutos.” (§ 2) – é:

A) Os brasileiros vivemos fartos de promessas.B) Parte das reivindicações não foram atendidas.C) Tudo isso eram ideias de homens ilustres.D) Fui eu quem escreveu este documento.E) Nenhum de nós dois buscou a fonte dos fatos.

Altera-se o sentido do enunciado no texto com asubstituição do conector em destaque proposta em:

A) “... MAS sem a maturidade do Daniel.” (§ 2) / nãoobstante

B) “... POR ISSO foi bombardeado por ovos etomates na rede...” (§ 3) / porquanto

C) “... A NÃO SER, claro, quem sente na pele o pesodo preconceito.” (§ 3) / salvo

D) “MAS SIM que há racismo na Espanha...” (§ 4) /senão

E) “... COMO se fizesse parte do ...” (§ 5) / qualscript

Questão 07

Questão 08

Questão 06

No enunciado seguinte, observa-se a repetição dosantropônimos “Daniel” e “Neymar”:

Para evitá-la, pode-se fazer remissão à primeiraocorrência de cada um desses nomes, empregando(com os ajustes porventura necessários):

A) Esse – este.B) Aquele – este.C) Este – segundo.D) Aquele – outro.E) Este – aquele.

A banana do Daniel primeiro reapareceu namão de Neymar, também vítima de episódios deracismo em estádios. Neymar escreveu narede em defesa do colega e dele próprio:‘[...] #somostodosmacacos e daí?’ Uma reaçãolegítima, mas sem a maturidade do Daniel.” (§ 2)

Questão 04

Em: “... tudo o que se seguiu àquele gesto é banal”.(§ 5), a próclise do pronome átono SE é exigência, noportuguês padrão, da mesma norma que determina apróclise do pronome destacado em:

A) O relatório que V. S.ª NOS pediu está pronto.B) Diante de tais evidências, ele SE calará.C) Realmente, nada SE consegue sem esforço.D) Quem O obrigou a deixar o emprego?E) Tudo SE fez como V. S.ª determinou.

Questão 09

04FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Como em “banali(z)ar” (§ 2) e em “conscienti(z)ar”(§ 5), preenchem-se com “z” ambas as lacunasdeixadas nos verbos arrolados em:

A) pesqui( )ar o assunto – minimi( )ar os custos.B) indeni( )ar o operário – parali( )ar o trabalho.C) revi( )ar o documento – fri( )ar um pormenor.D) catequi( )ar o índio – padroni( )ar os preços.E) improvi( )ar um discurso – ali( )ar os cabelos.

Questão 10

Assinale a alternativa que contém uma proposiçãosimples.

A) Rafael foi estudar e Beatriz foi ao mercado.B) O carro é compacto ou utilitário.C) Fernanda e Clara são colegas de classe.D) Carlos é guitarrista e Lucas é vocalista.E) Se Maria é médica, então sabe biologia.

Uma empresa tem 64 funcionários, dos quais 16 sãohomens. Sabe-se que 30 funcionários falam inglês e31 mulheres não falam inglês. Um dos funcionáriosserá escolhido ao acaso. Determine a probabilidadede ser escolhido um homem que fala inglês.

A) 13/64B) 1/4C) 3/64D) 3/4E) 17/64

Paulo irá arrumar, lado a lado, na prateleira de seubar, duas garrafas de vinho, três garrafas de licor etrês garrafas de uísque, sendo cada garrafa de umamarca diferente. Sabendo que Paulo deseja manterjuntas as garrafas que contêm o mesmo tipo debebida, determine de quantas formas distintas elepode arrumar as garrafas lado a lado na prateleira.

A) 36B) 72C) 144D) 216E) 432

Questão 14

Questão 12

Questão 11

– Raciocínio Lógico-Quantitativo

Assinale a alternativa que contém a sentençalogicamente equivalente a “Carlos não é alto ouRodrigo é forte”.

A) Se Rodrigo é forte, então Carlos é alto.B) Se Carlos é alto, então Rodrigo é forte.C) Se Carlos é alto, então Rodrigo não é forte.D) Se Carlos não é alto, então Rodrigo não é forte.E) Se Carlos não é alto, então Rodrigo é forte.

Questão 13

Determine a negação da proposição “Lívia éestudiosa e Marcos decora”.

A) Lívia é estudiosa ou Marcos decora.B) Lívia não é estudiosa e Marcos decora.C) Lívia não é estudiosa ou Marcos decora.D) Lívia não é estudiosa ou Marcos não decora.E) Marcos não decora e Lívia é estudiosa.

Questão 15

Rita fará duas provas, uma de matemática e outra deportuguês. A probabilidade de Rita ser aprovada naprova de matemática é de 40% e de ser aprovadana prova de português é de 60%. Determine aprobabilidade de Rita ser aprovada em pelo menosuma das duas provas.

A) 16%B) 24%C) 60%D) 40%E) 76%

Questão 16

05FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Segundo a Instrução Normativa nº 2/2008 doMPOG (Ministério do Planejamento, Orçamentoe Gestão), serão objeto de execução direta osserviços de:

A) certificação.B) copeiragem.C) transporte.D) informática.E) telecomunicações.

Sobre a ação de improbidade administrativa, alegitimidade para sua propositura e suasconsequências, é correto afirmar que:

A) pode ser proposta por qualquer pessoa naturalem pleno gozo dos direitos políticos.

B) promove essencialmente a anulação do atolesivo à moralidade quando procedente.

C) pode ser proposta apenas pelo Ministério Públicoe visa à perda da função pública.

D) impede, em razão do mesmo fato, a imposição desanções de natureza penal.

E) tem como efeitos possíveis a multa civil e o deverde ressarcimento integral do dano causado.

Questão 19

Questão 18

Na contratação de Soluções de Tecnologia daInformação pelos órgãos integrantes do Sistema deAdministração dos Recursos de Informação eInformática (SISP) do Poder Executivo Federal, épermitido:

A) prever em edital a remuneração dos funcionáriosda contratada.

B) utilizar a modalidade pregão, na forma eletrônica.C) indicar pessoas para compor o quadro funcional

da contratada.D) reembolsar despesas operacionais de

responsabilidade da contratada.E) estabelecer vínculo de subordinação com

funcionários da contratada.

Questão 20– Legislação e Ética na Administração Pública

Sobre a responsabilidade civil do servidor públicofederal e sua transmissibilidade aos sucessores doagente causador do dano, é correto concluir que:

A) não se transmite aos sucessores uma vez que aspenalidades não ultrapassam a pessoa doapenado.

B) se transmite aos sucessores, que respondemcom seus patr imônios pessoais peloressarcimento.

C) não se transmite aos sucessores uma vez que háapenas responsabilidade da União Federal.

D) se transmite aos sucessores, mas até o limite dovalor da herança deixada pelo servidor públicofalecido.

E) não se transmite aos sucessores em razão dapossibilidade de desconto em folha dos valoresnecessários ao ressarcimento.

Questão 17

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

No que diz respeito aos bancos de dados, a principalmeta da arquitetura “três esquemas” é separar asaplicações do usuário do banco de dados físico. Osesquemas são definidos de acordo com as seguintesdescrições:

nível I. descreve a estrutura de armazenamentofísico do banco de dados, utiliza um modelode dados e descreve detalhadamente osdados armazenados e os caminhos deacesso ao banco de dados.

nível II. descreve a estrutura global do banco dedados como um todo, mas não fornecedetalhes do modo como os dados estãofisicamente armazenados.

nível III. descreve as visões do banco de dados paraum grupo de usuários, sendo que cada umadescreve, por sua vez, quais porções dobanco de dados um grupo de usuáriosterá acesso.

Os níveis I , I I e I I I são denominados,respectivamente:

A) micro, intermediário e macro.B) fundamental, médio e superior.C) estratégico, gerencial e operacional.D) básico, desenvolvido e avançado.E) interno, conceitual e externo.

Questão 21

06FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

A integridade dos dados é um termo abrangente queinclui, simultaneamente, os conceitos deconsistência, precisão e correção dos dadosarmazenados em um banco de dados. Um dos tiposde integridade é caracterizado por meio dascondições listadas a seguir.

– É a forma mais elementar de restrição deintegridade;

O valor de um campo deve obedecer ao tipo dedados e às restrições de valores admitidos para acoluna;

Funciona ao nível da coluna do banco de dados.

O tipo descrito acima é denominado integridade de:

A) tabela.B) registro.C) domínio.D) entidade.E) instância.

Questão 22

Projeto físico corresponde à etapa da implementaçãode um banco de dados, no qual o modelo do BD éenriquecido com detalhes que influenciam no seudesempenho, mas não interferem na suafuncionalidade. Na prática, é um processo contínuo,que ocorre mesmo depois de o banco de dados jáestá implementado e em funcionamento, tambémconhecido como:

A) tuning.B) polling.C) rendering.D) swapping.E) overlaying.

Ferramentas CASE são programas que auxiliam oanalista na construção de um sistema, prevendocomo será sua estrutura, quais serão suas classes,entidades e seus fluxos internos. Uma dessasferramentas, além de seguir o paradigma demodelagem voltada à entidade relacionamento,fornece as visões lógica e física do modelo.

Essa ferramenta, ilustrada a seguir, é conhecidacomo:

A) Illustrator.B) InDesign.C) Safari.D) Erwin.E) Flash.

Em um banco de dados, uma transação constitui umaoperação, como inclusão, leitura, atualização ouexclusão, realizada em um banco de dados. Nessecontexto, alguns princípios devem ser atendidos, taiscomo:

I. se ocorrerem falhas que interrompam o processode atualização de valores de estoque, o sistemadeve manter os valores antigos.

II. se a transação for completada sem problemas, asoma das quantidades existentes em estoque doproduto transferido (nos dois estoques), antes edepois da transação, deve ser a mesma.

Os princípios definidos em I e II são denominados,respectivamente:

A) consistência e durabilidade.B) durabilidade e independência.C) independência e confiabilidade.D) confiabilidade e atomicidade.E) atomicidade e consistência.

Questão 24

Questão 25

Questão 23

07FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Em um banco de dados, um DBA precisa adicionar oprefixo ´9´ ao telefone de todos os indivíduos que têmtelefone e residem no Rio de Janeiro. Nessecontexto, observe a sintaxe SQLabaixo.

O comando SQL que deve substituir a palavrana sintaxe acima é:

A) CHANGEB) UPDATEC) MODIFYD) ALTERE) JOIN

COMANDO

Questão 26

O modo como os lidam com a segurança dosdados e o acesso à informação é realizado a partir deum conjunto de permissões. A concessão e aeliminação das permissões são realizadas,respectivamente, por meio dos seguintes comandosSQL:

A) GRANT e ROLLBACKB) COMMIT e ROLLBACKC) GRANT e CANCELD) COMMIT e REVOKEE) GRANT e REVOKE

SGBDR

A partir do momento em que uma tabela está criadaem um banco de dados, ela pode receber a entradade dados. Normalmente, os SGBDs possuemrecursos para executar esta ação, no entanto, a SQLdisponibiliza um comando específico para isso.

A sintaxe correta desse comando está exemplificadaem:

A)

B)

C)

D)

E)

Questão 28

Questão 27

PGSQL é uma linguagem procedural carregáveldesenvolvida para o sistema de banco de dadosPostgreSQL. Como a maioria dos produtos de bancode dados relacional, o PostgreSQL suporta funçõesde agregação. Uma função de agregação computaum único resultado para várias linhas de entrada. Porexemplo, para calcular a média deve ser usada aseguinte função de agregação:

A) queryB) mediaC) medD) avgE) like

Questão 29

No que diz respeito à normalização em bancos dedados, duas formas normais são descritas a seguir.

I. Se somente todos os domínios básicoscontiverem exclusivamente valores atômicos.Para atingir esta forma normal deve-se eliminaros grupos de repetição.

II. Se e somente se todos os atributos não chaveforem totalmente dependentes da chaveprimária.

As descrições em I e II indicam condições que devemser atendidas, respectivamente, pelas seguintesformas normais:

A) 1FN e 2FNB) 2FN e 1FNC) 2FN e 3FND) 3FN e 1FNE) 3FN e 2FN

Questão 30

08FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Observe a tabela abaixo, pertencente a um banco dedados relacional.

O comando SELECT DISTINCT Estado FROMPESSOAS terá como resultado:

A) RJB) MGC) RJ e RJD) RJ e MGE) RJ, RJ e MG

Questão 31

Observe as tabelas abaixo, pertencentes a um bancode dados.

I. Foi aplicada uma operação da álgebra relacionalàs tabelas CP e CE, cujo resultado é mostrado natabela R1.

II. De forma semelhante, outra operação foiexecutada, cujo resultado é mostrado na tabelaR2.

As operações executadas em I e II foram,respectivamente:

A) intersecção e soma.B) intersecção e diferença.C) projeção e diferença.D) união e diferença.E) união e soma.

Questão 33

No que diz respeito às consultas SQL em bancos dedados, duas cláusulas devem ser utilizadas nasintaxe do comando SELECT com as finalidadesespecificadas a seguir.

I. Para expressar a condição que deve satisfazercada grupo.

II. Para ordenar os registros selecionados com umaordem específica.

As cláusulas I e II são, respectivamente:

A) JOIN e ORDER BYB) JOING e SORT BYC) GROUPING e ORDER BYD) HAVING e SORT BYE) HAVING e ORDER BY

Questão 32

09FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Em PGSQL, a estrutura de controle WHILE possui aseguinte sintaxe:

A)

B)

C)

D)

E)

Questão 34

A sigla OLAP tem por significado On-Line AnalyticalProcessing e pode ser entendida como um softwarecuja tecnologia analítica de construção permite aosanalistas de negócios, gerentes e executivos,analisar e visualizar dados corporativos de formarápida, consistente e principalmente interativa. Já asigla OLTP tem por significado Online TransactionalProcessing e refere-se a sistemas com base emtransações.

Com relação ao OLTP e aos aspectos “frequência dasatualizações”, “quantidade de dados” e “dadostrabalhados”, OLAP apresenta as seguintescaracterísticas:

A) maior, pequena e atuais.B) menor, grande e históricos.C) maior, grande e históricos.D) menor, pequena e atuais.E) maior, pequena e históricos.

Em PGSQL, é usado, para o operador de atribuição,o seguinte símbolo:

A) =B) <-C) :=D) <<E) ==

Questão 37

Questão 35

Em TSQL, um comando permite a remoção de umaou mais definições de tabela e todos os dados,índices, gatilhos, restrições e especificações depermissão dessas tabelas. Esse comando é:

A) REMOVE TABLEB) DELETE TABLEC) DROPTABLED) ERASE TABLEE) CANCELTABLE

Questão 36

Em TSQL, o operador módulo tem por função retornaro resto da divisão de um número por outro.

O símbolo utilizado para esse operador é:

A) %B) &C) #D) @E) $

Questão 38

Em TSQL, trigger é um gatilho DML, DDL ou de logon,um tipo especial de procedimento armazenado que éexecutado automaticamente quando um eventoocorre no servidor de banco de dados.

Os gatilhos DDL são executados em resposta adiversos eventos que correspondem, basicamente,às seguintes instruções Transact-SQL:

A) INSERT, UPDATE e CREATE.B) ALTER, DROP e INSERT.C) UPDATE, CREATE eALTER.D) DROP, INSERT e UPDATE.E) CREATE,ALTER e DROP.

Questão 39

10FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Entre os métodos principais de busca em bancos dedados textuais, um utiliza indexação de textos, pormeio de arquivos invertidos. Um arquivo invertido éum método de busca que tem como características: aestrutura de busca é chamada vocabulário; suportauma lista invertida que armazena os identificadoresdos registros contendo o termo; as consultas sãofeitas tomando-se a lista invertida correspondente aotermo procurado; as consultas booleanas são feitasobtendo-se a conjunção ou disjunção entre as listasrelativas aos termos presentes na consulta.

O método de busca descrito é conhecido comoarquivos invertidos com:

A) indexação primária.B) contadores de posição.C) índices para a próxima palavra.D) ordenação combinatória.E) otimização lógica.

Questão 40

Existem diversas notações para o ModeloEntidade-Relacionamento. A notação original foiproposta por Peter Chen e é composta de entidades,relacionamentos, atributos, representados,respectivamente, por:

A) retângulos, losangos e círculos.B) retângulos, círculos e losangos.C) losangos, retângulos e círculos.D) círculos, losangos e retângulos.E) círculos, retângulos e losangos.

Bancos de dados textuais oferecem várias técnicasde pesquisa direcionadas para consultas de textoslivres. Uma delas é representada por uma ferramentacapaz de automaticamente, inovar sinônimos para osargumentos de pesquisa. Assim, o usuário nãoprecisa se lembrar de todos os termos relevantesrelacionados à pesquisa.

Exemplo: se uma consulta for feita para a palavra“ a u t o m ó v e l ” , p o d e m s e r p e s q u i s a d o s ,simultaneamente, os sinônimos “carro” e “veículo”.

Essa técnica é conhecida como:

A) search.B) connect.C) wildcards.D) thesaurus.E) infosphere.

Questão 43

Questão 41

A figura a seguir ilustra um tipo de diagrama modeloentidade-relacionamento, com destaque para umaassociação entre ocorrências de uma mesmaentidade.

Verif ica-se que um empregado pode sersupervisionado por no máximo um empregado e umempregado pode supervisionar no máximoN empregados.

Esse tipo de MER é denominado:

A) inter-relacionamento.B) relacionamento intrínseco.C) autorrelacionamento.D) relacionamento comutativo.E) intra-relacionamento.

Questão 44

No contexto da recuperação das informações embancos de dados textuais, um processo consiste emaplicar operações em uma palavra para encontrarsua raiz gramatical, como, por exemplo: “recuperar” éraiz de “recuperação”, “recuperações”, “recuperam” e“recuperado”. Além de ser útil para encontrarpossíveis textos relevantes, esse processo tambémajuda a reduzir o tamanho da estrutura de indexação,já que diminui o número de índices distintos e édenominado:

A) sheering.B) sweeping.C) stemming.D) smashing.E) streaming.

Questão 42

11FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

N o q u e d i z r e s p e i t o a o M o d e l oEntidade-Relacionamento, observe a seguinte figura.

De acordo com a notação utilizada, o símbolocolocado no lado da entidade Pessoa tem porsignificado:

A) diversas pessoas são proprietárias de diversoscarros.

B) uma pessoa é proprietária de mais de um carro.C) um carro pode ser usado exclusivamente por

uma só pessoa.D) um carro pode ser usado por mais de uma

pessoa.E) diversos carros podem ser usados por diversas

pessoas.

Questão 46

Observe o quadro a seguir, que apresentacaracter ís t icas associadas à arqui te turaCliente/Servidor, a partir de uma solicitação damáquina-cliente AD77, estando os dadosnecessários à transação armazenados no servidorSv11.

É uma característica da arquitetura cliente/servidor,a identificada por:

A) AGR01B) AGR02C) AGR03D) AGR04E) AGR05

Questão 47

As figuras I e II abaixo, ilustram dois tipos decardinalidades em MER.

I - CLIENTE celebra um ou vários Contratos eCONTRATO é celebrado por um ou váriosclientes.

II - PESSOA pode ser no mínimo um CLIENTE(opcional) e CLIENTE é uma PESSOA(obrigatório)

Os diagramas das figuras I e II apresentam,respectivamente, as seguintes cardinalidades:

A) N para N e 1 para NB) N para N e 1 para 1C) 1 para 1 e 1 para ND) 1 para N e 1 para 1E) 1 para N e N para N

Questão 45

12FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

O Data Warehouse – DW tem por objetivodisponibilizar informações para apoio às decisões deuma empresa. O Ambiente de DW envolve diversosprofissionais, que podem ser considerados“usuários” do ambiente. Um desses profissionaisdesempenha o papel de integrador dos ambientestransacional e dimensional, constituindo o fator degarantia da qualidade e da existência íntegra do DW,por meio de metodologias de acompanhamento eadministração dos metadados entre os sistemastransacionais e seu processo de manutenção deextração, transformação e carga do DW.

Esse profissional é conhecido por:

A) analista de suporte.B) analista de negócio.C) administrador de dados.D) administrador de help desk.E) administrador de banco de dados.No que diz respeito ao Business Intelligence e ao

apoio à decisão, as informações obtidas de um bancode dados podem ser classificadas em três tipos,conforme descritas a seguir.

I. Dados primários, como listagem das vendasdiárias e situação semanal do estoque. Períodode tempo envolvido: passado e presente.

II. Dados secundários, como a média mensal dasvendas e giro de estoques. Período de tempoenvolvido: passado, presente e curto prazo.

III. Dados terciários, como previsão de vendas paraos próximos cinco anos em vários cenários,simulação do comportamento do consumidorfrente a novos produtos e jogos de empresas.Período de tempo envolvido: médio e longoprazo.

As informações descritas em I, II e III são conhecidas,respectivamente, como:

A) operacionais, gerenciais e executivas.B) operacionais, executivas e gerenciais.C) executivas, gerenciais e operacionais.D) gerenciais, operacionais e executivas.

gerenciais, executivas e operacionais.E)

Questão 50

Questão 49

Na arquitetura Cliente-Servidor “Three-Tier”, umacamada intermediária é inserida entre o cliente e oservidor. Essa camada intermediária tem porobjetivo:

A) gerenciar os recursos necessários à instalaçãoda computação em nuvem.

B) instalar as aplicações de bancos de dados nocliente.

C) configurar o hardware e o software instalados noservidor.

D) armazenar as regras do negócio e a lógica daaplicação.

E) minimizar os conflitos de deadlock provenientesde transações online.

Questão 48