as me l h o r e s d i c a s e t r u q u e s da ly n n a l ... · arquivo (open file location) como...

26

Upload: dinhxuyen

Post on 10-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A S M E L H O R E S D I C A S E T R U Q U E S D A LY N N A L L E N

Caro usuário do AutoCAD e LT, Desde 2004, tenho publicado uma compilação anual das minhas dicas e truques favoritas para ajudá-lo a extrair o melhor do seu software AutoCAD e AutoCAD LT. Todos os anos, faço escolhas dif íceis sobre quais dicas retirar da minha publicação, a fim de dar espaço para novas dicas ou truques. Algumas vezes, retirei dicas e truques populares entre os usuários, e muitos de vocês acabam pedindo de volta dicas antigas, mas ainda válidas.

E atendendo ao pedido de vocês, apresento esta coleção exclusiva das minhas (e das suas) dicas e truques favoritas de todos os tempos, para AutoCAD e AutoCAD LT. Bom projeto! Lynn AllenDifusora da tecnologia Autodesk e especialista em AutoCAD com anos de experiência

I N T E R F A C E D O U S U Á R I O

BARRA DE FERRAMENTAS DE ACESSO RÁPIDO

Coloque a lista de Layer na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido (QAT), para facilitar o acesso a qualquer momento. Um simples clique com o botão direito na lista de Layer permite que você a adicione facilmente à QAT.

Fique à vontade para adicionar ferramentas de qualquer aba de opções que você usa com frequência. Isso poupa você da necessidade de navegar entre várias abas para encontrar seus comandos favoritos. Após adicionar suas ferramentas, a QAT também permite a personalização e organização das ferramentas nela inseridas.

BARRA DE STATUSPreencha a barra de status com as ferramentas que desejar, clicando nas três linhas empilhadas (o “hambúrguer”) no canto inferior direito do editor. A barra de status automaticamente se desdobrará em duas linhas, quando os ícones não couberem em uma única linha.

DICA: adicione ferramentas na QAT para tarefas temporárias. Quando você terminar de usá-las, clique nelas com o botão direito para removê-las.

ABAS DE ARQUIVOSAs abas de arquivos são exibidas na ordem em que foram abertas, mas você pode facilmente arrastar e soltar para alterar a ordem. Se você ficar sem espaço, um menu flutuante aparecerá à direita.

Passe o cursor sobre uma aba de arquivo para exibir a pré-visualização de imagens do espaço dos modelos e dos layouts. Se você posicionar o cursor sobre umapré-visualização de imagem, ela será temporariamente ampliada e exibida na área de desenho.

NOTA: um ícone de bloqueio em uma aba indica que ela é apenas para leitura; um asterisco indica que o arquivo foi modificado desde a última vez em que foi salvo.

Se, por alguma razão, você preferir desabilitar essa nova ferramenta, é possível realizar o comando a partir do controle de abas de arquivos em Exibir (View).

Clique com o botão direito nas abas de arquivos para exibir opções adicionais, como Salvar Todos (Save All) e Fechar Todos (Close All). Use Copiar Caminho de Arquivo Completo (Copy Full File Path) e insira um link ao seu desenho para um e-mail ou utilize Abrir Pasta do Arquivo (Open File Location) como um lembrete.

Menu ao clicar com o botão direito

I N T E R F A C E D O U S U Á R I O

Plotagem e publicação

*O arquivo foi modificado desde a última vez em que foi salvo

Pré-visualização de desenhos finalizados Fechar desenho

Novo desenho

DICA: você pode imprimir ou publicar um layout a partir da pré-visualização!

I N T E R F A C E D O U S U Á R I O

GALERIASAs galerias de blocos facilitam a exibição e inserção de blocos diretamente da barra de ferramentas (somente para desenhos em execução). Você também encontra galerias úteis para estilos, como dimensões, chamadas, texto, tabelas e células de tabelas.

VIEWPORTS DE ESPAÇO DO MODELOOs Viewports (janelas de exibição) de espaço do modelo são facilmente identificados e simples para redimensionar. Apenas arraste as bordas horizontais ou verticais, ou a intersecção, para redimensioná-la.

O ícone + permite adicionar facilmente novas janelas de exibição. Clique e arraste o ícone + e solte no tamanho apropriado.

Você ainda pode criar um novo viewport ao segurar CTRL enquanto arrasta.

DICA: você pode adicionar ou remover um viewport ao arrastar a borda até o fim.

AJUDANão consegue encontrar uma ferramenta? Quando estiver na janela de Ajuda (Help), clique no botão Localizar (Find) e uma seta animada apontará para a localização na barra de ferramentas de acesso rápido (QTA), barra de ferramentas, barra de status ou menu de aplicativos.

Se você for novo em AutoCAD, certifique-se de verificar o “Guia do Mochileiro para o AutoCAD Básico”, localizado no menu de Ajuda (Help) do AutoCAD, bem como na aba de Início (Start). Aperte F1, e o menu de Ajuda abrirá.

MELHORIAS NA CAIXA DE DIÁLOGOMuitas caixas de diálogo podem ser redimensionadas, enquanto mantém seu tamanho, ao iniciar o AutoCAD. Com essas melhorias, você pode exibir mais informações com menos rolagem. Experimente redimensionar a caixa de diálogo para inserir blocos. A pré-visualização do bloco redimensiona juntamente da caixa de diálogo, criando uma melhor visualização!

LAYOUTSVocê vai gostar da pré-visualização de miniaturas do layout, e do conveniente símbolo + para adicionar rapidamente um novo layout. Para quem gosta de empilhar layouts, o menu flutuante garante acesso rápido aos layouts que se estendem além da largura do monitor.

NOTA: você pode controlar a cor do plano de fundo em Opções (Options).

I N T E R F A C E D O U S U Á R I O

L I N H A D E C O M A N D O

A linha de comando passou por uma grande remodelagem e aprimoramento de funcionalidades no decorrer dos últimos anos. Aqui estão algumas dicas que certamente serão úteis a você.

LINHA DE COMANDO FLUTUANTEPor padrão, a linha de comando (command line) fica em um modo flutuante, o que significa que pode ser movida e colocada em qualquer lugar sobre a tela, ou ainda em outra tela.

SUGESTÕES DE SINÔNIMOSQuando você trabalhar em sistemas de CAD múltiplos, sua nomenclatura vai facilmente se misturar! As sugestões de sinônimos vão ajudá-lo a encontrar uma correspondência apropriada (além de ser personalizável). Por exemplo, se você clicar em SÍMBOLO (SYMBOL), o AutoCAD oferecerá o comando INSERIR (INSERT).

OPÇÕES SELECIONÁVEISOpções de comando são exibidas na linha de comando em azul, para que fiquem mais visíveis. Você pode até mesmo clicar na opção ao invés de digitá-la!

Personalize seus sinônimos com a ferramenta de edição da lista de sinônimos (aba de Opção de gerenciamento)

CONTEÚDOAlerta para poupar tempo! Agora, você pode acessar layers, blocos, padrões de preenchimento, estilos de textos, estilos de dimensão e estilos visuais a partir da linha de comando! Por exemplo, se você digita “Door”, você pode rapidamente inserir o bloqueio de porta preferido entre as sugestões da lista.

AUTOCORREÇÃODiga adeus ao temido “comando desconhecido” (unknown command)! Agora, se você digitar errado um comando, o AutoCAD vai corrigi-lo automaticamente para o comando mais relevante. (Oba!)

AUTOCOMPLETAREconomize tempo (e evite frustrações) com o Autocompletar! Conforme você digita os comandos, o AutoCAD automaticamente completa a entrada. Se você parar, uma lista de todos os comandos possíveis e variáveis do sistema aparecem para facilitar a seleção. O Autocompletar também oferece suporte a recursos de pesquisa por fragmentos. Se você digita “PLANE”, por exemplo, você obterá todos os comandos e/ou variáveis de sistema que contém a palavra PLANE.

Os comandos na lista de sugestões do Autocompletar são inicialmente exibidos na ordem de popularidade geral. Com o tempo, a lista se adapta ao seu próprio uso, tornando o seu AutoCAD cada vez mais inteligente!

DICA: com todas essas novas opções de linha de comando, você encontrará algumas exibidas com categorias expansíveis. Selecione o + ou use a tecla Tab para circular por todo o conteúdo.

L I N H A D E C O M A N D O

S E L E Ç Ã O D E O B J E T O

SELEÇÃO LASSOClique e arraste o seu cursor para usar a versátil seleção Lasso. Apenas clique e solte, para a tradicional seleção retangular.

Pressione a barra de espaço para circular entre as opções janela, cruzada e cerca.

NOTA: esse comportamento pode ser desabilitado na aba de Seleção, nas Opções.

SELEÇÃO CÍCLICATrabalhando em um desenho sobrecarregado? Selecione facilmente objetos de sobreposição com a ferramenta de seleção cíclica (controlada na barra de status). Quando você posiciona o cursor sobre objetos que estão empilhados ou sobrepostos, você verá um indicador da seleção cíclica próximo ao seu cursor. Quando você seleciona um objeto que sobrepõe outros objetos, o AutoCAD exibe uma lista de todos estes objetos sobrepostos e eles se destacam conforme você move pela lista.

MELHORIAS UCSO ícone UCS agora é selecionável (sem seleções com janela ou crossing). Você pode manipulá-lo diretamente usando grips multifuncionais. Mova facilmente e alinhe a origem com objetos, incluindo superfícies curvas e sólidas. Selecione o ícone UCS e escolha a partir de várias opções do menu, que aparecem conforme você paira sobre os grips.

NOTA: a seleção do ícone pode ser controlada na caixa de diálogo UCS (painel de coordenadas, aba de opção Home na área de trabalho de Modelagem 3D) ou usando o comando DDUCSP.

Ícone de seleção cíclica na barra de status

M E N U D O B O T Ã O D I R E I T O

SELECIONAR SIMILARA ferramenta Selecionar Similar (Select Similar) permite a rápida seleção de objetos do mesmo tipo e propriedades, muito mais rápido do que a Seleção Rápida (Quick Select). Encontre essa ferramenta no menu, clicando com o botão direito quando um ou mais objetos estão selecionados.

Use a opção Configurações (Settings) para especificar quais propriedades devem ser filtradas (disponível apenas quando você insere SELECTSIMILAR na linha de comando).

ADICIONAR SELEÇÃOPrecisa desenhar um objeto com o mesmo tipo e propriedades de um já existente? Use a ferramenta Adicionar Seleção (Add Selected) para finalizar o trabalho sem perder tempo! Por exemplo, selecione uma polilinha, escolha Adicionar Seleção no menu clicando com o botão direito, e o AutoCAD está pronto para criar outra polilinha com as mesmas propriedades. Esta é uma enorme economia de tempo.

DICA: você pode selecionar mais de um objeto para corresponder com o Selecionar Similar. Por exemplo, se o filtro do layer estiver habilitado e você selecionar um círculo e uma linha que estejam em dois layers diferentes, o AutoCAD encontrará todos os objetos que correspondem ao círculo e todos os que correspondem à linha.

DICA: isso é muito útil ao trabalhar em desenhos de outras pessoas! Por exemplo: use Adicionar Seleção para adicionar rapidamente uma outra dimensão com exatamente o mesmo estilo e configurações.

VISIBILIDADE DO OBJETOControle a visibilidade do objeto independentemente da visibilidade do layer! A ferramenta Isolar Objetos (Isolate Objects), encontrada no menu clicando com o botão direito, exibe apenas os objetos selecionados (todo o restante fica oculto). Isso facilita o trabalho com desenhos complicados. Você pode usar a ferramenta Ocultar Objetos (Hide Objects), também encontrada no menu clicando com o botão direito, para ocultar os objetos selecionados. Restaure rapidamente os objetos ocultos com a ferramenta Encerrar Isolamento do Objeto (End Object Isolation).

Os ícones de forma do canto direito inferior da barra de status indicam se os objetos estão sendo ocultos ou isolados no desenho.

NOTA: Use a variável de sistema OBJECTISOLATIONMODE , quando o isolamento do objeto persistir entre as seções de desenho.

Um círculo azul indica que o isolamento do objeto está sendo usado.

Todas as formas em cinza indicam que o isolamento do objeto não está sendo usado.

DICA: essas ferramentas podem ser MUITO valiosas para um trabalho em 3D!

M E N U D O B O T Ã O D I R E I T O

M E L H O R I A S D I Á R I A S N O S C O M A N D O S

NUVENS DE REVISÃOSe você desenha nuvens de revisão, você vai adorar a atualização REVCLOUD, que facilita a edição usando grips (sem mais arcos esticados ou alongados!!). O REVCLOUD também oferece suporte a retângulos, polígonos e desenhos à mão livre (e Objeto da linha de comando).

Você já precisou combinar nuvens de revisão? Use a opção Modificar (Modify) para criar uma nuvem de revisão adicional e deletar as partes selecionadas de uma nuvem já existente (junte mais de uma nuvem de revisão).

NOTA: configure REVCLOUDGRIPS para OFF, para colocar os grips de volta ao comportamento herdado.

CÓPIAUse a opção de Matriz (Array) acessível no comando Copiar (Copy) para criar uma matriz linear (não associativa) em tempo real. Há também uma opção de ajuste que permite criar uma matriz entre dois pontos!

MOVER RÁPIDO E COPIARPrecisa fazer uma cópia rápida ou mover objetos? Selecione primeiro os objetos, em seguida clique e segure o botão direito do mouse. Quando soltá-lo, você terá as opções exibidas abaixo.

FERRAMENTA COMBINARUse a ferramenta COMBINAR para criar uma spline que conecta dois objetos. A spline criada é tangencial aos objetos selecionados. Muito melhor do que o PEDIT!

DICA: configure seu padrão preferido com o REVCLOUDCREATEMODE

FERRAMENTAS EXPRESSAS SE TORNAM COMANDOS “REAIS”A ferramenta expressa NCOPY agora é um comando embutido no AutoCAD. Copie objetos aninhados de Xrefs, blocos e DGN, sem precisar explodir ou vincular!

Use a ferramenta de apagar duplicatas (Delete Duplicates - comando OVERKILL) para limpar seu desenho e remover geometrias duplicadas.

AMBIENTE DE DESENHO ISOMÉTRICOUse a ferramenta Isodraft, na barra de status, para trocar o estilo do snap para isométrico e mover de um plano isométrico a outro. É como resolver dois problemas de uma vez só!

JUNTAR (JOIN)Procurando por um meio para limpar seu desenho? Você pode unir linhas, arcos e polilinhas em polilinhas 3D ou splines, desde que sejam contíguas. Você pode também juntar uma hélice a uma spline.

ARCOSO AutoCAD adora desenhar arcos no sentido anti-horário. Use a tecla Ctrl para mudar as direções do arco!

NUDGEVocê já precisou mover objetos em apenas alguns pixels? Tente usar Ctrl + setas de direção!

+

DICA: o comando JUNTAR agora oferece suporte a métodos de seleção padrão, como cruzado ou todos, ou para pegar objetos em qualquer ordem!

M E L H O R I A S D I Á R I A S N O S C O M A N D O S

M E L H O R I A S D I Á R I A S N O S C O M A N D O S

GRIPS MULTIFUNCIONAISGrips multifuncionais existem em muitos objetos diferentes! Os comandos de edição ficam no objeto, gerando menos tempo de busca.

Observe esses poderosos grips em linhas, arcos, arcos de elipse, dimensões e multileaders, assim como faces 3D, arestas e vértices. Apenas posicione o cursor sobre um grip, para acessar numerosas opções relevantes.

ENTRADA DINÂMICACom o uso de uma entrada dinâmica (Dynamic Input), é possível ter o recurso da linha de comando seguindo convenientemente seu cursor, a habilidade de definir ângulos enquanto desenha (sem o uso do rastreamento Polar), o poder de inspecionar comprimentos de geometria linear, e o raio da geometria curvilínea como a de um arco.

• Para acessar as subopções em um comando, pressione a seta para baixo no teclado e clique na opção selecionada da lista.

• A entrada dinâmica é ótima para desenhar em ângulos. Use o botão Tab para alternar entre a definição de comprimentos e os ângulos. Tudo isso, sem a necessidade do uso de rastreamento Polar.

• Você pode inspecionar a geometria sem definir dimensões ou usar o comando MEASUREGOEM. Selecione o objeto que você quer inspecionar, e posicione o cursor sobre um grip para exibir temporariamente as dimensões, mostrar o ângulo e o comprimento da linha, o raio e os graus de um arco, e o raio de um círculo.

DICA: grips multifuncionais são ainda mais poderosos quando a entrada dinâmica é acionada.

Abaixo, temos vários formatos e suas medidas quando usamos a entrada dinâmica

OPÇÕES DE COMANDO

Comprimento Ângulo

QUICKCALCUma calculadora conveniente, derivada do comando Calculadora Geométrica (CAL), a QUICKCALC pode ser usada para:

• Realizar uma série completa de cálculos• Converter de um sistema de unidades para outro• Realizar funções mais avançadas com o painel científico• Passar valores para frente e para trás, para um comando ou palheta de propriedades• Configurar variáveis para uso através dos desenhos do AutoCAD e seções

M E L H O R I A S D I Á R I A S N O S C O M A N D O S

PRÉ-VISUALIZAÇÃO DE COMANDOPré-visualização dos resultados de muitos comandos de edição, incluindo Combinar (Blend), Apagar (Erase), Pausar (Break), Girar (Rotate) e Medir (Scale).

NOTA: o controle de pré-visualização do comando na aba de seleção das opções habilita/desabilita esse recurso.

ESTICARO comando ESTICAR (STRETCH) pode ser seu melhor amigo, se você se lembrar destas regras simples: ao usar uma seleção cruzada (caixa verde), qualquer coisa que esteja completamente dentro da seleção será movida, e tudo o que as arestas da seleção cruzada tocarem será esticado.

FILLET E CHAMFERA pré-visualização é exibida quando o cursor passa sobre o segundo objeto nos comandos Fillet e Chamfer. Confirme e mude o raio ou distância antes de completar o comando!

NOTA: agora, você pode unir ranhurase também pode unir ou chanfrar uma polilinha ou poliarco neles mesmos!

Polilinha

Antes do Fillet Depois do Fillet

MELHORIAS NO PDFVocê vai notar que os PDFs atualizados no AutoCAD estão mais leves e rápidos! Mais tipos de fontes, incluindo SHX, são totalmente suportadas. Isso quer dizer que mais textos podem ser destacados, copiados e buscados.

As opções Exportar para DWF™ e Exportar para PDF foram divididas, e cada uma tem suas próprias opções de diálogo de exportação.

IMPORTAR PDFSCom o comando PDFIMPORT, você pode importar a geometria, texto True Type e imagens rasterizadas, de uma página especifica, de toda uma parte ou de todo o PDF anexo.

Quatro opções diferentes de PDF predefinidas podem ser encontradas durante a plotagem, de modo que você pode facilmente selecionar aquela que supre as suas necessidades.

INDICAÇÕES DE CENTRO E LINHAS CENTRAIS ASSOCIATIVASUse as ferramentas para colocar linhas no centro de círculos e arcos, ou entre duas linhas e polilinhas. Esses objetos são associativos, isto é, quando você altera a geometria, as linhas centrais e as indicações de centro se atualizam automaticamente!

As opções de exportação de PDF para hyperlinks e bookmarks foram adicionadas.

Importação de PDF na faixa contextual PDF Underlay

Inserir barra de ferramentas (ribbon) > Importar painel > Importar lista suspensa

DICA: use hyperlinks para unir folhas, exibições nomeadas, websites externos e arquivos (ou objetos como imagens, blocos, campos etc).

M E L H O R I A S D I Á R I A S N O S C O M A N D O S

M E L H O R I A S D I Á R I A S N O S C O M A N D O S

TRANSPARÊNCIAVocê pode aplicar transparência aos objetos e layers, como qualquer outra propriedade! Configure a transparência para um valor entre 0 e 90, sendo 0 indicando nenhuma transparência e 90, alta transparência.

Você encontrará a propriedade Transparência em todas as caixas de diálogo de layer, podendo até mesmo aplicar a transparência por viewport.

Se você configurar a transparência por objeto, isso vai sobrescrever as configurações de transparência do layer. Ela pode ser facilmente encontrada em Propriedades (Properties), ou na aba Home.

NOTA: SETBYLAYER, Seleção Rápida, Filtro e MATCH- PROP agora incluem a transparência como opção.

Você pode temporariamente desativar a transparência, da mesma forma como espessuras de linha e da barra de status (isso não afeta a plotagem).

NOTA: por padrão, a transparência está desativada para plotagem (uma vez que é preciso rasterizar o desenho, o que retarda a plotagem). Não se esqueça de acioná-la se você quiser suas transparências no plot!

DICA: a variável de sistema CETRANSPARENCY pode ser usada para configurar a propriedade de transparência para novos objetos.

DICA: a transparência funciona bem com hachuras sólidas!

MATRIZES DE CAMINHOUse a opção Caminho no comando MATRIZ (ARRAY) quando você quiser distribuir objetos ao longo de todo o comprimento do caminho.

A alternância da contagem permite indicar um número específico de itens a serem dispostos ou preencher o caminho com eles. Quando desativado, um grip adicional no final da matriz aparece para fornecer a edição dinâmica.

MATRIZES POLARES E RETANGULARESA pré-visualização torna mais fácil do que nunca obter sua matriz correta da primeira vez. Matrizes retangulares são automaticamente exibidas em um grid de 3 linhas por 4 colunas. Já as Matrizes Polares são exibidas em um padrão circular de 6.

Os grips multifuncionais podem ser usados para aumentar ou diminuir rapidamente o número de linhas e colunas, ou para controlar o espaçamento entre elas.

M E L H O R I A S D I Á R I A S N O S C O M A N D O S

T E X T O

Muitas ferramentas novas têm sido adicionadas ao editor MTEXT para tornar mais fácil do que nunca finalizar suas anotações.

MATCHPROPUse a ferramenta de Propriedades de Correspondência na barra do editor de texto para aplicar propriedades entre o texto selecionado junto de um objeto Mtext.

MUDANÇA DE CAPITALIZAÇÃOAltere facilmente o texto destacado para letras maiúsculas ou minúsculas, a partir do menu suspenso.

MÁSCARA (MASK) DE PLANO DE FUNDOA máscara de plano de fundo memoriza padrão e cores usados da última vez (sem retornar ao padrão vermelho e 1,5).

SUB/SOBRESCRITODestaque o texto e use as ferramentas para subscrever ou sobrescrever na barra.

TEXTO TACHADOVocê pode tachar mtext, multileaders, dimensões e tabelas.

DICA: funciona também com dimensões e tabelas!

TÓPICOS E NUMERAÇÃOO Mtext agora tem tópicos e numeração automáticos. Comece uma linha com um símbolo, número ou letra, seguido por um símbolos (como . , > } , ]) e pressione Tab para criar um tópico ou lista numerada. Clique no ícone com um raio para mais opções. Se houver alguma lacuna ou interrupção em sua lista numerada ou de letras, retome do ponto em que parou, digite o número ou letra subsequente e aperte Tab.

NOTA: use o botão Backspace para remover tópicos automáticos e numeração.

ALINHAMENTO DO TEXTOO comando TEXTALIGN alinha rapidamenteseu texto a um texto existente (ou por seleção de pontos). Você pode controlar facilmente a direção do espaçamento ou alinhamento.

T E X T O

ORDEM DE DESENHOControle a ordem de desenho de anotações individuais ou globais de objetos.

D I M E N S Õ E S

DIMENSIONAMENTO INTELIGENTEDeixe o AutoCAD acabar com o tédio do dimensionamento! O comando DIM atualizado é inteligente o suficiente para detectar objetos e fornecer várias opções de dimensão visual. Você pode até mesmo especificar um layer de dimensionamento padrão, válido apenas ao usar o comando DIM.

Use o comando DIMLAYER para aplicar ou criar um novo layer para dimensionamento.

O comando DIM permanece ativo até você sair do comando, de modo que você pode suprimir múltiplas dimensões ao mesmo tempo. Todas as dimensões exibidas na imagem abaixo foram criadas usando um único comando DIM!

COMANDO DE PAUSA DE DIMENSÃO INTELIGENTEO comando DIMBREAK pausa a dimensão ou linhas de extensão onde elas interseccionam objetos ou outras dimensões. As pausas atualizam automaticamente se você mover os objetos interseccionados, mesmo se eles não estiverem mais assim! Você também pode usar a opção Restaurar para remover todas as pausas.

DIMCONTINUE E DIMBASELINE ATUALIZADOSConfigure a nova variável de sistema DIMCONTINUEMODE para 1, a fim de criar dimensões de referência e continuadas com o mesmo estilo de dimensão da base (independentemente do seu layer atual).

DIMENSÕES DIVIDIDASSe você tentar criar uma dimensão sobreposta, verá opções para mover, fragmentar ou substituir a dimensão existente.

NOTA: sem mais snapping acidental nas linhas de extensão! Os object snaps ignoram as linhas de extensão ao criar dimensões. Controle esse comportamento na aba de rascunho das opções.

DICA: DIMBREAK também funciona em multileaders.

L A Y E R S

CLASSIFICAÇÃO DA ORDEM NATURAL PARA LAYERSSe você numera seus layers, vai adorar esta melhoria! Agora, os layers numerados são classificados em sua ordem natural, como: 1, 2, 4, 6, 10, 21, 25 (em oposição a 1, 10, 2, 25, 21, 4, 6).

FUSÃO DE LAYERO LAYMRG foi incorporado ao gerenciador de layer. Clique com o botão direito para fundir 2 ou mais layers em um único (e automaticamente deletar os layers vazios).

SETBYLAYEREsse é um comando fantástico para configurar objetos (incluindo aqueles com blocos aninhados) de volta para BYLAYER!

VIEWPORT DE LAYERSUse o menu, clicando com o botão direito no gestor de propriedades do layer, para congelar rapidamente layers específicos em todas as janelas de exibição, exceto na atual (Conveniente!).

RECUPERE DESENHOS JUNTAMENTE COM XREFSEsse utilitário de desenho permite rodar o processo de recuperação em um desenho e em todos os xrefs associados. Encontre esse recurso sob o Menu de aplicativos (Application Menu) > Utilitários de desenho (Drawing Utilizes) > Recuperar com XREFs (Recover with XREFs)

BOTÃO DE ANEXAR E SOBREPORAlterne entre Anexar e Sobrepor no gerenciador de XREF com um simples clique duplo.

CAMINHO DE ARQUIVO XREFEdite o caminho armazenado diretamente na paleta de referências externas (o caminho encontrado é apenas para leitura). O caminho relativo é o padrão (a menos que o caminho relativo não esteja disponível).

XREF LAYERSOs XREF Layers não são mais exibidos nas propriedades e são acinzentados na lista suspensa de layers (de modo que você não pode pegá-los de qualquer forma).

EXIBIÇÃO DE LAYERS XREFControle a exibição de layers dos desenhos xref,mesmo se eles não estiverem configurados em Bylayer no desenho respectivo. Configure XREFOVERRIDE para 1 e os objetos xref entrarão em comportamento Bylayer.

X R E F S

3 D

3D ORBITAproveite melhor o controle do ponto-alvo ao desabilitar o comando “Habilitar órbita de alvo automático” (Enable Orbit Auto Target) do 3Dorbit no menu, clicando com o botão direito. Você pode clicar e segurar o cursor para especificar o ponto pivô.

EXTRAÇÃO DE CURVA DE SUPERFÍCIEUse a ferramenta de Extração de Isolinhas (Extract Isolines - aba Opção de superfície) para extrair rapidamente as curvas de isolinhas da superfície existente ou da face de um sólido.

Você pode mudar a direção das isolinhas, selecionar uma cadeia ou desenhar uma ranhura na superfície curvada.

PRESSPULLUse a opção Múltiplo (Multiple) ou a tecla Shift para pressionar ou puxar múltiplos objetos em uma única operação. Agora, você pode escolher curvas em 2D ou 3D!

Um pequeno ícone esférico será exibido para indicar o ponto pivô.

DICA: use a tecla Ctrl quando selecionar uma face plana para deslocá-la, como se fosse extrudá-la para seguir os ângulos adjacentes.

3 D

PLANO DE SEÇÃOA ferramenta do plano de seção, que cria um plano de corte através de objetos 3D, agora funciona em nuvens de ponto.

A fatia gera um fino corte através do modelo com planos de seção paralelos frontais e traseiros. Ela tem uma propriedade de espessura, mas nenhuma indicação de cota é permitida.

Escolha entre um plano de corte simples, uma fatia ou uma área delimitada ou volumétrica para o seu tipo de objeto seção.

A aba do Plano de Seção (Section Plane) contextual é preenchida com mais controles do plano de seção, incluindo a Alternância de uma Seção, a habilidade de incluir indicações de cota, geração de blocos de seção a partir de sólidos, e extração de linhas de seção a partir de nuvens de pontos.

Lynn Allen, difusora da tecnologia Autodesk mundialmente, fala para mais de 30 mil usuários todos os anos. Há 23 anos é autora da revista Cadalyst chamada "Circles and Lines" (Círculos e linhas) e é a voz por trás do programa "Dicas e Truques de terça-feira", também da Cadalyst. Lynn começou a usar o software AutoCAD na versão 1.4, há mais de 25 anos, e começou a lecionar em empresas e universidades há 12 anos. Palestrante muito requisitada por seu estilo divertido e peculiar, Lynn atua como apresentadora da Autodesk University há mais de 10 anos e sempre está entre os palestrantes mais bem avaliados. Seu último livro se chama "AutoCAD Professional Tips and Techniques" (Dicas e técnicas profissionais do AutoCAD).

A S M E L H O R E S D I C A S E T R U Q U E S D A LY N N A L L E N