astelpar 66

12
Não deixe de ler NESTA EDIÇÃO: Superávit ainda indefinido ................... 2 Assembléia aprova Balanço .................. 3 25 anos de fundação ......................... 4/5 Conheça o dia a dia da Associação ....... 6/7 Remetente: Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantes de Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações no Paraná ASTELPAR - Avenida Luiz Xavier, 68 5º andar - Sala 519 CEP 80020-020 - Curitiba PR Curitiba, Julho/2014 Ano XXIV - Nº 66 INFORMA Órgão de Comunicação da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantes dos Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações no Paraná 9912317329/2013-DR/PR

Upload: others

Post on 30-Nov-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Não deixe de ler NESTA EDIÇÃO:

Superávit ainda indefinido ................... 2

Assembléia aprova Balanço .................. 3

25 anos de fundação .........................4/5

Conheça o dia a dia da Associação .......6/7

Remetente:Associação dos Aposentados, Pensionistase Participantes de Fundos de Pensão do Setorde Telecomunicações no Paraná ASTELPAR - Avenida Luiz Xavier, 685º andar - Sala 519CEP 80020-020 - Curitiba PR

Curitiba, Julho/2014 Ano XXIV - Nº 66

INFORMAÓrgão de Comunicação da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantes dos Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações no Paraná

9912317329/2013-DR/PR

ACESSE O SITE DA ASTELPAR! WWW.ASTELPAR.ORG.BR

Editorial

EXPEDIENTE - ASTELPAR INFORMA

ANO XII - nº 66 - Julho/2014

Redação

Cleomar Justiniano GasparPaulo Arruda BondEnrique Aramburo

Luiz Fernando Torres Cardozo

Cobertura Fotográfica

Enrique Aramburo, Surei da Silva Assad Gonçalves e Sílvio Seiji Kuroda

Produção, Edição e Responsabilidade

Órgão de Comunicação da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantesdos Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações no Paraná

Avenida Luiz Xavier, 68 - 5º and., sala 519CEP 80020-020 Curitiba PR

Tel.: (41) 3224-2367 e 3013-2677

Fax: (41)3223-5722

e-mail: [email protected]

ASTELPAR, a união de forças!A Diretoria

Chegamos ao JUBILEU DE PRATA. Neste ano a AS-TELPAR completa seus 25 anos de fundação.

No almoço de final de ano faremos a comemoraçãodesse momento tão importante para nós Aposentadosda EX-TELEPAR. Aguardem!

A cada ano que passa percebe-se como é importantea união que mantemos através de nossa Associação. Oslaços de amizade se fortalecem e cada Associado é umsoldado na defesa dos interesses comuns. No momento,as nossas preocupações estão voltadas para o Plano deSaúde dos Sistelados, o PAMA e o PCE, que vem sofren-do reajustes significativos para obter seu equilíbrio finan-ceiro. O superávit do plano PBS-A também está tendoacompanhamento constante pela ASTELPAR, pelas de-mais Associações Estaduais e pela FENAPAS.

Já em seguida, teremos o Acordo Coletivo de Traba-lho a ser discutido com a OI. Estamos nos reunindo como Sindicato para elaborar a pauta de reivindicações. Émuito importante a presença dos Aposentados que rece-bem complementação da antiga TELEPAR (CA, TRIPAR-TITES e TRCA) nas Assembléias que forem marcadas.Temos que mostrar força na hora das negociações.

Entre outras atividades de nossa Associação estão asviagens. Em agosto teremos as águas termais de PIRA-TUBA e em outubro, FOZ DO IGUAÇU. Você pode parti-cipar destas viagens com um preço diferenciado, pagan-do em parcelas. Aproveite e venha se divertir. Viajar émuito bom.

Também o concurso de "Causos", lançado no mês demarço terá seu resultado divulgado no nosso almoço definal de ano, quando também estaremos comemorandonosso JUBILEU DE PRATA, no Restaurante DOM AN-TONIO. Os detalhes serão divulgados em nosso site:[email protected]

As comemorações de aniversários foram reformula-das; serão de dois em dois meses, com café colonial ebingo. Aguarde o convite e venha comemorar conosco asua data.

Nos dias 1º e 19 de Agosto, teremos o SISTEL PAR-CERIA e o SISTEL PRESENTE, RESPECTIVAMENTE.Sua presença nesses eventos é muito importante. No SIS-TEL PARCERIA é necessário agendar horário na ASTEL-PAR (3224-2367).

Consulte sempre o nosso site. É o meio de nos comu-nicarmos com rapidez e eficiência. As informações im-portantes estão sempre lá. FIQUE SEMPRE LIGADO.

SUPERÁVIT DO PBS-A- AINDA INDEFINIDO!

A PREVIC continua aguardan-do que as Patrocinadoras che-guem a um acordo sobre a des-tinação do Superávit do planoPBS-A, e que a SISTEL formalizea questão.

Inicialmente, as Patrocinado-ras pleitearam a metade do supe-rávit. A FENAPAS, juntamente comas Associações Estaduais, base-ando-se na legislação, posiciona-ram-se contrárias à destinação dequalquer percentual para as patro-cinadoras.

A TELEBRÁS também deu pa-recer contrário à destinação dosuperávit às demais Empresas,mas entendeu que tem direito a68% do total do Superávit e queapenas 32% pertencem aos par-ticipantes do PBS-A.

Obviamente, também não con-cordamos com a posição da TE-LEBRÁS e já interagimos para quea Estatal reveja sua posição. ADiretoria da TELEBRÁS ficou deposicionar-se na REDEL do mês deagosto.

A FENAPAS e as Associações,em reunião com a PREVIC, quecontou com o apoio da Presidenteda ANAPAR Dra. Claudia Ricaldo-ni, da nossa Assessora JurídicaDra. Marcelise Azevedo, com a

participação do Presidente daAPAS-DF, do Diretor de Segurida-de da APAS-RJ, da Presidente daASTAPTEL, do Aposentado RubensTribst, além do Presidente e daVice Presidente Sul da FENAPAS,formalizaram a posição de que100% do Superávit do PBS-A per-tence aos aposentados. Lembra-mos à PREVIC que no caso dosSuperávits de 2009, 2010 e 2011já foi ultrapassado o limite de trêsanos para a destinação obrigató-ria destes Superávits.

Além do Projeto de Lei Parla-mentar 161, em trâmite no Con-gresso, que proíbe que qualquervalor de planos previdenciáriostenha outro destino que não osparticipantes e assistidos (maté-ria sobre o PLP 161 nesta edição),corroborando a nossa posição,recentemente, o Ministério Públi-co do Rio de Janeiro ajuizou AçãoCivil Pública contra a PREVIC porpermitir reversão de valores dosfundos de pensão às empresaspatrocinadoras.

Se você necessita de maioresesclarecimentos sobre este as-sunto consulte a ASTELPAR ou onosso Conselheiro Deliberativoeleito, Cleomar, através do [email protected]

Editorial

ASTELPAR informa Curitiba - Julho/20142

ASTELPAR informa 3

ASSOCIE-SE A ANAPAR ELA DEFENDE NOSSOS INTERESSES!

· Massoterapia e Estética· Quiropraxia· Psicologia· Nutrição· Terapias Holísticas e Estética FacialConvênio com a ASTELPARAtendimento aos associados e dependentes(crianças, adolescentes, adultos,casal e idosos)

Curitiba - Julho/2014

Centro de Harmonia do Ser

Rua Joaquim Antonio da Cruz, 395 – Bairro Novo Mundo – Curitiba-PrPróximo ao Terminal do Capão Raso

5 quadras sentido linha de ônibus Fanny - Telefone: 41-3248-3620

1º CONCURSO

ASTELPAR

“CAUSOS”

DA

TELEFONIA

Informamos que o prazopara a inscrição foi prorro-gado para 31/09/14. Comisso vocês que ainda nãose inscreveram, terão aoportunidade de participardo 1º CONCURSO ASTEL-PAR “CAUSOS” DA TELE-FONIA .

Conclamamos os ColegasTeleparianos do Interior paraparticiparem desse concur-so, pois temos a certeza deque vocês tem muitos “ Cau-sos” a nos contar !

Os “ Causos” serão avalia-dos e premiados nos se-guintes gêneros de texto:

a) O “Causo” mais engra-çado;

b) O “Causo” de maior re-percussão social;

c) O “Causo” mais desafia-dor em termos profissionais;

Obs : Os concorrentes po-dem participar com até 3“Causos” por gênero .

As premiações dos vence-dores de cada gênero serão:

1 º Lugar :Um notebook com proces-

sador Core Duo 1.6 GHz, 4Gb de memória RAM, HD500Gb, gravador DVD e Win-dows 8.

2º Lugar :Um tablet Samsung Gala-

xy TAB3 T1/ON LITE Android4.2, Tela 7" Touchscreen, WiFi, 8 GB, cor preto.

A Comissão Organizadora.

SISTEL Presente e SISTEL Parceria em CuritibaEm 19 de agosto no Hotel Bourbon em Curitiba, com inicio às 08:30 será realizado o SISTEL Mais Presente, é

uma boa oportunidade para que os participantes dos planos da SISTEL obtenham informações e esclareçam dúvi-das a respeito do seu plano previdenciário, do plano de saúde, plano dentário, empréstimos, boletos, pecúlio, redecredenciada, exames, etc. Não deixe de comparecer.

No dia 01 de agosto a SISTEL fará atendimento a ser agendado pelos interessados na Sede da ASTELPAR emCuritiba.

ASTELPAR informa4Curitiba - Julho/2014

PARTICIPE DOS EVENTOS SOCIAIS DA ASTELPAR!

CONSULTÓRIODE PSICOLOGIA

Convênio com a ASTELPAR

Atendimento aos associados e dependentes

(crianças, adolescentes, adultos e idosos)

Geraldo Vieira de Magalhães Psicólogo - CRP 08/06392

R. Des. Ermelino de Leão, 15 - 10º and. - conj. 101Centro - Curitiba - PR

Tels.: (41) 3223-9101 - 9141-3141Refer.: próximo à Praça Osório

ASTELPAR – 25 anos de fundação

* CONSERTO DE ÓCULOS EM GERAL* REPOSIÇÃO DE PEÇAS

* BANHO DE OURO EM ARMAÇÕES* CONSERTAMOS SEUS

ÓCULOS NA HORA

PREÇOS ESPECIAIS.OS MENORES DA PRAÇA.

AV. LUIZ XAVIER, 68 – LOJA 2 – GALERIA TIJUCAS- CURITIBA –PR

TEL. (041) 3223-5907

ClinióculosJosé Natal

Primórdios da Fundação da As-sociação - Em 1970, foi assinado oContrato Coletivo entre a Companhiade Telecomunicações do Paraná -Telepar S.A. e SINTTEL PR, repre-sentando os empregados. Este con-trato assegurava aos trabalhadorescom 35 anos de efetivo trabalho naempresa (não de INSS) se aposen-tassem com os mesmos direitoscomo se na ativa estivessem garan-tindo aos mesmos uma comple-mentação salarial e demais vanta-gens iguais aos trabalhadores daativa. No inicio poucos foram atin-gidos pela medida; menos de umadezena. Com o transcorrer dos anosnovos companheiros foram se apo-sentando crescendo gradativamen-te este número. Na década de 1980,o cenário econômico nacional erabastante preocupante com inflaçãoalta e atuação ativa do Sindicato, osAcordos Coletivos, sempre eramnegociados com índices acima doINPC, e ganhos de produtividadeonde nem sempre era estendida aosaposentados, amparados na igual-dade com os ativos. Em cada acor-do era comum formar-se uma co-missão de aposentados lideradospelo Sr. Roberto Grubhofer, que so-licitava ao Presidente da Telepar emexercício uma audiência reunindo 05ou 06 aposentados para dialogarsobre a extensão dos benefícios aosaposentados enquadrados no Con-

trato Atípico, e solicitando que aTELEPAR cumprisse o acordo fir-mado.

- Era uma situação muita im-perícia.

Em 10 de julho de 1989, O Sr.Roberto Grubhofer, Walter Kre-der, Egon Kummrow, Eugen So-cher, Adriano Bonaldi, Issam Fa-rhat e Carlos Martinesco reuni-dos na residência do Sr. Bonal-di, com a finalidade de formaruma Associação Pessoa Jurídi-ca regida com Estatuto próprioassim denominado: “Associaçãodos Aposentados da TELEPARS.A.” - AAT, para tratar exclusi-vamente dos aposentados peloContrato Atípico. Nesta reuniãoalém da aprovação do Estatuto,foi eleito o Senhor Carlos Marti-nesco como Presidente e Adria-no Bonaldi e Eugen Socher comoDiretores Executivos (Provisó-rios).

A grande conquista desta Di-retoria foi o Aditivo Contratual, as-sinado em 1991, criando a pensãodas viúvas; até então, ocorrendoo óbito do aposentado, extinguia-se o Contrato Atípico, ficando aviúva totalmente desamparada.

O segundo momento importan-te na existência da Associação foiem 1998, com a privatização dasTelecomunicações no Brasil.

Preocupados com a privatiza-

ção e pelo não cumprimento dasobrigações trabalhistas pelos adqui-rentes (grupo Oportunity), um gru-po de aposentados antevendo estasameaças e convencidos da neces-sidade de adaptar a associação anova realidade brasileira onde em-presas privadas preocupadas so-mente com o lucro pudessem nãocumprir as cláusulas daquele con-trato e mandassem os aposenta-dos irem procurar seus direitos najustiça. Sob este enfoque de enfren-tar poderosos grupos econômicosforam procedidas as seguintes al-terações estruturais profundas naAssociação tais como:

- Mudança de Estatuto e cria-ção da logomarca ASTELPAR.

- Admissão de qualquer traba-lhador aposentado em Telecomu-nicações e pensionistas como As-sociado.

- Local físico para atender di-ariamente os Associados.

- Criação de mensalidade decusteio.

- Criação de uma AssessoriaJurídica, um Departamento de re-lacionamento com o SINTTEL ecom os Aposentados, e um Depar-tamento Financeiro.

Nesta fase a primeira direto-ria ficou assim constituída:

Presidente – Paulo ArrudaBond

Vice-Presidente – Pedroair

José Buest1º Tesoureiro – Luiz Olivier Ce-

sar Scheffer2º Tesoureiro - Mariovani

Carsten Cervi1ª Secretária – Luci Lamar

Perly Regis2º Secretário – Cleomar Justi-

niano GasparAssessoria Jurídica – Álido

Lorenzatto e Maria Lúcia MarquesBom

Relações com Sinttel e Apo-sentados – Liberato da Costa eMaria Angélica Fonseca da Silva

Membros do Conselho Fiscal- Titulares

Hordival Wieleski, Adriano Bo-naldi e Benedito Gomes

SuplentesLadeslava Doubas, Maria Jo-

ana Stival e Jane Simiema Carva-lho

A Constituição desta DiretoriaEleita foi em 27/08/1999.

A ASTELPAR devido às parti-cularidades dos Aposentadospelo Contrato Atípico, (CA, TRCAe TRIPARTITES pela FundaçãoSISTEL, (PBS-A) e Plano de Be-nefícios TELEPAR (PBT) e dividi-dos em Telefonia Fixa e Celulargerou diversos planos de aposen-tadoria, todos eles com direitosdiferenciados.

Conhecer o regulamento, e os

direitos dos participantes de

GALERIA DOS PRESIDENTESGALERIA DOS PRESIDENTES

5ASTELPAR informaCuritiba - Julho/2014

ASSOCIADO: SUA PARTICIPAÇÃO SEMPRE SERÁ IMPORTANTE!

ASTELPAR – 25 anos de fundaçãocada plano não é fácil, com cer-

teza é a Associação mais com-

plexa e trabalhosa para adminis-

trar. Para tanto contamos além

do trabalho voluntário de todos

os Diretores, mais 03 colabora-

dores em tempo integral das

09:00 às 17:00 horas diariamen-

te para atender um corpo de As-

sociados de 930 entre aposen-

tados e pensionistas.

A ASTELPAR está consolida-

da como instituição, com alta

credibilidade junto ao seu qua-

dro associativo devido às ações

transparentes tomadas em todas

as administrações.

Na primeira eleição procedi-

da pela Brasil Telecom, patroci-

nadora da Fundação 14, em elei-

ção de caráter nacional abran-

gendo todos os Estados da con-

cessão da Brasil Telecom, do Rio

Grande do Sul ao Acre tivemos o

reconhecimento do nosso traba-

lho até então desenvolvido, ele-

gendo para representar os apo-

sentados da Fundação 14.

Paulo Arruda Bond

Titular do Conselho Delibera-

tivo

Enrique Fernandez de Aram-

buro Pardo

Suplente do Conselho Delibe-

rativo

Edna Balestro

Titular do Conselho Fiscal

Cleomar Justiniano Gaspar

Suplente do Conselho Fiscal

Agora em 2014, temos como

representante no Conselho Delibe-

rativo da SISTEL nosso companhei-

ro Cleomar Justiniano Gaspar.

Nosso companheiro Arambu-

ro além de Diretor da ASTELPAR

acumula o cargo de Presidente

da FENAPAS (Federação Nacio-

nal das Associações) e a nossa

companheira Lis Gabardo Wa-

luszko diretora financeiro-admi-

nistrativos da ASTELPAR acumu-

la o cargo de Diretora Financei-

ra da FENAPAS.

ENRIQUE F. DEARAMBURO PARDO

01/01/2006 A 31/12/2009

10/07/1989 a 26/08/1999 27/08/1999 A 03/10/2001 04/10/2001 A 31/12/2005

CLEOMARJUSTINIANO GASPAR

LUIZ FERNANDOT. CARDOZO

CARLOSMARTINESCO

PAULOARRUDA BOND

LUIZ OLIVIERSCHEFFER

01/01/2013 A 31/12/201501/01/2010 A 31/12/2012

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

ASTELPAR informa6Curitiba - Julho/2014

É BOM VIAJAR COM OS AMIGOS!

Conheça o dia a dia da ASTELPARATENDIMENTO

Maria Aparecida Villas Boas (Cidinha) e Luiz Alberto Santi (Santi)

Atividades:• Atendimento geral ao público interno e externo.• Informação, digitalização e encaminhamento de laudos e atestados médicos para OI.• Informação e encaminhamento de notas fiscais, plano odontológico, para reembolso.• Encaminhamento de documentos para fins de pensão e seguro de vida, no caso de falecimento dos aposentados dos planos: CA, TRCA e TRIPARTITE.• Entrega de carteira do plano de saúde e odontológico.• Orientação do recadastramento dos aposentados PBS-A (SISTEL).• Orientação e esclarecimento do plano de saúde PAMA e PAMA-PCE. E SITES ÚTEIS

RECORTE DO JORNAL E GUARDE

Atividades:• Coordenação de atendimento.• Assessoria a diretoria.• Elaboração de documentação para fins de contabilidade.• Emissão de boletos para pagamento.

COORDENAÇÃO

Maria Luiza Vallejo (Malu)

Diretor Presidente:Luiz Fernando Torres Cardozo

Diretor Administrativo Financeiro:Lis Gabardo Waluszko

Suplente do Diretor Administrativo Financeiro:Luiz Olivier Cesar Scheffer

Diretor de Planos Sistel e Outros:Cleomar Justiniano Gaspar

Diretor de Planos da Fundação Atlântico:Enrique Fernandez de Aramburo Pardo

Diretor Jurídico:Maria Lúcia Marques BomDiretor de Ação Social:

Paulo Arruda Bond

DIRETORIA EXECUTIVA CONSELHOFISCAL

Conselheiros Efetivos:

Mario Ruy CherubiniLaécio Cláudio WerneckFernando Nunes Patricio

Conselheiros Suplentes:

Mauro OlandoskiJosé Otaviano CardosoBráulio José Simões

7ASTELPAR informaCuritiba - Julho/2014

PARTICIPE DOS EVENTOS SOCIAIS DA ASTELPAR!

Conheça o dia a dia da ASTELPARAÇÕES JUDICIAIS

Atividades:Orientação, preparação, montagem,encaminhamento e controle de documentação deprocessos judiciais firmados em convênio entre aASTELPAR e escritórios de advocacias.

Maria Angélica Fonseca da SilvaNilda Mariza Pranke

Atividades:Informação sobre viagens, roteiros turísticos eesclarecimento pertinentes e comercialização desseserviço.

VIAGENS E PASSEIO

ÓTICA DAS FAMÍLIASSeus olhos são a luz do mundo

Lentes e ArmaçõesPreços especiaispara associados

Fone: 3232-2560

Trav. Oliveira Belo, 58 - Loja 04 - Shopping das Famílias

Em frente à Caixa Econômica Zacarias - Curitiba - PR

TELEFONES ÚTEIS

ATENÇÃOASSOCIADOSCA, TRCA, PBTE TRIPARTITE

FIQUEMATENTOS E

PARTICIPEMDAS

ASSEMBLÉIASPARA

NEGOCIAÇÃODO ACORDO

COLETIVO DA“OI” ANO2014/2015

ASTELPAR informa8Curitiba - Julho/2014

ASSOCIADO: SUA PARTICIPAÇÃO SEMPRE SERÁ IMPORTANTE!

Agenda Social 2º Semestre de 2014

GASPAR 13 a 16 de abril

GUARAQUEÇABA 17 e 18 de maio

VIAGENS REALIZADAS

Julho 30/07Café colonial alusivo aos aniversa-riantes de JUNHO/JULHO combingo início 14:00 Horas localHotel Del Rey

Agosto - 05/08Jantar churrascaria Paiol início19:00 hs

Agosto - 11 a 15/08Viagem à Termas de Piratuba

Setembro - 02/09Jantar churrascaria Paiol inicio19:00 hs

Setembro -24/09Café colonial alusivo aos aniversa-riantes de AGOSTO/SETEMBROcom bingo início 14:00 Horas localHotel Del Rey

Outubro - 07/10Jantar churrascaria Paiol inicio19:00 Hs

Outubro - 09 a 12/10Viagem Foz do Iguaçu com com-pras no Paraguai

Novembro - 04/11Jantar Churrascaria Paiol início19:00 hs

Novembro - 26/09Café colonial alusivo aosaniversariantes de OUTUBRO/NOVEMBRO com bingo início14:00 Horas local Hotel Del Rey

Dezembro - 13/12Almoço Festivo de Natal restauran-te Dom Antonio início 12:00 horas

AtençãoAniversariantes

e um convidado grátis.

Confirmar presença

até 03 dias antes

do evento. Demais

Associados da

ASTELPAR R$ 25,00.

Todos estão

convidados.

9ASTELPAR informaCuritiba - Julho/2014

ASSOCIADO: SUA PARTICIPAÇÃO SEMPRE SERÁ IMPORTANTE

Na Reunião do Conselho De-liberativo da SISTEL realizadaem 30/05/14 foi abordada a si-tuação do PAMA e PCE.

Pela primeira vez a SISTELcomunicou e reconheceu pro-blemas no Plano de Saúde.

Inicialmente, a Diretoria daSistel solicitou uma análise àEmpresa que executa os cálcu-los atuariais (GAMA), sendoidentificadas divergências noscálculos que levaram ao reajus-te de 32,6% em 12/2013 e con-cluiu pela necessidade de umreajuste complementar de57,6%, totalizando 108,98%.

Para confirmar os dadosapresentados pela GAMA, a SIS-TEL contratou outra Empresa(RODARTE) e os números obti-dos foram bastante próximosratificando a situação financei-ra do Plano de Saúde.

Não havendo uma propostade solução por parte da SISTEL,os Conselheiros solicitaram àDiretoria que avalie alternativaspara corrigir a situação.

JANTARES MENSAIS

Situação do Planode Saúde PAMA e PCE

Uma das possibi l idadesaventadas é a utilização do su-perávit existente para cobrir asnecessidades do PAMA. Esta al-ternativa é do agrado das patro-cinadoras pós-privatização, poisno fundo corresponde ao repas-se dos custos para os aposen-tados.

Reafirmamos à SISTEL aposição das Associações deAposentados, que reunidas naAssembléia Geral Extraordináriada FENAPAS redigiram a Carta CT018/2014 de 08/05/14, proto-colada na SISTEL em 12/05/14,solicitando a apresentação dostrabalhos executados pelas Em-presas que realizaram as audi-torias, para que a FENAPAS ana-lise as propostas para a sobre-vivência do PAMA e PCE.

Se você necessita de maio-res esclarecimentos sobre esteassunto consulte a ASTELPARou o nosso Conselheiro Delibe-rativo Eleito, Cleomar, através doe-mail cleomargaspar@ terra.com.br

PAMA E PCE – PACOTE PREVENTIVOA SISTEL informou que conforme determinação da ANS as guias médicas do

pacote preventivo precisam ser assinadas por um médico.Inicie o procedimento do Pacote Preventivo, com a consulta médica e solicite ao

médico para assinar as guias que foram enviadas pela SISTEL.

Plano de Saúde SulAmericaDesde o dia 1º de maio, do corrente ano,

o Plano de Saúde da OI, que atende os Apo-

sentados CA, TRCA, TRIPARTITES e PBT-

BrT é operado pela SulAmérica Saúde. A OI

providenciou o encaminhamento das Car-

teiras, do Manual de Referenciados tam-

bém forneceu informações sobre a Sul

América e de como obter o reembolso de

procedimentos realizados fora da Rede

Referenciada. Se você tiver alguma dificul-

dade contate a ASTELPAR.

SulAmerica endereçosPARA SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSOAs solicitações de reembolso podem ser

enviadas pelo correio ou entregues nos pos-tos de atendimento.

Para maior segurança do próprio be-

neficiário, deve-se tirar cópia dos documen-

tos originais antes de enviar pelo Correio via

Sedex ou carta registrada.

Envio pelo correio:Caixa Postal 11284 CEP 05422-970

São Paulo – SP A/C SECOT

Entrega nos postos de atendimento:CascavelFilialRua Pernambuco, 236 Sala 01 Bairro: Centro CEP:85810-020Tel: (45) 3306-1528CuritibaFilial e UDARua Oyapock, 678 Bairro: Centro CEP: 80050-450Tel: (41) 2108-2255Nesta unidade, o atendimento é presencial e pos-suí máquina para envio dereembolso saúde.LondrinaFilial e C.A.S.AAvenida Duque de Caxias, 1946 Quadra 2 - Lote 10Bairro: Vila Brasil CEP:86010-190Tel Filial: (43) 3878-1400 Tel C.A.S.A.: (43) 3878-1408 Tel:(43) 3301-7636Nesta unidade, o atendimento é presencial e pos-suí máquina para envio dereembolso saúdeMaringaFilialAv Tamandaré, 210 Loja 3 Bairro: Centro CEP:87013-210Tel: (44) 3227-5552

ASTELPAR informa10Curitiba - Julho/2014

SAÚDE = QUALIDADE DE VIDA!

CURTAS & FINAS

SEJAM BEM VINDOS. Vocês queagora estão chegando, participem donosso dia a dia. Venham até a Associ-ação, encontre amigos, e principalmen-te disponha da Associação. Tirem suasdúvidas com nossa secretaria. Partici-pem dos jantares, aniversários mensaise também de nossas viagens.

ELUIDE DALAVALLE CORREIA07/04/2014 – CURITIBA – PPBS-A

MARLENE WOINAROSKI09/04/2014 – CURITIBA – PBS-A

TEREZINHA APARECIDA C.DELGADO22/05/2014 – CURITIBA – INSS

BERTOLDO MUCKE26/05/2014 – CURITIBA – TRI

SONIA TEREZINHA DOS PASSOS02/06/2014 – CURITIBA – CA

TANIA REGINA MENDONÇA MACIEL21/06/2014 – CURITIBA – PBS-A

PAULO RONALDO MOREIRA26/06/2014 – CURITIBA - INSS

NOVOS

ASSOCIADOS

FALECIMENTOS

É com pesar que anunciamosos seguintes falecimentos:

Guido Gonzales Muraro*22/07/1933 +11/03/2014

Severino Muran*07/05/1942 +09/04/2014

Luzia Florencia Pimentel*20/02/1928 +16/04/2014

Leocádio Amaro*21/11/1937 + 13/07/2014

Ceslau Klimpel*10/11/1925 + 14/07/2014

Guido Gonzales Muraro

Em 11 de março, morreu em Porto Ale-gre o advogado e professor Guido GonzalesMuraro, no Hospital Divina Providência, aos80 anos. Guido Muraro, Associado daASTELPAR, além do curso de Direito era for-mado em Filosofia e Pedagogia, lecionoucomo professor em escolas estaduais e par-ticulares. Como advogado, atuou no RioGrande do Sul e, por fim, na extinta Teleco-municações do Paraná (Telepar), onde seaposentou em 1992.

RESPOSTA DOS DESAFIOS APRESENTADOS NA EDIÇÃO 65

1 – ENUNCIADO (CORRIGIDO COM UMA PEQUENA ALTERAÇÃO):“SUPONHA QUE VOCÊ ENCONTRE UMA PESSOA AMIGA QUE SEJA MAIS NOVA QUE VOCÊ.

SE VOCÊ NÃO TIVER O DOBRO DA IDADE DELA, É PORQUE VOCÊ JÁ TEVE E/OU VOCÊ TERÁ, SENÃO TIVER UM ACIDENTE DE PERCURSO. A PERGUNTA É A SEGUINTE:

EM QUE ANO?”

RESPOSTA: 0 QUADRO A SEGUIR MOSTRA UM CASO PARTICULAR:

DATAS DE NASCIMENTO DAS 2 PESSOAS: 23/09/1942 E 28/11/1977PERÍODO IDADES ANODE 28/11/2012 A 22/09/2013 70 E 35 2012 E 2013DE 23/09/2014 A 27/11/2014 72 E 36 2014

2 – ENUNCIADO:“UM NÚMERO DE 9 ALGARISMOS, DIVISÍVEL POR 9, É TAL QUE: CADA UM DOS DÍGITOS DE

1 A 9 APARECE UMA VEZ; REMOVENDO-SE O ÚLTIMO ALGARISMO À DIREITA, O NÚMERO DEOITO ALGARISMOS OBTIDO É DIVISÍVEL POR 8; REMOVENDO-SE NOVAMENTE O ÚLTIMO AL-GARISMO À DIREITA, O NÚMERO FORMADO PELOS SETE ALGARÍSMOS RESTANTES É DIVISÍ-VEL POR 7; A PROPRIEDADE CONTINUA ATÉ SE CHEGAR A UM DÍGITO.

QUAL É O NÚMERO?RESPOSTA: 381654729

CURTAS E FINAS – EDIÇÃO 66

“OITO TIMES DISPUTAM A INCLUSÃO NO QUADRANGULAR FINAL DE UM CAMPEONATO DEFUTEBOL.

SABE-SE QUE CADA PAR DE TIMES JOGA UMA SÓ VEZ ENTRE SI E QUE, EM CASO DE VITÓ-RIA, O TIME GANHA DOIS PONTOS, NO CASO DE EMPATE, GANHA UM PONTO E, NA DERROTA,NÃO GANHA PONTO.

QUAL É O NÚMERO MÍNIMO DE PONTOS QUE UM TIME DEVE ALCANÇAR PARA GARANTIR APASSAGEM PARA O QUADRANGULAR FINAL?”

LUIZ CARLOS GOMES

11ASTELPAR informaCuritiba - Julho/2014

MANTENHA ATUALIZADO SEU CADASTRO!

NOTÍCIAS DE PONTA GROSSA

Rimas daPrevençãoSe você quer a saúde manter,de algumas regras deve lembrarSe quer um bom tempo viver,se apresse, é bom já começar

Muita água você deve beber,da alimentação deve sempre cuidarSeu organismo vai lhe agradecer,mastigue bem, coma bem devagar

Caminhada diária, não deixe de fazer,do sono não é bom descuidarAtividade física, mental e de lazer,certamente só vai lhe auxiliar

Metas, objetivos, procure sempre manter,dos seus sonhos não vá se afastarE se o estresse quiser lhe envolverO que me aflige?... Comece a se perguntar

O que é ruim, se esforce para combater,Bom humor nunca lhe deixe faltarOutra dica, que não deve esquecer:lenta e profundamente, você tem que respirar

E se difícil, tudo isso lhe parecer,não esmoreça, é melhor experimentarO resultado logo vai percebere esses preceitos, nunca irá menosprezar

Portanto não se esqueça e não se deixe enganar,não se descuide e comece logo a rimarPois para ter a mente e também um corpo sãoé só entrar no ritmo, das rimas da prevenção.

Geraldo Vieira de MagalhãesPsicólogo - CRP 08/06392Tels.: (41) 3223-9101 - [email protected](Convênio com a ASTELPAR)

As Associadas de Ponta Grossa, Ma-ria Leoni Alvarez e Maria CleoniceWekerlin perguntam:

Quais os direitos, documentos e pro-cedimentos em caso de falecimento dotitular.

1 -ASTELPAR Responde:Em nossa Associação temos aposen-

tados em diferentes planos de suplemen-tação ou complementação salarial. Nocaso específico de vocês o plano é TCS-PREV sub massa CA (Contrato Atípico)da Fundação Atlântico.

O Plano CA prevê uma complemen-tação salarial como se o aposentado(a)estivesse na ativa. A composição salarialé composta de 02 parcelas:

INSS + Complementação (mais de200 aposentados tem a complementaçãozerada).

2 - Pensão do Conjuge:2.1 - INSS: Em caso de morte do titu-

lar o cônjuge tem direito a pensão. Do-

cumentos: Certidão de Óbito, Certidão deCasamento atualizada, documentos pes-soais dos dois e informações bancárias.Entrada do pedido no INSS.

Associados de Ponta Grossa participam da festados aniversariantes em Curitiba em 30/05/2014

COLUNA DO ASSOCIADO

2.2 - Complementação:Em caso de morte de titular do sexo

feminino, o regulamento não prevê pen-são para o cônjuge. Em caso de morte detitular do sexo masculino o cônjuge temdireito a pensão. Documentos: Certidão deÓbito, Certidão de Casamento atualizada,Comprovante de Pensão do INSS, docu-mentos pessoais dos dois e informaçõesbancarias. Entrada do pedido na Funda-ção Atlântico ou por meio da ASTELPAR.

3 - Seguro de Vida e Auxilio FuneralVocês têm direito a um seguro de

vida coletivo estipulado em 30 vezes osalário base e a Auxilio Funeral definidono Acordo Coletivo. Documentos: Certi-dão de Óbito e Formulário de Designa-ção de Beneficiários, comprovantes dedespesas com o Funeral, documentospessoais dos dois e informações banca-rias. Entrada do pedido no RH da OI, oupor meio da ASTELPAR.

4 – Outras DúvidasSe aposentados de outros planos ti-

verem dúvidas podem entrar em contatocom a ASTELPAR que responderemos acada um.

ASTELPAR informa12Curitiba - Julho/2014

VENHA COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO COM A ASTELPAR!

MAIO

ANIVERSARIANTES

VENHA COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO CONOSCO!

Os demais convidados deverão adquirir o seu convite,com antecedência, na ASTELPAR, no valorde R$ 25,00 por pessoa, para associados e no valor deR$ 30,00 por pessoa, para não associados.Os aniversariantes deverão confirmar presençaimpreterivelmente até 3 dias antes.

Próximas comemorações:Veja as datas na coluna “Eventos da Agenda Social”

A ASTELPAR está promovendo, uma grande festa, com bingo, para os aniversariantes, da capital e interior,e quer você presente para comemorar. O evento realizar-se-á no Hotel Del Rey, rua Ermelino Leão, 18(ao lado da ASTELPAR), Centro, Curitiba. E será gratuito para o aniversariante e um acompanhante.

de Agosto e Setembro