app.plurall.net · web viewessa teoria que tem fernando henrique à frente junto de ruy mauro...

7
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: A Habilidade do ENEM: H11; H15. O sociólogo brasileiro Antonio Candido, argumenta que a miscigenação seria o traço cultural central da sociedade brasileira. Mas, ao contrário de interpretações anteriores, não vê a mestiçagem de forma negativa e enfatiza a necessidade de substituir o conceito de “raça”, largamente difundido no Brasil, pelo conceito de cultura. Candido considera um livro de autor brasileiro como uma ponte entre as interpretações embasadas em fatores naturais como o meio e a raça. Que obra é essa? a) Casa-grande & senzala. b) Grande sertão: veredas. c) A escrava Isaura. d) Raízes do Brasil. Questão 2 Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11; H13. Para Gilberto Freyre, a família patriarcal foi a base sobre a qual a mestiçagem se desenvolveu no Brasil. Discuta essa ideia de família patriarcal e como se deu este processo. Para Freyre, a família patriarcal foi a base sobre a qual a mestiçagem se desenvolveu. Muito presente, sobretudo no latifúndio monocultor no Nordeste Brasileiro, a família patriarchal Sociologia | Sociologia Hoje | volume 2 | 3º bimestre | Editora Ática

Upload: others

Post on 23-Apr-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: app.plurall.net · Web viewEssa teoria que tem Fernando Henrique à frente junto de Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, recebeu o nome de: a) Teoria de multinacionalização

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H11; H15.O sociólogo brasileiro Antonio Candido, argumenta que a miscigenação seria o traço cultural central da sociedade brasileira. Mas, ao contrário de interpretações anteriores, não vê a mestiçagem de forma negativa e enfatiza a necessidade de substituir o conceito de “raça”, largamente difundido no Brasil, pelo conceito de cultura.Candido considera um livro de autor brasileiro como uma ponte entre as interpretações embasadas em fatores naturais como o meio e a raça. Que obra é essa?

a) Casa-grande & senzala.b) Grande sertão: veredas.c) A escrava Isaura.d) Raízes do Brasil.

Questão 2Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11; H13.Para Gilberto Freyre, a família patriarcal foi a base sobre a qual a mestiçagem se desenvolveu no Brasil. Discuta essa ideia de família patriarcal e como se deu este processo.

Para Freyre, a família patriarcal foi a base sobre a qual a mestiçagem se desenvolveu. Muito

presente, sobretudo no latifúndio monocultor no Nordeste Brasileiro, a família patriarchal

constituiria, a forma social ideal para que a “raça” branca, colonizadora, se relacionasse com

as demais “raças”.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 2 | 3º bimestre | Editora Ática

1

Page 2: app.plurall.net · Web viewEssa teoria que tem Fernando Henrique à frente junto de Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, recebeu o nome de: a) Teoria de multinacionalização

Questão 3Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15.Caio Prado Júnior em seu livro Formação do Brasil Contemporâneo interpreta o passado colonial baseando-se na produção, distribuição e consumo de mercadorias. O Brasil é analisado como parte do processo de expansão mercantil europeia. Analise as alternativas a seguir e atribua (V) para verdadeira e (F) para falsa.

1. Para Caio Prado a formação do Brasil teria se dado de fora para dentro.2. O autor aponta para a especificidade que diferencia a sociedade brasileira da

portuguesa. Desde o início os brasileiros teriam adquirido forma própria desenvolvendo uma mentalidade singular.

3. A população brasileira carrega até hoje o peso da miscigenação, de forma negativa como aponta Caio Prado.

4. Desenvolvido como fornecedor de produtos tropicais, o Brasil até hoje no papel se rende aos domínios europeus.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) F-V-F-F. b) V-F-V-V. c) V-V-F-F. d) F-F-V-V.

Questão 4Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11; H15;

___________, ao longo dos seus estudos, adotou o referencial weberiano para analisar o Brasil desde o período colonial. Sua obra denuncia a permanência dos fundamentos das oligarquias agrárias e do patriarcalismo na sociedade brasileira. Enfatizou a necessidade da transformação social, da constituição de um conjunto de regras e normas destinadas a superar um passado de favorecimentos pessoais originários das oligarquias rurais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

a) Max Weber; b) Caio Prado Júnior. c) Gilberto Freyre. d) Sérgio Buarque de Holanda.

Questão 5Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11; H15.

O início da colonização portuguesa na América se fundamentou na produção e exploração de gêneros tropicais direcionados para o mercado externo, e não no povoamento do território. Caio Prado definiu três características centrais da formação social do Brasil nos séculos XVI, XVII e XVIII.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 2 | 3º bimestre | Editora Ática

2

Page 3: app.plurall.net · Web viewEssa teoria que tem Fernando Henrique à frente junto de Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, recebeu o nome de: a) Teoria de multinacionalização

Assinale a alternativa que apresenta tais características:

a) A grande propriedade (minifúndio); a monocultura e o trabalho escravo.b) A pequena propriedade (minifúndio); a monocultura e o trabalho escravo.c) A grande propriedade (latifúndio); a monocultura e o trabalho assalariado.d) A grande propriedade (latifúndio); a monocultura e o trabalho escravo.

Questão 6Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15.Florestan Fernandes observou que as estruturas de dominação social do período colonial teriam sido preservadas no processo de modernização capitalista no Brasil, na medida em que, já no século XX, a dependência em relação à metrópole teria sido transferida, de forma mais ampla, para o mercado capitalista europeu. A escravidão projeta-se, assim como um fenômeno social que tem ressonância na organização social da sociedade brasileira até nossos dias.Para entender esse processo Florestan analisou:

a) As cartas de alforria; b) A estrutura igualitária. c) O mito da democracia racial. d) A harmonia racial.

Questão 7 Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H23.“Segundo ________________________, o subdesenvolvimento seria uma forma de ________________ social no interior do sistema ______________ e não uma etapa que antecederia a entrada no capitalismo. Para ele os países ______________ tiveram um processo de desenvolvimento _______________, dependendo do desenvolvimento dos países industrializados.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima:

a) Caio Prado /organização /capitalista /subdesenvolvidos /indireto.b) Fernando Henrique Cardoso/ organização/ financeiro/ subdesenvolvidos/ indireto.c) Celso Furtado/ organização/ capitalista/ subdesenvolvido/ indireto.d) Celso Furtado/ organização/ capitalista/ desenvolvido/ indireto.

Questão 8Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15.Durante a década de 1950 se iniciou o processo de implantação de multinacionais no Brasil, com indústrias de bens de consumo e de veículos que buscaram firmar o país como produtor de bens típicos das sociedades de consumo. Segundo Fernando Henrique Cardoso, esse processo não foi específico da sociedade brasileira: pode ser observado em vários países latino-americanos e estabeleceu uma reformulação entre as economias mais ricas e pobres.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 2 | 3º bimestre | Editora Ática

3

Page 4: app.plurall.net · Web viewEssa teoria que tem Fernando Henrique à frente junto de Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, recebeu o nome de: a) Teoria de multinacionalização

Essa teoria que tem Fernando Henrique à frente junto de Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, recebeu o nome de:

a) Teoria de multinacionalização do país.b) Teoria da Substituição de importações.c) Teoria da dependência.d) Teoria da divisão internacional do trabalho.

Questão 9Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15; H23; São características do neoliberalismo, presentes nos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso:

I. Abertura econômica e a privatização de empresas estatais.II. Desregulamentação de leis de proteção ao trabalhador.

III. Programas de distribuição de renda.IV. Precarização do trabalho e o enfraquecimento da classe trabalhadora.

Estão corretas:a) Apenas IV. b) Apenas I e III.c) Apenas I, II e IV.d) Apenas III e IV.

Questão 10Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H11; H23

Observe a charge e responda:Assinale a alternativa que indica a ação da charge.

a) A charge representa as ótimas condições de trabalho vistas no Brasil atualmente.

b) A charge mostra uma superexploração do trabalho, seja ele pela extensão da jornada ou pela aceleração no ritmo da produção.

c) Com tanto trabalho disponível, o Brasil se tornou um dos países com a menor desigualdade social.

d) A charge mostra a prioridade do trabalhador que é sempre produzir mais.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 2 | 3º bimestre | Editora Ática

4

Page 5: app.plurall.net · Web viewEssa teoria que tem Fernando Henrique à frente junto de Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, recebeu o nome de: a) Teoria de multinacionalização

Questão 11Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H11; H23Com base nos levantamentos do IPEA, de 2011, homens brancos tendem a possuir uma renda média mensal de R$ 1.491,00, enquanto que os homens negros possuem a média de R$ 833,00. Já entre as mulheres, as brancas possuem renda média mensal de R$ 957,00, enquanto que as negras são de R$ 544,40. Discuta os elementos históricos que determinaram a diferença salarial por gênero e raça?

A mulher tem aumentado sua presença nas grandes empresas e trabalhando em cargo que

naturalmente caberia apenas aos homens. A população negra no Brasil é maioria, porém os

processos de recolocação inserção dos negros não foi bem conduzidos, criando uma

disparidade no mercado de trabalho.

Questão 12Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H2; H5; H11De acordo com as pesquisas realizadas por Maria da Graça Druck, em seu levantamento feito com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), em 2009 havia 101,1 milhões de indivíduos economicamente ativos no Brasil. Dentre esses, 8,4 milhões eram desempregados e 8,2 milhões estava sem remuneração alguma. Assim, Druck entende que 16,6 milhões de pessoas estava fora do mercado de trabalho. A pesquisadora também observou que dos 84,5 milhões de pessoas empregadas, 43,5 milhões estavam ser carteira assinada, ou seja, sem direitos trabalhistas.

Com base nos levantamentos acima, discuta a questão do emprego no Brasil.

As tendências obtidas na pesquisa de Druck mostram um aumento das taxas desemprego,

assim como da população empregada de 84,5 milhões de indivíduos, 43,5 milhões estavam

sem carteira assinada. Ou seja, quanto mais aumenta as taxas de desemprego, aumenta

também o grau de informalidade do trabalho no Brasil. Tal condição de desemprego favorece

a desregulamentação das leis de proteção ao trabalhador e a terceirização da mão de obra.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 2 | 3º bimestre | Editora Ática

5