árvores dos porquês

2
Trata-se do “Método dos 5 Por quês?”, que através de perguntas encadeadas sobre os efeitos, motivos e causas dos problemas nos levam às causas fundamentais que devem ser atacadas, evitando que se fique, como muitas vezes é usual, agindo apenas sobre os sintomas dos problemas e não em sua solução e bloqueio. O arquivo em anexo (imagem acima) mostra um exemplo de árvore para ser utilizado na aplicação do “Método dos 5 Por quês?” na análise de falhas, lembrando que as causas fundamentais dos problemas serão as últimas apontadas na seqüência de perguntas e que as ações ou contra-medidas para o seu bloqueio devem ser transpostas para a coluna de O Quê fazer do 5W2H. É interessante saber que esse método tem a sua origem conhecida remontando a cerca de 400 anos antes de Cristo, pois era utilizado pelo filósofo Sócrates e é conhecido também por maiêutica, que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto e que, por extensão de sentido é também denominado de heurística, que vem a ser o método de investigação baseado na aproximação progressiva de um dado problema. Faço esta observação apenas para ressaltar que os métodos para identificação de problemas existem há milênios e muitos ainda não o utilizam de forma sistêmica e gerencial.

Upload: luis-freitas

Post on 02-Jul-2015

1.023 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: árvores dos porquês

Trata-se do “Método dos 5 Por quês?”, que através de perguntas encadeadas sobre os efeitos, motivos e causas dos problemas nos levam às causas fundamentais que devem ser atacadas, evitando que se fique, como muitas vezes é usual, agindo apenas sobre os sintomas dos problemas e não em sua solução e bloqueio.

O arquivo em anexo (imagem acima) mostra um exemplo de árvore para ser utilizado na aplicação do “Método dos 5 Por quês?” na análise de falhas, lembrando que as causas fundamentais dos problemas serão as últimas apontadas na seqüência de perguntas e que as ações ou contra-medidas para o seu bloqueio devem ser transpostas para a coluna de O Quê fazer do 5W2H.

É interessante saber que esse método tem a sua origem conhecida remontando a cerca de 400 anos antes de Cristo, pois era utilizado pelo filósofo Sócrates e é conhecido também por maiêutica, que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto e que, por extensão de sentido é também denominado de heurística, que vem a ser o método de investigação baseado na aproximação progressiva de um dado problema.

Faço esta observação apenas para ressaltar que os métodos para identificação de problemas existem há milênios e muitos ainda não o utilizam de forma sistêmica e gerencial.

Com apreço

Antonio Carlos Sarkis Issa.

P.S.: A identificação das causas fundamentais das falhas tem tudo a ver com a necessidade de se ter um bom Sistema de Padronização, mas isso fica para uma outra oportunidade.

Page 2: árvores dos porquês

Bem, faço aqui um comentário: O Diagrama de Árvore apresentado pelo Sarkis aparece também no Sistema Toyota de Produção, e alguns autores atribuem a Toyoda Sakichi (fundador da Toyota) o seu desenvolvimento.

Apesar de conhecida como Cinco Por-quês, não há obrigatoriedade de limitar a análise a cinco perguntas, podem ser mais ou menos, conforme a complexidade do problema que estamos avaliando. Como num Brainstorming ou num Diagrama de Ishikawa, é interessante que a análise seja feita em equipe, para verificarmos a variação de interpretações que surgem e obtermos uma aproximação maior das verdadeiras causas raiz, que sim, podem ser mais de uma!… Às  vezes um problema é causado por um conjunto de fatores e neste caso todos eles deverão ser tratados para a real eliminação da causa.

O que leva ao sucesso na aplicação dos 5 Por-quês é exatamente o questionamento das causas apresentadas, assim como faz uma criança quando sua resposta não é satisfatória para ela…