administrador 2004

27
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS CARGO: ADMINISTRADOR PRIMEIRA FASE PROVA OBJETIVA DIA: 15/02/2004 HORÁRIO: 09:00 às 12:00 DURAÇÃO: 3 horas I N S T R U Ç Õ E S Para fazer a prova você usará: a) este caderno de prova com 10 (dez) folhas; b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado. Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Não destaque folhas da prova. No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta. Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas. Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

Upload: natanih

Post on 05-Jul-2015

434 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: ADMINISTRADOR 2004

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CARGO: ADMINISTRADOR

PRIMEIRA FASE

PROVA OBJETIVA

DIA: 15/02/2004

HORÁRIO: 09:00 às 12:00

DURAÇÃO: 3 horas

I N S T R U Ç Õ E S

Para fazer a prova você usará:

a) este caderno de prova com 10 (dez) folhas;b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado.

Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Não destaque folhas da prova.

No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.

Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta.

Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas.

Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

Ao terminar a prova, entregue o CADERNO DE PROVA COMPLETO (com exceção da última folha, a qual poderá ser destacada) e o CARTÃO-RESPOSTA.

O tempo de duração da prova (3 horas), inclui o tempo destinado ao preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA.

___________________________________________ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

INSCRIÇÃO LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM C A R G O

NOME DO(A) CANDIDATO(A) No DA IDENTIDADE

Page 2: ADMINISTRADOR 2004

2

Page 3: ADMINISTRADOR 2004

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto: Os tropeços da razão

Galileu disse que a Terra gira em torno do Sol. Darwin afirmou que os homens e os macacos têm antepassados comuns. Einstein disse que massa vira energia e que o tempo anda mais devagar em um avião. Essas mudanças de paradigmas foram marcos importantes no desenvolvimento da ciência.

Com sua espantosa imaginação, cada um desses gigantes da ciência abalou as bases do conhecimento em sua área. Mas, no fundo, a revolução científica maior ocorreu na forma pela qual se passou a decidir quem tinha razão. Galileu foi condenado e quase queimado em praça pública pelos tribunais da Santa Inquisição. [...] Após décadas titubeando, Darwin arrostou o pensamento religioso da época. Mas já não se arriscava a ser queimado vivo, e a discussão lentamente pendeu para os argumentos científicos. No início do século XX, tomou corpo a teoria da relatividade, incendiando a física clássica. Mas diante da novidade, a igreja nada disse, e os físicos perguntaram: “Ah, é? Cadê a evidência?”

A marca do progresso científico é justamente o maior peso que vai ganhando a evidência empírica para decidir quem está certo. Perdem espaço a fé, a ideologia e a superstição nessa tarefa. [...] Obviamente nem todas as ciências avançam em igual ritmo. E a geografia do progresso é cheia de grotões sombrios, nos quais ainda impera o espírito da Inquisição. [...]

Já se disse que existe um limite para o que se pode fazer com números, bem como um limite para o que se pode fazer sem números. Julgamentos morais e escolhas acerca de nosso futuro não se resolvem por números, mas o erro oposto também ocorre, pois na educação resvalamos para épocas pré-científicas, tratando assuntos quantificáveis sem usar números. É como discutir o peso de alguém em vez de pedir que suba na balança. Queremos discutir se a educação piorou sem usar nem entender estatísticas. Decidimos qual forma de ensinar é melhor sem medir se com ela os alunos aprendem mais. [...] Não fosse o bastante, a evidência rigorosamente controlada é tratada como um palpite de mais alguém. De Einstein, involuímos para Galileu.

(Adaptado de: MOURA CASTRO, Cláudio de. Os tropeços da razão. Veja. São Paulo: Abril, p. 24, 3 dez. 2003).

01) Assinale a alternativa CORRETA.

Do texto de Cláudio de Moura Castro se depreende que:

A.( ) o ser humano chegou ao seu desenvolvimento pleno, tanto científico quanto moral.B.( ) o autor acredita que, sob alguns aspectos, voltamos à época de Galileu, pois ainda

tratamos evidências científicas como se fossem palpites.C.( ) no século XX, a ciência foi definitivamente marcada por mudanças de paradigmas, o que

significou um retrocesso no seu desenvolvimento.D.( ) hoje tudo pode ser resolvido por números.

02) Assinale a alternativa CORRETA.

Pela leitura do texto acima pode-se deduzir que o autor:

A.( ) tem uma visão pessimista da atual maneira de discutir certos problemas.B.( ) considera que dar palpites para solucionar problemas é tão importante quanto analisar

dados estatísticos.C.( ) acredita que, no futuro, tudo poderá ser explicado por meio de números, mesmo as

questões morais.D.( ) defende os que viviam em épocas pré-científicas, porque tratavam de assuntos

quantificáveis sem usar números.

3

Page 4: ADMINISTRADOR 2004

03) Segundo referências feitas pelo texto acima, relacione os cientistas (coluna 1) com suas descobertas (coluna 2).

Coluna 1 Coluna 2 I - Galileu ( ) Teoria da evolução das espécies. II - Einstein ( ) Sistema heliocêntrico.III - Darwin ( ) Teoria da relatividade.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) I, III, II.B.( ) II, I, III.C.( ) III, I, II.D.( ) II, III, I.

04) Assinale a alternativa CORRETA.

Na frase “Essas mudanças de paradigmas foram marcos importantes no desenvolvimento da ciência”, a palavra sublinhada pode ser substituída sem alterar o sentido do texto por:

A.( ) opiniões.B.( ) padrões.C.( ) assuntos.D.( ) estilos.

05) Assinale a alternativa CORRETA.

Na frase “Darwin arrostou o pensamento religioso da época” a palavra sublinhada significa:

A.( ) confirmou.B.( ) arrastou.C.( ) negou.D.( ) afrontou.

06) Identifique a seqüência de elementos que assegura o encadeamento lógico-discursivo do texto abaixo.

“No século XVI Galileu abalou a Igreja Católica com suas descobertas, _____ seguido por Darwin e por Einstein, que incendiou a física clássica.

_____, o maior progresso foi dar espaço à evidência empírica para decidir quem está certa: a fé, a ideologia ou a ciência.

_____, hoje ainda impera o espírito da Inquisição em certos grotões sombrios.”

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) depois / porém / no entanto.B.( ) porque / embora / sobretudo.C.( ) embora / assim que / porém.D.( ) sobretudo / quanto mais / porque.

4

Page 5: ADMINISTRADOR 2004

07) De acordo com o texto, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo.

( ) Quando Einstein apresentou sua teoria, os físicos solicitaram evidências empíricas.( ) A igreja recusou-se a aceitar a teoria da relatividade.( ) Há limites para o que se pode fazer sem números.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) V – F – F.B.( ) F – V – V.C.( ) V – F – V.D.( ) F – V – F.

08) Leia o texto abaixo:

“Galileu disse que a Terra gira em torno do sol. Darwin afirmou que os homens e os macacos têm antepassados comuns. Einstein disse que massa vira energia...”

Assinale a alternativa CORRETA.

As três orações sublinhadas podem ser sintaticamente analisadas como:

A.( ) orações adverbiais.B.( ) orações objetivas diretas.C.( ) orações adjetivas.D.( ) orações objetivas indiretas.

09) Leia a oração abaixo e identifique a função sintática dos termos sublinhados.

“Perdem espaço a fé, a ideologia e a superstição nessa tarefa”.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Adjunto Adnominal.B.( ) Objeto direto.C.( ) Objeto indireto.D.( ) Sujeito composto.

10) Na oração “Na educação resvalamos para épocas pré-científicas...” as palavras sublinhadas podem ser classificadas morfologicamente como:

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) verbo / preposição / adjetivo / substantivo.B.( ) substantivo / verbo / preposição / adjetivo.C.( ) substantivo / preposição / adjetivo / verbo.D.( ) adjetivo / verbo / preposição / substantivo.

5

Page 6: ADMINISTRADOR 2004

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

11) Analise as seguintes afirmações relacionadas a processamento de dados, hardware, software e periféricos.

I - Um processador com velocidade de 3,6 GHz tem maior capacidade de processamento que um de 2400 MHz, com a mesma arquitetura.

II - MODEM é a abreviatura de modulador/demodulador e serve para realizar a conexão discada a redes do tipo Internet com velocidade máxima de 28,8 Kbps.

III - A cache é uma memória intermediária, que é utilizada para a troca de dados entre o processador e a memória RAM.

IV - Discos óticos e discos rígidos são memórias auxiliares de acesso direto enquanto que as fitas DAT são de acesso seqüencial.

V - Um disquete de 3,5 polegadas tem maior capacidade de armazenamento que um CD-ROM.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações VERDADEIRAS.

A.( ) I, III e IV.B.( ) II e V.C.( ) I, II e IV.D.( ) I, II e III.

12) Com relação aos dispositivos de hardware dos computadores, relacione a coluna A com a coluna B:

Coluna A Coluna B I - Memória RAM ( ) Dispositivo de entrada. II - Teclado ( ) Execução de cálculos.III - CPU ( ) Armazenamento temporário de informações.IV - Monitor de vídeo ( ) Armazenamento permanente de informações. V - Disco rígido ( ) Dispositivo de saída.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) II, III, V, I, IV.B.( ) IV, I, III, V, IV.C.( ) II, III, I, V, IV.D.( ) II, I, III, IV, V.

6

Page 7: ADMINISTRADOR 2004

13) Analise as seguintes afirmações relacionadas a processamento de dados, hardware, software e periféricos.

I - O Sistema Operacional é o componente que gerencia os recursos e os processos que rodam no computador.

II - O software que gerencia e coordena os detalhes internos e a utilização do sistema de computador é chamado gerenciador de banco de dados.

III - O bit é a menor quantidade de informação que se registra na memória.IV - O byte é um conjunto de bits que pela combinação de seus estados pode representar

qualquer caracter. V - O byte é um conjunto de bits que pela soma de seus estados pode representar

qualquer caracter.VI - O byte é um conjunto de bits que pela combinação de seus caracteres pode

representar qualquer dado.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações VERDADEIRAS.

A.( ) I, II e V.B.( ) I, III e IV.C.( ) II, III e IV.D.( ) II, III e VI.

14) Analise as seguintes afirmações relacionadas a características comuns nos sistemas operacionais Windows/95 e Windows/98:

I - Multitarefa e monousuário. II - Multitarefa e multiusuário.III - Em alguns tipos de janelas, permite executar operação de copiar o conteúdo de uma janela e

colar em outra janela.IV - Em alguns tipos de janelas, permite executar operação de recortar o conteúdo de uma

janela e colar em outra janela.V - Tem recursos de rede, mas não pode limitar o acesso do usuário remoto às pastas

compartilhadas.VI - O prompt do MS-DOS não pode ser mostrado na forma de janela.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações VERDADEIRAS.

A.( ) Todas são falsas.B.( ) II, V e VI.C.( ) I, II, IV e V.D.( ) I, III e IV.

7

Page 8: ADMINISTRADOR 2004

15) As colunas abaixo descrevem ações de um processador de textos comum de mercado (MS-WORD, OpenOffice) e os comandos ou ícones relacionados.

Ação do processador Ícone ou comando de menu

I - Insere um arquivo no final do documento corrente. ( )

II - Transfere o conteúdo da área de transferência para o ponto corrente do cursor. ( )

III - Permite a remoção do objeto selecionado e copia esse objeto para a área de transferência, de onde tal objeto pode ser utilizado uma única vez no texto.

( ) Inserir / Arquivo

IV - Permite gravar o documento corrente. Caso o documento corrente ainda não possua nome, permite escolher um nome, um formato e uma localização para armazenamento.

( ) Editar / Colar

V - Permite que se copie o objeto selecionado para a área de transferência, sem removê-lo do texto. Essa cópia pode ser utilizada por um número indefinido de vezes, desde que não seja removida através de nova ação de copiar ou recortar.

( ) Formatar / Parágrafo

VI - Abre uma caixa de diálogo que permite a escolha de um arquivo, que será inserido na posição atual do cursor no arquivo corrente, ou irá substituir qualquer bloco de texto que esteja selecionado atualmente.

( )

VII - Permite a remoção do objeto selecionado e copia esse objeto para a área de transferência. Essa cópia pode ser utilizada por um número indefinido de vezes, desde que não seja removida da área de transferência.

VIII - Abre uma caixa de diálogo que permite ajustar parâmetros como alinhamento, recuos e espaçamento.

IX - Abre uma caixa de diálogo que permite gravar o documento corrente, permitindo ainda escolher um nome, um formato e uma localização para armazenamento, mesmo que o documento já possua um nome.

X - Abre uma caixa de diálogo que permite a escolha de um arquivo, que será inserido no início do documento corrente, independente da posição atual do cursor ou do bloco de texto selecionado.

XI - Abre uma caixa de diálogo que permite ajustar tamanhos, cores, margens e efeitos do parágrafo corrente.

XII - Permite que se copie o objeto selecionado para a área de transferência, sem removê-lo do texto. Essa cópia pode ser utilizada uma única vez.

Associando-se os comandos ou ícones às ações do software, a numeração da coluna da direita deve ser:

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) VII, V, VI, II, VIII e IV.B.( ) V, VII, VI, II, VIII e IX.C.( ) VII, XII, I, X, XI e IV.D.( ) III, V, VI, X, VIII e IX.

8

Page 9: ADMINISTRADOR 2004

16) Na planilha eletrônica abaixo, solicita-se calcular os valores finais (coluna E) segundo a fórmula VF = VO – D + VI onde:

VF = Valor FinalVO = Valor Original D = Desconto (em percentual - %) VI = Valor do imposto (em percentual - %)

A B C D E

1 VO D % VI % VF2 200,00 15,00 10,003 500,00 17,00 12,00

Procedimentos: I - Inserir na célula D2 a fórmula = A2 - (A2*B2/100) II - Inserir na célula E2 a fórmula = D2 + (D2*C2/100) III - Copiar a fórmula da célula E2 para E3 I V - Inserir na célula D2 a fórmula = 200 - (B2/100) V - Copiar a fórmula da célula D2 para D3 VI - Inserir na célula E2 a fórmula = 200 + (C2/100) VII - Inserir na célula E2 a fórmula = A2 - (A2*B2/100) + (E2 - (A2*C2/100)VIII - Solicitar o resultado

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de procedimentos CORRETOS:

A.( ) I, V, VI, III e VIII.B.( ) I, V, II e III.C.( ) IV, V, VI, III e VIII.D.( ) VII e IV.

17) Com referência aos comandos e caracteres utilizados para se fazer referência a diretórios no sistema MS/DOS, assinale a alternativa INCORRETA.

A.( ) O caracter . se refere ao diretório corrente.B.( ) O caracter .. se refere ao diretório pai.C.( ) O comando CD seguido de ENTER transfere você de volta para seu diretório raiz.D.( ) O comando CD caminho seguido de ENTER transfere você para um diretório

denominado caminho.

9

Page 10: ADMINISTRADOR 2004

18) Na figura abaixo, o endereço de uma página na Internet foi divido em 5 partes

Associe a Coluna A com a Coluna B de forma a melhor descrever cada uma das partes do endereço.

Coluna A Coluna B I - Endereço do site onde se situa o recurso procurado

(informações).( ) http://

II - Domínio no qual a máquina que contém as informações procuradas está registrada.

( ) www.ufsc.br/

III - Nome do arquivo que contém as informações. ( ) concursos/ IV - Protocolo usado para conexão. ( ) index. V - Browser utilizado no acesso ao recurso. ( ) html VI - Ferramenta de busca dos recursos na Internet. VII - Extensão do nome do arquivo de informações,

representando um arquivo de hipertexto.VIII - Caminho do arquivo que contém as informações

armazenadas na máquina provedora do recurso. IX - Extensão do nome do arquivo de informações,

representando um arquivo de texto.

Assinale a alternativa que contém as descrições CORRETAS.

A.( ) IV, I, VIII, III e VII.B.( ) V, I, IX, III e VII.C.( ) IV, II, VIII, III e IX.D.( ) VI, II, V, VII e VIII.

19) Dentre os maiores cuidados de segurança que um usuário de computadores deve ter em uma instituição que utiliza a Internet, destacam-se:

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Vírus, conta de e-mail, senha e impressoras.B.( ) Notebooks, senha, vírus e conta de e-mail.C.( ) Conta de e-mail, impressoras, senha e cópias de segurança.D.( ) Senha, vírus, cópias de segurança e conta de e-mail.

20) Ao utilizar os serviços de correio eletrônico (e-mail) de uma instituição, os cuidados que um usuário deve tomar para fazer uso adequado do serviço podem ser melhor representados pelas seguintes medidas:

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Não usar aplicativos diferentes para abrir os e-mails, não emprestar a caixa postal, usar antivírus, verificar a procedência, chamar sempre o suporte, não abrir anexos executáveis.

B.( ) Não anotar a senha perto do computador, não repassar e-mails duvidosos, chamar sempre o suporte, não abrir anexos executáveis, não enviar e-mail para listas de discussão, remover semanalmente os e-mails recebidos.

C.( ) Verificar a procedência, não abrir anexos executáveis, não repassar e-mails duvidosos, usar antivírus, não usar a caixa postal de outro usuário, não enviar informações sigilosas por e-mail.

10

Page 11: ADMINISTRADOR 2004

D.( ) Não emprestar a caixa postal, não repassar e-mails duvidosos, verificar a procedência, não enviar e-mails para listas de discussão, não enviar informações sigilosas por e-mail, remover semanalmente os e-mails recebidos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) Assinale a alternativa CORRETA.Com relação à Teoria da Administração e à Escola das Relações Humanas, pode-se afirmar que:

A.( ) essa escola se caracteriza por ser um complemento da Escola Clássica.B.( ) a escola marcou o início do reenfoque, hoje definitivo, da Administração como ciência social

aplicada.C.( ) no conceito de organização, essa escola dirigiu seus estudos para a estrutura formal das

organizações.D.( ) a ênfase dessa escola é estudar as pessoas e o ambiente externo da organização.

22) Ao longo dos anos, verificou-se que o que ocorre dentro das organizações decorre do que existe fora delas. Passou-se, então, a estudar intensamente os ambientes, as tecnologias e a interdependência entre a organização e essas variáveis.

Qual a teoria administrativa que mais enfocou esses temas?

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) A teoria da burocracia.B.( ) A teoria dos sistemas abertos.C.( ) A teoria comportamental.D.( ) A teoria da contingência.

23) Assinale a alternativa CORRETA. Sobre o processo de tomada de decisão nas organizações, pode-se afirmar que:

A.( ) ele descreve e explica por que as pessoas agem de determinada forma ao tomar certas decisões.

B.( ) procura justificar as decisões acontecidas ao longo do tempo nas organizações.C.( ) é um processo ora prescritivo ora normativo, no sentido de pretender ajudar as pessoas a

tomarem decisões melhores em face de suas preferências básicas.D.( ) parte do princípio que o indivíduo tem capacidade ilimitada para enfrentar as decisões.

24) Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de tomada de decisão.

A.( ) A informação é um elemento do processo decisório, no entanto, não tem muita importância atualmente para as empresas.

B.( ) Tomada de decisão e Planejamento Estratégicos não tem nenhuma relação.C.( ) No processo de tomada de decisão, o decisor não sofre qualquer influência externa. Isto é

um fator óbvio, pois a decisão é dele em conjunto com a empresa e mais ninguém.D.( ) A tomada de decisão correta pode fazer a diferença num processo de Planejamento

Estratégico em toda e qualquer organização, independente de seu tamanho.

25) Em geral, os resultados de pesquisa no campo da teoria da decisão mostram que os processos de tomada de decisão podem variar principalmente em quatro dimensões.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Centralização, formalização, informação e confrontação.

11

Page 12: ADMINISTRADOR 2004

B.( ) Formalização, tecnologia, estrutura e ambiente.C.( ) Experiência, informação, poder e complexidade.D.( ) Dinâmica, confrontação, cultura e burocracia.

26) Assinale a alternativa CORRETA.Na gestão de pessoas, o aspecto da adequação da pessoa ao cargo refere-se aos seguintes aspectos:

A.( ) quanto mais baixo o nível de congruência entre o que um indivíduo oferece para a organização e o que ele espera dela, maior é o grau de adequação pessoa-cargo.

B.( ) é importante reconhecer que a adequação pessoa-cargo tende e a perpetuar-se com o tempo.

C.( ) a adequação da pessoa ao cargo depende diretamente das compensações oferecidas pelas organizações.

D.( ) refere-se à extensão em que as disposições, habilidades, expectativas e contribuições de desempenho da pessoa correspondem às exigências do cargo e às expectativas e recompensas disponíveis oferecidas pelo mesmo.

27) Assinale a alternativa CORRETA.Sobre o administrador financeiro público, podemos afirmar que o mesmo é responsável pela prestação de contas junto aos órgãos de controle externo – Poder Legislativo e Tribunal de Contas – e estas instituições verificam a legalidade dos atos praticados, através dos seguintes tópicos:

A.( ) Balanço, Demonstração de Receitas e Despesas e Parecer do Conselho Fiscal.B.( ) Orçamento, Balanço e Demonstração de Receitas e Despesas.C.( ) Execução Orçamentária, Processos da Despesa e Receitas e Análise das Transferências.D.( ) Orçamento Programa, Demonstração de Receitas e Despesas e Parecer da Auditoria

Interna.

28) Assinale a alternativa CORRETA.Na área pública têm-se dois fatores que precisam ser analisados, a transitoriedade dos governos e a estrutura burocrática da administração pública, de forma a permitir a escolha de um modelo orçamentário que seja adequado à implementação. A Lei Complementar n. 4.320/64 e a Constituição Federal de 1988 já definiram os procedimentos básicos que permitem estabilidade aos processos. São eles:

A.( ) legislação vigente, programa orçamentário e plano anual.B.( ) plano diretor, plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei do orçamento.C.( ) plano de governo, orçamento programa e quadro demonstrativo de despesa e receitas.D.( ) plano plurianual, lei do orçamento, metas quantitativas e quadro anual de despesa e

receitas.

29) Para uma empresa ser considerada Responsável Socialmente ela deve levar em conta alguns indicadores de desempenho.

Assinale a alternativa que apresenta o maior número de indicadores CORRETOS.

A.( ) Fornecedores, Clientes, Concorrentes.B.( ) Meio Ambiente, Comunidade, Fornecedores, Governo e Sociedade, Consumidores, Valores

e Ética.C.( ) Meio Ambiente, Público Interno, Comunidade, Fornecedores, Governo e Sociedade,

Consumidores/Clientes, Valores e Transparência.

12

Page 13: ADMINISTRADOR 2004

D.( ) Meio Ambiente, Comunidade e Governo e Sociedade.

30) Assinale a alternativa CORRETA.A responsabilidade social tem sido, neste início de século, um dos pontos decisivos no que se refere à conduta ética das organizações.

Sobre o assunto, pode-se afirmar que:

A.( ) isso ocorre, pois, a partir dela, a sociedade pode ter uma real noção daquilo que de fato a organização tem feito para beneficiar a coletividade na qual está inserida.

B.( ) é decorrente da caridade e da custódia das organizações, perante a sociedadeC.( ) ela auxilia os membros menos afortunados da sociedade e das organizações.D.( ) é um instrumento legal que exige que as organizações e os indivíduos ricos sejam guardiões

dos benefícios da sociedade como um todo – atitude assistencialista.

31) Assinale a alternativa CORRETA.Modernamente, o orçamento público é considerado como uma técnica vinculada ao planejamento econômico e social e poderia assim se definir:

A.( ) é o exercício financeiro semestral de uma instituição pública.B.( ) é a expressão da política fiscal de um país.C.( ) são as contas nacionais e o planejamento que oferecem os fins e os objetivos para cuja

realização se requerem os fundos públicos.D.( ) é o âmbito no qual se fixam os recursos públicos para os investimentos de longo prazo.

32) Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) As dimensões da excelência logística são: sucesso do cliente, integração interna, integração externa, processos baseados no tempo, mensuração abrangente e benchmarking.

B.( ) As dimensões da excelência logística são: qualidade extrínseca, integração interna, integração externa, processos baseados no tempo, mensuração abrangente e benchmarking.

C.( ) As dimensões da excelência logística são: sucesso do cliente, integração interna, integração externa, processos não baseados no tempo, mensuração abrangente e benchmarking.

D.( ) As dimensões da excelência logística são: sucesso do cliente, integração interna, integração externa, processos baseados no tempo, mensuração restrita e benchmarking.

33) Sobre ISO 9000, é CORRETO afirmar que:

A.( ) a série de parâmetros ISO 9000 é específica e pode ser adaptada às necessidades de qualquer organização de produção ou serviço.

B.( ) a série de parâmetros ISO 9000 é específica e só pode ser adaptada às necessidades de organizações de produção.

13

Page 14: ADMINISTRADOR 2004

C.( ) a série de parâmetros ISO 9000 é genérica e pode ser adaptada às necessidades de qualquer organização de produção ou serviço.

D.( ) a série de parâmetros ISO 9000 é genérica e só pode ser adaptada às necessidades de organizações de serviço.

34) Sobre Qualidade Total, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Os instrumentos que asseguram a qualidade nos serviços públicos são em número de cinco e classificados da seguinte forma: padrões de serviço; reparação ao usuário; garantia de qualidade; inspetores de qualidade; e Ombudsman.

B.( ) Sobre as Eras da Qualidade podemos afirmar que são em número de três: inspeção, garantia da qualidade e gestão da qualidade total.

C.( ) As dimensões da qualidade são: desempenho; características secundárias; durabilidade; conformidade; confiabilidade; assistência técnica; estética; qualidade percebida; resposta. Tais dimensões foram as maiores contribuições que Juran fez ao processo de qualidade total.

D.( ) Os conceitos de “produto” e “serviço”, devido à sua similaridade, tornam-se sinônimos quando se trata das organizações públicas.

35) Assinale a alternativa CORRETA com relação à classificação e especificação de materiais:

A.( ) classificação e especificação de materiais na verdade são considerados sinônimos.B.( ) abrangência, flexibilidade e praticidade podem ser consideradas atributos para classificação

de matérias.C.( ) a classificação de matérias, pode ser feita por diversos tipos, mas jamais, quanto à

perecibilidade.D.( ) devido ao uso indiscriminado de softwares de gestão atualmente por parte das

organizações, não se faz mais especificação de materiais.

36) Sobre a Lei 8.112 de 11/12/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas e Federais, são seis as penalidades disciplinares segundo o Art. 127.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo, destituição de função comissionada.

B.( ) Advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão, destituição de função.

C.( ) Advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo eletivo, destituição de função comissionada.

D.( ) Advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão, destituição de função comissionada.

37) Na Lei 8.112 de 11/12/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas e Federais, são apresentados os deveres do servidor. Abaixo podemos observar alguns deles.

Assinale a alternativa INCORRETA.

14

Page 15: ADMINISTRADOR 2004

A.( ) Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.B.( ) Observar as normas legais e regulamentares.C.( ) Representar contra legalidade e omissão ou abuso de poder.D.( ) Manter conduta compatível com a moralidade administrativa.

38) Assinale a alternativa CORRETA.A Lei 8.112 de 11/12/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas e Federais, dá ao servidor algumas concessões, entre elas podemos destacar a seguinte:

A.( ) sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 1 (um) dia, para doação de sangue.

B.( ) sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 2 (dois) dias, para doação de sangue.

C.( ) sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 3 (três) dias, para se alistar como eleitor.

D.( ) sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 4 (quatro) dias, para se alistar como eleitor.

39) Assinale a alternativa CORRETA, segundo as Teorias da Administração.

A.( ) A Administração Científica começou em 1903 com os estudos de Henry Fayol.B.( ) A impessoalidade no relacionamento e o caráter formal do processo de comunicação são

duas características da Teoria da Burocracia.C.( ) A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, valoriza os aspectos formais e

informais da organização.D.( ) Dentro da evolução histórica da administração, as empresas atuais estão sendo regidas

única e exclusivamente pelo modelo da Teoria Contingencial, pois foi a última escola a aparecer (1972).

40) As funções da Administração POCD (Planejamento, Organização, Controle e Direção) ocorrem nas empresas de que forma?

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Independentemente uma das outras.B.( ) Em uma ordem determinada.C.( ) Apenas em alguns momentos na vida da empresa.D.( ) Continuamente e estão interligadas.

41) Sobre o processo de Liderança nas instituições:

I. hoje os líderes buscam muito mais os chamados cérebros-de-obra do que os considerados apenas mão-de-obra;

II. gerente e líder são sinônimos;III. a percepção e compreensão das realidades do mundo e de si mesmo, são extremamente

importantes para o desempenho da liderança;IV. dirigir também significa coordenar e comandar que, por sua vez, tem como significado:

Liderar.

Assinale a alternativa CORRETA.

15

Page 16: ADMINISTRADOR 2004

A.( ) I, III e IV estão corretas.B.( ) I, II e III estão corretas.C.( ) I, II e IV estão corretas.D.( ) II, III e IV estão corretas.

42) Relacione as colunas e depois assinale a alternativa CORRETA.

(I) Frederick W. Taylor ( ) Teoria Burocrática (II) Henry Fayol ( ) Teoria Científica(III) Elton Mayo ( ) Escola das Relações Humanas(IV) Max Weber ( ) Teoria Clássica

A.( ) I, II, III, IV.B.( ) IV, I, III, II.C.( ) IV, I, II, III.D.( ) I, IV, III, II.

43) Leia o conceito abaixo com atenção:

“É o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma empresa, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma”. (Stoner & Freeman)

Assinale a alternativa CORRETA.

O conceito se refere a:

A.( ) administrar.B.( ) planejar.C.( ) controlar.D.( ) organizar.

44) Controle significa: “O administrador deve se certificar de que os atos dos funcionários da empresa levam-na de fato em direção aos objetivos estabelecidos” (Stoner & Freeman).

Elementos principais de controle:

1) medir o desempenho;2) caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas;3) estabelecer padrões de desempenho;4) comparar esse desempenho com os padrões estabelecidos.

De acordo com esse conceito, assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA dos principais elementos de Controle.

A.( ) 3, 1, 4, 2.B.( ) 4, 3, 2, 1.C.( ) 1, 3, 4, 2.D.( ) 3, 1, 2, 4.

45) Existe Cultura Organizacional que estimula e outra que inibe a Aprendizagem Organizacional.

A cultura abaixo estimula a Aprendizagem Organizacional.

16

Page 17: ADMINISTRADOR 2004

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Cultura que divide em compartimentos a resolução de problemas.B.( ) Cultura que restringe o fluxo de informações.C.( ) Cultura que estimula comunicação aberta e acredita no trabalho em equipe.D.( ) Cultura que acredita na competição individualizada.

46) Um dos clássicos no estudo da Aprendizagem Organizacional é Chris Argyris. Ele foi o pai do conceito single looping learning e double looping learning ou aprendizagem de circuito simples e aprendizagem de circuito duplo. Acerca desse assunto, leia o texto abaixo:

“Etapas de um processo de Aprendizagem:Percepção e exploração do ambiente e acesso a novas informações;Comparação com o funcionamento do sistema atual;Questionamento e reconfiguração do sistema; eInstitucionalização da mudança.”

Com base no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) As etapas dizem respeito à aprendizagem de circuito duplo.B.( ) As etapas dizem respeito à aprendizagem de circuito simples.C.( ) As etapas dizem respeito à aprendizagem de circuito simples e também à aprendizagem de

circuito duplo.D.( ) As etapas acima não dizem respeito nem à aprendizagem de circuito simples, nem à

aprendizagem de circuito duplo.

47) Indique se as afirmações sobre Administração de Conflitos é verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) Todos os autores afirmam que não deve haver nenhuma forma de conflito em empresas.( ) Algumas formas para resolver conflitos são: confrontação, evitar o conflito, compromisso,

abrandamento, mudanças comportamentais e mudanças organizacionais.( ) O conceito mais utilizado na literatura para representar o real significado de conflito é o

seguinte: “A tem poder sobre B, na medida em que pode levar B a fazer algo que B de outra maneira não faria”.

( ) Competição, colaboração, afastamento e acordo são métodos para administração de conflitos.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) F, F, V, V.B.( ) F, V, V, F.C.( ) F, V, F, V.D.( ) V, F, F, F.

48) Assinale a alternativa CORRETA sobre as habilidades técnicas e comportamentais de um bom Administrador.

A.( ) Ousado, autoconfiante, persistente, pouco colaborativo, intuitivo e analítico.B.( ) Criatividade, inovação, flexibilidade, liderança, capacidade de decisão e concentração.C.( ) Comprometimento, vibração, entusiasmo, paixão, obstinação, visão e dependência.D.( ) Alta tolerância à ambigüidade, controle de si mesmo, habilidade para vender, baixa

capacidade de mudança e adaptação.

17

Page 18: ADMINISTRADOR 2004

49) No processo de Gestão Organizacional existe uma lógica para os itens abaixo.

Primeiro a empresa faz ______________, depois, _____________, logo após, com a

admissão, ela faz ______________. Com o trabalho e o passar do tempo vem

_______________ e __________ com ______________ e por final o funcionário recebe

________________.

Assinale a alternativa contendo a seqüência CORRETA que completa a frase acima:

A.( ) Seleção, recrutamento, integração, treinamento, desenvolvimento, análise de desempenho, remuneração.

B.( ) Recrutamento, seleção, integração, treinamento, análise de desempenho, remuneração, desenvolvimento.

C.( ) Recrutamento, seleção, integração, treinamento, desenvolvimento, análise de desempenho, remuneração.

D.( ) Recrutamento, integração, treinamento, seleção, análise de desempenho, desenvolvimento, remuneração.

50) Um dos maiores problemas no âmbito das organizações é o processo de comunicação. Algumas características abaixo qualificam tal processo.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Clareza, rapidez, contextualização, simplicidade, integridade, tempestividade, abertura, descontinuidade.

B.( ) Clareza, lentidão, contextualização, simplicidade, integridade, tempestividade, abertura, continuidade.

C.( ) Clareza, lentidão, contextualização, simplicidade, integridade, tempestividade, abertura, continuidade, informações difusas.

D.( ) Clareza, rapidez, contextualização, simplicidade, integridade, tempestividade, abertura, continuidade.

18

Page 19: ADMINISTRADOR 2004

GRADE DE RESPOSTAS

CARGO: ADMINISTRADOR

QUESTÕESALTERNATIVAS

QUESTÕESALTERNATIVAS

A B C D A B C D01 2602 2703 2804 2905 3006 3107 3208 3309 3410 3511 3612 3713 3814 3915 4016 4117 4218 4319 4420 4521 4622 4723 4824 4925 50

ESTA FOLHA NÃO SERÁ CORRIGIDA,

MAS PODERÁ SER DESTACADA PARA VOCÊ LEVAR E

19

Page 20: ADMINISTRADOR 2004

CONFERIR O SEU GABARITO

20