apresentação oshas 18001

16

Upload: flaviano-barros-gomes

Post on 19-Jun-2015

3.829 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

INTRODUÇÃO

Organizações de todos os tipos (em qualquer ramo de atividade) estão cada vez mais preocupadas em atingir seus resultados e demonstrar um bom desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

OBJETIVO

• As Normas OHSAS para Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho tem por objetivo fornecer as organizações elementos de um sistema de gestão eficaz, que possa ser integrado a outros requisitos de Gestão e auxiliá-la alcançar seus objetivos de segurança e saúde ocupacional. Ela define os requisitos de um Sistema de Gestão da SST, tendo sido redigida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de empresas, e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais

HISTÓRICOA OSHAS (Occupation Health and SafetyAssessment Series) cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. Ela nasceu em 1998, quando um grupo de Organismos certificadores (BSI, BVQI, DNV, SGS, Lioyds Register, entre outros) e de entidades nacionais de normalização da Irlanda, Austrália, África do Sul, Espanha e Malásia, reuniram-se na Inglaterra para criar a primeira norma para certificação de Sistemas de Gestão de SST.

Sua importância pode ser percebida pela

representatividade do Organismos Certificadores que

participaram de sua elaboração, os quais

respondem por cerca de 80% do mercado mundial

de certificação de Sistemas de Gestão.

• A OSHAS 18001 é uma norma de requisitos, chamada especificação, que é utilizada para auditar e certificar os Sistemas de Gestão da SST.

• Já a OSHAS 18002 é um guia de diretrizes que explicam em detalhes os princípios da Especificação OSHAS 18001, auxiliando compreensão e implementação.

Há também a BS 8800 (British Standards), que é uma norma britânica, mas assim como a OHSAS 18002, não é uma norma certificadora, e sim um guia de diretrizes. Surgiu em 1996 e é utilizada para implementação de um sistema de gerenciamento das questões relacionadas àprevenção de acidentes e doenças do trabalho.

As normas BS 8800 e a OSHAS 18002 são documentos que vão muito mais além da certificação: elas são chamadas de “diretrizes”e fornecem orientações e recomendações voltadas para a implementação eficaz do sistema e para a melhoria do desempenho da SST.

As principais áreas focadas pela OHSAS 18001 são:

� Identificação de Perigos, Riscos e Controles;� Requisitos legais e outros;� Objetivos e Programas OHS;� Recursos, Cargos, responsabilidades, disponibilidade e

autoridade;� Competências, treinamentos e conscientização;� Comunicação, participação e consulta às partes interessadas;� Controle operacional;� Prontidão e respostas para emergência;� Medição, monitoramento e melhoria contínua.

Revisão

Em 2005, o grupo de trabalho da OSHAS começou o processo de revisão da versão 1999. A revisão inicial teve seu draft publicado para consulta pública em janeiro de 2006. Após análise critica dos 500 comentários recebidos do Draft 1, durante um novo encontro do grupo de trabalho em Madrid, em novembro foi publicado um segundo Draft.

O grupo de trabalho da OSHAS se encontrou novamente na China em março de 2007 onde mais de 500 comentários acerca desse segunda Draft foram analisados e estabeleceu-se um consenso para versão final. Os documentos associados como a OHSAS 18002, Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional – Guia de implementação começou a valer em 1º de julho de 2007.

O que muda?

• Maior ênfase na importância da “saúde” em equilíbrio com a “segurança”. • Foco na segurança ocupacional, sem a distorção da segurança patrimonial

e bens etc. • Uso do termo “incidente” como referência em vez de “acidente”. • A inclusão de comportamento, capacidades e outros fatores humanos

como elementos a serem considerados na identificação de perigos, análise de riscos e determinação de pontos de controle e finalmente em competência, treinamento e conscientização.

• Inclusão de novo requisito para delegação de “controle” como parte do planejamento de OHS.

• Melhor explicitação da forma de endereçamento das Mudanças de Gestão. • Novo requisito de “avaliação de conformidade” alinhado com a ISO 14001

foi introduzido. • Introdução de novos requisitos para participação e consulta. • Introdução de novos requisitos para investigação de incidentes

A OHSAS 18001 agora se refere a si mesma como um padrão, e não uma especificação, ou documento como sua edição anterior. Isso reflete a crescente adoção da OHSAS 18001 como base para um padrão nacional de sistemas de gestão da segurança e saúde ocupacional. A OHSAS 18001:2007 é mais compatível com a ISO 14001:2004 e ISO 9001:2008, inclui conceitos modernos e comprovados de segurança e saúde ocupacional e traz uma melhor definição de seus termos e conceitos.

Implementar as mudanças da OHSAS 18001:2007 não égarantia de solução para os problemas de saúde e segurança de uma organização, mas é uma postura aceita globalmente, além de uma maneira prática de entregar um ambiente de trabalho melhor e melhorar continuamente esse ambiente através de um sistema de gestão completo. A OHSAS18001 pode ser adotada por qualquer organização que deseje implementar um procedimento formal para a redução de riscos associados com saúde e segurança no ambiente de trabalho para colaboradores, clientes e público em geral.

Política de SSTO compromisso assumido na Política “compromisso de, no mínimo, cumprimento dos requisitos legais aplicáveis “ foi clarificado, passando a referir “compromisso de, no mínimo, cumprimento com os requisitos legais aplicáveis [...] relativos aos seus perigos para a SST”. Esta referência poderá ajudar as Organizações a definir - e cumprir - com maior facilidade, os requisitos legais que estão dentro do âmbito do Sistema de Gestão de SST .

Requisitos do Sistema de Gestão de SSTRequisitos Gerais:

• A inclusão do requisito para a Organização “definir e documentar o âmbito do seu Sistema de Gestão de SST” é crucial para definir claramente as "fronteiras" do Sistema.

• A Organização [não apenas na concepção e implementação do Sistema de Gestão de SST, mas também na sua manutenção ao longo do tempo] deve exercer um particular cuidado a definir - e documentar - o Âmbito do seu Sistema (incluindo atividades, sites, Pessoas envolvidas, etc.), pois toda a conformidade com a Norma é construída "sobre estas fundações", nomeadamente, na identificação e determinação de :

• Requisitos a cumprir • Perigos (§ 4.3.1) • Atividades sujeitas a controlo operacional (§ 4.4.6) • Pessoas que trabalham em nome da Organização (§ 4.2) • Monitorização (§ 4.5.1) • Ações de melhoria (§ 4.5.3)