apresentacao mapas dir adm 27275

9
 Caros alunos, Após a excelente receptividade que a primeira edição dos Mapas de Direito Administrativo teve, resolvemos lançar a segundo edição, com muitas novidades. Para o s que ainda não co nhecem, os mapa s mentais abordam o Dir eito Administrativo na forma de organograma e têm o objetivo de facilitar a organização mental do co nteúdo estudado, bem como ser utilizado como instrumento de reforço no processo de internalização e memorização do conhecimento. O pro cesso de estudo pa ra concursos pod e ser estruturado em três e tapa s: aprendizado do conteúdo por meio da leitura da matéria e das aulas; organizaçã o lógic a e fixação do conteúdo por meio de revisão da matéria; e aplicação do conteúdo por meio da resolução de provas de concursos anteriores. Na primeira parte do processo, aprendizagem por meio de leitura e aulas, o aluno tem o contato inicial com a matéria e busca, principalmente, a compreensão do conteúdo. Nessa etapa é importante o aluno utilizar um bom material didático e buscar pro fessores que tenham e xperiên cia, com apro vação em bo ns concursos públicos. Mas apenas compreender o conteúdo não basta; temos que reter a informação. É nesse contexto que se inserem os mapas mentais, auxiliando na organização lóg ica, fi xaç ão e memori zaç ão do conteúdo por revisão do conhec imento adquirido. O processo de fixação e retenç ão das informações ocorr e por repetição. Lembre-se daquela frase que seu professor dizia quando você ainda era bem pequeno: a repet ição é a mãe do ensin o. Pois é exat amente iss o: quanto ma is você rever o conteúdo maior será a sua fixação e, por consequência, a retenção das informações. A terceira parte do processo, aplicação por resolução de provas, tem por objetivo, além da fixação do conteúdo, proporcionar ao aluno a mensuração do nível de aprendizagem da matéria. Ela será o seu indicador e mostrará o quanto você domina o conteúdo e o quanto ainda tem que revê-lo. Nessa etapa é indicado que o aluno reveja provas de concursos anteriores de bancas como Cespe e Esaf. Ressalte-se que essas trê s etap as não são esta nque s e dev em ser r ealizadas concomitantemente e de forma contínua. Isso quer dizer que você não deve esperar esgotar todo o conteúdo de uma disciplina para começar a revisá-la ou fazer exercícios. Para melhorar seu desempenho, finalizada parte de aprendizado do conteúdo, como um capítulo por exemplo, você deve resolver exercícios e revisar, continuamente. Assim, seu estudo será composto de leitura de novos conteúdos, revisão dos conteúdos já vistos e resolução de exercícios. Os mapas mentais no contexto da revisão É no contexto da etapa de fixação do conteúdo, por meio da revisão, que está inserido o mapa mental. Ele nada mais é do que uma forma de diagramar as sínteses do estudo. Es se instr umento resume o conteúdo de forma bastante visual e organizada, de modo a possibilitar a organização lógica das informações. www.pontodosconcursos.com.br

Upload: lucqui

Post on 15-Jul-2015

341 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 1/9

 

Caros alunos,

Após a excelente receptividade que a primeira edição dos Mapas de DireitoAdministrativo teve, resolvemos lançar a segundo edição, com muitas novidades.

Para os que ainda não conhecem, os mapas mentais abordam o DireitoAdministrativo na forma de organograma e têm o objetivo de facilitar a organizaçãomental do conteúdo estudado, bem como ser utilizado como instrumento de reforçono processo de internalização e memorização do conhecimento.

O processo de estudo para concursos pode ser estruturado em três etapas:aprendizado do conteúdo por meio da leitura da matéria e das aulas;organização lógica e fixação do conteúdo por meio de revisão da matéria; eaplicação do conteúdo por meio da resolução de provas de concursos anteriores.

Na primeira parte do processo, aprendizagem por meio de leitura e aulas, o alunotem o contato inicial com a matéria e busca, principalmente, a compreensão do

conteúdo. Nessa etapa é importante o aluno utilizar um bom material didático ebuscar professores que tenham experiência, com aprovação em bons concursospúblicos.

Mas apenas compreender o conteúdo não basta; temos que reter a informação. Énesse contexto que se inserem os mapas mentais, auxiliando na organização

lógica, fixação e memorização do conteúdo por revisão do conhecimentoadquirido.

O processo de fixação e retenção das informações ocorre por repetição. Lembre-sedaquela frase que seu professor dizia quando você ainda era bem pequeno: a

repetição é a mãe do ensino. Pois é exatamente isso: quanto mais você rever oconteúdo maior será a sua fixação e, por consequência, a retenção dasinformações.

A terceira parte do processo, aplicação por resolução de provas, tem por objetivo,além da fixação do conteúdo, proporcionar ao aluno a mensuração do nível deaprendizagem da matéria. Ela será o seu indicador e mostrará o quanto vocêdomina o conteúdo e o quanto ainda tem que revê-lo. Nessa etapa é indicado que oaluno reveja provas de concursos anteriores de bancas como Cespe e Esaf.

Ressalte-se que essas três etapas não são estanques e devem ser realizadas

concomitantemente e de forma contínua. Isso quer dizer que você não deveesperar esgotar todo o conteúdo de uma disciplina para começar a revisá-la oufazer exercícios. Para melhorar seu desempenho, finalizada parte de aprendizadodo conteúdo, como um capítulo por exemplo, você deve resolver exercícios erevisar, continuamente. Assim, seu estudo será composto de leitura de novosconteúdos, revisão dos conteúdos já vistos e resolução de exercícios.

Os mapas mentais no contexto da revisão

É no contexto da etapa de fixação do conteúdo, por meio da revisão, que estáinserido o mapa mental. Ele nada mais é do que uma forma de diagramar as

sínteses do estudo. Esse instrumento resume o conteúdo de forma bastante visuale organizada, de modo a possibilitar a organização lógica das informações.

www.pontodosconcursos.com.br

Page 2: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 2/9

 

Entre as vantagens que os mapas mentais proporcionam, destacamos apossibilidade de organizar todo o conteúdo das disciplinas de forma estruturada,partindo do gênero para as espécies, dos títulos para os subtítulos. Dessa forma,você obtém a visão global da matéria, partindo da visão geral para os detalhes. Omapa proporciona ainda uma comparação entre as características das espécies de

mesmo gênero, algo muito cobrado em provas de concursos, e possibilita oencadeamento e a associação de ideias. Essa forma de esquematização possibilitarealçar os conceitos principais da matéria e mostrar suas correlações com osdemais conceitos, buscando reforçar a memória associativa.

Com os mapas, você poderá revisar toda a disciplina num período relativamentecurto, como uma tarde. Tal possibilidade é essencial para as últimas semanas queantecedem a prova, pois permitirá rever todo o conteúdo do edital em apenasalguns dias.

Por fim, ressaltamos que esse instrumento foi essencial para nossa aprovação no

TCU, concurso bastante concorrido e desejado. É pela convicção da eficácia dessesmapas, fundamentada vivência que tivemos, que nos envolvemos nesse projeto doponto dos concursos. Essa técnica certamente vai te auxiliar no processo deaprendizagem e obtenção da sua vaga.

Nota à 2ª edição

Nesta edição alteramos o layout dos mapas, adequando-os ao modelo utilizado nosMapas de Direito Constitucional. Esse novo formato foi desenvolvido buscando oaperfeiçoamento e a melhoria visual dos mapas, tendo em vista que esse é um dosaspectos fundamentais da esquematização.

Quanto ao conteúdo, promovemos a atualização e a melhor esquematização dasmatérias afetas à introdução do Direito Administrativo, à Administração Pública, emespecial às agências reguladoras, e ao Serviço Público.

Relativamente ao Serviço Público, acrescentamos as principais disposições dalegislação pertinente ao tema, buscando deixar o conteúdo o mais completopossível.

No tocante a esse ponto, lembramos que esses mapas mentais foram feitosbuscando abordar todo o conteúdo de Direito Administrativo. Dessa forma, o

aluno, ao estudar para as provas de concursos, deve se pautar pelo edital,

evitando aprofundar o conhecimento em áreas não abrangidas pelo concurso. Aregra fundamental aqui é: foco no edital!

Esperamos que essas alterações se traduzam em melhor qualidade no estudo dosmapas e, por conseguinte, na fixação e na revisão da matéria

Muito obrigado,

Thiago Strauss e Marcelo Leite

www.pontodosconcursos.com.br

Page 3: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 3/9

 

Apresentação dos autores

Thiago Strauss é Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas daUnião, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília e professorde Direito Administrativo em cursos preparatórios para concursos públicos em

Brasília. Foi também aprovado nos concursos para analista de finanças e controleda Controladoria Geral da União e especialista em financiamento e execução deprogramas e projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento daEducação.

Marcelo Leite é Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas daUnião, formado em Direito pelo UniCeub, Ciência da Computação pela Universidadede Brasília e pós-graduado em Auditoria e Controle da Gestão Governamental. Foitambém aprovado nos concursos para analista e técnico de controle interno doMinistério Público Federal e técnico do Tribunal Regional Federal.

www.pontodosconcursos.com.br

Page 4: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 4/9

 

Direito Administrativoem Mapas Mentais

Por:Thiago StraussMarcelo Leite

Page 5: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 5/9

 

Sumário

Visão Geral ......................................................................................1. Introdução ao Direito Administrativo ...........................................2. Administração Pública .................................................................

2.1 Administração pública – noções gerais ........................................2.2 Descentralização administrativa .................................................2.3 Órgão .....................................................................................2.3 Entidades em espécie ...............................................................2.4 Entidades em espécie – Autarquia ..............................................2.5 Terceiro Setor – Entidades Paraestatais.......................................

3. Princípios Fundamentais ..............................................................4. Poderes Administrativos ..............................................................5. Ato Administrativo .......................................................................

5.1 Conceito e Atributos .................................................................

5.2 Classificação dos Atos Administrativos ........................................5.3 Requisitos do Ato Administrativo ................................................5.4 Espécies de Atos Administrativos ...............................................5.5 Atos discricionários e vinculados ................................................5.6 Formas de extinção e vícios do ato administrativo ........................

6. Licitações .....................................................................................6.1 Noções gerais ..........................................................................6.2 Princípios da Licitação ...............................................................6.3 Contratação direta ...................................................................6.4 Modalidades de Licitação ...........................................................

6.5 Procedimentos de Licitação .......................................................7. Contratos Administrativos ...........................................................7.1 Conceito e formalização ............................................................7.2 Cláusulas exorbitantes ..............................................................7.3 Mutabilidade dos contratos administrativos ..................................7.4 Extinção dos contratos administrativos .......................................

8. Servidores Públicos .....................................................................8.1 Agente públicos .......................................................................8.2 Normas constitucionais .............................................................8.3 Lei 8.112/90 ...........................................................................

8.4 Processo Administrativo Disciplinar – PAD ...................................8.5 PAD – Rito ordinário .................................................................8.6 PAD – Rito sumário e prazos .....................................................

9. Serviços Públicos .........................................................................9.1 Conceito .................................................................................9.2 Considerações gerais ................................................................9.3 Classificação dos serviços públicos .............................................9.4 Delegação de serviços públicos ..................................................9.5 Delegação comum – Disposições da Lei 8.987/95 .........................9.6 Parcerias Público-Privada – PPP ..................................................

10. Responsabilidade Civil do Estado ...............................................11. Controle da Administração Pública .............................................12. Improbidade Administrativa ......................................................13. Processo Administrativo – Lei 9.784/99 .................................... 

346

6789111315172020

21222426272828293031

33353536383940404142

4445464747484950515354565759

Page 6: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 6/9

 

 

 

Direito Administrativo em Mapas Mentais

Prof. Thiago StraussProf. Marcelo Leite 3

Page 7: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 7/9

 

 

 

 

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Administrativo em Mapas Mentais

Prof. Thiago StraussProf. Marcelo Leite 4

Page 8: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 8/9

 

 

 

 

 

 

 

Direito Administrativo em Mapas Mentais

Prof. Thiago StraussProf. Marcelo Leite 5

Page 9: Apresentacao Mapas Dir Adm 27275

5/13/2018 Apresentacao Mapas Dir Adm 27275 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/apresentacao-mapas-dir-adm-27275 9/9

 

 

 

  

 

 

 

Direito Administrativo em Mapas Mentais

Prof. Thiago StraussProf. Marcelo Leite 6