apresentação do powerpoint -...

6

Upload: trinhtu

Post on 12-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 2: Apresentação do PowerPoint - rhconferencia2017rhconferencia2017.iirh.pt/wp-content/uploads/2017/10/programa_rh... · repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado

09h00 09h10

09h15

10h00

10h45

11h30 11h45

Recepção dos participantes Sessão de abertura Cristina Martins de Barros, Managing Director, IIRH - Instituto de Informação em Recursos Humanos

TALENT ACQUISITION

Painel de especialistas Como atrair, captar e manter as pessoas certas nos lugares certos? Que canais e ferramentas usar para agilizar processos e filtrar os candidatos? para além das competências técnicas como avaliar motivações, ambições e traços de personalidade – qual é o novo mapa de competências? o que não pode faltar num processo de recrutamento? o que fazer para reter talentos que procuram mudança? quais são as variáveis mais fortes para reter os melhores? concorrência; remuneração; perfil dos líderes…?

Mod| Cristina Martins de Barros, Managing Director, IIRH Emília Galego, Diretora RH, Câmara Municipal Porto Jorge Figueiredo, Diretor Corporativo RH, Delta Cafés Caso Prático Como atrair, captar e manter as pessoas certas nos lugares certos? Como é que uma empresa, a crescer a um ritmo acelerado, consegue encontrar as pessoas certas para os lugares certos? Como encontramos os melhores candidados, onde e quais os canais para os contactar? O que torna uma marca atrativa num mercado global e desafiante como o tecnológico? O que procuramos para além de competências técnicas e como avaliamos esses perfis? Como desenvolvemos competências internamente para ter os melhores especialistas na identificação de talento?

Luísa Fernandes, Head of People & Development, Farfetch

TALENT RETENTION

Caso Prático Onboarding de novos colaboradores: como maximizar o sucesso? Após um processo de seleção eficaz, como podem as empresas utilizar o onboarding para melhorar a sua gestão do talento? Essa estratégia impacta diretamente na redução da taxa de turnover de uma empresa? Como podem as empresas auxiliar nos novos funcionários a se adaptarem aos aspetos sociais de forma rápida e suave? Quer saber como funciona esse processo e como implementá-lo dentro da sua empresa?

João Figueirinhas Costa, Talent Acquisition Manger, Uniplaces Pausa para café e networking Qual o impacto dos benefícios e incentivos na retenção dos melhores colaboradores? O que valorizam os profissionais num potencial empregador: ambiente de trabalho; solidez financeira; cultural empresarial; qualidade dos projetos…? A remuneração continua a ser uma forte variável na retenção dos melhores? Como construir um pacote salarial que constitua uma ferramenta de retenção dos melhores talentos? Como recorrer com eficácia à retribuição variável, benefícios sociais, complementos salariais?

Florent Lambert – CEO – Sodexo Portugal

12h30

13h15 14h30

15h15

16h00

16h15

17h00

17h45

PERSONAL AND LEADERSHIP DEVELOPMENT Caso Prático Como gerir o talento e o desenvolvimento dos colaboradores? A gestão de talento, aliada a uma cultura forte são essenciais para recrutar e reter os melhores, garantindo o compromisso com a empresa. Como desenvolver um programa estruturado, começando no recrutamento, passando pelo acolhimento, benefícios, formação, gestão de talento e desenvolvimento?

Isabel Heitor, Human Resources Director for America, Europe and Pousadas de Portugal, Grupo Pestana

Almoço Tendências da Formação Quais as grandes tendências da formação do futuro? Como conseguir uma proposta de formação mobile, interconectada, pessoal, colaborativa e inteligente? Qual o papel das redes sociais comunitários para a formação? Qual o papel dos Learning Comunity Managers?

MOD.| Cristina Martins de Barros, Managing Director, IIRH - Instituto de Informação em Recursos Humanos José Santos, Managing Director, BTS Mafalda Cabrita, Diretora RH, Farmácias Holon Caso Prático Chaves para fazer crescer e manter os talentos na organização? Como reter uma geração que muda com facilidade? como proceder para avaliar de forma sistemática o grau de satisfação dos colaboradores? assegurar o feedback sobre o desempenho; como antecipar expectativas e dar resposta? valorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal; como é que a formação e desenvolvimento são diferenciadores no momento em que potenciais colaboradores escolhem as organizações?

Paulo Pimentel Barreto, Diretor RH, Luz Saúde Pausa para café e networking Caso Prático Motivação dos trabalhadores: como conseguir colaboradores mais produtivos e motivados? Quais os fatores críticos de sucesso para conseguir colaboradores comprometidos com a organização? O que não deve fazer? Como criar um espirito de missão comum a toda a organização? Novas gerações no trabalho: a chegada do Millennials. O que valoriza esta geração? Porque são tão difíceis de recrutar e reter?

Célia Carrasqueiro, Diretora RH e Comunicação, Verrallia Caso Prático Gerir na diversidade equipas multigeracionais e multiculturais? Como se gerem colaboradores de 4 gerações diferentes distribuídos por várias geografias? Como conseguir que as diferenças resultem em vantagens competitivas para as organizações? Como se lideram estes grupos diferentes?

Sofia Couto, Human Resources Manager, Bial Encerramento da Conferência

PORTO, 24 OUTUBRO PORTO 24 OUTUBRO

Page 3: Apresentação do PowerPoint - rhconferencia2017rhconferencia2017.iirh.pt/wp-content/uploads/2017/10/programa_rh... · repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado

WORKSHOP 1 – 9 de novembro – 9h/13h

Instrumentos e metodologias de avaliação de desempenho Avaliar o desempenho de pessoas é sempre um processo difícil e complexo que requer uma grande compreensão do conjunto de todas as variáveis envolvidas, desde a consciencialização da subjetividade intrínseca a qualquer avaliação, até às características do método que se utiliza, às repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado. Objetivos

• Elementos chave do sistema de gestão de desempenho • Como dar feedback para melhorar o desempenho dos colaboradores • Definir um plano de desenvolvimento da carreira para cada colaborador e em função das necessidades da organização.

Programa • Implementação de um sistema de avaliação de

desempenho Definição do perfil de cada função Estabelecer objetivos Fases do processo de avaliação Critérios de avaliação

• A entrevista de avaliação • Como avaliar o potencial • A gestão eficaz do desempenho

Identificar os indivíduos de alto potencial e os talentos Programas de reconhecimento e de desenvolvimento Deteção das necessidades de formação Políticas salariais e incentivos A avaliação continua como ferramenta de gestão para

melhorar o desempenho Workshop muito prático durante o qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes; simulações de casos práticos com situações representativas do contexto profissional. Os nossos formadores:

WORKSHOP 2 – 9 de novembro – 14h/18h

Políticas salariais para responsáveis de recursos humanos As empresas dedicam uma grande parte dos seus gastos em gastos de pessoal e os colaboradores estão muito atentos a todos os aspetos da sua remuneração. Como conciliar as necessidades e os objetivos de ambos? Objetivos

• Analisar os problemas típicos que se presentam a um responsável de recursos humanos no dia-a-dia.

• Capacitar-se para definir a política de remuneração da empresa.

Programa • O que devemos saber antes de decidir: as tabelas de

remuneração base e topo da empresa e os valores praticados pelo mercado.

• Aumentos salariais individuais para as promoções individuais, para os altos potenciais etc.

• Remunerações de entrada na empresa, de saída e escalões intermédios.

• Remuneração para a direção da empresa.

• Políticas salariais da empresa: definição da política salarial global desde a definição dos aumentos, a sua repartição e o sistema de incentivos.

• Indicadores da política de retribuição: desde os mais clássicos aos mais atuais.

Workshop muito prático durante o qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes; simulações de casos práticos com situações representativas do contexto profissional. A nossa formadora:

PORTO, 25 OUTUBRO

CÁTIA MONTEIRO MIGUEL ABREU

MÁRCIO FAZENDA

WORKSHOPS | PORTO | 25 OUTUBRO

Page 4: Apresentação do PowerPoint - rhconferencia2017rhconferencia2017.iirh.pt/wp-content/uploads/2017/10/programa_rh... · repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado

09h00 09h10

09h15

10h00

10h45

11h30 11h45

Recepção dos participantes Sessão de abertura Ricardo Fortes da Costa, Diretor, Rhmagazine

TALENT ACQUISITION

Painel de especialistas Como atrair, captar e manter as pessoas certas nos lugares certos? Que canais e ferramentas usar para agilizar processos e filtrar os candidatos? para além das competências técnicas como avaliar motivações, ambições e traços de personalidade – qual é o novo mapa de competências? o que não pode faltar num processo de recrutamento? o que fazer para reter talentos que procuram mudança? quais são as variáveis mais fortes para reter os melhores? concorrência; remuneração; perfil dos líderes…?

Mod| Ricardo Fortes da Costa, Diretor, Rhmagazine Pedro Raposo, Diretor RH, Banco de Portugal Alexandra Mendes, Diretora RH, Crioestaminal Jorge Figueiredo, Diretor Corporativo RH, Delta Cafés Caso Prático Como atrair, captar e manter as pessoas certas nos lugares certos? Como é que uma empresa, a crescer a um ritmo acelerado, consegue encontrar as pessoas certas para os lugares certos? Como encontramos os melhores candidados, onde e quais os canais para os contactar? O que torna uma marca atrativa num mercado global e desafiante como o tecnológico? O que procuramos para além de competências técnicas e como avaliamos esses perfis? Como desenvolvemos competências internamente para ter os melhores especialistas na identificação de talento?

Ana Sousa, Talent & People Director, Farfetch

TALENT RETENTION

Caso Prático Onboarding de novos colaboradores: como maximizar o sucesso? Após um processo de seleção eficaz, como podem as empresas utilizar o onboarding para melhorar a sua gestão do talento? Essa estratégia impacta diretamente na redução da taxa de turnover de uma empresa? Como podem as empresas auxiliar nos novos funcionários a se adaptarem aos aspetos sociais de forma rápida e suave? Quer saber como funciona esse processo e como implementá-lo dentro da sua empresa?

Liliana Cardoso, People Operations Manager, Uniplaces Pausa para café e networking Qual o impacto dos benefícios e incentivos na retenção dos melhores colaboradores? O que valorizam os profissionais num potencial empregador: ambiente de trabalho; solidez financeira; cultural empresarial; qualidade dos projetos…? A remuneração continua a ser uma forte variável na retenção dos melhores? Como construir um pacote salarial que constitua uma ferramenta de retenção dos melhores talentos? Como recorrer com eficácia à retribuição variável, benefícios sociais, complementos salariais?

Rui Catarino, Mgr. Reward & Recognition and Org. & Effectiveness , Vodafone

12h30

13h15 14h30

15h15

16h00

16h15

17h00

17h45

PERSONAL AND LEADERSHIP DEVELOPMENT Caso Prático Como gerir o talento e o desenvolvimento dos colaboradores? A gestão de talento, aliada a uma cultura forte são essenciais para recrutar e reter os melhores, garantindo o compromisso com a empresa. Como desenvolver um programa estruturado, começando no recrutamento, passando pelo acolhimento, benefícios, formação, gestão de talento e desenvolvimento?

Isabel Heitor, Human Resources Director for America, Europe and Pousadas de Portugal, Grupo Pestana

Almoço Tendências da Formação Quais as grandes tendências da formação do futuro? Como conseguir uma proposta de formação mobile, interconectada, pessoal, colaborativa e inteligente? Qual o papel das redes sociais comunitários para a formação? Qual o papel dos Learning Comunity Managers?

MOD| Cristina Martins de Barros, Managing Director, IIRH - Instituto de Informação em Recursos Humanos José Santos, Managing Director, BTS Mafalda Cabrita, Diretora RH, Farmácias Holon Caso Prático Chaves para fazer crescer e manter os talentos na organização? Como reter uma geração que muda com facilidade? como proceder para avaliar de forma sistemática o grau de satisfação dos colaboradores? assegurar o feedback sobre o desempenho; como antecipar expectativas e dar resposta? valorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal; como é que a formação e desenvolvimento são diferenciadores no momento em que potenciais colaboradores escolhem as organizações?

Paulo Pimentel Barreto, Diretor RH, Luz Saúde Pausa para café e networking Caso Prático Motivação dos trabalhadores: como conseguir colaboradores mais produtivos e motivados? Quais os fatores críticos de sucesso para conseguir colaboradores comprometidos com a organização? O que não deve fazer? Como criar um espirito de missão comum a toda a organização? Novas gerações no trabalho: a chegada do Millennials. O que valoriza esta geração? Porque são tão difíceis de recrutar e reter?

Célia Carrasqueiro, Diretora RH e Comunicação, Verrallia Caso Prático Gerir na diversidade equipas multigeracionais e multiculturais? Como se gerem colaboradores de 4 gerações diferentes distribuídos por várias geografias? Como conseguir que as diferenças resultem em vantagens competitivas para as organizações? Como se lideram estes grupos diferentes?

Sofia Couto, Human Resources Manager, Bial Encerramento da Conferência

LISBOA 8 NOVEMBRO

Page 5: Apresentação do PowerPoint - rhconferencia2017rhconferencia2017.iirh.pt/wp-content/uploads/2017/10/programa_rh... · repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado

WORKSHOP 1 – 9 de novembro – 9h/13h

Instrumentos e metodologias de avaliação de desempenho Avaliar o desempenho de pessoas é sempre um processo difícil e complexo que requer uma grande compreensão do conjunto de todas as variáveis envolvidas, desde a consciencialização da subjetividade intrínseca a qualquer avaliação, até às características do método que se utiliza, às repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado. Objetivos

• Elementos chave do sistema de gestão de desempenho • Como dar feedback para melhorar o desempenho dos colaboradores • Definir um plano de desenvolvimento da carreira para cada colaborador e em função das necessidades da organização.

Programa • Implementação de um sistema de avaliação de

desempenho Definição do perfil de cada função Estabelecer objetivos Fases do processo de avaliação Critérios de avaliação

• A entrevista de avaliação • Como avaliar o potencial • A gestão eficaz do desempenho

Identificar os indivíduos de alto potencial e os talentos Programas de reconhecimento e de desenvolvimento Deteção das necessidades de formação Políticas salariais e incentivos A avaliação continua como ferramenta de gestão para

melhorar o desempenho Workshop muito prático durante o qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes; simulações de casos práticos com situações representativas do contexto profissional. Os nossos formadores:

WORKSHOP 2 – 9 de novembro – 14h/18h

Políticas salariais para responsáveis de recursos humanos As empresas dedicam uma grande parte dos seus gastos em gastos de pessoal e os colaboradores estão muito atentos a todos os aspetos da sua remuneração. Como conciliar as necessidades e os objetivos de ambos? Objetivos

• Analisar os problemas típicos que se presentam a um responsável de recursos humanos no dia-a-dia.

• Capacitar-se para definir a política de remuneração da empresa.

Programa • O que devemos saber antes de decidir: as tabelas de

remuneração base e topo da empresa e os valores praticados pelo mercado.

• Aumentos salariais individuais para as promoções individuais, para os altos potenciais etc.

• Remunerações de entrada na empresa, de saída e escalões intermédios.

• Remuneração para a direção da empresa.

• Políticas salariais da empresa: definição da política salarial global desde a definição dos aumentos, a sua repartição e o sistema de incentivos.

• Indicadores da política de retribuição: desde os mais clássicos aos mais atuais.

Workshop muito prático durante o qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes; simulações de casos práticos com situações representativas do contexto profissional. A nossa formadora:

CÁTIA MONTEIRO MIGUEL ABREU

MÁRCIO FAZENDA

WORKSHOPS | LISBOA | 9 NOVEMBRO

Page 6: Apresentação do PowerPoint - rhconferencia2017rhconferencia2017.iirh.pt/wp-content/uploads/2017/10/programa_rh... · repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado

INSCRIÇÕES

COMO ME POSSO INSCREVER? Para se inscrever preencha o formulário no link acima. Também se pode inscrever pelo e-mail [email protected]. DESCONTOS: 10% desconto para assinantes da RHmagazine (não acumuláveis com outros descontos). Preços especiais para estudantes: consulte-nos. Este preço inclui documentação, almoço e coffee-breaks. Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor. CANCELAMENTOS: Se por algum motivo o participante decidir cancelar a sua inscrição, deverá fazê-lo por escrito e com uma antecedência mínima de 4 dias úteis antes da celebração do evento. Neste caso, o IIRH reembolsará a entidade responsável pelo pagamento, exceto 30% por conta de despesas administrativas. Se o cancelamento se efetuar uma vez ultrapassado este período, o IIRH não reembolsará qualquer quantia. Todavia o participante poderá solicitar por escrito até um dia antes da celebração do evento a sua substituição por outra pessoa.

O IIRH poderá, a todo o momento e sem aviso prévio proceder a modificações no evento sempre por razões de força maior.