apostila end - 00009

1
Universidade Federal de Minas Gerais Ensaios Não Destrutivos Silvério Ferreira da Silva Jr. e Paulo Villani Marques 8 As situações 1 e 2 são desejáveis e sua ocorrência resulta em sucesso da inspeção. A situação 3 implica em prejuízo desnecessário e a situação 4 implica em alto risco de falha. Assim, o sucesso da inspeção deve ser procurado e maximizado. Em geral, as normas de inspeção impõem regras e critérios que devem ser rigorosamente seguidos para se obter sucesso na inspeção, tendo como base o conhecimento acumulado ao longo do tempo e os novos conhecimentos adquiridos sobre as correlações entre propriedade medida e propriedade de interesse, considerando os diferentes fatores citados anteriormente. 3 Descontinuidades e Defeitos Como se viu anteriormente, descontinuidades são interrupções na estrutura normal de um material, em nível macro ou microscópico, passíveis de serem percebidas durante a realização de um END. Defeitos são descontinuidades inaceitáveis em uma peça para uma determinada aplicação. Assim, todo defeito é uma descontinuidade, mas nem toda descontinuidade é um defeito. Descontinuidades idênticas em peças para aplicações diferentes podem ser consideradas defeitos num caso e em outros não. Em geral, as normas técnicas definem que tipo e tamanho de descontinuidade é aceitável em uma peça para uma determinada aplicação, ou em outras palavras, definem o que é um defeito neste caso. A seguir, serão apresentados alguns tipos de descontinuidades comuns em diferentes tipos de processamento de materiais. 3.1 Descontinuidades em laminados Durante a laminação de produtos planos, os grãos dos materiais metálicos são quebrados e deformados na direção de laminação. As inclusões e porosidades existentes também se deformam, sendo achatadas e aumentando sua área em todas as direções, mas principalmente na direção de laminação, gerando o que se chama de delaminação. No caso de barras e tubos, as inclusões se deformam e geram costuras (“seams”) e estrias (“stringers”) e porosidades geram porosidade tubular (“pipes”). Estas descontinuidades estão ilustradas na figura 2. (a) (b) (c) (d) Figura 2 Descontinuidades em laminados. (a) delaminação, (b) costuras, (c) estrias e (d) porosidade tubular.

Upload: jizzpontes

Post on 18-Dec-2015

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

a

TRANSCRIPT

  • Universidade Federal de Minas Gerais Ensaios No Destrutivos

    Silvrio Ferreira da Silva Jr. e Paulo Villani Marques

    8

    As situaes 1 e 2 so desejveis e sua ocorrncia resulta em sucesso da inspeo. A situao 3 implica em prejuzo desnecessrio e a situao 4 implica em alto risco de falha. Assim, o sucesso da inspeo deve ser procurado e maximizado. Em geral, as normas de inspeo impem regras e critrios que devem ser rigorosamente seguidos para se obter sucesso na inspeo, tendo como base o conhecimento acumulado ao longo do tempo e os novos conhecimentos adquiridos sobre as correlaes entre propriedade medida e propriedade de interesse, considerando os diferentes fatores citados anteriormente.

    3 Descontinuidades e Defeitos Como se viu anteriormente, descontinuidades so interrupes na estrutura normal de um material, em nvel macro ou microscpico, passveis de serem percebidas durante a realizao de um END. Defeitos so descontinuidades inaceitveis em uma pea para uma determinada aplicao. Assim, todo defeito uma descontinuidade, mas nem toda descontinuidade um defeito. Descontinuidades idnticas em peas para aplicaes diferentes podem ser consideradas defeitos num caso e em outros no. Em geral, as normas tcnicas definem que tipo e tamanho de descontinuidade aceitvel em uma pea para uma determinada aplicao, ou em outras palavras, definem o que um defeito neste caso. A seguir, sero apresentados alguns tipos de descontinuidades comuns em diferentes tipos de processamento de materiais. 3.1 Descontinuidades em laminados Durante a laminao de produtos planos, os gros dos materiais metlicos so quebrados e deformados na direo de laminao. As incluses e porosidades existentes tambm se deformam, sendo achatadas e aumentando sua rea em todas as direes, mas principalmente na direo de laminao, gerando o que se chama de delaminao. No caso de barras e tubos, as incluses se deformam e geram costuras (seams) e estrias (stringers) e porosidades geram porosidade tubular (pipes). Estas descontinuidades esto ilustradas na figura 2.

    (a) (b)

    (c) (d)

    Figura 2 Descontinuidades em laminados. (a) delaminao, (b) costuras, (c) estrias e (d) porosidade tubular.