as052 preview

16
Ano II Edição 52 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014 Rua Mafra, 421 e na Av. Papa João XXIII, 222 Papanduva - SC 3653.2236 Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161 SUBESTAÇÃO DA CELESC EM PAPANDUVA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

Upload: josue-cardoso

Post on 06-Apr-2016

251 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, 22 de novembro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: As052 preview

1Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014 Ano II Edição 52 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Rua Mafra, 421 e naAv. Papa João XXIII, 222

Papanduva - SC

3653.2236

Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161

SUBESTAÇÃO DA CELESC EM PAPANDUVA JÁ ESTÁ

EM FUNCIONAMENTO

Page 2: As052 preview

2 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014Opinião

Editorial

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora Administrativa e Redação: Fabiane Vatraz

Gerente comercial:Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) (47) 9930-6395 (Tim)

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Não, o verbete do título não consta de nenhum dicionário, mas não me espantarei se em breve passar a constar. Tal neologismo – criação de uma nova palavra – começou a surgir mais de uma década atrás, por causa das tais campanhas de desarmamento, sendo invocado a cada crime com faca – e não são poucos – para ironicamente expressar a completa ineficácia da política nacional de recolhimento de armas, a qual, apesar do fragoroso fracasso, vige até hoje na terra brasilis.

E eis que me deparo com duas notícias que remetem ao aludido termo, uma delas sobre um covarde ataque a uma sinagoga em Israel, onde dois terroristas armados com facas deixaram quatro mortos e outros tantos feridos, e só acabaram mortos com a chegada da polícia. A outra é sobre segurança pública na Inglaterra.

No primeiro caso, o de Israel, enquanto feridos ainda eram atendidos e os mortos, retirados do local, o ministro israelense de Segurança Pública, Yitzhak Aharonovitch, disse que o país vai facilitar o porte de armas para garantir a autodefesa dos cidadãos. “Aliviarei imediatamente as restrições sobre o porte de armas”, afirmou à rádio pública de Israel.

Já a segunda notícia, vinda da Inglaterra – berço moderno do de-sarmamento e país que falsamente é usado como exemplo de sucesso dessa política no combate ou redução de crimes violentos –, informa que várias cidades, diante de uma verdadeira epidemia de crimes cometidos com facas, facões, espadas e machados, lançaram efetivas campanhas de “desfaqueamento”! Isso mesmo, as pessoas estão sendo convidadas a entregar suas facas em prol da segurança. Com tais campanhas, o governo e a polícia tentam diminuir as ocorrências violentas utilizando tais objetos. O absurdo da notícia, confesso, até para mim causa dificuldade de tecer críticas minimamente educadas, sendo impossível não indagar o que virá depois. Entregar bastões? Pedras? Garrafas de vidro? Ou serão as próprias mãos?

Minha modesta sugestão para os operadores da Segurança Pública, na Inglaterra ou em qualquer outro país: leiam com atenção o livro da americana Joyce Lee Malcolm, professora e doutora em Direito, chamado Violência e Armas — A Experiência Inglesa (lançado no Brasil pela Vide Editorial), obra em que a escritora faz um minucioso estudo sobre a criminalidade na Inglaterra, iniciando no século 15 e indo até o século 21. Os resultados da extensa pesquisa são os já conhecidos: não existe relação entre nível de criminalidade e número de armas em mãos corretas, sejam elas facas ou fuzis.

A divergência de posturas é de simples compreensão: a Inglaterra, muito alinhada ideologicamente com o politicamente correto e com o progressismo, continua imaginando que aquele que quer fazer o mal só o faz por ter acesso aos instrumentos eficazes para isso. Israel, por outro lado, dá uma resposta rápida e eficaz, que aponta para algo que é sabido por todos e negado por muitos: que o Estado não é onipresente para a defesa do cidadão e um maluco armado, mesmo que com uma simples faca, só pode ser detido por um cidadão de bem, também armado em iguais ou superiores condições às do seu agressor. E que se dane o politicamente correto!

Editorial escrito por Bene Barbosa, especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil

Avenida Papa João XXIII, nº 153 - Bairro São Cristóvão, próximo ao Meg Supermercados. Papanduva/SC

Desfaqueamento já!

Page 3: As052 preview

3Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Anuncie: 47 3653.2725

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Anuncie Aqui

3653.2725

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

SUBESTAÇÃO DA CELESC INICIA OS TRABALHOS

Na última terça-feira 18, A Celesc energizou a nova Su-bestação Papanduva e a linha de transmissão que conecta à nova SE à subestação Canoinhas, em tensão de 138.000 Volts, oferecendo uma nova realidade ao fornecimento de energia elétrica para os municípios de Papanduva, Santa Terezinha, Major Vieira, Monte Castelo e Itaiópolis, no Planalto Norte Catarinense.

DETALHES TÉCNICOSMesmo com o início dos trabalhos da subestação, Papandu-

va registrou alguns apagões de energia. Acredito que estejam fazendo ajustes para que a estação trabalhe corretamente.

SILVIO DREVECK DESTACA SUBESTAÇÃO EM PAPANDUVA, MAS COBRA OUTRAS OBRAS IMPORTANTES COMO A SC-477

Silvio Dreveck (PP) foi à tribuna da Alesc para registar a instalação da subestação de alta tensão de Papanduva, obra da Celesc. O progressista lembrou que se trata de um antigo pleito, pois a região vem sofrendo com apagões que desbotam também a confiança dos empresários em investir.

O deputado lembrou que há ainda outras ações que o go-verno precisa levar a cabo para incentivar o desenvolvimento, como integração rodoviária do Planalto Norte com o Vale do Itajaí. Exemplo maior é a abandonada SC-477, que tira os Papanduvenses do sério a algum tempo.

DARCI DE MATOS BUSCA SOLUÇÃO PARA O SURTO DE MARUIM NO NORTE DO ESTADO

O deputado Darci de Matos esteve reunido na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, na última quarta-feira (19), para solicitar que o órgão estadual equipe seus laboratórios para dar sequência à pesquisa para acabar com o mosquito maruim, que já um surto no Norte Catarinense e está se es-palhando para os demais municípios do estado. "Precisamos encontrar, por meio da pesquisa, um alternativa biológica para acabar com o inseto, assim como já existe com o bor-rachudo", ressalta o parlamentar.Segundo Darci, o mosquito vem incomodando a população, pois sua picada causa dor e inchaço e pode ainda ser vetor de doenças.

VEREADOR BRANCO PEDE CONSERTO EM PONTE NO RIO BONITO

O Vereador Valdecir Vaneski pediu, com a máxima urgência, que a administração reforme uma ponte na localidade de Rio Bonito. Segundo o vereador, a indicação se faz necessária pois a ponte está totalmente danificada ocasionando riscos de acidentes às pessoas que por ali transitam.

MORRE OLÍVIO BALDISSERA, SÓCIO FUNDADOR DA COOPERALFA

Faleceu na última sex-ta-feira, 21 de novembro, pela manhã, em Chapecó – SC, o senhor Olívio Bal-dissera, sócio fundador e ex-integrante do primeiro Conselho Administrativo da Cooperalfa formado em 1967, também fundador da Associação Atlética Re-creativa Alfa – AARA. A sua esposa, senhora Esterina Baldissera, faleceu faz 22 dias. O 2o vice-presidente da Alfa, Sérgio Giacomelli, estende as condolências à

família Baldissera em nome da Direção e associados.

Sérgio Giacomelli recor-da com carinho do tempo em que conviveu com o senhor Olívio Baldissera na década de 70, no setor de armazenagem da coope-rativa. “Foi ele que assinou minha carteira em 1977. Baldissera foi um grande homem e fez um trabalho muito bom na Alfa, princi-palmente para o setor de grãos onde o desafio maior era arrumar espaço para re-

ceber e guardar a produção dos associados que vinha de toda a região Oeste. “Fica-remos eternamente gratos pela sua dedicação incondi-cional. Juntamente com os demais companheiros, seu Olívio trabalhava dia e noite sem medir esforços pela co-operativa. Que o casal Olívio e Esterina, que faleceu dias atrás, descansem em paz, junto ao Senhor Deus”.

Numa entrevista con-cedida ao Informativo de rádio da Alfa, dia 19 de setembro de 2007, Olívio falou de sua experiência durante oito anos como diretor de armazenagem, até1980. Ele recorda das dificuldades e desafios do setor de armazenagem na cooperativa naquela época, que era a única que recebia grãos para o Banco do Bra-sil, instituição financeira que liberava a AGF para a cooperativa. A Alfa tinha que alugar barracões para receber a produção agrícola da região.

Em dezembro de 2012,

na inauguração da AARA em Chapecó, em entrevista para o rádio, Baldissera recorda das dificuldades enfrentadas na agricultu-ra do Oeste na década de 60. “Não havia recursos nenhum e o então gerente do Banco do Brasil, Setem-brino Zanchet, que era um visionário, incentivou a re-tomada do cooperativismo na região e foi em 1967 que passamos a tomar frente da Alfa, resultado de fusão de duas cooperativas da re-gião, juntamente com Aury Luiz Bodanese, Orlando Cella, Alcides Fin, Miguel Kovaleski e Odilon Serrano. O início da cooperativa,foi no pavilhão da CIBRAZEM no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. Hoje a Alfa está com 47 anos e desejo que continue crescendo firme e forte” (Olívio Baldissera in memoriam).

O Jornal A Semana la-menta profundamente o falecimento deste ícone do cooperativismo catari-nense.

Page 4: As052 preview

4 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

GeralMadeireira Beira Rio em parceria com a E.E.B. Maria Avelina de Oliveira Furtado realizam projeto: “Segurança para o Trabalho, Educação para a Vida”.

O projeto Segurança para o Trabalho, Educação para a Vida surgiu mediante uma relação prévia entre as instituições Madeireira Beira Rio e EEB Maria Ave-lina de Oliveira Furtado, as quais já trabalhavam em parceria.

Tudo começou quando a Senhora Eunice de Luca demonstrou seu interesse em desenvolver um projeto que envolvesse a criação de um mascote voltado a representar a ideologia de inovação, segurança e tra-balho, mas principalmente voltado a educação. Nesse momento, o desafio em criar o mascote foi aceito pela EEB Maria Avelina que estreitou a relação com a Madeireira Beira Rio através da presença da empresa na escola, através de palestras, visitas, acom-panhamentos, assim trans-mitindo conhecimentos aos alunos. Além de parcerias em diversos projetos e ati-vidades educacionais.

Em contrapartida os alunos da EEB Maria Ave-lina foram até a Beira Rio

conhecer a estrutura, os co-laboradores, os processos de produção, as tecnologias empregadas, os setores e demais áreas que compõem a empresa.

Tendo como base a ideia que envolve a relação de família, trabalho, segurança e educação, surgiu a ideia de criar um mascote que es-tivesse presente no dia a dia da vida de todos. E para a sua criação, houve a participação de todos, desde as crianças até a diretora, todos ajudan-do e ajustando com ideias e exercitando a criatividade.

Eis que é criado o PI-NHO, o mascote, que na tar-de desta última quinta-feira (20) ganhou vida durante a apresentação teatral dos alunos da EEB Maria Ave-lina nas dependências da Madeireira Beira Rio. No evento estiveram presentes além de professores e alu-nos, também colaborado-res e diretoria da Beira Rio, como também parceiros e amigos da escola, represen-tados por empresas locais, advogados, Rádio Super FM e Jornal A Semana.

Toda esta relação em-presa-escola se torna maior quando existe uma ide-ologia em comum entre as instituições, ou seja, a educação.

A educação é o foco principal para se chegar a excelência, tanto no tra-balho, quanto na vida e o PINHO é o símbolo que representa tudo isso.

“- Eu não me canso em dizer que me sinto honra-da por estar na gestão da escola principalmente por contar com uma equipe de professores persistentes, determinados e acima de tudo preocupados com o

desempenho e a aprendiza-gem dos nossos educandos. Agradecemos enormemen-te o apoio recebido de todos da empresa Beira Rio, bem como enaltecer essa parce-ria que propicia a realização de muitos projetos”, relatou a Diretora da EEB Maria Avelina a Senhora Ivete Fiamoncini.

Professores responsá-veis pelo projeto: PEDRO, ANA, SIMONE, NEIDI, AN-GELA MÁRCIA, GEISI BEL E ADAIR

O Jornal A Semana para-beniza a empresa Madeirei-ra Beira Rio e a E.E.B. Maria Avelina de Oliveira Furtado

por terem organizado esse evento, e também aos alu-nos que foram espetacula-res em suas apresentações.

Parabéns pela iniciativa. A educação é sem dúvida o alicerce fundamental da so-ciedade. Parabéns a todos!

Page 5: As052 preview

5Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Geral

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

A Celesc energizou a nova Subestação Papan-duva na última sexta--feira (14) e a linha de transmissão que conecta à nova SE à subestação Canoinhas, em tensão de 138.000 Volts, oferecen-do uma nova realidade ao fornecimento de energia elétrica para os municí-pios de Papanduva, Santa Terezinha, Major Vieira, Monte Castelo e Itaió-polis, no Planalto Norte Catarinense.

Na tarde da última terça-feira (18), o secre-tário de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schroeder, recebeu em seu gabinete os represen-tantes da Celesc de Mafra, Marcos Antonio Rauen e Paulinho Poupadiuk.

Conforme Paulinho Popadiuk, Supervisor Comercial da Celesc, “a Subestação Papanduva já está energizada e em fun-cionamento. Essa nova subestação irá beneficiar os empresários e comu-nidade local, além de alavancar o crescimento econômico fomentando a vinda de novas empre-sas e industriais para a região, promovendo assim geração de novos empregos”.

Embalada pelo franco crescimento do agrone-gócio, nos últimos anos a região passou a exigir mais energia e mais qua-lidade no abastecimento elétrico, por conta da instalação de fumageiras e de granjas de frangos e de suínos.

Atenta ao aspecto so-cial desse processo, a Em-presa investiu em obras

SUBESTAÇÃO DA CELESC EM PAPANDUVA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

de ampliação do sistema na região, antes atendida por uma única rede conec-tada à subestação de Ma-fra, em tensão de 34,5 KV. Os investimentos somam R$ 30 milhões por parte do Governo do Estado de Santa Catarina.

“A nova SE de Pa-panduva irá proporcionar maior agilidade no aten-dimento das localidades, uma vez que os pontos estão isolados, ligados

por ramais. Desta forma uma possível queda se dará isoladamente”. Re-força o Gerente Regional da Celesc, Marcos Antônio Rauen.

A Subestação Papan-duva é uma distribuição geoelétrica, beneficiando a região como um todo, di-retamente os municípios de abrangência e também demais municípios da região. Fonte: Assessoria de Comunicação SDR/Mafra

Page 6: As052 preview

6 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

[as] Região

Acupuntura - Massagem e limpeza de pele - Depilação a Laser - Tratamento para gordura localizada e celulite - Peeling (TTO para manchas) - Power Shape (Lipo sem corte)

Visando melhorar a qualidade de vida e a saúde da população, a Prefeitura de Monte Castelo, entregou oficialmente, no último sábado (15), a Academia ao Ar Livre, instalada na Cohab. A cerimônia contou com a presença de autoridades e da população.

A academia, adquirida através de con-vênio com o Governo do Estado de Santa Catarina é formada por 10 aparelhos:

• Simulador de esqui duplo• Simulador de caminhada duplo• Cadeira exercitador de pernas

duplo• Remada sentada duplo• Volante rotação vertical duplo• Prancha abdominal

• Puxada simples • Prancha movimentação lateral• Peitoral duplo• Bicicleta dupla e placa orientadora

Essas academias estimulam a prática de exercícios físicos sem requerer um esforço exagerado dos usuários. Por isso, elas são ótimas para quem não tem costume de se movimentar e procura o fortalecimento dos músculos e articulações, para evitar problemas de saúde provocados pelo se-dentarismo. Além disso, frequentar uma academia ao ar livre possibilita que você aumente suas habilidades sociais, já que todas as pessoas dividem os aparelhos.

Fonte: Assessoria de imprensa de Monte Castelo

Prefeitura de Monte Castelo entrega Academia ao Ar Livre

No dia 13 de novembro (quinta-feira), nas dependên-cias do salão comunitário da Residência Fuck, de Monte Castelo, o Sindicato dos Produtores Rurais, Sistema FAESC/Senar em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Muni-cipal de Saúde realizaram o programa Porque Saúde é Amor – programa de preven-

ção do câncer de próstata do homem rural.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melano-ma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cân-ceres. Sua taxa de incidência

é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O au-mento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na ex-pectativa de vida.

Alguns desses tumo-res podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria,

porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Porque Saúde é Amor - Pro-grama de Prevenção do Câncer de Próstata do Homem Rural tem por objetivo oportunizar espaços de informação e pre-venção do câncer de próstata e demais assuntos de interesse do homem em comunidades rurais reforçando a impor-tância da qualidade de vida e rompendo pré-conceitos em relação ao exame.

Durante a manhã, teve palestras sobre o câncer de próstata e demais doenças que afetam a saúde do ho-mem, bem como, coleta de exames, lanche e almoço

para todos os participantes, bem como, entrega de brinde (um chapéu) para os homens atendidos.

“A prevenção é o melhor caminho, o produtor prioriza suas atividades e sua saúde

fica de lado, é uma questão cultural que vem mudando com a realização do progra-ma” diz o Sr. Gilvani Carneiro Weiss – presidente do sin-dicato.

Fonte: Senar

MONTE CASTELO REALIZA O PROGRAMA PORQUE SAÚDE É AMOR

Page 7: As052 preview

7Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Page 8: As052 preview

8 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Fabiane [email protected] Espaço MulherFESTAS DE FIM DE ANO: ENCONTRE O

Olá meninas!!! O fim de ano está chegando e com eles muitos convites para eventos como formaturas, casamen-tos, Natal, Ano Novo, entre outros. E principalmente para nós mulheres, sempre surge aquela dúvida: Qual roupa usar ?

Cada ocasião merece uma atenção especial na hora de montar o look. Devemos saber combinar a roupa com os sa-patos e acessórios. Na Bodega da Moda você encontra tudo o que precisa: Lindos vestidos, sapatos e uma linha incrível de acessórios para completar seu look.

O diferencial da Bodega da Moda é que você encontra tudo no mesmo lugar. Não precisamos ir a uma loja e comprar a roupa, em outra os sapatos, em outra a bolsa, em outra o brinco, colar... en-fim encontramos tudo o que precisamos em um só lugar: A Bodega da Moda!

Quer ficar ainda mais linda e poderosa? Passe hoje mesmo na Bodega da Moda. Está sem tempo? Escolha seu look pelo facebook da loja ou peça seu condicional e receba no conforto de sua casa. what-sapp: (47) 9122-7716

Page 9: As052 preview

9Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

[email protected]

LOOK PERFEITO NA BODEGA DA MODA

Page 10: As052 preview

10 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Social

CRIS TRIERWEILERDia 22 de novembro é aniversário de nossa querida Cris Trierweiler. Parabéns por esse dia tão especial, muita alegria, paz e harmonia. Que todos os seus desejos se realizem, pois você merece. Feliz aniversário! Desejos de sua família, amigos e jornal A Semana.

ROSEMAR CAMPOS E MATHEUS DITIUK CAMPOSPai e filho comemoraram aniversário nos dias 20 e 21 deste mês, respectivamente. Que Deus abençoe vocês para todo o sempre. Que possam a cada dia conquistar seus desejos e que tenham uma vida alegre e com muita saúde. Desejo de seus familiares e equipe o Jornal A Semana.

MARIA DZUMAMDia 19 de novembro foi aniversário de Maria Dzumam. Sua amiga Angelita Silveira lhe presta esta linda homenagem: “-Tantas pessoas já passaram pela minha vida ao longo desses anos todos, mas poucas delas permaneceram por muito tempo em minha memória. Algumas desapareceram tão rápido quanto apareceram, mas outras como você, tenho certeza que continuarão eternamente em minha vida”. Parabéns Maria!

VILMAR E NEUSA MENDESHoje as estrelas são vocês, Vilmar e Neusa que comemoram mais um aniversário de casamento. Que esse exemplo de união continue para sempre com muito amor, felicidades, saúde e sucesso. Que Deus continue abençoando e protegendo esse casamento. O casal está viajando para comemorar a data especial. Que esta viagem sele a renovação desse grande amor, construído ano a ano com muito companheiris-mo, dedicação, harmonia e grandes conquistas. O aniversário de casamento é um momento muito especial para os casais, pois é nele que eles relembram o dia em que escolheram viver juntos para o resto de suas vidas. O Jornal A Semana deseja ao casal, Neusa e Vilmar Mendes um Feliz Aniversário de Casamento!

HORTÊNCIA CASSIANE CHAVESA doce Hortência comemorou seu aniversário de 15 anos no último dia 15 de no-vembro. Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados. Que tua vida seja repleta de emoções, alegrias e conquistas. Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. O Social Pet desta semana apresenta nosso amigo Leandro

Gustavo Franco e toda a simpatia do seu Pet Thor-zinho. Para aparecer neste espaço envie-nos uma

foto para [email protected]

SOCIAL PET

GEISON VIEIRADia 27 de novembro é dia de festa, pois nosso amigo Geison Vieira comemora seu aniversário. A vida é um milhão de novos começos, movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Que Deus abençoe você hoje e sempre. Feliz aniversário! Desejos de seus amigos, sua noiva, familiares e equipe do Jornal A Semana. Muita saúde, paz e amor. Desejos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Rua Papa João XXIII, 201 - Centro, Monte Castelo - SC - [email protected]

3654-0184

Page 11: As052 preview

11Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

EsporteSchumacher está paralisado e com problemas de fala e memória

Florianópolis sedia prova mundial de Triatlo

Revelação da condição do alemão foi feita por Philippe Streiff, ex-piloto de Fórmula 1 que também está preso a uma cadeira de rodas devido a um acidente em Jacarepaguá, no Rio.

O ex-piloto de Fórmula 1 Philippe Streiff fez reve-lações chocantes sobre a atual condição do amigo Michael Shumacher, que sofreu lesões cerebrais em um acidente de esqui em dezembro 2013. Segundo o francês, o heptacampeão do mundo está preso a uma cadeira de rodas, com problemas de fala e de memória.

"Ele está melhor, mas tudo é relativo. É muito difícil, ele não fala", disse Streiff a uma rádio francesa.

"Como eu, ele está em uma cadeira de rodas e tem pro-blemas de fala e de memó-ria", contou o ex-piloto, que é tetraplégico desde 1989,

resultado de um acidente no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A família de Schumacher pouco informa sobre o es-

tado de saúde do ex-piloto. Um porta-voz, questionado sobre as declarações de Streiff, minimizou, embora não as tenha negado. Disse

apenas que se trata da "opi-nião dele".

Schumacher passou nove meses no hospital antes de retornar para sua casa, na Suíça, onde continua a recuperação. Je-an-Francois Payen, um dos

médicos que participaram do tratamento do ex-piloto, disse que ele precisará de até três anos para se recu-perar, sem explicar o nível de recuperação possível nesse caso.

Fonte: IG Esporte

Nos próximos dias 28 e 29, Florianópolis receberá a 1ª Challenge da América Latina, prova mundial de triatlo realizada em 42 países.

O Challenge chega à ilha com um diferencial: a preocupação com a saúde dos atletas, oferecendo o 1° Congresso de Ciências Aplicadas ao Triathlon,

presidido por Arthur Herdy, doutor em Cardiologia pela UFRGS e especialista em Medicina do Esporte.

Temas como treinamen-to, performance e saúde — pré, durante e após o triatlo — e os riscos e benefícios ao coração serão debatidos com todos os participantes.

Fonte: Hora de Santa Catarina

Page 12: As052 preview

12 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Classificados

Imóveis

- Vende-se casa em alvenaria com 03 quartos, 02 banheiros, sala, cozinha, despensa, lavanderia, porão próprio para área de lazer e garagem. Terreno com 724m², situado na Rua Agostinho Teixeira de Lima, 562, ótima localização.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjuga-dos, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Si-dorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Si-dorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 100.000,00

-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 125.000,00

- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflo-restamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,

- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de São Tomaz. Valor R$ 220.000,00

- Terreno rural com 05 alqueires, com casa em alvenaria, paiol em alvenaria, lagoa para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Situado em Rio do Engano. Valor: R$ 170,000,00. Aceita-se troca por casa na cidade.

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aproximadamente 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00

- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00

- Terreno Rural localizado em Rio Seco, possuindo 20 alquei-

res, próprio para reflorestamento. Valor R$ 12,000,00 o alqueire.- Terreno urbano medindo 457m², na Rua Ceslau Levandoski,

próximo ao campo pancadão no Bairro São Cristovão. Valor R$ 60.000,00

- Terreno com 800 m², casa mista com 4 quartos,sala,co-zinha,2 banheiros,área de serviço,abrigo com churrasqueira e garagem, todo cercado. Rua Nereu Ramos, nº 3326, Centro. Valor R$ 210.000,00.

- Terreno com 300 m²,casa de madeira com 3 quartos,sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira. Bairro Santa Mônica, ao lado da Madeireira do Beto. Valor R$ 100.000,00

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especialista em Marketing Empresarial pela UFPR, graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Executive Coaching pela Comece a Viver®. Empresário, Consultor de Negócios e Diretor de Assessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

Marketing & Negócios

Uma das principais fer-ramentas que permitem to-madas de decisões rápidas e que geram vantagens com-petitivas é a utilização da Tecnologia da Informação. Isto mesmo! Hoje em dia as empresas que possuem um sistema informação estão mais preparadas para desenvolver estratégias eficazes.

A Tecnologia da In-formação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por re-cursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmis-são, acesso, segurança e o uso das informações.

A informação é um pa-trimônio, é algo que possui

valor, pode inclusive de-terminar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio, por exemplo.

Em meados de 1970 as transformações tec-nológicas começaram a abrir novas opções para a transformação de dados em informações e ao me-lhoramento e adequação dos sistemas de acordo com as necessidades das empresas.

Em 1980, ocorreram mudanças tecnológicas e o termo “Tecnologia da Infor-mação” passou a ser mais usado. Os gerenciadores de banco de dados se tor-naram disponíveis nos PCs e softwares de custo baixo dominaram o mercado, as-

sim as atenções se voltavam para o mercado em busca de novas estratégicas com base das tecnologias de TI.

Na década de 1990, sis-temas abertos, integração e modelos se tornam itens essenciais nos departamen-tos de sistemas acabando com a incompatibilidade. A integração tecnológica fle-xibilizou e facilitou a troca e o acesso às informações otimizando o funcionamen-to da empresa.

O aquecido mercado de TI. Entre 2009 e 2012, 16% das cerca de 350 mil vagas abertas eram para profis-sionais de nível superior da área de tecnologia da infor-mação, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E a deman-

da deve crescer. Um estudo publicado em 2013 mostra que, até 2015, o país terá um déficit de mais de 117 mil profissionais dessa área. Olha que oportunidade para quem ainda não sabe qual profissão escolher!

Não tem desculpas! Se você ainda tem dificulda-des em modernizar sua empresa e informatizar os sistemas de informação. Agora é a hora. O mercado esta cheio de empresas e profissionais qualificados que preparam um sistema adequado às necessidades da sua empresa.

SUCE$$O E MUITO TRABALHO!

Ferramentas de MarketingTecnologia da Informação

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Page 13: As052 preview

13Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Carlos Vinicius [email protected]

OAB/SC 30.535-B

Muito se discute acerca dos Direitos Fundamentais. São inúmeras gerações de direitos e garantias que passam desde o Direito à Vida até o Direito à Paz, partindo da proteção do conceito de si, para o conceito mais amplo de mundo como aglomerado de pessoas, propagando-se como uma tentativa (ficta) de atingir à igualdade.

Mas de tanto refletir questões es-pecíf icas como homossexualidade, l iberdade de expressão, igualdade, dignidade e tantas outras sempre muito específicas, esquece-se que o direito nasceu para impor o limite contido na máxima: "o meu direito vai até onde começa o seu". O crescimento dessa natureza de discussões cria uma sen-sação de hipervalorização das minorias em detrimento dos outros. Não que as minorias não mereçam usufruir livre-mente do seu espaço, mas se a cons-cientização partisse do utópico dever fundamental do respeito ao próximo, a solução estaria muito próxima.

Utópico, mas absolutamente mais simples, seria um mundo em que ao invés de direitos, houvesse simples-mente um dever: o respeito ao próximo. Como regra única. Não mais falar em direitos, num sentido egoístico e sim em responsabilidade e deveres para com o próximo e, dessa forma, para com a sociedade. A discussão sobre direitos específicos separa os países e o mundo em classes, em categorias, e através de rótulos. O reconhecimento do dever de respeito ao próximo, parte de um conceito único: somos todos iguais.

Em um mundo assim, as Constitui-ções serviriam apenas para organizar politicamente o Estado, pois as pessoas,

que fariam parte desses governos res-peitariam os cidadãos, sendo éticos e gerindo em prol da coletividade.

Atualmente, o judiciário se en-contra abarrotado de demandas que são simplesmente violações ao dever fundamental do respeito ao próximo.

Devemos lembrar que o fato disso tudo se tratar de uma utopia não deve afastar a responsabilidade em pensar-mos nisso. Na obra Direito e Utopia o magistrado capixaba João Baptista Herkenhoff esclarece que a utopia não pode ser algo a ser imaginado e esquecido, como um conto de fadas. A utopia deve ser a projeção de algo que queremos e devemos sim buscar nessa projeção conquistas que nos aproximem da nossa utopia. Quando mais alto o nosso objetivo, mais longe podemos chegar.

A verdade é que não devemos tratar o respeito ao próximo como utopia, pois é um ato simples que se traduz na solução de boa parte dos problemas do mundo.

Espaço JurídicoDa Utopia do Dever Fundamental do Respeito ao Próximo

Geral

O vice-prefeito José Eral-do Shritke, assume em de-finitivo o cargo de chefe do poder executivo municipal, após a cassação do titular Gervasio Uhlmann pela Câ-mara na última sexta-feira (14), por suposta prática de crime de concussão (exigir propina para si ou outra pessoa) denunciado pela empreiteira Ferrari da cidade da Lapa.

Zezinho como é conheci-do terá pela frente grandes desafios, entre eles o de concluir as três obras de unidades de saúde e a refor-ma da cancha do Bom Jesus que foram contratadas com a empresa que denunciou o suposto esquema de propina.

Além disso são inúmeras promessas de campanha não cumpridas como os médicos especialistas, apa-relho de tomografia para o hospital, reativar a materni-dade e cirurgia no hospital, as prestações de contas que não foram publicadas até agora como prometido, baixar o índice de pessoal com demissões e corte de vantagens, acabar com a

“ambulanciaterapia”, im-plantar as equipes de patru-lha mecanizadas na Moema, Distrito, Iracema e Estiva, entre outras e se cuidar com os serviços particulares que cogitam estarem sendo feitos em propriedades no interior, que também podem dar cassação de mandato.

O povo itaiopolense tem que torcer para dar certo a

administração de Zezinho, indiferente de paixões políti-cas, porque segundo grande parte da população, nas últimas três administrações as coisas só deram erradas e a população é que vem pagando a conta pelo mau uso do dinheiro público e de ações que não atendem as suas necessidades.

Fonte: Clickriomafra

Novo prefeito assume em ItaiópolisApós a cassação do ex-prefeito Gervásio Uhlmann, na noite da última sexta-feira (14), o vice-prefeito Zezinho Shritke assume o cargo e terá pela frente grandes desafios

Page 14: As052 preview

14 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

AgriculturaEpagri formou turma do Curso de Formação em Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo para Jovens Rurais

No total, 19 jovens ru-rais, oriundos de diversos municípios do Planalto Norte concluíram o curso, que consiste numa ação prevista no Programa SC Rural, cuja meta é capaci-tar 1500 jovens rurais em Santa Catarina, até 2016. Segundo a coordenadora do curso, a extensionista da Epagri Canoinhas, Ana Luiza Damaso Rocha, o curso teve como objetivo contribuir com os jovens para sua permanência no meio rural. “A capacitação

faz que os alunos se tornem protagonistas do seu pro-cesso de desenvolvimento sócio- econômico e ambien-tal”, ressalta.

O Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, esteve presen-tes na formatura, e destacou a importância dos jovens se manterem em suas pro-priedades rurais. “Vocês a partir de agora são líderes, e os agricultores são os profissionais do futuro, mas para isso precisam estar preparados para isso, e é o

que vocês estão fazendo”.Participaram da sole-

nidade de formatura, o se-cretário de Estado da Agri-cultura e da Pesca, Airton Spies; gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg; da Epagri Mafra, Bernadete Grein; secretário executivo regio-nal do Programa SC Rural, Marcos Vieira; secretário regional da SDR Mafra, Abel Schroeder; representando o secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, o gerente de Admi-

nistração, Ricardo Souza de Oliveira; além de diversas autoridades regionais.

Sobre o cursoO curso foi desenvolvido

dentro da metodologia da alternância, onde o jovem permaneceu uma sema-na do mês no Centro de

Treinamento recebendo as informações de forma presencial, e as outras três semanas retornava para a propriedade, para aplicar o que foi aprendido no curso, nas atividades junto a sua família.

O curso foi trabalha-do em quatro eixos: De-senvolvimento Humano;

Tecnológico; Gerencial; e Ambiental. Os temas foram desenvolvidos prin-cipalmente por técnicos da Epagri, das áreas de exten-são e da pesquisa. O curso da segunda turma teve 10 meses de duração.

Fonte: Epagri e Assessoria de Comunicação

SDR Canoinhas.

Comissão da Câmara apro-va pagamento por serviços ambientaisNa justificativa do projeto, deputado argumenta que legislação punitiva é ineficaz

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou pro-jeto de lei que prevê com-pensações financeiras por serviços de preservação ambiental. O texto prevê ainda a criação de um fun-do específico para custear esses pagamentos.

Pela proposta, o pro-dutor rural que adotar medidas para preservar áreas ou desenvolver iniciativas de preservação ou recuperação ambiental na propriedade pode ser recompensado. O rela-tor do projeto, deputado

Arnaldo Jordy (PSD-SC), destacou que o texto per-mite que esses pagamen-tos podem ser feitos pelo poder público e também pela iniciativa privada.

Na justificativa do pro-jeto, o autor, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), afirma que, durante muito tempo, a estratégia de proteção do meio ambiente no Brasil se limitava a punir o infrator. “Em face da ineficiência da legisla-ção repressiva, torna-se indispensável recorrer a

outros mecanismos que subsidiem o combate à degradação ambiental. Não basta punir o agres-sor. É conveniente aliar a isso estratégias que também premiem os que agem corretamente”, diz o parlamentar.

De acordo com a Agên-cia Câmara, o texto ainda vai tramitar em caráter conclusivo na Comissão de Finanças e Tributa-ção. Depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Globo RuralAnuncie: 47 3653.2725

Page 15: As052 preview

15Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Av: Papa João XXIII, 1660Fone: (47)

9900-7024

O clube de carros antigos Velhos de Rua de Papanduva participou no dia 16 de no-vembro de um dos maiores

e mais respeitados encon-tros de Opalas e Caravans do Brasil, o Opalapa, que foi realizado na cidade da Lapa

/PR. Este encontro está na sua 7ª edição e reuniu apro-ximadamente 700 veículos de todo o Brasil.

Clube Velhos de Rua de Papanduva participa do Opalapa

Page 16: As052 preview

16 Papanduva (SC), 22 de novembro de 2014

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-2403

Inaugurou na última terça-feira (18) o Ponto Extra da Cacau Show, anexo à Floricultura Flora Almeida. Se você é daqueles que aprecia o verdadeiro sabor do chocolate, Cacau Show é a melhor pedida. Desde 2008 é considerada a maior rede de chocolates finos do mundo. São mais de 1000 lojas espalhadas por todo o Brasil e agora uma bem pertinho de você!

São muitas opções para pre-sentear quem você ama: Bombons de Natal, Árvore de Natal Trufas, Pote de Natal, Linha Gourmet, Pa-nettones cobertos e recheados de vários sabores, Panettone Trufado Belga, Linha Magia para presentear e trazer bons fluídos para 2015. Linha Infantil: Lindas caixinhas com tabletes de chocolate e bichinhos de pelúcia CHOCOBICHOS Mata Atlântica, Caixas de chocolate Bellas com jogo da memória, Linha Cacau Magia com biscoitos para as crian-ças decorarem (vem com bisnaga para cobertura), entre outros.

E para você que é diabético ou está fazendo dieta a Cacau Show tem uma linha especial Zero açú-car de bombons e até Panettone, isso mesmo, Panettone Trufa Zero Açucar. D+ não é mesmo? Passe hoje mesmo no Ponto Extra Cacau Show - carinho em cada pedacinho.

PONTO EXTRA CACAU SHOW - AGORA EM PAPANDUVA!