o s e m p r e s Á r i o s u m d e s a f i o p a r a e q u

14
EQUILÍBRIO MENTAL: UM DESAFIO PARA OS EMPRESÁRIOS CARTILHA ABRASEL - 1ª VERSÃO 25/6/2020 RETOMADA DAS ATIVIDADES

Upload: others

Post on 01-Aug-2022

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

EQUILÍBRIO MENTAL:UM DESAFIO PARA OS EMPRESÁRIOSCARTILHA ABRASEL - 1ª VERSÃO 25/6/2020

RETOMADA DAS ATIVIDADES

Page 2: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Incerteza sobre o futuro, baixo faturamento, contasvencendo... Nos últimos meses essa vem sendo a realidadede vários empresários em nosso país. A crise provocada pelapandemia elevou o nível de pressão sobre os empresáriosbrasileiros a níveis nunca vistos antes. O choque de realidade de que a retomada será lentadesperta sentimentos ruins, e a necessidade de reconstruiruma vida tijolo a tijolo pode trazer uma enorme tristeza. Essessão sentimentos comuns a todos que passam por essemomento de retomada. É importante então manter a menteequilibrada para tomar boas decisões. Obviamente, essatarefa não é fácil.

INTRODUÇÃO

Page 3: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Muitos de vocês que estão lendo esse texto podem seidentificar com pensamentos como “preciso agir rápido paraque meu negócio sobreviva”, “deve haver alguma saída parasuperar esse momento que eu não estou enxergando”, "nãotenho como agir diante desse cenário tão incerto" ou até“meu negócio vai quebrar, não importa o que eu faça”. É importante entender que nenhum desses pensamentosestá necessariamente certo ou errado, e o que se faz maisimportante é entender de onde eles vêm e como lidar comeles. Esse é um passo importante para manter a mente emum estado no qual você consiga agir de forma consciente,fazendo com que suas ações reflitam o que você realmentequer fazer. Neste contexto, vamos te ajudar com algumas dicas para quevocê consiga manter seus pensamentos em ordem e suamente equilibrada, com o objetivo te de auxiliar a tomar asmelhores decisões para a retomada do seu negócio. Paulo JelihovschiPsicólogo e diretorde transformação da Abrasel

Page 4: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Nós, seres humanos, temos uma enorme tendência aenxergar a vida exclusivamente pela nossa perspectiva.Confiamos demais naquilo que acreditamos a agimosbasicamente movidos pelas conclusões as quais chegamossozinhos. Isso nos leva a muitos erros. Conversar com outras pessoas abre a nossa perspectiva paraoutras ideias e nos faz enxergar coisas que antes nãoestavam claras para nós. Nesse ponto, é importante manter amente e a escuta aberta para ouvirmos não só aquilo que nosagrada, mas também o que pode nos trazer algumdesconforto.

CONVERSE COM OUTRAS PESSOAS

Page 5: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Estar aberto a escutar o que possa nos desagradar é umgrande exercício de crescimento pessoal, ao mesmo tempoque abre nosso mundo para ideias que antesdesconhecíamos ou até que rejeitávamos movidos porjulgamentos e preconceitos. Aliás, vencer esses julgamentos epreconceitos é algo fundamental para verdadeiramenteassimilarmos as novas ideias, e consequentemente agir deforma mais consciente. Como exemplos práticos, por que não conversar comempresários que estão passando pela mesma situação quevocê antes de tomar uma decisão sobre sua empresa? Porque não conversar com seus funcionários antes de tomaralguma decisão relacionada a eles? Essas conversas poderãoabrir sua mente para tomar melhores decisões e fazer comque você as tome de forma mais tranquila. Por fim, saiba que, além de você, as pessoas que trabalhamcom você também estão passando por um momento muitodifícil. Se colocar no lugar do outro te ajudará a entendê-lo damesma forma que o é importante que o outro te entenda.Aproximar-se de parceiros e funcionários por meio deconversas constantes, sejam diárias ou semanais, paracompartilhar sentimento e ideias é uma boa ideia, queajudará a todos na sua empresa a enfrentar esse momentode forma menos dolorosa.

Page 6: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Tão importante quanto conversar com outras pessoas éconversar consigo mesmo. Olhar para dentro de si é muitoimportante para responder uma pergunta simples, porémdifícil: “porque eu faço as coisas do jeito que faço?”. Responder essa pergunta parece algo bobo, mas ela éfundamental para nosso autoconhecimento. Quanto maisnos conhecermos, ou seja, quanto mais entendermos osnossos comportamentos e conseguirmos identificar porquefazemos as coisas que fazemos, mais conseguiremos nosautogerenciar, ou seja, fazer as coisas porqueconscientemente queremos fazer. Acredite, isso ajuda muitoa dormirmos com a consciência tranquila!

CONVERSE CONSIGO MESMO

Page 7: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Mas então, como fazer esse exercício de autoconhecimento?Basicamente, é necessário conversar consigo mesmo. E comofazer isso? A melhor dica é prestar atenção nos seuspensamentos. O pensamento tem grande influência sobretudo o que fazemos, portanto sempre que você pensar emalgo, uma ação ou decisão prática que deseja fazer, pense noporquê está pensando aquilo e faça as perguntas: “isso queeu estou pensando faz sentido?”, “essa é realmente a melhorforma de fazer o que desejo fazer?”. Sempre que possível, compartilhe seus pensamentos compessoas que você confia e possam te ajudar a observar serealmente o seu pensamento faz sentido e/ou é o melhorpara o momento, No calor do dia-a-dia, pode ficar muito difícil conversarconsigo mesmo. Muitas vezes temos que tomar decisõesrápidas ou fazer planejamentos que afetam a vida de outraspessoas num curto espaço de tempo. Uma dica nesses casos é criar uma rotina para conversarconsigo mesmo. Anote seus pensamentos e ideias em umcaderno (ou num grupo de Whatsapp em que só você fazparte) e uma vez por dia fique sozinho, em um espaçotranquilo, para olhar para essas ideias e refletir sobre elas.Esse exercício pode mudar a forma como você vê a si mesmo,e te ajudará a ser mais senhor de suas próprias ações.

Page 8: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

O momento atual é extremamente desafiador – e poderáficar ainda mais. Você será exigido como nunca foi a tomardecisões que afetarão a sua vida, da sua família e de seusparceiros e funcionários. Parece que você carrega o mundoem suas costas e que você é um grande super-herói quedeverá salvar a todos. É muito normal nesses momentosficarmos desesperados, trabalharmos muito para reverter asituação e constatar que nosso trabalho não vem trazendo osresultados esperados. Quando observamos a falta de resultados tendemos a ficarsem esperanças de um futuro melhor, entrando em estadode desamparo e achando que tudo o que fizermos daí parafrente necessariamente dará errado. Bem, a notícia óbvia é que você não é esse super-herói.Muitas vezes você conseguirá ajudar os outros de formaeficaz, bolar estratégias que irão render boas vendas, tirar umcoelho da cartola que te faça economizar alguns reais... eoutras vezes não.

VOCÊ NÃO É O SUPER HOMEM

Page 9: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Uma das poucas certezas que você ter nesse momento é quevocê irá falhar, e isso é normal! Todos nós estamos sujeitos aerros, a realizar ações que não irão surtir o efeito queacreditávamos que iriam surtir, a trocar os pés pelas mãos.Nesse momento inédito que estamos vivendo, por mais bemintencionados que estejamos, é normal que cometamosalgum tipo de erro. É fundamental nesse momento que você não acredite quevocê é uma pessoa ruim porque errou, e caso fique chateadoporque aquilo que você fez não surtiu o efeito desejado,respire fundo e peça ajuda. Pedir ajuda não é para os fracos.Como conversamos anteriormente, é bom escutar outraspessoas. Elas podem nos ajudar de formas que as vezes nemesperávamos. E, novamente, preste atenção em seus pensamentos. Casovocê esteja sendo tomado por pensamentos negativos hámuito tempo (algo como duas semanas) e se seuspensamentos estiverem evoluindo para pensamentosautodestrutivos, como vontade de tirar a própria vida, peçaajuda profissional. Procure um médico ou psicólogo quepossa te ajudar, e caso não conheça nenhum dessesprofissionais acessíveis a você, novamente, peça ajuda aalguém próximo e converse sobre seus problemas. Nãocarregue o mundo em suas costas sozinho. Divida a carga.  

Page 10: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Nós todos sabemos que o momento é muito difícil, masacredite, tudo vai passar. Quando olhamos para trás e vemostudo que conquistamos fica mais fácil acreditarmos em nósmesmos e termos a certeza de que podemos reconstruirnossos negócios e nossas vidas. O primeiro dia da reabertura do seu negócio pode serfrustrante. Talvez você venda muito pouco, talvez nada, masacredite que o dia seguinte será melhor. Uma das maioresqualidades dos empresários de sucesso são o otimismo e acapacidade de acreditar em si mesmo e nas pessoas queestão em sua volta. Lembre-se também que seu negócio nãoé apenas a forma que você encontrou para ganhar dinheiro,mas também o meio que você encontrou para ser relevantena vida de terceiros, a forma que você se realiza comopessoa.  

AMANHÃ OUTRO DIA COMEÇARÁ

Page 11: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Essa retomada, meu caro empresário, não será fácil. Serãodias difíceis, e será difícil para todos. Será uma reconstrução,tijolo a tijolo, do seu negócio e do seu trabalho. Tenha emmente que a jornada da vida é essa: dura, por vezescomplicada, mas bem mais amena quando compartilhamosesse caminho cercado de pessoas que podem nos ajudar achegar aonde desejamos.  

Page 12: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

A Sodexo possui um serviço que disponibiliza orientaçãoprofissional gratuita para associados Abrasel, contemplandoas áreas de consultoria psicológica, jurídica, financeira e social O que é o Apoio Pass? É um programa com o objetivo deajudar as pessoas com os desafios da vida cotidiana por meiode orientação profissional, sendo o único do mercado aoferecer apoio preventivo e em quatro frentes distintas: Psicológica: situações traumáticas, problemas comansiedade, vícios, relacionamentos com equipe de trabalho econflitos entre sócios. Financeira: reorganização do orçamento, planejamento deações e metas. Jurídica: questões tributárias, dúvidas imobiliárias eprevidenciárias, negocições de contratos com fornecedores); Social: orientação familiar, casos de perdas, hospitalizações,separações e outros.

REDE DE APOIO A PROFISISONAIS DO SETOR

Page 13: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

A partir desta iniciativa, durante seis meses, sócios ecolaboradores dos estabelecimentos associados à Abrasel eseus familiares terão acesso gratuito ao programa Tudo apartir de um atendimento que funciona 24 horas, sete diaspor semana, com garantia de sigilo das informações eparticipação de profissionais de cada área contemplada,disponibilizando orientação através de uma linha telefônica. Para ativação do serviço basta ao gestor do restaurante ligarpara a Central de Atendimento Sodexo (tel. 3003.5083 –capitais e regiões metropolitanas/ tel. 0800 728-5083 –demais regiões), informar que é um associado Abrasel e citaro código #SodexoApoiaAbrasel.

Page 14: O S E M P R E S Á R I O S U M D E S A F I O P A R A E Q U

Faça parte da Rede Abrasel, a rede profissionalexclusiva do setor de alimentação fora do lar:www.redeabrasel.com.br - clique aqui e acessegratuitamente.

QUER TER ACESSO A OUTROSCONTEÚDOS E AÇÕES DE APOIO?