app.plurall.net · web viewconforme o entendimento de tilly, explique o que o estado precisava para...

8
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D Habilidade do ENEM: H11; H15. Boa parte dos trabalhos de Ciência Política estuda o Estado. A definição de Estado mais utilizada pelos especialistas foi formulada por Max Weber. Analise as afirmativas a seguir: I. Tenta ser a única instituição à qual a população reconhece o direito de, em determinadas ocasiões, praticar a violência. II. É uma palavra emprestada da economia e descreve uma empresa que consegue se estabelecer como única vendedora de certo produto. III. É detentora do poder sobre todos os órgãos privados. IV. É o detentor do monopólio da violência legítima em um determinado território. ssinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Estado, conforme Weber. a) Apenas I e III. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I e IV. Questão 2 Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H2 Em seus estudos sobre a formação dos Estados modernos, o cientista político e historiador estadunidense Charles Tilly destacou que, quando se formaram, os Estados modernos não eram muito diferentes de quadrilhas criminosas que, para não agredir o povo, cobravam dele. Conforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter. Sociologia | Sociologia Hoje | volume 3 | 1º bimestre | Editora Ática

Upload: others

Post on 12-Apr-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: app.plurall.net · Web viewConforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter. Para se manter o Estado precisava conquistar o apoio dos governados

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11; H15.Boa parte dos trabalhos de Ciência Política estuda o Estado. A definição de Estado mais utilizada pelos especialistas foi formulada por Max Weber.Analise as afirmativas a seguir:

I. Tenta ser a única instituição à qual a população reconhece o direito de, em determinadas ocasiões, praticar a violência.

II. É uma palavra emprestada da economia e descreve uma empresa que consegue se estabelecer como única vendedora de certo produto.

III. É detentora do poder sobre todos os órgãos privados.IV. É o detentor do monopólio da violência legítima em um determinado território.

ssinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Estado, conforme Weber.a) Apenas I e III. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I e IV.

Questão 2 Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H2Em seus estudos sobre a formação dos Estados modernos, o cientista político e historiador estadunidense Charles Tilly destacou que, quando se formaram, os Estados modernos não eram muito diferentes de quadrilhas criminosas que, para não agredir o povo, cobravam dele.Conforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter.

Para se manter o Estado precisava conquistar o apoio dos governados. O Estado moderno

cresceu como uma aliança entre os monarcas e a burguesia. O desenvolvimento capitalista

trouxe mais riqueza para os cofres do Estado, e a burguesia ia domesticando o Estado para

que fosse favorecida.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 3 | 1º bimestre | Editora Ática

1

Page 2: app.plurall.net · Web viewConforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter. Para se manter o Estado precisava conquistar o apoio dos governados

Questão 3Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H15Nicolau Maquiavel, considerado o fundador da Ciência Política, em seu livro mais famoso, O Príncipe, foi um dos principais teóricos do Estado moderno, pois analisava a política com base no que ela é, pensando em exemplos históricos.

Assinale as afirmativas a seguir que tratam das orientações de Maquiavel para um líder.I. Um líder já nasce com o dom de comandar o Estado.

II. Um líder deveria, por exemplo, ter seu próprio exército.III. Um líder deve conhecer sobre os costumes dos povos que habitam os

territórios conquistados.IV. Um líder não deveria vacilar quando fosse necessário cometer violências e

crueldades contra seus inimigos.

Estão Corretas:a) Todas. b) Apenas I, e III. c) Apenas III e IV. d) II, III e IV.

Questão 4Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11; H15

Contratualistas como Thomas Hobbes e John Locke se perguntaram como seria a vida sem o Estado, no que chamavam de estado de natureza. Para Thomas Hobbes, a vida no estado de natureza seria violenta, pobre e curta. Já para John Locke as pessoas seriam livres e já teriam o direito sobre o que produzissem. Apresente a diferença da função do Estado entre Hobbes e Locke.

O Estado, para Hobbes deveria oferecer a paz, e a segurança. Já para Locke, na concepção de

estado de natureza as pessoas seriam livres, mas não teriam direito ao que produzisse, o

Estado deveria criar leis que assegurassem o direito do que foi produzido.

Questão 5Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15; H23Para o contratualista franco-suíço Jean-Jacques Rousseau, o estado de natureza garantia liberdade e a felicidade com o pouco que possuísse. Porém, o convívio levaria você a se importar cada vez mais com a opinião alheia e a tentar ser melhor que seus semelhantes. Aos poucos, as pessoas deixariam de ser iguais, e o golpe final contra a

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 3 | 1º bimestre | Editora Ática

2

Page 3: app.plurall.net · Web viewConforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter. Para se manter o Estado precisava conquistar o apoio dos governados

igualdade viria com a invenção da propriedade. Diante desta concepção, assinale a alternativa que justificaria a formação do Estado.

a) O medo de morrer faria as pessoas aceitarem uma autoridade que garantisse a ordem.b) Para defender a propriedade, que daria início à desigualdade entre as pessoas.c) Ninguém é bom juiz de si mesmo, e o Estado seria necessário para decidir conflitos

entre as pessoas.d) Todas as alternativas correspondem a causas da formação do Estado na concepção

de Rousseau

Questão 6Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11; H15; H23.Boa parte das diferenças entre os regimes políticos democráticos da atualidade se explica pela maneira como, em cada país, se organizam três poderes fundamentais: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. No Brasil, o governo adotado é a democracia. De acordo com Mike Alvarez, José Antonio Cheibub, Fernando Limongi e Adam Przeworski, analise as afirmativas a seguir e indique as três características desta forma de governo.

I. O chefe de governo do Poder Executivo é eleito pelo voto.II. Não há participação popular na escolha do governante.

III. Os membros do Poder Legislativo são eleitos pelo povo.IV. Há mais de um partido.

São elas:a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas II e IV. d) I, III e IV.

Questão 7Nível de dificuldade: Fácil – Habilidade do ENEM: H11; H23Explique como se dá o processo social por trás da formação de um partido político no regime democrático, como o adotado pelo Brasil.

Os partidos políticos surgem a partir da união de ideias semelhantes de várias pessoas com o

objetivo de ampliar sua influência sobre a sociedade. Ou seja, juntar-se a outras pessoas para

defender ideias e interesses semelhantes.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 3 | 1º bimestre | Editora Ática

3

Page 4: app.plurall.net · Web viewConforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter. Para se manter o Estado precisava conquistar o apoio dos governados

Questão 8Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H15; H11; H23A fundação dos partidos socialistas forçou a formação de outros grandes partidos, que representavam outros grupos sociais e outras ideias. Como notou o cientista político francês Maurice Duverger, em muitos países modernos a disputa costumava ocorrer entre dois grandes partidos.

Analise as afirmativas e atribua (V) para verdadeiras e (F) para falsas.I. Um partido de direita, que defende o Estado não interfira muito na

economia, para que ela cresça mais. São os partidos liberais ou conservadores.

II. Em países como o Brasil, apesar de se ter vários partidos, apenas dois podem concorrer em cada eleição, desde que defendam pontos contrários.

III. Um partido de esquerda, que defende a cobrança de impostos dos mais ricos para oferecer benefícios aos mais pobres. São os partidos socialistas e semelhantes.

IV. Nos Estados Unidos há um partido mais à esquerda (o Republicano) e outro um pouco mais à direita (o Democrata).

Assinale a sequência correta:a) F-F-F-V. b) V-F-F-V. c) V-F-V-F. d) V-V-F-F.

Questão 9Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H11; H15.“a intensificação de relações sociais mundiais que ligam localidades distantes de modo que acontecimentos locais são influenciados por eventos ocorridos a muitas milhas de distância, e vice-versa” essa definição feita pelo sociólogo inglês Anthony Giddens, diz respeito a (ao):

a) Globalização.b) Capitalismo.c) Mercantilismo.d) Relações Sociais locais.

Questão 10Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – – abilidade do ENEM: H11; H25. – A Globalização é um processo irreversível nos dias atuais, observe o mapa abaixo:

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 3 | 1º bimestre | Editora Ática

4

Page 5: app.plurall.net · Web viewConforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter. Para se manter o Estado precisava conquistar o apoio dos governados

O mapa ilustra a abrangência da internet no mundo. Um claro reflexo da atuação da Globalização. Sobre o processo de comunicação na globalização é incorreto afirmar que: a) A rede moderna de comunicação potencializou o comércio mundial.b) As tecnologias de comunicação são mais acessíveis nos países ricos.c) Alguns produtos são feitos de tal forma que fica difícil determinar sua “

nacionalidade”.d) O acesso à tecnologia foi restrito a países com maior atividade econômica.

Questão 11Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H1; H15.As vantagens da integração mundial a partir da economia e da informática é certamente um dos pontos positivos da globalização. Atualmente é possível comprar produtos do mundo todo, mas a globalização econômica também tem consequências perigosas.

Analise as afirmativas abaixo que citam problemas da globalização:I. Geração de desigualdade entre países ricos e países pobres.

II. Dependência entre os países, fazendo com que uma crise economia tenha maior expansão.

III. Acentua a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).IV. Aumenta os danos ambientais para suprir a necessidade de produção cada vez

mais crescente.V.

Estão corretas:a) Apenas I, III e IV.b) Apenas II, III e IV.c) Apenas I e IV.d) Todas.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 3 | 1º bimestre | Editora Ática

5

Page 6: app.plurall.net · Web viewConforme o entendimento de Tilly, explique o que o Estado precisava para se manter. Para se manter o Estado precisava conquistar o apoio dos governados

Questão 12Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15; H23.A formação dos Estados Nacionais produziu um sistema internacional que se baseia na competição entre eles e no reconhecimento da autoridade de cada Estado dentro de seu território. O Sistema de Westfália ficou assim conhecido porque se considera que seus princípios foram reconhecidos pelo Tratado de Münster (cidade na região de Westfália), assinado em 1648, que encerrou a Guerra dos Trinta Anos na Europa.Assinale a alternativa que não indica uma característica deste sistema, conforme o entendimento de David Held.

a) O mundo consiste de Estados soberanos que não reconhecem uma autoridade maior do que eles.

b) A cada Estado cabem as funções de fazer leis, aplicá-las e julgar disputas dentro de seu território.

c) As divergências entre os Estados não poderão ser resolvidas, nunca, através da força.

d) A prioridade do sistema é colocar apenas um mínimo de restrições para a liberdade de cada Estado fazer o que quiser.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 3 | 1º bimestre | Editora Ática

6