areia e mar analise

1
www.terradamusica.com.br Análise melódica da música Areia e mar Análise melódica - A ideia melódica inicial da melodia se dá no primeiro compasso; - Os compassos 1 e 2 compõem a primeira frase (antecedente melódico); - Nos compassos 3 e 4 encontramos a "resposta" (consequente melódico) à afirmava inicial; - Os compassos 5 e 6 reapresentam a primeira frase, que terá uma nova "resposta" nos compassos 7 e 8; - No compasso 9 inicia a úlma frase, a afirmação conclusiva do tema. Podemos disnguir dois momentos nela: a uma primeira afirmação (compasso 9), caracterizada por uma nota de longa duração, segue o seu desenvolvimento (compassos 10 e 11). Observe: quando a cifra apresenta notas como 9ª, 13ª, etc... não nos preocupamos com elas ao realizarmos os arpejos. MAS usaremos essas notas de forma muito interessante ao inseri-las como notas ATIVAS!! Observe também a alternância entre os acordes C7M e C6. Trata-se, afinal, do mesmo acorde com duas "cores" diferentes (a 7ª e a 6ª). Isso é bem caracterísco na bossa nova.

Upload: turi-collura

Post on 16-Jan-2016

263 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Análise melódica da música Areia e Mar.Material do Curso de Improvisação e Composição Melódica do site Terra da Música. www.terradamusica.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Areia e Mar Analise

www.terradamusica.com.br

Análise melódica da música Areia e mar

Análise melódica

- A ideia melódica inicial da melodia se dá no primeiro compasso;- Os compassos 1 e 2 compõem a primeira frase (antecedente melódico);- Nos compassos 3 e 4 encontramos a "resposta" (consequente melódico) à afirmativa inicial;- Os compassos 5 e 6 reapresentam a primeira frase, que terá uma nova "resposta" nos compassos 7 e 8; - No compasso 9 inicia a última frase, a afirmação conclusiva do tema. Podemos distinguir dois momentos nela: a uma primeira afirmação (compasso 9), caracterizada por uma nota de longa duração, segue o seu desenvolvimento (compassos 10 e 11).

Observe: quando a cifra apresenta notas como 9ª, 13ª, etc... não nos preocupamos com elas ao realizarmos os arpejos. MAS usaremos essas notas de forma muito interessante ao inseri-las como notas ATIVAS!!

Observe também a alternância entre os acordes C7M e C6. Trata-se, afinal, do mesmo acorde com duas "cores" diferentes (a 7ª e a 6ª). Isso é bem característico na bossa nova.