apresentação do powerpoint - ippri.unesp.br · que vier antes dela, se houver, como artigo ou...

28
NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES 2018 3. ed. Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para [email protected], para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração!

Upload: trinhminh

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES

2018

3. ed.

Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para [email protected], para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a

colaboração!

Apresentação desse tutorial É responsabilidade do aluno buscar conhecer e adequar seu trabalho às orientações

aqui apresentadas, utilizando-se dos modelos criados e disponibilizados pela biblioteca, já formatados com os padrões exigidos para os trabalhos apresentados aos nossos dois programas, além de seus tutoriais.

Nesse tutorial oferecemos as orientações mais importantes relacionadas às citações para

trabalhos acadêmicos. Este tutorial não está formatado como trabalho acadêmico e os slides não estão

numerados, mas a navegação pelo arquivo pode ser feita pelo sumário, e também pelo link de retorno ao primeiro slide, presente nos slides posteriores ao sumário.

Sugestões, indicações de erros e/ou questões não contempladas nesse tutorial são muito

bem-vindas e devem ser comunicadas via e-mail ([email protected]), para que ele possa ser aperfeiçoado.

*Os conteúdos das normas estão indicados pelos números das normas, em cor-de-rosa, entre colchetes (como [NBR XXXXX]).

Normas ABNT

• A Unesp adota as normas da ABNT para seus padrões de trabalhos acadêmicos em geral, e assina a coleção eletrônica de suas normas para consulta/visualização de sua comunidade (alunos, professores e servidores técnico-administrativos).

• Para acessar a coleção de normas, é preciso estar em computadores com IP Unesp ou com VPN Unesp ativo. O link para acesso está em nossa página, identificado como “Acesso às normas ABNT”.

• Para esse tutorial consultamos as seguintes normas:

• NBR 10520 (sobre como fazer citações); • NBR 14724 (sobre a apresentação do trabalho, incluindo formatação).

SUMÁRIO clique no título de cada parte para acessar

Indicação de fontes das citações: sistemas de chamada Sistema autor-data COM AUTORIA Pessoal: uso de maiúsculas e parênteses Pessoal: quantidade de autores Pessoal: sobrenomes idênticos/homônimos Institucional Apud, notas de referência e uso de idem, ibidem etc. Grifos: grifo nosso ≠ grifo do autor Traduções SEM AUTORIA FORMAS DE CITAR Informações verbais Citações indiretas Citação indireta com vários textos Citações diretas: epígrafe Citações diretas: supressões, acréscimos e grifos Citações diretas: pontuação e usos de aspas simples e duplas Formas de citar um mesmo texto Notas de referência Grifos Citação de citação Traduções Como fazer referências Referências desse tutorial

Indicação de fontes das citações: sistemas de chamada [NBR 10520]

Escolher e usar apenas um dos sistemas de chamada por todo o texto: numérico ou autor-data (ver próximo slide).

Sugerimos o uso do sistema autor-data, por facilitar a localização e permitir uso de notas de rodapé. A entrada/indicação será pela autoria ou pelo título, quando não há autoria expressa

Numérico: • Ao lado do texto citado incluir numeração única e consecutiva, que remete à lista de

referências ao final do trabalho. • Indica-se o número entre parênteses ou sem parênteses sobrescrito após a pontuação final

da citação; • Não é possível usar notas de rodapé quando usar esse sistema de chamada.

Exemplos da NBR 10520: Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo.” (15) Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo.” 15

Voltar ao sumário

Indica-se geralmente o último sobrenome do autor* ou início do título (para texto sem autoria), ano e página (obrigatoriamente na citação direta). Se o texto não tiver data, confira o tutorial de referências para checar como indicar. A indicação pode vir:

• entre parênteses ao final do texto citado: no meio do parágrafo ou em citação separada, como as maiores de 3 linhas ou epígrafes;

• em notas de referências em rodapé; • para saber como indicar a data, consulte o tutorial de referências da biblioteca.

a) Com autoria: indica(m)-se o(s) sobrenomes de autor(es) ou nomes completos das

instituições/entidades, ano e página. Indique a autoria conforme a ordem de aparição constante no documento, e não organizando por ordem alfabética de nome ou de sobrenome. Nunca deixe de indicar a autoria: se o texto é de outro autor, mesmo que citado com suas palavras, precisa ter o devido crédito.

Ex: Texto citado. (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2014, p. 24). b) Sem autoria: entrada pelo título, considerando-se a primeira palavra do título que não seja

artigo ou monossílabo (se esses vierem antes dela devem constar também), colocada em maiúsculas, sendo seguida por: reticências, ano, página [se houver] – modelo: (ARTIGO OU MONOSSÍLABO SEGUIDO DA PRIMEIRA PALAVRA QUE NÃO SEJA ARTIGO OU PREPOSIÇÃO..., ANO, p. XX)

Ex: Título da fonte: Os perigos dos agrotóxicos. Indicação em fonte de citação: Texto citado. (OS PERIGOS..., 2012, p. 54).

*Consulte exceções à menção do último sobrenome no tutorial de Referências.

Indicação de fontes das citações: sistema autor-data [NBR 10520]

Voltar ao sumário

COM AUTORIA

Voltar ao sumário

Pessoal: uso de maiúsculas e parênteses [NBR 10520]

Para fazer a indicação dos autores, siga a ordem que consta no documento: não os organize alfabeticamente, nem por sobrenome nem por nome, por exemplo.

• Indicação de autoria dentro dos parênteses: o(s) sobrenome(s) de cada autor deve(m) estar só em maiúsculas; sobrenome de cada autor separado(s) dos sobrenome(s) dos demais autores somente

por ponto-e-vírgula (“;”), e não por “&”, “,” ou “e”.

ex: (MAIA; MELLO; JATOBÁ, 2014)

• Indicação de autoria fora dos parênteses: colocar os sobrenomes só com as iniciais em maiúsculas; ligue o(s) sobrenome(s) do último autor ao(s) do(s) anterior(es) por “e” [não usar “&”

para ligá-los]; se tiver 3 indicados, os dois primeiros são ligados por “,”.

ex: Maia, Mello e Jatobá (2014)

Voltar ao sumário

Para fazer a indicação dos autores, siga a ordem que consta no documento: não os organize alfabeticamente por sobrenome nem por nome. Sobrenomes compostos/simples de autores estrangeiros: confira tutorial de Referências para saber a ordem de indicação. • Indicação de autoria 1 a 3 autores pessoais: todos devem ser citados

MODELO: (SOBRENOME(S) DO AUTOR QUE É INDICADO PRIMEIRO NO DOCUMENTO; SOBRENOME(S) DO AUTOR QUE APARECE APÓS O PRIMEIRO INDICADO; SOBRENOME(S) DO AUTOR QUE APARECE APÓS O SEGUNDO INDICADO, ano, p. XX)

Ex: (MATHIAS; SAINT-PIERRE; SOARES, 2014, p. 98)

• Indicação de mais de 3 autores pessoais: somente o primeiro é indicado, e acrescenta-se “et al.” após sua indicação

MODELO: (SOBRENOME(S) DO AUTOR INDICADO PRIMEIRO et al., ano, p. XX)

Ex: (BARROS et al., 2013, p. 212)

Pessoal: quantidade de autores [NBR 10520]

Voltar ao sumário

Pessoal: sobrenomes idênticos/homônimos [com base em NBR 10520]

Se tiver vários textos de um mesmo autor e do mesmo ano: Acrescentar letras minúsculas consecutivas ao lado da indicação de ano, a partir da primeira vez que citar textos diferentes do mesmo ano de um mesmo autor, tanto nas citações como nas referências dos textos. O primeiro texto citado ganhará um “a” junto à data (o faça também na referência), o segundo texto um “b” (o faça também na referência) e assim sucessivamente, por ordem, portanto de citação no texto.

Exemplo – 2 textos da professora Karina Mariano, ambos de 2011: • Primeira citação de um datado de 2011, que aparece na página 34 do seu texto e torna-se 2011a; • O segundo texto que cita, também de 2011 mas diferente do primeiro, aparece em citação na

página 45 do seu texto e se torna 2001b; • Você decide citar novamente o mesmo texto de que apareceu na primeira citação (2011a), então

volte a citar como 2001a e assim por diante.

Autores diferentes com mesmo sobrenome - exemplos: com datas diferentes:

• não é preciso diferenciar, pois o ano é diferente: (MARIANO, 2000); (MARIANO, 2004); com datas iguais :

• É preciso diferenciar indicando a inicial do nome de cada um, se não forem as iniciais idênticas: (MARIANO, K., 2010); (MARIANO, M., 2010)

• se as iniciais fossem idênticas, indicaria os primeiros nomes de cada um por extenso: (MARIANO, Karina, 2010); (MARIANO, Karen, 2010)

Voltar ao sumário

Institucional [NBR 6023]

Indicar, em todas as citações, o nome por extenso e em maiúsculas (não usar sigla): (NOME DA INSTITUIÇÃO POR EXTENSO E TODO EM MAIÚSCULAS, ano, p. XX) Ex: (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, 2014, p. 05) Uma mesma instituição como autora de textos em diversos idiomas, constando seu nome de formas diferentes: considerar cada autoria conforme consta no texto em seu idioma original (sem traduzir). É como se fossem autores diferentes.

UNITED NATIONS ≠ NAÇÕES UNIDAS HIGH COMISSIONER FOR REFUGEES ≠ ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS

Observação: Quando a entidade tiver uma denominação genérica, indicar o órgão superior ao qual está subordinado ou a jurisdição geográfica à qual pertence (como país ou estado), para diferenciá-la. Nomes de ministérios e secretarias, por exemplo, não identificam o país ou estado a que pertencem, então é preciso complementar a identificação, indicando-os antes. Nas indicações das fontes de citações vão aparecer apenas o primeiro elemento (BRASIL, por exemplo), seguidos de data e paginação, se houver. ex.: BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação.

Voltar ao sumário

Indicar pelo título quando não houver autoria indicada.

Indicação da fonte na citação:

Indicar em maiúsculas a primeira palavra que não seja monossílabo (antecedida pelo monossílabo que vier antes dela, se houver, como artigo ou preposição), e a seguir reticências.

Nas referências as duas palavras ficarão em maiúsculas, seguidas das demais palavras sem

maiúsculas (não utilizar as reticências).

EXEMPLOS

fonte de citação: (A ONU..., 2016) referência: A ONU e os direitos humanos. Demais informações conforme o tipo de documento, formato e acesso. fonte de citação: (AS QUATRO..., 2010) referência: AS QUATRO estações do ano. Demais informações conforme o tipo de documento, formato e acesso.

SEM AUTORIA

Voltar ao sumário

FORMAS DE CITAR

Voltar ao sumário

Informações verbais

Voltar ao sumário

• Quando você participa de uma conversa ou evento (palestras, debates etc.) que não

está disponível em texto, áudio ou vídeo, pode indicar o conteúdo mencionado,

seguido de (informação verbal) e depois indicar em nota de rodapé os dados do

acontecimento.

Exemplo de como indicar a informação verbal e sua fonte:

Dentro do seu texto você inclui a informação verbal que quer mencionar, e em

seguida indica como a seguir, inserindo nota de rodapé para dar os dados da situação

em que conseguiu a informação: informação indicada (informação verbal)1.

Nota de rodapé: 1 Informação mencionada por XXX, durante [indique qual foi a ocasião, mencionando todas as informações que

tiver (data, local e título do evento, por exemplo)].

Citações indiretas [NBR 10520]

Voltar ao sumário

• É indicada no meio do texto de quem está citando-a, de outro autor

reformulado com palavras, podendo indicar apenas um texto, ou relacionar

vários com a mesma ideia (confira próximo slide);

• Sem uso de aspas duplas ao início e final do texto citado;

• Indicação de fonte da citação entre parênteses próximo ao texto citado,

para não haver dúvida de autoria (sugerimos o uso do sistema autor-data

junto ao texto citado, e não em nota de rodapé, que, inclusive, deve trazer

apenas conteúdos complementares [indicações, comentários etc.] e não

essenciais como fontes de citações);

• A indicação de página não é obrigatória, mas sugerimos indicar, pois é uma

informação importante e ajuda a conferir posteriormente com o original, se

for necessário.

Citação indireta com vários textos [NBR 10520]

Citação indireta única trazendo vários textos de um mesmo autor ou de autores diferentes:

• Se forem de um mesmo autor, separar as datas por vírgulas: (SOUZA, 2000, 2001b, 2002a);

• Se forem textos de autorias diferentes, separe os diferentes textos por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética pela inicial do sobrenome do primeiro autor indicado em cada texto:

(CERVO; BUENO, 2000; MUNIZ, 2000; SOUZA, 2000, 2002a, 2002b).

Voltar ao sumário

Citações diretas de até 3 linhas [NBR 10520]

Voltar ao sumário

• São incluídas no meio do parágrafo e utilizam-se de aspas duplas, ao

início e final do texto citado, para diferenciá-lo do restante do texto do

parágrafo onde está.

• É necessário incluir indicação de fonte da citação próximo à citação e

mencionar na fonte a indicação de página* (obrigatória quando existir

paginação), e de volume se necessário, quando citar mais de um volume

de uma mesma obra.

Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo: Seu parágrafo relacionando vários textos, com recuo de primeira linha,

espaçamento 1,5 e fonte 12, e fazendo citação de um texto menor de 3 linhas, indicada

como a seguir, com aspas duplas ao início e ao final da parte citada, como a seguir

“texto citado de forma idêntica ao original, e com tamanho menor que 3 linhas”

(FONTE, ANO, p. ??).

*Sugestão: Se ao visualizar textos sem paginação conseguir identificar uma paginação interna à

plataforma, aparelho ou programa específico que utiliza para leitura desse texto (como nas caixas

de páginas dos leitores de pdf, como ilustrado ao lado esquerdo, por exemplo), sugerimos que

indique entre colchetes essa indicação de página da visualização na citação (ex: [p. 20]) e

ao final da referência informe que a paginação foi atribuída conforme a visualização na

plataforma, aparelho ou programa que utiliza, indicando o nome do programa/plataforma/aparelho

Citações diretas: a epígrafe

- pode-se usá-la somente após os agradecimentos e nas páginas iniciais de seções primárias (títulos com números inteiros – ex: 1 Introdução) [NBR 14724];

- posicione-a em linha à parte, entre o título e texto do primeiro parágrafo; - sugerimos que formate-a como citação de mais de 3 linhas, com recuo de 4 cm à

esquerda, espaçamento simples e fonte menor que 12 (sugerimos o tamanho 10 para

Arial e 11 para Times New Roman), já que é exposta fora de parágrafo; - sugerimos deixar uma linha em branco acima da epígrafe e outra abaixo dela, com

mesma formatação (fonte menor e espaçamento simples); - indique sua fonte preferencialmente usando autor-data, se souber todos os dados

(autor, título etc.), e faça a referência ao final.

2 A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Texto da epígrafe. (AUTOR, data, página).

4 cm

Texto do primeiro parágrafo com recuo de 1ª linha, continuação do texto do primeiro parágrafo.

Margem direita da

página

Margem esquerda da

página

ponto final

de fim de

texto citado

ponto final de

fim de fonte

de citação

Voltar ao sumário

Citações diretas maiores de 3 linhas

Voltar ao sumário

• O texto deve ser citado sem aspas duplas ao início e final, iniciado em linha separada do

parágrafo que a antecede e apresenta;

• O texto deve ficar todo recuado em 4 cm a partir da esquerda (sem recuo de primeira linha), com

fonte menor que 12* e espaçamento simples;

• Deve-se incluir ao final do texto a fonte de citação, mesmo que já tenha mencionado no parágrafo

anterior: indique entre parênteses, seguida de ponto final, com a indicação de página (obrigatória

quando existir paginação), e de volume se necessário.

• Sugerimos não colocar linha em branco antes da citação, mas sugerimos que coloque após essa

citação, com fonte 12 e espaçamento 1,5 para ficar mais visível.

* Tamanho de fonte sugerido, para identificar que a fonte é menor que 12 quando impresso e também ser legível:

• tamanho 10 para Arial (conforme modelos da biblioteca);

• tamanho 11 para Times New Roman.

Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo:

Parágrafo com recuo de primeira linha e sem uso de aspas duplas no início e final, fonte 12 e

espaçamento 1,5, apresentando preferencialmente um pouco do conteúdo a ser citado logo a seguir, que deve ser

citado somente em outra linha.

Texto citado de forma direta, ocupando espaço maior que 3 linhas em parágrafo, colocado de forma isolada e com

recuo de 4 cm pela esquerda, com espaçamento simples e fonte menor que 12, com indicação de fonte ao final

dele e ponto final ao final do texto citado e outro ponto final após a indicação de fonte. Sempre indicar fonte ao final

desse tipo de citação, mesmo que já tenha mencionado no parágrafo. (FONTE, ANO, p. ??).

Citações diretas: supressões, acréscimos e grifos

Indicações de alterações no texto citado diretamente [NBR 10520] - Supressões (parte do texto não mencionada): substitua a parte retirada/omitida por

reticências entre colchetes (texto […] texto), seja no início, no meio ou no final do texto que está sendo citado;

- Acréscimos e comentários no meio do texto original: incluir a informação entre colchetes

[como no uso de sic* ou acréscimos de informações que estão ausentes], ao lado da informação que quer comentar ou complementar, como no exemplo: “A indicação [do diretor ao cargo de presidente] foi aprovada por unanimidade.” (SILVA, 2014).;

- Ênfase/destaque/grifos de palavras ou trechos: pode-se usar negrito, sublinhado (grifo) ou

itálico, destacando no final da indicação de fonte de quem é o grifo, com as expressões “grifo do autor” (conforme está no original) ou “grifo nosso” (atribuído por você ao texto original, ou seja, no original não está em destaque).

*Uso de sic (equivalente a “exatamente assim”): indica-se a palavra que parece ser ou estar inadequada ou incorreta no texto original que se está citando diretamente, e imediatamente depois da palavra coloque [sic].

Voltar ao sumário

Citações diretas: pontuação e usos de aspas simples e duplas

Pontuação de encerramento: Em citações que estão separadas do texto do parágrafo, indique um ponto final ao fim do texto citado, e outro após a fonte da citação. Quando estiver dentro do parágrafo, mesclada ao seu texto, use apenas o ponto final de encerramento da frase. O papel da liderança se revela difícil, visto que sua manutenção cria expectativas e cobranças que dificilmente podem ser atendidas. (VIGEVANI; CEPALUNI, 2016, p. 110).

Aspas • duplas (“xxx”): uso para fazer citações de menos de 3 linhas no meio do parágrafo, para destacar início e fim do texto citado [em citações

de mais de 3 linhas não devem iniciar nem finalizar a citação]; • simples (‘xxx’): substituem as duplas caso constem no meio do texto citado (o autor as colocou), seja a citação menor ou maior de 3

linhas [nbr 10520].

Exemplos No original: Os derrotados nas eleições também identificam semelhanças entre a conjuntura brasileira e a situação política dos nossos vizinhos, denunciando a radicalização e a “divisão” do País em pobres e ricos. (MEDEIROS, 2014). Na citação no meio do parágrafo: Medeiros (2014) afirma que os derrotados nas eleições denunciam “[...] a ‘divisão’ do País em pobres e ricos”. (MEDEIROS, 2014). Em sua citação direta com mais de 3 linhas [nesse slide a fonte e o recuo estão maiores que o padrão na citação, em razão da legibilidade, mas considere como se tivesse fonte menor que 12, espaçamento simples e 4 cm de recuo a partir da esquerda] Medeiros (2014) afirma que:

Os derrotados nas eleições também identificam semelhanças entre a conjuntura brasileira e a situação política dos nossos vizinhos, denunciando a radicalização e a ‘divisão’ do País em pobres e ricos. (MEDEIROS, 2014).

4 cm

Voltar ao sumário

Formas de citar um mesmo texto: exemplos

Indireta

No sistema internacional anterior à guerra, os Estados considerados ameaçados desejavam impedir a hegemonia alemã, quer fossem mais ou menos conservadores (ARON, 1986, p. 179).

ou No sistema internacional anterior à guerra, os Estados considerados ameaçados desejavam impedir a hegemonia alemã, quer fossem mais ou menos conservadores, segundo Aron (1986, p. 179).

Direta Com menos de 3 linhas

Anteriormente à guerra, no sistema internacional “[...] todos desejavam impedir a hegemonia alemã [...]” (ARON, 1986, p. 179).

Com mais de 3 linhas [nesse slide a fonte e o recuo estão maiores que o padrão na citação, em razão da legibilidade, mas considere como se tivesse fonte menor que 12, espaçamento simples e recuo de 4 cm a partir da esquerda]

No sistema internacional anterior à guerra, [...], o dado inicial fora a vontade dos Estados insatisfeitos de alterar o status quo. Entre

os Estados ameaçados por essa vontade revolucionária, alguns eram mais

conservadores, outros menos; mas todos desejavam impedir a hegemonia alemã [...].

(ARON, 1986, p. 179, grifo do autor).

4 cm

Voltar ao sumário

Notas de referência

Use nota de referência para indicar fonte de texto somente caso não utilize o sistema autor-data para indicar fonte ao lado da citação em seu texto: é preciso seguir um padrão interno no seu texto, então escolha apenas uma forma para indicar fontes de citações – ou ao lado do texto citado, ou em nota de referência. Se houver intervenções no texto, é preciso ficar muito atento com o uso desse tipo de nota, especialmente se houver alterações na sequência de fontes indicadas. Decidindo pelas notas de referência: - Na primeira citação de um texto no seu trabalho, coloque em nota de rodapé a referência

completa do texto citado (lembre-se que referências devem ter alinhamento completo à esquerda);

- Nas indicações posteriores do mesmo texto, pode indicar como autor-data somente ou autor-data (ou referência completa na primeira indicação) e depois idem/ibidem; opus citatum/opere citato/obra citada ou confira/confronte.

- Para usar id./idem (mesmo autor) e ibid./ibidem (mesmo autor e mesma obra), opus citatum/opere citato/obra citada (mesma obra) e outras expressões latinas mencionadas na NBR 10520:2002, é preciso que haja uma nota com autor-data ou referência completa do mesmo texto citado antecedendo essas expressões latinas na mesma página dessas notas: se houver mudança de página, é preciso repetir a informação à que faz referência na página seguinte ou anterior [NBR 10520];

- se incluir texto de outra autoria entre essas notas, é preciso repetir o autor-data para não haver confusão entre autorias de dois textos diferentes;

- não é preciso dar destaque às expressões latinas (com itálico, por ex.).

Voltar ao sumário

Grifos Grifos são os destaques nas citações diretas, feitos pelo autor do texto que está citando ou por

você que o está mencionando. É obrigatório indicar ao final da indicação de fonte de citação a origem do grifo:

- se você fez o destaque, indique com “grifo nosso” (vários destaques separados na mesma citação: grifos nossos);

- se o destaque já constava no texto do autor original, indique como “grifo do autor”, ou grifos do autor, caso sejam vários e separados;

Plural e singular – exemplos: • Apenas um grifo pequeno ou um grifo longo numa mesma sequência de palavras sem interrupção

do grifo:

(OLIVEIRA, 1984, p. 55, grifo nosso) ou (ARON, 2013, p. 97, grifo do autor)

• Grifos em vários locais da citação, alternados com palavras sem grifos:

(OLIVEIRA, 1984, p. 55, grifos nossos) ou (ARON, 2013, p. 97, grifos do autor) Sugestões nossas: • Caso não conste o grifo no original e você o estiver atribuindo ao texto, tente usá-lo para destacar uma expressão ou ideia que

precise mesmo de destaque: quando quiser complementar ou se opor à uma ideia tratada em seu texto, ou na de um autor citado, por exemplo, e não para destacar nomes de instituições ou alguma informação que não precise de destaque, como títulos de obras ou documentos (prefira usar aspas duplas, conforme o caso).

• Use para os grifos ou destaque diferente do que usou para outra função, não misturando esse uso: atribua apenas um uso para cada tipo de destaque (sublinhado, negrito e itálico).

Voltar ao sumário

Citação de citação

Para indicar um autor citando outro autor, quando não se tem acesso ao texto original do autor que

está sendo citado pelo autor que se está lendo.

• Utiliza-se a expressão latina usando “apud” (= citado por), sem vírgula anterior ao apud e sem

criar destaque (manter sem itálico, sublinhado ou negrito) [NBR 10520].

• Na referência indique só a fonte encontrada, e não o texto citado dentro dessa fonte. como no

exemplo abaixo:

Oliveira sendo citado por Vianna – indique na citação (OLIVEIRA, 1984, p. 55 apud VIANNA,

2014, p. 57), e na referência só as indicações da fonte, ou seja, o texto do Vianna, sem

mencionar o Oliveira nem ao início e nem ao final.

Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo:

Você está lendo o texto do autor A que cita o autor B, então somente na citação fará a

menção dessa relação entre os textos (na referência indicará apenas as informações da obra do

autor A). Indicação de ano e página da obra do Autor B são importantes e podem ser mencionadas

na fonte da citação, caso o texto do autor A ofereça as informações sobre o texto do autor A.

(AUTOR B, ANO, p. ?? apud AUTOR A, ANO, p. ??)

OU

Autor B (ANO, p. ?? apud AUTOR A, ANO, p. ??)

Voltar ao sumário

Traduções Para incluir traduções feitas por você:

• essa decisão deve ser definida com o orientador: inclusão ou não de citações diretas de traduções e/ou seus originais, e como fazê-las;

• se houver tradução já publicada do texto que quer traduzir, deve-se citar a publicada;

• se você fizer a tradução, deve ficar claro que a tradução é sua, utilizando “tradução nossa” sem aspas duplas, ao final da indicação da fonte da citação com a tradução [NBR 10520], como em:

Texto citado. (MARTINS, 1984, p. 55, tradução nossa).

Segundo Martins (1984, p. 55, tradução nossa): “texto citado”.

• Caso decida incluir a tradução ou o original em nota de rodapé, indique a fonte ao final;

• Para mencionar a citação em nota de rodapé, é preciso usar aspas duplas para iniciar e fechar o texto

citado Exemplos de nota : 5 No original: “Texto citado.” (AUTORIA, ANO, p. ??). 5 “Texto citado.” (AUTORIA, ANO, p. ??, tradução nossa).

Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo:

• Texto citado traduzido por você, conforme extensão seguindo padrão de maior de 3 linhas

ou padrão menor de 3 linhas, indicando fonte da citação e que você traduziu, com a expressão “tradução nossa” indicada sem aspas duplas antes do fechamento dos parênteses que trazem a indicação de fonte. (FONTE, ANO, p. ??, tradução nossa).

Voltar ao sumário

Como fazer referências

Consulte o tutorial de referências, disponível na página da

biblioteca, para saber como apresentar as referências do seu trabalho.

Voltar ao sumário

Referências desse tutorial

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. CÓDIGO de catalogação anglo-americano. 2. ed. rev. 2002. Preparado sob direção de The Joint Steering Commitee for Revision of AACR. Tradução da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. São Paulo: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005. 2 pt.

Voltar ao sumário