as revoluçoes de 1830 e 1848

12
AS REVOLUÇÕES DE 1830 E 1848 A primeira metade do século XIX, na Europa, assistiu a uma série de novas revoluções burguesas. Conforme destaca o historiador inglês Hobsbawm, foram “ondas revolucionárias” que varreram a Europa, destacando-se as de 1830 e 1848. ' Importa lembrar que, em 1815, após a queda de Napoleão Bo- naparte, os reacionários governos europeus tentaram dar uma nova feição à Europa. No entanto, as decisões do Congresso de Viena pe- caram pela superficialidade. A burguesia européia irá desmontar to- do o edifício da reação, principalmente em 1830 e 1848. E funda- mental, no entanto, verificar que as transformações econômicas e sociais ocorridas até aquele momento, levavam para a cena política os novos quadros do proletariado. E, desta forma, as lutas burguesas tinham dois alvos concretos: de um lado a aristocracia do Antigo Regime, de outro, o proletariado. 1830 assinala a derrota da aristocracia. Os decênios seguintes verão a ascensão da burguesia e sua consolidação no poder. Já 1848 assinala a derrota do proletariado. O movimento de luta operária ex- perimentará então um descenso, vindo a manifestar-se com mais in- tensidade apenas em 1871, com a Comuna de Paris. Esta última as- sinalar, sem dúvida, o fim do ciclo de revoluções burguesas e o ini- cio de um novo ciclo, o das revoluções proletárias. Analisando esta última etapa revolucionária, a de 1848, Marx assim se expressou: “O proletariado de Paris foi obrigado pela bur- guesia a fazer a revolução de junho. Nisso já estava contida sua condenação. (...) E as suas reivindicações, que eles queriam arrancar à República de fevereiro, desmesuradas quanto à forma, pueris quanto ao conteúdo, e, por isso, ainda burguesas, cederam lugar à palavra de ordem audaz e revolucionária: Derrubada da burguesia! Ditadura da classe operária! Ao transformar a sua sepultura em berço da república bur- guesa, o proletariado obrigara esta, ao mesmo tempo, a manifes- tar-se na sua forma pura como o Estado cujo fim confessado é eter- nizar a dominação do capital e a escravidão do trabalho” (Marx, Karl. As Lutas de Classes na França, 1848-1850. São Paulo, Global, 1986, p. 74).

Upload: josesvaldo-ignacio-carmelito

Post on 24-Nov-2015

264 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • AS REVOLUES DE 1830 E 1848

    A primeira metade do sculo XIX, na Europa, assistiu a uma srie de novas revolues burguesas. Conforme destaca o historiador ingls Hobsbawm, foram ondas revolucionrias que varreram a Europa, destacando-se as de 1830 e 1848.

    ' Importa lembrar que, em 1815, aps a queda de Napoleo Bo- naparte, os reacionrios governos europeus tentaram dar uma nova feio Europa. No entanto, as decises do Congresso de Viena pecaram pela superficialidade. A burguesia europia ir desmontar todo o edifcio da reao, principalmente em 1830 e 1848. E fundamental, no entanto, verificar que as transformaes econmicas e sociais ocorridas at aquele momento, levavam para a cena poltica os novos quadros do proletariado. E, desta forma, as lutas burguesas tinham dois alvos concretos: de um lado a aristocracia do Antigo Regime, de outro, o proletariado.

    1830 assinala a derrota da aristocracia. Os decnios seguintes vero a ascenso da burguesia e sua consolidao no poder. J 1848 assinala a derrota do proletariado. O movimento de luta operria experimentar ento um descenso, vindo a manifestar-se com mais intensidade apenas em 1871, com a Comuna de Paris. Esta ltima assinalar, sem dvida, o fim do ciclo de revolues burguesas e o inicio de um novo ciclo, o das revolues proletrias.

    Analisando esta ltima etapa revolucionria, a de 1848, Marx assim se expressou: O proletariado de Paris foi obrigado pela burguesia a fazer a revoluo de junho. Nisso j estava contida sua condenao. (...) E as suas reivindicaes, que eles queriam arrancar Repblica de fevereiro, desmesuradas quanto forma, pueris quanto ao contedo, e, por isso, ainda burguesas, cederam lugar palavra de ordem audaz e revolucionria: Derrubada da burguesia! Ditadura da classe operria!

    Ao transformar a sua sepultura em bero da repblica burguesa, o proletariado obrigara esta, ao mesmo tempo, a manifestar-se na sua forma pura como o Estado cujo fim confessado eternizar a dominao do capital e a escravido do trabalho (Marx, Karl. As Lutas de Classes na Frana, 1848-1850. So Paulo, Global,1986, p. 74).

  • AS REVOLUES DE 1830 E 1848 63

    Enquanto l os textos e documentos selecionados, procure refletir sobre as seguintes questes:1. O que caracteriza a onda revolucionria de 1830, segundo Eric

    Hobsbawm?2. Conforme Rud, qual o significado da revoluo de 1830 para a

    classe operria francesa? Em que consistia a sua ideologia inicial?

    3. Como Eric Hobsbawm relaciona a conjuntura econmica com a revoluo de 1848?

    4. Como se apresentam as controvrsias entre autores marxistas e no marxistas sobre a revoluo de 1848?

    5. A partir do documento 29 estabelea os aspectos mais significativos das reivindicaes do Partido Comunista Alemo.

    25. AS ONDAS REVOLUCIONRIASEric J. Hobsbawn

    Hobsbawm j inscreveu seu nome entre os grandes historiadores que analisaram com acuidade o sculo XIX. A trilogia por ele escrita (A Era das Revolues: 1789-1848; A Era do Capital: 1848- 1874 e A Era dos Imprios: 1875-1914) constitui-se num referencial obrigatrio para todos os que estudam esse perodo. Do primeiro volume retiramos o texto a seguir, onde o autor procura identificar as ondas revolucionrias que se abateram sobre o mundo na primeira metade do sculo passado. Evidentemente, dada a dimenso da obra, o presente texto procura apenas indicar essas ondas, sem entrar em maiores detalhes, o que s se conseguir com a leitura da obra completa.

    Houve trs ondas revolucionrias principais no mundo ocidental entre 1815 e 1848. (A sia e a frica permaneciam at ento imunes: as primeiras revolues em grande escala na sia, o Motim Indiano e a Rebelio Taiping , s ocorreram na dcada de 1850.) A primeira ocorreu em 1820-4. Na Europa, ela ficou limitada principalmente ao Mediterrneo, com a Espanha (1820), Npoles (1820) e a Grcia (1821) como seus epicentros. Fora a grega, todas essas insurreies foram sufocadas. A Revoluo Espanhola reviveu o movimento de libertao na Amrica Latina, que tinha sido derrotado aps um esforo inicial, ocasionado pela conquista da Espanha por Napoleo em 1808, e reduzido a alguns refgios e grupos. (...)

    A segunda onda revolucionria ocorreu em 1829-34, e afetou toda a Europa a oeste da Rssia e o continente norte-americano, pois a grande poca de reformas do presidente Andrew Johnson (1829-37), embora no diretamente ligada aos levantes europeus, deve ser entendida como parte dela. Na Europa, a derrubada dos

  • 64 M ARQUES/BERUTTI/FARIA

    Bourbon na Frana estimulou vrias outras insurreies. Em 1830, a Blgica conquistou sua independncia da Holanda; em 1830-1, a Polnia foi subjugada somente aps considerveis operaes militares, vrias partes da Itlia e da Alemanha estavam agitadas, o liberalismo prevalecia na Sua - um pas muito menos pacfico naquela poca do que hoje , enquanto se abria um perodo de guerras na Espanha e em Portugal. A agitao atingiu at mesmo a Gr-Bretanha, graas em parte erupo do seu vulco local, a Irlanda, que garantiu a Emancipao Catlica em 1829 e houve o reinicio da agitao reformista. O Ato de Reforma de 1832 corresponde Revoluo de Julho de 1830 na Frana, e de fato tinha sido poderosamente estimulado pelas novas de Paris. Este perfodo provavelmente o nico na histria moderna em que acontecimentos polticos na Gr-Bretanha correram paralelamente aos do continente europeu, a ponto de que algo semelhante a uma situao revolucionria po- der-se-ia ter desenvolvido em 1831-2, no fosse a restrio dos partidos Tory (conservador) e Whig (liberal). o nico perodo do sculo XIX em que a anlise da poltica britnica nesses termos no totalmente artificial.

    A onda revolucionria de 1830 foi, portanto, um acontecimento muito mais srio do que a de 1820. De fato, ela marca a derrota definitiva dos aristocratas pelo poder burgus na Europa Ocidental. A classe governante dos 50 anos seguintes seria a grande burguesia 'de banqueiros, grandes industriais e, s vezes, altos funcionrios civis, aceita por uma aristocracia que se apagou ou que concordou em promover polticas primordialmente burguesas , ainda no ameaada pelo sufrgio universal, embora molestada por agitaes externas causadas por negociantes insatisfeitos ou de menor importncia, pela pequena burguesia e pelos primeiros movimentos trabalhistas. Seu sistema poltico, na Gr-Bretanha, na Frana e na Blgica, era fundamentalmente o mesmo: instituies liberais salvaguardadas contra a democracia por qualificaes educacionais ou de propriedades para os eleitores havia inicialmente s 168 mil eleitores na Frana - sob uma monarquia constitucional; de fato, algo muito semelhante primeira fase burguesa mais moderada da Revoluo Francesa, a da Constituio de 1791. Nos EUA, entretanto, a democracia jacksoniana d um passo alm: a derrota dos proprietrios oligarcas antidemocratas (cujo papel correspondia ao que agora estava triunfando na Europa Ocidental) pela ilimitada democracia poltica colocada no poder com os votos dos homens das fronteiras, dos pequenos fazendeiros e dos pobres das cidades. Foi uma espantosa inovao, e os pensadores do liberalismo moderado que eram realistas o suficiente para saber que, mais cedo ou mais tarde, as ampliaes do direito de voto seriam inevitveis, examinaram-na de perto e com muita ansiedade, notadamente Alexis de Tocqueville, cuja obra Democracia na Amrica, de 1835, chegou a melanclicas concluses sobre ela. Mas, como veremos, 1830 determina uma inovao ainda mais radical na poltica: o aparecimento da classe

  • AS REVOLUES DE 1830 E 1848 65

    operria como fora poltica autoconsciente e independente na Gr- Bretanha e na Frana, e dos movimentos nacionalistas em grande nmero de pases da Europa.

    Por trs destas grandes mudanas polticas estavam grandes mudanas no desenvolvimento social e econmico. Qualquer que seja o aspecto da vida social que avaliarmos, 1830 determina um ponto crtico; de todas as datas entre 1789 e 1848, o ano de 1830 o mais obviamente notvel. Ele aparece com igual proeminncia na histria da industrializao e da urbanizao no continente europeu e nos Estados Unidos, na histria das migraes humanas, tanto sociais quanto geogrficas, e ainda na histria das artes e da ideologia. E na Gr-Bretanha e na Europa Ocidental em geral, este ano determina o incio daquelas dcadas de crise no desenvolvimento da nova sociedade que se concluem com a derrota das revolues de 1848 e com o gigantesco salto econmico depois de 1851.

    A terceira e maior das ondas revolucionrias, a de 1848, foi o produto desta crise. Quase que simultaneamente, a revoluo explodiu e venceu (temporariamente) na Frana, em toda a Itlia, nos Estados alemes, na maior parte do imprio dos Habsburgo e na Sua (1847). De forma menos aguda, a intranqilidade tambm afetou a Espanha, a Dinamarca e a Romnia; de forma espordica, a Irlanda, a Grcia e a Gr-Bretanha. Nunca houve nada to prximo da revoluo mundial com que sonhavam os insurretos como esta conflagrao espontnea e geral, que conclui a era analisada neste livro. O que em 1789 fora o levante de uma s nao era agora, assim parecia, a primavera dos povos de todo um continente.

    Hobsbawm, Eric J. A Era das Revolues (1789-1848). Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982, pp. 127-30.

    26. A REVOLUO DE 1830George Rud

    A grande preocupao de G. Rud em seu livro Ideologia e Protesto Popular a compreenso das idias dos grupos em luta. J tivemos oportunidade de comentar sobre o autor anteriormente. No trecho abaixo, sobre a Revoluo de 1830 na Frana, analisada a questo ideolgica deste movimento, que, para o autor, apresenta uma singularidade extremamente significativa, pois o momento onde se pode ver o nascimento da classe operria francesa, exatamente no mesmo momento em que a burguesia conseguia completar as tarefas iniciadas em 1789.

    Em julho de 1830 Carlos X, o segundo dos monarcas da Restaurao, foi derrubado do trono por uma aliana de burgueses

  • 66 M ARQUES/B ERUTTI/F ARI A

    liberais (embora ricos), aos quais negara as liberdades consagradas pela Carta de 1814, e ouvriers dos vrios ofcios de Paris. Depois de trs dias de luta les Trois Glorieuses o pretendente orleanista, Lus Felipe, foi elevado ao trono por um acordo poltico de banqueiros e jornalistas, e aclamado pelo povo na Municipalidade. Esse o resumo da narrativa tradicional da revoluo. Mas claro que ela encerra outros aspectos, como os historiadores modernos muitos dos quais norte-americanos - bem mostraram. Em primeiro lugar, o resultado no agradou a todos: dos dois aliados, la blouse et le re- dingote, como os chamou Edgar Newman, a blouse (trabalhadores) foram enganados, e a vitria explorada no interesse exclusivo do re- dingote (os empregadores). Mas os trabalhadores se recusaram a tirar as castanhas do fogo para a burguesia e, tendo desempenhado seu papel, comearam a apresentar reivindicaes prprias. Foram os tipgrafos, cujos empregos dependiam da sobrevivncia dos jornais de Paris, que deram o exemplo: Ficaram to alarmados com as antiliberais Ordenanas de Saint Cloud de Carlos X quanto os jornalistas e polticos burgueses. Por isso, foram os primeiros a sair s ruas, liderando os outros trabalhadores de Paris, que David Pinkney mostrou terem constitudo o grosso dos manifestantes (como seus antecessores em julho de 1789). Seus motivos eram duplos: proteger seus empregos e liberdades e expressar seu ressentimento patritico, juntamente com seus aliados burgueses, contra as aes despticas do rei Bourbon. Mas havia outros motivos tambm: a revoluo eclodiu na esteira de uma profunda crise econmica que provocou acentuado aumento no preo dos alimentos, e muitos tinham suas idias prprias sobre o governo que se devia seguir. No era, como se disse com freqncia, a Repblica, mas segundo o estudo de Newman sobre o que o povo realmente queria em 1830, um retomo a Napoleo.

    Entre esses fatos, porm, e como sempre, havia tambm outras formas de retorno ao passado: os motins de alimentos ao estilo antigo explodiram como em 1775, em reao ao alto preo do po; os camponeses de Arige, disfarados de demoiselles, expulsaram os guardas florestais para defender seus direitos tradicionais aos pastos; em nome da liberdade , os trabalhadores destruram mquinas que os privavam do direito de trabalhar e, tambm em nome da liberdade , mas de um modo muito mais significativo dos novos tempos, exigiram o direito de organizar-se em associaes de trabalhadores, ou sindicatos, para defender seus salrios e condies de trabalho.

    Assim, a revoluo de 1830, no que se relaciona com a burguesia liberal, completou a tarefa inacabada da primeira revoluo, dando um abrigo constitucional seguro aos princpios de 1789 . No obstante, nesse processo, a soluo criou tarefas inacabadas de um outro tipo, como as experincias dos anos seguintes mostrariam. Para os ouvriers, a luta iniciada em 1830 foi apenas o comeo. Os primeiros jornais dos trabalhadores, o Journal des

  • AS REVOLUES DE 1830 E 1848 67

    Ouvriers e outros, comearam a surgir em 1831, e dedicavam muitas colunas gritante necessidade de associao. Outros acontecimentos das dcadas de 1830 e 1840 tambm foram de primordial importncia, de modo que, antes de passarmos revoluo de 1848, devemos examinar a srie de insurreies operrias deflagradas primeiro em Lyon e mais tarde em Paris, bem como a evoluo ideolgica que as acompanhou. No curso dessas batalhas, lutando tanto na frente econmica como no plano poltico, nasceu a classe operria francesa.

    Rud, George op. cit., pp. 107-9.

    27. A ONDA REVOLUCIONRIA EM 1848Eric J. Hobsbawm

    J fizemos referncia importncia da obra de Hobsbawm para a compreenso do sculo XIX. Neste pequeno trecho, analisando especificamente a Revoluo de 1848, o autor nos mostra as questes polticas associadas conjuntura de crise econmica como os elementos fundamentais que detonaram o processo revolucionrio.

    Teoricamente, a Frana de Lus Felipe devia ter partilhado da flexibilidade poltica da Gr-Bretanha, da Blgica, da Holanda e dos pases escandinavos. Na prtica, isto no aconteceu, pois embora fosse claro que a classe governante da Frana os banqueiros, financistas e um ou dois grandes industriais representava somente uma parcela dos interesses da classe mdia e, alm disso, uma parcela cuja poltica econmica no era apreciada pelos elementos industriais mais dinmicos, bem como pelos diversos velhos resduos feudais, a lembrana da Revoluo de 1789 se constitua em um obstculo para a reforma. A oposio consistia no s de uma burguesia descontente, mas tambm de uma classe mdia inferior politicamente decisiva, especialmente em Paris (que votou contra o governo a despeito do restrito sufrgio em 1846). Aumentar o direito de voto poderia dar uma abertura aos jacobinos em potencial, os radicais que, ao menos para o veto oficial, eram revolucionrios. O primeiro-ministro de Lus Felipe, o historiador Guizot (1840-48), preferiu assim deixar o alargamento da base social do regime ao desenvolvimento econmico, que automaticamente aumentaria o nmero de cidados com qualificao (de proprietrio) para entrar na poltica. De fato isto aconteceu. O eleitorado subiu de 176 mil, em 1831, para 241 mil, em 1846. Porm, isto no era o suficiente. O medo da repblica jacobina manteve rgida a estrutura poltica francesa, e a situao poltica se tomou cada vez mais tensa. Nas condies da Inglaterra, uma campanha poltica pblica, atravs de dis

  • 68 MARQUES/BERUTTI/FARIA

    cursos de banquetes, como a campanha lanada pela oposio francesa em 1847, teria sido perfeitamente inofensiva. Sob as condies francesas, ela foi o preldio da revoluo.

    Como as outras crises na poltica da classe governante europia, coincidiu com uma catstrofe social: a grande depresso que varreu o continente a partir da metade da dcada de 1840. As colheitas - e em especial a safra de batatas fracassaram. Populaes inteiras como as da Irlanda, e at certo ponto tambm as da Silsia e Flandres, morriam de fome. Os preos dos gneros alimentcios subiam. A depresso industrial multiplicava o desemprego, e as massas urbanas de trabalhadores pobres eram privadas de seus modestos rendimentos no exato momento em que o custo de vida atingia propores gigantescas. A situao variava de um pas para outro e dentro de cada um deles, e felizmente para os regimes existentes as populaes mais miserveis, como as da Irlanda e de Flandres, ou alguns dos trabalhadores de fbricas nas provncias encontravam-se entre as pessoas politicamente menos maduras: os empregados da indstria algodoeira dos departamentos do norte da Frana, por exemplo, vingavam-se de seu desespero nos igualmente desesperados imigrantes belgas que invadiam aquelas regies, em vez de se vingarem contra o governo ou mesmo contra os empregadores. Alm do mais, no mais industrializado dos pases, a pior situao de descontentamento fora embotada pelo grande avano na construo ferroviria e industrial da metade da dcada de 1840. Os anos de 1846-8 foram maus, mas no to maus como os de 1841-2, e o mais importante que foram apenas uma pequena depresso no que era agora, visivelmente, uma inclinao ascendente de prosperidade econmica. Porm, tomando-se a Europa Ocidental e Central como um todo, a catstrofe de 1846-8 foi universal e o estado de nimo das massas, sempre dependente do nvel de vida, era tenso e apaixonado.

    Hobsbawm, Eric J. A Era das Revolues (1789-1848). 4- ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982, pp. 330-32.

    28. A REVOLUO DE 1848:DISCUSSO HISTORIOGRFICA

    Andreas Dorpalen

    As discusses historiogrficas sobre as revelaes do sculo passado so mais freqentes sobre os movimentos de 1848 do que com relao aos de 1830. No artigo a seguir, extrado da Enciclopdia Marxismo y Democracia, o autor mostra quais as grandes correntes, dividindo-as em dois blocos, o dos autores marxistas e o dos no-marxistas, entendendo que elas so por natureza profun- damente contrastantes.

  • AS REVOLUES DE 1830 E 1848 69

    Historiadores no marxistas comearam a interessar-se tardiamente pelos movimentos revolucionrios de 1848-9.

    Para os investigadores franceses, a Revoluo de 1789 continua sendo a revoluo , enquanto concediam escassa ateno de 1848, considerada como mero entreato desagradvel que tomou manifesta a falta de resoluo dos pequenos burgueses ou dos proletrios radicais. Para os historiadores alemes, 1848 significa o ano da extravagncia doutrinria ou da ingenuidade poltica. O ano louco foi completamente obscurecido pelos sucessos da poltica da unidade nacional de Bismarck. Os italianos tinham perspectivas similares relativamente a seus prprios movimentos revolucionrios.

    Quando a investigao sobre os problemas de 1848 tomou-se mais sria, mostrou-se interesse preferencial pelas atitudes polticas. Historiadores alemes e austracos viram nesses fatos um exemplo bem-intencionado, mas errado, para conseguir a unificao da Alemanha (...) ou uma etapa da histria dos partidos polticos e dos movimentos liberais. (...)

    Por ocasio do centenrio da Revoluo foram revistos os julgamentos anteriores. A investigao dedicou-se particularmente ao estudo do significado econmico e social das sublevaes . (...)

    Historiadores burgueses acentuam atualmente, cada vez mais, a importncia das classes inferiores da sociedade como reserva de foras revolucionrias. Pouca ateno havia sido dada a esses levantamentos das massas revolucionrias, j que elas no se achavam representadas em absoluto nos governos recm-constitudos e apenas o estavam nos parlamentos em pequena escala. Pelo contrrio, destaca-se agora o fato de que as sublevaes eram, em primeiro lugar, movimentos de massas. (...)

    Em contraposio aos no-marxistas, que consideravam as Revolues, em regra geral, como processos violentos e destrutivos, ainda que aceitem retrospectivamente seus resultados, os marxistas consideravam as Revolues como aceleraes legais da evoluo progressiva da sociedade , motores da histria , tal como as chamava Marx e merecem, portanto, seu aplauso. Nessa perspectiva, a misso das Revolues de 1848 foi facilitar a transio da ordem absolutista-feudal capitalista-burguesa (exceto na Frana, onde j se havia alcanado o estgio de luta entre burguesia e proletariado). Os lderes das Revolues sero julgados, portanto, na medida em que levaram a cabo a misso histrica que lhes cabia. (...)

    As diferenas essenciais, sem dvida, existem e continuaro existindo em vista das concepes totalmente distintas dos dois campos sobre a natureza dos processos histricos e sobre o carter e viso das Revolues. Para os marxistas ortodoxos, que partem de um ponto de vista dialtico e do materialismo histrico e dialtico, as revolues de 1848 constituem o ponto culminante mais legal do conflito entre feudalismo e capitalismo, e por isso mesmo, uma corroborao destas leis. Por isso so mais conscientes de si mesmos

  • 70 M ARQUES/B ERUTTI/FARIA

    na crtica e nas conseqncias finais que os no-marxistas, que no reconhecem nenhuma evoluo legal previsvel das coisas, considerando as conseqncias finais como meras hipteses.

    (...) Assim, pois, as novas valorizaes dos processos no podem eliminar o abismo entre a conscincia marxista de que o desenvolvimento social avana pelo caminho da legalidade e a concepo no-marxista de que o futuro da humanidade bastante obscuro.

    Dorpalen, Andreas. Revolucin de 1848. In: Kemig, C. D. (org.). Marxismo e Democracia. Enciclopdia de conceptos bsicos. Madri, Ediciones Rioduero, 1975, tomo 9, pp. 18-20 e 23-9. (Traduo dos organizadores.)

    29. REIVINDICAES DO PARTIDO COMUNISTANA ALEMANHA, EM 1848

    O documento abaixo fo i escrito por Marx e Engels, em maro de 1848 e teria a finalidade de servir como programa poltico da Liga Comunista em sua atuao na Revoluo que se iniciara naquele pas. E interessante observar que este programa fo i escrito um ms depois da elaborao do Manifesto Comunista' e comea pela famosa conclamao que encerrou aquele documento. Tambm importa observar a preocupao com a unificao alem, uma vez que essa regio ainda no conseguira completar a sua formao, o que, alis, s seria conseguido em 1870.

    Proletrios de todos os pafses, uni-vos !1. Toda Alemanha ser declarada uma repblica una e indi

    visvel.2. Todo alemo de 21 anos de idade ser eleitor e elegvel,

    desde que no tenha sofrido nenhuma condenao criminal.3. Os representantes do povo sero remunerados, a fim de que

    tambm o trabalhador possa tomar assento no parlamento do povo alemo.

    4. Armamento geral do povo. No futuro os exrcitos sero, ao mesmo tempo, exrcitos de trabalhadores, assim o exrcito no apenas consumir como antes, mas produzir mais ainda do que o montante dos seus custos de manuteno. Isso , alm de tudo, um meio para a organizao do trabalho.

    5. A administrao da justia ser gratuita.6. Todos os encargos feudais, todos os tributos, corvias, d

    zimos etc., que at agora tm pesado sobre a populao rural, sero abolidos sem qualquer indenizao.

  • AS REVOLUES DE 1830 E 1848 71

    7. As terras dos prncipes e as outras propriedades feudais da terra, todas as minas, jazidas etc. sero transformadas em propriedade do Estado. Nessas propriedades rurais ser praticada a agricultura em larga escala, e com os meios auxiliares mais modernos da cincia em proveito da coletividade.

    8. As hipotecas sobre terras camponesas sero declaradas propriedades do Estado. Os juros dessas hipotecas sero pagos pelos camponeses ao Estado.

    9. Nas regies onde o sistema de arrendamento desenvolvido, a renda da terra ou o arrendamento ser pago ao Estado na forma de imposto.

    Todas as medidas indicadas nos itens 6, 7, 8 e 9 sero adotadas para reduzjr os encargos pblicos ou de outra espcie dos camponeses e pequenos arrendatrios, sem restringir os meios necessrios para suprir os custos estatais e sem pr em perigo a prpria produo.

    O verdadeiro e especfico proprietrio de terras, que no nem campons nem arrendatrio, no toma parte de modo algum da produo. Seu consumo , por isso, um mero abuso.

    10. Todos os bancos privados sero substitudos por um banco estatal, cujo papel moeda ter curso legal.

    Essa medida permitir regular o crdito no interesse de todo o povo, minando com isso o domnio dos grandes magnatas das finanas. A substituio gradual do ouro e da prata pelo papel moeda baratear o instrumento imprescindvel do trfico burgus, o meio geral de troca, e permitir que o ouro e a prata sejam empregados no comrcio exterior. Por fim, essa medida necessria para vinculai* revoluo os interesses dos burgueses conservadores.

    11. O Estado tomar em suas mos todos os meios de transporte: ferrovias, canais, navios a vapor, estradas, correios etc. Sero transformados em propriedade do Estado e postos gratuitamente disposio da classe privada de meios.

    12. Na remunerao de todos os funcionrios estatais no haver nenhuma outra diferena do que esta: os funcionrios com famlia, portanto com maiores necessidades, recebero tambm um salrio maior que os restantes.

    13. Completa separao entre Estado e Igreja. Os sacerdotes de todas as confisses sero pagos exclusivamente pela sua comunidade voluntria.

    14. Restrio do direito de herana.15. Introduo de altos impostos progressivos e abolio dos

    impostos de consumo.16. Construo de oficinas nacionais. O Estado garante a

    existncia de todos os trabalhadores e prov os inaptos para o trabalho.

  • 72 MARQUES/BERUTTI/FARIA

    17. Educao geral e gratuita do povo. do interesse do proletariado alemo, da pequena burgue

    sia e dos pequenos camponeses trabalhar com toda energia na positivizao dessas medidas. Somente atravs de sua efetivao, os milhes, que at agora so explorados na Alemanha por poucos, que procuraro continuar a mant-los em opresso, podem atingir seus direitos e o poder, que lhes pertence como produtores de todas as riquezas.

    O Comit Karl Marx, Karl Schapper, H. Bauer,

    F. Engels, J. Moll, W. Wolff.

    Marx, Karl. A Burguesia e a Contra-Revoluo. So Paulo, Ensaio,1987, pp. 83-6.

    r-

  • O NACIONALISMO E AS UNIFICAES

    O movimento das nacionalidades, no sculo XIX, contraditrio. Segundo o cientista poltico Franois Chtelet, a ideologia nacionalista, decerto, bem anterior ao sculo XIX. Mas foi durante esse perodo que a Nao passou a ser tomada como tema de anlise e de reflexo, e que foi erigida em argumento destinado a justificar um tipo de poder. E difcil distinguir, nela, o que pertence concepo poltica e o que resulta do esprito da poca, expresso nas obras literrias e nos sentimentos e movimentos populares (Chtelet, Franois et alli. Histria das Idias Polticas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985, p. 96.)

    Tal movimento esteve presente em todo o continente europeu, fornecendo o arcabouo ideolgico das unificaes italiana e alem, ocorridas quase ao mesmo tempo.

    No caso italiano, a unificao ocorreu entre 1850 e 1870. Em 1848, aproveitando-se da onda liberal que varreu a Europa, houve levantes em vrias regies italianas dominadas pela ustria, reprimidos com violncia.

    Desde o seu incio, a luta pela unificao dividiu-se em duas correntes. Uma, de carter liberal-republicano representada pelos grupos Jovem Itlia e Camisas-Vermelhas , outra de carter monarquista, defendida pelo grupo Risorgimento , organizado pelo primeiro-ministro do Piemonte, Cavour. A este ltimo grupo se uniram a burguesia e os latifundirios que impuseram os limites da unidade italiana, conservando a estrutura scio-econmica do Estado italiano.

    J na Alemanha, a unificao foi direcionada pela Prssia, num movimento claramente de cima para baixo , contando com o apoio da nobreza junker e da burguesia e afastando completamente os setores populares. A unificao foi completada em 1871, aps a vitria sobre os franceses na Guerra Franco-Prussiana. Esta guerra no assinala apenas o momento da unificao. Marca tambm, profundamente, o inconsciente coletivo da populao francesa, vindo a se constituir, naquele pas, um forte sentimento nacionalista e revan- chista, que explodir no incio do sculo XX.