as036 preview

16
Ano II Edição 36 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014 Toma posse nova diretoria do sindicato dos servidores públicos municipais

Upload: josue-cardoso

Post on 01-Apr-2016

294 views

Category:

Documents


37 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, 2 de agosto de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: As036 preview

1Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014 Ano II Edição 36 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Toma posse nova diretoria do sindicato dos servidores públicos municipais

Page 2: As036 preview

2 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014Opinião

Editorial

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Charge

Por um Brasil livre economicamente

Em uma das passagens mais importantes (e menos lidas) de seu clássico “A Riqueza das Nações”, Adam Smith observou a forma de organização da produção em uma fábrica de alfinetes. Dividindo-se o trabalho em distintas etapas, a produtividade dos trabalhadores é muito maior do que seria caso cada trabalhador se ocupasse au-tonomamente de todas as fases da produção de um alfinete. Esta divisão permitiria que cada trabalhador se especializasse e aperfeiçoasse na função para a qual foi designado.

O aumento na produtividade dos fatores de produção decorrente de trocas livres baseadas na divisão do trabalho seria, segundo Smith, o caminho por meio do qual as nações tornar-se-iam ricas. Ocorre que, como percebeu o economista escocês, as possibilidades de divisão do trabalho são limitadas pelo tamanho do mercado a que se tem acesso.

Imagine-se, por exemplo, vivendo sozinho em uma ilha deserta onde só é possível consumir aquilo que é produzido. Como você não dispõe de outras pessoas para cooperar realizando trocas (um mercado), você só consumirá aquilo que você mesmo for capaz de produzir. Ainda que você seja uma pessoa extremamente hábil, você será necessariamente muito pobre, pois terá que alocar seu tempo limitado a atividades das mais básicas (garantir abrigo, comida, bebida e segurança para si mesmo, por exemplo).

Agora digamos que você descubra não estar sozinho na ilha: também vive lá uma família de náufragos. A probabilidade de que entre eles exista alguém que produza bens e serviços por você demandados de maneira mais eficiente (com menores custos relativos[i]) é grande. O fato de você ser o melhor cozinheiro da ilha não significará nada se houver outros cozinheiros quase tão bons e se, ao mesmo tempo, você for a única pessoa com conhecimentos de carpintaria nos arredores, ainda que você não seja propriamente um expert.

O que conta na divisão do trabalho é a vantagem comparativa na produção de determinado bem ou serviço[ii]. Inserido em um mercado composto por mais agentes, você poderá focar seu tempo, sua habilidade e sua energia especializando-se naquilo que produz com mais eficiência, trocando seus excedentes por bens e serviços produzidos por outras pessoas. A especialização permitirá ganhos em escala, bem como os benefícios do learning-by-doing. É fácil perceber que nesse cenário você e os outros habitantes da ilha teriam uma melhora considerável em seu padrão de vida.

A mesma lógica vale para agrupamentos humanos maiores, como cidades e países: quanto maior o âmbito de interações livres, maiores serão as possibilidades de divisão do trabalho. Como consequência desse fato, maior será a especialização, gerando uma alocação mais eficiente dos recursos disponíveis. Essa melhor alocação importará necessariamente em maior riqueza e bem-estar dentre os membros da comunidade em questão.

Devido ao anacrônico protecionismo que ainda vigora por aqui, o Brasil tem hoje uma participação pífia no comércio internacional, limitando severamente as possibili-dades de especialização e divisão do trabalho daqueles que vivem sob suas fronteiras. Apesar de suas proporções continentais (5° maior território e 5ª maior população do mundo), o paísé hoje a 24ª nação exportadora do mundo, e a 21ª maior importadora (dados do CIA Factbook). A consequência óbvia disso é a limitação das possibilidades de comércio baseadas na divisão do trabalho para consumidores e produtores de bens e serviços no Brasil.

Em contraste, os cerca de cinco milhões de habitantes da pequena Cidade-Estado de Cingapura (área equivalente ao dobro da cidade de Porto Alegre) beneficiam-se da participação do país em diversos acordos de livre comércio – o que possibilita aos cidadãos cingapurianos o acesso a um mercado muitas vezes maior do que aquele ao alcance dos brasileiros. Esta ex-colônia britânica ascendeu da pobreza a um nível de riqueza invejável se abrindo ao comércio internacional e ao investimento estrangeiro. Não por acaso, é hoje o país com a maior proporção de famílias milionárias do mundo, com PIB per capita quase seis vezes maior que o brasileiro. Quanto maior o comércio e as possibilidades de divisão de trabalho, maior a riqueza do povo de um país.

Luiz Henrique Saliba Filho

OLHAR CRÍTICOConfesso gostar de entrar em

um táxi e encontrar uma mulher no volante. Assim como simpatizo com mulheres motoristas de ônibus, “motogirl” e tantos outros cargos que há pouco tempo eram ocupados ex-clusivamente por homens. Talvez por ser um tanto quanto feminista nesse aspecto, talvez por saber que virá uma boa história pela frente. O começo da conversa é sempre o mesmo: “Como é o preconceito no seu trabalho?”.

A reposta, embora se repita de maneira recorrente, é sempre dita com sorriso nos lábios. O precon-ceito existe, sim, mas acha que elas se importam? Que nada!Sou a favor da mulher independente, da mulher multifuncional, da mulher que coloca “a cara a tapa”. É o século XXI!

Mesmo com as campanhas sendo realizadas e as desigualdades de gêne-ro estarem visivelmente diminuindo, os dados oficiais ainda estão longe dos desejados. Segundo dados divulgados

em 2012 pelo IBGE, elas ainda rece-bem em média 28% a menos do que os homens e são maioria em apenas dois cargos no Brasil: administração pública e serviço doméstico.

Enquanto aguardamos – e traba-lhamos – para que haja uma maior libertação feminina por parte da sociedade como um todo, outra liberdade precisa estar em pauta: a liberdade de si mesma. Não há de ne-gar que qualquer tipo de pré-conceito só se torna preconceito por conta do próprio “oprimido” reconhecer de tal forma.

Elas estão tomando coragem de levantar a voz quando desrespeita-das, de estudar, fazer pós-graduação, doutorado e mestrado, de decidir adiar a maternidade – ou até mesmo de negá-la. De se casar após os 30 e não se considerar velha para isso. Não é possível que haja problema nisso!

E que bom que a sociedade está em constante metamorfose. Essa (pré-)

tolerância social está vindo em boa hora e de maneira gradativa. Seria impossível desejar que a mulher do século XXI chegasse no século pas-sado. Nem a história e nem o mundo estavam preparados para isso. Que bom que chegou a hora!

A metamorfose feminina

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunicação

Social - Jornalismo – Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As036 preview

3Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Anuncie: 47 3653.2725

CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL VICENTE SALIBA REALIZA REUNIÃO EM PAPANDUVA

O candidato a Deputado Estadual Vicente Saliba, irmão do ex-prefeito Luiz Henrique Saliba, esteve reunido com algumas das lideranças papanduvenses que irão apoiar sua candidatura. O médico, que atende em Papanduva, é candidato pelo número 12123. Na reunião, apoiadores e correligionários estavam animados, principalmente pelo fato de que a coligação em que Vicente Saliba irá concorrer é a que os candidatos pre-cisarão de menos votos para conseguir uma cadeira na assembleia, aumentando e muito as chances de Mafra e Papanduva ganharem um representante mais “de casa”

SINDICATO SOB NOVA DIREÇÃOApós o que parecia improvável acontecer, a chapa de

oposição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais tomou posse na última terça-feira. Mas parece que tem gente que não digeriu nem aceitou a derrota ainda...

BARRADOS NO BAILE?A imprensa, autoridades e familiares da chapa vence-

dora forram barrados na entrada da posse por membros da chapa derrotada. Mas a falta de educação não durou muito. Após alguns minutos de disse me disse, entraram mesmo assim, passando por cima da autoridade da agora ex-presidente do sindicato.

FALTA DE EDUCAÇÃOA atitude da ex presidente repercutiu imediatamente nas

redes sociais e causou espanto nos populares que ouviram a história. Não esperavam tamanha falta de educação, que surpreendeu a todos os presentes, inclusive a parceiros de chapa que confidenciaram o constrangimento a amigos e parentes após o fato. Chegou-se ao cúmulo do ridículo, ao anunciar que o coquetel era apenas para membros filiados ao sindicato, causando deboches e risos malcontidos na plateia estupefata.

MANGAS DE FORAA nova direção do sindicato já deixou bem claro que

muita coisa vai mudar. O sindicato deixará de “engolir” as perseguições que alguns afirmam estar sofrendo, e se posicionará 100% à favor dos funcionários contra os des-mandos, segundo membros ouvidos.

ACOMODAÇÃO POLÍTICAMas o que se discute nos círculos dos partidos que

apoiam o atual governo municipal (PSDB e PMDB, principal-mente) é aonde acomodar a recém- desalojada presidente do sindicato Erli. Nenhum secretário quer perder a vaga, e o bombardeio à ex-presidente engrossou por parte dos “companheiros”. Contabilizam apenas nela a culpa pela derrota surpreendente no sindicato, em uma tentativa de salvar os mandatários do passo do grande desgaste em uma eleição que consideravam sob completo domínio.

Page 4: As036 preview

4 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Geral

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

Na última terça dia 29/07 tomou posse em cerimônia no Clube Papanduvense a nova diretoria do Sindicato dos Servido-res Públicos Municipais, encabeçada por Ronaldo Bara e Paulo Pechebela, que saiu vitoriosa na eleição do último dia 30/06.

A cerimônia até então era aberta ao público, porém a candidata derrotada e ex-pridente Erli Wunsche Bacellar decidiu que seria fechada, somente para membros

do sindicato. “Temos a certeza que realizamos uma

campanha serena, responsável, madura e propositiva. Estamos certos que contare-mos com o apoio de todos para as lutas sindicais que teremos logo à frente” afir-mou o vice- presidente Paulo Pechebela.

–“Estaremos vigilantes aos compromis-sos assumidos e empenhados em concreti-zar as propostas apresentadas. Contamos

com o apoio de todos nesta empreitada! Grandes vitórias ainda estão por vir! Muito Obrigado”, finalizou o vice-presidente.

Confira a lista dos novos membros do Sin-dicato dos servidores públicos municipais:

Presidente: Ronaldo BaraVice Presidente: Paulo PechebelaSecretária: Eliane Aparecida PadilhaTesoureiro: Clodenir E. da SilvaSuplentes: Arnaldo Oratch, Nilso Gon-

çalves, Cristiane Narloch, Pedro Michalo-vicz Sobrinho

Diretor de Política Social: Adriano Gochinski

Conselho FiscalMembros efetivos: Leandro Gustavo

Franco, Djalma Lucas Frederico e José Mauro da Cruz

Suplentes: José Tadeu de Andrade, Al-zira Regozinski e Juliano Mazeika

Toma posse nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

A Presidenta do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Srª MARIA BARABACH, convida V.Sa. para participar de uma Reunião tendo como assunto a POLUIÇÃO AMBIENTAL em Papanduva, a ser realizada no dia 04 de agosto de 2014 (segunda-feira). Local: CÂMARA DE VEREADORES DE PAPANDUVA Rua: Nereu Ramos (antigo BESC) Centro – Papanduva/SC Horário: 19:00 horas TEMOS QUE TRABALHAR UNIDOS, POLÍCIAS + COMUNIDADE.

CONVITE

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA COORDENADORIA ESTADUAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

Page 5: As036 preview

5Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Auto [as]

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

Dicas importantes sobre ar condicionado automotivo

► Verifique o filtro do ar condicio-nado periodicamente, ele é barato e de extrema importância para o bom funcio-namento do sistema.

► Mesmo durante o inverno e nos períodos em que o aparelho não é muito utilizado, deve-se acioná-lo algumas vezes durante a semana, para evitar danos no compressor e lubrificar o sistema.

► A melhor maneira de prevenir doenças causadas pelos sistemas de ar condicionado automotivo é a manutenção constante, com a limpeza dos dutos, substi-tuição dos filtros e higienização do mesmo.

► O ar condicionado automotivo não é apenas item de luxo em seu carro,

mas também item de segurança, pois em grandes centros ao trafegar com os vidros abertos o risco de assalto é bem maior.

► O sistema de ar condicionado aumenta o consumo de combustível do automóvel?

Sim, o consumo aumenta em aproxima-damente 10%, mas lembrando de que em velocidades superiores a 60 km/hora com o ar condicionado desligado e os vidros do automóvel abertos o consumo pode ser maior que esse percentual. (fique atento!)

Auto Center Romanio cuidando bem do seu carro.

Fone: (47) 3653-2403

SEGUROSFazer um seguro de vida não costuma fazer parte do plane-

jamento financeiro dos brasileiros, permanecendo um terreno desconhecido para a maioria das pessoas. Some-se a isso a hesitação em encarar a possibilidade da própria morte e o fato de não ser comum, no Brasil, medir as despesas e rendimentos anualmente, mas sim mensalmente. Com tudo isso, escolher o valor da apólice na hora de fazer um seguro para garantir a sobrevivência da família em caso de uma eventualidade não é exatamente intuitivo.

O que é seguro de vida?O seguro de vida é um contrato que você faz com uma segu-

radora para garantir proteção financeira aos seus familiares e/ou pessoas que dependem de você no caso de sua falta. Você também pode utilizá-lo em caso de invalidez permanente ou doença grave.

Na hora de contratar um seguro de vida, o preço e as taxas cobradas variam de acordo com as coberturas selecionadas. Por isso, avalie quais são suas necessidades.

Como o seguro é calculado?De acordo com a idade. A maioria das seguradoras faz restri-

ções a pessoas com mais de 65 anos, sendo que algumas impõem limitações a partir dos 60 anos para a contratação da primeira apólice. No caso de renovação, há ligeira tolerância para o avanço da idade do segurado.

Quem eu posso escolher para ser beneficiário?

Você pode escolher livremente as pessoas que quer nomear como beneficiários. A substituição deles por outros também poderá ser feita quantas vezes você quiser.

O que acontece se não houver indicação de beneficiários?

Na falta de indicação de beneficiários, metade do capital segurado será pago ao cônjuge não separado judicialmente e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem de vocação hereditária. Uma exceção é o seguro de vida contratado como garantia de pagamento de dívidas, como, por exemplo, um financiamento imobiliário ou um empréstimo pessoal.

Qual a diferença entre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais?

O seguro de vida garante indenização para morte natural ou acidental, enquanto a cobertura de acidentes pessoais, como o nome indica, é válida somente para o caso de falecimento por acidente. Isso faz com que ambos também difiram em relação ao preço. Como o primeiro tem cobertura mais ampla, seu custo é maior comparado ao de acidentes pessoais. Ambos também diferem em relação ao cálculo do prêmio (preço pago pelo consumidor para ter

direito ao seguro), uma vez que no seguro de acidentes pessoais normalmente não se faz distinção entre jovens e idosos - o valor do prêmio não sofre alteração por avanço da idade do segurado.

Inventário e ImpostosOs valores que os beneficiários do seguro irão receber, em caso

de morte do segurado, não são considerados no inventário do faleci-do, ou seja, não há risco deste valor ser usado para pagar eventuais dívidas ou compromissos.

DICA IMPORTANTE:Muitas vezes, os bancos impõem a aquisição de um seguro de

vida, mas isso está errado. O seguro de vida não pode estar atrelado a outro produto, nem deve servir como condição para a realização do negócio, pois essa prática se configura “venda casada”, prática proibida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).

LEMBRE-SEAo adquirir um seguro, qualquer que seja o tipo do seguro,

você deve contar com a experiência e técnica profissional de um Corretor de Seguros devidamente habilitado pela SUSEP para ter a certeza de ter feito bom negócio.

Procure-nos e se informe....SEGURO SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS

Vamos cuidar do que é nosso, venha fazer um seguro e garanta sua tranquilidade!!!!!!

SEGURO DE VIDA

Page 6: As036 preview

6 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

GeralAmamentação mobiliza maternidades e bancos de leite em Santa Catarina

Maternidades e bancos de leite de Santa Catarina realizam a partir desta sexta-feira, 1º de agosto, atividades e ações para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que é celebrada todos os anos desde 1992 do dia 1º ao dia 7 de agosto.

Sobre a dataA data foi estabelecida pela Aliança

Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA) com o objetivo de promover os benefícios do aleitamento materno. A semana ocorre em 120 países e aborda temas diversos. Em 2014, a 23ª edição da campanha traz o tema

“Amamentação, uma vitória para toda vida”.

No Brasil, a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde (MS), com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Mu-nicipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH), Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs

Vantagens do aleitamento

O pediatra Gean Carlo da Rocha, da Maternidade Carmela Dutra, em Flo-rianópolis, explica que o leite materno é o principal e o melhor alimento para o bebê, porque está sempre pronto,

não requer nenhum tipo de preparo e contem todos os nutrientes que a criança precisa para crescer saudável.

“Toda mãe é capaz de produzir o leite com as qualidades específi-cas que seu bebê necessita, sendo raríssimas as contra-indicações. O aleitamento também favorece o desenvolvimento neurológico, preve-nindo alergias, infecções, diarréia, e aumentando a imunidade da criança”, completa o médico.

Além disso, as mulheres que ama-mentam tem uma melhor recuperação após o parto, apresentam menos chance de ter hemorragias e seu corpo retorna mais rápido ao estado em que estava antes da gravidez.

Certificado Padrão Ouro

Em novembro de 2013, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH) concedeu o certificado Padrão Ouro para três hospitais da rede estadual durante o 1º Congresso de BLH da Região Sudeste. O documento confirma a qualidade e o controle tecnológico dos bancos de leite de Santa Catarina, devendo ser revalida-do anualmente. Foram contemplados os bancos de leite da Maternidade Darcy Vargas (Joinville), Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra) e Hospital Infantil Joana de Gusmão (capital).

Fonte: Secretaria de Saúde/SC

Maternidade Catarina Kuss realiza atividades em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Maternidade Dona Catarina Kuss (MCK), em Mafra, está realizando atividades em comemoração à 23ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, lem-brada entre os dias 1º e 7 de agosto. Desde o início do mês de julho, funcionários, mães e comunidade da região participam de programas de rádio, atividades externas e internas, no hospital, sobre a importância do aleitamento materno.

Na abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, sexta-feira, 1ª de agosto, profissionais de saúde da maternidade falarão da importância da amamentação no Programa Rádio Maternidade.

Também na terça-feira, 5, a unidade festeja os 20 anos do título Hospital Amigo da Criança. A materni-dade foi o primeiro hospital do Sul de Santa Catarina a conquistar o título. Neste dia haverá um pedágio educativo, em Mafra, com a entrega de adesivos e folhetos informativos apoiando a amamentação.

E para o encerramento das comemorações da semana, na quinta-feira, 7, terá uma confraternização com funcionários para celebrar as datas festivas.

Fonte: Secretaria de Saúde/SC

Page 7: As036 preview

7Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Geral

Rua Pedro Povaluk, 601

Papanduva foi contemplada com uma ambulância UTI Móvel através de solicita-ção realizada ao deputado estadual Darci de Matos (PSD) pelos vereadores Girse-liano Moreira da Silva (PSD) e Valdecir Vaneski, mais conhecido como Branco (PSB).

Os vereadores conseguiram verba de R$100.000,00 (cem mil reais) através do Deputado Estadual Darci de Matos, para parte da compra desta ambulância. A prefeitura necessitou dar contrapartida

para a verba ser liberada.Os vereadores Moreira e Branco agra-

decem pela parceria e comprometimento do Deputado Darci de Matos, e se alegram em saber que os papanduvenses agora estão mais bem amparados, já que a nova ambulância proporcionará mais agilidade e conforto aos pacientes.

O Jornal A Semana parabeniza a ati-tude dos vereadores Moreira e Branco, e agradece em nome de toda a população por essa conquista.

Vereadores conquistam ambulância UTI Móvel para Papanduva

Page 8: As036 preview

8 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

TOQUE FINOFabiane [email protected] Espaço Mulher

Olá meninas! Essa semana o Espaço Mulher visitou o mais novo Salão de Beleza - inaugurado em Papanduva na Rua Leoberto Leal nº 887 - o Salão de Beleza Toque Fino.

A proprietária Silvana nos contou que atua na área desde os seus 13 anos de idade. Começou como auxiliar e depois de muito esforço conseguiu abrir seu próprio negócio. Hoje, procura se aperfeiçoar cada vez mais, atra-vés da realização de diversos cursos, sempre buscando o melhor em qualidade e tecnologia.

O Salão Toque Fino oferece:• Cortes• Mechas• Tratamentos Capilares diversos como: Hidrata-

ções em geral, Hidratações especiais para quem tem escova progressiva, Botox Capilar, Selagem e Cauterização

• Design de sobrancelhas• Espaço exclusivo para maquiagens• Manicure e Pedicure com técnicas a base de Sal• Depilação com Cera Italiana• Escova Progressiva sem Formol• Alisamento Inteligente• Exclusividade em tratamentos a base de ARGILA

BRANCA

A argila branca é rica em silício, um elemento químico composto por aminoácidos, ótimo para reconstrução capilar.

No ser humano o silício é importante para a regene-ração de tecidos epiteliais danificados (redutor de infla-mações), envelhecimento precoce, desgaste ósseo, unhas frágeis, cicatrizações lenta, rugas etc. No cabelo auxilia no fortalecimento capilar, através da reconstrução dos fios, agindo também na redução da queda capilar.

A Argila Branca serve também para todos os cabelos que estão precisando de um “help”, danificados por quí-

micas, chapinha e secador, por exemplo. Ela devolve o viço, a hidratação, maciez e deixa os fios brilhosos e cheios de vida. Como ela ajuda a desobstruir os poros, auxilia no forta-lecimento e crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.

A argila branca é a mais suave e seu ph é o próximo da pele. É indicada para peles sensíveis por conter alto teor de alumínio.

Page 9: As036 preview

9Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

SALÃO DE BELEZA

Por que usar argila branca no cabelo?Se você usa e abusa de

máscaras capilares e óleos finalizadores a base de óleos minerais, parafina, conser-vantes, silicones etc, saiba que a argila branca age como um desintoxicante capilar, removendo esses elementos e promovendo ao couro cabe-ludo liberdade para respirar sem esses produtos que se acumulam no decorrer dos dias de uso, deixando nossos

cabelos opacos, pesados e sem brilho. Saiba que nem mesmo os xampus anti resíduos conseguem

eliminar alguns tipos de derivados do petróleo utilizado nas máscaras capilares.

O Salão de Beleza Toque Fino também trabalha com produção de Noivos, Debutantes e festas em geral.Ligue agora mesmo e agenda seu horário pelo fone: (47) 9250-0435

Page 10: As036 preview

10 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Social

Izabeli GralikDia 01 de agosto quem comemorou idade nova é Iza-beliGralik. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus guiando seus passos. Muita saúde, paz e amor Iza! Desejos de sua sogra Rosália, demais familiares, amigos e Jornal A Semana.

João Henrique Ulbrich MoreiraNo último dia 16 de julho João Henrique Ulbrich Moreira assoprou mais uma velinha. Que seus caminhos permaneçam sempre iluminados, para que você possa continuar a alegrar aqueles que têm a oportunidade de estar ao seu lado. Parabéns João! Desejos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Thiago GreinThiago, no dia 30 de Julho você completou mais um ano de vida, e por aqui nós queremos dizer o quanto te amamos e te admiramos. Que a cada dia da sua vida Deus te proteja e conceda todos os seus sonhos. Você é nosso orgulho e nosso amor! Um beijo da sua família: Amarildo,Tânia, Tanyara, Tamara e Tiago.

ETHIENE HERBST30 de julho Ethiene completou mais um ano de vida. Vamos curtir e celebrar, pois a vida é uma festa! Desejamos todas as bênçãos neste e em todos os dias de sua vida. Felicidades! Desejos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Tânia Beje Largura No próximo dia 06 de agosto Tânia faz aniversário. Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria, que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitan-do o melhor que ela tem a oferecer. Parabéns! São os votos de seus familiares, amigos, equipe de trabalho e Jornal A Semana.

Marcos MikaloviczDia 04 de agosto é aniversario de Marcos Mikalovicz. Que este dia seja muito abençoado. Que sua vida seja repleta de saúde, paz, amor e grandes realizações. Felicidades! Desejos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. O Social Pet dessa semana apresenta: Suky, essa cachorrinha vira lata que é muito amada por seu dono Eurico Rosa Filho, que a tem como uma filha. Já são 9 anos de convivência com muita alegria e companheirismo.Se você também quer aparecer nesse espaço com seu bichinho de estimação, envie-nos uma foto no email: [email protected]

Aniversariantes [AS]28/07-Igor Kauê Giraldi e Tiago Vogeniak.

29/07- Ana Helena Partala e Viviane Tavares da Luz.

30/07- Grazi Goss, Wesley Camargo, Kalline Szenczack e Igor Bendo.

31/07- Dete Beje, Cecilia Dobrachinski, Tafarel Chupel e Kellen Lisboa.

01/08-Iza Gralick, Marcio Falkevcz e Maria Zilda Greinert.

02/08-Joice Gmach Bandeira e Sueli Modeski.

SOCIAL PET

Page 11: As036 preview

11Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Esporte Luane [email protected]

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Chegou ao fim o campeonato do interior, que contou com 16 equipes do interior do município.

Aconteceu no ultimo sábado (26/07) a FINAL e decisão de 3º/4º LUGAR do campeonato do interior 2014 na localidade da PRATINHA, no campo do ALCIDES BERTO.

Na decisão de terceiro e quarto lugar jogaram as equipes NOVA CULTURA e V.Q.P./GUARANI, onde a equipe do V.Q.P./GUARANI venceu a equipe do NOVA CULTURA nos pênaltis por 6 x 5,

conquistando o TERCEIRO LUGAR. Já na GRANDE FINAL jogaram as

equipes AJAX/PRATINHA e SÃO JOSÉ/GUARANI, foi um grande jogo, mas a equipe do SÃO JOSE/GUARANI entrou em campo melhor e venceu o AJAX/PRA-TINHA no tempo normal pelo placar de 2 x 0, com 2 Gols do Atleta PAULO PAITA.

Ao final da partida foi feita a premia-ção e homenagem do DEPARTAMENTO DE ESPORTES àfamília do sempre lembrado JACIEL TOMPOROWSKI.Lembrando que as premiações do cam-

peonato foram as seguintes:

1º LUGAR TROFÉU, 15 MEDALHAS, 14 CAMISAS e R$ 1.500,00.

2º LUGAR TROFÉU,15 MEDALHAS e R$900,00

3º LUGAR TROFÉU, 15 MEDALHAS e R$600,00

4º LUGAR TROFÉU e R$ 200,00ARTILHEIRO e GOLEIRO MENOS

VAZADO também foram premiados com TROFÉU.

Fonte:Facebook DME

Campeonato municipal de futebol suíço do interior

Papanduva 60 anos - “Taça JacielTomporowski”

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE VÔLEI 2014

Começa neste sábado (02) o campeonato intermunici-pal de vôlei, gênero masculino e feminino. Uma iniciativa do DME- Departamento Municipal de Esporte, promoven-do a interação, difundindo a modalidade e explorando o esporte da região.

O Ceará parece mesmo ser uma pedra no sapato do Inter. O líder da Série B acabou com a invencibilidade colorada no novo Beira-Rio ao fazer 2 a 1 na noite desta quarta-feira, em partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O jogo, que só terminou aos 52 minutos do segundo tempo, teve

dois gols nos acréscimos - Alan Ruschel chegou a empatar aos 46 e sofreu um gol de Ricardinho um minuto depois. Houve ainda bonito gol de Nikão, no início da segunda etapa, e pênalti defendido por Dida em cobrança de Magno Alves.

O Vozão vencera no último encontro entre as

duas equipes, também no Beira-Rio, pelo Brasileirão de 2011, além de levar a melhor no confronto pela Copa do Brasil de 1994.

A partida de volta está marcada para o dia 13 de agosto, também às 22h, no Castelão.

Fonte: Globo Esporte

BRASILEIRÃO

Page 12: As036 preview

12 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Classificados

Imóveis-Casa em alvenaria com 01 suíte, 01 quarto, 01 cozinha, 01 sala,

01 banheiro, lavanderia, despensa, 01 sala comercial, garagem para 02 carros, 01 edícula com 01 quarto e 01 cozinha, terreno com 908m2. Terreno todo murado, com portão eletrônico, situadoo na Av: Papa João XXIII, esquina com Rua: Narciso Guebert, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 300.000,00.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 60.000,00.

-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 55.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 100.000,00

-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 125.000,00

- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,

- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de São Tomaz. Valor R$ 220.000,00

- Terreno Rural com 9 alqueires com estufa de fumo, casa em alve-naria, paiol em alvenaria, lagoas para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Sito em Rio do Engano. Valor R$ 330.000,00

- Casa em alvenaria 100 m², sala,cozinha,3 quartos,2 banheiros,área de serviço, toda murada.Rua Getúlio Vargas,961-Centro-Papanduva, próximo ao Romanio. Valor R$ 185 mil.Aceita-se proposta

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um

barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de con-

servação. Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires.

Pagamento à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas espor-tivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

► Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tolachinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

GeralEl Niño Modoki deve influenciar o tempo em SC na primavera

Nos meses de agosto a outubro, os modelos de pre-visão climática continuam indicando o aquecimento atípico das águas superfi-ciais e sub-superficiais do

Oceano Pacífico Equatorial, bem como o enfraqueci-mento dos ventos alísios (que sopram de leste para o oeste) na região equatorial, configurando o fenômeno

El Niño com intensidade fraca a no máximo modera-da. Essa configuração muda o padrão de circulação geral da atmosfera, influenciando o regime de chuva no globo.

Neste ano o fenômeno pode influenciar SC na primave-ra, com aumento de chuva e distribuição irregular (tipo Modoki).

a) El Niño Canônico e (b) El Niño Modoki

O fenômeno pode ser de dois tipos:

- Clássico ou Canônico (canônico provém do latim e significa, de acordo com os padrões ou normas estabeleci-das), a anomalia positiva de temperatura inicia no Pacífico Equatorial Leste, podendo se estender por todo Pacífico Equatorial na fase madura (verão), com aumento de chuva no Sul do Brasil e falta de chuva na região Nordeste, por exemplo, em 1997/1998 e 2009/2010.

- Modoki: não sustenta o aquecimento em todas as regiões do Pacífico, a anomalia positiva de temperatura inicia no Pacífico Equatorial Central, com anomalias negativas no Pacífico Equatorial Leste e Oeste, podendo provocar seca generalizada em todo o Brasil, por exemplo, em 2004/2005.

Segundo as previsões dos principais centros interna-cionais os indicativos são de um El Niño Modoki. Por isso, é preciso acompanhar a previsão nos próximos meses, pois como as condições oceânicas e atmosféricas mostram que o fenômeno não deve ser clássico, podendo ocorrer chuva irregular em SC.

Fonte: Epagri - Ciram

Page 13: As036 preview

13Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

EucaliptoComo plantar o eucalipto

Depois de escolhida a espécie (matéria publicada na semana passada) e definido o objetivo do plantio (condução do plantio para lenha, celulose, toras e etc), devemos nos preocupar como implantar esse reflorestamento. Nesse momento estamos falando sobre plantio de eucalipto em pequenas propriedades rurais. Em plantios em grande escala, os métodos manuais aqui empregados são em sua maioria substituídos por processos mecanizados.

Lembremos de que o sucesso de um plantio depende de um bom planejamento e de um manejo florestal adequado. Podemos ainda dizer que esse sucesso depende 50% da qualidade da muda e 50% dos tratos culturais adotados no plantio e em sua manutenção. A matéria de hoje abrangerá a parte prática da cultura de eucalipto (eucaliptocultura), no que abrange: planejamento, preparo do terreno, plantio, espaçamento, combate a formigas, espaçamentos, alinhamentos, plantio, replantio, adubação e calagem. Os tratos cul-turais (limpezas) e silviculturais (podas) não foram aqui abordados.

Planejamento: Definir o local de plantio. Nesta fase também é recomendado o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Técnico Florestal, com conhecimento específico na área, a fim de instruir nessa primeira etapa como também verificar os aspectos legais e fundiários da propriedade. No entanto, dê preferência às áreas próximas de estradas para facilitar as atividades de plantio e colheita. Evite plantar em áreas vizinhas às benfeitorias e rede elé-trica, entre outras. Respeite as normas ambientais de proteção à natureza.

Preparo do terreno: De acordo com as características da área onde será o plantio, o preparo do solo deve propiciar maior disponibilidade de água para a cultura, bem como diminuir a resistência do solo à expansão das raízes, melhorando o desenvolvimento do sistema radicular. O cultivo mínimo do solo é empregado nessa situação, onde o preparo é localizado apenas na linha ou na cova do plantio. O solo é revolvido o mínimo possível, mantendo os resíduos vegetais (da cultura anterior e de plantas daninhas) sobre o solo.

Combate a formiga: o combate a formiga é divido em três fases. 1º Fase (Inicial): realizado em toda a área a ser plantada (E pelo menos 50m ao redor da área de plantio). Caso o combate seja realizado após a limpeza da área, é recomendável se aguarde cerca de 60 dias para fazer o controle das formigas. 2º Fase (Repasse): O repasse visa combater os formigueiros que não foram totalmente extintos no controle anterior, geralmente 60 dias após o primeiro combate. 3º Fase (Monitoramento): realizado durante todo o período de forma-ção e maturação da floresta. Após o plantio, o monitoramento deve ser constante até o primeiro ano de plantio. É indicado que se faça o monitoramento anual, de forma a evitar a proliferação dos formi-gueiros. As iscas granuladas são as mais utilizadas no setor florestal devido a sua fácil aplicação. A dosagem da isca granulada depende do tamanho do formigueiro. Uma regra prática é aplicar cerca de 10g de isca por metro quadrado da superfície de terra solta (maior largura x maior comprimento). A isca é aplicada com dosadores próximos aos olheiros ou dos caminhos formados (10 a 15 cm de distância, ao lado do carreiro).

Espaçamento: A definição do espaçamento está diretamente relacionada para qual finalidade deseja comercializar a madeira e qual o tempo que o produtor está disposto a esperar para realizar a colheita. O espaçamento 3m x 2m é o mais utilizado, entretanto, nos últimos anos vem crescendo bastante os plantios mais adensados.

Alinhamento: O alinhamento de plantio é no sentido da declividade do terreno. Utilize balizas de 3 metros de comprimento (ou corda). Coloque uma

baliza, em linha reta, de 30 em 30 m, para definir o alinhamento (linha mestra). Utilize uma pequena enxada com o cabo no mesmo tamanho do espaçamento entre as covas, por exemplo, 3 m. A ponta do cabo deverá estar na direção da marcação anterior para poder fazer a próxima, mantendo assim o alinhamento. Siga a reta do balizamento, cuidadosamente.

Plantio: A época do plantio é na primavera ou no início do verão. O coveamento é realizado com enxadão, abrindo covas de aproxima-damente 30 cm de altura, 30 cm de largura e 30 cm de comprimento. Retire a terra e a triture fora da cova, retornando-a para a cova. A cova deve ser preenchida integralmente após sua abertura. Deixe um espaço de 5 cm abaixo da superfície para facilitar a coleta de água. Aperte levemente a terra na cova, ficando, assim, pronta para o dia do plantio. Durante o plantio deve-se tomar cuidado para não ocorrer o afogamento de coleto, que é o soterramento excessivo do caule da muda, pois, tal ocorrência pode causar a morte da planta até 18 meses após o plantio. Após o plantio é recomendado que se faça a adubação de base.

Replantio: Faça o replantio em até 21 dias após o plantio, para recompor as falhas e manter a uniformidade de crescimento. Não se esqueça de adubar essas plantas também. O replantio deve ser realizado quando o índice de mor-talidade das mudas ultrapassar 5%, no período de 15 a 30 dias após o plantio.

Adubações: Visa suprir as deman-das nutricionais das plantas, na busca por maior produção. Cerca de 70 a 80% da exigência nutricional das árvores ocorre na fase inicial de desenvolvimen-to da cultura. A adubação é dividida em duas etapas.

• Adubação de base: também conhecida como adubação de plantio. Prioriza o (P) Fósforo, que é o nutriente que estimula o enraizamento. A fórmula mais recomendada é a N-P-K = 6-30-6. A adubação é por planta, de acordo com a análise do solo distribui-se a quantidade especificada pela assessória técnica (aproximadamente 100g/planta), divididas em duas porções, distribuídas a aproximadamente de 10 a 15 cm de cada lado da planta. Aplique o adubo e cubra com uma camada fina de terra. Essa adubação deve ser realizada de 0 a 25 dias após o plantio das mudas.

• Adubação de cobertura: Recomenda-se fazer pelo menos três adubações de cobertura, sendo: A primeira ocorre entre o segundo e o terceiro mês após o plantio. Deve ser distribuída no mínimo a 20 cm de cada lado da planta ou fazer a aplicação de acordo com projeção da copa no solo. A segunda deverá ocorrer entre o sexto e o décimo segundo mês. Aplicado da mesma forma citada anteriormente. E a terceira adubação de cobertura entre 1 ano a 1 ano e meio.

Calagem: Se a análise do solo indicar deficiência nos teores de cálcio e magnésio, recomenda-se a calagem. Essa etapa deve ser realizada a lanço na superfície do solo a pela menos 45 dias antes do plantio.

Cabe destacar que a produtividade de uma floresta de eucalipto, entre outros fatores, está fortemente relacionada à qualidade das mudas e à disponibilidade de nutrientes, por isso, a compra das mudas deve ser feita em um viveiro de confiança e que ofereça um

material com alto padrão de qualidade, e bem climatizado com a região onde será feito o plantio. Por outro lado, as adubações de plantio e de coberturas, devem ser rigorosamente executadas de acordo com as medidas e principalmente dentro das datas estipu-ladas no planejamento.

As espécies de eucaliptos são altamente sensíveis à competição de ervas daninhas (até aproximadamente de 1 a 1 ano e meio) e tam-bém ao ataques de formigas (normalmente não suportam 3 ataques consecutivos). Por isso faça a sua parte cuidando bem de seu plantio.

Silvane Vatraz BorgesCREA: PR-73294/D (visto para

habilitação em SC e PA)Doutoranda em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém-PA, Mes-

tre em Ciencias Florestais-UFRA, graduada em engenharia florestal pela UNICENTRO, em Irati-PR.

Page 14: As036 preview

14 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

AgriculturaComposto doméstico: reciclar resíduos orgânicos para fertilizar hortas e jardins

Israel e SC buscam parcerias na área agrícola

Fazer compostagem doméstica é a forma mais sustentável de reciclar e valorizar os resíduos orgâ-nicos e pode ser realizada no próprio jardim ou quintal, como restos de alimentos e

de jardim. A compostagem promove a decomposição de resíduos domésticos orgânicos, poupando custos ambientais e económicos de transporte e deposição desses resíduos para ater-

ro. Produza o seu próprio composto e utilize-o para fertilizar o/a seu/sua jar-dim/horta.

A compostagem é um processo de degradação biológica aeróbia (na presen-

ça de oxigénio) de matéria orgânica vegetal através da ação de microrganismos. O produto final tem o nome de composto. Quando adiciona-do ao solo, a decomposição continua dando posterior-

mente origem ao húmus. A compostagem doméstica não requer grandes custos de equipamento ou manu-tenção e pode, por isso, ser feito por qualquer pessoa e em pouco espaço (habita-ções, escolas, universida-des, bairros, jardins).

Através da composta-gem, é possível reciclar, desde os restos de prepara-ção das refeições e restos de comida, aos resíduos provenientes da manuten-ção do jardim, da horta ou canteiros (relva, ramos e folhas). O produto final: o composto. Quando o material da pilha de compostagem es-tiver com menos de um quinto do volume inicial e apresen-tar um aspecto escuro, sem

mau cheiro e à temperatura ambiente, o composto está formado. O composto depois de retirado da pilha deve ser crivado para retirar os mate-riais de maiores dimensões, o qual deve ser reintroduzido numa nova pilha de compos-tagem. Antes de ser aplica-do no jardim, na horta ou canteiros, o composto deve repousar algumas semanas para a maturação final. Num ano, poderá produzir através da compostagem cerca de 100 kg de composto para dispor em vasos e canteiros, pequenas hortas e jardins, fertilizando a terra de forma natural, sem a adição de químicos.

Fonte: SitedeCuriosidades.

O cônsul de Israel, YoelBarnea, visitou a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) na manhã desta terça-feira, 22, onde foi recepcio-nado pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies; pelo presidente da Empresa, Luiz Ademir Hessmann; e pelos diretores Luiz AntonioPalladini e Paulo Roberto Arruda. O objetivo do encontro foi aproximar Santa Catarina e Israel, além de identificar áreas de interesse para firmar parcerias e promover missões técnicas na área agropecuária.

“Há problemas a serem resolvidos na nossa economia agrícola e Israel já fez o dever de casa em algumas dessas áreas. O intercâmbio e a troca de conhecimentos inspiram as pessoas a enxergar a realidade com outra lente”, disse Spies. No encontro, o secretário apresentou as potencialidades econômicas de Santa Catarina e destacou a importância da agricultura familiar nesse contexto. “Temos 200 mil proprie-dades rurais e 90% delas têm menos de 50 hectares. O Estado já desfez a imagem de que a agricultura familiar é sinônimo de agricultura pobre, pois essas propriedades desenvolvem atividades com alta densidade econômica e integram cadeias produtivas muito bem organizadas”, ressaltou.

Spies apresentou ao cônsul números da produção de arroz, maçã, cebola, alho, banana, uva, pêssego, grãos, suínos, aves, pescados, leite, mariscos e ostras. YoelBarnea também conheceu um pouco das características geográ-ficas e culturais do Estado e do trabalho de preservação ambiental.

Caminhos de cooperação

O Cônsul, que está pela primeira vez em Santa Catarina, se disse impressionado com as informações. Segundo ele, Israel e Santa Catarina podem encontrar diversos caminhos de cooperação. “Somos um Estado com 22 mil quilômetros quadrados e temos uma população de 8 milhões de habitantes. Temos áreas bastante áridas para desenvolver a agricultura. Esse setor corresponde a 5% ou 6% da economia israelense e nossa produção, estruturada em kibutz e mochav, também se baseia muito no cooperativismo”, relatou.

A produção de leite do país é um dos destaques. “A vaca israelense produz 12 mil litros por ano. Esse é um tema em que nossa tecnologia está bem avançada e no qual podemos colaborar”, destacou. “Também desenvolvemos bastante a produção de vinhos nos últimos dois anos e exportamos frutas e legumes para Estados Unidos e Europa, principalmente.”

Fonte: Portal da Ilha

Page 15: As036 preview

15Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Geral

Na última quinta-feira (24) a Secretaria Estadual de Fazenda, em parceria com a Associação dos Mu-nicípios do Planalto Norte Catarinense - AMPLANOR-TE e a Polícia Rodoviária Federal realizaram uma operação volante em Mafra para apurar as notas fiscais em trânsito. Na ocasião foi realizado mais um treina-mento para preparação de novos fiscais que vão atuar na região de abrangência da Associação.

Nesta operação foram emitidas sete notifica-ções, no valor total de R$10.042,06. Duas destas foram cobradas na hora, no valor de R$ 3.928,00. Foram notificadas cargas de madeira serrada, ener-géticos, produtos diversos, tubos de manilha e paver, sofás e vinho. Em outros dois casos, com cargas de cerveja e de ração, os mo-toristas tiveram que buscar as notas fiscais.

Participaram desta

Amplanorte e Fazenda continuamfiscalização de nota fiscal em trânsito

operação as fiscais de prefeituras Evini Roseli G. Oliveira e Camila Apareci-

da de Araújo (Papanduva) e Bruna Grisang – fiscal de tributos (Canoinhas);

Joelson Pereira Estefano, fiscal da AMPLANORTE e os fiscais da Fazenda Auri

Mandelli Pereira e Alinor G. Bueno.

Fonte: Assessoria AMPLANORTE

Page 16: As036 preview

16 Papanduva (SC), 2 de agosto de 2014

Estimular o desenvolvimento, aprendizado e paixão pela leitura são lutas constantes dos professores das séries iniciais. O Pacto pela Educação e seus projetos, possibilita aos professores um novo olhar para a alfabetização e vem apresentando bons resultados.

O Projeto ‘O casamento da Dona Baratinha’ desen-volvido nas turmas de 1º ao 3º ano, da Escola Rubens Alberto Jazar é exemplo de aula atraente e divertida, que prende a atenção e estimula o interesse dos alunos pelas atividades propostas, do início ao fim das aulas. A história faz parte da literatura infantil, que auxilia a criança na produção da escrita e da leitura, de maneira prazerosa e diferenciada. Neste estudo acontecem diversas ativida-des como: imitação de animais, candidatos a noivo da D. Baratinha, reconstrução da história, oralidade, gêneros textuais como: convite, receitas, pesquisa de vários gêne-ros, dramatização e confecção próprio livro pelo aluno.

O projeto ainda está em andamento e com a união da direção, professores e funcionários da escola, o aprendizado prazeroso sempre será uma contínua busca, proporcionando a colheita de bons frutos.

O Jornal A Semana parabeniza toda a direção, professo-res e alunos do Gemp Rubens Alberto Jazar pela iniciativa em desenvolver projetos que incentivem a educação de uma maneira mais atraente e estimulante.

Fonte: Prefeitura Notícias e Gemp Rubens Alberto Jazar

Gemp Rubens Alberto Jazar realiza projeto “O casamento da Dona Baratinha”