as agressÕes à saúde das...

22
AS AGRESSÕES À SAÚDE DAS POPULAÇÕES GUIA DO PROFESSOR Versão: março 14, 2011 10:58 AM (Áudio): Saúde: Doenças infecciosas Saúde: Zoonoses em animais domésticos Saúde: Alergias Saúde: Anabolizantes Saúde: Gravidez na adolescência Ciência em Destaque: Epidemias (Softwares): Estresse: causa e efeito Qual é a palavra? As agressões à saúde das populações QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

Upload: hoangdat

Post on 12-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

as agressÕes à saúde das populaçÕes

GUIA DO PROFESSOR

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

(Áudio):

Saúde: Doenças infecciosas•Saúde: Zoonoses em animais domésticos•Saúde: Alergias•Saúde: Anabolizantes•Saúde: Gravidez na adolescência•Ciência em Destaque: Epidemias•

(Softwares):

Estresse: causa e efeito•Qual é a palavra? As agressões à saúde •das populações

qualidade de vidadas populações humanas

2

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

Caro(a) professor(a),

É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de objetos educacio-nais. Nossa intenção é ajudá-lo(a) a enriquecer ainda mais seu planejamento didático. apresentamos algu-mas ideias que você poderá aproveitar dependendo de sua vontade, de sua proposta de trabalho e das condi-ções existentes em sua escola.

os objetos educacionais de Biologia foram produzi-dos para você e estão organizados em seis temas estru-turadores. este guia tratará de uma das quatro unida-des temáticas que compõem o tema estruturador “5. Qualidade de vida das populações humanas”. Trata-se da unidade “as agressões à saúde das populações”.

são oito os objetos educacionais que desenvolvemos para esta unidade temática. eles complementarão o seu trabalho, realizado com o livro didático. Também indicaremos outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto, citados ao longo deste guia. os objetos educacionais da unidade temática “a origem da diversidade” são os seguintes:

(Áudio) saúde: doenças infecciosas;1.

(Áudio) saúde: Zoonoses em animais domésticos;2.

(Áudio) saúde: alergias;3.

(Áudio) saúde: anabolizantes;4.

(Áudio) saúde: gravidez na adolescência;5.

(Áudio) Ciência em destaque: epidemias;6.

(software) estresse: causa e efeito;7.

(software) Qual é a palavra? as agressões à saúde 8. das populações

Todos esses objetos educacionais podem ser usados por você, professor(a), tanto de forma isolada quanto de forma integrada. Na página 03 deste guia apresen-tamos um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais para o desenvolvimento dos prin-cipais conceitos cobertos por esta unidade. ele pode

ser utilizado entre dez e doze aulas de 50 minutos.

Também apresentamos, neste guia, roteiros para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas para o(a) professor(a) que deseja usá-los de forma independente.

a partir da página quatro você encontrará as suges-tões específicas para trabalhar com cada um dos obje-tos:

página 04, sugestão de uso do áudio “saúde: doenças infecciosas”;

página 05, sugestão de uso do áudio “saúde: Zoono-ses em animais domésticos”;

página 06, sugestão de uso do áudio “saúde: aler-gias”;

página 07, sugestão de uso do áudio “saúde: anabo-lizantes”;

página 08, sugestão de uso do áudio “gravidez na adolescência”;

página 08 sugestão de uso do áudio “Ciência em des-taque: epidemias”;

página 09, sugestão de uso do software “estresse: causa e efeito”;

página 10, sugestão de uso do software “Qual é a palavra? as agressões à saúde das populações”.

professor(a), as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses objetos, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. o impor-tante é que você esteja disposto a inseri-los em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual me-todologia funciona melhor com cada objeto.

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

3Versão: março 14, 2011 10:58 aM

Conceitos desta unidade te-mática:

Homeostase;• sistema nervoso;• sistema imunológico;• sistema endócrino;• sistema digestivo;• sistema reprodutor;• Zoonoses;• aspectos psicológicos e biológicos da gravidez pre-• coce.

as competências e habilida-des que poderão ser desen-volvidas são:

Identificar, a partir da análise de dados, as prin-• cipais doenças que afetam a população brasileira considerando idade, sexo, nível de renda.

Distinguir, entre as principais doenças identificadas, • as infecto-contagiosas e parasitárias, as degenerati-vas, as ocupacionais, as carenciais, as sexualmente transmissíveis (dsTs) e as provocadas por toxinas ambientais.

Realizar uma pesquisa bibliográfica para identificar • as principais medidas preventivas para essas doen-ças.

elaborar explicações para os dados a respeito da • evolução, na última década, em particular no Bra-sil, da incidência das dsTs, particularmente a aids, entre homens e mulheres de diferentes faixas etá-rias.

escolher medidas que representem cuidados com o • próprio corpo e promovam a saúde sexual e repro-dutiva dos indivíduos.

discutir os riscos da gravidez na adolescência e as • formas de preveni-la, a partir da análise de dados.

levantar dados sobre as condições da previdência • social e nível de emprego nas diferentes regiões

brasileiras na última década, e propor um deba-te sobre essas condições e possíveis medidas para transformá-las, em que os alunos participantes re-presentem o posicionamento de diferentes lideran-ças.

suGesTÃo de RoTeiRo de uso dos ReCuRsos

a unidade “as agressões à saúde das populações” pode ser desenvolvida com o auxílio de oito objetos educacionais. eles estão publicados separadamen-te, em respeito à autonomia que você, professor(a), tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s) para o trabalho que já realiza.

aqui vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio com-putador ou no da escola. professor(a), lembramos mais uma vez que a nossa sugestão para o uso integrado dos objetos educacionais é apenas uma dentre várias pos-sibilidades. Na medida em que se sentir mais seguro no uso desses recursos e com a criatividade e conheci-mento que você tem, certamente poderá desenvolver muitas outras formas de utilização, que sejam até mais adequadas do que a que estamos propondo.

uma possibilidade para começar esta unidade temá-tica é ter uma conversa inicial com os seus alunos para conhecer o que eles sabem sobre o sistema imunológi-co humano. recorde os principais órgãos do sistema imunitário, o conceito de antígeno e anticorpo e a im-portância dos linfócitos T e B nesse processo. Você tam-bém pode aproveitar para frisar a questão da imuniza-ção ativa e passiva, destacando suas diferenças. após essa exposição, trabalhe com o áudio “série saúde: doenças infecciosas”. Na aula seguinte, resgate alguns conceitos tratados e utilize o áudio “série saúde: aler-gias”, que também envolverá a atuação dos anticorpos em nosso organismo.

Nas próximas duas aulas, você poderá abordar as diferenças entre endemias e epidemias, discutindo al-gumas doenças endêmicas e epidêmicas e as medidas essenciais para combatê-las. apresente, então, o áudio “Ciência em destaque: epidemias”. se julgar adequa-do, traga reportagems veiculadas na mídia a respeito dessas patologias.

Considerando o conceito de saúde como bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de cien-ças, você pode discutir a importância de hábitos saudá-veis, como a prática da atividade física e da alimentação

4

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

balanceada, uma vez que a obesidade e o sedentarismo têm atingido um número crescente de jovens. explique por que os exercícios físicos podem ajudar o organis-mo na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão, por exemplo. destaque a necessidade de controlar a ingestão de gorduras, de bebidas alcóolicas e o consumo do tabaco. Na Bibliografia Complementar (página 12) você tem à sua disposição sugestões de ma-teriais que podem lhe ajudar a desenvolver esse tema, se for do seu interesse.

a alimentação desequilibrada, aliada ao sedenta-rismo, ao trânsito e outros fatores do cotidiano con-tribuem para o aparecimento de quadros de estresse. Mais do que um aparente desequilíbrio psicológico, é importante que os alunos compreendam os processos orgânicos envolvidos em situações estressantes. Traba-lhe com os conceitos de sistema nervoso, explicando a atuação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. depois, permita que os alunos explorem o software “estresse: causa e efeito”. Na aula seguinte, explique aos estu-dantes que as doenças que acometem os seres huma-nos podem estar relacionada a outros animais também. Trabalhe com o conceito de zoonose, levantando as principais. Frise a conceituação de vetor, hospedeiro intermediário, definitivo, agente etiológico, sintomas e tratamento de cada uma delas. peça para que os es-tudantes elaborem quadros que podem ser consultados de forma prática, contribuindo para a memorização. utilize, então, o áudio “série saúde: Zoonoses em ani-mais domésticos”.

após o término dessa primeira etapa, professor(a), acreditamos que seja interessante dedicar as duas au-las seguintes ao trabalho com áudios que estão profun-damente relacionados à conscientização dos estudan-tes. o primeiro (“série saúde: anabolizantes”) detalha a ação dessas substâncias no organismo, reforçando os perigos do uso das mesmas. Faça associação com even-tos esportivos, unindo os conhecimentos biológicos à punição que vários atletas recebem por dopping. sabe-se que em muitas academias o comércio clandestino de anabolizantes ocorre e muitos jovens acabam su-cumbindo a essas estratégias. ao estimular a prática de exercícios físicos para fortalecimento do sistema cardiovascular e imunológico, professor(a), destaque a importância de não ingerir hormônios para obter au-mento muscular de forma rápida e nociva.

Na aula seguinte, utilize o áudio “série saúde: gravi-dez na adolescência”, que também abordará aspectos biológicos e psicológicos. realize um debate em sala de aula, professor(a), permitindo a expressão dos estu-dantes a respeito deste tema e a exposição de dúvidas envolvendo a utilização de métodos anticoncepcionais.

procure não assumir uma postura excessivamente mo-ralista, mas oriente os estudantes sobre as consequên-cias que uma gravidez precoce traz para a vida dos ado-lescentes e para a criança. Na aula posterior, finalize o trabalho deste eixo temático com o software “Qual é a palavra?”, em que os alunos precisarão reunir todos os conceitos aprendidos, as dificuldades poderão se tornar mais evidentes, ajudando você, professor(a), a retomar os pontos que considerar mal esclarecidos.

suGesTÃo de RoTeiRo paRa o uso isolado de Cada oBJeTo eduCaCio-nal

(Áudio) saúde: doen-ças infeCCiosas

professor(a), este programa aborda algumas das do-enças infecciosas mais comuns, como gripes e resfria-dos, destacando as suas diferenças fundamentais. o recurso também traz informações sobre a tuberculose, a aids, a febre amarela e a dengue. os agentes etioló-gicos, as formas de contágio e a prevenção são tópicos discutidos neste recurso educacional.

antes de apresentá-lo à classe, você pode propor uma atividade introdutória aos seus alunos. uma opção é realizar seminários sobre cada uma dessas doenças. os alunos podem ser divididos em grupos, sendo que cada um ficará responsável por realizar pesquisas a res-peito de uma dessas doenças mencionadas. oriente-os para trazer: hospedeiro intermediário e vetor (se hou-ver), hospedeiro definitivo, agente etiológico, sintomas comuns, tratamento e profilaxia. Caso haja dúvidas em relação a esses conceitos, procure esclacerê-las neste momento.

explique a eles que o conteúdo pesquisado deverá ser apresentado aos demais colegas, sendo importante preparar materiais, como cartazes. se houver possibili-dade, sugerimos que o material feito pelos alunos seja afixado nos murais da escola, a fim de que esses conhe-cimentos também sejam disseminados entre as demais séries. procure estimular a criatividade dos seus alu-nos, sugerindo que eles tragam não somente os dados básicos solicitados, mas também outras informações

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

5Versão: março 14, 2011 10:58 aM

relevantes que complementem o assunto.

Nesta primeira aula, os alunos podem realizar pes-quisas na biblioteca da escola, em livros, revistas e jornais, anotando as informações que considerarem importantes. Caso haja computadores disponíveis na escola, a internet pode ser uma ferramenta muito va-liosa para a realização dessas pesquisas. se for o caso, explique aos seus alunos a diferença dos materiais di-vulgados para a comunidade científica (artigos acadê-micos) e para o público leigo, orientando-os a respeito. a forma como os jornais e revistas abordam essas doen-ças é bastante diferente da linguagem utilizada pelos cientistas. dependendo dos materiais que seus alunos escolherem para coletarem as informações solicitadas, isso poderá se tornar bastante evidente. outra ideia é pedir para cada grupo criar duas perguntas referentes ao tema do seminário, que deverão ser respondidas pelos colegas.

Na aula seguinte, os alunos poderão apresentar seus respectivos trabalhos aos demais. sugerimos que cada apresentação não ultrapasse dez minutos. os cartazes contendo os tópicos solicitados poderão ser explicados à classe. após a exposição, um membro do grupo poderá escrever na lousa duas perguntas referentes ao assunto do seminário, para serem respondidas pela classe. Você pode recolher as respostas dos alunos, para ter ideia dos conhecimentos que foram adquiridos a respeito de cada um dos temas tratados.

Na aula seguinte, se todas as apresentações já tive-rem sido finalizadas, você pode apresentar o áudio “Sé-rie saúde: doenças infecciosas”, que irá reunir todos os assuntos já trabalhados com a classe, contribuindo para a fixação do conteúdo. se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho su-gerido para o aluno, que consta na seção anexos (pági-na 14). professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pon-tos importantes do programa.

oriente-os para não responderem às perguntas du-rante a reprodução do áudio, porque isso poderá atra-palhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, ini-cie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhe-

cem o significado e promova uma discussão a respei-to delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. depois, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

(Áudio) saúde: zoonoses em animais domésTiCos

professor(a), este programa aborda algumas das zo-onoses mais comuns envolvendo animais domésticos, como a raiva, a leischmaniose, ancilostomose, toxo-plasmose e a leptospirose. Também apresenta concei-tos como agente, vetor, hospedeiro intermediário e definitivo.

antes de iniciar o trabalho com o recurso educacio-nal, sugerimos a realização de uma atividade prévia, para verificar os conhecimentos dos alunos a respeito do assunto. pergunte a eles, por exemplo, quem pos-sui animais de estimação em casa. provavelmente a maioria irá levantar a mão. em seguida, questione se eles já ouviram falar de zoonoses; se sim, peça para que dêem exemplos de algumas doenças que envolvem animais domésticos e podem ser transmitidas ao ho-mem. Conforme você vai abordando as principais zo-onoses, vá escrevendo na lousa o agente, hospedeiro intermediário, hospedeiro definitivo, vetor, sintomas e profilaxia. Caso existam dúvidas em relação a esses conceitos, aproveite para esclarecê-las neste momen-to, professor(a).

se for possível, traga imagens para ilustrar a discus-são, apresentando a eles os agentes, hospedeiros e ve-tores. Caso julgue apropriado, no caso da leishmaniose,

6

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

por exemplo, é possível trazer fotos das lesões de pele comuns nesta doença. Você poderá buscá-las nos livros didáticos ou em outros materiais, sugeridos na Biblio-grafia Complementar deste guia (página 11).

outra sugestão de atividade prévia pode ser a re-alização de seminários e a produção de cartazes que podem ser distribuídos na escola, se houver possibili-dade. professor(a), na página 05 (uso do áudio “série saúde: doenças infecciosas”) você irá encontrar uma sugestão que poderá ser adaptada ao trabalho com as zoonoses. Fica a seu critério decidir qual é a opção mais adequada conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

dependendo da atividade que você escolher, apre-sente neste ou na aula seguinte o áudio “série saú-de: Zoonoses”. se o áudio for reproduzido de um úni-co equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno, que consta na seção anexos (página 15). professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

oriente-os para não responderem às perguntas du-rante a reprodução do áudio, porque isso poderá atra-palhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, ini-cie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhe-cem o significado e promova uma discussão a respei-to delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

(Áudio) saúde: aleR-Gias

professor(a), este programa explica o que são aler-gias, trazendo exemplos dos tipos mais comuns e ex-plicando como o processo alérgico é desencadeado no organismo. o áudio apresenta uma série de perguntas e respostas sobre o assunto, informando sobre predis-posição genética e estratégias para evitar as alergias, dentre outros tópicos.

retomar com seus alunos alguns conceitos pode aju-dar na compreensão dos conteúdos tratados pelo pro-grama. assim, antes de iniciar a reprodução do áudio, relembre com os estudantes o papel dos leucócitos. ex-plique a eles que se tratam de células de defesa contra micro-organismos e partículas estranhas, também co-nhecidas como glóbulos brancos e que estão presentes no sangue. portanto, são produzidas na medula óssea vermelha. aproveite para esclarecer a atuação dos leu-cócitos e destaque a diferença entre antígeno e anti-corpo.

se for o caso, você pode estender o assunto e abor-dar também as tarefas do sistema linfático, explicando que os vasos linfáticos estão presentes em praticamen-te todo o corpo. Mencione que os capilares linfáticos, que são muito finos, retiram dos tecidos o excesso de líquido intersticial, material existente entre as células. o sistema linfático, composto por linfonodos e órgãos linfoides (tonsilas, timo e baço), funciona como uma rede de drenagem de líquido intersticial e de defesa. Na Bibliografia Complementar (página 11) deste guia, você poderá encontrar materiais que podem lhe ajudar a se aprofundar mais neste assunto, a fim de preparar a classe para a apresentação do áudio.

dependendo da atividade que você escolher, apre-sente nesta ou na aula seguinte o áudio “série saú-de: alergias”. se o áudio for reproduzido de um úni-co equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno, que consta na seção anexos (página 16). professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático.

Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. oriente-os para não responderem às pergun-tas durante a reprodução do áudio, porque isso poderá

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

7Versão: março 14, 2011 10:58 aM

atrapalhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e pron-tos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer inter-rupções ou comentários. após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido nova-mente. sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. de-pois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

(Áudio) saúde: anaBolizanTes

o uso de anabolizantes e o prejuízo deles à saúde é o tema deste recurso educacional, professor(a). por meio dele, os alunos compreenderão o que são anabolizan-tes, que agressões eles causam ao organismo e quais as razões que os tornam proibidos em competições espor-tivas. o áudio pode ajudar na conscientização dos alu-nos, uma vez que o uso de anabolizantes tem aumen-tado entre os jovens, principalmente em academias, trazendo sérios danos à saúde.

para trabalhar com este tema, uma sugestão é divi-dir os alunos em grupos e pedir para que eles realizem pesquisas, em jornais, revistas e na internet (caso seja possível). peça aos estudantes para que tragam duas reportagens sobre o uso de anabolizantes. sugira para que busquem textos relacionados à utilização no am-biente esportivo, que são assuntos frequentes na mí-dia. oriente os alunos para que façam um resumo de dez linhas do conteúdo de cada reportagem seleciona-da, para apresentação em sala de aula.

Na aula seguinte, reúna os estudantes e peça para que cada grupo conte aos demais o conteúdo pesqui-sado. o que as reportagens mencionam a respeito dos anabolizantes? Quais são os usos frequentes dos mes-mos? Que danos eles podem trazer à saúde? durante a discussão, faça os esclarecimentos conceituais neces-sários e questione se os alunos conhecem alguém que já tomou anabolizantes. alerte-os novamente a respeito dos perigos dos mesmos. diga à classe que a ação deles no organismo será melhor esclarecida com auxílio do áudio “série saúde: anabolizantes”, que será apresen-tada a seguir.

se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos consegui-rão ouvir o programa. antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno, que consta na seção anexos (página 17). professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro con-tém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

oriente-os para não responderem às perguntas du-rante a reprodução do áudio, porque isso poderá atra-palhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, ini-cie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.

após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significa-do e promova uma discussão a respeito delas. É impor-tante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

8

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

(Áudio) saúde: GRavidez na adolesCênCia

este áudio, professor(a), trata de um tema que está muito relacionado ao cotidiano dos alunos do ensino Médio: a gravidez na adolescência. a proposta deste recurso é discutir o assunto, destacando os impactos sociais e emocionais que a gravidez precoce traz para a vida dos jovens.

Certamente os estudantes conhecem alguém que en-gravidou durante a adolescência e pode haver inclusi-ve casos na própria sala de aula. assim, sugerimos que você, professor(a), proponha uma conversa com seus alunos, a fim de permitir a expressão das dúvidas e opi-niões a respeito deste assunto. acreditamos que seja importante orientar os estudantes sobre os perigos da gravidez na adolescência, estimulando, contudo, o li-vre debate sobre o tema. peça para que os estudantes disponham as carteiras em roda ou sentem-se no chão, de maneira que todos possam se observar.

Inicie o assunto, perguntando se eles conhecem ca-sos de gravidez na adolescência. oriente-os para que cada estudante tenha a palavra a cada vez, a fim de não tumultuar a discussão. pergunte a eles sobre os possíveis impactos que essa gravidez trouxe para a vida dos jovens envolvidos. eles precisaram interromper os estudos? Começaram a trabalhar? Quem cuida da crian-ça atualmente? alguma meta de vida precisou ser adia-da? Qual a percepção deles a respeito disso? durante a conversa, relembre-os sobre as mudanças ocorridas no corpo de meninos e meninas no decorrer da puberda-de.

Biologicamente, apesar de já serem férteis, isso sig-nifica que o jovem está pronto para ser pai ou mãe? procure não adotar uma postura excessivamente mora-lista; contudo, não deixe de alertá-los sobre os aspec-tos importantes. Inicie uma outra etapa na discussão, indagando sobre os métodos anticoncepcionais existen-tes. Quais eles conhecem? Quais são considerados mais seguros? Que dúvidas possuem? se houver vergonha, ex-plique aos estudantes que eles não precisam se mani-festar, mas que é importante que busquem orientação para garantir uma prevenção adequada. Frise a impor-tância desses métodos não apenas para evitar uma gra-videz indesejada, mas também para prevenir uma série de doenças sexualmente transmissíveis, como a aids.

dependendo do andamento dessa atividade, apre-sente nesta ou na aula seguinte o áudio “série saúde: gravidez na adolescência”. se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno, que consta na seção anexos (página 18). professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessá-rias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

oriente-os para não responderem às perguntas du-rante a reprodução do áudio, porque isso poderá atra-palhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, ini-cie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhe-cem o significado e promova uma discussão a respei-to delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

(Áudio) CiênCia em desTaque: epidemias

Neste programa, o aluno poderá aprender sobre a história das principais epidemias pelas quais passou o homem e também sobre a disseminação de algumas do-enças (hepatite a e B, gripe e dengue). antes de iniciar a apresentação do áudio, recomendamos a realização

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

9Versão: março 14, 2011 10:58 aM

de uma atividade introdutória. uma ideia é dividir a classe em grupos de até cinco alunos e pedir que re-flitam juntos sobre as seguintes questões: o que são epidemias? o que são endemias? Cite três doenças epi-dêmicas, destacando as formas de transmissão e as me-didas preventivas necessárias. se houver possibilidade, você pode propor que sejam realizadas pesquisas na biblioteca da escola, com o uso de livros e/ou da inter-net. esta atividade pode ser realizada por aproximada-mente vinte minutos. depois, reúna a classe novamen-te e peça para que cada grupo apresente aos demais as suas respostas. Nesse momento, faça as considerações necessárias, professor(a).

após essa atividade, apresente aos alunos o áudio “Ciência em destaque: epidemias”. se o áudio for re-produzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno, que consta na seção anexos (página 19). professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que jul-gar necessárias, conforme o seu planejamento didáti-co. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

oriente-os para não responderem às perguntas du-rante a reprodução do áudio, porque isso poderá atra-palhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, ini-cie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhe-cem o significado e promova uma discussão a respei-to delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

(sofTwaRe) esTResse: Causa e efeiTo

professor(a), esta animação apresenta o papel do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal nas respostas corpo-rais desencadeadas por eventos estressores como frio, fome e medo, por exemplo. antes de trabalhar com este recurso, sugerimos que você retome alguns con-ceitos relacionados aos sistemas nervoso e endócrino. Traga figuras para mostrar a localização e a importân-cia do hipotálamo, estrutura que tem papel fundamen-tal na integração das respostas fisiológicas ao estresse emocional.

explique que o conceito de estresse baseia-se em condições físicas ou psicológicas que ameaçam a ho-meostase (equilíbrio) do organismo, desencadeando um conjunto de alterações corporais. Neste processo, como resultado da ativação do eixo hipotálamo-pituirá-ria-adrenal, os hormônios possuem papel fundamental, sendo a resposta mais característica ao estresse a libe-ração do hormônio adrenocorticotrópico (aCTH) e cor-ticoides (cortisol em humanos e cortisona em ratos).

sabemos, também, que o estresse agudo também ativa a divisão simpática do sistema nervoso neurovege-tativo, o que desencadeia reações de “luta” ou “fuga”. Não se esqueça, também, de trabalhar com a questão da importância dessa reação frente a condições que ameaçam a homeostase. ao longo da evolução, teria sido mais vantajoso para a sobrevivência das espécies? Estimule a reflexão dos alunos e, se for o caso, você pode encontrar na Bibliografia Complementar (página 12) sugestões de materiais que podem lhe dar ideias para se aprofundar neste assunto e desenvolver ativida-des introdutórias que correspondam às suas estratégias didáticas, professor(a).

após essa apresentação introdutória, explique que todos irão trabalhar com um software que irá sintetizar essas informações discutidas. antes de iniciar a explo-ração do programa, distribua o roteiro de trabalho su-gerido para o aluno, que consta na seção anexos (pági-na 20). professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pon-tos importantes do software.

oriente-os para não responderem às perguntas du-rante a exploração do recurso educacional, porque isso

10

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

poderá atrapalhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça que iniciem a exploração do recurso, evitando fazer interrupções ou comentários. após ob-servar a animação pela primeira vez, pergunte aos alu-nos se há alguma dúvida ou palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes da animação ser reproduzida novamente. suge-rimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o recurso. depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? se houver ne-cessidade, o recurso poderá ser explorado novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

(sofTwaRe) qual é a palavRa? as aGRessões à saúde das populações

este software consiste em um jogo para que o aluno treine, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos. o objetivo é acertar a palavra que corresponde à dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. para abor-dar os assuntos indicados neste guia temático, o sof-tware irá trazer questões relacionadas à algumas doen-ças, como poliomielite, gripe, tuberculose, raiva, aids, tétato, toxoplasmose, leishmaniose, ancilostomose. Trata, também, dos anabolizantes, do sistema imunoló-gico humano e do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.

assim, por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionacionais abordados neste guia, suge-rimos que você proponha este jogo como um fechamen-to do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tenham sido esclarecidas. destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em Biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem.

antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho (seção anexos, pági-na 21). Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro con-tém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. oriente-os para não responderem às per-guntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. após ex-plorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do re-curso ser explorado novamente. Ao final, peça para os estudantes responderem ao questionário proposto no roteiro.

avaliaçÃo

para avaliar se os alunos compreenderam o conte-údo do jogo, promova uma discussão: o que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? o que não entenderam direito? a correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? em que diferem? sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

11Versão: março 14, 2011 10:58 aM

BiBlioGRafia Comple-menTaR

A seguir oferecemos uma lista de livros, filmes e pá-ginas na internet que estão relacionados com os conte-údos que tratamos neste guia. o objetivo desta lista é ajudá-lo a ganhar tempo com sua pesquisas e oferecer indicações de bons materiais, que poderão ser usados para enriquecer ainda mais as suas aulas ou mesmo para as atividades de recuperação dos alunos com mais dificuldade.

1.artigo “o hipotálamo dorsomedial e a organiza-ção da resposta cardiovascular ao estresse emo-cional: uma perspectiva funcional”. disponível em: www.fmrp.usp.br/revista/2006/vol39n1/2_o_hipo-talamo_dorsomedial.pdf - acesso em março/2011.

2. artigo “ansiedade, pânico e o eixo hipotála-mo-pituitária-adrenal”. disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1516-44462007000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt - acesso em março/2011.

3. artigo “musculação, uso de esteroides anaboli-zantes e percepção de risco entre jovens fisicul-turistas de um bairro popular de salvador, Bahia, Brasil”. disponível em: www.scielosp.org/pdf/csp/v18n5/11011.pdf - acesso em março/2011.

4. Texto da Biblioteca virtual em saúde, que aborda as alergias, seus sintomas e prevenção. disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/82alergias.html - acesso em março/2011.

5. espaço do portal saúde, site do ministério da saúde, que é voltado aos jovens e adolescentes. Traz materiais envolvendo orientação e prevenção de doenças, gravidez na adolescência e uso de dro-gas. disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=241 - acesso em-março/2011.

6.sétima edição do Guia de vigilância epidemioló-gica, do ministério da saúde, que traz informações sobre diversas doenças infecciosas. disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/

gve_7ed_web_atual.pdf - acesso em março/2011.

7. Imagem das estruturas do sistema límbico. www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol35/n2/imgs/55_figu-ra1.gif. Verifique o artigo “Neurobiologia das emo-ções”, disponível em www.hcnet.usp.br/ipq/revis-ta/vol35/n2/55.htm, de onde a figura foi retirada. acesso em março/2011.

Também vale uma busca de mais recursos sobre este tema no portal do professor (http://portaldoprofes-sor.mec.gov.br/index.html). localizamos alguns bem interessantes nestes endereços:

-Áudio que discute as causas da alergia alimentar e orienta sobre formas de evitá-la, como a amamentação e a introdução gradativa de alimentos ricos em prote-ínas na dieta das crianças. disponível em: http://por-taldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24846 - acesso em março/2011.

-Áudio que aborda as doenças gástricas no ser huma-no causadas pela bactéria Helicobacter pylori. disponí-vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTec-nica.html?id=25199 - acesso em março/2011.

-Áudio que, dentre outros assuntos, conta a ação de voluntários que com dinâmica com alunos, conseguiram diminuir o índice de gravidez precoce. disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=607 - acesso em março/2011.

No portal do professor também há sugestões de au-las que poderão lhe dar ideias para mais atividades com os alunos, como estas que selecionamos:

-aula que permite ao aluno compreender o mecanis-mo que envolve as reações alérgicas. disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAu-la.html?aula=13122 - acesso em março/2011.

-Aula que tem o objetivo de definir anabolizantes e debater sobre os malefícios da utilização dos mes-mos. disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16067 - acesso em mar-ço/2011.

12

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

-aula para conhecer a ação do estresse no corpo humano, identificar as doenças que o estresse cau-sa e refletir sobre atitudes saudáveis. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAu-la.html?aula=18789 - acesso em março/2011.

Se desejar, professor(a), você poderá verificar os ma-teriais que estão disponíveis no Banco internacional de objetos educacionais (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br), como os que indicamos abaixo:

-Animação para identificar as características do mos-quito da dengue. disponível em: http://objetoseduca-cionais2.mec.gov.br/handle/mec/1981 - acesso em março/2011. em inglês.

-Animação para identificar os efeitos da adrenali-na em diferentes partes do corpo humano. disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2647 - acesso em março/2011.

em todas as atividades propostas, recomendamos o trabalho com o livro didático por você adotado. abaixo apresentamos algumas dicas de onde os assuntos rela-cionados a essa unidade temática podem ser encontra-dos nos livros de Biologia do pNleM:

adolfo, a.; CRozeTTa, m.; laGo, s. (2004). Bio-logia. editora iBep, volume único, 1a edição. os temas propostos no livro do aluno são distribuídos em dez uni-dades temáticas. Sugerimos que você verifique a unida-de 10 (“Fisiologia Humana”) se desejar se aprofundar mais nos sistemas endócrino (capítulo 5) e nervoso (ca-pítulo 6), antes de apresentar os recursos educacionais à classe. os autores trazem quadros que facilitam a visualização do local de produção de cada hormônio e sua ação no organismo.

amaBis, J. m.; maRTho, G.R. (2004). Biologia. editora moderna, volumes 1, 2 e 3, 2a edição. os te-mas dessa obra estão distribuídos entre os volumes de acordo com os níveis de organização da vida: as célu-las, os organismos e as populações. sugerimos o uso do volume 2, que possui cinco partes. Na parte III, as do-enças causadas por vírus são mencionadas no capítulo 2. Veja o quadro de consulta , bem detalhado, com as principais doenças e formas de transmissão. A fisiologia humana é o assunto da parte V. Consulte o capítulo 17

(“Circulação sanguínea”) para encontrar informações sobre o sistema imunitário e o capítulo 20 (“Integra-ção e controle corporal: sistema nervoso, sensorial e endócrino”.

favaReTTo, J.a.; meRCadanTe, C. (2003). Biolo-gia. editora moderna, volume único, 2a edição. a obra “Biologia”, de Favaretto e Mercadante, possui três uni-dades. Busque informações na unidade III (“a diversida-de da vida”), capítulo 23 (“parasitismo, uma estratégia de vida”) ao trabalhar com as zoonoses. Informações sobre doenças infecciosas constam no capítulo 19 (“Ví-rus, Monera e Fungi”). Cheque as tabelas disponibiliza-das pelos autores, que sintetuzam as doenças causadas por vírus e bactérias. o sistema nervoso e endócrino são mencionados no capítulo 29 (“Integração e coorde-nação”). a sugestão de leitura “drogas: tô fora” pode ajudar na discussão acerca da vida saudável, desesti-mulando o uso de esteroides pelos estudantes.

fRoTa-pessoa,o. (2001). Os caminhos da vida I, II e III. Biologia no ensino médio. editora scipione, 1a

edição. Indicamos a consulta ao volume I desta cole-ção, professor(a), que é organizado em 8 unidades. Na unidade 7 (“Os hormônios”), verifique o capítulo 20 (“O eixo hipotálamo-hipófise”). Na unidade seguinte, os ca-pítulos 22 e 23 explicam a organização do cérebro e a localização de determinadas funções cerebrais. o siste-ma límbico é apresentado e há imagens ilustrativas.

lauRenCe, J. (2005). Biologia. editora nova Ge-ração, volume único, 1a edição. o livro do aluno en-contra-se organizado em seis unidades que agrupam ao todo 41 capítulos. Na unidade 5 (“o ser humano: evolução, fisiologia e saúde”) você poderá encontrar informações sobre a circulação linfática e os mecanis-mos de defesa (Capítulo 33 - “Fisiologia humana III: res-piração, circulação e excreção”). No capítulo seguinte (Capítulo 34 - “Fisiologia humana IV: controle hormonal e reprodução”), o sistema endócrino e reprodutor são apresentados. Ao final deste capítulo, confira a leitura “alerta: o perigo das ‘bombas’”, que trata do uso de anabolizantes esteroides.

linhaRes, s.; GewandsznaJdeR, f. (2008). Biolo-gia. série Brasil. editora Ática, volume único, 1a edi-ção. essa obra é dividida em nove unidades. Na unidade IV (“a diversidade da vida”), as doenças causadas por

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

13Versão: março 14, 2011 10:58 aM

vírus e bactérias podem ser encontradas, respectiva-mente, nos capítulos 16 (“Vírus”) e 17 (“reino Mone-ra”). Já os aspectos referentes ao sistema nervoso são descritos na unidade V (“anatomia e Fisiologia com-parada dos animais), capítulo 31. o sistema endócrino está inserido no capítulo 30. Confira as questões para revisão, vestibular e enem.

lopes, s. Biologia. (2008). editora saraiva, volume único, 2a edição. o livro do aluno é composto por sete unidades. Na unidade 8 (“espécie humana”), consulte o capítulo 33 (“Anatomia e fisiologia humana I”) se dese-jar informações sobre o sistema imunitário. a sugestão de leitura “Fumar ou não, eis a questão” propõe este tema para discussão.Você pode utilizá-lo no momento de abordar os fatores que contribuem para o adoeci-mento da população. No capítulo seguinte (“anatomia e fisiologia humana II), o sistema nervoso é apresenta-do, o que pode auxiliar no momento de trabalhar com o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. a autora também trata do sistema endócrino, apresentando um quadro bem completo com os principais hormônios e suas res-pectivas ações no organismo.

paulino, w. (2007). Biologia. editora Ática, volu-mes 1, 2 e 3, 16a edição. A fisiologia animal é tratada no volume 2 desta coleção, professor(a). são 3 as uni-dades temáticas deste livro e na unidade 3, capítulo 25 (“a coordenação nervosa”) é descrito o funcionamento do sistema nervoso de vertebrados e invertebrados. No capítulo 26 (“a regulação hormonal”), o papel da hipó-fise e das glândulas adrenais, dentre outras, é discuti-do. Na unidade 1 (“reinos do Mundo Vivo”), capítulo 2 (“os vírus”), constam as principais viroses humanas, como aids, dengue, febre amarela, raiva, gripe e res-friado, dentre outras.

silva-JúnioR, C.; sasson, s.(2002). Biologia. edi-tora saraiva, volumes 1, 2 e 3, 7a edição. professor(a), consulte o volume 2 desta coleção, que é dividido em 5 unidades. Na unidade 4 (“Fisiologia Humana”), você poderá encontrar no capítulo 19 (“Homeostase e pro-teção”), o conceito de homeostase e o papel regulador do hipotálamo (leitura Complementar). as funções do sistema nervoso e endócrino são tratadas nos capítu-los 25 e 26, respectivamente. ao tratar das zoonoses, verifique também a unidade 3 (“O reino Animalia”), capítulo 18 (“o parasitismo”). atente para a leitura “a higiene e as parasitoses”.

aneXos

professor(a), a seguir iremos sugerir alguns roteiros de trabalho com tarefas envolvendo os recursos educa-tivos anteriormente mencionados. Você poderá utilizá-los integralmente ou apenas consultá-los como base para elaborar outros, conforme o seu planejamento didático.

14

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO:(Áudio) Saúde: Doenças infecciosas

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você ouvirá um programa sobre doenças infecciosas, conhecendo alguns agentes patogênicos, formas

de tratamento e prevenção. este roteiro tem o objetivo de ajudá-lo a ouvir com mais atenção algumas

das informações que serão relatadas no programa. leia as perguntas duas ou mais vezes antes do

áudio começar. Isso vai ajudá-lo a prestar mais atenção nas informações importantes para o trabalho

que será realizado mais tarde. Não se preocupe em responder às questões enquanto ouve o programa,

porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas procure anotar as palavras que você não conhece para depois

descobrir o que significam. Fique atento, também, nas músicas e nos outros sons que serão tocados,

porque eles o ajudarão a se envolver mais com o conteúdo apresentado.

Bom programa!

Questões:

1. o que são doenças infecciosas?

2. Quais são os principais agentes causadores destas doenças?

3. Cite as respectivas formas de contágio, tratamento e prevenção das principais doenças infecciosas

abordadas no áudio.

4.em sua opinião, qual é a importância de se estudar as doenças infecciosas? Como esse conhecimento

pode contribuir para a saúde da população? Justifique sua resposta.

palavras desconhecidas:

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

15Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO: (Áudio) Saúde: Zoonoses em animais domésticos

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você ouvirá um programa sobre as zoonoses, conhecendo alguns agentes patogênicos, formas de tra-

tamento e prevenção. este roteiro tem o objetivo de ajudá-lo a ouvir com mais atenção algumas das

informações que serão relatadas no programa. leia as perguntas duas ou mais vezes antes do áudio

começar. Isso vai ajudá-lo a prestar mais atenção nas informações importantes para o trabalho que

será realizado mais tarde. Não se preocupe em responder às questões enquanto ouve o programa,

porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas procure anotar as palavras que você não conhece para depois

descobrir o que significam. Fique atento, também, nas músicas e nos outros sons que serão tocados,

porque eles o ajudarão a se envolver mais com o conteúdo apresentado.

Bom programa!

Questões:

1. o que são zoonoses?

2. Quais são os principais agentes causadores destas doenças?

3. Cite as respectivas formas de contágio, tratamento e prevenção das principais zoonoses abordadas

no áudio.

4. Que iniciativas você acredita que sejam importantes para conscientizar a população a respeito dos

perigos das zoonoses envolvendo animais domésticos? Mencione algumas ideias envolvendo a comuni-

dade em que a sua escola está inserida.

palavras desconhecidas:

16

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO: (Áudio) Saúde: Alergias

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você ouvirá um programa sobre as alergias, conhecendo os mecanismos de defesa do organismo que

são responsáveis pelo seu aparecimento. este roteiro tem o objetivo de ajudá-lo a ouvir com mais

atenção algumas das informações que serão relatadas no programa. leia as perguntas duas ou mais

vezes antes do áudio começar. Isso vai ajudá-lo a prestar mais atenção nas informações importantes

para o trabalho que será realizado mais tarde. Não se preocupe em responder às questões enquanto

ouve o programa, porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas procure anotar as palavras que você não

conhece para depois descobrir o que significam. Fique atento, também, nas músicas e nos outros sons

que serão tocados, porque eles o ajudarão a se envolver mais com o conteúdo apresentado.

Bom programa!

Questões:

1. o que são alergias?

2. o que são alérgenos?

3. por que as alergias ocorrem? explique esclarecendo o papel do sistema imunitário neste processo.

4. Cite alguns tipos de alergia e liste medidas para preveni-las.

palavras desconhecidas:

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

17Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO: (Áudio) Saúde: Anabolizantes

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você ouvirá um programa sobre os anabolizantes, compreendendo a ação deles no organismo e as

razões de eles serem prejudiciais. este roteiro tem o objetivo de ajudá-lo a ouvir com mais atenção

algumas das informações que serão relatadas no programa. leia as perguntas duas ou mais vezes

antes do áudio começar. Isso vai ajudá-lo a prestar mais atenção nas informações importantes para o trabalho que será realizado mais tarde. Não se preocupe em responder às questões enquanto ouve o

programa, porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas procure anotar as palavras que você não conhece

para depois descobrir o que significam. Fique atento, também, nas músicas e nos outros sons que

serão tocados, porque eles o ajudarão a se envolver mais com o conteúdo apresentado.

Bom programa!

Questões:

1. o que são anabolizantes?

2. Quais são as principais ações dos anabolizantes no organismo?

3. o que é dopping no esporte e por que ele é proibido?

4. Quais são os prejuízos que os anabolizantes trazem aos seres humanos? por quê?

5. Que estratégias saudáveis existem para promover o aumento de massa muscular, sem causar danos

ao organismo?

palavras desconhecidas:

18

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO: (Áudio) Saúde: Gravidez na adolescência

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você ouvirá um programa sobre a gravidez na adolescência, a fim de estimular a reflexão sobre as

consequências para a vida da criança e dos jovens que se tornam pais precocemente. este roteiro tem

o objetivo de ajudá-lo a ouvir com mais atenção algumas das informações que serão relatadas no pro-

grama. leia as perguntas duas ou mais vezes antes do áudio começar. Isso vai ajudá-lo a prestar mais

atenção nas informações importantes para o trabalho que será realizado mais tarde. Não se preocupe

em responder às questões enquanto ouve o programa, porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas pro-

cure anotar as palavras que você não conhece para depois descobrir o que significam. Fique atento,

também, nas músicas e nos outros sons que serão tocados, porque eles o ajudarão a se envolver mais

com o conteúdo apresentado.

Bom programa!

Questões:

1. Quais são as principais razões da incidência de gravidez na adolescência?

2. por que a gravidez na adolescência traz perigos ao corpo da futura mãe e do bebê?

3. Quais as consequências psicossociais que a gravidez na adolescência pode trazer tanto para os jo-

vens quanto para a criança? Justifique sua resposta.

4. Que medidas são essenciais para prevenir a gravidez na adolescência? Cite exemplos.

palavras desconhecidas:

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

19Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO: (Áudio) Ciência em Destaque: Epidemias

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você ouvirá um programa sobre a história das principais epidemias pelas quais passou o homem e tam-

bém sobre a disseminação destas doenças. este roteiro tem o objetivo de ajudá-lo a ouvir com mais

atenção algumas das informações que serão relatadas no programa. leia as perguntas duas ou mais

vezes antes do áudio começar. Isso vai ajudá-lo a prestar mais atenção nas informações importantes

para o trabalho que será realizado mais tarde. Não se preocupe em responder às questões enquanto

ouve o programa, porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas procure anotar as palavras que você não

conhece para depois descobrir o que significam. Fique atento, também, nas músicas e nos outros sons

que serão tocados, porque eles o ajudarão a se envolver mais com o conteúdo apresentado.

Bom programa!

Questões:

1. explique como a hepatite a e a hepatite B são transmitidas.

2. Cite formas de prevenção da hepatite a e B.

3. Como a gripe pode ser prevenida?

4. Como é possível combater a dengue?

5.explique por que a relação entre o homem e a natureza está relacionada com o aparecimento de

epidemias.

palavras desconhecidas:

20

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO: (Software) Estresse: causa e efeito

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você irá explorar um software sobre as causas e consequências do estresse, conhecendo algumas me-

didas para preveni-lo. este roteiro tem o objetivo de ajudá-lo a prestar mais atenção em algumas das

informações que serão apresentadas. leia as perguntas duas ou mais vezes antes de iniciar a visuali-

zação do recurso educacional. Isso vai ajudá-lo a prestar mais atenção nas informações importantes para o trabalho que será realizado mais tarde. Não se preocupe em responder às questões enquanto

ouve o programa, porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas procure anotar as palavras que você não

conhece para depois descobrir o que significam. Fique atento, também, nas músicas e nos outros sons

que serão tocados, porque eles o ajudarão a se envolver mais com o conteúdo apresentado.

Bom programa!

Questões:

1. o que é estresse?

2. Explique o mecanismo fisiológico do estresse.

3. explique a importância deste mecanismo para a sobrevivência do organismo.

4. Cite algumas consequências negativas do estresse, justificando suas respostas.

5. Que medidas são importantes para amenizar o estresse do cotidiano? Cite exemplos.

palavras desconhecidas:

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

21Versão: março 14, 2011 10:58 aM

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE TRABALHO: (Software) Qual é a palavra? As agressões à saúde das populações

Nome: __________________________ N°_____ Série: _____ Data: ________

Você irá utilizar um software que consiste em um jogo de advinhação da palavra. leia a pergunta que

irá aparecer na tela e indique uma letra por vez. A cada resposta errada, o personagem ficará mais

submerso na água, até que suas chances se esgotem e, se você acertar a palavra, uma nova pergunta

surgirá. Cada vez que você executar o software, serão apresentadas dez questões aleatórias. procure

jogar mais de uma vez para que você possa responder a todas as perguntas, pois o programa seleciona

alguns questionamentos a cada acesso. para desenvolver ainda mais os conceitos que serão apresen-

tados, elaboramos algumas questões que estão inseridas abaixo. Não se preocupe em respondê-las

enquanto explora o recurso educacional, porque isso poderá atrapalhá-lo. apenas procure anotar as

palavras que você não conhece para depois descobrir o que significam.

Bom programa!

Questões:

1. Cite duas doenças infecciosas causadas por vírus e duas causadas por bactérias.

2. por que a toxoplasmose é uma doença bastante perigosa em gestantes?

3. Conceitue: antígenos, anticorpos, alérgenos.

4. Que estrutura é responsável pela produção de cortisol no organismo? Qual é a função deste hor-

mônio?

5. Cite alguns alimentos ricos em cálcio. Qual a importância desta substância para o organismo?

palavras desconhecidas:

22

DAS POPULAÇÕESAs agressões à saúde

Versão: março 14, 2011 10:58 aM

fiCha TéCniCa

eXeCuçÃo

Guia dopRofessoR

universidade estadual de CampinasReitor: Fernando Ferreira Costavice-Reitor: edgar salvadori de deccapró-Reitor de pós-Graduação: euclides de Mesquita Neto

instituto de Biologiadiretor: paulo Mazzaferavice-diretora: shirlei Maria recco-pimentel

projeto emBRiaoCoordenação geral: eduardo galembeck

Coordenação de mídia - audiovisuais: eduardo paivaCoordenação de mídia - software: eduardo galembeckCoordenação de mídia - experimentos: Helika a. Chikuchi, Marcelo J. de Moraes e Bayardo B. Torres

apoio logístico/administrativo: eduardo K. Kimura, gabriel g. Hornink, Juliana M. g. garaldi

as agressões à saúde das populações

Redação: Helika amemiya Chikuchi, erica rodrigues dos santos, Bianca Caroline rossi-rodrigues, Maurício gomes Heleno, daniella priscila de lima e eduardo galembeckdiagramação: Henrique oliveira e Thais goesadequação linguística: lígia Francisco arantes de souza

a universidade estadual de Campinas autoriza, sob licença Creative Commons – atribuição 2.5 Brasil, cópia, distribuição, exibição e execução do material desenvolvido de sua titularidade, sem fins comerciais, assim como a criação de obras derivadas, desde que se atribua o crédito ao autor original da forma especificada por ele ou pelo licenciante, assim como a obra deverá compartilhar licença idêntica a esta. estas condições podem ser renunciadas, desde que se obtenha permissão do autor. o não cumprimento desta licença acarretará nas penas previstas pela lei nº 9.610/98.

laboratório de Tecnologia educacionaldepartamento de Bioquímica

Instituto de Biologia - Caixa postal nº 6109universidade estadual de Campinas – uNICaMp

Cep 13083-970, Campinas, sp, Brasil