apresentação do powerpoint - projetominerva.com · emprestada a frase de augusto cury: “ser...

39

Upload: trancong

Post on 26-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”
Page 2: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

# INTRODUÇÃO

Olá, seja muito bem-vindo(a). Que bom vê-lo(a) por aqui!

Quero lhe dizer duas coisas: primeiro,obrigado por baixar e ler este e-book. É muitogratificante para mim, saber que meutrabalho está informando e talvezinfluenciando a vida de outras pessoas.Obrigado pelo seu tempo dedicado aconhecer o meu trabalho.

Segundo, quero parabenizá-lo(a) pela atitudede buscar algo a mais para sua vida, e ficofeliz que você tenha elegido este meu e-bookcomo uma possibilidade.

Agora, sejamos francos: se você fez odownload deste e-book você me permiteconcluir que está buscando formas de mudare potencializar sua profissão. E EU VOUAJUDAR VOCÊ A FAZER ISSO, PODE CRER! Masessa ajuda, passa obrigatoriamente, não seengane, por uma mudança de postura, dehábitos, de crenças, de melhorias na suaatuação e performance.

Você vai conhecer o GOLD ENGINEER.

Falaremos disso por aqui. Vou lançar ideiaspara você, que muitas vezes são esquecidasou negligenciadas por muitos dos nossoscolegas engenheiros. Eu só peço que vocêesteja com a mente aberta a novasperspectivas. Aí, BINGO! Você poderá estarde frente com o que faltava em sua vidapara que ela tenha o tamanho do seusucesso.

Vamos lá?2

Page 3: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Eu sou Alexandre Loureiro, engenheiro civilpela UFOP – Universidade Federal de OuroPreto, já há quase 30 anos.

Há dois anos, após mais de 25 anos atuandona minha empresa de construção, resolviempreender de forma diferente. Decidi criaralgo que pudesse ajudar outros engenheiros,novos e velhos, recém-formados ou maisexperientes, a encontrarem o verdadeirovalor da sua ARTE para construírem umacarreira de sucesso e conquistarem umarenda compatível com os seus talentos.

# SOBRE

3

Page 4: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

# SUMÁRIO

Introdução Pág. 02

Sobre Pág. 03

Apresentação Pág. 04

Capítulo 1 – O GOLD ENGINEER Pág. 07

Capítulo 2 – Crise, que crise? Pág. 10

Capítulo 3 – Uma Nova Realidade Pág. 13

Capítulo 4 – Os Novos Paradigmas da Engenharia Pág. 22

Capítulo 5 – Encontre e Explore seus Talentos Pág. 28

Capítulo 6 – Detone Seus Medos e Faça a Diferença Pág. 34

4

Page 5: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

# APRESENTAÇÃO

Costumo dizer (e você vai ver muito isso poraqui) que demorei 30 anos de minha vidapara saltar do trem. ...Oi?... Vamos lá, vouexplicar:

Me formei em engenharia civil na UFOP em1988. Porém, muito antes disso, quando eunasci eu fui colocado num trem, o trem daminha vida, que me levaria eu não sei bemao certo para onde, mas certamente passariapela Escola de Minas da UFOP. Somos 03engenheiros numa família de 04 irmãos. Serengenheiro formado na UFOP era o máximopara a minha mãe. E eu só tenho aagradecê-la por esse seu sonho, pois aquiestou eu!

Por mais de 30 anos segui nessa viagem semme preocupar para onde estava indo e vejoisso em muitos dos meus colegas engenheiros.Nós nos formamos na faculdade e, ávidos porganhar dinheiro, nos lançamos ao mercado,abrimos escritório, empresas ou arranjamosemprego, não planejamos nossa vida. Nãonos cuidamos em saber para onde esse tal“trem da vida” está nos levando.Desconhecemos o destino.

E como a engenharia é sempre o primeirosetor da economia impactado pelasoscilações do mercado, não seria erradodizer, nessa minha metáfora, que o meu tremparecia uma montanha-russa.

5

Page 6: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Pois foi cansado dessa instabilidade e levadopelo desejo de fazer e deixar meu legadoque, pesquisando, percebi que osengenheiros continuam saindo dasfaculdades com uma visão muito rasa do quepode ser o mercado aqui fora. Percebi que asfaculdades e universidades continuamdiplomando bons engenheiros, porém comfoco restrito à sua área de formação.

Daí criei o Projeto MINERVA, para completaressa formação e melhor preparar osengenheiros para o mercado, naquelascompetências essenciais que eles muitoprecisarão.

A essência do Projeto MINERVA é o conceitodo GOLD ENGINEER.

GOLD ENGINEER é o engenheiro que buscaseu propósito. O engenheiro que desenvolveseu lado humano além daquele racional noqual todos somos formados. Um conceitomuito atual nessa nova “era de valor” quevivemos, onde o mais importante é obenefício gerado para os nossos clientes.

Aqui neste e-book você vai encontrar osprimeiros insights do conceito GOLD ENGINEERe verá como esse caminho poderá lhe ajudara alcançar o próximo nível na sua profissão enos seus resultados.

ENGº. Alexandre Loureiro

6

Page 7: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

CAPÍTULO #1 – O GOLD ENGINEER

É claro que todos queremos ser bemsucedidos, mas isso não deve ser apenas umobjetivo. Eu lhe proponho uma filosofia devida. Proponho que você conheça e seja umGOLD ENGINEER.

É tudo muito simples e passa por você querertransformar sua vida pessoal e profissional, pormeio de conceitos e valores que vou deixaraqui.

O GOLD ENGINEER nasceu sustentado por trêspilares: felicidade, objetivo e atitude.

E eu quero começar este e-book tomandoemprestada a frase de Augusto Cury: “ser felizé deixar de ser vítima dos problemas e setornar um autor da própria história”.

O GOLD ENGINEER BUSCA A FELICIDADE

O primeiro propósito de todo ser humano é serfeliz. Todos buscamos essa tal felicidade emnossa vida.

Ela tem diferentes significados e formas paradiversas pessoas. Fala-se muito de sucesso,hoje em dia, mas o sucesso necessariamentepassará pela felicidade. Não consigoimaginar uma pessoa que se diga comsucesso, mas que seja infeliz!

Mas o que é felicidade?

Por que as pessoas desperdiçam o bem maisvalioso que têm, a sua vida, e se esquecemde ser felizes?

Quais os caminhos que poderão nos guiarpara uma vida melhor, de abundância? 7

Page 8: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Infelizmente, eu não sei e não posso responderessas perguntas por você. Somente vocêpoderá respondê-las.

Mas é muito importante que você percebaque o despertar para essa nova mentalidadee conceito depende de você. Aliás, TUDODEPENDE SOMENTE DE VOCÊ!

“Faça ou não faça, não existe tentativa”(Mestre Yoda).

O GOLD ENGINEER SABE O QUE QUER

No início do Século XX, o jovem americano,Napoleon Hill, desenvolveu um estudo sobreos homens mais ricos do mundo. Ele queriasaber por que motivos algumas pessoastinham muito sucesso e acumulavam fortunas,enquanto a grande maioria não. Ele queriasaber quais características eram comuns aessas pessoas que lhe garantiam o sucesso.

Você pode consultar o resultado desse estudode Hill, em sua obra “As Leis do Triunfo”, masaqui quero destacar as duas principais delas,na minha opinião:1- Associar-se a pessoas com o mesmoMINDSET2- Ter um objetivo principal definido.

São essas duas “leis” que constituem a basedo conceito GOLD ENGINEER. Pois somos umacomunidade de pessoas com a mesmaprofissão, orientadas pelo senso comum debusca de realização e sucesso (cada um àsua maneira), e que temos muitasexperiências bacanas para trocar.

“Faça ou não faça, não existe tentativa” (Mestre Yoda).

8

Page 9: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

No GOLD ENGINEER vamos trabalhar afórmula de Napoleon Hill que relaciona todosucesso aos resultados de nossas ações. Essas,aos nossos pensamentos (sonhos, objetivos).No entanto, a base são as nossas influências,o meio e as pessoas que nos circundam.

O GOLD ENGINEER É SINÔNIMO DE ATITUDE

Uma das grandes virtudes dos engenheiros,principalmente dos chamados engenheirosde campo é a ação. Engenheiros sãoformados para elucidar situações utilizandoda melhor técnica disponível, no menorespaço de tempo possível e de forma menosdispendiosa possível. Eu fui treinado nessamáxima!

Pois bem, eu diria que o GOLD ENGINEERtoma muito chá. Sim CHA! C = Conhecimento,H = Habilidades e A = atitude. Ou seja, oGOLD ENGINEER, sobretudo, lidera a ação.Usa dos conhecimentos e de suas habilidadespara a ação que vai impactar seus resultados.

Bem, é nessa vibe que fundamento e vouconduzir nosso trabalho. Será um imensoprazer ter você fazendo parte do movimentoGOLD ENGINEER.

9

Page 10: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

No nosso meio, muito se fala que aengenharia é o termômetro da economiabrasileira. Principalmente a engenharia civil.

É fato que a construção civil ocupa um lugarprivilegiado entre os setores da economiacom maior potencial de geração de renda,emprego e condições mais dignas de vida. Eessa característica constitui uma forte razãopara que a sua cadeia produtiva seja vistacom atenção especial.

É que ali são sentidos os primeiros sintomas dasoscilações econômicas (e políticas). Projetossão abortados ou adiados, o governo cortainvestimentos de base, as estradas perdemrecursos para manutenção; no microambiente, as pessoas deixam de fazer ouadiam os seus “puxadinhos” e aquelas outrasreforminhas básicas.

Os gastos com materiais de construção (novarejo) pelas famílias brasileiras representaramrecentemente mais de R$ 30 bilhões anuais,sendo metade com obras de manutenção ereparo e metade com reformas.

Um estudo recente sobre as tendências esalários no Brasil elaborado pela consultoriade recrutamento HAYS indicou que omercado de trabalho neste ano tendia a serum pouco mais receptivo para engenheirosdo que foi no ano passado, sobretudo nosegmento de infraestrutura.

“Enquanto uns choram, outros vendem lenços” (Desconhecido).

CAPÍTULO #2- CRISE, QUE CRISE?

10

Page 11: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

A engenharia de base e infraestrutura, comdestaque para os setores de energia eagronegócio (que não puderam pensar emcrise) tem boas perspectivas de crescimento edisponibiliza o maior número deoportunidades.

Embora no geral, o cenário brasileiro continueindefinido, existe sempre uma visão otimistasobre o mercado para engenheiros no país.

PLAY THE GAME

Imagine um jogo qualquer de baralho, ondeas cartas são todas embaralhadas,misturadas, antes de serem distribuídas aosparticipantes. Isso dá a todos os playerscondições de igualdade, concorda?

E é exatamente isso que acontece emtempos de crise, pois todas as cartas foramembaralhadas. Não importa mais o que ouquem você foi, mas sim o que você farádaqui adiante. Ao invés de sorte pelas cartasque vieram em suas mãos, importa o quevocê fará com elas na próxima rodada.Como estão seu coração, sua mente, suasinfluências, suas crenças, suas ações?

É nos momentos de crise que as melhoresideias florescem. Essa é, então, a hora defazer o jogo virar. De transformar o cenário aseu favor. De assumir responsabilidades, nãoterceirizar seu futuro a nenhum (des)governo,de exercitar sua criatividade, buscarencontrar seus talentos e propósito. E criar!

No Projeto MINERVA tenho a máxima: “osengenheiros são IN: indispensáveis einsubstituíveis”.

11

Page 12: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

É claro que os engenheiros são importantesem vários setores; não é somente na indústriada construção civil. E mesmo nessa, comonão existem empregos disponíveis e os queexistem remuneram muito mal, o ideal éempreender. Descobrir suas habilidades epaixões e “go move”!

Os momentos de crise não retiram decirculação o dinheiro que existia no mercado.Ele (dinheiro) apenas muda de mãos.Importante, então, saber identificar, primeiro,o que mais lhe dá prazer em fazer e que podeagregar valor às pessoas. Depois, encontrarum caminho de tornar isso viável. E isso inclui,para quem.

Se você já é empreendedor ou se desejaempreender, este é o momento! Será fácil?Não! Na realidade, será muito difícil! Mas aescolha, como sempre, está nas suas mãos.

Liberte-se do medo de tentar. O que de piorpoderá lhe acontecer se você ao menostentar? Insucesso não mede suacompetência; ao contrário, lapida você.Serve para lhe ensinar o que foi planejado ouexecutado de forma errada, onde falhou,porque falhou e faz você amadurecer, sairmais forte, mais maduro, confiante, focado,humilde, agradecido e criativo.

Acredite em você e no seu potencial elembre-se que este é o momento em quetodas as cartas do jogo estão embaralhadase que você tem as mesmas chances que osoutros players. Seu sucesso dependerá,sobretudo, de suas atitudes.

A principal delas neste momento é: tirar o “s”e transformar. Aproveite a CRISE, CRIE e sejafeliz! 12

Page 13: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Os críticos da recém aprovada reformatrabalhista acreditam que as mudançaspropostas pelo governo brasileiro vão retirardireitos dos trabalhadores. O governoargumenta que a "modernização das leis vaigerar mais empregos" ao melhorar ascondições de contratação para as empresas.

A tese divide os estudiosos do tema. Afinal,ninguém pode precisar quais os reflexos econsequências dessas reformas. Enquanto osopositores ressaltam que o principal fatorgerador de empregos é o crescimentoeconômico, obtido com mais investimentos eaumento do consumo, aqueles que adefendem consideram que mercados detrabalho, com regras mais flexíveis, permitemàs empresas demitir menos em tempos decrise (por exemplo, reduzir jornadas e saláriosou terceirizar funções) e a ter menos receioem contratar quando a economia dá sinaisde melhora.

Muito se especula e nem mesmo os expertspodem cravar o que irá acontecer.

Uma pesquisa feita pela Universidade deCambridge mostra que, em geral, oafrouxamento dos controles sobre o trabalhotemporário e em tempo parcial não leva àcriação de emprego. Isso pode ter o efeito dereduzir o emprego na economia formal,porque estes postos de trabalhos ficam menosatraentes aos trabalhadores, que passamentão a preferir atuar como autônomos ou nomercado informal.

CAPÍTULO #3 – UMA NOVA REALIDADE

13

Page 14: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Para cortar custos, já não é de hoje quemuitas empresas contratam engenheiroscomo Pessoa Jurídica. Existem casos até quea empresa propõe ao funcionário que aceiteser demitido e perder o vínculo CLT para,posteriormente, ser contratado no regime dePJ, em que ele (ex-empregado) é obrigado aarcar com os custos que antes ficavam acargo da empresa – isso para não falar naperda de alguns benefícios.

Resumindo, a empresa vai propor demiti-lo(a)e depois recontratá-lo(a) como um prestadorde serviços fixo. Essa postura é frequente hojeem dia e não há nada de ilegal nela. É avelha questão de que cada um sabe “onde oseu calo aperta”.

Talvez essa seja a hora de se fazer do seulimão uma saborosa limonada! Pois essa podeser a oportunidade de você declarar suaindependência sobre vários fatores.

A seguir vou listar 08 situações que devem seranalisadas por você, na hipótese de atuaçãocomo PJ. Avalie cada item como P (positivo),ou N (negativo). Isso vai orientar você numasituação dessa natureza.

1- E AGORA, ACEITO TRABALHAR COMO PJ?Se a empresa lhe propuser trabalhar como PJ,mas mesmo assim lhe impuser horários detrabalho, se você tiver subordinação direta aum chefe imediato e for pago “mensalmenteno dia 05”, na verdade ela está burlando alei. Com os quesitos apresentados aqui aEmpresa deveria fazer a contratação deacordo com a CLT. Se não fez, ela burla a lei,e posteriormente poderá ser penalizada porisso.

14

Page 15: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Embora muitas vezes esse possa parecer umcaso de difícil decisão (e realmente é), vocêdeve considerar algo do tipo: qual a piorcoisa que poderá me acontecer se euaceitar? Porque se você não aceitar você jádeve saber o que acontecerá.

Então, vejo este momento como aquele deseparar os homens dos meninos. Hora detomar uma decisão importante. Como vocêavalia essa situação?

2 - ...MAS E OS MEUS DIREITOS?Direitos? Que direitos? Você ainda estápensando em tíquete refeição e valetransporte? Esquece!

Normalmente, ao se tornar PJ, você deixa deter acesso àqueles direitos trabalhistas comoférias, 13º salário e FGTS. Ou seja, se o contratofor rompido, você não terá indenização dotipo trabalhista. Existem empresas quemantêm vários benefícios da era CLT, mas naverdade, caso ajam dessa forma, podemestar dando um tiro no seu próprio pé,deixando brechas para reclamações futurasjunto à Justiça do Trabalho, tal qual citei noitem anterior.

Uma alternativa é você ter um bomacompanhamento ou orientação contábil efinanceira e criar fundos (de poupança ouinvestimento) que lhe garantam uma espéciede indenização para o fim de cada relaçãode sua PJ e empresa contratante.

Já pensou em como vai avaliar esse quesito?

15

Page 16: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

3 – É SÉRIO QUE VOU TER QUE ABRIR A MINHAEMPRESA?Enfim, sem ter muito para onde correr,decidido que você trabalhará agora por PJ,eis uma boa questão: abrir ou não a minhaempresa?

Aí você me pergunta: _mas Alexandre, eutenho outra alternativa? Sim! Você poderá sefiliar a uma Cooperativa de Trabalho, porexemplo (ou mesmo criar uma junto comoutras pessoas) e essa Cooperativa firmarcontrato com a(s) Empresa(s). Todo mês aEmpresa pagará à Cooperativa que lherepassará o valor que for ajustado entrevocês.

Em determinada situação de minha vidaprofissional eu já usei desse expediente por umcurto período de tempo, pois valeu a pena.Agora, ao abrir sua própria empresa, vocêdeverá ter dois diferentes tipos de olhares: assuas possibilidades e as suasresponsabilidades.

Os otimistas vão primeiro enxergar quepoderão ter mais de um cliente, que poderãoser donos de seus horários, que trabalharãopor projetos, por resultados, que poderão terganhos financeiros maiores, dentre outrasvantagens.

Já os mais seguros considerarão as suasresponsabilidades. Afinal, você deverácontratar um contador, que cuidará de todaa sua documentação jurídica, preenchimentode guias, recolhimentos de tributos e impostos,emissão de certidões, cálculo do balanço

16

Page 17: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

patrimonial e demais informações correlatas.Caberá a você fazer uma melhor avaliaçãosobre abrir ou não sua empresa. Pesquisar,avaliar a questão de Cooperativas deTrabalho, as taxas e os riscos envolvidos, edecidir.

Como você avalia este item?

4 – COMO PJ VOU TER AUMENTO?Normalmente não, afinal você não é maisempregado da empresa e seus honoráriosserão pagos com base em um contrato quevocês firmarão. É muito importante vocêdeixar a cláusula de utilização de algumíndice de indexação da economia paracorreção do valor do seu contrato.

Mas não se esqueça, é uma livre negociação.Não há mais a mão do Governo ou deSindicatos fazendo imposições à empresa quelhe contrata. Portanto, fica uma dica,“agregar as técnicas de negociação às suascompetências”.

Esse item merece uma avaliação bemcautelosa. Qual a sua avaliação pra ele?

5- COMO FICARÃO MEUS HONORÁRIOS?Atualmente, o profissional PJ recebe emmédia 40% a mais do que recebia enquantoestava no regime CLT. É claro, o valor énegociado logo na contratação.

Oportuno lembrar que essa diferença devalores corresponde a obrigações que anteseram da empresa contratante e que foramabsorvidas pelo profissional PJ. Assim, para se

17

Page 18: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

manter o mesmo valor mensal que recebiano regime CLT, é importantíssimo fazer umacomposição dos custos relativos aos encargosobrigatórios, mais a criação dos fundos quesugeri no item 2 (acima) a fim que tudo estejacontemplado no valor de sua contratação.

Lembre-se, no entanto, que como PJ você seresponsabilizará por impostos que sãorecolhidos já pela fonte pagadora e vaidescontá-los portanto. E mais, MUITO, MUITOIMPORTANTE, o valor da nota fiscal que vocêemitirá a cada mês, SERÁ A BASE PARA OCÁLCULO de todos os impostos.

Mas não se preocupe, pois fiz apenas umalerta. Não estou botando medo! Seucontador vai orientá-lo e por mais que vocêdesconheça esses assuntos, a prática e anecessidade lhe farão virar um “caraentendido” em pouco tempo. Afinal, você éum engenheiro. E essa empresa agora é aSUA EMPRESA!

Qual a sua avaliação desse item? Positivo ounegativo?

6- E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL?Por não ter vínculos nem patrão, toda acompetência necessária ao contratado porPJ é exigida do PJ. Você poderá negociar umhorário flexível de trabalho, ou trabalhar pormetas, por resultados e assim se dedicar à suamelhor formação.

No treinamento “VIRE PJ e SEJA LIVRE” vou ensinar uma metodologia para oscálculos de uma planilha básica de atuação como PJ.

18

Page 19: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

ALERTA: da mesma forma que é fácil pra vocêter outros clientes, a empresa contratantetambém poderá ter outros PJ como você,MAS QUE TENHA A COMPETÊNCIA QUE VOCÊPORVENTURA NÃO TIVER. Também fica a dica:como você vivencia o ambiente interno daempresa, provavelmente ou terá informaçõesou será diretamente consultado sobre umnovo projeto. E mais, poderá ser convidado Acontratar, pela sua empresa, os outrosprofissionais que atuarão nesse suposto novoprojeto. Sacou a vantagem?

Onde mora seu espírito empreendedor? Oque você pensa a respeito desse item?

7- PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOSSerá muito positivo se você, ainda que aempresa contratante não lhe peça ou exija,passar a utilizar métricas que possam avaliarpossíveis ganhos que a sua participaçãoefetiva levou a empresa a ter. Desde aeconomia de luz, de cafezinho, de água,tudo.

O seu contrato pode apresentar uma cláusulaque preveja um benefício extra a você,proporcionalmente aos ganhos de valor quesua atuação proporcionar à empresa.

DICA IMPORTANTE: ainda que a empresa quelhe contrata seja do seu pai, REGISTRE tudoPREVIAMENTE em contrato. Business meu caro,business!

Como você avalia a possibilidade dealavancagem de seus ganhos em função desua própria atitude e resultados?

19

Page 20: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

8- ENTÃO, NÃO VOU MAIS ME APOSENTAR?E você acredita mesmo que iria se aposentarpelo INSS?

Aliás, dizem as más línguas que o INSS mudouseu significado. Agora é: “isso nunca serásuficiente”. Só para descontrair, umpouquinho, claro!

Mas sair do regime da CLT pode terdesvantagens. Uma delas é que, como donoda sua empresa, se você precisar se afastarpor motivo de saúde, e não produzir, não terádireito ao auxílio-doença da PrevidênciaSocial. Aquela fortuna de um salário mínimomensal. Grande vantagem!

Novamente voltamos à negociação inicialentre você a empresa contratante:considerando que seu trabalho é intelectual,você terá condições de atuar à distância?Poderá se fazer substituir por outro profissionalque você mesmo reporia? Cada caso é umcaso, mas o contrato deve prever esse tipo desituação.

Sobre sua aposentadoria, seu recolhimentopara o INSS, que é obrigatório, deverá ser feitopela empresa contratante, recolhido nafonte, no ato do pagamento de seushonorários e é proporcional ao valor pago,limitado às situações legais.

Agora, até que ponto a aposentadoria ou oauxílio-doença, em caso de necessidade,pode ser importante para você? Como vocêavalia esse quesito?

20

Page 21: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Enfim, nesses 08 itens, elenquei as principaisquestões que a mudança da relação detrabalho “CLT vs PJ” podem impactar, naminha visão e experiência. Cabe a vocêanalisar a situação (aqui, hipotética) e avaliarqual a melhor decisão a ser tomada ou, sevocê não tiver opção de escolha, quais oscuidados e atenções que você deverá, tersobre ser um PJ.

No treinamento “VIRE PJ e SEJA LIVRE”, vou lheensinar como fazer a transição de engenheiroempregado para um profissional do tipo PJ.Vou detalhar os cuidados que você precisater, vou orientar você a “fazer a coisa certa”,empreendendo com os pés no chão. Vocêtambém irá conhecer o caminho que vai lhedar liberdade financeira.

21

Page 22: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Cada vez mais o mercado exige profissionaismais completos e experientes, capazes deexecutarem diferentes funções e resolveremproblemas complexos. Daí a minha tese dehumanização da engenharia.

Embora muitas pessoas não entendam dessaforma pensamento e raciocínio são muitodistintos.

O GOLD ENGINEER é sobretudo umengenheiro que pensa, que sente, conscienteou inconsciente, embora possa usarpredominantemente a lógica, não a usaestritamente.

Esse é o maior paradigma que eu defendoque seja quebrado.

Acredito que uma das habilidades maisnecessárias aos engenheiros hoje é a gestão eexecução de projetos. Porém ela englobauma série de outras competências que sãoessenciais ao GOLD ENGINEER.

No treinamento “FORMEI, E AGORA?” (tudo oque você precisa saber e a sua escola nãolhe ensinou), relaciono e trabalho odesenvolvimento das competênciasessenciais para o sucesso de um engenheiro,principalmente o novo engenheiro que querse tornar um GOLD ENGINEER.

“Não se amarre tanto a regras, conceitos ou detalhes. É preciso quebrar paradigmas. A vida é simples e quanto

menos complicar, melhor.” (Roberto Veiga).

CAPÍTULO #4 – OS NOVOS PARADIGMAS DA

ENGENHARIA

22

Page 23: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

MINDSET DE ENGENHEIRO

1- ABRA-SE AO NOVO

Todo profissional precisa estar sempreatualizado em relação às novidades da suaprofissão e aquelas que vão impactar no seucotidiano e no seu futuro. O engenheirotambém precisa entrar nesse ritmo, porque asnovidades na área surgem a toda hora.

Pensando em encontrar a melhor soluçãopara um problema, a inovação é sempre amelhor saída. Ser inovador é pensar “fora dacaixa”. É sair das alternativas tradicionais eencontrar outras maneiras (eficazes eeconômicas) de fazer a mesma coisa.

2- DESENVOLVA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

A comunicação é importante para qualquersituação, pessoal ou profissional. Para oengenheiro, é fundamental. Saber secomunicar é prerrogativa para trabalhar emequipe e atender clientes, situações comunspara o engenheiro. Além disso, acomunicação eficaz permite que as pessoascompreendam melhor as suas ideias e fiquemmais motivadas para aceitá-las, incorporá-lase segui-las.

ATENÇÃO: saber ouvir também faz parte deuma boa comunicação.

3- TRABALHE SUA REDE DE CONTATOS

Em sua caminhada, estabeleça sempre umaboa rede de contatos.

23

Page 24: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Networking, em tradução livre, significa “criaruma rede de contatos”. Ao fazer onetworking, você é capaz de conhecer outrosprofissionais, discutir experiências, estabelecerparcerias, além de descobrir novasoportunidades de trabalho.

4- SEJA EMPREENDEDOR

Normalmente esse é um desafio para os novosprofissionais, pois é uma característica maisatual e muito importante. No entanto,engenheiros que estão fora do mercado, comdificuldade de se recolocar, diante domercado instável e mesmo aquelesprofissionais que tem um sonho ou queremuma melhor condição financeira, devembuscar desenvolver essa veiaempreendedora. Nesse caso, o profissionaldeve focar no mercado de trabalho,buscando observar as possibilidades e nichosde atuação, para ofertar determinadoproduto ou serviço, abrindo o seu negóciopróprio.

5- ASSUMA UM PERFIL DE LIDERANÇA

O engenheiro precisa comandar projetos eliderar equipes. Por isso, o sucesso desseprofissional passa pelo perfil de liderança.Entre as pressões diárias estão aresponsabilidade dos grandes projetos, oscronogramas de entregas, o monitoramentode resultados, a intermediação de conflitos,entre outras situações. Portanto, saberplanejar e gerir é fundamental.

24

Page 25: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

6- SAIA DA ZONA DE CONFORTO

Fazer sempre o que é mais confortável não ébenéfico se você quer ser um engenheiro desucesso. Sair da sua zona de conforto e não seacomodar com o que o deixa insatisfeito é oprimeiro passo para correr atrás dos seusobjetivos.

7- EXERCITE SUA CRIATIVIDADE

A criatividade é um ponto fundamental parater sucesso em qualquer carreira. No caso daengenharia, a criatividade é importante,porque é por meio dela que é possível criarnovos projetos e soluções.

8- TORNE-SE ENSINÁVEL

Uma atitude importante é ser curioso, procurarconhecer novas ideias, ter novosaprendizados. Estar sempre aberto a novasexperiências, ao novo.Ser ensinável é aceitar revisar paradigmas,reformular conceitos, criticar crenças; é sedispor ao que em outro momento sequeradmitia existir.

9- PRATIQUE O FEEDBACK CONSCIENTE

Feedback é o diálogo com a outra pessoa arespeito dos seus pontos positivos e pontos emdesenvolvimento, relativamente ao seudesempenho, desenvolvimento, carreira evida pessoal, com o objetivo de melhorariados seus resultados.Um processo de feedback sempre deve serconduzido de forma honesta.

25

Page 26: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

10- PROCURE SER MAIS HUMANO

Ser mais humano na profissão não significadizer sim a tudo e a todos, nem ser puxa-sacoou dar tapinhas nas costas dos outros.

Nós engenheiros, temos mais desenvolvida nafaculdade, a personalidade racional,analítica. Somos racionais e isso é fato! Eracionais são determinados, lógicos e muitointeligentes: temos facilidade em tirarconclusões a partir de poucas informações.Em contrapartida temos como ponto fraco (eque por isso precisa ser melhor trabalhado edesenvolvido) o lado social e emocional.Enquanto queremos ser os melhores em tudoo que fazemos, temos medo de falhar, medodas críticas.

11- SEJA RESPONSÁVEL

Aparentemente, pode parecer desnecessáriodizer isso aqui, mas vou insistir.

Ao analisarmos etimologicamente, a palavraresponsabilidade vem de “respons +habilidade”. Ou seja, a habilidade de daruma resposta a uma situação.

Quero dizer com isso que o engenheiro desucesso não se esconde, busca respostas, dáa cara pra bater e assume a responsabilidadepara a solução de um problema. Nãoterceiriza a outros o seu dever, suasatribuições, sua responsabilidade. Sobretudopossui habilidade para resolver as situações.

26

Page 27: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

12- SEJA UMA PESSOA MELHOR

De tudo aqui citado, para mim, esta é a DICADE OURO que vale este e-book. A atitudemais importante de todas.

Não basta ser um aluno nota 10! Não bastaser o melhor técnico do mundo. Você temque ser um GOLD ENGINEER!

Para ser uma pessoa melhor, procure passaraos outros uma boa e verdadeira impressãode si. E lembre-se da frase: “você nunca teráuma segunda oportunidade de causar umaboa primeira impressão”.

“FORMEI, E AGORA?” é um treinamento muito especial que desenvolvi e, como o próprio nome indica, que orienta caminhos, trabalha o

autoconhecimento e o estabelecimento de objetivos e metas para que o novo engenheiro se posicione e tenha sucesso no mercado de

trabalho.

27

Page 28: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Nesta seção, vou chamar atenção para osseus talentos. Mais quais talentos? Vocêpoderia me perguntar. Muitas pessoasacreditam que não têm talentos, que nãopossuem habilidades que possam servir aoutras pessoas.

É que nós somos educados para não errar;errar é feio e nos torna menores! É com essacrença limitante que crescemos e matamosos nossos talentos. E com esse pensamentonós nos exigimos demais e não reconhecemosou não valorizamos nossos verdadeirostalentos.

Talentos podem ser artísticos ou técnicos,mentais ou físicos, pessoais ou sociais. Vocêpode ser um introvertido talentoso ou umextrovertido talentoso. Seus talentos nãoprecisam ser lucrativos (ideal que sejam), úteisou convencionais, mas podem ser todospróprios, uma parte da sua personalidade.Aprender a procurar pelos seus talentos noslugares certos e transformá-los em habilidadese técnicas exigirá algum trabalho. Porém,abordar isso de maneira criativa lhe permitiráexplorar suas habilidades naturais e aencontrar seus talentos inatos.

Mas antes disso, deixe-me falar rapidamentesobre algo bem maior: o seu PROPÓSITO.Propósito já foi definido como “o desejo defazer o que temos que fazer para que sirva aum algo maior que nós mesmos”.

CAPÍTULO #5 – ENCONTRE E EXPLORE SEUS

TALENTOS

28

Page 29: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Saber a direção é importante, claro, mas,saber por que ir naquela direção e alcançardeterminado objetivo, aí reside o segredo.

Certamente você conhece a frase: “I have adream...”. O propósito do Matin Luther Kingestava claro!

Uma existência com propósito é aquela emque a pessoa entende as razões pelas quaisfaz o que faz e pelas quais também deixa defazer. E essa clareza de propósito édeterminante para o resultado dessas pessoasenquanto profissionais.

Costumo dizer que ganhar dinheiro éfundamental. Precisamos dele e não adiantaquerermos ser hipócritas. Mas o dinheiro não éessencial. Para que o dinheiro flua em nossadireção, para que possamos ganhá-lo,precisamos atraí-lo oferecendo benefícios àspessoas. E isso só é possível, de maneirasustentável e real, se trabalharmos usandonossos talentos para cumprirmos nossopropósito.

Por isso estou convidando você paraencontrarmos juntos os seus talentos e suashabilidades. Aquilo que o(a) deixa mais feliz erealizado(a) profissionalmente.

Então, vamos lá? Vamos responder a cincoperguntas a seguir? Mas não se preocupe,porque eu vou guiar você e lhe garanto, nãovai doer nada!

29

Page 30: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

1- O QUE VOCÊ MAIS AMA FAZER NA SUA VIDAPROFISSIONAL?

Interessante que estamos aqui buscandoencontrar seus talentos na engenharia paraque você possa, de forma ordenada, extrairdeles um maior ganho financeiro, e derepente, você pode se dar conta que preferiaseguir outra profissão.

Se for esse o caso, tudo bem, pelo menosminhas observações serviram para lhe indicarque o atual, não é o melhor caminho.

Mas vamos considerar que sim, que aengenharia é a profissão que o(a) realiza.Assim, dentro da engenharia, o que você maisama fazer?

Lembre-se que há uma gama enorme depossibilidades de atuação. Um engenheirocivil, por exemplo, pode atuar: (a)executando obras residenciais e/oucomerciais; (b) executando reformas emresidências (casas ou apartamentos) ou lojas(centros comerciais ou shoppings); (c)realizando obras de terraplenagem; (d)fazendo cálculos de estruturas de edifícios; (e)especializando-se em concreto ou emestruturas metálicas, enfim. Eu poderia citarum “sem-fim” de alternativas de atuaçãopara um engenheiro civil.

MINHA RECOMENDAÇÃO: vamos fazer umexercício rápido. Vou passar um passo-a-passo para você se exercitar e buscarencontrar o que mais ama fazer na suaprofissão.

Papel e caneta na mão, vamos lá:30

Page 31: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Passo 1: Relembre e anote todos os seussonhos de universitário.Passo 2: Separe-os em dois times, o SER e oTER.Passo 3: Quais atividades (disciplinas) vocêmais gostava de fazer?Passo 4: Classifique as que mais lheemocionavam.Passo 5: Elimine o que for desnecessário.Passo 6: Tente agrupar as qualidades e sonhospor similaridade.Passo 7: Nomeie os agrupamentos.Passo 8: Inter-relacione os grupos.Passo 9: Busque aplicação prática.Passo 10: Identifique qual a área mais atrativaa ser seguida.

PARABÉNS! Acabamos de descobrir o quevocê mais ama fazer na sua profissão.Muito importante, também, é você definir oque você NÃO QUER fazer. Anote tudo!

2- O QUE VOCÊ MAIS AMA FAZER E QUE OMUNDO PRECISA?

De forma semelhante como iniciamos otópico anterior, busque avaliar no contextoda engenharia, da sua profissão, o que omundo mais é carente. Sei que quando digomundo estou ampliando muito a áreageográfica de sua atuação. Mas se vocêpretende atuar na sua cidade, pois bem.Senão amplie pro seu estado e assim pordiante, até encontrar a limitação do seuambiente.Considerando, principalmente, os Passos 09 e10 do item anterior, busque responder: o quemundo mais precisa?

31

Page 32: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Ao fazermos a interseção entre o que vocêmais ama fazer e o que o mundo precisa,encontramos sua MISSÃO.

3- O QUE O MUNDO PRECISA E ALGUÉMPAGARIA PARA VOCÊ FAZER?

Agora que você já sabe o que mais amafazer na sua profissão, já avaliou aspossibilidades de sua atuação em função domercado (aplicação prática) e também jásabe que o mundo precisa das suasqualidades; agora que você já encontrou asua missão, busque responder: o mercadopagaria você por isso?Em outras palavras, estamos encontrando suaVOCAÇÃO.

4- O QUE ALGUÉM PAGARIA PARA VOCÊFAZER E VOCÊ É FODA?

Aqui mora o perigo!Pois, uma vez que você está fazendo algoque o mundo precisa e lhe paga para fazer,isso pode causar uma certa espécie de“conforto”. Sua vontade, prazer, amor peloque faz não estão em jogo. Aqui predomina acondição, muitas vezes de falsa segurança deque ela será duradoura, eterna.Estamos na chamada ZONA DE CONFORTO! Eela determina sua PROFISSÃO.

5- O QUE VOCÊ MAIS AMA FAZER E FAZ MUITOBEM?

A interseção das coisas que você mais amafazer com aquelas que você realiza muitobem, definem a sua PAIXÃO.

32

Page 33: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Mas quando você consegue unir todos osfatores como o que mais ama fazer, com oque o mundo precisa, e mais, o mundo lhepaga para fazer e ainda por cima você fazmuito bem: BINGO! Aí sim, você encontrousua arte, seu PROPÓSITO.

As pessoas bem-sucedidas nas suas profissões,o são porque colocam paixão em seusprojetos, seja qual for o objetivo que tenhamem mente. As pessoas apaixonadas nãorecuam diante do primeiro impedimento, oudiante do segundo, terceiro; seguem sempreadiante buscando superá-los.

Você poderia sentir paixão ao colocar os seustalentos a serviço dos demais? Será que vocêé capaz de converter esses talentos emprojetos? Você precisa sentir a paixão dentrono coração.Seu sucesso virá a partir daí!

“VIVER O SEU PROPÓSITO É SERVIR O MUNDO COM O SEU TALENTO” (Rogério Chér)

33

Page 34: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Heráclito já disse muito antes de Cristo, que aúnica constante neste mundo é a mudança.

Porém, vivemos cada dia o nascer de ummomento histórico. O mundo está mudandoem uma velocidade exponencial, a evoluçãoda tecnologia está levando a humanidade aum processo de metamorfose nunca antesvisto. Isso afetou as relações de consumo e detrabalho. O mercado está cada dia maisexigente, profissões estão sendo extintas enovas profissões, nunca antes pensadas, estãosendo criadas. Existe um senso de propósito,nunca antes visto.

E como se manter relevante nessa situação?Para mim a resposta e ́ simples e clara. Elapassa pelo GOLD ENGINEER – desenvolvendocompetências e habilidades condizentes comtodo esse processo de mudança, comofalamos no Capítulo 3. Volta lá e olha!

PARTINDO PARA A AÇÃO – Parte 1

No Capítulo 2, falei sobre o que a novarealidade do mercado de engenharia podeimpor aos profissionais: o trabalho como PJ.E atuando como PJ, além de trabalhar deforma constante em uma empresa – comhorários e funções definidas, por exemplo –,você poderá ter inclusive um campo maiorpara atuar.

Vou dar alguns exemplos, apenas para nãoficar muito vago o que quero dizer:(a) Você pode trabalhar com acabamentosem lajes de concreto.

CAPÍTULO #6 – DETONE SEUS MEDOS E FAÇA A

DIFERENÇA

34

Page 35: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Além de atuar diretamente em uma empresaconstrutora, você poderá firmar parceriascom outras empresas também construtoras,com empresas fornecedores de concretousinado – agregando valor ao produto queeles vendem naturalmente. Pode prestar essetipo de serviço diretamente aos consumidoresfinais que ainda atuam de forma bemartesanal e mesmo oferecer seu serviços paragrandes pisos como galpões, postos degasolina, quadras esportivas e outros.

(b) Você pode criar uma empresa de limpezapós-obra e de manutenção de canteiros deobras para construtoras.

(c) Você pode atuar como orçamentistacontratado para grandes obras,principalmente para empresas que atuam emlicitações públicas, em que as planilhas sãomuito grandes extensas, com muitos itens.

São muitas as opções.

Mas você também pode empreender deoutras formas mais específicas como limpezae pintura de fachadas de prédios, tratamentode patologias das construções, especializar-sena regularização imobiliária junto à Prefeiturade sua cidade, fazer regularização fundiária...

Uma tese que defendo é que, apesar dosavanços tecnológicos, não poderemosprescindir os “carregadores de piano”.Sempre haverá aquele trabalho bruto, duro (esujo), para ser feito por alguém.

Enfim, essa é uma situação que lhe agrada?Mas independente de agrado ou não, comovocê se vê numa situação dessas? Afinal, não

35

Page 36: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

fazemos somente aquilo que nos agrada!Muitas vezes precisamos fazer o que nãogostamos, focando uma visão de futuro que,essa sim, é a que desejamos.

PARTINDO PARA A AÇÃO – Parte 2

Em algum momento já lhe passou pelacabeça que a engenharia tradicional quevocê conheceu lá atrás e a sua escolaacabou de lhe graduar, não existe mais.Exatamente, não existe mais!

Para você ter uma ideia do que quero lhedizer, saiba que impressoras 3D estãoproduzindo pontes na Holanda. É verdade! OGoogle está aí para você consultar.

Então, colega engenheiro, pense que vocêpode exercer a sua atividade trabalhando decasa, no computador, utilizando a internet,podendo viajar e trabalhar ao mesmo tempo,dedicando-se a realizar os seus sonhos,quaisquer que sejam eles.

Vou citar 04 (quatro) passos mais importantesnessa guinada de sua vida e partida para aação.

#1 - SEU TALENTOAté aqui, na leitura deste e-book, talvez vocêjá encontrou ou despertou seus talentos,aquilo que lhe dá tesão de trabalhar.Está esperando o quê? Enfia a cara!

#2 - SUA VISÃOAté aqui, você também já deve ter entendidoo que defendo como GOLD ENGINEER. Mas se

36

Page 37: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

você quer ser, pensar e agir como um GOLDENGINEER você precisa ter uma visão clara doque você quer para si próprio no futuro.

Sabe aquela frase: “não sabendo que eraimpossível alguém foi lá e fez”? Pois bem, amensagem que quero lhe passar agora é:enxergue-se fazendo. Pense: como você seenxerga desenvolvendo o seu talento, daquia “x” tempo? Feche os olhos e imagine, sinta!Agora responda para você mesmo: o quevocê faz hoje o levará para lá?

LEMBRETE: você no futuro, será fruto de suasações tomadas agora, no presente. Hojevocê é resultado, produto de decisões quetomou (ou deixou de tomar) lá atrás.

#3 - TENHA FOCOA vida inteira fomos treinados para ganhar epara não errar. Mas esquecemos que errar ouperder faz parte do jogo da vida.Muito importante é sempre tirarmos liçõespositivas de todas as nossas batalhas.Vencendo ou perdendo, sempre aprendemosalgo.

E é o nosso foco que nos manterá vivos,resilientes, firmes na busca dos nossosobjetivos. O foco do GOLD ENGINEER é na suavisão, no seu objetivo final. Não em atividadesparalelas que somente sugam seu tempo e asua energia.

#4 - SEU MINDSETCarol Dweck, no livro MINDSET, defende queexistem dois tipos de mindset (estado mental):o mindset fixo e o mindset de crescimento.

37

Page 38: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

Algumas pessoas pensam que mindset é algofixo. Que nasceram assim e que, portanto,morrerão assim. Eu chamo isso de “Síndromede Gabriela” (eu nasci assim, eu cresciassim...). A pessoa que diz: “puxei a minhaavó; ela era negativa e muito medrosa, porisso também sou assim”. *#@!§!Ω©¥!!

Pense e lembre-se sempre que o seu futuroserá resultado da forma como você enxergao mundo. Se você vir oportunidades, teráoportunidades, se você vir somente aslimitações atuais de crise, retração demercado e desemprego, serão essas coisasque atrairá para si. É a lei da atração.

Tente perceber que não estou falando depensamento positivo. Digo e assino embaixo,que uma pessoa com um MINDSET deCrescimento, uma pessoa que pensa e agecomo um GOLD ENGINEER sempre encontra ocaminho a ser trilhado.

Por isso recomendo, renove seus conceitos,“troque seus óculos” e procure pelas coisasboas da vida, pois elas estão aí e certamenteserão atraídas até você.

No Projeto MINERVA você irá encontrar toda a base de apoio que

precisa nessa transformação que lhe proponho, rumo ao

autoconhecimento e autodesenvolvimento, passaportes que são

para um futuro melhor, pessoal e profissionalmente.

O ENGINEER COACHING vai ajudar você a identificar os seus

objetivos na sua profissão e construir uma ponte que poderá levá-

lo(a) ao ‘outro lado’.38

Page 39: Apresentação do PowerPoint - projetominerva.com · emprestada a frase de Augusto Cury: “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”

O conceito GOLD ENGINEER é a base doProjeto MINERVA, que tem por propósito fazervaler o reconhecimento de que osengenheiros são verdadeiramente IN –Insubstituíveis e Indispensáveis.

Convido você a mudar o mundo,começando pelo novo posicionamento dosengenheiros no mercado.

Go move!

BLOG - www.projetominerva.com

“Nós não vemos o mundo como ele é, e sim como nós somos. Então, para moldar o seu futuro, decida como você quer ver as coisas.”

(Gabriel Goffi).

39

www.linkedin.com/company/projeto-minerva/

projetominerva

http://bit.ly/2x6YNRu

twitter.com/projetominerva

SE ESTE MATERIAL FOI ÚTIL PARA VOCÊ, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.