saemi...e a areia seca. ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que...

20
Caderno C0507 LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 5º ano do Ensino Fundamental Nome do estudante Data de Nascimento do estudante SAEMI SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA 2014 LM5EF Caro(a) estudante, Você está participando do Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca - SAEMI. Sua participação é muito importante para sabermos como está a educação em nosso município. Hoje, você vai fazer atividades de Língua Portuguesa e Matemática. Reserve os últimos 20 minutos para transcrever suas respostas para o cartão de respostas. Cuidado e muita atenção com a ordem das questões para fazer a marcação. Responda com calma, procurando não deixar nenhuma questão em branco. Bom teste!

Upload: others

Post on 26-Jul-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

Caderno

C0507

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

5º ano doEnsino Fundamental

Nome do estudante

Data de Nascimento do estudante 

SAEMISISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA

2014

LM5EF

Caro(a) estudante,

Você está participando do Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca - SAEMI. Sua participação é muito importante para sabermos como está a educação em nosso município.

• Hoje, você vai fazer atividades de Língua Portuguesa e Matemática.

• Reserve os últimos 20 minutos para transcrever suas respostas para o cartão de respostas.Cuidado e muita atenção com a ordem das questões para fazer a marcação.

• Responda com calma, procurando não deixar nenhuma questão em branco.

Bom teste!

Page 2: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse
Page 3: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL02P05

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Língua Portuguesa.

Leia o texto abaixo.

5

10

Como surgiu a pizza?

A pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga. Tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, consumida por hebreus e egípcios. Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles.

Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo. Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza. Mas a popularização mundial da redonda rolou mesmo com os norte-americanos, ao término da 2ª Guerra Mundial.

Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-a-pizza>. Acesso em: 17 mar. 2013. (P050625F5_SUP)

01) (P050625F5) De acordo com esse texto, a pizza ficou popular com osA) egípcios.B) hebreus.C) napolitanos.D) norte-americanos.

02) (P050626F5) No trecho “... a popularização mundial da redonda rolou mesmo...” (ℓ. 10), a palavra destacada é o mesmo queA) aconteceu.B) movimentou.C) rodou.D) virou.

03) (P050627F5) Qual é o trecho que indica ideia de lugar?A) “... redonda com molho de tomate e coberta com queijo,...”. (ℓ. 1)B) “A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11,...”. (ℓ. 6)C) “... pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles.”. (ℓ. 7)D) “Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade...”. (ℓ. 8)

C0507

1

Page 4: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL02P05

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <http://crisrodighero.blogspot.com/2012/08/texto-1-tal-qual-uma-lenda-obra_15.html>. Acesso em: 25 jun. 2013. (P050628F5_SUP)

04) (P050628F5) No fi m desse texto, a menina A) não conseguiu colocar a estrela no lugar.B) não esperava que as estrelas caíssem.C) pensou que a estrela estava solitária. D) perdeu a estrela que estava procurando.

Leia o texto abaixo.

5

10

15

20

A fábula da estrela-do-mar

Todos os dias de manhã um escritor passeava numa praia muito calma em busca da sua inspiração diária para continuar a escrever o seu livro.

Um dia, ao caminhar pela areia, o escritor viu ao longe um menino a correr entre a água e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar.

– Bom dia. – disse o menino sorrindo e sem parar o que estava fazendo.– Olá. Por que você está fazendo isso? – perguntou o escritor.– Como a maré está baixa e o sol forte, as estrelas-do-mar vão secar e morrer antes que

a maré suba de novo. – disse o jovem.O escritor olhou novamente para o menino, sorriu e disse:– Acho muito bonito o que está fazendo, só que existem milhares de quilômetros de praia

por todo o mundo, ou seja, milhões de estrelas-do-mar devem estar agora mesmo a secar na areia por todas essas praias. Você tem tanto trabalho e que diferença faz salvar algumas se outras milhões vão morrer?

O menino agarrou em mais uma estrela-do-mar, levou-a até a água, olhou para o escritor e disse:

– Para esta estrela-do-mar eu já fi z a diferença.O escritor não conseguiu fazer mais nada durante o dia inteiro, mal conseguiu dormir e

sentiu-se bastante triste.No dia seguinte, como habitual, o escritor foi dar o seu passeio matinal à praia, mas desta

vez passou toda a manhã ajudando o menino a devolver as estrelas-do-mar ao oceano.Disponível em: <http://www.motivo.me/2011/06/06/o-menino-e-as-estrelas-do-mar/>. Acesso em: 12 jan. 2013. (P050629F5_SUP)

05) (P050629F5) De acordo com esse texto, o menino devolvia as estrelas-do-mar para o oceano porque A) achava que seu trabalho era bonito. B) elas atrapalhavam a caminhada pela praia.C) elas secariam fora da água.D) precisava chamar a atenção do escritor.

C0507

2

Page 5: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL02P05

Leia novamente o texto “A fábula da estrela-do-mar” para responder às questões abaixo.

06) (P050630F5) Nesse texto, na frase “– Como a maré está baixa e o sol forte,...” (ℓ. 8), o travessão foi usado para A) apresentar uma explicação do autor do texto.B) destacar o trecho mais importante do texto.C) indicar um comentário do narrador.D) marcar a fala de um personagem.

07) (P050631F5) O que fez com que essa história acontecesse?A) O escritor ajudar o menino no dia seguinte.B) O escritor ver o menino devolvendo as estrelas-do-mar ao oceano.C) O menino dizer que seu trabalho fazia diferença.D) O menino explicar que as estrelas-do-mar iriam secar e morrer.

08) (P050632F5) De acordo com esse texto, o meninoA) estava cansado do trabalho repetitivo.B) queria dar uma lição no escritor.C) sabia da importância do seu trabalho.D) tinha vergonha de pedir ajuda.

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_fwAM2-Y_jQs/TCes3xw3KcI/AAAAAAAASk0/cxf2I5d1j-I/s1600/Brincadeiras+na+Festa+Junina+5.jpg>. Acesso em: 10 maio 2013. (P042439E4_SUP)

09) (P042439E4) Esse texto serve paraA) anunciar um produto.B) contar uma história.C) divulgar um evento.D) ensinar uma brincadeira.

C0507

3

Page 6: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL02P05

Leia o texto abaixo.

Jardim colorido

No antigo Japão, as mulheres faziam penteados com formas que lembravam pássaros, lanternas e borboletas. A ideia era imitar um jardim. Para segurar tudo isso, foram inventados pentes em formato de hastes finas, feitos de osso, madeira, metal e até vidro. Um dos penteados mais famosos, usado até hoje, é chamado de butterfly (borboleta, em inglês) e leva enfeites coloridos e origamis.

Recreio. São Paulo: Abril, n. 321, 4 maio 2006. p. 19. (P043193E4_SUP)

10) (P043193E4) Qual é o assunto desse texto?A) A beleza das borboletas.B) A história do antigo Japão.C) Os cuidados com os jardins.D) Os penteados das japonesas.

Leia o texto abaixo.

Trocadilhar

Era uma vez um livro,que, arrastado pelo vento,

saiu do seu lugarficando com as palavras

de pernas para o ar.Entontecidas, passaram

a querer dizercoisas que ninguém

queria perceber.Saiu dos trilhos

e perdeu-se em trocadilhos.Tornou-se o livrode trocadilhar,

de cabeça para baixopara nos baralhar,sentido às avessas

no seu jeito de brincar.LETRIA, José Jorge. O livro das rimas traquinas. Lisboa: Terramar, 2000. p. 65. (P042666E4_SUP)

11) (P042666E4) Esse texto éA) um diário. B) um poema. C) uma carta.D) uma lista.

C0507

4

Page 7: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL02M05

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Matemática.

12) (M041686E4) Observe abaixo a quantidade de moedas que Danilo tinha em sua carteira.

Ele foi a uma loteria e trocou todas essas moedas por uma única cédula.Qual cédula ele recebeu nessa troca?

A)

B)

C)

D)

13) (M052190E4) Em uma partida de basquete jogada em dois tempos, a equipe Azul marcou 52 pontos no primeiro tempo e, no final da partida, havia marcado um total de 114 pontos.Quantos pontos a equipe Azul marcou no segundo tempo dessa partida?A) 62B) 72C) 166D) 414

14) (M052165E4) Andreza trabalhou em um mercado durante 36 meses.Por quantos anos Andreza trabalhou nesse mercado?A) 12B) 7C) 3D) 2

C0507

5

Page 8: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL02M05

15) (M031830E4) Observe o número no quadro abaixo.

634

Uma das decomposições desse número éA) 6 + 3 + 4B) 60 + 3 + 4C) 600 + 3 + 4D) 600 + 30 + 4

16) (M051105E4) O gráfico abaixo apresenta a quantidade de agasalhos recolhidos por cinco turmas de uma escola para uma campanha.

5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano

Turmas

30

25

20

15

10

5

0

Qu

an

tid

ad

e d

e a

ga

sa

lho

s

CAMPANHA DO AGASALHO

De acordo com esse gráfico, quantos agasalhos a turma do 6º ano arrecadou nessa campanha?A) 10B) 15C) 20D) 25

17) (M052183E4) Patrícia foi de ônibus visitar a sua avó, que mora no bairro das Flores. O número do ônibus que vai a esse bairro é o quinhentos e noventa. Qual é o número do ônibus que vai ao bairro da avó de Patrícia?A) 5 900B) 590C) 509D) 59

18) (M041688E4) Sérgio vai buscar sua filha no aeroporto no horário indicado no relógio abaixo.

Qual é esse horário?A) 6 horas e 30 minutos.B) 6 horas e 42 minutos.C) 8 horas e 6 minutos.D) 8 horas e 30 minutos.

C0507

6

Page 9: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL02M05

19) (M052188E4) Observe a conta abaixo.

3 x 53

Qual é o resultado dessa conta?A) 156B) 159C) 615D) 915

20) (M061307E4) Uma pista de caminhada tem 3 400 metros. Em um dia, Fernando percorreu 2 km nessa pista.Quantos metros faltaram para Fernando percorrer toda a extensão dessa pista?A) 1 400B) 140C) 14D) 1,4

21) (M051457E4) Observe abaixo os preços de uma loja em liquidação.

Liquidação

Vestido R$ 25,00

Blusa R$ 15,00

Júlia comprou 2 blusas e 1 vestido que estavam em liquidação nessa loja. Quanto ela gastou, no total, com essa compra?A) R$ 30,00B) R$ 40,00C) R$ 55,00D) R$ 65,00

22) (M041682E4) Cíntia decorou sua árvore de natal com vários objetos como o representado abaixo.

A forma desse objeto lembraA) uma pirâmide.B) uma esfera.C) um cubo.D) um cilindro.

C0507

7

Page 10: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL04P05

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Língua Portuguesa.

Leia o texto abaixo.

5

10

15

20

25

A rainha das aves

Há muito, muito tempo, algumas aves velhas decidiram que deviam ter uma rainha. No entanto, não conseguiam decidir como ou quem escolher.

Por isso foram enviados mensageiros para anunciar uma grande assembleia… aves de toda parte foram convidadas.

Finalmente todas as aves se reuniram.A mais velha das aves velhas iniciou a conferência e anunciou o problema… “Como é

que escolhemos uma rainha?”Houve um silêncio. Depois vieram as respostas:– Devia ser a ave maior! – disse uma.– A ave menor! – disse outra.– A ave mais veloz! – disse uma terceira. [...]E o problema permanecia, mas agora era maior do que antes. Finalmente, depois de muita

discussão irritada, foi decidido: a ave que conseguisse voar mais alto seria a rainha. [...]Todas ao mesmo tempo, as aves ergueram-se para o céu. Bateram as asas, saltaram,

pularam e arrastaram-se para o ar como um telhado de asas a subir… Mas acima de todas elas chegou o voo paciente da águia, entre farrapos de nuvens.

– A águia deve ser a rainha – disse – uma ave pequena. E assim se espalhou um murmúrio pela multidão.

Mas, quando a águia já não conseguia voar mais alto... uma carriça1 saiu do seu esconderijo entre as penas das costas da águia e, batendo furiosamente as asinhas, subiu para o ar frio e rarefeito… mais alto do que a águia, mais alto do que todas as outras aves.

E assim a carriça tornou-se rainha das aves. Porque, como concordaram as aves mais velhas, era bom ter por rainha a ave que voava mais alto, mas era ainda melhor ter por rainha a ave mais esperta.

1carriça: pequena ave de cor castanha e corpo arredondado.

Disponível em: <http://www.ogatodasbotas.com/contos-infantis/a-rainha-das-aves>. Acesso em: 12 mar. 2013. Fragmento. (P050641F5_SUP) 23) (P050641F5) Essa história termina quandoA) a águia chega aos farrapos de nuvens.B) a carriça é eleita a rainha das aves.C) as aves decidiram escolher uma rainha.D) as aves partiram para o céu numa disputa.

24) (P050642F5) De acordo com esse texto, a rainha deveria ser a ave queA) fosse a mais velha.B) fosse a menor.C) voasse mais alto.D) voasse mais rápido.

25) (P050643F5) No trecho “Mas acima de todas elas,...” (ℓ. 15-16), a palavra destacada está no lugar deA) aves.B) nuvens.C) penas.D) asinhas.

C0507

8

Page 11: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL04P05

Leia novamente o texto “A rainha das aves” para responder às questões abaixo.

26) (P050644F5) Nesse texto, existe uma opinião no trecho:A) “... algumas aves velhas decidiram que deviam ter uma rainha.”. (ℓ. 1)B) “E o problema permanecia, mas agora era maior do que antes.”. (ℓ. 12)C) “... uma carriça saiu do seu esconderijo entre as penas das costas da águia e, batendo [...] as asinhas, subiu para o ar frio...”. (ℓ. 19-21) D) “... era bom ter por rainha a ave que voava mais alto, mas era ainda melhor ter por rainha a ave mais esperta.”. (ℓ. 23-24)

27) (P050645F5) De acordo com esse texto, a águiaA) era a ave mais esperta.B) foi eleita a rainha das aves.C) foi enganada pela carriça.D) ofereceu ajuda à carriça.

28) (P050646F5) No trecho “... entre farrapos de nuvens.” (ℓ. 16), a palavra em destaque significa que as nuvens A) eram esquisitas.B) eram poucas.C) estavam carregadas.D) estavam destruídas.

Leia o texto abaixo.

Terry Morgan, 66, diz ter ficado “muito chateado” ao perder um relógio de 500 libras (algo em torno de R$ 1.890). Isso até ele ouvir o alarme do objeto soar... dentro de seu cão Charlie, da raça terra-nova.

Ao ouvir o som familiar perto de Charlie, Morgan ficou animado pensando que finalmente encontraria o relógio. “Primeiro, eu pensei que Charlie estava deitado em cima do relógio. Só quando eu o virei é que percebi que estava dentro dele”, conta Morgan.

O dono levou Charlie imediatamente ao veterinário, que informou a necessidade de uma cirurgia para retirar o relógio de dentro do cachorro. “Mas, quando ele viu a injeção de anestésico, ficou tão apavorado que tossiu até colocar para fora o relógio”, disse Morgan.

Disponível em: <http://uol.com.br/tabloide/ultimas-noticias/tabloideanas/2014/07/27/britanico-perde-relogio-ate-ouvir-alarme-despertar-dentro-do-proprio-cao.htm>. Acesso em: 28 jul. 2013. (P050647F5_SUP)

29) (P050647F5) Esse texto é engraçado porqueA) o cachorro deitou em cima do relógio do dono.B) o cachorro teve medo da injeção.C) o homem achou o relógio na barriga do cachorro.D) o homem perdeu um relógio muito caro.

30) (P050648F5) Esse texto éA) um conto.B) um diário.C) uma notícia.D) uma piada.

C0507

9

Page 12: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL04P05

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <http://migre.me/fe0va>. Acesso em: 28 jun. 2013. (P042875E4_SUP)

31) (P042875E4) De acordo com esse texto, as crianças devem brincarA) em áreas seguras.B) em passarelas.C) na companhia de adultos.D) na faixa de pedestres.

C0507

10

Page 13: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL04P05

Leia o texto abaixo.

Aves curiosas

O pombo-correio quase sempre volta ao ninho. Como ele consegue fazer isso? Mistério! A ave é submetida a um treinamento durante o qual ele solta cada vez mais longe do ninho, amarrando-se, em um de seus pés, uma mensagem que ele levará até “sua casa”.

Na antiguidade, os egípcios já utilizavam os pombos-correios. Até hoje em Paris (na França) eles transportam amostras de sangue que chegariam atrasadas por causa do trânsito. Dessa forma, no momento em que a ambulância chega com o ferido ao hospital, já se sabe o grupo sanguíneo do paciente

LÉOURIER, Charles. O segredo das pedras gravadas: escrever e comunicar. São Paulo: Scipione, 2004. p.38. (Col. Radar). Adaptado. (P043101E4_SUP)

32) (P043101E4) Qual é o assunto desse texto?A) As características do pombo-correio.B) As viagens diárias do pombo-correio.C) Os trabalhos egípcios na antiguidade.D) Os transportes de sangue na França.

Leia o texto abaixo.

Uma formiga estava mancando. Aí, ela encontra com outra formiga e diz:– Ai, amiga, os meus pés estão formigando.

TADEU, Paulo. Rá, Ré, Ri, Ró... Ria! Novas piadas para crianças. São Paulo: Matrix, 2009. (P042763E4_SUP)

33) (P042763E4) Esse texto é A) um aviso.B) um bilhete.C) uma fábula.D) uma piada.

C0507

11

Page 14: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL04M05

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Matemática.

34) (M041676E4) Observe abaixo a planta baixa da casa de campo de Eliane.

Vara

nda

Sala de estar

Copa

Quarto

Coz

inha

Ban

heiro

Suíte

De acordo com essa planta baixa, qual cômodo está entre a copa e o banheiro?A) Banheiro.B) Cozinha.C) Sala de estar.D) Varanda.

35) (M051561E4) Miriam distribuiu igualmente 80 salgados em 5 bandejas.Quantos salgados ela colocou em cada bandeja?A) 85B) 80C) 75D) 16

36) (M051507E4) Rafael vai fazer uma viagem de ônibus. Observe abaixo o número da passagem que ele comprou.

58 936

Quantos milhares há nesse número?A) 58 B) 50 C) 8 D) 6

37) (M061308E4) Uma empresa de materiais para limpeza fabrica sabonete líquido e o vende em recipientes com capacidade máxima de 2 litros cada.Qual é a capacidade máxima de cada um desses recipientes, em mililitros?A) 2B) 200C) 2 000D) 20 000

C0507

12

Page 15: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL04M05

38) (M052187E4) Observe a conta abaixo.

64 x 100

Qual é o resultado dessa conta?A) 64 000B) 6 400C) 640D) 64 39) (M041693E4) Observe na tabela abaixo a quantidade de cada tipo de doce que Roberta encomendou para a festa de aniversário de sua filha.

Tipo de doce Quantidade

Brigadeiro 150

Cajuzinho 100

Beijinho 120

Paçoquinha 130

De acordo com essa tabela, qual foi o tipo de doce que Roberta encomendou 100 unidades?A) Beijinho.B) Brigadeiro.C) Cajuzinho.D) Paçoquinha.

40) (M052198E4) Ana pesquisou o preço de um mesmo televisor em duas lojas. Na loja X, o preço desse televisor era de R$ 1 395,47, e na loja Y esse televisor custava R$ 1 283,39.Qual foi a diferença de preço encontrada por Ana ao pesquisar o valor desse televisor nessas duas lojas?A) R$ 2 678,86 B) R$ 1 283,39C) R$ 112,18D) R$ 112,08

41) (M052161E4) Lúcia colocou um alarme no seu relógio de pulso, que despertou no horário indicado abaixo.

15:00

O alarme do relógio de Lúcia despertou àsA) 15 horas.B) 5 horas.C) 1 hora e 50 minutos.D) 1 hora e 5 minutos.

C0507

13

Page 16: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse

BL04M05

42) (M041669E4) Resolva a conta abaixo.

68 + 5

Qual é o resultado dessa conta?A) 63B) 72C) 73D) 118

43) (M052158E4) Observe as figuras geométricas desenhadas abaixo.

12 3 4

O pentágono e o losango são, nessa ordem, as figuras geométricasA) 1 e 2.B) 1 e 4.C) 2 e 3. D) 3 e 4. 44) (M052179E4) Observe o número no quadro abaixo.

3 976

Uma das decomposições desse número éA) 3 unidades simples, 9 dezenas simples, 7 centenas simples e 6 unidades de milhar.B) 3 unidades simples, 9 centenas simples, 7 dezenas simples e 6 unidades de milhar.C) 3 unidades de milhar, 9 dezenas simples, 7 centenas simples e 6 unidades simples.D) 3 unidades de milhar, 9 centenas simples, 7 dezenas simples e 6 unidades simples.

C0507

14

Page 17: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse
Page 18: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse
Page 19: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse
Page 20: SAEMI...e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar. – Bom dia. – disse