apresentacao para unicef julho 6 2011

79
Apresentação de Veet Vivarta, Secretário Executivo da ANDI, para o CMT do UNICEF Brasil 06 de Julho de 2011

Upload: andi-comunicacao-e-direitos

Post on 17-Dec-2014

775 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Apresentação de Veet Vivarta, Secretário Executivo da ANDI, para o CMT do UNICEF Brasil

06 de Julho de 2011

Page 2: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

ANDI – Missão

• A ANDI é uma organização da sociedade civil. Fundada em 1993, em Brasília, é reconhecida internacional-mente como um centro de referência em comunicação para os direitos e o desenvolvimento humano e social.

• A missão da ANDI é contribuir para uma cultura de promoção dos direitos da infância e da juventude, dos direitos humanos, da inclusão social, da democracia participativa e do desenvolvimento sustentável a partir de ações no âmbito do jornalismo, da disseminação da informação, do entretenimento e da publicidade em quaisquer das plataformas midiáticas e também no campo das políticas públicas de comunicação.

Page 3: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Mídia e Desenvolvimento

• Mídia para o Desenvolvimento: ações e programas nos quais a utilização das ferramentas de comunicação de massa procura incidir no processo de desenvolvimento sustentável das sociedades.

• Desenvolvimento da Mídia: ações e programas nos quais se procura fortalecer o ecossistema midiático, garantindo o direito à informação e à comunicação como elementos fundamentais para as democracias.

Page 4: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• A ANDI cresceu e ampliou seu universo de atuação: está reaplicando suas metodologias e sua experiência de 18 anos em outras áreas e agendas.

• O contexto do Brasil, da mesma forma que o mundial, tem evoluído muito e os desafios de hoje não são os mesmos que tínhamos quando a ANDI foi fundada, em 1993.

• Diversos setores da sociedade passaram a solicitar, desde o final da década de 1990, que a ANDI compartilhe suas metodologias e conhecimento especializado.

Porque ANDI – Comunicação e Direitos?

Page 5: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• A partir de iniciativas no campo de monitoramento e análise de mídia focalizadas em outras agendas socioambientais – Responsabilidade Social Empresarial, Deficiências, Gênero, Mudanças Climáticas – esta demanda cresceu, já que os resultados foram considerados de extrema relevância por esses atores.

• Igualmente, a partir de 2003 a ANDI passou a trabalhar com temas relacionados a Políticas Públicas de Comunicação (Classificação Indicativa, publicidade dirigida às crianças, acesso à informação pública, etc).

Porque ANDI – Comunicação e Direitos?

Page 6: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Além da área dos Direitos da Infância e da Juventude, a ANDI agora trabalha regularmente com os temas relacionados às Políticas de Comunicação e com a agenda da Inclusão e Sustentabilidade.

• Para melhor refletir este crescimento, o nome ANDI deixa de ser uma sigla e torna-se uma marca:

ANDI – Comunicação e Direitos

Porque ANDI – Comunicação e Direitos?

Page 7: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Áreas de Atuação

• Infância e Juventude • Inclusão e Sustentabilidade• Políticas de Comunicação

Page 8: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Estratégias

• Mobilização• Monitoramento• Qualificação• Incidência (Advocacy)• Reaplicabilidade

Page 9: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Rede ANDI Brasil

Page 10: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Rede ANDI América Latina

Page 11: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Papéis do jornalismo

• Oferecer informação confiável e contextualizada, para que os cidadãos e as cidadãs possam participar ativamente da vida política, fiscalizando e cobrando a promoção de seus direitos.

• Ser pluralista na construção de uma agenda de debates, contribuindo para que temas relevantes para o desenvolvimento humano alimentem a esfera pública de discussões a partir do posicionamento (e da legitimação) de um maior número de atores.

• Exercer accountability em relação ao Estado e às políticas públicas, de forma a colaborar para que os governantes (e setor privado e sociedade civil) sejam mais responsáveis em relação aos processos de formu-lação, execução e avaliação de ações e programas.

Page 12: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Regulação estatal: desenvolvimento de um marco legal que contemple órgãos reguladores independentes e políticas públicas de comunicação.

• Autorregulação e Responsabilidade Social Empresarial: fortalecimento de políticas autorregulatórias efetivas por parte das empresas de mídia, vinculadas às suas atividades. P. Ex.: desenvolvimento de códigos de ética e ferramentas internas de crítica sobre sua produção noticiosa (como ombudsman e conselhos editoriais).

• Accountability/responsabilização pela sociedade: estímulo à criação, pela sociedade civil, de instrumentos de responsabilização dos meios de comunicação, como observatórios de mídia, iniciativas de apoio à qualifica-ção dos profissionais do setor e estratégias de fortaleci-mento dos veículos de mídia alternativa e de internet.

Sistema de corresponsabilização

Page 13: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Media Accountability System

• O pesquisador francês Claude-Jean Bertrand utilizou o conceito de Media Accountability System (Mecanismos de responsabilização da mídia) para definir o amplo leque de iniciativas operadas pelas organizações da sociedade civil que visa acompanhar e fiscalizar a atividade dos meios.

• Abarcam, por exemplo, práticas como apoio às reda-ções para o tratamento qualificado de determinadas temáticas ou a atuação de conselhos de imprensa para a resolução de litígios entre profissionais e fontes de informação, sem envolver a via judicial.

• Dentre estes mecanismos, podem ser destacados os projetos de acompanhamento crítico do conteúdo dos meios de comunicação.

Page 14: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Estratégias para o diálogo com a mídia: cobertura jornalística

Para gerar mudanças concretas no âmbito da cobertura jornalística não faz sentido pensar apenas em ações pontuais. É fundamental ter a mídia entre os principais atores e envolver em um processo sustentado de trabalho.

1.Mobilização/sensibilização das redações e dos proprietários da mídia, por meio de visitas e pelo envio sistemático de sugestões de pautas que ajudem a diversificar/qualificar a abordagem cotidiana. A criação de prêmios jornalísticos vinculados ao tema é outra ferramenta interessante.

Page 15: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

2. Capacitação dos profissionais do jornalismo para a cobertura de assuntos relacionados aos direitos da infância por meio de oficinas, cursos, treinamentos (inclusive à distância), guias, manuais e publicações especificamente dirigidas a este público.

3. Monitoramento de mídia, não apenas para identificar avanços e retrocessos, mas também para poder estabelecer um diálogo com a mídia baseado em dados científicos e não em impressões acerca de casos esporádicos.

Estratégias para o diálogo coma mídia: cobertura jornalística

Page 16: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Diagnóstico pragmático: análises da cobertura devem contar com precisão acadêmica, mas orientada para responder à lógica de operação das redações;

• Diagnóstico isento: pautado por uma abordagem de direitos, mas sem um viés “militante” (reconhecendo tanto limites quanto méritos da cobertura);

• Corresponsabilização na construção da notícia: identificação de eventuais falhas e/ou avanços tanto por parte dos jornalistas quanto de suas fontes de informação (atores sociais da área).

Estratégias para o diálogo com a mídia: cobertura jornalística

Page 17: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Mídia e Desenvolvimento: articulações estratégicas

Global Forum for Media Development: O GFMD é uma articulação integrada por 500 organizações que trabalham no campo do desenvolvimento da mídia, em 120 nações. A ANDI integra o Comitê Diretivo do GFMD.

Será realizada em Brasília, em maio de 2012, a terceira edição da Conferência Mundial do GFMD. O evento conta com parceria do Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações.

O evento reunirá 1.000 profissionais do campo, oriundos do mundo inteiro: lideranças da sociedade civil, representantes governamentais, CEOs das principais entidades financiadoras, dirigentes dos meios de comunicação, jornalistas, especialistas e pesquisadores.

Page 18: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Mídia e Desenvolvimento: articulações estratégicas

Global Reporting Initiative: O GRI é hoje a principal entidade internacional responsável pela construção de indicadores para relatórios de de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade.

Neste momento está sendo desenvolvido o suplemento especial de indicadores globais de RSE para o setor de mídia. A ferramenta estará pronta no início de 2012.

O processo de construção envolve empresas como Warner Brothers, Bertelsmann, The Guardian, Clarin, Vivendi e BBC; e também ONGs, entre as quais a ANDI, Transparência Internacional, The Nature Conservancy e Federação Internacional de Jornalistas.

Page 19: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Regulação de mídia e direitos da infância

ANDI e Rede ANDI Brasil desenvolvem documentos e ações de incidência para a consolidação dos direitos de crianças e adolescentes no campo da comunicação.

• 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), em dezembro de 2009.

• 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adoles-cente (dez/2009) e construção do Plano Decenal e Política Nacional para Crianças e Adolescentes.

• Fortalecimento das articulações para a discussão e aprovação de novo marco regulador para a área da comunicação em 2011/2012 (Ministério das Comunicações e Congresso Nacional).

Page 20: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

10 pontos centrais: regulação demídia e direitos da infância

1. Educação para a mídia

2. Produção de conteúdos de qualidade

3. Programação regional e nacional

4. Crianças e adolescentes participando da produção de conteúdos

5. Regulação de exibição de imagens e identificação de crianças e adolescentes

Page 21: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

10 pontos centrais: regulaçãode mídia e direitos da infância

6. Avaliação de impactos de conteúdos específicos

7. Estabelecimento de faixas de horários e de faixas etárias

8. Regulação da publicidade dirigida ao público infantil

9. Trabalho infantil nos meios de comunicação

10. Novas tecnologias – inclusão e proteção

Page 22: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

ANDI + UNICEF

18 anos de parceria

Page 23: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Mais de 150 estudos foram realizados pela ANDI e pelas organizações que integram as duas redes

• Assuntos como violência sexual, trabalho infantil, educação, saúde, conselhos de direitos e tutelares, consumo de álcool e tabaco por adolescentes, orçamento criança e direitos das crianças com deficiência foram foco de análise.

• Para além do campo da infância e adolescência, foram pesquisados temas como, pobreza e desigualdade, responsabilidade social empresarial, mudanças climáticas, ciência e tecnologia, questões de gênero e políticas públicas de comunicação.

Cases da ANDI na área de monitoramento de mídia

Page 24: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Infância e adolescência: avanços quantitativosNúmero de notícias sobre o universo da Infância e Adolescência:

45 jornais diários – 1996-2009*

*Em 2008, a pesquisa Infância na Mídia não foi realizada. Os dados referentes ao período ainda estão em fase de análise e serão publicados posteriormente.

Page 25: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2009

Direitos & Justiça

Direitos & Justiça

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Saúde Violência

Direitos & Justiça

Saúde Violênci

aViolênci

aViolênci

aViolênci

aViolênci

aDireitos & Justiça

Direitos & Justiça

Direitos & Justiça

Violência

Violência

Saúde Violência

Violência

Saúde Saúde Direitos & Justiça

Direitos & Justiça

Direitos & Justiça

Violência

Violência

Violência Saúde

Abuso & Explora-ção Sexual

Educação

Saúde Direitos & Justiça

Direitos & Justiça

Direitos & Justiça

Saúde Saúde Saúde Saúde Saúde Saúde Cultura

Educação

Abuso & Explora-ção Sexual

Terceiro Setor

Terceiro Setor

Terceiro Setor

Terceiro Setor

Interna-cionais

Interna-cionais

Cultura Cultura CulturaEsporte e

LazerEsporte e

Lazer

Infância e adolescência: Cenário de transformação

Page 26: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002

1º Correio Braziliense

Correio Braziliense

Correio Braziliense

Correio Braziliense

Estado de Minas

Correio Braziliense A Tarde - BA

2º Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Liberal - PA

O Liberal - PA

Folha de Londrina - PR

3º O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Meio Norte - PI

Correio da Bahia

A Crítica - AM

Correio da Bahia

4º O Globo - RJ O Globo - RJ O Globo - RJ A Tarde - BA A Tarde - BA Jornal de Brasília

Jornal de Brasília

5º Jornal do Brasil - RJ

Jornal de Brasília

Meio Norte – PI

O Estado de S. Paulo

Meio Norte - PI A Tarde - BA Correio

Braziliense

6º Jornal de Brasília

Jornal do Brasil - RJ

Jornal do Brasil - RJ

Gazeta do Povo - PR

Diário de S. Paulo

Folha de S. Paulo

Gazeta do Povo - PR

7º A Tarde - BA O Povo - CE Jornal de Brasília

Folha de Londrina - PR

Correio Braziliense

Folha de Londrina - PR

O Liberal - PA

8º O Povo - CE O Popular - GO

Estado de Minas

Jornal de Brasília

Folha de S. Paulo

Correio da Bahia

A Crítica - AM

9ºDiário de Pernambuco

A Tarde - BA A Tarde - BA Estado de Minas

A Crítica - AM

Meio Norte - PI

Meio Norte - PI

10º Estado de Minas

Diário de S. Paulo

O Popular - GO O Globo - RJ Hoje em Dia

- MG

O Estado de S. Paulo O Globo - RJ

O Estado de S. Paulo

Os 10 jornais que mais publicam

* Em preto, veículos de circulação nacional. * Em vermelho, veículos regionais.

Page 27: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

2003 2004 2005 2006 2007 2009

1º A Notícia - SC O Globo - RJ A Tarde - BA O Liberal - PA O Liberal - PA O Liberal - PA

2º O Globo - RJ O Liberal - PA O Liberal - PA Diário do

Pará Diário do Pará Meio Norte - PI

3º Estado de Minas

A Notícia - SC

O Estado do Maranhão A Gazeta - ES Correio da

ParaíbaJornal de Brasília

4º A Crítica - AM A Tarde - BA Correio da Bahia

Correio da Paraíba

Correio Braziliense

Correio Braziliense

5º Diário do Nordeste - CE

O Estado de S. Paulo

Gazeta do Povo - PR O Povo - CE A Gazeta - ES Folha de Boa

Vista - RR

6º O Liberal - PADiário do Nordeste - CE

Diário do Pará A Notícia - SC A Tarde - BA Diário do Pará

7º Folha de Londrina - PR

Jornal do Brasil - RJ

Correio Braziliense A Tarde - BA Diário de

PernambucoCorreio da Paraíba

8º Meio Norte - PI

Diário do Pará

Correio da Paraíba

Diário da Manhã - GO

O Estadão do Norte - RO

Diário de Pernambuco

9º O Estado de S. Paulo

Diário da Manhã - GO A Notícia - SC Correio

Braziliense Zero Hora - RS Diário do Nordeste - CE

10º O Povo - CE Folha de S. Paulo

Zero Hora - RS

Zero Hora - RS O Globo - RJ Zero Hora - RS

Os 10 jornais que mais publicam

* Em preto, veículos de circulação nacional. * Em vermelho, veículos regionais.

Page 28: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Posição Pesquisa (*) PeríodoTextos enquadrados

como Políticas Públicas

1 Educação 2004 66,0%

2 Transgênicos 2004 63,9%

3 Educação Infantil 2000 58,0%

4 Direitos Humanos 2004 54,1%

5 Desenvolvimento Humano e Social 2001/2002 52,2%

6 Saúde da Criança 2002 47,0%

7 Trabalho Infantil 2002 40,2%

8 Conselhos 2003 36,0%

9 P. Públicas de Comunicação 2003/2005 32,7%

10 Saúde do Adolescente 2001 30,0%

11 Tabaco e Álcool 2001 28,9%

12 Deficiência 2002 26,3%

13 Drogas 2002/2003 26,2%

14 Mudanças Climáticas 2007 24,2%

15 Tecnologias Sociais 2004 21,0%

16 Exploração & Abuso Sexual 2000/2001 9,9%

17 Violência 2000/2001 4,8%

Média - 36,55%

As políticas públicas estão em pauta?

Page 29: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Textos enquadrados sob uma perspectiva de políticas públicas:

• Análise de mídia sobre Educação: 66%

• Análise de mídia sobre Violência: 4,8%

As políticas públicas estão em pauta?

Page 30: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Presença do UNICEF na

imprensa brasileira

(2009-2010)

Page 31: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Presença do UNICEF na imprensa brasileira

• Menção ao UNICEF em 39 diários das

diversas regiões do país*:

– 473 notícias em 2009

– 516 notícias em 2010

* Dados alcançados após aplicados critérios de filtragem do monitoramento de

mídia da ANDI. O volume original de textos clipados (que inclui notas e

notícias com menos de 500 caracteres) é de aproximadamente 1.300 por

ano.

A associação Nacional de Jornais - ANJ apresenta números de circulação

relativos a 27 destes veículos, com média diária de 2.065.000 exemplares.

Uma projeção conservadora envolvendo os outros 12 jornais eleva esta

média para 2.700.00 exemplares diários.

Page 32: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Acontecimento de destaque: O terremoto que atingiu o

Haiti no dia 12 de janeiro de 2010 – vitimando crianças,

adolescentes e a pediatra brasileira Zilda Arns – teve um

impacto significativo na cobertura que menciona o UNICEF.

• A cobertura do tema Internacional, que foi de 7,8% em

2009, deu um grande salto para 22,9%.

• Assim, para comparar os números dos dois anos de modo

mais fidedigno – já que, por questões metodológicas,

diversas variáveis não são analisadas para notícias

internacionais –, vários dos dados apresentados a seguir

desconsideram estas notícias, dizendo respeito apenas à

situação brasileira.

Presença do UNICEF na imprensa brasileira

Page 33: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Presença do UNICEF na imprensa brasileira

• Do total de notícias analisadas em 2010, 25,2%

traz o Fundo ou seus embaixadores como fonte

de informação. Em 2009, o índice foi mais

robusto (41,8%).

• O número também é reflexo da elevada

ocorrência de matérias com foco internacional,

nas quais esta variável não é analisada. O

número sobe para 32,7% dos textos de 2010,

quando essas matérias são desconsideradas.

Page 34: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Presença do UNICEF na imprensa brasileira

Quando o UNICEF é fonte, de que forma é mencionado?* **

2010 (%)

2009 (%)

Fonte de informação ouvida 75,2 55,6

Fonte de informação estatística 27,8 53,5

Documentos, relatórios 6,8 51,5

Embaixadores do UNICEF como fonte de informação 15,8 13,6

UNICEF é autor de artigo assinado 0,8 0,5

*% calculados sobre o número de matérias nas quais o UNICEF é fonte ouvida(25,2% em 2010 e 41,8% em 2009)

** Variável de marcação múltipla

Page 35: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Fontes de informação ouvidas

• Enquanto na cobertura em geral sobre Infância

& Adolescência (2009) as vozes ouvidas tendem

a estar majoritariamente vinculadas ao governo

(46,5%) e à sociedade civil (37,2%), nas notícias

nas quais o UNICEF é ouvido em 2010 essa

distribuição tende a ser mais bem equilibrada.

Page 36: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Fontes de informação ouvidas

• Importante presença da sociedade civil:

Enquanto em 2009, a categoria era a segunda

mais ouvida pela imprensa, aparecendo em

37,8% das notícias, salta à primeira posição em

2010, com 49,4%.

• Os principais setores da sociedade civil

mencionados em 2010 são as organizações da

sociedade civil (19,3% em 2010 e 8,2% em 2009)

e os cidadãos em geral (11,6% em 2010 e 10,1%

em 2009).

Page 37: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Na média geral, o formato opinativo não ultrapassa 7,5% do universo analisado. Quando o UNICEF é ouvido, o espaço para artigos, editoriais e entrevistas chega a 14,9% (2010). Em 2009, chegou a 15,4%.

• Uma análise mais detalhada acerca do conteúdo opinativo que menciona o UNICEF mostra que o Fundo tem ocupado o espaço mais nobre dos jornais, especialmente na região Nordeste (tendência também foi verificada em 2009).

• Do total de textos de opinião analisados em 2010, 37,7% foram publicados por diários nordestinos (29 textos), tais como o Diário do Nordeste (CE), O Tarde (BA) e O Estado do Maranhão (MA).

Tipos de texto

Page 38: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Em 38,6% das notícias publicadas em 2010, o UNICEF

aparece como envolvido diretamente em

projetos/ações, campanhas ou prêmios focados na

área da infância e da adolescência – tais como o Selo

UNICEF Município Aprovado, a Iniciativa Hospital

Amigo da Criança e o Prêmio Itaú/UNICEF.

• Já menção ao Fundo como apoiador institucional ou

financiador de projetos/ações, campanhas e prêmios

apresenta percentual significativamente menor: 15,9%.

Entre os exemplos, estão campanhas de incentivo ao

aleitamento materno, além de projetos diversos

focados em saúde e educação.

Ação desenvolvida pelo UNICEF

Page 39: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Ação desenvolvida pelo UNICEF

Forma como o UNICEF é mencionado na matéria* ** 2010 (%)

2009 (%)

Ações/projetos realizados 38,6 31,1 Realizando projetos/ações 25,6 15,1 Prêmios promovidos pelo UNICEF 8,0 13,7 Campanha promovida pelo UNICEF 5,0 2,3Relatórios, estudos e publicações 27,9 48,3 Relatórios/pesquisas realizados pelo UNICEF 25,4 43,0 Publicações editadas pelo UNICEF 2,5 5,3Projetos apoiados/financiados 15,9 14,5 Apoiando institucionalmente projetos/ações 10,3 6,2 Campanha apoiada pelo UNICEF 2,8 3,0 Prêmios apoiados pelo UNICEF 1,5 2,3 Financiador de projetos/ações 1,3 3,0Repercussão da participação do UNICEF em eventos, cerimônias e congressos 3,3 3,7

Aspectos organizacionais do UNICEF 0,3 1,4Menção pontual 38,4 27,9

*% calculado sobre o número de matérias cujo tema principal é diferente de Internacional (77,1% em 2010, e 92,2% em 2009)**Variável de marcação múltipla

Page 40: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Um dado relevante diz respeito à presença de pesquisas e relatórios vinculados ao organismo da ONU. De acordo com os dados coletados pela ANDI, do total de notícias que mencionam o UNICEF, 27,9% destacam pesquisas ou documentos produzidos/ apoiados pelo Fundo.

• Em 2009, o número foi significativamente maior (48,3%), indicando que, de um ano para o outro, a cobertura focou-se menos na produção de dados numéricos, e mais na parte prática das atividades do Fundo – englobando notícias sobre a iniciativa Hospital Amigo da Criança, além de campanhas de combate ao racismo nas escolas, entre outras.

Ação desenvolvida pelo UNICEF

Page 41: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Veículos que publicam sobre o UNICEF• Média de notícias sobre o UNICEF por jornal:

– 13,2 notícias ao longo de 2010

– 12,1 notícias ao longo de 2010

• Média de notícias sobre o UNICEF por jornal de acordo com a

Região do veículo:

– Nordeste: 16,5 textos/jornal

– Centro Oeste: 16,3 textos/jornal‐

– Sudeste : 12,5 textos/jornal

– Sul : 11,8 textos/jornal

– Norte : 5,8 textos/jornal

• Em 2009, o Centro-Oeste liderou a publicação (média de 15,4

notícias por jornal), seguido por Nordeste (14,2), Sudeste

(11,1), Sul (9,5) e Norte (8,8).

Page 42: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• No caso da região Nordeste, a prevalência de

notícias sobre o organismo da ONU parece ser

explicada, entre outros fatores, pela presença de

escritórios regionais do UNICEF em estados como

Bahia, Pernambuco e Ceará.

• Somente o Diário do Nordeste (CE) foi responsável

por 22,4% do total de notícias que ouvem o

UNICEF publicadas na região. O jornal O Estado do

Maranhão também ofereceu importante

contribuição, com 13,6% dos textos.

Veículos que publicam sobre o UNICEF

Page 43: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Unidades Federativas dos veículos analisados 2010 (%) 2009 (%)

Ceará 12,4 7,8São Paulo 10,9 10,1Distrito Federal 8,7 8,2Minas Gerais 7,6 4,4Maranhão 7,6 4,9Paraná 6,8 4,7Rio de Janeiro 6,6 6,6Pernambuco 6,4 8,5Sergipe 5,2 5,9Bahia 4,1 5,9Rio Grande do Sul 3,7 4,0Santa Catarina 3,3 3,4Rio Grande do Norte 3,3 3,2Mato Grosso 2,1 5,1Roraima 1,9 2,7Goiás 1,7 3,0Paraíba 1,7 0,8Espírito Santo 1,6 2,3Tocantins 1,4 1,1Pará 1,2 3,8Amapá 0,8 -Acre 0,4 0,4Piauí 0,4 0,4Alagoas 0,4 1,5

Veículos que publicam sobre o UNICEF

Page 44: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Jornais analisados UF2010 2009

(%) Ranking (%) Ranking EvoluçãoDiário do Nordeste CE 9,3 1 4,0 8 ↑O Estado do Maranhão MA 5,6 2 3,2 11 ↑Jornal da Cidade SE 5,2 3 5,3 3 -Gazeta do Povo PR 4,8 4 4,7 6 ↑Jornal de Brasília DF 4,7 5 4,0 8 ↑O Estado de S.Paulo SP 4,5 6 4,2 7 ↑Jornal do Commercio PE 4,5 6 6,1 1 ↓Estado de Minas MG 4,3 7 2,7 13 ↑Correio Braziliense DF 4,1 8 4,2 7 ↓A Tarde BA 4,1 8 5,9 2 ↓O Globo RJ 3,9 9 3,6 10 ↑Folha de S. Paulo SP 3,3 10 4,9 5 ↓Diário de Natal RN 3,3 10 3,2 11 ↑O Tempo MG 3,3 10 1,7 17 ↑O Povo CE 3,1 11 3,8 9 ↓Zero Hora RS 2,5 12 3,0 12 -A Gazeta MT 2,1 13 5,1 4 ↓Jornal do Brasil RJ 2,1 13 2,1 15 ↑Folha de Boa Vista RR 1,9 14 2,7 13 ↓Diário de Pernambuco PE 1,9 14 2,3 14 -O Imparcial MA 1,9 14 1,7 17 ↑A Notícia SC 1,9 14 1,5 18 ↑Folha de Londrina PR 1,9 14 0,0 24 ↑O Popular GO 1,7 15 1,7 17 ↑

Veículos que publicam sobre o UNICEF

Page 45: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Jornais analisados UF2010 2009

(%) Ranking (%) Ranking Evolução

O Popular GO 1,7 15 1,7 17 ↑

O Norte PB 1,7 15 0,8 21 ↑

A Gazeta ES 1,6 16 2,3 14 ↓

Diário Catarinense SC 1,4 17 1,9 16 ↓

Jornal do Tocantins TO 1,4 17 1,1 20 ↑

O Liberal PA 1,2 18 3,8 9 ↓

Correio do Povo RS 1,2 18 1,1 20 ↑

Valor Econômico SP 1,2 18 1,1 20 ↑

O Dia RJ 0,6 20 0,8 21 ↑

Gazeta de Alagoas AL 0,4 21 1,5 18 ↓

A Gazeta AC 0,4 21 0,4 23 ↑

O Dia PI 0,0 22 0,4 23 ↓

Jornal da Tarde SP 1,2 18 - - -

Brasil Econômico SP 0,8 19 - - -

Diário do Amapá AP 0,8 19 - - -

Meio Norte PI 0,4 21 - - -

A Crítica AM - - 1,3 19 -

Diário da Manhã GO - - 1,3 19 -

Correio de Sergipe SE - - 0,6 22 -

Hoje em Dia MG - - 0,0 24 -

Veículos que publicam sobre o UNICEF

Page 46: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Educação, Violência e Saúde foram os três

principais assuntos abordados pelas notícias que

destacam o Fundo das Nações Unidas para a

Infância.

• De acordo com o estudo conduzido pela ANDI,

juntas essas questões dominam quase 60% de

todo o noticiário sobre a instituição – dado que

não se diferencia do historicamente observado na

cobertura em geral sobre Infância & Adolescência

nos últimos anos. Em 2009, esse percentual

ultrapassou 70%.

Principais temas

Page 47: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Tema principal abordado nas matérias* 2010 (%)

2009 (%)

Saúde 23,4 15,6Educação 21,9 35,0Violência 12,8 20,4Direitos e Justiça (Marco institucional jurídico legal) 8,3 3,0Pobreza e exclusão social 6,3 1,8Igualdade/ Desigualdade de cor ou etnia 5,8 0,9Trabalho infantil 4,8 1,6Convivência familiar 4,5 0,5Esportes e lazer 2,8 1,6Medidas socioeducativas/ Privação de liberdade 2,3 1,6Acidentes 1,3 1,4Questões demográficas/ populacionais 1,3 0,5Comportamento 1,0 2,5TOTAL OBS. 100,0 100,0

**% calculado sobre o número de matérias cujo tema principal é diferente de Internacional (77,1% em 2010, e 92,2% em 2009)

Principais temas

Page 48: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Tema principal abordado nas matérias* 2010 (%)

2009 (%)

Comportamento 1,0 2,5Exercício da sexualidade 1,0 0,2Meio ambiente 1,0 1,8Cultura 0,8 2,7Deficiências 0,8 0,0Drogas 0,3 0,0Abandono, abrigos e situação de rua 0,0 0,7Consumo 0,0 0,0Desaparecidos 0,0 0,0Igualdade/ Desigualdade de gênero 0,0 0,2Mídia 0,0 1,4Migração e deslocamento 0,0 0,2Trabalho legal do adolescente 0,0 0,0Terceiro setor** - 6,2TOTAL OBS. 100,0 100,0

*% calculado sobre o número de matérias cujo tema principal é diferente de Internacional (77,1% em 2010, e 92,2% em 2009) ** A categoria não foi avaliada em 2010

Principais temas

Page 49: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Saúde foi a temática mais abordada, ocupando sozinha quase um quarto do universo amostral (23,4%) – com crescimento com relação ao ano anterior de 7,8 pontos percentuais.

Questões importantes – como Mortalidade Infantil, Saúde Materna e Nutrição – ganham relevante destaque quando o UNICEF é ouvido na notícia.

O impacto da morte da pediatra e sanitarista Zilda Arns se fez presente: o acontecimento, relatado por mais de 20% das notícias sobre saúde, foi usado como gancho para discutir diversas questões com as quais a médica lidou: desnutrição, mortalidade infantil e aleitamento materno, entre outros.

Saúde em destaque

Page 50: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Temas de saúde* **2010 (%)

2009 (%)

Mortalidade infantil 47,8 57,4

Saúde materna 41,3 41,2

Nutrição 29,4 35,3

HIV/Aids 14,1 11,8

Outros 15,2 19,1

Saúde em geral 8,7 5,9

Epidemias 0,0 4,4*% calculado sobre o número de matérias cujo tema principal é Saúde(23,4% em 2010, e 15,6% em 2009)**Variável de marcação múltipla

Saúde em destaque

Page 51: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

De todos os assuntos relevantes para a promoção e a defesa dos direitos da população infantil, Educação é o segundo tema que mais recebe atenção da imprensa quando o UNICEF é enfocado.

Mais de 20% do total de notícias analisadas trazem como foco principal aspectos relacionados ao tema. Em 2009, este foi o tema mais abordado, ocupando 35% do universo amostral.

O foco dos textos que tratavam de Educação – tema prioritário para o UNICEF – esteve voltado para a Qualidade do ensino (59,8%), o Acesso, abandono e reinserção escolar (26,4%) e para o Orçamento para a educação (23,0%).

Educação na pauta

Page 52: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Cortes qualitativos para educação* ** 2010 (%)

2009 (%)

Qualidade do ensino 59,8 64,7

Acesso, abandono e reinserção escolar 26,4 43,8

Orçamento 23,0 10,5

Gestão democrática da escola 18,4 7,8

Formação de professores 11,5 16,3Infraestrutura 10,3 22,9

Material didático ou pedagógico 3,4 9,2

Merenda escolar 1,1 0,7

Greves ou reivindicações de docentes 1,1 1,3

* Percentuais referentes às matérias cujo tema principal é Educação(21,9% em 2010 e 35,0% em 2009)

** Variável de marcação múltipla

Educação na pauta

Page 53: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

A Violência é foco de 12,9% dos textos, ocupando o quarto lugar no ranking de assuntos mais cobertos das notícias que mencionam o UNICEF.

É de se destacar o crescimento da cobertura sobre Violência sexual (de 31,5% para 41,2%), Violência doméstica (de 4,5% para 7,8%), Violência nas escolas (de 1,1% para 5,9%) e Tráfico humano (de 1,1% para 3,9%). A exceção fica por conta da Violência nas ruas e comunidade, que teve pequena variação.

Cobertura sobre Violência

Page 54: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Tipos de violência abordados * ** 2010 (%)

2009 (%)

Violência nas ruas ou na comunidade 41,2 40,5Violência sexual 41,2 31,5 Exploração sexual 23,5 22,5 Abuso sexual 17,7 9,0Violência doméstica 7,8 4,5Violência nas escolas 5,9 1,1Tráfico humano 3,9 1,1Conflitos armados 2,0 4,0Gangues 0,0 3,4Violência institucional 0,0 1,1*% calculado sobre o número de matérias cujo tema principal é Violência(12,8% em 2010, e 20,4% em 2009)**Variável de marcação múltipla

Cobertura sobre Violência

Page 55: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

9,1% dos textos analisados pela ANDI na presente

pesquisa colocam em evidência características de

participação e protagonismo juvenil (o índice foi

semelhante em 2009: 9,8%).

O percentual é significativamente superior ao

registrado na cobertura geral sobre Infância &

Adolescência: em 2009, apenas 1,1% das notícias

traziam esse aspecto qualitativo.

Como a infância é retratada: protagonismo e participação

Page 56: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

As crianças e adolescentes aparecem em 9,8% do

noticiário sobre o UNICEF como fonte de informação,

valor pouco superior ao verificado em 2009 (6,2%) e

na cobertura geral sobre infância em 2009 (7,4%).

A ampliação das vozes de meninos e meninas na

imprensa, portanto, é um desafio que ainda se

apresenta para uma cobertura preocupada com o

acompanhamento de políticas públicas.

Como a infância é retratada: protagonismo e participação

Page 57: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Outro ponto que merece destaque – e que também diz respeito à representação da Infância e da Adolescência por parte da imprensa – é o emprego de termos pejorativos, tais como “menor”, “delinquente”, “vagabundo”, “maconheiro” e “aidético”.

98% das notícias que ouvem o UNICEF não trazem qualquer referência pejorativa para designar meninos e meninas. O percentual é semelhante ao verificado em 2009 (98,6%) e pouco inferior ao que ocorre na cobertura geral sobre Infância & Adolescência (96,3%).

Como a infância é retratada: termos pejorativos

Page 58: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

A análise da ANDI aponta que mais de 50% das notícias sobre Infância & Adolescência que mencionam o UNICEF vão além da simples narrativa factual dos acontecimentos (trazem denúncias ou busca de soluções) – um crescimento significativo, já que em 2009 este número foi de 38,2%. Na cobertura em geral sobre Infância & Adolescência, esse dado foi de 17,4%.

Dentre os textos cuja ótica é investigativa, prevalecem os que discutem a Busca de Soluções, com 41% (20,8% em 2009). Já aqueles que trazem denúncias de violação de direitos correspondem a 11,8% (17,4% em 2009). Na cobertura em geral sobre Infância & Adolescência, esses percentuais são de 7,3% e 10,1%, respectivamente.

Como a infância é retratada: contextualização

Page 59: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Enquanto na cobertura em geral a referência à legislação é de 5,7% dos textos, nas notícias que destacam o UNICEF esse percentual alcança 14,8%, índice similar ao verificado em 2009 (11,0%).

Há uma maior referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na cobertura sobre o UNICEF em 2010 (9,1%). Em 2009, esse percentual é de 6,2%; no caso da cobertura em geral, é de 2%.

A menção à Convenção sobre os Direitos da Criança se manteve reduzida na cobertura que destaca o UNICEF (0,5% em 2010 e 1,4% em 2009), o que também ocorre com a cobertura em geral (0,1%).

Como a infância é retratada: legislação

Page 60: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Enquanto na cobertura em geral a discussão de políticas públicas está presente em cerca de 12,5% dos textos jornalísticos, esse percentual cresce para 24,1% nas notícias sobre o UNICEF. Em 2009 o número é 31,8%.

– Dentre as políticas mencionadas, 9,6% dos textos analisados em 2010 discutem políticas públicas em geral (11,2% em 2009).

– Projetos específicos – tais como Bolsa Família e Programa Saúde da Família – são destacados em 15,3% das notícias (22,7% em 2009).

Políticas públicas em foco

Page 61: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• 5,0% das notícias que mencionam o UNICEF trazem indicadores do problema foco da política pública discutida, uma queda significativa comparada à 2009 (13,7%). O número, entretanto, é superior ao verificado na cobertura em geral sobre Infância & Adolescência, que não alcança 2%.

• A presença do UNICEF também parece impactar em outro importante aspecto das políticas públicas, a verificação dos resultados das ações e projetos desenvolvidos. Enquanto na cobertura em geral apenas 1,7% dos textos trazem dados estatísticos sobre esse aspecto, nas notícias que ouvem o UNICEF esse percentual alcança 6,3% (o percentual foi de 9,8% em 2009).

Políticas públicas em foco: indicadores e avaliação de resultados

Page 62: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Igualdade de Raça & Etnia e a

Educação de crianças e

adolescentes

Page 63: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Período de busca: 2009

• Número de textos: 605

• Método de seleção: Clipping eletrônico

• Veículos: 39 jornais diários brasileiros de

todas as regiões do País (12 jornais da região

Nordeste, 11 da região Sudeste, 6 da região

Sul, 5 da região centro-oeste e 5 da região

Norte)

Igualdade de Raça & Etnia e a Educação

Page 64: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• A produção de quatro veículos de circulação

nacional – Folha de S. Paulo, O Estado de S.

Paulo, O Globo e Correio Braziliense –, que, em

2009, concentraram cerca de 25% das matérias

produzidas sobre Infância, Raça e Etnia no Brasil.

• Veículos de estados que apresentam forte

presença da população indígena – como

Roraima, Amazonas, Mato Grosso e Pernambuco

– também foram responsáveis por mais um

quarto da cobertura sobre o tema.

Localização geográfica

Page 65: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Embora o formato reportagem seja

predominante nos textos sobre Infância,

Raça e Etnia (76,4%), há uma

considerável presença de conteúdos

opinativos.

• Artigos de opinião, editoriais e

entrevistas correspondem a 23,6% do

total de notícias analisadas – percentual

bastante superior ao observado na

cobertura em geral sobre Infância &

Adolescência (7,5%).

Tipo de texto

Page 66: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Principais temas

Page 67: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Enquadramento institucional

Page 68: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Poderes Públicos

• Presença marcante do legislativo: o Poder

Legislativo é a principal instituição presente

em 7,8% das pautas, seguido pelo Poder

Executivo, com 6,6% – o que demonstra uma

inversão na tendência historicamente

identificada nos monitoramentos realizados

pela ANDI.

• Os debates em torno do Estatuto da Igualdade

Racial nas duas casas do Legislativo em 2009

foram determinantes para este resultado.

Page 69: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Fontes de Informação e opiniões divergentes

• O número de fontes consultadas nas matérias

ficou pouco acima dos patamares dos últimos

monitoramentos desenvolvidos pela ANDI: 1,63

fonte por notícia.

• A sociedade civil foi ouvida em 62% das

matérias, superando as esferas de governo –

responsáveis por 49% das fontes de

informação.

• Em um tema cercado por aspectos

considerados polêmicos, apenas 14,21% das

notícias analisadas pela ANDI para o presente

estudo buscaram destacar perspectivas

distintas sobre uma questão.

Page 70: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Políticas Públicas e Busca de Soluções

• A referência a políticas públicas está presente

em 18,7% das notícias sobre Infância, Raça e

Etnia publicadas em 2009.

• O percentual é ligeiramente superior ao

verificado na cobertura em geral sobre

Infância & Adolescência em geral (12%).

• A Política Pública mais mencionada é o

“Programa de Ações Afirmativas para a

População Negra nas Instituições Federais e

Estaduais de Educação Superior (Uniafro)”,

que comparece em 37,2% destes textos que

abordam políticas públicas.

Page 71: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Marco legal e dados estatísticos

• Cerca de 17% dos textos publicados em 2009

trazem referência a legislação – percentual bem

acima do registrado na cobertura em geral

sobre Infância & Adolescência (5,7%).

• O Estatuto da Igualdade Racial é mencionado

em 7,7% do total de textos analisados. Outras

leis específicas para a área ainda estão

ausentes dessa agenda de discussão.

• 33,2% das notícias sobre o tema trazem dados

estatísticos – percentual bem acima do

verificado na cobertura sobre infância em geral.

Page 72: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Igualdade Racial e Infância

• Casos concretos de preconceito e a

discriminação racial foram noticiados em 24%

dos textos sobre Infância, Raça e Etnia.

• A maior parte desses textos (39,5%) não cita

vítimas específicas de racismo, tratando do

assunto de forma genérica ou discutindo a

temática do preconceito de raça e/ou etnia de

modo geral.

• Chama a atenção o fato de a utilização de

termos pejorativos na cobertura ter sido

praticamente inexistente.

Page 73: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Educação em foco

• Quando envolvem o tema Educação, 42,46% do

total de notícias sobre Infância, Raça e Etnia,

em 2009, debatem o estabelecimento de

sistemas de cotas.

• Também tem destaque o tema da educação

indígena, que aparece em 8,2% das matérias

verificadas no monitoramento.

• Por fim, cabe ressalta a presença importante de

notícias que trazem temas como Questões

pedagógicas (16,1%), Escola e comunidade

(11,6%) e Programas e Políticas Específicas

(10,5%).

Page 74: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Educação em foco

*Percentuais referentes a 53,7%

(325) dos textos que mencionam educação como

tema principal ou tema de apoio.

Page 75: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Oficinas para Jornalistas e

Fontes sobre Mídia, Infância e

Equidade Racial

Page 76: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

• Belém: 17 de maio

• Recife: 24 de maio

• Porto Alegre: 31 de maio

Três oficinas no mês de maio

Page 77: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

55 jornalistas e fontes de informação

Participantes

Page 78: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Avaliação por parte dos participantes

Page 79: Apresentacao para Unicef julho 6 2011

Obrigado!

[email protected]

(61) 2102-6508

Secretário Executivo

Veet Vivarta

Obrigado!

SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl. 10170391-900 - Brasília - DF - Brasil

Tel: (+55 61) [email protected]

www.andi.org.br