as029 preview

16
Ano II Edição 29 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014 Após enchente, Vereadores solicitam dragagem e limpeza do Rio Papanduva

Upload: josue-cardoso

Post on 08-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, 14 de junho de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: As029 preview

1Papanduva (SC), 14 de junho de 2014 Ano II Edição 29 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Após enchente, Vereadores solicitam dragagem e limpeza

do Rio Papanduva

Page 2: As029 preview

2 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014Opinião

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Charge

Contra a Copa? A politização da Copa do Mundo tomou níveis alarmantes. Apoiadores

das mais diversas correntes políticas tem se aproveitado do evento como vitrine, sejam visando às eleições de outubro ou em greves oportunistas e que tomam feições de extorsão pura (congratulações ao govenador Geraldo Alckimin pela postura firme contra os baderneiros metroviários). No campo governista, usa-se a falácia de que quem não está satisfeito com a Copa é porque é antipatriota e elitista. Quem é contra a Copa é contra o Brasil. Quase um “Brasil ame-o ou deixe-o” futebolístico.

Do outro lado, a Copa tornou-se um bode expiatório para todo e qualquer problema nacional. Quem quer assistir aos jogos é puramente um adesista. É alguém que fecha os olhos para tudo de sinistro e suspei-to que teria acontecido nas construções dos estádios, e principalmente das promessas de infraestrutura prometidas como “legado” que, assim como os projetos de Eike Batista, nunca lograram êxito em sair do mundo encantado das maquetes e dos discursos populistas inflamados.

Mas nós não estamos nem lá e nem cá. A Copa do Mundo é sim uma grande oportunidade que o Brasil teve, e infelizmente perdeu. O problema não é o evento em si, ou a Seleção Brasileira, ou quem gosta de ver os maiores craques do mundo em ação. O problema é como este megaevento foi gerido. Agora os jogos já se iniciaram.

Resta-nos, agora, apenas assistir aos jogos, que todos nós brasileiros pagamos (e muito caro) por eles. E nos resta torcer pelo time, pois até onde me consta não fazem parte da seleção políticos e donos de empreiteiras que deveriam ser os únicos alvos do escárnio popular. Resta-nos, também, zelar para que o evento, que nós cidadãos construímos com o dinheiro de nossos impostos, não seja usado para maquiar a realidade. Vamos torcer para que nossa seleção seja a vencedora. E vamos lutar para que ninguém se aproprie de uma eventual vitória. A Copa é nossa, e de mais ninguém!

OLHAR CRÍTICOO assunto da semana não poderia

ser outro: Copa do Mundo. Àqueles que a apoiam ou àqueles que são con-tra evento no Brasil, a verdade é que o assunto estará na boca do povo nos próximos 30 dias. Muita bola rolou pelos gramados nesses quatro anos após o Brasil perder para a Holanda nas quartas de final na África do Sul. Recuperada a confiança do torcedor brasileiro há pouco tempo, a Seleção chega para conquistar o hexa em casa.

A grande esperança é sem dúvida o atacante Neymar, que com apenas 22 anos tem a responsabilidade de guiar a Seleção Brasileira até o lugar mais alto do pódio. Além dele, os outros 22 chamados por Luiz Felipe Scolari fazem do elenco da Seleção o mais forte e competitivo da Copa do Mundo. A grande – e grata – surpresa do lado brasileiro pode ser o meio--campo Willian que deve conquistar a titularidade no decorrer dos jogos.

Além do próprio Brasil coloco outros três como favoritos à taça: Alemanha, Argentina e Itália. A equi-pe alemã tem tudo para ser uma das

maiores forças da Copa. Conta com um time ao mesmo tempo experiente e renovado, como Miroslav Klose e o jovem Mario Götze. A Argentina tam-bém está no páreo por ter o chamado “quarteto fantástico” com Messi, Di Maria, Higuaín e Agüero. Já o nome italiano pode soar estranho como candidato ao título. Mas só soar. A equipe comandada por Cesare Pran-delli vem em uma crescente que pode surpreender. Conta com o experiente Pirlo no meio em boa fase e um leque de boas opções no ataque.

A decepção pode ficar por conta da Espanha que defende o título da competição. Não se trata apenas de uma conclusão tirada a partir da vi-tória aplicada pelo Brasil na Copa das Confederações, mas o famoso “tic tac” espanhol já está um pouco ultrapas-sado e conhecido pelos adversários. As surpresas da Copa devem ficar com Bélgica e Bósnia-Herzegovina. A seleção belga é considerada a me-lhor de todos os tempos e conta com Eden Hazard, do Chelsea. Já a Bósnia venceu o México há duas semanas

em um amistoso pré-mundial. Con-tudo, depende de boas atuações do atacante Dzeko para fazer partidas convincentes.

A sorte está lançada e o Mundial já começou. Quais serão as seleções que estarão no dia 13 de julho no Maracanã disputando a taça mais cobiçada do mundo?

O hexa está chegando?

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunica-ção Social - Jornalismo –

Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As029 preview

3Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

SÍLVIO DREVECK É O NOME PREDILETO DE LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA PARA SER CANDIDATO AO SENADO PELA TRÍPLICE PSD-PP-PMDB

Foi com assombro que os meios políticos catarinenses receberam a declaração do senador Luiz Henrique da Silveira, cacique do PMDB em Santa Catarina, de que seu pré-candidato predileto ao senado pelo PP seria o depu-tado estadual Sílvio Dreveck. As ideias de Sílvio Dreveck têm sido elogiadas e admiradas por diversos setores da sociedade catarinense. De fato, é um estadista que há tempos não cabe mais dentro de SC, fazendo por merecer um mandato federal, se assim desejasse. Tem posiciona-mento sólido e argúcia política, o que infelizmente entre os deputados catarinenses não é uma constante. Já sobre a argúcia de LHS não é preciso nem comentar. Apesar de discordar da maioria de seus posicionamentos políticos (o tamanho da máquina pública estadual principalmente), o homem é uma máquina de vencer eleições. Se ele está falando, Colombo deveria estar ouvindo. E por falar em Sílvio Dreveck...

SÍLVIO DREVECK ALERTA PARA DESACELERAÇÃO ECONÔMICA

Deputado Silvio Dreveck (PP) voltou a alertar para a desaceleração da economia, notadamente no setor

industrial. O progressista alerta que o chamado Custo Brasil segue sendo o maior entrave ao desenvolvimento. Acrescenta a isso a excessiva carga tributária, a precária infraestrutura e a burocracia em excesso, como os outros indutores do baixíssimo crescimento. Dreveck defende a implantação do modelo de concessões nas áreas de geração de energia, portos e rodovias.

TROCA NA CÂMARA DE VEREADORES

O novo ocupante do cargo de assessor parlamentar da Câmara de Vereadores de Papanduva já foi escolhido pela presidente Jacinta Mikalovicz (PMDB). Trata-se de Paulo Eduardo Pitt, filho do atual presidente do Hospital São Sebastião, Izeo Pitt. Paulo reside há anos na cidade de Itaiópolis, é proprietário de uma loja naquela cidade e inicia lá sua carreira na advocacia.

TROCA NA CÂMARA DE VEREADORES II

Com a escolha de Paulo Pitt, Jacinta Mikalovicz, que deverá pedir votos ao pré-candidato a deputado estadual Antônio Aguiar (PMDB), acabou por fortalecer a candida-tura a outro pré-candidato peemedebista, Renato Hinnig. Paulo já ajudou Hinnig na última eleição e deve fazê-lo na próxima. Quem não deve ter gostado é o deputado Aguiar, que nas últimas eleições teve maciço apoio do PMDB de Papanduva e vem perdendo espaços.

TROCA NA CÂMARA DE VEREADORES III

Por outro lado, teve gente do PMDB local que não gos-tou da escolha feita. A principal reclamação foi o fato de trazerem uma pessoa que está radicada em outra cidade há anos, pois estariam desprestigiando os nomes papan-duvenses. Alguns nomes até chegaram a ser cotados para

assumir, mas não passou de especulações.

APÓS CHUVAS, VEREADORES PEDEM URGÊNCIA NA DRAGAGEM DOS RIOS

Os vereadores pediram na última sessão que o prefeito volte a fazer a limpeza que era realizada no Rio Papanduva e em outros que cortam o município imediatamente. A in-dicação que era encabeçada pelos vereadores da oposição acabou sendo endossada por todos os nove vereadores.

DEFESA CIVIL É ACIONADA DURANTE CHEIAS E MORADORES APONTAM FALHAS

Todos sabemos que a força da natureza é incontrolável em algumas situações, como a ocorrida na última semana. Passado o pior, entretanto, esse é o momento de avaliação e correção de falhas, já que desastres climáticos têm sido cada vez mais comuns. As principais falhas apontadas foram a falta de uma central destinada a organizar os serviços emergenciais e a demora na avaliação do risco. Ao ser solicitado, o povo papanduvense prontamente atendeu o chamado e colocou diversos caminhões a disposição dos atingidos, porém muitos caminhoneiros rodaram sem ter uma indicação exata de onde seria necessário e lembraram que deveria haver um comando onde todos deveriam comparecer e de lá serem encaminhados às ruas corretas. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) deve analisar essas questões.

TRABALHO DA RÁDIO SUPER FM DURANTE AS CHEIAS É ELOGIADO

A rádio papanduvense teve um papel determinante para orientação durante as fortes chuvas que assolaram o município, tanto aos atingidos quanto os que foram solidários. Acabou se tornando a central de comunicação e o trabalho da equipe recebeu elogios de moradores.

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

Page 4: As029 preview

4 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

SEGURANÇA

Rua Governador Pedro Ivo Campos, 1314 - São Cristóvão - Papanduva

MUNDO ANIMAL

No inverno, filhotes e cães idosos são os mais prejudicados. Os mais ve-lhos costumam sofrer com artrose e sentir dores na coluna e nas articulações. Além disso, eles sentem mais frio porque a pelagem não é mais eficiente, a ca-mada de gordura não é tão espessa e os músculos ficam atrofiados, o que diminui o metabolismo.

Alguns cuidados:• Não deixar o ani-

mal tomar chuva ou ficar no vento

• Colocar roupas quentes em filhotes e cães idosos de pelo curto

• Usar caminhas com isolante para evitar que o colchão fique em con-tato com o chão frio. Uma dica é colocar um estrado embaixo

• Colocar edredons ou cobertores para o ca-chorrinho se aquecer

• Manter as vacinas em dia, principalmente a da gripe, devido à imunidade baixa no inverno.

• Manter o local onde o pet fica arejado, mas sem vento.

• Evitar aquecedo-res porque eles ressecam o ambiente. Caso seja neces-sário, uma dica é espalhar toalhas molhadas e bacias com água para manter a umidade.

• Escolher a hora mais quente do dia para dar banho, usar água morna e secar com secador.

• Proteger bem os ouvidos para evitar otite.

• Em caso de pouca sujeira, optar pelo banho seco (com gel ou lenço umedecido) para prolongar a duração do banho.

O que é seguro de vida?O seguro de vida é um

contrato que você faz com uma seguradora para garantir proteção financeira aos seus familiares e/ou pessoas que dependem de você no caso de sua falta. Você também pode utilizá-lo em caso de invalidez permanente ou doença grave.

Preste atenção na hora de contratar um seguro de vida, pois o preço e as taxas cobra-das variam de acordo com as coberturas selecionadas. Por isso, avalie quais são suas necessidades.

Como o seguro é calcu-lado?

De acordo com a idade. A maioria das seguradoras faz restrições a pessoas com mais de 65 anos, sendo que algumas impõem limitações a partir dos 60 anos para a contratação da primeira apó-lice. No caso de renovação, há ligeira tolerância para o avanço da idade do segurado.

Quem eu posso escolher para ser beneficiário?

Você pode escolher livre-mente as pessoas que quer nomear como beneficiários. A substituição deles por ou-tros também poderá ser feita quantas vezes você quiser.

O que acontece se não houver indicação?

Na falta de indicação de beneficiários, metade do capital segurado será pago

ao cônjuge não separado judicialmente e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem de voca-ção hereditária. Uma exceção é o seguro de vida contratado como garantia de pagamen-to de dívidas, como, por exemplo, um financiamento imobiliário ou um empréstimo pessoal.

Qual a diferença entre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais?

O seguro de vida garante indenização para morte natu-ral ou acidental, enquanto a cobertura de acidentes pes-soais, como o nome indica, é válida somente para o caso de falecimento por acidente. Isso faz com que ambos tam-bém difiram em relação ao preço. Como o primeiro tem cobertura mais ampla, seu custo é maior comparado ao de acidentes pessoais. Ambos também diferem em relação ao cálculo do prêmio (preço pago pelo consumidor para ter direito ao seguro), uma vez que no seguro de acidentes pessoais normalmente não se faz distinção entre jovens e idosos - o valor do prêmio não sofre alteração por avanço da idade do segurado.

IMPORTANTE: Muitas vezes, os bancos

impõem a aquisição de um seguro de vida, mas isso está

errado. O seguro de vida não pode estar atrelado a outro produto, nem deve servir como condição para a reali-zação do negócio, pois essa prática se configura “venda casada”, prática proibida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Inventário e ImpostosOs valores que os benefici-

ários do seguro irão receber, em caso de morte do segura-do, não são considerados no inventário do falecido, ou seja, não há risco deste valor ser usado para pagar eventuais dívidas ou compromissos.

LEMBRE-SEAo adquirir um seguro,

qualquer que seja o tipo do seguro, você deve contar com a experiência e técnica profissional de um Corretor de Seguros devidamente habilitado pela SUSEP para ter a certeza de ter feito bom negócio.

Procure-nos e se informe... SEGURO SÓ COM

CORRETOR DE SEGUROSFALCHETTI SEGUROS/

COLIGAÇÃO CORRETORA DE SEGUROS

SUSEP 10.037.670.1Centro Comercial

Itália - Sala 18 Fone: 47 3653 2121

CUIDADOS COM O SEU PET NESTE INVERNO

SEGURO DE VIDA

Iverson Alberto EufrasioMédico Veterinário

CRMV/SC 3476

A Universidade Fede-ral do Paraná (UFPR) abre inscrições para o curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Mé-dio, na modalidade de edu-cação à distância. O curso visa integrar o professor do Ensino Médio público com a Universidade, a fim de proporcionar-lhe o contato permanente com a reflexão e a pesquisa em filosofia, condição fundamental para o bom desempenho da prática

docente. Sua duração é de 18

(dezoito) meses, dos quais 12 (doze) meses serão des-tinados às disciplinas e aos módulos teóricos e 06 (seis) meses, à elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC). Os alunos de-verão frequentar encontros presenciais (20% da carga horária – aproximadamente, um encontro a cada dois me-ses) e realizar as avaliações em um dos polos disponíveis:

Cerro Azul, Colombo, Parana-guá ou Rio Negro. O curso é gratuito e destinado a toda comunidade. Professores da rede pública têm preferência na concorrência, mas outros setores da sociedade podem ser beneficiados, caso haja vagas. A concorrência é me-nos acirrada para os polos de Cerro Azul e Rio Negro. As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 16 de junho de 2014. Acesse: http://www.filosofia.ufpr.br/

UFPR oferece curso gratuito de especialização em Filosofia

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Page 5: As029 preview

5Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Geral

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Bem-Vindos

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Após enchente, Vereadores solicitam dragagem e limpeza do Rio Papanduva

Após a enchente que assolou o município de Pa-panduva nos dias 06, 07 e 08 de junho, os Vereadores da Câmara indicaram ao Chefe do Poder Executivo Municipal que adote as pro-vidências cabíveis e, através da secretaria competente, sejam iniciadas, em cará-ter emergencial, obras de dragagem e limpeza do Rio Papanduva e dos principais afluentes.

Certamente a dragagem e a limpeza facilitará a pas-sagem da água, diminuindo a probabilidade de enchen-te no caso de chuva forte, como ocorreu nesse último fim de semana.

Cabe ainda salientar que, em razão dos alaga-mentos recentes, ao dimi-nuírem os níveis dos rios, os mesmos acabam recebendo

uma grande quantidade de lixo e materiais diversos, o que indica a necessidade urgente da realização de força-tarefa destinada à limpeza.

NÚMEROSA Defesa Civil de Pa-

panduva informa que até o momento, as estimativas de pessoas afetadas pelas chuvas intensas ocorridas nos dias 06, 07 e 08 de junho foram as seguintes: Famílias atingidas pelas chuvas: 238Nº de pessoas afetadas: 650

O município de Papan-duva declarou Situação de Emergência por Inundação com efeitos a contar do dia 09 de Junho de 2014.

Com relação às provi-dencias tomadas pela Defe-sa Civil, além do atendimen-

to normal de emergência às famílias atingidas pelas chuvas, está sendo feito o cadastramento destas fa-mílias e posterior entrega de cestas básicas para os mais necessitados.

Através da Defesa Civil do Estado estão chegando por ajuda humanitária, os chamados Kits de acomoda-ção (Colchões, Cobertores, Travesseiros) e também água potável. Mais de 3000 (três) mil litros estão sendo enviados ao município, para atendimento aos atingidos pela inundação, e também Kits de limpeza. Porém, devido à quedas de bar-reiras em muitas estradas catarinenses, os caminhões que irão fazer a entrega desses donativos ainda não puderam chegar em Papan-duva. Enquanto isso foram

entregues pela Prefeitura Municipal algumas cestas básicas através da Secre-taria de Habitação.

PANORAMA GERALOs atingidos pelas en-

chentes na região Sul pas-sam de 420 mil pessoas, em 151 cidades do Paraná e de Santa Catarina, se-gundo balanços da Defesa Civil nos dois Estados. No Paraná, o mais atingido pelas chuvas, o governo estadual decretou nesta terça-feira (10) estado de emergência para mais de 50 municípios, totalizando 127 nessa condição. Cerca de 3.800 pessoas seguem desalojadas. A Defesa Civil estima que seja a maior tra-gédia da história do Estado em número de cidades e pessoas afetadas.

Situação no interior tornou-se ainda mais precária

As estradas da serra do São Tomaz sentido Terreiro de Pedra e a Serra sentido à ponte do Craveiro estão interditadas. Já foram detectados diversos pontos com necessidades de manutenção.

O Jornal A Semana homenageia todas as pessoas que se solidarizaram com as famílias papanduvenses que fo-ram atingidas pelas chuvas em nosso município e região. Parabenizamos o Corpo de Bombeiros de Papanduva, Policia Militar, Defesa Civil do Município, Rádio Super FM 89,1, Grupos de Jovens, empresários, imprensa local e todos os voluntários que em uma grande ação conjunta de uma maneira ou de outra, ajudaram as nossas famílias atingidas. Parabéns! A união de todos num só propósito é o que faz a grandeza deste povo.

Page 6: As029 preview

6 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Geral

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Na última semana do mês de maio, as educado-ras Flávia Elisa da Cruz - Língua Portuguesa - e Wilma Granza Madureira – Matemática - da EEB Alinor Vieira Côrte participaram do terceiro encontro do grupo selecionado para escrever a Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina.

A Proposta Curricular de Santa Catarina visa nortear a prática peda-gógica dos educadores na perspectiva da construção de uma escola pública de qualidade para todos. O processo de atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina funda-menta-se em três eixos básicos que se colocam como desafios no cenário nacional contemporâneo: A formação integral, um novo olhar para o percur-so formativo dos alunos e a atenção ao conceito de Diversidade.

O evento presencial acontece na cidade de Bal-neário Camboriú, na última semana de cada mês. São dias de intenso estudo, de-bates e produção que tem como objetivo construir um documento que estabeleça o currículo para a Educação Básica e Formação Integral dos alunos.

Com o objetivo de de-mocratizar este processo, o evento realiza seminá-rios e web conferências mensais e conta com uma plataforma virtual que visa à participação de todos os educadores como par-ticipantes da construção desse importante docu-mento para as diferentes modalidades de ensino de nosso estado. Este pro-cesso de produção envolve também as instituições de Educação Superior de Santa Catarina, com ênfase para propiciar a reflexão acerca dos currículos das licenciaturas e a formação

dos futuros professores. Este documento em

construção deverá eviden-ciar as áreas do conheci-mento, porém integradas e articuladas às temáticas da diversidade/ multidisci-plinares, fundamentando tanto a prática pedagógica em sala de aula, quanto os cursos de formação de pro-fessores. Bem como, pro-vocar o reconhecimento e a disseminação dos res-

pectivos temas, por meio da compreensão de que o conhecimento não é linear nem unilateral, mas sim responsabilidade de todos, assumidas pela prática do planejamento coletivo que, de um lado, garante os ele-mentos estruturantes de cada disciplina e de outro, a interlocução entre estes e o cotidiano escolar.

Segundo as educadoras que representam a nossa

Educadoras Papanduvenses participaram da Atualização da Proposta Curricular de SC

região, - Flávia Elisa e Wil-ma Granza Madureira - faz--se necessário reconhecer a educação como parte fundamental da formação do individuo. Em se tra-tando formação integral, compreendemo-la como a formação humana que considera o aluno(a) nas diversas dimensões da vida: afetiva, intelectual, cultural, social, política, econômica, corpórea, den-tre outras, as quais, arti-culadas na ação escolar. Assim, é importante consi-derar que a escola precisa contemplar as vivências dos alunos. Esse processo de mediação tem lugar nas famílias, nas ruas, nas redes sociais, nos espaços de manifestações culturais e religiosas.

O maior desafio na construção desse docu-mento encontra-se no campo da Diversidade. Pois, entende-se que o aluno se constitui his-tórica e socialmente, na relação com os outros. Porém, compreende-se que a sua condição de sin-gularidade, o aluno visto e respeitado por suas condi-ções únicas, sua inserção no espaço escolar deve compreender o respeito a sua etnicidade, as suas crenças, a sua religiosi-dade, a relação da diver-sidade sexual. Bem como, situações de deficiência, necessidades específicas que o caracterizam e par-ticularidades afins.

A Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina é fruto de muito trabalho, estudo

e esforço de um grupo formado por aproxima-damente 200 pessoas que representam todas as estâncias educacionais do Estado de Santa Catarina. Ainda acontecerão mais dois encontros para a conclusão do documento que norteará a Educação de nosso Estado.

BREVE HISTÓRICO DA PROPOSTA CURRICULAR

As publicações da Pro-posta Curricular de Santa Catarina são resultado de uma construção coletiva de educadores cujo pro-cesso iniciou-se em 1988, com a sua primeira publi-cação em 1991 e, desde então, vem sendo tema de discussões visando o aprofundamento de seus pressupostos teórico--metodológicos e a sua consolidação na prática pedagógica.

A segunda edição, ela-borada pelo Grupo Multi-disciplinar e publicada em 1998, constitui-se de três volumes: Disciplinas Cur-riculares, Temas Multi-disciplinares e Formação Docente, tendo como obje-tivo o aprofundamento e a revisão da edição anterior.

Na etapa de 2005, o caderno denominado Estudos Temáticos dispo-nibiliza textos elaborados por Grupos de Trabalho com o objetivo de am-pliar a reflexão sobre seis temáticas consideradas relevantes e subsidiar políticas públicas para a educação catarinense.

Professora Flávia Elisa da Cruz

Professora Wilma Granza Madureira

Page 7: As029 preview

7Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Geral

Rua Pedro Povaluk, 601

O Jornal A Semana, em par-ceria com seus anunciantes, realiza constantemente diversas promoções através da sua pági-na no facebook.

CONFIRA ABAIXOA LISTA DOS FELIZARDOS:

• Suzana Emmendoerfer – faturou uma linda guirlanda de corujas da Loja Nice Presentes

• Marina Marcon – ga-nhou uma máscara capilar de alto impacto, da marca MacPaul, do Salão de Beleza El Shaddai

• Maria Regina Saraiva – Ganhou uma manta de micro-fibra da Loja Gabitcha

• Laelcio Jientara – Sor-tudo que faturou um jantar romântico na Lanchonete e Pizzaria Itália

• Samara Grabovski e Eliane Pietruka – ganharam 02 mega porções de comida japo-nesa, do Pesqueiro Água Boa.

Confira os ganhadores das promoções do facebook do Jornal A Semana

O Jornal A Semana agradece aos lojistas pelos prêmios ce-didos e também a todos os que participaram.

Curta você também a página do Jornal A Semana no facebook e fique por dentro de todas as nossas promoções.

Maria Regina Saraiva

Samara Grabovski

Page 8: As029 preview

8 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Espaço MulherLOJA GENTE INOCENTE

Papanduva (SC), 7

Fabiane [email protected]

O Espaço Mulher desta semana está um Luxo! Visitei a Loja Gente Inocente e conversei com a proprietária Va-nessa Costa que me mostrou tudo o que há em novidade para a Galerinha Kids.

A Loja Gente Inocente trabalha sempre com dife-renciais, pois busca o que há de melhor em qualidade e conforto do 0 aos 16 anos.

Trabalhando com um mix de marcas fortes, a Loja Gente Inocente se destaca no quesito moda e acessórios para crianças. Confira as marcas oferecidas:

HERING KIDS e PUC: meninos e meninas de 0 a 16 anos.LILICA RIPILICA e TIGOR T TIGRE: meninos e meninas

de 0 a 12 anosVEGGI e TURMA DA BIA: pijamas diferenciados, de 0

a 14 anos, meninos e meninas.TICBAY KIDS: especializada para meninos de 2 a 14

anos.MENINA DE SEDA: roupas de festa para meninas

tamanho 1 até 16 anosQUEBRA CABEÇA: meninas do P,M,G bebê até o 16.KI BABY: meninos e meninas de 0 a 3 anosDEDEKA: meninos e meninas de 0 a 14PUKET: Meias e sapatilhas antiderrapantes, meias

normais, de 0 podendo chegar ao número 39, dependendo o modelo.

A Novidade para o verão 2015 é a marca GREEN. Meni-nas e meninos, peças diferenciadas, para as mamães que gostam de deixar seus pequenos estilosos e modernos.

Confira alguns looks super transados que a Loja Gente Inocente preparou para você:

Loja Gente Inocente

Alana Furtado P. Andreatta - Coren: 007.120Ediclea P. de Lima - Coren: 005.354

Page 9: As029 preview

9Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

3553-2542 | 3653-1111

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

de junho de 2014

Page 10: As029 preview

10 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Social

Aniversariantes AS03/06 - Emi Bosse, Tangreyse Moraes04/06 – Danieli Simões de Oliveira Rauen, Sheila Gmach,

Renê Ferens, Cirineu Ciupka05/06 – Soraia Mendes Prust, Samara Grabovski, Helui-

sa Jastrombek06/06 – Lilian Cieslinski, Thiago Bosse07/06 – Cleison Glevinski, Maria Regodzinski, Andressa

Karpen08/06 – Edinho Silva, Adriana Rodrigues

Edriane MoreiraDia 10 de junho Edriane Moreira comemorou aniversário. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capa-cidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias. São os votos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Silvane Vatraz BorgesDia 15 de junho Silvane Vatraz Borges comemora mais um ano de vida! Silvane, uma mulher que não veio carregada de beleza apenas por fora, tem um cora-ção enorme e está sempre rodeada de bons sentimentos. Que Deus a abençoe sempre. Desejamos muitas alegrias, pros-peridade, saúde e paz. São os votos de seu marido, seus pais José Vatraz e Maria Popadiuk Vatraz, suas irmãs, cunhados, sobrinhos e Jornal A Semana.

Ângela Prestes de Souza Dia 15 de Junho Ângela Prestes de Souza faz aniversário. Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário. Parabéns! Que você possa ter mui-tos anos de vida, aben-çoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.Que seu coração, esteja sempre em festa, que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquis-tas e vitórias sejam constantes em seus dias.

Parabéns pelo seu aniversário, felicidades sempre!São os mais sinceros desejos de suas amigas Fátima, Geisi Bel e Simone.

Luiz Felipe SalibaDia 12 de junho Luiz Felipe Saliba comemorou seu aniversário. Que Deus continue te abençoando e dobrando seus dias de vida, com muita saúde. Que esse aniversário traga novas chances e oportuni-dades para você crescer profis-sionalmente, espiritualmente, emocionalmente e muito mais. Parabéns! Desejos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Carlos Vinicius JavorskiDia 10 de junho o amigo Carlos Vinicius Javorski comemorou seu aniversário. Que a luz do Pai ilu-mine sua vida, guie seus passos e alegre seu caminho em toda sua existência. Não só hoje, mas sempre. Parabéns. Desejos de sua família, amigos e Jornal A Semana..

Sub Tenente da Polícia Militar Alyre Marx BacellarO jornal A Semana homenageia o Sub Tenente da Polícia Militar Alyre Marx Ba-cellar que no dia 30 de maio, completou 30 anos de excelentes trabalhos presta-dos à Policia Militar e em prol de toda a população. Nossos maiores e melhores votos de um futuro ainda mais feliz e cheio de grandes realizações. Parabéns!

SOCIAL PETCompartilhe com to-dos o amor e carinho que você sente por seu animal de estima-ção. O Social Pet dessa semana parabeniza Brutus, esse lindo Pastor Alemão que completou 1 aninho no último dia 31 de maio. Fabiane Vatraz é a dona dessa fofura de cão e deseja que ele cresça cada vez mais forte e feliz!Quer aparecer neste espaço com seu animal de estimação? Envie-nos uma foto no email: [email protected]

Page 11: As029 preview

11Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Esporte Luane [email protected]

Devido às fortes chuvas que atingiram toda a nossa região, causando alagamen-tos, deslizamentos, inter-dição de BR entre outras inúmeras tragédias, o De-

partamento Intermunicipal de Esportes CANCELOU a rodada do campeonato intermunicipal de futsal e também os jogos pelo campeonato municipal de

futebol suíço do interior. Novas datas ainda não

definidas serão comunica-das a todos.

Pede-se a compreensão de todos desde já.

Enfim foi dada a largada rumo ao HEXA. Aconteceu nesta quinta (12) o jogo de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. A Seleção fez gol contra, mas venceu os Croatas em jogo com polêmicas. Marcelo fez o primeiro gol da Copa do Mundo de 2014. Só que contra, a favor da Croácia. O lance, porém, não abalou o Brasil, que conseguiu reagir

e virar o jogo para 3 a 1, na Arena Corinthians.

O polêmico pênalti so-bre Fred marcado pelo árbitro Yuichi Nishimura aos 23’ do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 1 a 1, deu a chance de Neymar fazer o segundo gol e encaminhar a suada vitória brasileira. Oscar, nos acréscimos, fe-chou a conta. Para Arnaldo

Cezar Coelho e Leonardo Gaciba, comentaristas de arbitragem da TV Globo, não houve falta na jogada. “Não houve nada. Não estou vendo nenhuma atitude que justifique o pênalti. O pênalti foi mal marcado. Esse braço esquerdo não é o suficiente para derrubar” – analisou Arnaldo Cezar Co-elho, durante a transmissão da partida, logo após o lance.

Nico Kovac, técnico da equipe croata detonou a ar-bitragem do japonês Yuichi Nishimura: “Não acredito

que aquilo tenha sido pênal-ti. É ridículo. Infelizmente, o árbitro estava fora de sua categoria” desabafa Nico.

A Seleção volta a campo na próxima terça-feira, dia 17, contra o México, em Fortaleza.

Está marcado para este domingo (15), o segundo jogo da seleção Papandu-vense pela Taça Planalto 2014.

Vindo de um empate de 1 a 1 com a equipe de Bela Vista do Toldo, em Bela Vista, o time papan-duvense entra em campo,

jogando em casa, contra a equipe de Itaiópolis às 15:00h no Estádio Muni-cipal, e conta com a sua torcida!

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTSAL 2014 E CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUIÇO DO INTERIOR

CANCELOU

TAÇA PLANALTO 2014

COPA DO MUNDO 2014

Dilma é hostilizada durante abertura da Copa do Mundo em São Paulo

Arena Corinthians é alvo de reclamações por falta de comida nas lanchonetes e problemas na estrutura

minutos do início do jogo. No segundo tempo, Dilma foi xingada mais duas ve-zes.

Os gritos com palavrões começaram na área VIP e se espalharam por outras partes das arquibancadas da Arena Corinthians.

Dilma não fez discurso durante a abertura. Vestida de verde, acompanhou o jogo ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, na Arena Corinthians, e Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

comprar pipoca. É a única coisa disponível. É ridículo” – lamentou a empresária Marcela Soares, de 28 anos.

Problemas na estru-tura do estádio também foram relatados. Os dois principais: o apagão em parte dos refletores, que só tiveram iluminação total restabelecida no início do segundo tempo, e as arqui-bancadas provisórias que aumentaram a capacidade da Arena. Quem viu o jogo lá do alto teve medo.

Fonte: globoesporte.com

A presidente Dilma Rousseff foi hostilizada du-rante a abertura da Copa do Mundo em São Paulo nesta quinta-feira (12).

Xingamentos con-

tra a presidente foram ouvidos em dois momentos antes da partida: após a chegada de Dilma ao está-dio e após a execução do hino nacional, já a poucos

À uma hora do início de Brasil x Croácia, apenas uma lanchonete dos seto-res Leste e Sul vendia algo diferente de chocolates e pipoca. Lanches quentes,

como hambúrgueres, aca-baram. Pelo menos três ba-res fecharam antes mesmo do intervalo do jogo. – “Não tem nada para comer. Meu filho quis um lanche, tive de

Houve xingamentos à presidente e à Fifa após o hino nacional

Page 12: As029 preview

12 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Classificados

Imóveis-Casa em alvenaria com 01 suíte, 01 quarto, 01 cozinha,

01 sala, 01 banheiro, lavanderia, despensa, 01 sala comer-cial, garagem para 02 carros, 01 edícula com 01 quarto e 01 cozinha, terreno com 908m2. Terreno todo murado, com portão eletrônico, situadoo na Av: Papa João XXIII, esquina com Rua: Narciso Guebert, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 300.000,00.

- Casa mista com 01 suíte, 01 quarto, sala e cozinha con-jugados, 01 sala de tv, 01 banheiro, lavanderia, 01 edícula em alvenaria com 01 quarto, sala e cozinha conjugados e banheiro, terreno com 625m2, com 3 lados murados, sito à Rua Paulino F. de Melo, 67, bairro São Cristóvão. Valor R$ 120.000,00.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de

Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugê-nio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugê-nio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 600 m2, sito à Rua: Paulino F. de Melo, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 90.000,00.

-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 60.000,00.

-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 55.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 105.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 97.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 409m2, sito à Rua Nereu Ramos Esquina com Rua: Alfredo Lopes, frente para o asfalto. Valor R$ 120.000,00.

- Terreno urbano medindo 549m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor 85.000,00

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo

Lopes, Centro. Valor R$ 85.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo

Lopes, Centro. Valor R$ 85.000,00- Terreno Rural com 23 alqueires, com reserva legal,

reflorestado com pinus taeda e heliot, eucaliptos dun-nes, grands e saligno, sito na Colônia Becker. Valor R$ 800.000,00.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de

conservação. Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires.

Pagamento à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situ-ados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas esportivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

VENDIDOVENDIDO

VENDIDO

Geral

O governador Raimun-do Colombo percorreu nesta terça-feira (10) os municípios de Canoinhas, Rio Negrinho e Jaraguá do Sul para reuniões de avalia-ção com prefeitos das regi-ões sobre os prejuízos com as chuvas do último fim de semana e a melhor manei-ra de atender a população prejudicada. Na oportuni-dade, Colombo anunciou medidas emergenciais de apoio humanitário para os municípios assolados pelas cheias e enxurradas. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, acompanhou as reuniões e falou sobre os danos ocorridos no setor.

“O Governo vai agir inicialmente de forma emergencial no apoio hu-

manitário. Para isso já foram disponibilizados aproximadamente R$ 5 milhões, dos governos fe-deral e estadual. A próxima parte do processo depende do levantamento em cada cidade, principalmente no interior. Os técnicos devem avaliar os prejuízos na infraestrutura, estradas, la-vouras e prédios públicos”, explicou o governador.

As ações serão realiza-das em duas etapas, sendo a primeira na ajuda aos atingidos pelas cheias e enxurradas, com o desloca-mento das famílias, auxílio com alimentação e água. Também serão fornecidos R$ 50 mil em óleo diesel para cada município atin-gido, o que equivale a 20 mil litros do combustível,

para serem usados nas má-quinas que irão auxiliar na remoção do lixo, do entulho e no transporte de alimen-tos e água. A outra etapa consiste na avaliação, com a documentação de todas as demandas, para que o Governo possa liberar os re-cursos que serão aplicados na reconstrução de pontes, vias públicas, estradas e na reurbanização das cidades.

Conforme relatório ofi-cial da Defesa Civil são 36 municípios afetados pelas chuvas, sendo que 19 cida-des já decretaram Situação de Emergência e duas, Es-tado de Calamidade - Rio Negrinho e Guaramirim. O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Anto-cheski, explica que, mesmo com o fim da chuva, os rios

ainda estão subindo em média três centímetros por hora. Estamos levantando a real situação e demanda de cada município e em segui-da tomar as providências, a exemplo de recuperação de estradas, dos acessos e das pontes. Também estamos recebendo a ajuda do heli-cóptero da Polícia Civil no transporte de mantimentos para as áreas de difícil acesso”.

Na região de Canoinhas e Mafra, os municípios mais afetados foram Porto União e Três Barras com aproxi-madamente 20 mil pessoas atingidas e mais de 200 famílias desalojadas, que estão em dez abrigos. Em Canoinhas, são 25 famílias em três abrigos e o total são 10 mil atingidos. Mafra

tem 120 famílias em quatro abrigos e 15 mil atingidos. O interior de Itaiópolis e o bairro São Cristóvão de Pa-panduva foram totalmente inundados, e o primeiro teve uma ponte arrastada. Já Major Vieira e Bela Vista do Toldo sofrem com enxur-radas. Ao todo são cerca de 120 mil pessoas atingidas com as chuvas.

Em Rio Negrinho, de acordo com o levantamento preliminar da Defesa Civil, as chuvas acumuladas nas

últimas 96 horas somam 305,6 mm. No município fo-ram atingidas 900 residên-cias, 616 estabelecimentos comerciais, 14 indústrias e 6,6 mil pessoas, sendo que 109 estão desabrigadas e alojadas em escolas.

Já em Jaraguá do Sul, o diretor de Desenvolvimen-to Econômico do município, Márcio Silveira, informou que de 100 empresas já visi-tadas 57 tiveram prejuízos, que chegam a R$ 8 milhões se somadas.

Governo do Estado anuncia medidas de apoio humanitário para municípios assolados pelas chuvas

Page 13: As029 preview

13Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

A advocacia sempre foi uma profis-são nobre, responsável por assegurar o direito das pessoas, instrumento de pacificação social e principal ferramen-ta de manutenção da Ordem Demo-crática. Infelizmente, até hoje somos mal compreendidos. A comprovação disso são os rótulos que ganhamos. E, infelizmente, a proporção está cada vez mais desastrosa, já que atinge até formadores de opinião.

Não é possível admitir que na atual fase da nossa sociedade, ainda se con-dene o advogado pela sua parcialida-de. Ora, o advogado deve ser parcial, imparcial deve ser o juiz. Seguindo a sua ética, o advogado deve ser parcial, defendendo os interesses daquele que lhe contrata.

Da mesma forma, é inaceitável que se pretenda discutir questões da advo-cacia sem que se demonstre o menor respeito e conhecimento sobre a pro-fissão. Ser advogado é muito mais do que patrocinar causas e ir a audiências. É ser responsável pela democracia e instrumento de modificação social. Ser advogado é brigar pelos direitos dos cidadãos, sem temor. É lutar pela liberdade e pelo direito de se falar.

Sendo a virtude um meio termo entre dois extremos, a advocacia tam-bém é exercício de virtudes. Pois não deve prevalecer nem só razão, nem só emoção. Na condução de um processo, deve-se estabelecer critérios sempre muito racionais, lógicos e jurídicos. Mas não se pode tratar apenas com frieza, sob pena de transformar a profissão do advogado numa repetição irracional de peças e argumentos.

No mesmo sentido, e como tudo na vida, o jornalismo profissional deve procurar a sua virtude. A liberdade de expressão pautada pela virtude é um

belíssimo instrumento da democracia. A liberdade de expressão pautada pela falta de conhecimento é um atestado de falta de profissionalismo.

A liberdade de expressão como instrumento da democracia deve ser bem usada, de maneira profissional, racionalizada para a construção de uma sociedade mais livre. Entretanto, não pode servir de instrumento à expressão de opiniões vazias e desprovidas de fundamento.

A imprensa é um dos maiores instru-mentos da construção democrática, por ser instrumento formador de opinião. Quando bem utilizado. Quando mal utilizado pode se tornar instrumento de alienação - como bem vemos nesse processo de "globalização" nacional.

A virtude, por tanto, em primeiro lugar. Por uma liberdade de expressão livre de toda e qualquer forma de vício, especialmente, aquele tendente à ge-neralização de opiniões mal formadas.

Espaço Jurídico

Carlos Vinicius JavorskiJurista e eterno

estudante de Direito. Hoje está advogado.

[email protected]

A virtude na advocacia e no jornalismo

SaúdeO PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS

Sabe-se que todo in-divíduo, desde o nas-cimento necessita ser cuidado, sendo essa uma das responsabilidades fundamentais da família. É dentro da família que ele se sentirá cuidado, amado, querido e por mais conflitos que en-frente uma determinada família, é neste ambiente que iniciará seu desenvol-vimento.

A família é então a responsável pela estrutu-ração de cada indivíduo, ou seja, é onde ele nasce, cresce e se desenvolve psí-quica e emocionalmente, formando sua personali-dade. Portanto, o objetivo da família é educar os filhos para a vida e se isso ocorrer de maneira sau-dável a criança aprende a respeitar, amar e ser solidária, em contraponto aprende a lidar com os sentimentos de ódio, in-veja, rivalidade e ciúme, consolidando-se assim, sua identidade a partir das influências de seus familiares. Isso acontece porque a criança precisa de outro para se desen-volver, para adquirir ati-tudes, valores e princípios que vão norteá-lo em sua vida adulta e social.

Por outro lado, é pos-sível perceber que grande parte dos conflitos no relacionamento dos pais com seus filhos se dão pela incompreensão dos pais em entender qual o seu verdadeiro papel na formação dos filhos. Percebe-se então, uma necessidade de orienta-ção a esses pais em como refletir sobre os seus

filhos, proporcionando ajuda em como lidar com a angústia de não ter um manual ou treinamento para a criação dos filhos, mas que é na relação do dia a dia e na confiança no seu potencial que po-derão ser pais sábios para promover um desenvol-vimento adequado para seu filho. Desta forma, é fundamental que os pais não percam de vista os seus valores, os seus prin-cípios, as suas crenças, estejam seguros do seu papel e criem seus filhos com amor, respeito e com-preensão, respeitando seus próprios limites e

história de vida.Sendo assim, o bom

relacionamento entre pais e filhos é fundamen-tal para a formação de uma identidade saudável, mesmo que na fase da adolescência os ensina-mentos dos pais pareçam não ter importância para eles, nesse sentido é pre-ciso que os pais os com-preendam. Os pais que transmitem afeto, atenção e orientação, respeitan-do as escolhas do filho, estarão reforçando sua auto-estima, fazendo com que se sintam valorizados e seguros para enfrentar os desafios do mundo real.

Psicóloga Bruna Luana SouzaCRP 12/12183Clínica Santo AntônioRua Jorje Lacerda, 3552, Centro, sala 2.Telefones para contato (47) 3653-1027 e 9213-5255

Page 14: As029 preview

14 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Agricultura

Na edição 28 do Jornal A Semana conhecemos a papanduvense Maria Olice Meireles Prestes dos San-tos, que participou do III ENA Encontro Nacional de Agroecologia que aconte-ceu em Juazeiro-BA. Além de muitas informações já mostradas aqui no jornal, Maria Olice nos trouxe o Dossiê ABRASCO-Um alerta sobre os impactos dos agro-tóxicos na saúde.

Este Dossiê é um alerta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO à sociedade e ao Estado brasileiro. Registra e di-funde a preocupação de pesquisadores, professores e profissionais com a es-calada ascendente de uso de agrotóxicos no país e a contaminação do ambiente e das pessoas dela resultan-te, com severos impactos sobre a saúde pública.

POR QUE UM DOSSIÊ?

Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e

envolvem diferentes grupos populacionais como traba-lhadores em diversos ramos de atividades, moradores do entorno de fábricas e fazendas, além de todos nós que consumimos alimentos contaminados.

Uma amostra preocu-pante do impacto dos agro-tóxicos em nossa saúde está no parágrafo 1.2.6 Contaminação de leite ma-terno por agrotóxicos. Este parágrafo afirma que parte dos agrotóxicos utilizados têm a capacidade de se dispersar no ambiente, e outra parte pode se acumu-lar no organismo humano, inclusive no leite materno.

O leite contaminado ao ser consumido pelos recém-nascidos pode pro-vocar agravos à saúde, pois recém nascidos são mais vulneráveis à exposição a agentes químicos presen-tes no ambiente, por suas características fisiológicas

e por se alimentar, quase exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade.

Foi realizada pesquisa da UFMT com o objetivo de determinar resíduos de agrotóxicos em leite de mães residentes em Lucas do Rio Verde – MT. Foram coletadas amostras de leite em sessenta e duas nutrizes que se encontravam ama-mentando da segunda a oitava semana após o parto.

A maioria das doadoras (95 %) tinha, em média, ida-de de 26 anos e 30% eram primíparas e residiam na zona urbana do município. Todas as amostras analisa-das apresentaram pelo me-nos um tipo de agrotóxico analisado.

Na próxima semana se-guiremos mostrando pontos importantes deste Dossiê, para maior conhecimento do impacto dos agrotóxicos na saúde.

Dossiê ABRASCO - Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde

Impacto das chuvas na Agricultura em Santa Catarina

A agricultura em um pa-norama geral encontra-se em período de entressafra, com as lavouras de verão já colhidas e as de inverno sendo plantadas ou em fase de crescimento.

As cheias e enxurradas prejudicaram a produção de hortaliças e de mudas em canteiros de cebola e de fumo. Também prejudicou o transporte de leite pela interrupção de estradas danificadas pelas chuvas.

O secretário da Agri-cultura, Airton Spies, disse que ainda não há estimativa final dos prejuízos que estão sendo levantados pelas equipes da Epagri em parceria com as prefeituras. “Sabemos de prejuízos causados pela inundação de várzeas em bananais e de

pastagens, que inundadas ficam sem ser aproveita-das por um tempo e no transporte de ração para aviários e de animais para frigoríficos por causa da interrupção de estradas”, afirma o secretário.

Segundo levantamento preliminar da Epagri de Jaraguá do Sul, em Guara-mirim os prejuízos maiores estão relacionados com a olericultura, principal-mente feijão de vagem, abobrinha, vagem e pepino. Estima-se que as perdas possam chegar a R$ 500 mil. Já em Corupá, a bananicul-tura foi bastante afetada, porém os danos maiores são percebidos nas estra-das, pontilhões e pastagens que foram arrastadas pela enchente.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Alagamentos e inunda-ções: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qual-quer movimentação de terra ou rochas próximas a suas residências, inclina-ção de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é reco-mendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Fonte Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Page 15: As029 preview

15Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

Homenagem PóstumaGilson Adriano GmachSaudades sentiremosDe todas as conversas e risadas jogadas ao ventoDe tudo o que vivemos e passamos...Neste tão curto tempo...Dividimos sorrisos, lágrimas e expectativas futuras...Mas valeu a experiência de termos compartilhado momentos que ficarão para a vida toda...Até aqui viajamos juntos.Passaram vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas...As subidas e descidas foram realidade sempre presente.Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades...Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho...Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetadoA nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aumenta a cada dia que passa. O nosso agradeci-mento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos, nos deram força para suportar a dor de nos separar, para lá na frente, um dia, nos reencontrarmos outra vez.Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro.Gilson Adriano Gmach, saudades eternas!

Homenagem póstuma de toda sua família, amigos e Jornal A Semana.

Page 16: As029 preview

16 Papanduva (SC), 14 de junho de 2014

No último dia 12 de ju-nho foi realizado o sorteio da promoção: Ultragaz e você, torcendo juntos pela seleção de coração. O ga-nhador foi Mateus P. Mone-go que foi receber o prêmio com seu Pai Moacir Monego e agora vão ter o prazer de assistir à Copa do Mundo na TV nova! Parabéns Mateus.

A Ultragaz agradece a todos os clientes que par-ticiparam da promoção, e também ao Jornal A Sema-na e a Super FM 89,1 que estiveram presentes para divulgar o sorteio.

Em breve a Revenda

Ultragáz terá novas pro-moções. Compre seu gás e água e participe você pode ser o próximo ganhador! A

revenda Ultragáz fica locali-zada na Rua Papa João XXIII, 1138 Telefone (47) 3653 - 1200 e (47) 9149 - 1594.

Resultado da Promoção Tem Gás Comércio de Gás e Água Revenda Ultragaz