apresentação€¦ · 6º ano do ensino fundamental ii ao 3º ano do ensino médio 1º sábado do...

19
O Marista Diocesano tem marcado significativamente a história de centenas de gerações de crianças e jovens ao longo desses 116 anos de presença em terras uberabenses. E quer continuar a fazê-lo com competência e dedicação, atualizando-se sempre para responder aos desafios da educação necessária para o século XXI. Precisamos de pessoas intelectualmente competentes, eticamente responsáveis, capazes de concretizar seus objetivos e ideais. Esta é a parte mais difícil do processo educativo: educar a vontade, transformar as ideias em atitudes e compromissos que fortalecem e dão vida ao convívio social. Senhores Pais/Responsáveis Apresentação Caros (as) Estudantes Num mundo em constantes mutações e cheio de incertezas precisamos de pessoas que sejam capazes de construir a própria história, alicerçada em valores humanos e cristãos, protagonistas de um mundo mais humano, fraterno e solidário. Sabemos que a família é a primeira responsável pela formação e educação dos filhos. Nós, Maristas, queremos ser seus parceiros nessa missão. Urge resgatarmos o compromisso de todos em relação ao BEM COMUM, sem privilégios e exceções. Isso vai garantir o fortalecimento de uma Escola cada vez mais comprometida com um futuro melhor para todos. Irmão José Augusto Alves, Diretor. Saber CONVIVER, respeitando regras e combinados, constitui uma experiência que se concretiza no dia-a-dia e se torna condição para um clima favorável ao aprendizado intelectual, social, emocional e humano. Nesta perspectiva é que colocamos nas mãos de pais, alunos e educadores maristas este INFORMATIVO. Que ele seja visto como um esforço conjunto na construção de uma Comunidade Educativa, alicerçada nos valores da Tradição Marista de excelência, disciplina e cuidado. 01

Upload: others

Post on 07-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O Marista Diocesano tem marcado significativamente a história de

centenas de gerações de crianças e jovens ao longo desses 116 anos de presença

em terras uberabenses. E quer continuar a fazê-lo com competência e dedicação,

atualizando-se sempre para responder aos desafios da educação necessária para o

século XXI.

Precisamos de pessoas intelectualmente competentes, eticamente

responsáveis, capazes de concretizar seus objetivos e ideais. Esta é a parte mais

difícil do processo educativo: educar a vontade, transformar as ideias em atitudes e

compromissos que fortalecem e dão vida ao convívio social.

Senhores Pais/Responsáveis

Apresentação

Caros (as) Estudantes

Num mundo em constantes mutações e cheio de incertezas precisamos de

pessoas que sejam capazes de construir a própria história, alicerçada em valores

humanos e cristãos, protagonistas de um mundo mais humano, fraterno e solidário.

Sabemos que a família é a primeira responsável pela formação e educação dos

filhos. Nós, Maristas, queremos ser seus parceiros nessa missão.

Urge resgatarmos o compromisso de todos em relação ao BEM COMUM,

sem privilégios e exceções. Isso vai garantir o fortalecimento de uma Escola cada

vez mais comprometida com um futuro melhor para todos.

Irmão José Augusto Alves,

Diretor.

Saber CONVIVER, respeitando regras e combinados, constitui uma

experiência que se concretiza no dia-a-dia e se torna condição para um clima

favorável ao aprendizado intelectual, social, emocional e humano.

Nesta perspectiva é que colocamos nas mãos de pais, alunos e educadores

maristas este INFORMATIVO. Que ele seja visto como um esforço conjunto na

construção de uma Comunidade Educativa, alicerçada nos valores da Tradição

Marista de excelência, disciplina e cuidado.

01

Ir. Jair de Souza Ferreira

1.2. Equipe pedagógica e pastoral:

Elizabete Ferreira Seixlack – Coordenadora Pedagógica da Ed. Infantil

Denise Aparecida Alves Milan - Orientadora Educacional da Ed. Infantil

Fernanda Cristina Frasão Vieira – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I

Marise Soares Diniz – Orientadora Educacional do EFII e EM

Adriene Cristina Pontes Alves Silva – Coordenadora Pedagógica do 9º Ano EF e EM

Elaine Gargi Borges – Orientadora Educacional do Ens. Fundamental I

Ariadna Oliveira de Talmeli – Coordenadora do SETE (Serviço de Esporte e Treinamentos)

1.1. Diretoria:

Cristine Vieira Castro – Vice-Diretora Educacional

1.3. Comunidade Religiosa dos Irmãos Maristas:

Irmão José Augusto Alves – Diretor

Priscilla de Paula Brito Souza – Vice-Diretora Administrativa

Carina Beatriz Nascimento – Coordenadora Pedagógica do Ens. Fund. II (6º ao 8º Ano)

1. Equipes Gestoras

Rosana P. Prata Oliveira Santos – Coordenadora do SEAC (Serviço de Arte e Cultura)

Ir. Antônio Bruno da Silveira SobrinhoIr. Benedito Odeto de Lima – Superior e ecônomo

Luciene Bontempo Rocha de Oliveira – Coordenadora Pastoral

Ir. Eugênio Franco de Jesus

Ir. Joel Elias GiacominIr. Raimundo Barbosa

Agenda Marista – é o documento de uso obrigatório até o 7º ano do EF II e se constitui como um importante instrumento de comunicação entre família e o colégio, sendo fundamental que professores, pais ou responsáveis tomem conhecimento, diariamente, das comunicações registradas. Recomenda-se que as informações do

A comunicação colégio/família é essencial para o bom relacionamento entre as partes e o fortalecimento da parceria. Várias são as ferramentas utilizadas para estreitar essa comunicação e, consequentemente, manter os parceiros informados sobre os principais acontecimentos relacionados à comunidade educativa e à vida acadêmica dos estudantes. O Colégio utiliza as seguintes ferramentas de comunicação com as famílias: agenda escolar, impressos, e-mail, telefonemas, portal marista, Marista Conectado e Nead.

Ir. José Vinco

2. Comunicação Colégio / Família

Ir. José Augusto Alves

02

estudante, solicitados na primeira página, sejam totalmente preenchidos. A família poderá utilizar a agenda para solicitar reunião ou fazer outro tipo de comunicação. Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, a agenda deverá ser entregue pelo estudante à professora no início da aula. Para os estudantes do Ensino Fundamental II até o 7º ano, a agenda deverá ser apresentada à Auxiliar de Disciplina (Maria Lúcia) para os devidos encaminhamentos. Em caso de extravio, descaracterização, mutilações, desenhos ou escritos inadequados, o estudante deverá adquirir outra agenda. Para isso, a família deverá procurar a tesouraria do Colégio e pagar uma taxa de R$ 33,00.

Impressos – O colégio também se comunica com as famílias por meio de bilhetes e outros informes impressos tais como avisos gerais sobre atividades pedagógicas programadas pelas séries/turmas, ensaios, celebrações, alteração de data de avaliação, palestras, reuniões de pais, dentre outros.

E-mail – A escola envia comunicados, convites, avisos, textos circulares via e-mail. Para as famílias que não têm endereço eletrônico, essas correspondências são enviadas também em impressos por intermédio dos (das) estudantes, ou dos correios. O arquivo de endereços eletrônicos é sigiloso, e, consequentemente, nunca divulgado ou cedido para terceiros. Os boletos bancários, também, são enviados por e-mail, portanto, a escola não solicita pagamentos via internet, nem informações cadastrais. Para que esta ferramenta seja eficaz é preciso que o endereço eletrônico esteja atualizado.

NeaD – Informações poderão ser acessadas através do NeaD, ferramenta pela qual os familiares e alunos têm acesso a atividades on-line, conteúdo extra para estudo em casa, relação de tópicos estudados em sala diariamente e trabalhos, calendários de provas e atividades diversificadas de cada segmento, tarefas, entre outros - http://diocesano.nead.marista.edu.br/.

Portal Marista – É o órgão oficial de comunicação que tem por objetivo publicar as notícias e matérias que envolvem a realidade pedagógica, pastoral, cultural e esportiva do Colégio Marista Diocesano, bem como as informações do Instituto Marista - http://marista.edu.br/diocesano/. A partir desse endereço, o responsável poderá, ainda, acessar o Portal da Família que se encontra logo abaixo das notícias, à esquerda, para acessar o Boletim Escolar e retirar 2ª via de boletos.

Telefone – Caso a família necessite comunicar-se com a direção, secretaria, tesouraria, coordenação pedagógica, orientação educacional, coordenação de pastoral, o número de telefone disponível é 3319-4100. A escola também utiliza muito desta ferramenta para entrar em contato com as famílias nos casos ou situações que demandem um encaminhamento mais rápido. Para que esse veículo funcione bem é necessário que os números dos telefones estejam atualizados.

03

Marista Conectado – É um aplicativo para dispositivos móveis e tem as mesmas funcionalidades do Portal Marista. Pode ser baixado direto da internet, pela loja de aplicativos, gratuitamente. Possibilita o acesso a dados sobre a vida escolar dos estudantes (notas, faltas, ocorrências), comunicados e avisos, boletos bancários, calendários de avaliações, horários, entre outros.

Obs. O Colégio não utiliza e nem faz solicitações, comunicados e contatos com as famílias por meio das redes sociais, especialmente o WhatsApp. Da mesma forma, os professores e demais colaboradores não estão autorizados a utilizarem as redes sociais para divulgação ou comunicação com as famílias.

• Matutino

6h55min – primeiro sinal

7h – Início das aulas12h40min – Encerramento das aulas (de segunda a sexta-feira).

9º ano

Ensino Fundamental IIEnsino Fundamental I (4º ano D) e

3. Horários de aula

7h – Início das aulas

6h55min – primeiro sinal

11h35min – Encerramento das aulas(as aulas do 4º ano encerram às 11h30min)

Ensino Médio

Laboratórios (Química, Física, Biologia e Inovação Tecnológica), terça-feira, das 14h40min às 18h20min (quinzenalmente).

Avaliações: sábado, das 8h às 12h30min. Ver cronograma trimestral (impresso, Portal Marista, e-mail, NEaD, aplicativo Marista Conectado)

Recreios: das 9h30min às 9h50min / das 11h35min às 11h50min.

1º e 2º anos EM

12h40min – terça-feira.

6h55min – primeiro sinal 7h – Início das aulas

Avaliações: quarta-feira, das 14h30min às 18h. Ver cronograma trimestral (impresso, Portal Marista, e-mail, NEaD, aplicativo Marista Conectado)

13h30min - Encerramento das aulas (de segunda a sexta-feira, exceto terça-feira).

Recreios: das 9h30min às 9h50min / das 11h35min às 11h50min.

Laboratórios (Química, Física, Biologia e Inovação Tecnológica), segunda-feira, das 14h40min às 18h20min (quinzenalmente)Monitorias ((Química, Física, Biologia e Matemática), segunda-feira, das 14h40min às 18h20min (quinzenalmente).

04

Os 7º e 8º anos permanecem, duasvezes por semana, até as 12h25min.O 9º ano tem 6 horários diários e asaulas encerram às 12h40min, tendodois intervalos – das 9h30min às9h50min, das 11h30min às 11h45min. As aulas de Laboratório (Química,F í s i ca , B i o l o g i a e I n o va çã oTe c n o l ó g i c a ) a c o n t e c e m n asegunda-feira, das 14h40min às18h20min.

Obs.

1ª)

2ª)

3ª)

05

13h30min – Encerramento das aulas (de segunda a quarta-feira).3º ano EM

12h40min- Quinta-feira e sexta-feiraRecreios: das 9h30min às 9h50min / das 11h35min às 11h50min

17h25min – Encerramento das aulas

13h – Início das aulas

• Vespertino

Aulas – Vespertino 3º ano EM – Quinta-feira, das 13h50min às 17h35min

Avaliações: sábado, das 8h às 12h30min. Ver cronograma trimestral (impresso, Portal Marista, e-mail, NEaD, aplicativo Marista Conectado)

Práticas avançadas1º ano EM – uma disciplina, em caráter obrigatório, à escolha do estudante, com possibilidade de troca no final do trimestre. 2º e 3º anos EM – duas disciplinas, em caráter obrigatório, à escolha do estudante, com possibilidade de troca no final do trimestre.

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

17h35min – Encerramento das aulas

13h – Início das aulas

06

07

Obs. 1ª) Não há tolerância de atraso para o início das aulas. 2ª) As avaliações e simulados do Ensino Médio acontecem aos sábados, às 8h.

Não haverá tolerância para atrasos.

IAM – Infância e Adolescência Missionária

PJM – Pastoral Juvenil Marista

Sábado – quinzenalmente - às 12h

4ª e 6ª feira – às 17h

São oferecidas as modalidades: vôlei, basquete, futsal, handebol e badminton. As aulas são realizadas de segunda-feira à sexta-feira e as turmas organizadas de acordo com a faixa etária.

2ª feira – 13h – Capela (para 1º e 2º ano do EF I)

3ª feira - 12h45min às 13h30min – 9 º, 1º e 2º ano EM

6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio

1º sábado do mês – às 12h - Momento Três Violetas (ex-alunos)

4. Horário – Atividades extracurriculares.

4.1. Pastoral

6ª feira – 14h às 15h – 6º e 7º anos EF II

1º ano da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental ISão oferecidas as modalidades: futsal, futebol, judô, basquete e vôlei. As aulas são realizadas de segunda-feira à sexta-feira e as turmas organizadas de acordo com a faixa etária.

2ª feira – quinzenalmente – 15h30min às 16h30min – 3º ano EM

TERÇO DAS MÃES

Momento Amar

5ª feira - às 13h

4.3. Treinamentos

2ª e 6ª feira – 12h50min – Pátio da Educação Infantil2ª feira – 9h10 – Capelinha (Para 4º ano D)

3ª feira – 13h – Capela (para 3º a 5º ano do EF I)

6ª feira – 16h às 17h30min - 8º e 9º anos EF II

NAV – Núcleo de Animação Vocacional

6ª feira - 9h às 10h

4.2. Escolinhas – SETE (Setor de Treinamentos e Escolinhas)

4.4. Grupos Artísticos – SEAC (Serviço de Arte e Cultura)

São oferecidas atividades nas linguagens de Música, Dança, Teatro, Circo e Artesanato. De acordo com a faixa etária são organizadas turmas de violão, coral infantil, coral adulto, capoeira, circo, tecido acrobático, artesanato, balé infantil, balé juvenil, jazz, teatro infantil, teatro juvenil e teatro jovem. As aulas são realizadas de segunda-feira à sexta-feira.

08

Para Marcelino Champagnat, a disciplina é um dos fundamentos da educação. Sem ela o ambiente escolar fica em desarmonia e os estudantes não alcançam seu progresso e o desenvolvimento das suas potencialidades.

6. Organização disciplinar

Para os estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os pais / responsáveis poderão apanhar seus filhos nas respectivas salas de aula, direto com a professora, às 17h35, quando as aulas se encerram. Essas ficarão por 10 minutos na sala para entregá-las pessoalmente aos responsáveis. Após esse tempo, os estudantes cujos responsáveis não vieram apanhar, serão encaminhados para as salas de espera. Os estudantes dos 4º e 5º anos, após autorização assinada pelos pais, poderão aguardá-los no pátio da entrada, onde se localiza o campinho. A sala de espera funcionará até as 18h, improrrogavelmente. DEPOIS DESSE HORÁRIO AS CRIANÇAS ESPERARÃO AS FAMÍLIAS NA PORTARIA, PRÓXIMA A SALA DE TROFÉUS.

O acesso dos estudantes ao colégio se dará pela sala de troféus – portão lateral. Não será permitida a entrada e saída pela recepção ou pelos portões da área esportiva e capela, mesmo que esteja junto com algum funcionário do colégio.

A entrada dos pais do Maternal e 1º ano da Ed. Infantil será até as 13h, após esse horário, os estudantes serão acompanhados até sua sala pelos colaboradores.

A sala do SETE/SEAC está localizada no 2º piso, próxima a sala do 3º ano do EM.As matrículas para as atividades extracurriculares continuam abertas durante todo o ano, enquanto houverem vagas. Solicitamos o cumprimento dos horários para pegar os filhos ao final das atividades, pois NÃO TEMOS FUNCIONÁRIOS À DISPOSIÇÃO PARA ACOMPANHAMENTO DAS CRIANÇAS.

No turno vespertino, os estudantes do Maternal II e Maternal III, farão uso preferencial da entrada própria, na subida da rua São Sebastião. Os pais / responsáveis das crianças poderão levar seus filhos até a sala de aula e entregar às professoras e auxiliares. O mesmo poderá ser feito, ao término das aulas às 17h25. Recomendamos que os pais / responsáveis do Maternal não utilizem a entrada principal do colégio para entregar ou apanhar seus filhos.

Na Educação Infantil, ao término das aulas, às 17h25, os pais / responsáveis das crianças, irão direto às salas apanhar seus filhos. As professoras ficarão por 15 minutos após o encerramento das aulas. Após 17h40, as crianças do Maternal II e III serão encaminhadas para a 1ª sala em frente ao banheiro adaptado. As crianças dos 1ºs e 2ºs anos da Ed. Infantil serão encaminhadas para a sala de espera, localizada entre as quadras e o parque, e funcionará até as 18h, improrrogavelmente. Assim, o prazo limite para apanhar as crianças nas salas de espera é 18h.

5. Acesso ao Colégio e saída

09

6.1. Normas

III. Esquecimento da agenda e material escolar; IV. Não apresentação de deveres de casa;

IX. Atividades comerciais, exceto quando autorizadas pelo Conselho Diretor;

VII. Porte e uso de revistas que não condizem com o ambiente escolar;

X. Descaracterização da agenda e do uniforme.

A Educação Infantil seguirá o regime disciplinar com as devidas adequações à idade. As professoras regentes e os especialistas priorizarão os combinados. Será obrigatória a observância dos horários de aula, o uso do uniforme, as orientações sobre brinquedos, comemorações de aniversários e a proibição do uso de aparelhos eletroeletrônicos, conforme Informativo Escolar.

VI. Uso de celular, aparelhos eletrônicos e congêneres nas aulas, exceto nas situações previstas no item 9.1;

VIII. Falsificação de assinatura;

Segundo o Regimento Escolar são consideradas faltas disciplinares médias:

XI. Resistência e desacato quando convidado a se retirar das atividades educacionais;

XIII. Uso inadequado de informações durante as atividades avaliativas (cola) - o estudante terá toda ou parte da atividade anulada, sem direito à segunda chamada, conforme análise dos NAP´s e ou Conselho Diretor.

IV. Cabulação de aula e de outras atividades promovidas pelo Colégio;

V. Namoro no espaço escolar;

I. Porte e uso de estilete;

VI. Depredação do patrimônio;

XII. Saída do Colégio sem autorização;

II. Atraso após o recreio;

V. Desacato às orientações dos educadores;

VIII. Saída na troca de aulas sem autorização do(a) professor(a);

II. Prática de jogos de azar nas dependências escolares;

VII. Divulgação pública e pejorativa envolvendo nomes de colegas e educadores (murais, via internet, redes sociais e outros);

IX. Movimentos que promovam a desordem e tumultos nas atividades escolares ou dentro do espaço escolar;

I. Atraso na chegada;

Serão consideradas faltas disciplinares graves:

III. Agressão verbal e física;

X. Prática de bullying e ciberbullying;

6.2. Sanções – Medidas socioeducativas

Admoestação – O estudante será admoestado (advertência oral) pelos NAPs, ou seja, será explicado a ele todo o processo normativo do colégio e consequências do não cumprimento das normas estabelecidas.

Advertência – O estudante será advertido mediante registro do motivo em ficha de acompanhamento disciplinar com sua assinatura, do pai ou responsável e do Colégio.

10

Suspensão – A suspensão será aplicada em casos de descumprimento das normas, ou como consequência de faltas consideradas graves. As suspensões serão de 1 (um) dia, no mínimo. Será feito o registro em ficha com atendimento à família, assinatura do NAP e homologação do Conselho Diretor. Em casos excepcionais, o Conselho Diretor poderá alterar os dias de suspensão.

Desligamento – O desligamento poderá ocorrer em casos de reincidência de suspensões, faltas graves ou atos infracionais. Acontecerá mediante os registros em ficha, parecer do Conselho de Classe, homologação do(a) Conselho Diretor(a) e comunicação à família.

As sanções disciplinares estão vinculadas à natureza das faltas de tal forma que a aplicação de uma não depende necessariamente da anterior. Para a aplicação das sanções serão considerados aspectos como: reincidência das faltas ou combinação entre elas; o contexto em que foram praticadas, o prejuízo ao aprendizado de terceiros; a gravidade da falta.

O uniforme dos modelos oficiais Marista é de uso obrigatório para todos os segmentos durante as atividades curriculares e extracurriculares. 7.1. EDUCAÇÃO INFANTIL

As faltas disciplinares não se confundem com atos infracionais. Estes deverão ser tratados pelo Conselho Tutelar com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

Padrão FEMININO: Camiseta sem manga / manga curta / longa - azul claro Bata manga curta/ longa - azul claroShort saia de tactel (Ed. Infantil)

7. Uniforme escolar

Calça ou bermuda de helanca

Opcional só para a Educação Infantil: Bata manga curta/ longa - azul claro

Educação Física: Bermuda de helanca e camiseta cavada - azul claro

Calçado: Tênis.

Calçado: Tênis

Bermuda de tactel ou helanca

Educação Física: Bermuda de tactel

Inverno: Preferencialmente jaqueta de tactel, cardigã ou moletom

Camiseta manga curta / longa - azul claro Calça de tactel com proteção

Padrão MASCULINO:

Inverno: Preferencialmente jaqueta de tactel, cardigã ou moletom

11

7.2. ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO)

Padrão FEMININO:

Educação Física: Bermuda de helanca

Camiseta manga curta / longa PV / confort / baby look (para meninas) - brancoShort saia de tactel Calça de helanca e tactel ou bermuda padrão Marista

Inverno: Preferencialmente jaqueta em tactel, cardigã ou moletom

Calçado: Tênis

Calça ou Bermuda de tactel ou helanca

Inverno: Preferencialmente jaqueta em tactel, cardigã ou moletom

Calçado: Tênis.

7.3. ENSINO FUNDAMENTAL II - DO 6° AO 9° ANO

Padrão FEMININO e MASCULINO:Camiseta manga curta / longa PV / confort / baby look (para meninas) – cinza

Padrão MASCULINO: Camiseta sem manga, manga curta / longa - branco

Educação Física: Bermuda tactel e camiseta do uniforme - branco

Educação Física:

Calça de helanca ou bermuda padrão marista – Feminino

Educação Física:

Bermuda feminina de helanca. Bermuda masculina de tactel

Calça azul tactel ou bermuda padrão marista – Masculino

Bermuda feminina de helanca.

Camiseta cavada, unissex, PV – cinza.

Calça jeans tradicional (azul-escuro), sem customização.

Inverno: Preferencialmente jaqueta de tactel ou moletom

Bermuda masculina de tactel

Calçado: Tênis.Camiseta manga curta, unissex, PV – azul escuro.

7.4. ENSINO MÉDIO

Camiseta manga curta / longa PV / confort / baby look (para meninas) – azul-escuro

Calça azul tactel ou bermuda padrão marista – Masculino

Inverno: Preferencialmente jaqueta de tactel ou moletom

Calçado: Tênis.

Padrão FEMININO e MASCULINO:

Calça de helanca ou bermuda padrão marista – Feminino

12

3ª) O uso das camisetas comemorativas será permitido somente na sexta-feira.

1º Trimestre – 30 pontos (aproveitamento mínimo de 70% = 21 pontos) 2º Trimestre – 35 pontos (aproveitamento mínimo de 70% = 24,5 pontos)

O Colégio Marista Diocesano adota, em seu Projeto Político Pedagógico Pastoral, o sistema trimestral. A avaliação é processual e considera os trabalhos em equipe, pesquisas, projetos, visitas técnicas, relatórios, assim como as avaliações formais. Ao final de cada trimestre o estudante terá direito à recuperação de nota e, após o encerramento das aulas terá direito à recuperação final com aulas e avaliações. Será aprovado o estudante que atingir o aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) sobre o total de 100 pontos distribuídos nos três trimestres. Esse mesmo percentual de aproveitamento, 70% (setenta por cento), será exigido na recuperação final como condição para ser promovido ao ano de escolaridade seguinte.

Obs. 1ª) Será permitido, para os estudantes do turno matutino, o uso das bermudas maristas nas aulas e atividades extracurriculares, desde que elas não estejam descaracterizadas.

3º Trimestre – 35 pontos (aproveitamento mínimo de 70% = 24,5 pontos)

• 1ª etapa, equivalente a 30 pontos: média de 70% dos pontos distribuídos = 21,0 pontos

• 2ª etapa, equivalente a 35 pontos: média de 70% dos pontos distribuídos no ano (65 pontos: 30,0 na 1ª etapa + 35,0 na 2ª etapa) = 45,5 pontos

Os Estudos de Recuperação, proporcionados pelo Colégio Marista, têm por finalidade oferecer ao educando novas oportunidades de aprendizagem para superar deficiências verificadas em seu desempenho escolar.

A partir da segunda etapa, o critério para aprovação é o alcance da média de 70% dos pontos distribuídos no ano até aquele momento, de acordo com o especificado a seguir:

8. Processo avaliativo

O Colégio Marista adota o sistema de recuperação cumulativa de conteúdos e pontos.

8.1. Distribuição dos pontos

• 3ª etapa, equivalente a 35 pontos média de 70% dos pontos distribuídos no ano (100 pontos: 30,0 na 1ª etapa + 35,0 na 2ª etapa + 35,0 na 3ª etapa) = 70,0 pontos

4ª) Para os alunos do 9º ao 2º ano do EM – para as aulas de laboratório será exigido, por uma questão de segurança, o uso do jaleco de manga longa e calça comprida modelo marista. No caso do EM, também é autorizada a calça jeans.

2ª) Os estudantes do 3º ano EM poderão usar, como opção, a camiseta do Terceirão.

O Colégio Marista, por seu Regimento Escolar, não prevê a distribuição de pontos extras em seu processo avaliativo.

8.2. Recuperação trimestral e final

A recuperação da 3ª etapa equivale à recuperação final.

13

A recuperação final é desenvolvida, prioritariamente, com orientação e acompanhamento de estudos, plantões de professores para realizações de trabalhos e provas individuais, sendo que o educando realiza os trabalhos e as provas no colégio, em horários previamente estabelecidos. O estudante poderá fazer as recuperações em todos os componentes curriculares que não atingir 70% de aproveitamento. O colégio adota as modalidades de recuperação por conteúdo e nota. A recuperação de conteúdo na 1ª e 2ª etapa se dará de forma paralela, de tal modo que o estudante será orientado pelo (a) professor (a) quanto às suas dificuldades e dúvidas, paralelo ao andamento das aulas normais.

O Calendário Escolar preverá os períodos de realização da recuperação em cada uma das etapas.

8.3. Segunda Chamada

Caso o resultado final da recuperação das etapas letivas seja inferior ao resultado obtido anteriormente pelo educando, prevalecerá o maior aproveitamento.

Constitui direito do estudante realizar a avaliação em segunda chamada, seguindo os procedimentos adotados pelo Colégio nos casos previstos abaixo:

O processo de recuperação obedecerá a critérios pedagógicos que favoreçam o melhor aproveitamento do educando para fins promocionais.

A recuperação final terá o valor de 100 pontos distribuídos em prova e trabalho para cada disciplina, sendo 30% para trabalho feito em sala na presença do professor e 70% para prova individual.

Não haverá Segunda Chamada para provas, exames, trabalhos e avaliações em qualquer modalidade de recuperação.

A recuperação trimestral será realizada sob a modalidade de orientação e de estudos autônomos, os pontos apurados por meio de aplicação de trabalhos e/ou provas.

A recuperação por nota se dará ao final de cada etapa mediante realização de trabalhos e provas. Ao final da primeira etapa, o estudante que não alcançar 70% (setenta por cento) dos pontos distribuídos fará a recuperação. Na segunda e terceira etapas, o estudante que não atingir 70% (setenta por cento) da soma dos pontos distribuídos até aquele momento, fará a recuperação.

II - por motivo de convocação oficial;

• Pedir revisão dos resultados das provas no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a divulgação;

Em caso de reprovação que gere dúvida, após a recuperação final, o educando, se maior, ou seus pais ou responsáveis terá direito a:

III - quando em atividades militares e no exercício efetivo de plantões;

• Impetrar recurso junto à Direção do Colégio solicitando a convocação do Conselho de Classe para uma nova reavaliação do caso.

I - por razão de luto ou gala, no prazo previsto em lei;

Será creditado ao educando, como resultado máximo de cada recuperação, o correspondente a 70% dos pontos distribuídos NO ANO, mesmo que o total de pontos obtidos lhe seja superior.

14

O responsável deverá encaminhar requerimento à secretaria, no prazo de 2 (dois) dias letivos após o retorno do estudante às aulas, e instruir o requerimento com a documentação comprobatória.

VI - quando em atividades promovidas pelo Colégio.

IV - quando o responsável não preencher o requerimento próprio, na secretaria, dentro de 2 (dois) dias letivos após o retorno do estudante às aulas.

As avaliações institucionais aplicadas aos estudantes do colégio com a finalidade de aferir o desenvolvimento de habilidades e competências ao longo de um segmento ou de um ano específico de escolaridade serão pontuadas e comporão a nota da etapa em que o resultado for publicado. O valor atribuído será para compor as notas de trabalhos da etapa e sua fórmula de cálculo poderá ser por proporcionalidade. Essa pontuação não se aplica aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.

V - quando doente ou com impedimento de locomoção física, mediante comprovação por atestado médico;

As provas em 2ª chamada serão realizadas em datas e horários estabelecidos no calendário de provas, devendo o estudante estar devidamente uniformizado.

O estudante pagará a taxa de R$ 20,00 por disciplina que não realizou a prova em primeira chamada.

I - quando se atrasar no horário previsto para a realização da prova;

Em situações não mencionadas neste regimento caberá à família protocolar, na secretaria, justificativa para a solicitação de 2ª chamada que será analisada pelo Conselho Pedagógico do Colégio.

OBS: Não haverá Segunda Chamada para provas, exames, trabalhos e avaliações em qualquer modalidade de recuperação.

IV - quando afastados das atividades escolares por motivo de doença contagiosa ou não, por recomendação médica;

PROMA: É uma avaliação de competências Aplicado em duas etapas (Março e Outubro) para os estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental e para os estudantes de 6º ano e 9º ano, uma vez, no mês de outubro. Trata-se de uma avaliação da área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, em que se aferem, por meio de questões de múltipla escolha, e da competência de escrita, mediante a produção de um texto; e Matemática, através da resolução de problemas matemáticos.

Havendo falta à avaliação em segunda chamada, o educando não terá direito à terceira chamada. O estudante perde o direito de realizar provas de 2ª chamada nos seguintes casos:

II - quando não realizar a prova, por qualquer motivo, estando presente no Colégio;

SIMA: Aplicado aos estudantes de 5º ano do EFI, 9º ano do EFII e 3º ano do EM, na última semana de Agosto. Os estudantes fazem prova objetiva contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas).

8.4. Avaliações institucionais

São avaliações institucionais: SIMA – Sistema Marista de Avaliação; PROMA – Programa Marista de Avaliação; Simulado Marista do ENEM.

III - quando interromper a prova já iniciada;

Essas avaliações, por sua natureza, são chamadas de Avalição em Larga Escala, pois abrangem todas as competências e habilidades que se esperam do estudante naquele momento de sua vida acadêmica, além de ser um instrumento aplicado em toda a Rede Marista.

15

SIMULADOS DO SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO: Aplicados aos estudantes do Ensino Médio, com a mesma metodologia utilizado no ENEM oficial. O Sistema Marista de Educação, dispõe três simulados, cujos resultados são usados numa comparação com toda a Rede Marista, propiciando um panorama ampliado do posicionamento da escola e dos alunos no Brasil Marista.

9.1. Objetos pessoais

SIMULADOS DO ENEM: Aplicados aos estudantes do Ensino Médio, com a mesma metodologia utilizada no ENEM oficial. Os estudantes do 3º ano do EM realizam o Simulado no mês de maio e os demais anos de escolaridade do Ensino Médio no mês de agosto. Além da mesma quantidade de questões, realização em dois dias, os estudantes, no último dia, fazem a redação a partir de temas atuais desenvolvidos ao longo do ano em sala de aula.

9. Orientações Gerais

O Colégio orienta as famílias e estudantes sobre o porte e uso dos objetos pessoais. Em se tratando de material escolar é recomendável que os livros, cadernos, estojos e demais objetos de uso diário em sala sejam etiquetados com os nomes, ano e turma onde o estudante está matriculado. O mesmo deve ser feito em relação às peças de uniforme, especialmente aquelas que os estudantes tiram ou trocam: jaquetas, shorts, bermudas e camisetas da educação física, escolinhas, equipes de treinamento, etc. O uso de celulares, smartphones, iphone, tablets, câmeras e outros equipamentos eletrônicos não é permitido durante as aulas, exceto quando o (a) professor(a) solicita tal ferramenta para pesquisa em sala de aula. Não é recomendável que o estudante traga grande quantidade de dinheiro para o lanche ou para pagamento de cópias de textos.

9.2. Ambiente escolar

Os objetos perdidos, quando encontrados pelos funcionários da limpeza ou por outras pessoas são devolvidos se identificado os donos ou, então, encaminhados aos Auxiliares de Disciplina (Maria Lúcia e Elias) e guardados em local apropriado. Os estudantes e as famílias poderão, a qualquer tempo, solicitar aos responsáveis uma visita ao local para ver se identificam o objeto perdido. Ao final do ano, se os donos não aparecerem, esses objetos são doados para entidades que desenvolvem projetos assistenciais. Os objetos/materiais escolares esquecidos em casa não serão recebidos pela escola, exceto medicamentos, lanche e aparelhos de uso corretivo (óculos...).

O ambiente escolar deve favorecer o clima de estudo e trabalho. A movimentação interna deve seguir as regras e os horários previamente estabelecidos. O deslocamento para as atividades fora da sala de aula deve ser feito com agilidade e sem dispersão. O uso dos banheiros e bebedouros não pode servir de pretexto para o estudante se ausentar constantemente das aulas. No período de mais calor é recomendável que o estudante traga sua garrafa d'água para uso durante as aulas.

Por se tratar de um espaço onde transitam muitas pessoas durante o dia é importante que cada estudante se responsabilize pelos seus pertences. Conforme dispõe a Cláusula 7ª, § 4º, do contrato de prestação de serviço, o Colégio não se responsabiliza pela perda dos objetos pessoais do estudante e nem pelo seu ressarcimento.

Para uso da biblioteca e da copiadora, o estudante poderá se dirigir a esses locais antes do início das aulas ou, então, no recreio.

9.3. Tarefas para casa

Quando o (a) professor(a) passar uma tarefa para casa o estudante deverá anotá-la em sua agenda ou caderno, realizá-la em tempo e apresentá-la ao professor. Para os estudantes do Ensino Fundamental I e II, as tarefas não realizadas serão comunicadas pelo Marista Conectado.

Para que o ambiente escolar seja harmonioso e favorável ao bom desenvolvimento de todos algumas ações deverão ser observadas. São elas: obedecer o mapa de sala; respeitar o professor e os colegas; comportar-se adequadamente nos eventos e celebrações; ser solidário com os colegas; zelar pela ordem e limpeza dos espaços escolares; respeitar a fila na cantina; dentre outros. Exceto por motivo de saúde, consulta médica, exames e outros de natureza urgente, não é recomendável a saída antecipada dos estudantes ao longo do turno. Além do prejuízo pedagógico, tal prática afeta a organização interna do colégio, especialmente em horário próximo ao encerramento do turno. Para os estudantes do turno vespertino, salvo os motivos citados acima, o horário limite para saída antecipada é 16h45min.

9.4. Celebrações – Missas

A pontualidade é um dos deveres do estudante. Não haverá tolerância para atrasos. O estudante do turno matutino que chegar atrasado para a 1ª aula, só poderá ingressar no 2º horário. Após três atrasos no trimestre, ele retornará para casa. Para os estudantes do turno vespertino, os atrasos serão anotados na agenda e informados aos pais, sendo que o aluno que chegar atrasado no primeiro horário, aguardará o segundo horário na sala da coordenadora.

Após o sinal de início ou nos intervalos de aulas, o estudante deverá permanecer em sala aguardando o professor. Caso ele esteja fora de sala, não será permitida a sua entrada. Em caso de doença ou mal-estar, o estudante deve comunicar primeiramente ao professor(a) e este(a) o encaminhará à Orientação Educacional ou Auxiliar de Disciplina que fará contato com a família para as devidas providências.

As tarefas para casa são importantes para que o estudante exercite o aprendizado que teve em sala de aula, construa sua autonomia na solução de problemas e crie o hábito de estudos diário.

A partir de abril, as tarefas serão postadas no Marista Conectado. As demais atividades estarão disponíveis no NeaD.

O Colégio Marista, por ser um colégio confessional católico, coloca-se a serviço da Igreja no processo de evangelização. É seu carisma educar e evangelizar crianças e jovens, do jeito de Marcelino Champagnat, para torná-los bons cristãos e cidadãos comprometidos com uma sociedade justa e solidária. Para este ano de 2019 o colégio oferece a celebração semanal da eucaristia aos estudantes do turno matutino. As missas acontecerão todas as quintas-feiras, durante o primeiro horário de aula. Haverá um sistema de escala de tal forma que a cada semana irá uma série. Assim, ao final do semestre os estudantes participariam ao menos duas vezes da missa. As missas mensais para o turno vespertino acontecerão na última quinta-feira do mês, às 13h.

16

17

Há de se lembrar que o colégio é um espaço educativo. Participar de uma cerimônia de outra religião é um gesto de respeito e deferência para com as pessoas que professam esta crença. É uma oportunidade de desenvolver a reflexão interior e a mística espiritual independentemente da opção religiosa.

Para as famílias de aniversariantes que farão comemoração externa e que providenciarão a condução (Vans, Micro-ônibus, Trenzinho, etc.), o colégio não se responsabiliza pela entrega das crianças ao referido transporte e nem liberará a saída antecipada.

Essa é uma atividade que compõe o Projeto Político Pedagógico Pastoral do Colégio. Não se trata de uma atividade opcional, pois ela acontece dentro do horário curricular. Se a família tiver alguma objeção séria quanto à participação do(a) filho(a) na celebração, ela deverá anotar tal motivo na Agenda Escolar e pedir ao estudante que a apresente à coordenação pedagógica do segmento. No dia da missa, esse estudante virá no horário normal e aguardará o início do segundo horário na biblioteca.

O dia estabelecido é a última quinta-feira do mês, às 15h.

A escola não autoriza a presença de recreadores, brinquedos infláveis, cama elástica, contador de história e outros.

Em relação às sacolinhas surpresa e lembrancinhas, recomenda-se cautela quanto ao seu conteúdo. Pedimos ser evitados brinquedos pequenos e pontiagudos, balas e guloseimas não apropriadas para a faixa etária. A sacolinha só será entregue na saída da aula. O envio de lanche coletivo sem a prévia autorização da coordenação é expressamente proibido.

A formação da consciência religiosa é fortalecida pelos momentos de oração em sala de aula, no pátio da Educação Infantil, na capela e no início das reuniões. Os momentos devocionais como o Mês Mariano, Terço-vivo, Semana Champagnat, Cantata de Natal fazem parte da tradição Marista e estão enraizados na cultura religiosa da comunidade educativa. 9.5. Momento Cívico Uma vez por mês realizaremos o momento cívico na Educação Infantil e Ensino Fundamental I que envolverá, em cada momento, uma turma diferente, conforme cronograma a ser definido pela coordenação.

9.6. Aniversários Para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o colégio definiu uma data mensal para que se façam as comemorações, caso a família deseje que isso aconteça dentro do espaço escolar.

A comemoração é interna, sem a presença das famílias. Havendo vários aniversariantes no mês, recomenda-se que as famílias combinem entre si o que cada uma vai enviar. Dessa forma evita-se o desperdício de alimentos.

Em caso de comemorações externas, os convites só serão entregues pela professora caso todos os estudantes sejam convidados. Do contrário, o convite deverá ser feito pessoalmente pelas famílias.

Para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio é expressamente proibido comemorações sem prévia autorização da coordenação.

18

A Biblioteca e o Laboratório de Informática são dois espaços de apoio ao estudante no seu processo de pesquisa e estudo. Por se tratarem de espaços coletivos é importante o respeito às regras de cada um deles, tais como: silêncio, organização, disciplina, pontualidade, limpeza, zelo pelos livros e equipamentos, dentre outras. O funcionamento da Biblioteca é de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h às 18h. Para os trabalhos em equipe é necessário o agendamento prévio com as funcionárias da biblioteca. Os estudantes poderão solicitar empréstimo de livros e periódicos; realizar pesquisas e levantamentos bibliográficos; acessar internet para fins de pesquisa. É importante lembrar que a devolução dos livros e periódicos emprestados devem ser feito no prazo, pois o atraso além de privar outros usuários do empréstimo da obras, impedirá o estudante do empréstimo de outros livros. O Laboratório de Informática poderá ser utilizado para pesquisa e realização de trabalhos escolares. Seu funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h30. O uso do laboratório pelos estudantes deverá ser feito no contraturno, em horário que ele não esteja em aula, mediante agendamento com o responsável. É importante ressaltar que a utilização inadequada dos equipamentos e acesso a conteúdos em sites indevidos serão considerados atos de indisciplina.

9.8. Cantina

9.7. Biblioteca – Laboratório de Informática

A cantina que atende ao colégio é terceirizada (Tia Dé). A definição de cardápio e preço dos produtos é feita pela proprietária que conta com assessoria de profissionais especializados.

9.9. Medicamentos

Para evitar filas na compra dos bilhetes, sugerimos às famílias que adquiram os tickets com antecedência, no caixa da cantina.

O Colégio não está autorizado a medicar nenhum estudante de acordo com a resolução RDC nº 344, de 12/05/1998 e seus anexos, assim como o Decreto do COREN 50.387 em seus artigos 2º e 15º, que proíbem a administração de medicamentos sem receita médica.

Para aquelas situações imprevistas, onde o estudante sofre algum tipo de acidente, a família é imediatamente comunicada e caso ela não possa vir apanhar a criança, o colégio providenciará a remoção para uma clínica da escolha da família ou então, para uma clínica credenciada pelo Seguro Escolar.

Em caso de tratamento, em que o estudante faz uso regular de medicamento, e ele precise tomar durante a aula, é necessário que a família envie o medicamento junto com uma cópia da receita, para que o responsável do colégio dê o remédio na hora certa.

19

Recebemos e tomamos conhecimento do INFORMATIVO 2019.

Aluno(a): _________________________________________________________

Ano: _____________________________Turma: __________________________

Data: ______/______/______

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Senhores pais e/ou responsáveis,

Estamos entregando-lhes o “INFORMATIVO 2019” com as principais informações e

orientações do colégio para a família e o estudante. Solicitamos o favor de ler com

atenção, preencher, destacar e devolver este canhoto ao(a) professor(a).

Data: ______/______/_______

Assinatura do Pai, ou da Mãe ou do Responsável:

Nome: ___________________________________________________________

Assinatura: _______________________________________________________

Sugestões, contribuições e/ou críticas: __________________________________

Caso a família deseja conversar sobre algum aspecto mencionado neste manual,

favor procurar a Coordenação Pedagógica ou Orientação Educacional.