as044 preview

16
Ano II Edição 44 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014 Auto Escola Papanduva realiza pedágio em alusão a Semana Nacional do Trânsito Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161 Rua Mafra, 421 e na Av. Papa João XXIII, 222 Papanduva - SC 3653.2236 CNPJ 20 563822/0001 - 98

Upload: josue-cardoso

Post on 04-Apr-2016

258 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, 27 de setembro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: As044 preview

1Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014 Ano II Edição 44 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Auto Escola Papanduva realiza pedágio em

alusão a Semana Nacional do Trânsito

Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161

Rua Mafra, 421 e naAv. Papa João XXIII, 222

Papanduva - SC

3653.2236

CN

PJ 2

0 5

6382

2/000

1 - 9

8

Page 2: As044 preview

2 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014Opinião

Editorial

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora Administrativa e Redação: Fabiane Vatraz

Gerente comercial:Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) (47) 9930-6395 (Tim)

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Charge

Mais do mesmo: porquê as eleições não empolgam mais?

As eleições não são mais as mesmas. Se antes, nada segurava as mili-tâncias nos meses que antecedem as campanhas, agora parece haver um consenso de que não há nada mais enfadonho do que época política. Os anos de discursos superficiais, de políticos sem coragem de comprometer-se com nada, de defender nada, de externar opinião verdadeira sobra ponto A ou ponto B chegaram em seu apogeu. Todo mundo é a favor de tudo e mais um pouco se rende um punhadinho de votos. Do crediário popular para comprar bicicleta ao casamento religioso de águas-vivas assexuadas do mesmo sexo. Quanto mais subjetivo, melhor: o bom é não se comprometer com nada. Exagero?

Faça as contas e veja quantas propostas versam sobre fatos concretos, como uma construção de uma rodovia, uma construção de um porto, ou qualquer coisa que exista fora do mundo abstrato dos “direitos”. Mas não apenas o velho blá-blá-blá de “vou fazer X escolinhas em 4 anos” ( quanto maior o valor de X melhor é para efeitos eleitorais). Ninguém fala que irá construir uma escola no lugar X, no prazo de tempo Y, ao custo de Z R$. Raras propostas são assim.

O cúmulo do absurdo foi na uma semana: a candidata ex-petista e atual PSB Marina Silva abriu sua boca para prometer incentivos fiscais para a indústria das bicicletas. Dilma, a atual presidente, do partido que Marina estava a poucos anos, não quis ficar atrás. Prometeu crediário popular para a compra de bicicletas. Veja você : com tantos problemas de infraestrutura, como rodovias feitas ainda na época do regime militar, estrutura ferroviária ridícula para um país de dimensões continentais, ambas candidatas que melhor pontuam nas pesquisas resolvem travar um acalorado debate sobre bicicleta? Aí não há esperança que aguente.

Nada contra quem acha importante a tal da bicicleta. Mas em um país onde são assassinadas 50 mil pessoas por ano, onde estados como Roraima e parte do Amazonas não tem sequer ligação terrestre com o restante do país, e com um sistema de saúde pública que já era ultrapassado quando entrou em vigor sua última reforma, usar o precioso tempo eleitoral pago pelos tri-lhões de reais em impostos para este papo mole de bicicleta é cuspir na cara do pagador de impostos. O Brasil merece mais. O Brasil merece programa espacial, estradas decentes, exército bem-equipado, economia estável de mercado. Merece carga tributária menor, sistema de saúde moderno e com maior participação do setor privado, merece ter aliados no plano internacio-nal que não sejam a escória da política mundial. E merece políticos à altura do país que poderia ser – e por alguns momentos quase foi. Mas para isso, precisará de que uma nova geração de homens e de políticos, com coragem para encerrar o ciclo colonial que o Brasil novamente se encontra.

Artigo

A ideia trivial de que não podemos nunca ter tudo aquilo que desejamos precisa ser reaprendida em certos momentos e certas sociedades (a nossa entre elas) onde o pensamento mágico atrapalha a realidade.

Entre nós, o sintoma mais típico e persistente desse atraso é a confusa expectativa de que há uma espécie de "força superior", o "Estado", capaz de distribuir a todos os bens desejáveis deste mundo: emprego, salários altos, bem-estar, em suma, a "felicidade geral da nação". Qualquer jornal que se pegue ao acaso revelará, enxertadas, notas de fundo populista, "progressista" e nacional-corporativista que não mudaram nestes trinta anos passados, exceto que, agora, a encarnação do Satã a ser exorcizada, não é mais o "neocolonialismo", e sim o "neoliberalismo".

A forma de ver salvacionista tem dado muitas voltas. Durante séculos, abrigou-se em utopias filosóficas ou concepções religiosas. Aquelas, como o nome diz, não se esperava que viessem a ocorrer em lugar algum. E estas últimas reservavam-se para uma existência sobrenatural, onde se podia prometer, sem receios de desmentido, que os méritos e sofrimentos do lado de cá seriam justamente recompensados. Somente há uns três séculos - uma nesga de tempo na história humana - alguns espíritos principiaram a pensar que seria possível construir o paraíso terrestre, aqui mesmo.

Os homens já haviam sonhado isso antes. Os gregos, habilidosos fabricantes de mitos, inventaram Prometeu, que roubou e deu aos homens o fogo - um grande símbolo de força. Na era moderna, porém, os homens começaram literalmente a botar fogo nas coisas por conta própria - na pólvora das armas, nos fornos dos metais, nas caldeiras a vapor, e viram que estavam mesmo transformando o mundo. No século 18, no auge da cultura da Razão, muitos ainda estavam meio incertos sobre as grandezas do futuro e ainda pensavam perceber a Idade de Ouro no passado. Mas, no século 19, soltaram os freios. Passaram a acreditar no progresso sem fim. Sistematizaram o método científico, inven-taram o capitalismo industrial, a democracia representativa liberal - e como não podia faltar o contrapeso, o marxismo.

Daí a achar que podiam fazer sociedades sob medida e consertar qualquer coisa que parecesse errado era um passo fácil, que primeiro foi dado por Saint Simon, tio-avô intelectual de Marx e Comte. Os liberais clássicos do século passado não viam muita necessidade de mexer na ordem das coisas. O mundo estava progredindo a olhos vistos; a educação, a ciência e a técnica faziam milagres. As promessas do futuro eram radiosas.

Naturalmente havia sombras. A transformação das velhas sociedades tradicionais de base agrária para as economias industriais competitivas empurrava os menos adaptáveis para periferia. Desemprego, incerteza, períodos de miséria tornavam-se visíveis contra a teia de fundo das novas cidades. Além disso, havia a instabilidade cíclica, fenômeno comum nos sistemas complexos, mas que, então, não se entendia bem. Do próprio campo liberal, seguindo as origens culturais e religiosas ocidentais, começaram a propor-se remédios - derivados em última análise das antigas noções de solidariedade e caridade. Por sua vez, Marx, achando que era uma questão de mudar a forma de produção, acreditou que a eliminação da propriedade privada dos meios de produção acabaria com todos os conflitos entre os homens, criando a fraternidade e a abundância universal. Era tentador num mundo que estava perdendo as âncoras religiosas - e em que Niestzche declarou que Deus estava morto.

Mas com isso se fechavam os olhos à contradição entre a eficiência do sistema econômico (que era maximizada pelo mercado competitivo) e o natural desejo que tinha a maioria das pessoas de receber - de preferência de graça - bens e serviços que o mercado não poderia fornecer. Com isso, começou-se a incluir na demanda de "bens públicos" um número crescente de bens que, tecnicamente, podiam ser fornecidos pelos mecanismos normais da oferta e procura. Passamos do Estado gendarme ao Estado babá.

Por outro lado, no auge do século 19, os privilegiados, no topo da pirâmide, achavam que tudo ia bem, ignorando os desejos de um mínimo de bem-estar e segurança material que as camadas de baixo principiavam a formular. Em com-pensação, os críticos do sistema, a começar pelos marxistas, achavam que o problema de produção era simples, bastando coletivizar-se a economia. Desconsideravam o fato de que "expropriar", "coletivizar" e "produzir" são ações que exigem organizações, empresas e estruturas intermediárias, cuja eficiência, em cada caso, condicionaria a de todo o sistema. Nem compreenderam que as atividades públicas dependem de burocracias, cuja lógica e cujos fins próprios pouco têm a ver com a necessidade de produzir eficientemente para todo o mundo. Demorou muito tempo até que um marxista sério, E. Mandel, reconhecesse a "degenerescência burocrática" dos regimes socialistas.

A burocracia tem dois defeitos congênitos. Primeiro, não é datada, subestimando os prejuízos da espera. Segundo, a promoção pessoal tem procedência sobre a promoção social. Para a correção de excessiva desigualdade de renda não

bastam o discurso de compaixão e a ladainha da lamentação. Exige-se a solução de dois problemas interligados: aumentar simultaneamente a produtividade da economia e a eficiência operacional do Estado.

O aumento de produtividade pressupõe competição, desregulamentação, e privatização, tanto mais quanto o Estado brasileiro, refletindo o sistema político atrasado, ineficiente e pouco representativo, não consegue fazer direito sequer as coisas fundamentais como administrar a justiça e garantir segurança.

Claro que a aceleração das transformações técnicas e econômicas, nesta era "global", é penosa para os que vão ficando para trás. Não adianta que os políticos votem concessões demagógicas tungando os que produzem, ou pendurando a conta. É ineficiente e antidemocrático. A democracia moderna surgiu quando os ingleses resolveram refrear o hábito do governo de tirar-lhes cada vez mais dinheiro. E a reação liberal dos anos 80 e 90, nas grandes democracias industrializadas, foi para diminuir o apetite dos políticos de darem barretadas eleitorais com o bolso alheio. Só quando o público impuser ao Estado um profundo respeito pelos contribuintes, e quando as fantasias de onipotência da burocracia forem contidas (e punidas) é que alcançaremos afinal o liberalismo.

Do Estado gendarme ao Estado babá...

Roberto Campos foi economista e diploma-ta, foi também deputado federal pelo PP do Rio de Janeiro. Foi senador pelo PDS-MT e

ministro do Planejamento (governo Castello Branco). É autor de "A Lanterna na Popa"

(Ed. Topbooks, 1994). Faleceu em 2001, mas os problemas brasileiros e a burrice dos governantes só fez piorar desde sua época...

Page 3: As044 preview

3Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Anuncie: 47 3653.2725

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

CHEGOU A HORANo próximo final de semana saberemos quem serão

os nossos representantes nos próximos quatro anos. No próximo domingo serão eleitos os deputados estaduais e federais, além de um senador da república. Poderão ser eleitos também, caso se defina no primeiro turno, o governador do estado e o presidente da república. Se não houver definição destes dois cargos, os eleitores deverão voltar às urnas no último domingo deste mês.

EXPECTATIVAS CRESCEMAs expectativas agora se concentram no resultado das

urnas e como se sairão os candidatos que representam nossa região, além disso, todos os cabos eleitorais estão nas ruas atrás dos votos daqueles que ainda estão indecisos.

RECEPTIVIDADE DOS ELEITORES EMPOLGOU SALIBA

A receptividade com que o candidato foi recebido pelos eleitores empolgou o candidato, que sacramentou: “confiamos em Deus e na vitória, e Papanduva será pedra fundamental para o resultado positivo. Sendo assim, os amigos papandu-venses serão reconhecidos com muito trabalho e dedicação para fazer a cidade entrar no rumo do crescimento!”

COLOMBO SEGUE NA FRENTE

O governador e candidato à reeleição Raimundo Co-lombo segue disparado na frente. Se confirmado o cenário atual, deverá levar no primeiro turno.

SENADO SEGUE INDEFINIDO

A vaga ao Senado da República segue indefinida, mas deve ficar mesmo entre Paulinho Bornhausen e Dário Berger. Os dois deverão medir força até o último minuto.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FICA PRA DEPOIS

A campanha presidencial também toma o coração dos eleitores, mas deverá mesmo ser definida em dois turnos. Ao que tudo indica, em Santa Catarina, os eleitores só deverão votar mesmo pra presidente no último domingo do mês.

VICENTE SALIBA VISITA NOVAMENTE PAPANDUVA

O candidato Vicente Saliba es-teve novamente em Papanduva

e reafirmou seus compromissos com a cidade. Vicente, que é medico da prefeitura de Pa-

panduva e irmão do ex-prefeito Luiz Henrique Saliba, disse que a cidade terá prioridade no di-

recionamento de recursos caso seja eleito. Falou ainda sobre a

importância de a cidade ter rep-resentação firme e comprometi-

da de verdade na Assembléia.

Page 4: As044 preview

4 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

GeralLançamento do Projeto“Florir e Arborizar Monte Castelo”

Monte Castelo realiza parada de mobilização em prol da humanização do trânsito

A Prefeitura Municipal de Monte Castelo através da Secretaria de Educação e Cultura realizou no dia 18 de setembro a cerimônia de Lançamento do Projeto ''Florir e Arborizar Monte Castelo'' no Centro de Even-tos Ivo Moreira.

Apesar da chuva o evento foi um sucesso. Estiveram presentes no lançamento o Grupo da Melhor Idade de Monte Castelo, alunos da Es-cola Edson Nagano, partici-pantes do CAPS, Secretários Municipais da Assistência Social Michelle Bertoncello, de Educação Maria Dorazelia Fernandes, de Saúde Oscar Ribeiro Fernandes, da Admi-nistração Eduardo Roberto

Heinzen de Liz, Diretoras das Escolas Municipais, Profes-sores e demais funcionários.

No momento do lança-mento PE Miguel Dobrych-top (Diretor Municipal de Cultura) que está coorde-nando o projeto, falou da importância da união de toda a população. “Cuidar daquilo que é nosso, deixar ainda mais bonita nossa cidade, para acolher nossos ami-gos, parentes e visitantes”, comentou PE Miguel.

A intenção do projeto é criar um grande mutirão em prol do embelezamento e ornamentação das aveni-das, ruas e praças públicas. Revitalizando jardins, hortas e pomares das famílias de

Aconteceu dia 25 de setembro - dia nacional do trânsito - uma parada de mobilização em prol da humanização do trânsito promovida pela “E.M.Edson Nagano”.

Cerca de 120 alunos acompanhados pelos pro-fessores e direção escolar movimentaram o centro do município de Monte Castelo com o objetivo de

conscientizar os motoristas e pedestres sobre a Educa-ção no Trânsito.

Este projeto: “Educar para humanizar o Trânsi-to” conta com a parceria da Autopista Planalto Sul e está sendo desenvolvida durante todo o ano na uni-dade escolar.

Dia 23 de setembro, diretoras e professores das escolas municipais

Monte Castelo. Outro obje-tivo é motivar e envolver as crianças, jovens e adultos nesta grande empreitada. Para isso, está sendo pro-

posta uma campanha mo-tivacional que resultará em premiações aos grupos e famílias que se engajarem.

Segundo o Prefeito Mu-

nicipal Aldomir Roskamp o Projeto “Florir e Arborizar Monte Castelo” é uma ação em conjunto com a popula-ção, e o resultado desta ação

será uma cidade ainda mais bonita e acolhedora, melho-rando ainda mais a qualidade de vida de todos.

Fonte: Imprensa Monte Castelo

envolvidos com o projeto participaram em Mafra da palestra: "Semana Nacional do Trânsito" - Projeto Esco-la - Educar para Humanizar o Trânsito - Autopista Pla-nalto Sul – Arteris.

''Nossos professores estão buscando o mais valioso conhecimento pos-sível para repassar para os nossos alunos, dentro e fora

de sala de aula”- comentou Maria Dorazélia Fernandes, Secretária da Educação.

A professora Samira Maria Kaschuck relatou que - “nada melhor do que trabalharmos a cons-cientização com nossos pequenos, pois, a melhor maneira do cidadão se com-portar no trânsito é usar a consciência, conhecendo

e respeitando as leis para evitar acidentes. Todos têm direito de caminhar com segurança seja a pé, motorizado ou pedalando. Agradecemos a todos os pedestres e motoristas que pararam gentilmente na nossa parada de huma-nização”.

Fonte: Imprensa Monte Castelo

Page 5: As044 preview

5Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

AnuncieAqui

3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

GeralQueridos Clientes amigos!

Estamos programando uma super festa de três dias para comemorarmos juntos nos-sos 25 anos da loja que esta no CORAÇÃO de Papanduva. Iniciaremos juntos uma nova fase, com uma loja moderna e totalmente reformulada para que você possa fazer suas compras com mais conforto e comodidade. Dentre os des-taques da nova Tricomalhas está a reorganização de toda a loja em setores e marcas. Você poderá escolher a sua peça

favorita da coleção inteira, toda exposta em um setor exclusivo.

A Gata Bakana ganhará um espaço especial na nova Tricomalhas. Venha visitar a coleção que esta arra-sando as GBLovers...No dia 09/10 - Desfile no interior da loja apresentando a coleção PRIMAVERA/VERÃO 2015. Com modelos profissionais e clientes desfilando. A HERING ganhará um novo espaço exclusivo na Tricomalhas #decaranova Pra você que

gosta de moda básica #euamo não perde por esperar! Um espaço especialmente criado para quem ama Jeans - todos os estilos! Das marcas que todo mundo ama! E ainda es-paços exclusivos de diversas marcas que você só encontra na Tricomalhas

Dia 08 de outubro a loja estará fechada para a prepa-ração da inauguração.

No dia 09 de outubro a nova Tricomalhas abre suas portas com muitas surpresas ao decorrer do dia (coquetel

de recepção, desfile no inte-rior da loja, música ao vivo, consultoria de moda para clientes e muito mais). Neste primeiro dia serão espalha-das etiquetas premiadas, quem encontrar ganha um presente na hora.

No dia 10 de outubro teremos várias atrações para toda a família. Brinquedos para as crianças, pintura ar-tística no rosto, show com o mágico mirim e muito mais. E a partir das 18h00 um super desfile infantil apresentando

a nova coleção – Momento Fofura. Venha desfilar! As inscrições estão abertas na Tricomalhas. As crianças que desfilarem ganham 30% de desconto no look escolhido e mais um presente especial e uma foto book.

No dia 11 de outubro comemoramos a inauguração oficial da Tricomalhas com um bolo especial de 25 anos e muitas atrações. Durante toda a manhã modelos des-filam lindos looks da coleção primavera verão 2015. Às

11h00 teremos um super desfile juvenil e adulto. Faça sua inscrição na Tricomalhas. Quem desfilar ganha 30% de desconto no look escolhido e mais um MAKE UP e um HAIR profissional para ARRASAR de verdade!

No sábado (11 de outu-bro) a cada R$ 100,00 em compras, GANHE na hora mais R$ 25,00 para escolher um presente!

Mas o melhor de toda esta festa será a sua presença! Venha nos visitar!

COMUNICADO DA TRICOMALHAS

Page 6: As044 preview

6 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Geral

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

A EEB Alinor Vieira Côr-te participou com êxito da sexta edição do Desafio do Conhecimento da Revista Its (FIESC/SENAI) obtendo o 5º lugar na competição dentre as mais de 200 escolas públicas, privadas e Institutos Federais do Estado de SC.

Foram 8 provas em pouco mais de uma semana, com o tema “Todos por um planeta melhor”, com assuntos que foram da sustentabilidade ao mercado de trabalho,

incentivando a criatividade, organização e a interação entre os alunos e, mobilizou toda a escola na participação das tarefas.

A professora Flávia Elisa Schmitt da Cruz foi a res-ponsável pela super equipe: Alisson Yuran Hlenka (108), Amanda Kalusni (108), Aman-da Midori Oya (204), Anelize de Souza Karvat (203), Bianca Karine dos Santos Moura (203), Felipe Heidi Komakome (108), Johan Gustavo Lisboa

Bueno (302), Bruna Renata Visnheski (302), João Paulo Fiamoncini Barabach (201), Jonas Gmach (108), Maria Celina Rudnik (108), Maria Eduarda Tabalipa (108) e Gessana Duffeck Lisboa (204), com a colaboração das ATPs Eliani Czornei e Adriani Vicente e das Professoras Deysi Maia Clair Kosvoski, Wilma Granza Madureira, M Janete K Bueno e do Professor Marlom Granza.

A equipe e colaboradores

agradecem o apoio da Diretora Sueli R Souza, dos Assessores Carlão e Jussélia, e de todos os professores e demais alunos.

A participação neste de-safio nos mostrou que o aprendizado acontece através da interação e da mediação, bem como com objetos de tecnologia assistiva, visando a formação do Ser Integral.

O Jornal A Semana para-beniza a EEB ALINOR VIEIRA CÔRTE por mais essa con-quista!

EEB Alinor Vieira Côrte conquista o 5º lugar no Desafio do Conhecimento

Page 7: As044 preview

7Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

O dia das crianças está chegan-do. Neste 12 de outubro nada me-lhor do que presentear as crianças com brinquedos, pois a brincadeira é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança. O brincar favorece a descoberta, a curiosidade, uma vez que auxilia na concentração, na percepção, na observação, e além disso as crianças desenvolvem os músculos, absorvem oxigênio, crescem, movi-

mentam-se no espaço, descobrindo o seu próprio corpo.

Na União Papelaria você vai encontrar uma infinidade de op-ções para presentear e tornar o dia das crianças ainda mais especial: bolas, patins, patinetes, skates, va-riedades em bonecas, blocos para montar, quebra-cabeça normal e gigante, livros para estimular o desenvolvimento, brinquedos pe-dagógicos, pebolin, lousas infantis, robôs que falam, ursos de pelúcia,

massinha de modelar, jabolô flyer, jogos em geral das marcas Estrela e Grow, toda a linha Polly em bo-necas e acessórios, linha Cotiplás, brinquedos Dora Aventureira, bo-necos Max Steel, pistas e carrinhos da Hot Wheels, piscina de bolinhas e muito mais!!!

Há 25 anos atuando no comér-cio papanduvense, a União Pape-laria trabalha com exclusividade diversas marcas, entre elas Fisher Price e Baby Alive. Brinquedos com

alta tecnologia e qualidade.Não deixe para última hora,

garanta já o seu presente para o dia das crianças! A Papelaria União lembra que se você pretende dar aquele presente especial, pode fazer sua encomenda. Ainda dá tempo!

Venha conferir também o Can-tinho de brinquedos em Promoção. A União Papelaria fica localizada na Rua Leoberto Leal, 485, bem no centro de Papanduva.

GeralDia das Crianças é na União Papelaria:

25 anos de muito sucesso

Page 8: As044 preview

8 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Fabiane [email protected] Espaço Mulher

Auto Escola Papanduva realiza pedágio A Auto Escola Papanduva

realizou na última quinta--feira dia 25/09 um pedágio em frente à praça 11 de abril. O objetivo foi conscientizar os motoristas com relação à direção, principalmente sobre a faixa de pedestres que é o tema deste ano da Semana Nacional do Trânsito: “Esta é a linha que separa a VIDA da MORTE, respeite a faixa!”

Foram abordados diversos veículos durante o período do pedágio – que teve duração de 1 hora – e contou com a presença da Polícia Militar funcionários da Auto Escola

Papanduva e imprensa local representada pelo Jornal A Semana.

Foram distribuídos lixei-rinhas, folders e um panfleto onde a Auto Escola Papanduva alerta aos motoristas sobre os erros mais frequentes no trânsito que podem ocasionar multas.

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trân-sito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximada-

mente 40 000 pessoas.O Jornal A Semana pa-

rabeniza toda a equipe da Auto Escola Papanduva por

essa iniciativa. O pedágio propiciou a conscientiza-ção de inúmeros motoristas papanduvenses.

Page 9: As044 preview

9Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

[email protected]

em alusão a Semana Nacional do TrânsitoSemana do Trânsito

Entende-se por Trânsito, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a utilização das vias por veículos, pessoas e animais. Sendo o segundo elemento definido como pedestre, ele é conside-rado o elemento mais frágil do trânsito, pois está, em boa parte de sua vida, em contato com veículos. Tendo isto em vista o CONTRAN (Conselho Nacional de Transito), aprovou, na Década Mundial de Ações para Segurança do Trânsito que vai de 2011 a 2020, o tema desse ano da Semana Nacional do Trânsito: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre.

A Semana Nacional do Trânsito está prevista no CTB Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 e é comemorada entre os dias 18 a 25 de setembro. Tendo por finalidade conscientizar a população da importância do resgate de valores, onde o respeito ao pedestre vem em primeiro lugar, seja na faixa a eles destinada ou fora dela. Uma tenta-tiva de manter o direito de ir e vir que o pedestre possui, sendo exercido com segurança.

Muitos devem lembrar do de-senho “Pateta no Trânsito” que a Walt Disney lançou nos anos de 1950. Dese-nho este que ficou famoso nos Estados Unidos pois mudou o comportamento de muitos motoristas e vem sendo usado até hoje nos Centros de Formação de Condutores (Autoescolas), pelo mundo. A Disney apresenta como protagonista

o Sr. Walker,(significa aquele que anda a pé), um homem calmo e respeitoso, que não faria mal a pessoa alguma, nem mesmo um inseto. No entanto, ao entrar em seu veículo e colocar as mãos na di-reção, um fenômeno estranho acontece, ele se deixa levar por uma forte sensação de poder e o bonzinho Sr. Walker se transforma no Sr. Wheeler (significa

aquele que tem rodas). Este por sua vez a um homem agressivo no trânsito, não respeita os outros condutores, muito menos os pedestres, pensa que é dono da rua. Um homem que se transforma, como se o veículo fosse uma armadora protetora, onde ele pode tudo.

Hoje encontramos muitos “patetas no trânsito”, que mudam com-pletamente suas atitudes quando estão dentro de um veículo, esquecendo que eles também são pedestres e vão querer que os respeitem quando estiverem sem sua “armadura protetora”. Dentro da nossa cidade, mesmo sendo uma lugar pequeno, o desrespeito é vergonhoso. Motoristas sem paciência, irritados, dirigindo em alta velocidade, levando perigo a outros condutores e princi-palmente aos pedestres. Lembrando que o pedestre também está sujeito as leis, pois faz parte do trânsito, devendo assim seguir as regras para sua própria segurança.

Se a atitude dos condutores não mudarem, as consequências do trânsito tendem a piorar. A Semana do Trânsito tenta lembrar-nos de colocar em prática uma simples palavra, que muitas vezes fica só nos discursos: RESPEITO, pois somente com ele teremos uma convi-vência agradável no trânsito.

Wagner Prestes Diretor Geral do CFC Papanduva

Page 10: As044 preview

10 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Social

VAGNER WOZNIAK18 de setembro Vagner comemorou aniversário. Que os anjos iluminem seu caminho neste dia e sempre, que a felicidade, seja eterna em seu cora-ção. Feliz Aniversário! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

RICARDO SILVEIRA DE LIMA Ricardo faz aniversário dia 27 de setembro. Felicidades! Que este dia tão especial, seja um de muitos. Que você tenha muita saúde, alegria e que seus sonhos sejam todos realizados. Desejo de sua esposa Nice, filha Emanuelly e sua mãe Angelita que o amam muito.

CLAUDIA CHRISTIE POCZAPSKIClaudia Christie comemorou seu aniver-sário dia 18 de setembro. Que a proteção divina esteja sempre ao seu lado. Feliz Ani-versário! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

MARI BODNAR Dia 23 de setembro Mari comemorou aniversário. Que este seja mais um ano de muita harmonia, saúde, felicidades e muito sucesso. Que Deus abençoe você hoje e sempre, que Ele ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

SILMARA DE LIMASilmara comemorou aniversário dia 27 de setembro. Parabéns! Que este dia e todos os outros sejam sempre de muita paz, saúde, alegria e muito sucesso. Felicidades! Desejos de seus amigos, familiares e Jornal A Semana.

MIGUEL DOBRYCHTOPNo dia 21 de setembro o PE Miguel Dobrychtop comemorou aniversário. Que a felicidade seja uma realidade constante em sua vida, e que ela traga grandes realizações e sucesso. Feliz aniversário Miguel! Desejos de seu amigos e Jornal A Semana.

LARA FERNANDA GLONEK Dia 27 de setembro Lara Fernanda Glonek comemorou seu aniversário.Que Deus continue te abençoando com muita saúde e alegrias. Que você continue enchendo de luz e felicidade todos que te amam. Desejos de seus pais, familiares, amiguinhos e Jornal A Semana.

TÂNIA GREINDia 23 de setembro foi aniversário da nossa querida amiga Tânia. Que Deus a abençoe sempre. Que seus sonhos se realizem e lhe tragam toda a felicidade do mundo. Parabéns! Desejos de seus amigos familiares e Jornal A Semana.

22/09 - Marcos Antônio Gentara, Maria Luciane Krajevski, Lidiane Claudino de Luca, Crislaine Cadene.23/09 - Jaime Gruber, Mari Bodnar, Denise Leinecker, Gil de Oliveira, Glaucia Maria Ribeiro,

Cecília Koaski Jastrombeck, Adriano Hunka, Bruna Rossini, Francisco Cardoso, Valmor de Oliveira, Sanayana Schermack24/09 – Gilliard Eufrasio25/09 – Aldoni Kohler, Marcos Ivanicki, Daniel K.

dos Santos, Camila Ferens, Guilherme Castagneti26/09 – Dilsom Carlos Quintero27/09 – Silmara de Lima, Sueli Jastrombeck, Fer-nanda Caroline de Paula, Deise Arendartchuk, 28/09 – Renata Vieira, Marlon Cieslinski.

Aniversariantes [AS]

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu ani-mal de estimação. O Social Pet desta semana apresenta Hortega Chaves e seu lindo cãoz-inho Tob. Quer aparecer com seu animalzinho neste espaço? Envie-nos uma foto no [email protected]

SOCIAL PET

Page 11: As044 preview

11Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Esporte Luane [email protected]

ATLETAS PAPANDUVENSES EM DESTAQUE

Nome: Alan Alves Rodrigues

Idade: 15 anosEscola: E. E. B. Manoel Estevão FurtadoModalidade: AtletismoCompetição: OLESC – Fase EstadualProva: Salto em DistânciaColocação: 2º LugarTécnicos: Ademar Lima Simone Hirt

Experiência: “Foi bom, perdi por 7 cm mais valeu. Expe-riência grande. Quem sabe algum dia consiga ir novamente.”

Nome: Luiz Henrique Maier

Idade: 15 anosEscola: E. E. B. Manoel Estevão FurtadoModalidade: AtletismoCompetição: OLESC – Fase EstadualProva: Arremesso de PesoColocação: 1º LugarCompetição: BrasileiroColocação: 4º LugarTécnicos: Ademar LimaSimone Hirt

Experiência: “Foi bom, perdi por 1 centímetro o 3º lugar . Foi uma grande experiência, espero que um dia eu consiga ir novamente.”

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO 2014Começou!! :D

Teve início no domingo (20/09) o campeonato intermunici-

pal de futsal feminino, com grandes jogos, jogadas e joga-doras, e que com isso, promete ser bem disputado.

Confira as fotos de algumas, das equipes que estão partici-pando. Os resultados da pri-meira e da segunda rodadas.

Page 12: As044 preview

12 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Classificados

Imóveis

- Vende-se casa em alvenaria com 03 quartos, 02 banheiros, sala, cozinha, despensa, lavanderia, porão próprio para área de lazer e garagem. Terreno com 724m², situado na Rua Agostinho Teixeira de Lima, 562, ótima localização.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjuga-dos, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu

Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes,

Centro. Valor R$ 100.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes,

Centro. Valor R$ 125.000,00- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflo-

restamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de

São Tomaz. Valor R$ 220.000,00- Terreno rural com 05 alqueires, com casa em alvenaria,

paiol em alvenaria, lagoa para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Situado em Rio do Engano. Valor: R$ 170,000,00. Aceita-se troca por casa na cidade.

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aproximadamente 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00

- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00

- Terreno urbano com 800m², todo murado, com uma casa mista contendo 5 quartos, 2 salas, cozinha, 2 banheiros, lavanderia, dispensa e garagem. Localizado no bairro Lagoa Seca, em frente a

oficina João Bilik. Valor R$ 155,000,00- Terreno Rural localizado em Rio Seco, possuindo 20 alquei-

res, próprio para reflorestamento. Valor R$ 12,000,00 o alqueire.- Terreno urbano medindo 457m², na Rua Ceslau Levandoski,

próximo ao campo pancadão no Bairro São Cristovão. Valor R$ 60.000,00

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas esportivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

► Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tolachinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

► Vende-se Moto CB 300 R, Preta 2010.Valor a combinar. Contato com Marcos pelos telefones 473653 2018, 8854 3258 ou 9186 9627.

► Vende-se um terreno urbano de 508m², na Rua João Grei-nert s/nº, próximo ao Posto Potencial.Valor a combinar.Contato com Marcos pelos telefones 473653 2018, 8854 3258 ou 9186 9627.

Geral

Feliz da pessoa que nasce com um dom especial. Mais feliz ainda é aquela que se descobre cada dia mais nesse dom, e acaba enchendo de alegria e or-gulho quem acompanha o desenvolver desta arte.

Hoje nosso convidado especial do Talentos da Nossa Terra é João Paulo Fiamoncini Barabach, filho de Nivaldo Barabach e Ivete Fiamoncini Ba-rabach, filho único, mas que teve uma irmã adotiva que, biologicamente, é sua prima.

Quando João Paulo tinha 9 anos seu pai ensi-nou os primeiros acordes : Ré maior, sol maior, dó maior, etc., ele aprendendo a tocar algumas músicas, que no tempo eram só valsas e guaranis, e tudo naquele mesmo violãozinho. Com 11, toda quarta-feira João Paulo pegava aquele violãozinho e ia à casa da cultura. Lá aprendi alguns acordes menores e outros ritmos. Aos 12 fez aula no Maria Avelina, aprendeu outros ritmos, músicas, acordes com pestana e também fez novos amigos. Foi nessa época que começou a conhecer outros estilos: Hard Rock, Heavy Metal, Rock Psicodélico, Grunge, Punk Rrock, etc.Então se perguntava, “como vou poder tocar isso?”

“Imaginava um personagem oculto dentro de minha mente tocando para várias pessoas as músicas que eu ouvia” - comentou João Paulo. Aos 13 comprou sua primeira guitarra, uma Hofma

semi-acústica com um cubo de distorção e um cabo p10, tudo isso no básico, e então começou a apren-der sozinho vendo vídeos na internet. Aprendeu solos, a tirar músicas, tudo na maior simplicidade e sem prática. Aos 14 fez aula, com, segundo ele “um cara que eu considero muito, e até hoje eu o acho um mito, o Izaque B. Fernandes. Foi um ano e três meses de estudo, com ele aprendi coisas inimagináveis. Sinceramente, aprofundei-me em música, em estilos tão diferentes como: Jazz, Funky, Bossa, Blues, música erudita, música instrumental, etc., foram ótimos tempos”, comentou João Paulo.

Logo foi convidado a entrar pra uma banda gospel. João Paulo conta que foi incrível, músicas do estilo de bandas como: Oficina G3, Rosa de Saron e Iahweh. Ele conta que aprendeu muito, chegou a tocar no Acampamento Vigiai 2013, no Rodeozinho; Em Monte Castelo, na DNJ 2013 (esse segundo João Paulo, foi fantástico, cerca de 1500 pessoas); ambém em Monte Castelo, tocou no festival de talentos. Mas a banda com o tempo acabou e no dia 06/01/2014 encerraram definitivamente as atividades.

João agradece sobretudo, aos seus pais por terem sempre o ajudado e apoiado. “Eles são o exemplo que eu quero me tornar, pois eu os amo muito” finalizou João Paulo Fiamoncini Barabach.

Talentos da Nossa Terra

Page 13: As044 preview

13Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

Aparício Silva NettoOAB/SC 28.819

Não sabemos o que iremos fazer amanhã, bem como, se aqui amanhã estaremos. Certo é que, todos, desde o nascimento, caminham para envelhecimento. Deixamos de ser crian-ças que necessitam de cuidados e carinho e passamos a ser idoso, ou melhor, crianças mais experientes, que também precisam de cuida-dos e de carinho. As crianças possuem o Esta-tuto da Criança e do Adolescente (ECA) que trás diretrizes e políticas sociais em proteção à este ser ainda em fase de desenvolvimento. Mas e quanto aos idosos, eles têm algum Estatuto que os proteja? SIM, eles possuem. Com o advento da Lei nº. 10.741/2003, fora criado o Estatuto do Idoso. A máxima para explicação da necessidade da lei, podemos colher do bojo do art. 8º, que assim prevê: “O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social”. Muitas vezes vemos pessoas idosas sendo tratadas de maneira inumana, seja por não ter sua vaga preferencial livre, seja jogada em asilos, entregues ao esquecimento. Cumpre destacar que o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Mas quem é o responsável por tal proteção? Tal obrigação é da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público. Todos devem, de maneira solidária, assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à con-vivência familiar e comunitária. Talvez devido ao desconhecimento de tais direitos, faz com que idosos sejam maltratados, humilhados e deixados a mercê de suas necessidades. En-tão, deixo aqui, com base na lei supra citada, algumas das prioridades dos idosos, tais como: a) atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; b) preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas; c)

destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso; d) viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações; e) priorização do atendimento do idoso por sua própria fa-mília, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência; f) capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos; g) estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biop-sicossociais de envelhecimento; h) garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais; i) prioridade no rece-bimento da restituição do Imposto de Renda. Tem também o idoso, direito a liberdade que compreende, em suma, os seguintes aspectos: I – faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II – opinião e expressão; III – crença e culto religioso; IV – prática de esportes e de diversões; V – participação na vida familiar e comunitária; VI – participação na vida política, na forma da lei; VII – facul-dade de buscar refúgio, auxílio e orientação. Finalmente, para ser considerado idoso, a pessoa tem que contar com idade igual ou superior a 60 anos de idade.

Espaço JurídicoO Estatuto do Idoso Direitos e Garantias

Espaço Saúde

Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciência e tolerância estão se tornando artigo de luxo. Quando o computador demora para iniciar, muitos se irritam. Quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam. Raros são os que contemplam as flores, o céu estrelado, sentar para con-versar na varanda. Estamos na era da indústria do entretenimento, e paradoxalmente, na era do tédio. Grande parte dos seres humanos não sabe ficar só, se interiorizar, refletir sobre sua existência, se curtir. Essas pessoas conhecem muitas pessoas nas redes sociais, mas raramente conhecem alguém a fundo, e o pior, não conhecem a si mesmas. Não sabem ser criticadas, contrariadas e além de tudo tem a necessidade do poder, e de que o mundo gire a sua volta.

Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida, e estressante – alterou algo que deveria ser inviolável, o ritmo da construção de pensamentos, gerando consequências sérias para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, da criatividade, e das relações sociais.

Vivemos na idade da pedra em relação aos papéis do “EU” como administrador da mente. Vejamos, de quanto em quanto tempo você faz a higiene do seu corpo? A cada 24 horas? E a higiene bucal? A cada 4 horas? E a Higiene Mental, você faz?

A grande maioria das pessoas dirige carro, mas não aprende a dirigir as próprias emoções, reações e pensamentos. Vivemos numa sociedade que todos os dias nos vendem produtos e serviços, porém, não nos ensina a desenvolver um “EU” gerente, maduro, inteligente, consciente de seus papéis na socie-dade. “O que estamos fazendo com os filhos da sociedade?”

A mente é a mais complexa de todas as “empresas”, a única que não pode falir, mas infelizmente tem tido um valor irrelevante. E devido aos descuidos com que a tratamos o nosso emocional é facilmente atingido.

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michegan aponta que, ao longo

da vida, uma em cada duas pessoas deve desenvolver um transtorno psiquiátrico, ou seja, mais de 3 milhões de pessoas. Estamos no auge da indústria do lazer, mas nunca houve uma geração tão triste e depressiva como a nossa.

Milhões de pessoas cobram demais de si mesmas. Elas usam o pensamento não para se libertar, mas para se aprisionar e punir quando falham ou não correspon-dem as suas expectativas. Quem cobra excessivamente de si, pode ser ótimo para a sociedade e para sua empresa, mas carrasco para si mesmo.

Crianças e adolescentes agita-dos, inquietos, com dificuldade de concentração e rebeldes a normas sociais vêm sendo diagnosticados erroneamente, atribuindo esses comportamentos ao Transtorno de Déficit de Atenção ou Hiperatividade (TDAH), quando na verdade essa criança é vítima da Síndrome do Pensamento Acelerado (PSA).

Apesar desta síndrome pro-duzir sintomas parecidos com o da hiperatividade, suas causas são bem diferentes.

A hiperatividade tem um fundo genético, onde geralmente um dos pais é hiperativo, e os sintomas já se manifestam na primeira infância. Enquanto na SPA a inquietação é construída ao longo dos anos, e entre as causa estão: o excesso de estimulação de brinquedos, de atividades, e de informação.

O tratamento da SPA e da hiperatividade devem ser bem diferentes, já que não se trata de uma alteração metabólica e sim funcional e social.

A falha da SPA esta ligada ao processo de formação da personali-dade e ao funcionamento da mente e deve ser corrigida com técnicas para desacelerar a criança, para gerenciar

os seus pensamentos, e proteger as suas emoções. É preciso encorajar a criança para desenvolver atividades mais lentas e lúdicas, como ouvir uma música tranqüila, tocar um ins-trumento, pintar, praticar esportes, etc. Hiperativos também podem e devem desenvolver essas práticas.

O preocupante no caso de um erro de diagnóstico é que o SPA não deve tomar ritalina e outras drogas prescritas para hiperativos.

Tanto as crianças e jovens hiperativas, quanto os com SPA se não aprenderem essas técnicas poderão repetir seus erros, desace-lerar sua maturidade, se tornarem irritados, com baixo limiar de frustração, baixa capacidade de ser contrariado, sofrer de insatisfação crônica, além de ter o rendimento intelectual comprometido. Mas o que mais preocupa é a retração de 2 funções vitais para o sucesso social, profissional e afetivo do indivíduo que são: pensar antes de agir, e colocar-se no lugar do outro (empatia). Quem se preocupa com a saúde emocional de seus filhos e alunos deve desenvolvê-la.

Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) ou Hiperatividade?

Laís Caroline FuckPsicóloga CRP 12/12603Atendimento Individual, Casal, Familiar e Orien-

tação Profissional.

Page 14: As044 preview

14 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

AgriculturaÓleo de fritura na Expointer vira combustível para tratorAção transforma resíduos em energia limpa e sustentável

Quem foi à 37º Expointer – Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrope-cuários que aconteceu na cidade de Esteio/RS, e beliscou alguma coisa na praça de alimentação ajudou na coleta de cerca de 300 litros de óleo de fritura que serviram para abastecer o tanque do trator Massey Fergusson 7390 Dyna-6.

A ação para mostrar um produto com viés mais sus-tentável veio de uma parceria com a Embrapa, criadora de uma usina móvel que transforma o óleo em combustível sustentável.

No stand da Embrapa na feira, é possível ver a filtragem do produto, limpeza, produção, decantação e saída do óleo transformado em biodisel. O trator fica posicionado perto do local para ser abastecido e usado em demonstração ao público. "Participamos de eventos como a Expointer para

divulgar a importância de não jogar o óleo de fritura na pia ou no lixo. Além disso, buscamos explicar que esse resí-duo gera energia limpa na forma de biodiesel", informa o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Rossano Gambetta.

O óleo passou a responder por 0,5%, da produção de biodisel em 2013, ou cerca de 4,8 milhões de litros.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Rio Grande do Sul foi o maior produtor de biodiesel do Brasil no ano passado, com 97 milhões de litros.

O modelo da Massey Fergusson está entre os poucos que podem operar com até 100% de biodisel, chegando a ofertar 19 modelos com motor AGCO Power. De acordo com a empresa, além de oferecer um produto mais sustentável, a alternativa também pode diminuir custos dos produtores.

Fonte: Globo Rural

Empresas devem substituir testes em até cinco anos

Resolução do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação publicada nesta última quinta-feira (25/9) no Diário Oficial da União reconhece 17 métodos alternativos ao uso de animais em atividades de pesquisa no Brasil.

O texto cita métodos alternativos validados por centros internacionais que tenham por finalidade a redução e a substituição do uso de animais em ati-vidades de pesquisa, além de procedimentos mais refinados. Ainda segundo a pasta, todos os 17 métodos têm aceitação regulatória no exterior.

Uma das alternativas a testes em animais para

saber se o produto causa irritação na pele será uma espécie de pele artificial. Também foi aprovado o método in vitro, que usa culturas celulares para avaliar, por exemplo, pos-síveis danos de substâncias ao DNA.

A resolução estabelece um prazo de cinco anos para a substituição obri-gatória do método original.

O assunto ganhou desta-que no fim do ano passado, quando ativistas contrários à prática de testes laborato-riais em animais invadiram o Laboratório Royal – no município de São Roque, no interior paulista – e levaram 178 cachorros da raça beagle. Eles acusavam a unidade de maltratar cães, coelhos, ratos e outros ani-mais usados em pesquisas científicas. O laboratório encerrou as atividades em novembro de 2013.

Fonte: Planeta Bicho

Máquina desenvolvida pela Embrapa para transformar óleo de cozinha em biodisel

Divulgação / Massey Fergusson

Governo reconhece

17 métodos alternativos

ao uso de animais em

pesquisas

Governo reconhece

17 métodos alternativos

ao uso de animais em

pesquisasA raça beagle era uma das mais utilizadas em testes

Page 15: As044 preview

15Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

3653-1200

Dicas AutomotivasCambagem

Assim como o alinha-mento a cambagem são regulagens determina-das de fábrica para cada modelo de automóvel, que com o uso do mesmo ou substituição de peças se alteram diminuindo a estabilidade e gerando desgastes prematuros de alguns itens do veí-culo. Estas regulagens são verticais, porem nem sempre são suficientes para deixar como indica o fabricante, sendo neces-sário então o uso de um sistema hidráulico para corrigir esse problema, por isso a cambagem é

cobrada separadamente do alinhamento pois nem sempre é necessária.

Cambagem é a in-clinação da roda de um veículo em relação ao plano vertical. Seu valor é denominado ângulo de cambagem (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora, e será negativo (-) quando ela se inclinar para dentro.

O ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspen-são de um veículo.

Importante: geralmen-te as oficinas cobram se-paradamente os serviços de alinhamento e cam-bagem, pois há veículos que não necessitam de cambagem ou às vezes necessita apenas em uma das rodas.

A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabili-dade, aumento do consu-mo e em alguns casos a direção pode puxar para ambos os lados.

Faça manutenção pre-ventiva, garantindo sua segurança e poupando dinheiro.

Na próxima matéria faleremos sobre Caster. Até lá !!!!!!

Auto Center RomanioCuidando bem do seu carro

(47) 3653-2403Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-2403

CO

LIG

ÃO

MU

DA

BR

AS

IL, M

UD

A S

AN

TA C

ATA

RIN

A.

PP

/ PS

L / P

TN /

PP

S /

PR

TB /

PH

S /

PTC

/ P

SB

/ P

SD

B /

PE

N /

PT

do B

/ S

D •

CN

PJ

20.5

82.8

63/0

001-

21

Valo

r: R

$ 29

0,00

PARA SENADOR, VOTE EM QUEM

LIDEROU A APROVAÇÃO DA FICHA LIMPA NO CONGRESSO.

Page 16: As044 preview

16 Papanduva (SC), 27 de setembro de 2014

SILVIO DREVECK

DEPUTADO ESTADUAL PP

FACEBOOK.COM/SILVIODREVECK

CAN

DID

ATO

- C

NP

J: 2

0.65

9.71

9/00

01-4

6 | V

EÍCU

LO -

CN

PJ:

19.

1164

46/0

001-

04 |

VALO

R 3

00,0

0

(47) 9251-0129(47)9740-1883Rua Pedro Povaluk, 601