apostila de violão 2013.doc

94
Apostila de violão Curso Sta. Terezinha 2013

Upload: adriely-santiago

Post on 18-Feb-2015

207 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de violão 2013.doc

Apostila de violão

Curso Sta. Terezinha2013

Page 2: Apostila de violão 2013.doc

Apresentação

Essa apostila foi elaborada com muito carinho para todas as pessoas que desejam aprender a tocar violão. O curso comunitário de violão Sta Terezinha surgiu à 8 anos atrás, com a Iniciativa dos Profs. Adilson Torquato e Célia, com o apoio do pároco da igreja, Pe. Selso.

Colaboradores que já passaram pelo curso: Giovanni, Rafael, Tauser, Matheus Medeiros, Ellen, Jonatan, Lucas Peixoto, Pedro Beghelli, Vinícius Castro.

Atuais monitores e professores: Lucas Pessanha, Erick Santos, Carine Alessandra, João Paulo, Eduardo, Rahyanne Rocha e Adriely Santiago

A Cordenação do Curso.

Recomendações Gerais

1)Toda a evolução do aluno depende muito do treino em casa. Portanto procurem separar pelo menos 20 minutos por dia para praticar as tarefas propostas em aula;

2)Procurem também, à medida que forem se desenvolvendo, buscarem músicas alternativas à aula para aprender, ajuda muito na evolução do aluno;

3)Para tentar manter a uniformidade da turma, será feito controle de presença. O limite de faltas permitidos são três seguidas ou quatro alternadas; procurem não faltar, ou quando necessário, justificar a falta e pegar o conteúdo passado com o colega;

BONS ESTUDOS!

Page 3: Apostila de violão 2013.doc

BREVE HISTÓRICO DO INSTRUMENTO

Violão e sua origem

Os musicólogos, quando falam sobre a origem da guitarra (violão), citam duas hipóteses prováveis sobre a origem desse instrumento musical. Uma delas é a de que o violão tenha sido derivado do alaúde Caldeu-Assírio que os Egípcios, os Persas e os Árabes levaram junto para a Espanha; a outra hipótese é de que o violão sofreu diversas transformações e adaptações a partir de um instrumento grego denominado Kethara Grega ou Assíria (que foi precursora da Cítara ou Fidícula romana), da Rotta ou Crotta medieval inglesa e, finalmente, da Vihuela que surgiu na Espanha no Século XVI.

É bastante provável que quando os árabes chegaram à Espanha com seus Alaúdes, teriam encontrado lá a vihuela.

Quando analisamos as Cantigas de Santa Maria, do rei Alfonso X, denominado de El Sábio (1221 – 1284), rei de Castela no período de 1221 a 1284, vemos que aparecem ilustrações de dois tipos diferentes de guitarra, uma oval, com incrustações e desenhos Árabes, mas sendo tocada, por um músico Mouro, o que seria a guitarra mourisca; já outra na forma do número oito, com incrustações laterais, tocada por um músico de feições romanas, que seria a guitarra latina ou o precursor do violão.

No século XIV, Guillaume de Machault cita em suas obras a guitarra mourisca e a guitarra latina no século XVI na Espanha, a guitarra mourisca, com quatro coros de cordas, era usada para acompanhar cantos e danças populares, enquanto que a guitarra latina – a vihuela, pertencia ao músico culto da corte.

A Vihuela tinha três denominações distintas: vihuela de mano (em nada diferente do violão atual), vihuela de arco e vihuela de plectro.

A Vihuela de mano constava de cinco cordas duplas mais a primeira que era simples. Os vihuelistas além de precursores dos guitarristas do século XVII, foram também criadores de métodos e formas musicais que serviriam de base para toda a música instrumental que viria depois.

A Vihuela veio a desaparecer devido à busca de novos recursos e maior intensidade sonora. O povo, porém fiel à guitarra, continua descobrindo novos caminhos para ela, utilizando-a inicialmente para os rasgueados e acompanhamento do canto. Devido ao seu grande uso na Espanha, a guitarra passa a ser conhecida nos demais países como Guitarra Espanhola, sendo que o seu período de triunfo ocorrerá no século XVII.

( Fonte: http://www.mundodoviolao.com.br/historia/origem-do-violao/)

Page 4: Apostila de violão 2013.doc

MÓDULO INICIANTE - MANUTENÇÃO DO INSTRUMENTO

Nunca guarde seu instrumento com o braço encostado na parede ou você poderá empená-lo. Pode ocorrer com guitarras, violões e principalmente em baixos onde a tensão nas cordas é muito maior. O ideal é guardar dentro de suas respectivas caixas ou deitados;

Limpeza do Instrumento

• Existem à venda produtos específicos para limpeza de instrumentos, corpo, escalas, cordas, etc. Prefira usar o material recomendado pelo fabricante (que pode variar conforme o tipo de acabamento e material do instrumento). A maioria dos fabricantes recomenda cera de carnaúba para limpeza do corpo e escala e a mesma pode ser encontrada em boas lojas de música. Jamais use produtos abrasivos (como cera de carro) ou solventes. Na falta de material adequado use um pano seco ou levemente umedecido. Lustra Móveis incolor é o mais indicado;

• Aconselha-se a limpeza quando você for trocar o encordamento, pois fica mais fácil de se limpar todo o instrumento, principalmente a escala. Se algum parafuso estiver querendo enferrujar ou se já estiver enferrujado, retire-o de seu instrumento e passe esponja de aço seca no parafuso. Você pode passar na escala algum tipo de produto usado também para limpar móveis. Para partes de difícil acesso utilize um cotonete. E no final, passe em todo o instrumento uma flanela seca que não solte muitos "fiapinhos";

• Sempre que acabar de tocar passe um pano seco nas cordas para retirar a sujeira, assim elas irão durar mais tempo e enferrujarão mais tarde. Existe nas lojas de instrumentos musicais um fluido para evitar ferrugem;

Importante: Nunca deixe cordas enferrujadas em seu violão, a ferrugem pode atingir outras partes metálicas do instrumentos como as tarrachas. Limpe sempre as trastes e as casas. Não deixe de colocar um pouco de óleo singer nas tarrachas se elas estiverem duras demais.

Links recomendados:

Como trocar as cordas do seu violão de nylonhttp://www.youtube.com/watch?v=YiE0a0wJrXY

Como trocar as cordas de violão de açohttp://www.youtube.com/watch?v=x6AQEhJJN8o

Como afinar o violãohttp://www.youtube.com/watch?v=fUi2jhuhXsw

Page 5: Apostila de violão 2013.doc

Aula 1- Iniciação Prática

1ª Parte: Conhecendo o violão

Cravelha (Tarracha)

O nome correto é cravelha, e tem por finalidade aumentar ou diminuir a tensão das cordas do seu violão, e desta forma aumentar e diminuir a tonalidade do instrumento. Há vários modelos de cravelhas, as de fixação individuais ou agrupadas, abertas ou hermeticamente fechadas, os melhores fabricantes utilizam em grande maioria as fechadas pois estas mantém a lubrificação necessária internamente.

Nas cravelhas abertas é aconselhável a limpeza e lubrificação com óleo de máquina periodicamente, de forma a mante-las leves e livres do ferrugem. As cordas devem ser colocadas de forma que para apertar as cordas o instrumentista faça um movimento anti-horário.

É necessário observar a seqüência que as cordas deverão ser postas nas cravelhas, a 6ª corda deve ser colocada sempre de forma a ficar na parte superior da cabeça, é a cravelha mais perto da pestana, e as cordas mais finas ficam nas próximas cravelhas, se houver cravelhas na parte inferior da cabeça do violão, a terceira corda ficará na cravelha mais distante da pestana a segunda corda na intermediária e a primeira na mais próxima da pestana do violão. Esta seqüência é utilizada universalmente, para evitar que tenhamos que ficar procurando visualmente onde estão presas as cordas.

Page 6: Apostila de violão 2013.doc

Uma dica. Coloque a ponta das cordas na perfuração do rolo da cravelha e enrole o resto da corda, você pode precisar de um pequeno pedaço de corda para reaproveitamento de cordas que venham a arrebentar próximo ao cavalete.

Capelinha

Em alguns violões para cordas de aço, encontramos a cobertura do tirante também chamada de capelinha, que nada mais é que uma placa de material sintético, presa a cabeça do violão com parafusos, que protege o encaixe onde fica um parafuso de ajuste do tirante ajustável.

Tirante

Existem três tipos de tirantes os ajustáveis os em formato de "T" e os ocos em formato de "O". O tirante é colocado numa concavidade ao longo do braço. O aumento ou a redução da tensão do tirante pode ajudar a fazer pequenos reparos em curvaturas criadas pela pressão das cordas no braço do violão. O manuseio do tirante só deve ser feito após uma consulta cuidadosa nas instruções de manuseio que acompanham o instrumento.

É errôneo pensar que o tirante é capaz de corrigir qualquer tipo de empenamento do braço, há casos em que o ideal é mandar o violão para um especialista.

Para verificar se a curvatura do braço do seu violão está dentro dos padrões você deve inserir uma braçadeira na 1ª casa e pressione a 6ª corda uma casa acima do trasto da caixa (ver Escala) isto deve ser na 13ª ou 15ª casa dependendo do seu violão. Para verificar a concavidade, mede-se a distância entre a base interna da corda e a superfície dos 5º e 6º ou 7º e 8º trastos dependendo do trasto da caixa. A medida deve ficar entre 0,4 mm e 0,8 mm, um número maior que 0,8 mm quer dizer que você tem um violão com cordas pesadas demais, ou menor que 0,4 mm provavelmente ocorrerão trastejamentos, ou seja a corda bate nos trastos subseqüentes e isto significa que o braço necessita de ajustes.

Atenção, isto deve ser feito com todas as cordas soltas. Para diminuir a curvatura gira-se o tirante no sentido horário. Para aumentar a curvatura gira-se o tirante no sentido anti-horário. O giro não jamais poderá ser superior a uma volta completa. Ponha as cordas novamente e verifique se isto resolveu caso a curvatura continue superior a 0,4 mm e 0,8 mm, consulte um especialista para evitar maiores problemas.

BRAÇO

Page 7: Apostila de violão 2013.doc

Pestana

Fica no início do braço do violão. Em alguns instrumentos funciona como se fosse o trasto zero e neste caso ela deve ter o mesmo formato que o braço, em sua escala tiver, além desta função a pestana possui entalhes por onde passam as cordas, e ajustam a distancia entre elas, e quando a pestana tem a função de trasto zero, a profundidade destes entalhes é de grande importância, pois é ela que regulará a altura das cordas, diminuindo ou aumentando a necessidade de esforço do executante para toca-las e até prejudicando a afinação. As cordas devem sair da pestana com a mesma altura dos trastos, para evitar que ao ser tocadas batam nos primeiros trastos, neste caso o uso de cunhas de madeira colocadas sob a pestana poderão ajuda-lo na realização de reparos temporários.

Antigamente era comum o uso do marfim no rastilho e na pestana dos violões, hoje em dia a escassez e o alto custo deste material fez com que os fabricantes tenham substituído o marfim por outras substancias sintéticas. Escala

A madeira utilizada para a construção da escala é o ébano o jacarandá e outras madeiras duras.É uma peça de madeira colada na superfície do braço e caixa do violão, onde estão encravados os trastos e botões que servem para auxiliar o executante na localização das casas e geralmente se localizam nas seguintes casas 7ª, 9ª e 12ª.

A escala se junta a caixa de ressonância geralmente no 12º trasto, mas isso não é uma regra, há violões em que a junção da caixa ao braço é feita no 14º. O trasto que se localiza nesta junção, braço caixa de ressonância, recebe o nome de trasto da caixa, após este trasto é comum que hajam só mais 6 trastos.

As escalas dos violões de corda de náilon são em grande maioria planas, enquanto que os violões de corda de aço e guitarras apresentam escalas levemente abauladas, isto facilita a execução de acordes. As escalas de violões utilizados para solos geralmente são mais largas, a distância maior entre as cordas permite ao instrumentista a utilização efeitos como as puxadas.

Trastos

São filetes metálicos, têm perfil em "T", e a parte superior é arredondada com o intuito de evitar que estes metais venham a machucar o executante. Nos instrumentos de cordas dedilháveis dividem o ponto numa série de semitons. Apresentam-se nas mais variadas formas. Antigamente os trastos eram bastante altos em relação ao braço do violão, isto prejudicava a execução do instrumento. Casas

Page 8: Apostila de violão 2013.doc

Intervalos entre um trasto e outro onde deverão ser postos os dedos. Para evitar que o executante tenha que fazer esforço desnecessário, utilize os dedos sempre perto do trasto direito da casa, mas nunca em cima do trasto. O número de casas é geralmente 19 ou 22 no total.

Botões

Indicadores que facilitam a localização do instrumentista nas casas do violão geralmente são encontradas nas casas 7, 9, e 12, estes pontos de localização podem ser colocados na frente da escala, na parte superior do braço ou simplesmente não existirem.

CAIXA DE RESSONÂNCIA OU HARMÔNICA:

Tampo

É a parte mais importante da caixa de ressonância, no que diz respeito ao timbre do violão. A madeira mais utilizado para confecção dos violões de alta qualidade é o pinho e o abeto embora haja no mercado até tampos feitos de madeira compensada ou laminada.

A sequóia é muito utilizada pelos norte americanos devido a facilidade de encontrar este tipo de madeira nos estados unidos, além destas o cedro também é utilizado. O tampo pode ser plano ou abaulado, o plano muitas vezes tem um imperceptível abaulamento, este abaulamento é feito para evitar possíveis rachaduras provocados por impacto ou mudanças bruscas de temperatura.

Cavalete:

É a sustentação do rastilho, e por sua vez também influencia no timbre do instrumento, o cavalete pode ser móvel ou fixo. O cavalete móvel geralmente é utilizado em violões de tampo abaulado, e a 12ª casa pode servir como base da localização do cavalete móvel, pois o trasto da 12ª casa fica exatamente na metade do comprimento de escala do violão, é ainda interessante salientar que a 6ª corda é 4,8 a 6,4 milímetros mais longa do que a primeira, isto deve ser feito para compensar o aumento de tensão das cordas quando pressionadas.

O tipo de cavalete sinaliza o tipo de cordas a ser utilizada, existem cavaletes que tem encaixe para cordas de guitarra, outros apenas uma perfuração indicando que poderão ser utilizadas cordas de náilon ou aço e outros nos quais as cordas são presas por cravos e que também sugerem a utilização de cordas de guitarra.

Existem cavaletes que além da possibilidade de ajuste da extensão das cordas também possibilitam o ajuste de altura das cordas, mas para realizar um ajuste destes é necessário verificar se o braço não apresenta-se desajustado em relação à caixa de

Page 9: Apostila de violão 2013.doc

ressonância. As medidas da distância da corda até o primeiro trasto da caixa de ressonância varia dependendo das finalidades do instrumento.

Rastilho

O rastilho fica encaixado no cavalete e é encarregado de transmitir a vibração das cordas à caixa de ressonância. Antigamente era feito de marfim ou osso, hoje em dia os materiais sintéticos tomaram este lugar, barateando os custos das empresas. O rastilho mal posicionado pode provocar problemas de afinação, e além disso é ele uma das partes do violão que influencia no timbre.

Boca

É o local por onde passa o som da caixa de ressonância, a boca também é um local que influencia no timbre do violão, conforme o local em que é feita o tamanho e a quantidade de bocas.

Roseta e o Mosaico

É a decoração que circunda a boca do violão, e ao contrario do que se pensa, não é só um enfeite, ela faz parte do acabamento do violão e tem a função de reforçar o tampo na parte da boca, onde a madeira é frágil e recebe grande quantidade de pressão da estrutura.

Escudo

É muito comum em violões de aço encontrarmos uma proteção de material sintético que fica na parte inferior do tampo, sua finalidade é proteger o tampo do violão de arranhões provocados pelo pelo instrumentista ao tocar.

Faixa Lateral e Fundo

Geralmente são feitas do mesmo tipo de madeira, o melhor tipo de madeira utilizado é o jacarandá brasileiro, mas alguns fabricantes europeus e norte-americanos estão utilizando o jacarandá italiano, uma vez que a variedade brasileira está um tanto quanto escassa. Outras madeiras utilizadas com freqüentemente e com bons resultados são a nogueira africana, o mogno, o maple e o plátano.

(Fonte: Apostila não assinada)

Mão Esquerda

Page 10: Apostila de violão 2013.doc

Posicionamento dos dedos da mão esquerda:

1) Polegar deve ser posicionado atrás do braço do violão e deve ser colocado no meiodo braço de modo que a mão fique em posição de concha.

2) Os dedos 1, 2, 3 e 4 são utilizados para formarem os acordes.

dedo1 =indicadordedo2 =médiodedo3 =anelardedo4 =mínimo

Mão Direita

Page 11: Apostila de violão 2013.doc

É utilizada para batidas, arpejos ou dedilhados e geralmente é colocada sobre a boca do violão.

Nomenclatura das cordas

As cordas no violão são numeradas de baixo para cima.Temos de baixo para cima:Corda1 = Mi (mais aguda) Corda 4= RéCorda2 = Si Corda 5= LáCorda 3 = Sol Corda 6=Mi (mais grave)

2ª Parte: Primeiro exercício.

Page 12: Apostila de violão 2013.doc

Antes de passar o primeiro exercício, vamos entender o sistema numérico. Nesse sistema, cada corda vai ganhar um número; a 1ª corda, mizinho, vai ser representada pelo nº10, a 2ª , Si, pelo nº 20, a 3ª , Sol, pelo nº 30, a 4ª , Ré, pelo nº 40, a 5ª , Lá, pelo número 50, e a 6ª, mizão, pelo nº 60.

e ---------------------------------------------------------------- Corda Mi (10)B ----------------------------------------------------------------- Corda Si (20)G ---------------------------------------------------------------- Corda Sol (30)D ---------------------------------------------------------------- Corda Ré (40)A ---------------------------------------------------------------- Corda Lá (50)E --------------------------------------------------------------- Corda Mi(60) Casa 1 Casa 2 Casa 3 Casa 4

À medida que for avançando pelas casa vai aumentando assim:

e -----11--------------12------------13-------------14------ Corda Mi (10)B ----21-------- ------22------------23-------------24------ Corda Si (11)G ----31---------------32------------33------------34------ Corda Sol (12)D ----41---------------42------------43------------44------ Corda Ré (13)A ----51---------------52------------53------------54------ Corda Lá (50)E ----61---------------62------------63------------ 64------ Corda Mi (60) Casa 1 Casa 2 Casa 3 Casa 4

Ou seja, quando apertamos a 1ª corda, na 1ª casa, representamos no sistema numérico por 11, na 1ª corda, 2ªcasa, por 12, e assim sucessivamente.

Obs.: Como as casas do violão vão de 12 a 14 antes de entrar no braço do violão, dependendo do modelo, podemos ter números iguais para casas diferentes. Pra que possamos diferenciá-las no sistema numérico, colocaremos dessa forma:

eI---11----I---12----I---13----I---14--I---15----I---16---I---17----I---18----I---19----I---20¹--I--21¹-----I---22¹----I

BI---21----I---22----I---23----I---24--I---25----I---26---I---27----I---28----I---29----I---30²--I--31²-----I---32²----I

Observe que o número “elevado” é igual ao correspondente da ordem da corda, 20¹, significa que é o 20 da 1ªcorda, 30², significa que é o 30 da 22ª corda. Sempre que não tiver o número elevado, por exemplo, 20, já sabe que é a 2ª corda solta, 21, presa na 2ªcorda, 1ªcasa e assim sucessivamente.

O exercício, consiste em fazer a seguinte sequência: 11- 12- 13 -14, puxando a corda com o dedo indicador da mão direita. Para fazer o 11 use o dedo 1, o12, o dedo 2,o 13, o dedo 3 e o 14, o dedo 4.

Page 13: Apostila de violão 2013.doc

Sempre use essa mesma sequência de dedos para os próximos..só saia de um quando o som não estiver mais saindo abafado. O objetivo é aprimorar o som. Para isso segure a corda com a ponta do dedo, próxima a unha, e coloque força suficiente para fazer a corda encostar na madeira.

As próximas sequências são:

21- 22- 23- 2431- 32- 33- 34

Para as próximas sequências, usar o polegar para tocar a corda pra baixo.

41- 42- 43- 4451- 52- 53- 5461- 62- 63- 64

3ª Parte: 1ª Música – Quero te dar a paz

G Em C DQuero te dar a paz do meu Senhor Com muito amor (2X) G EmNa flor vejo manifestar O poder da criação C DNos teus lábios eu vejo estar O sorriso de um irmãoG Em CToda vez que eu te abraço e aperto a tua mão sinto forte o poder do amor Ddentro do meu coração(Refrão)G EmDeus é Pai e nos protege Cristo é o Filho e salvação C DSanto Espírito consolador Na Trindade somos irmãosG Em C DToda vez que eu te abraço e aperto a tua mão sinto forte o poder do amor dentro do meu coração(Refrão)

Aula 2- Conhecendo os acordes principais e a escala

Page 14: Apostila de violão 2013.doc

CifrasAs cifras são um Padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.

Notas CifrasDó CRé DMi EFá FSol GLá ASi B

AcordesAcorde é a produção simultânea de várias notas musicais segundo as

regras da harmonia.

Acordes maiores

Acordes com sétima

Page 15: Apostila de violão 2013.doc

Acordes menores

Escala

Page 16: Apostila de violão 2013.doc

Escala é uma sucessão de sons que se distribuem em tons e semitons. Uma série de notas em graus conjuntos que sobem ou descem em sua ordem sucessiva. Vamos aprender a construir uma escala de Dó a Dó e com todos os seus acidentes. Para isto precisamos saber que entre Mi e Fá - Si e Dó não há sustenido (#) ou bemol (b), e que o # e o b ocupam a mesma casa ou seja um Fá # está localizado na mesma casa em que vamos encontrar o Sol b.

Logo temos.

Dó | Dó # |Ré | Ré # |Mi | Fá | Fá #| Sol| Sol #| Lá| Lá #| Si | DóouDó | Dó b | Ré | Ré b | Mi | Fá | Fá b| Sol |Sol b | Lá | Lá b| Si | Dó

No braço do violão fica:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12e||-F--|-F#-|-G--|-G#-|-A--|-A#-|-B--|-C--|-C#-|-D--|-D#-|-E--| fina (aguda)B||-C--|-C#-|-D--|-D#-|-E--|-F--|-F#-|-G--|-G#-|-A--|-A#-|-B--| ||G||-G#-|-A--|-A#-|-B--|-C--|-C#-|-D--|-D#-|-E--|-F--|-F#-|-G--| ||D||-D#-|-E--|-F--|-F#-|-G--|-G#-|-A--|-A#-|-B--|-C--|-C#-|-D--| ||A||-A#-|-B--|-C--|-C#-|-D--|-D#-|-E--|-F--|-F#-|-G--|-G#-|-A--| \/E||-F--|-F#-|-G--|-G#-|-A--|-A#-|-B--|-C--|-C#-|-D--|-D#-|-E--|grossa (grave)

Músicas:

Que país é esse? - Legião Urbana(Em C D)Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a ConstituiçãoMas todos acreditam no futuro da naçãoQue país é este Que país é este Que país é este

(Em C D)No Amazonas, no Araguaia iá, iá, Na Baixada Fluminense Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz.Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto Manchando papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrão.Que país é este Que país é este Que país é este Que país é este

(Em C D)Terceiro mundo, se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milhãoQuando vendermos todas as almas Dos nossos índios em um leilãoQue país é este Que país é este Que país é este Que país é este...O sol- Jota quest

Page 17: Apostila de violão 2013.doc

(intro 2x) A E G DE |-------------------------------------------------------------|B |---------------------------7---------------------------------|G |----------------------6--9---9---4--6--7--7--6--4------------|D |---------7--9--7----7-------------------------------7--4-----|A |---7--9------------------------------------------------------|E |-------------------------------------------------------------|

A E G DHey dor ! eu não te escuto mais Você não me leva a nada

A E G DHey medo ! eu não te escuto mais Você não me leva a nada

(refrão)A E D AE se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol é pra la que eu vou

(A4 A A4 A) (4x)

Acima do sol – skank

Page 18: Apostila de violão 2013.doc

Introd.: Am C GAm C GAssim ela já vai achar o cara que lhe queira como você não quis fazer Am C GSim, eu sei que ela só vai achar alguém pra vida inteira como você não quis Am C GTão fácil perceber que a sorte escolheu você e você cego nem nota Am C GQuando tudo ainda é nada quando o dia é madrugada você gastou sua cota Am C GEu não posso te ajudar esse caminho não há outro que por você faça Am C GEu queria insistir mas o caminho só existe quando você passa(introdução) Am C GSe a sorte lhe sorriu porque não sorrir de volta você nunca olha a sua volta Am C GNão quero estar sendo mal moralista ou banal aqui está o que me afligia Am C Gô... Um dia ela já vai achar o cara que lhe queira como você não quis fazer Am C GSim, eu sei que ela só vai achar alguém pra vida inteira como você não quis(introdução)

Am C GQuando muito ainda pouco você quer infantil e louco um sol acima do sol Am CMas quando sempre é sempre nunca quando ao lado ainda é muito mais longe queGqualquer lugar Am C Gô... Um dia ela já vai achar o cara que lhe queira como você não quis fazer Am C GSim, eu sei que ela só vai achar alguém pra vida inteira como você não quis

Aula 3- Melodia

Page 19: Apostila de violão 2013.doc

Melodia

É uma seqüência de notas que reproduz a parte expressa da música. A parte expressa é a parte cantada da música. Imagine qualquer música e repare que a voz faz variação de tonalidade; baixo e alto, fino e grosso.

É a relação grave-agudo. Geralmente, cada sílaba cantada é uma nota e quando alteramos a voz, estaremos alterando a nota.

Vamos executar uma melodia? Como primeira experiência escolhemos uma música fácil e bem conhecida de todos; Deus está aqui (adaptado do texto original)

Antes de mais nada, cante-a e compare a variação de tonalidades pela relação grave-agudo. Estabelecemos que cada dedo esquerdo ficará responsável por uma determinada casa. Então, mantenha-os na posição delas. Os dedos para as casas são:

CASA 5 4 3 2 DEDO 4 3 2 1

Vamos à melodia:1a ESTROFE:

25 - 28 – 37- 25- 35 – 35-37- 25- 37- 35DEUS- ES-TÁ- A-QUI- E-LE-ESTÁ-A-QUI 35- 15 - 15 - 15 -15 - 15 30²-28- 26-25-28-28TÃO-CER-TO-COMO O- AR- QUE-EU-RESPI-I-RO 35- 15 - 15 - 15 -15-15- 30¹-28- 30²- 28-26- 25- 37- 35TÃO-CER-TO-CO-MO-A-MA-NHÃ-QUE-SE-LE-VAN-AN-TA 35 26-26- 26-26- 26- 28- 25- 37- 37-35- 34 - 35 TÃO-CER-TO-CO-MO-EU-TE-FA-LO E-PODES-MEOU-VIR

Repare que em alguns casos, há junção de duas sílabas em uma só nota, quer dizer, duas sílabas numa só sílaba ativa, pois são cantadas juntas. Ex. “Ca-mi-nha-do e can-tan-do e ..’’ .

As demais estrofes dessa música seguem a mesma cifragem dessa 1a mostrada em aula. Vale destacar o valor histórico que tem essa canção, o belíssimo cunho intelectual da letra e a simplicidade da harmonia que a torna lindíssima. Ótima indicação para eventos culturais.

Valor das seqüências de notasUma coisa que devemos considerar é o valor das seqüências das notas. Já

dissemos que a escala das notas é contínua, quer dizer, ao fim de uma, reinicia-se outra com as mesmas notas.

Exemplo; ... D D#/Eb E F F#/Gb G G#/Ab A A#/Bb B C C#/Db D D#/Eb ...

Assim, teremos várias notas iguais, como D no exemplo acima. Mas, entre um D e outro, tem uma diferença de tonalidade também, onde o primeiro é mais

Page 20: Apostila de violão 2013.doc

grave e o segundo é mais agudo. O som é semelhante porque são a mesma nota D, entretanto o grau de tonalidade é diferente.

Na melodia que acabamos de conferir, temos duas notas iguais aplicadas em duas seqüências diferentes. Temos um E na cifra 421 e outro em 254 (veja na música “Caminhando e cantando”) . Nem um E poderia ser usado no lugar do outro porque devem obedecer ao valor das seqüências a quem pertencem. Pois o primeiro é mais grave e o segundo mais agudo.

Por isso, devemos reconhecer a ordem das seqüências de notas no violão, a começar pela nota mais grave E da 6a corda solta (60). Esta podemos dizer ser o E1 , ou o E da seqüência 1. O próximo será o E2 .Essa seqüência na corda 6 vai até A (LÁ ) na casa 5. À partir daí, a seqüência continua na 5a corda solta (A) que tem o mesmo valor de A na casa 65. Então, todas as notas depois de A (65) tem os valores iguais às que continuam depois de A da 5a corda solta (50).Por exemplo, B (67) é o mesmo de B (52) . Na corda 5 essa seqüência vai até D (55) e se iguala com D da 4a- corda solta. Na Quarta corda, a seqüência segue até G (45) e continua na corda 3 solta (G) que vai até B (34) para seguir igual à B da 2a- corda solta que prossegue até E (25) onde se compara com a 1a corda solta (E) até a última nota desta.

Fonte: Prof. Germano dos Santos Solter

Música para a aula: Derrama o Teu amor aqui

Page 21: Apostila de violão 2013.doc

Derrama o Teu Amor Aqui

G D Em CSenhor, eu quero obedecer a Tua vozG D Em CDerrama o Teu Espírito (uh, uh) sobre todos nósG D Em C Senhor, eu quero mergulhar, me comprometerG D Em C Entrar na intimida----de do Teu coração D GDerrama em nós Tua unção G DDerrama o teu amor aqui EmDerrama o teu amor aqui CFaz chover sobre nós Água VivaG D Derrama o teu amor aqui EmDerrama o teu amor aqui C C D G/B C Am G/B C DFaz chover sobre nós Água Viva(C Em) D Uma Igreja renovadaEm D Povo santo reunidoEm DFamílias restauradasEm C Pelo poder do Teu Espírito GDerrama o Teu amor aqui!

Aula 4- Noções de dedilhado

Page 22: Apostila de violão 2013.doc

Revisando a representação dos dedos da mão direita, o polegar será representado pela letra P, o indicador pela letra I, o médio pela letra M, e o anular pela letra A . Observando a figura acima temos a visualiziação exata da posição que os dedos devem assumir para dedilhar. O Polegar é usado para tocar os baixos ou bordões, que são as três ultimas cordas. No esquema abaixo, o I estará representado pelo nº1, M, pelo nº2, e A pelo nº3.

Ritmos dedilhados

São infinitas as formas de dedilhar, mas seguem abaixo alguns dos mais usados que servirão para a maioria das músicas, e auxiliarão na percepção de outras formas de dedilhados.

DEDILHADO REGULARP 1 2 3 2 1 P 1 2 3 2 1

MÚSICA LENTAP 1 2/3 1 P 1 2/3 1 (2/3 tocados juntos)

DEDILHADO CLÁSSICOP1 2 1 3 1 2 P 1 2 1 3 1 2

BALADA ROMÂNTICAP/3 1 2 1 P/2 1 3 1 P/3 1 2 1 P/2 1 3 1( / 3 tocados juntos o bordão e a nota do dedo 3)

Você também pode criar seus próprios estilos, ou ritmos bem como quiser, use os modelos acima como base.

Música:

Page 23: Apostila de violão 2013.doc

Wherever Will You go – The Calling( C * Am7 F/C)So lately, been wondering, Who will be there to take my placeWhen I'm gone, you'll need love To light the shadows on your faceIf a great wave shall fall And fall upon us all Then between the sand and stoneCould you make it on your ownChorusIf I could, then I would I'll go wherever you will goWay up high, or down low I'll go wherever you will goAnd maybe, I'll find out a way to make it back somedayTo watch you, to guide you Through the darkest of your daysIf a great wave shall fall And fall upon us all Then I hope there's someone out thereWho can bring me back to you If I could, then I wouldI'll go wherever you will goWay up high, or down low I'll go wherever you will goRun away with my heart Run away with my hope Run away with my loveI know now, just quite how My life and love might still go onIn your heart, in your mind I'll stay with you for all of timeIf I could, then I would I'll go wherever you will goWay up high, or down low I'll go wherever you will goIf I could turn back time I'll go wherever you will goIf I could make you mine I'll go wherever you will go (2X)

Estás entre nós

Page 24: Apostila de violão 2013.doc

INTRO: (2x) Em C D G

Em C D G

Tu és minha vida, outro Deus não há!

Em C D C

Tu és minha estrada, a minha verda...de

Am D G Em

Em tua palavra eu caminharei

Am D G Em

Enquanto eu viver e até quando tu quise...res

Am D G Em

Já não sentirei temor, pois, estás aqui:

Am D Em

Tu estás no meio de nós

Em C D G

Creio em Ti, Senhor, vindo de Maria

Em C D C

Filho eterno e Santo, homem como nós

Am D G Em

Tu morreste por amor; vivo estás em nós

Am D G Em

Unidade trina com o Espírito e o Pai

Am D G Em

E um dia eu bem sei: tu retornarás

Am D Em

E abrirás o Reino dos Céus

Aula 5- Tablatura

Page 25: Apostila de violão 2013.doc

Ler Tablaturas

O que são tablaturas?

O sistema de escrita musical atual (pauta de 5 linhas ou pentagrama) vem sendo usado desde o século IX. Já a tablatura, que é um sistema de notação que utiliza letras, algarismos ou outros sinais, usada por vários guitarristas e violonistas atuais foi amplamente empregada durante a Renascença(*) (séc. XVI) na notação de músicas para alaúde. Em nossos primeiros exercícios recorreremos a notação em tablatura por se tratar de um sistema bastante simples.

Esclarecemos porém, que ela é empregada somente para músicas executadas no violão, baixo ou guitarra. Assim, se encontrarmos uma partitura de teclado ou canto, não teremos como decifrá-la.

Uma das características marcantes da guitarra e do violão é a possibilidade de tocarmos a mesma nota em vários lugares do braço do instrumento.

Como a tablatura não indica as notas musicais, o guitarrista/violonísta fica “preso” à digitação escolhida por quem escreveu a música.

Tablatura é um método usado para transcrever músicas que podem ser tocadas em instrumentos de corda como violões, guitarras e baixos. Ao contrário das partituras que exigem maior conhecimento de música e bastante treino as tablaturas são voltadas para o músico iniciante ou prático.

Como Ler tablatura?

O conceito básico da tablatura é apresentar no papel um conjunto de linhas que representam as cordas do instrumento. Sendo assim para uma guitarra ou violão comum você terá seis linhas, para um baixo de quatro cordas terá quatro linhas, para um baixo de cinco cordas cinco linhas, para uma guitarra de sete cordas sete linhas e assim por diante.

Geralmente nos exemplos mostrados aqui usaremos tablaturas de seis linhas para guitarra mas o principio é o mesmo para qualquer quantidade de cordas.Uma tablatura vazia de guitarra ou violão apresenta-se da seguinte forma:e-------------------------------------------B-------------------------------------------G-------------------------------------------D-------------------------------------------A-------------------------------------------E-------------------------------------------

Números escritos nas linhas indicam em que casas as respectivas cordas devem ser apertadas. O nº 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita.E--------------------------------------------------|

Page 26: Apostila de violão 2013.doc

B--------------------------------------------------|G--------------------------------------------------|D--------------------------------------------------|A--------------------------------------------------|E—0-1-2-3-----------------------------------------|

O exemplo acima indica as seguinte notas (uma de cada vez) na ordem:

- corda mais grossa deve ser tocada solta (0)- depois a mesma corda deve ser tocada na 1ª casa (1)- depois a mesma corda deve ser tocada na 2ª casa (2)- depois a mesma corda deve ser tocada na 3ª casa (3)

No exemplo acima as notas são tocadas uma de cada vez. Quando duas ou mais notas (obviamente em duas ou mais cordas) devem ser tocadas de uma só vez(formando um acorde) a indicação é conforme abaixo:

E---3---------------------------------------------|B---3---------------------------------------------|G---4---------------------------------------------|D-------------------------------------------------|A------------------------------------------------|E-----------------------------------------------|

Note que este é um acorde sol maior. Note que estando na mesma coluna as notas devem ser tocadas todas de uma só vez indicando um acorde. Apenas devem ser tocadas as cordas marcadas (no exemplo acima todas). Uma linha vazia indica que a corda não deve ser tocada. Um número zero indica que a corda deve ser tocada solta. Embora possam indicar acordes o mais comum é que as tablaturas sejam usadas para solos ou riffs enquanto os acordes são indicados por cifras.

Embora de maneira geral as tablaturas não indiquem o tempo de duração das notas e o intervalo entre elas, o espaçamento entre as colunas pode ser usado para dar alguma idéia sobre tempo e duração.

Símbolos mais usadas em tablaturas.

Além dos números, que apenas indicam em qual casa se deve tocar, existem algumas letras e simbolos comumente utilizadas para notar determinadas técnicas.

Essas notações podem variar um pouco de autor para autor mas as mais comuns são:h - fazer um hammer-onp - fazer um pull-offb - fazer um bend para cimar - soltar o bend

Page 27: Apostila de violão 2013.doc

/ - slide para cima (pode ser usado s)\ - slide para baixo (pode ser usado s)~ - vibrato (pode ser usado v)x - tocar a nota abafada (som percusivo)

Exemplificação dos Símbolos

Hammer-Ons

Um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.E------------------------------------------------|B------------------------------------------------|G------------------------------------------------|D------------------------------------------------|A--------5h7---------5h7-------------------------|E—0--0-------0--0-------------------------------|

No exemplo acima após tocar a corda grossa solta duas vezes o músico deverá tocar a segunda corda na quinta casa e imediata e vigorosamente apertar a mesma corda (segunda) duas casas a frente (sétimo traste), fazendo a corda soar apenas com a martelada e sem auxílio da mão direita. Depois repita a sequência.

Pull-Offs

Pull-Offs são de certa forma o inverso de um hammer-on e consistem em soltar rapidamente uma corda fazendo com que a mesma soe solta (ou apertada em um traste anterior).

E--3p0---------------------------------------------|B--------3p0---------------------------------------|G---------------2p0--------------------------------|D----------------------2---------------------------|A--------------------------------------------------|E--------------------------------------------------|

No exemplo acima o primeiro pull-off na corda mais fina consiste em ferir a corda apertada no terceiro traste e soltá-la rapidamene para que soe solta. Posteriormente um pull-off identico é feito uma corda acima e assim por diante. Note que o terceiro pull off é feito a partir da segunda casa.Hammer-ons e pull-offs costumam ser usados em conjunto como indicado abaixo:

E-------------------------------------------------|

Page 28: Apostila de violão 2013.doc

B-------------------------------------------------|G--2h4p2h4p2h4p2h4p-------------------------------|D-------------------------------------------------|A-------------------------------------------------|E-------------------------------------------------|

Neste caso a corda deve ser tocada na segunda casa, imediatamente apertada na quarta casa (hammer-on), imediatamente solta da quarta casa (soando novamente na segunda, pull-off), novamente apertada na quarta e assim por diante. Note que a mão direita do música só irá tocar a primeira nota... todas as outras são tocadas apenas com os hammers-ons e pull-offs da mão esquerda no braço.

Bends

Um bend consiste em empurrar uma corda para cima aumentando a tensão e consequentemente gerando uma nota mais aguda. Quanto mais empurrada for a corda maior será o efeito. Um número é usado para indicar o quanto a nota deve ser aumentada.

E-------------------------------------------------|B---7b9-------------------------------------------|G-------------------------------------------------|D-------------------------------------------------|A-------------------------------------------------|E-------------------------------------------------|

No exemplo acima a corda (ré) deve ser tocada na sétima casa e empurrada para cima até que soe mais aguda como se estivesse apertada na nona casa (um tom acima). Note que o dedo do músico continuará na sétima casa. O bend pode também ser indicado entre parênteses como 7b(9).

E-------------------------------------------------|B---7b9--9r7--------------------------------------|G-------------------------------------------------|D-------------------------------------------------|A-------------------------------------------------|E-------------------------------------------------|

Outros exemplos: bends podem ser de meio tom (7r8, equivalente a uma casa), de um quarto de tom (7r7.5, equivalente a meia casa) e assim por diante. É comum não ser indicado o valor (7b por exemplo) e nestes casos é preciso ouvir a música para saber o valor do bend.

Slides

Page 29: Apostila de violão 2013.doc

Um slide consiste em fazer deslizar um dedo da mão esquerda pelo braço enquanto uma corda soa gerando uma variação do tom.

E------------------------------------------------|B---7/9------------------------------------------|G------------------------------------------------|D------------------------------------------------|A------------------------------------------------|E------------------------------------------------|

Não necessariamente o início e o fim de um slide precisam ser indicados:

E-------------------------------------------------|B---/7--7\----------------------------------------|G-------------------------------------------------|D-------------------------------------------------|A-------------------------------------------------|E-------------------------------------------------|

Neste caso a nota deve inicialmente ser tocada em alguma das primeiras casas e deslizada até a sétima casa, posteriormente sendo deslizada de volta para as primeiras casas. Novamente é necessário conhecer a música que se deseja tocar de forma a saber o tamanho do slide.

Vários slides podem ser usados seguidos como indicado abaixo. Apenas a primeira nota precisa ser tocada.

E-------------------------------------------------|B---7/9/11\9\7\6\7--------------------------------|G-------------------------------------------------|D-------------------------------------------------|A-------------------------------------------------|E-------------------------------------------------|

Vibrato

O vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).B-------------------------------------------------|G-------------------------------------------------|D-------2--5~~------------------------------------|A---3---------------------------------------------|E-------------------------------------------------|

Neste caso a última nota deve sofrer vibrato. É necessário conhecer a

Page 30: Apostila de violão 2013.doc

música em questão para saber como este vibrato deve ser efetuado.

PARTE PRÁTICA DE TABLATURA

Trecho de "Asa Branca"e:-------------0---0-------------------------0----0----------B:------0---2---------2--3---3-------0---2------------3---2--G:--2----------------------------2---------------------------D:-----------------------0-----------------------------------A:----------0----------------------------0----------------0--E:------------------------------------------------0----------= Duas notas tocadas no mesmo tempo

No trecho abaixo encontraremos 3 notas tocadas ao mesmo tempoTrecho de "Eu sei que vou te amar"e:---------------------------------------------------------B:-----0--0--0--0--0----------0--1--0-----1--1--1--1--1----G:--0--0-------------------2-----------2--2----------------D:----------------------1-----------------0----------------A:-----3---------------------------------------------------E:---------------------------------------------------------

Aula 6- Afinação e música do dia

Page 31: Apostila de violão 2013.doc

Whish were here- Pink Flóide

Duas vezes a sequência:

EI--3------------IAI---0h2--------IDI--------0-3----I

toca o G

DI-2---2-0--IGI---0-------I

toca o G

Duas vezes a sequência:

EI--3------------IAI---0h2--------IDI--------0-3----I

toca o G

AI-----2-0--IDI-2-0-------I

toca o G

EI--3------------IAI---0h2--------IDI--------0-----I

C DSo, so ya think you can tell Am G Dheaven from hell, blue skies from pain, can you tell a green field C Am Gfrom a cold steel rail? A smile from a veil? Do ya think ya can tell? C D Amdid they get you to trade, your hero's for ghosts, hot ashes for trees G D C

Page 32: Apostila de violão 2013.doc

hot air for a cool breeze, cold comfort for change, did you exchange, Am Ga walk on part in the war, for a lead role in a cage?

C DHow I wish, how I wish you were here, Am GWere just two lost sols simming in a fish bowl, year after year,D C AmRunning over the same old ground, but have we found the same old fears, Gwish you were here

PESTANA - EXPLICAÇÃO GERAL

Page 33: Apostila de violão 2013.doc

Há um tipo particular de acorde chamado de pestana em que o dedo 1 (indicador) deita sobre uma casa apertando todas as cordas ao mesmo tempo. Meia-pestana é então um derivado deste modelo no qual apenas algumas cordas são apertadas. Veja a representação desta modalidade na cifra e na figura:

A mão direita é posicionada sobre as cordas entre o cavalete e a boca sonora para o dedilhado. Seu braço fica apoiado sobre a caixa sonora. As cifras indicam ainda que cordas devem ser tocadas.

Em algumas posições as seis cordas do violão são usadas, enquanto que em outros casos, uma ou mais corda ficam de fora. Assim, a corda representada na cifra com um x sugere que seja tocada com o polegar direito (em caso de dedilhado) e as demais cordas que devem ser tocadas são marcadas com pontos.

AGRADECIMENTOS AO PROFESSOR ERIMILSON LOPES PEREIRA PELA ÓTIMA EXPLICAÇÃO DO SEU MÉTODO.

AUTORIZADO REPRODUÇÃO PELO PRÓPRIO AUTOR.DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

DICAS:Procurem prender as cordas para fazer a pestana com a lateral do dedo,

bem próximo aos trastes. Lembrem de deixar o polegar como apoio, atrás do braço do violão, no

meio do acorde que forem formar.É interessante que as três primeiras cordas estejam bem presas, com a

parte abaixo da segunda articuação do dedo indicador, a parte mais “gordinha do dedo”.

Observem também a posição do cotovelo esquerdo, para que não fique nem muito longe, nem encostado no quadril, o ideal é que se forme um quase ângulo de 90° com o seu braço esquerdo.

E não esqueçam que o treino é fundamental.

Bons estudos

(obs.: outras dicas e utilidades sobre pestana serão ditas em sala, tragam caderno e não faltem!)

Aula 7- Começando a treinar pestana

Page 34: Apostila de violão 2013.doc

Não precisa- Paula Fernandes e Victor e Leo

E D F#mVoce diz que não precisa Viver sonhando tanto D A EQue vivo a fazer demais, por você E D9 F#m7Diz que não precisa A cada vez que canto D9 A EUma canção a mais pra você

Refrão: D9Mais tem que ser assim APra ser de coração E F#m7Não diga não precisa ah ah ahh

D9Tem que ser assim AÉ seu meu coração E ANão diga não precisa ah ah ahh

EEu já sonhei com a vidaD9 F#m7Agora vivo um sonho D9 A EMas viver ou sonhar, com voce, tanto faz

ENão diga não precisaD9 F#m7Eu digo que é preciso D9 A EA gente se amar demais, nada mais

Refrão:

Aula 8- Pestana

Page 35: Apostila de violão 2013.doc

Quero Mergulhar Nas ProfundezasCatólicas

D F#m G Quero mergulhar nas profundezas DDo Espírito de Deus F#m G DE descobrir suas riquezas em meu coração F#m G D E descobrir suas riquezas em meu coração

D F#m G DÉ tão lindo, tão simples Bm G DBrisa leve tão suave doce Espírito Santo de Deus Bm G DTão suave brisa leve doce Espírito Santo de Deus

Jesus Cristo

(Dm F Am Gm)

Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui (2x)

Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando

Olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando

Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde vai

quem poderá dizer o caminho certo é você meu Pai

Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui (2x)

Toda essa multidão tem no peito amor e procura a paz

E apesar de tudo a esperança não se desfaz

Olhando a flor que nasce no chão daquele que tem amor

Olho pra terra e vejo crescer a fé no meu salvador

Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui (2x)

Page 36: Apostila de violão 2013.doc

É preciso saber viverTom: DIntr: D D7+ D7 G Gm D Bm E G AD D7+Quem espera que a vida Seja feita de ilusão D7 GPode até ficar maluco Ou morrer na solidão Gm6 D Bm7É preciso ter cuidado Pra mais tarde não sofrerE G AÉ preciso saber viverD D7+Toda pedra do caminho Você pode retirarD7 GNuma flor que tem espinhos Você pode se arranhar Gm6 D Bm7Se o bem e o mal existem Você pode escolherE G AÉ preciso saber viverG D BmÉ preciso saber viverR G D BmE É preciso saber viverF G D BmR É preciso saber viverà G D BmO É preciso saber viverE G A Saber viver

Page 37: Apostila de violão 2013.doc

Aula 9- Pestana

Chuva de GraçaEliana Ribeiro

Tom: C

(intro 3x) C G/Bb Am F C G/Bb F

(solo 2x) C G Am F

C GHá uma chuva de graça aquiAm FEstá chovendo sobre todos nósC GE quem mais se entregarFMais se molhará

C GHá uma semente pra germinarAm FE muitos frutos a se produzirC GNa terra do coraçãoFDerrama tua graça

C GChuva de graça pedimos a tiAm FChuva de graça derrama em nósC GChuva de graça neste lugarFderrama!

(solo)

C G Am FÔ, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô C G Am FÔ, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô

Page 38: Apostila de violão 2013.doc

Por onde andei- Nando Reis

Intro: C G Dm F (2x) CDesculpe estou um pouco atrasado GMas espero que ainda de tempo Dm FDe dizer que andei errado e eu entendo CAs suas queixas tão justificáveis GE a falta que eu fiz nessa semanaDm FCoisas que pareceriam óbvias até pra uma criança C GPor onde andei enquanto você me procurava Bb FSerá que eu sei que você mesmo é tudo C G Dm Faquilo que me faltava?

C GAmor eu sinto a sua falta e a falta é morte da esperança Dm FComo o dia em que roubaram o seu carro, deixou uma lembrança C GQue a vida é mesmo coisa muito frágil uma bobagem uma irrelevânciaDm FDiante da eternidade do amor, de quem se ama

C GPor onde andei enquanto você me procurava Bb FE o que eu te dei, foi muito pouco ou quase nada C GE que eu deixei, algumas roupas penduradasBb F C G Dm FSerá que eu sei que você é mesmo tudo aquilo que me faltava?

Page 39: Apostila de violão 2013.doc

Aula 10- Pestana

Só Hoje – Jota QuestE B7 C#mHoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito nem que seja só pra te levar pra casa ADepois de um dia normalE B7 Olhar teus olhos de promessas fáceis e te beijar a boca de um jeito que te faça C#m Arir...que te faça rirF#m B9Hoje eu preciso te abraçar sentir teu cheiro de roupa limpa F#m B9pra esquecer os meus anseios e dormir em pazE B7Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua C#m A Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria, em estar vivoF#m B9Hoje eu preciso tomar um café ouvindo você suspirar F#m B9 Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia Que eu faço tudo errado A/Bsempre ...sempreE F#m B9 EHoje preciso de você com qualquer humor com qualquer sorrisoE F#m B9 C7+ D4 D C7+ D4 DHoje só tua presença vai me deixar feliz, só hoje

G DHoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua Em CQualquer frase exagerada que me faça sentir alegria, em estar vivoAm DHoje eu preciso tomar um café ouvindo você suspirar Am D Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia que eu faço tudo errado C/Dsempre...sempreG Am D GHoje preciso de você com qualquer humor, com qualquer sorriso

G Am D GHoje só tua presença vai me deixar feliz, só hoje

Page 40: Apostila de violão 2013.doc

Outras Músicas

Anexo I- Músicas populares

Caso Marcado- César menotti e Fabiano

INTRO: E D A 2X E D A E D APalavras de amor jogadas ao vento Sua imagem não sai do meu pensamento E D ANinguém me tira essa dor Nem as marcas do tempo E D AO que me falta é coragem pra dizer a verdade e enfrentar o momento

E D ASó queria dizer pra você que te amo e não vejo saída E D ANosso caso é marcado nosso amor é jurado, você é minha vida E D AVê se volta correndo pra mim sem você eu não durmo direito E D Aquero estar em seus braços e ouvir de você te amo de qualquer jeitoE D A

Dias Melhores – Jota Quest

Introdução:G Em7 D9

G Em7 G Em7 D9 Vivemos esperando dias melhores dias de paz, dias a mais dias G Em7 D9que não deixaremos pra trás

G Em7Vivemos esperando o dia em que seremos melhores (Melhores! Melhores!)G Em7 D9 G Em7 D9Melhores no amor melhores na dor melhores em tudo

C G C G Vivemos esperando o dia em que seremos pra sempre C G Am Cvivemos esperando Oh! Oh! Oh!G C G C9Dias melhores pra sempre (2X)

Page 41: Apostila de violão 2013.doc

Carla- Ls Jack

Intro: Bm7 Em ABm7 Em A Eu cheguei a deixar vestígios pra você me achar Bm7 Em Afoi assim que entreguei meu coração devagar Bm7 Em A Eu tentei te roubar aos poucos pra você notar Bm7 Em Aque fui eu te guardei onde ninguém vai tirar

PRÉ-RÉFRÃO

Bm7 Em A Bm7 Em ADo fundo dos meus olhos pra dentro da memória te levei amor você me tentou D G EmOh! Carla eu te amei como jamaisR A DE Um outro alguém vai te amarF G EmR Antes que o sol pudesse acordarà A DO Eu te amei Oh! Carla.

Page 42: Apostila de violão 2013.doc

Aonde Quer Que Eu Vá- Paralamas do Sucesso

Am C Am C Am C Am COlhos fechados pra te encontrar não estou ao seu lado mas posso sonharF Dm C G Am E aonde quer que eu vá levo você no olhar F Dm C G/B Amaonde quer que eu vá, aonde quer que vá

Am C Am C Am C Am CNão sei bem certo se é só ilusão se é você já perto se é intuiçãoF Dm C G Am E aonde quer que eu vá levo você no olharF Dm C G/B Amaonde quer que eu vá, aonde quer que eu vá

D Bm F#m G DLonge daqui, longe de tudo meus sonhos vão te buscar Bm F#m G DVolta pra mim, vem pro meu mundo eu sempre vou te esperar

>> Vocalização Bm F#m G F E>> Repete parte 2

F Dm C G/B AmLa, larara, larara, aonde quer que eu vá (2X)

Page 43: Apostila de violão 2013.doc

Hotel California – EaglesIntrod.: Bm F# A E G D Em F#

Verse 1

Bm F# On a dark desert highway, cool wind in my hair A Ewarm smell of colitas rising up through the airG D EmUp ahead in the distance, I saw a shimmering light my head grew heavy and my sight grew dimF#I had to stop for the nightBm F#There she stood in the doorway; I heard the mission bellA EAnd I was thinking to myself this could be heaven or this could be hellG DThen she lit up a candle, and she showed me the wayEm F#There were voices down the corridor, I thought I heard them sayChorus:G D F# BmWelcome to the Hotel California such a lovely place, such a lovely faceG D Em F#Plenty of room at the Hotel California any time of year you can find it here

Verse 2

Bm F#Her mind is Tiffany twisted, she got the Mercedes benz, uh!A EShe got a lot of pretty, pretty boys that she calls friendsG DHow they dance in the courtyard, sweet summer sweatEm F#Some dance to remember, some dance to forgetBm F#So I called up the captain, "Please bring me my wine," he saidA E"We haven't had that spirit here since nineteen sixty-nine"G DAnd still those voices are calling from far awayEm F#

Page 44: Apostila de violão 2013.doc

Wake you up in the middle of the night, just to hear them say

Chorus

Verse 3

Bm F#Mirrors on the ceiling, the pink champagne on ice, and she said,A E"We are all just prisoners here, of our own device"G DAnd in the master's chambers, they gathered for the feastEm F#They stab it with their steely knives, but they just can't kill the beastBm F#Last thing I remember, I was running for the doorA EI had to find the passage back to the place I was beforeG D"Relax" said the nightman, "We are programmed to receive"Em F#"You can check out anytime you like, but you can never leave"

Page 45: Apostila de violão 2013.doc

À Sua Maneira

intro: (Bm G D A) 4x

(Bm G D A Bm G D A)Ela dormiu no calor dos meus braçosE eu acordei sem saber se era um sonhoAlgum tempo atrás pensei em te dizerQue eu nunca cai nas suas armadilhas de amor

Naquele amor à sua maneiraPerdendo meu tempo a noite inteira

(Bm G D A) 2x

Bm G D A Bm G D ANão mandarei cinzas de rosasNem penso em contar os nossos segredosNaquele amor àsua maneiraPerdendo meu tempo a noite inteiraEla dormiu no calor dos meus braçosE eu acordei sem saber se era um sonhoAlgum tempo atrás pensei em te dizerQue eu nunca cai nas suas armadilhas de amorNaquele amor à sua maneiraPerdendo meu tempo a noite inteiraBm G D AA noite inteira (3X)BmEla dormiu no calor dos meus braços...

Page 46: Apostila de violão 2013.doc

O Granfino e o Caipira – Victor e Leo

e|-----------10--------10---------7---------10B|------8----------7----------8---------7-----G|----7---7------7---7------9---9-----7---7---

G CSou um homem da cidade tô chegando de viagem, vim buscar Am C Am C G DMinha moça, meu amor a mais linda desse interior G CSei que aqui há um caipira que os seus olhos não tira da princesa Am C Am C G F#Mas eu chego de carrão mostro o bolso e ganho o seu coração Bm G Em G Sou o tal caipira que o granfino falou não escondo a questão Em G D F#a moça é dona do meu coração Bm G Em G Ele acha que o dinheiro compra o amor mas se fosse fácil assim Em G Da moça nem olhava para mim

A BmEnquanto a gente briga por alguém a gente fica sem ninguém

A G A DApronta e insiste mas no fim das contas a moça desiste (2X) G CVou fazer de tudo um pouco já estou ficando louco de desejo Am C Am C G DPus o terno e a gravata falei com os seus pais mas deu em nadaG CÔ caipira, dá um tempo desse jeito não agüento a insistência Am C Am C G F#Só por causa de você ela não decide o que vai ser Bm G Em G Ô granfino, o nosso caso não tem solução ela gosta de cowboy Em G D F#com bota , espora e pinta de herói Bm G Em G Vou selar o meu cavalo e dizer adeus em seu lugar ia também Em G DEm busca de quem só lhe queira bemsolo: A Bm A G A D

Page 47: Apostila de violão 2013.doc

Por Você – Barão Vermelho

Introdução: E A E A (2X) E A E E7 D Por você eu dançaria tango no teto eu limparia os trilhos do metrô C D E Aeu iria a pé do Rio a Salvador E A E E7 D Eu aceitaria a vida como ela é viajaria à prazo pro inferno C D E Aeu tomaria banho gelado no inverno C#m A C#m B Por você eu deixaria de beber C#m A C#mpor você eu ficaria rico num mês B A E AEu dormiria de meia pra virar burguês B E B A Eu mudaria até o meu nome eu viveria em greve de fome B4 A/C# B4 E Adesejaria todo o dia a mesma mulher E A E A E A E APor você, por você por você, por você(mesma lógica)Por você conseguiria até ficar alegre pintaria todo o céu de vermelhoEu teria mais herdeiros que um coelhoEu aceitaria a vida como ela é viajaria à prazo pro inferno eu tomaria banho gelado no invernoEu mudaria até o meu nome eu viveria em greve de fome desejaria todo o dia a mesma mulher E A E A E A E APor você, por você por você, por você

(C#m A9 C#m B9) (2x) A ENananana....A B E B A Eu mudaria até o meu nome eu viveria em greve de fome B4 A/C# B4 E Adesejaria todo o dia a mesma mulher

E A E A E A E APor você, por você por você, por você

Page 48: Apostila de violão 2013.doc

Meu Erro – Paralamas do Sucesso

Introdução: (A E D)3x

A C#m D DmEu quis dizer você não quis escutar agora não peça não me faça promessas A C#m D DmEu não quero te ver nem quero acreditar que vai ser diferente que tudo mudouC#m F#m D Dm Você diz não saber o que houve de errado e o meu erro foi crer que estar ao seu lado A Ebastaria D A E D DmAh Meu Deus , era tudo que eu queria eu dizia o seu nome, não me abandone

(Parte 2): (mesma idéia)

Mesmo querendo eu não vou me enganar eu conheço os seus passos eu vejo os seus errosNão há nada de novo ainda somos iguais então não me chame não olhe pra trásVocê diz não saber o que houve de errado e o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastariaAh!meu Deus era tudo que eu queria eu dizia o seu nome não me abandoneA E D A E D Dm AJamais

Tente outra vez- Raul Seixas

Introdução: E D AA C G D AVeja, não diga que a canção está perdida, tenha em fé em Deus, tenha fé na vida,C G/B Am7 G Bm ETente ou...tra vez

A C G D ABeba, pois a água viva ainda está na fonte você tem dois pés para cruzar a ponteC G/B Am7 G G7Nada aca...bou, não não não não C BmTente, levante sua mão sedenta e recomece a andar C GNão pense que a cabeça agüenta se você parar, não não não não D C D F G D EHá uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira bailando no ar

Page 49: Apostila de violão 2013.doc

A C G D AQueira, basta ser sincero e desejar profundo você será capaz de sacudir o mundo, vaiC G/B Am7 GTente ou...tra vez A C G D ATente, e não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vidaC G/B Am7 GTente ou...tra vez (Repete Parte 2)

Exagerado- Barão Vermelho

Intro.: (G D C)

G D C G D C Em D Amor da minha vida daqui até a eternidade nossos destinos foram traçados C Am Bm Dna maternidade G D C G D CPaixão cruel, desenfreada te trago mil rosas roubadas Em D BPra desculpar minhas mentiras minhas mancadas

C D G D C Exagerado jogado aos teus pés eu sou mesmo exagerado

Em D C Am Bm Dadoro um amor inventado

G D C G D CEu nunca mais vou respirar se você não me notar Em D C Eu posso até morrer de fome se você não me amarEm Bm F F#m7E por você eu largo tudo vou mendigar, roubar, matarEm Bm F F#m7 BAté nas coisas mais banais pra mim é tudo ou nunca mais

Repete Refrão

Em Bm F F#m7 Em BmE por você eu largo tudo Carreira, dinheiro, canudo até nas coisas mais banaisF F#m7 BPra mim é tudo ou nunca maisRefrão

Page 50: Apostila de violão 2013.doc

Fácil- Jota Quest

Introdução: G, D/F#, F, C (2 vezes) G D/F# C9 BmTudo é tão bom, e azul e calmo como sempre C Bm AmOs olhos piscaram de repente, como num sonho, G D/F# C BmAs coisas são assim, quando se está amando, C Bm Am As bocas não se deixam um segundo, não tem fim

Em Bm C G Em Bm C D D4 DUm dia feliz, as vezes é muito raro, falar é complicado, quero uma canção

G D/F# F C Fácil, extremamente fácil, pra você e eu e todo mundo, canta junto

G D/F# F C Fácil, extremamente fácil, pra você e eu e todo mundo, canta junto

G D/F# C Bm C Bm AmTudo se torna claro, pateticamente pálido, e o coração dispara, se eu vejo o teu carro. G D/F# C Bm A vida é tão simples, mais dá medo de tocar, C Bm Amas mãos se procuram sós, como agente mesmo quis

Em Bm C GUm dia feliz, as vezes é muito raro,Em Bm C D D4 Dfalar é complicado, quero uma canção,Refrão

Page 51: Apostila de violão 2013.doc

Anexo II- Músicas Católicas

Nas Asas do SenhorCelina Borges

G DSei que os que confiam no Senhor Em CRevigoram suas forças, suas forças se renovam G D EmPosso até cair ou vacilar, mas consigo levantar CPois recebo dEle asas� Am Am/G D4E como águia, me preparo pra voar

G D/F# EmEu posso ir muito além de onde estou Em/D CVou nas asas do Senhor G/B Am D4O Teu amor é o que me conduz G D/F# EmPosso voar e subir sem me cansar Em/D CIr pra frente sem me fatigarG/E Am Am/G D4Vou com asas, como águia Em C D4Pois confio no Senhor!

C D B7Que me dá forças pra ser um vencedor Em Em/DNas asas do Senhor C D4Vou voar! Voar

Page 52: Apostila de violão 2013.doc

O Meu Lugar É o CéuDunga

Intro: Am G F F Am G F F CO meu lugar é o Céu GE lá que eu quero morar Am G FO meu lugar é o Céu Fm6E lá que eu quero morar

AmEu sei não vale a pena GTanta grana, poder, fama FPois isso tudo aqui vou deixar Am GE sei que lá no céu só chega aquele que na terra FSeus bens soube compartilhar Am GPor isso todo dia, dia-a-dia, a cada hora FEu sei com Deus eu posso contar Am GE a cada passo certo que eu der aqui na terra FMais perto Dele eu vou ficar

Dm G Dm CBuscar, bater, saber pedir e até mesmo suplicarDm GEu tenho um endereço C Bb F BbNo céu vou morar C Bb FEu tenho um lugar O meu lugar...

Page 53: Apostila de violão 2013.doc

Sonda-me

(Em Am D G Em Am D Em)Senhor,Eu sei que tu me sondasSei que também me conhecesSe me assento ou me levantoConheces meus pensamentosQuer deitado ou quer andandoSabes todos os meus passosE antes que haja em mim palavrasSei que tudo me conheces(E Am D G Em Am D Em)Senhor eu sei que tu me sondas (4 vezes) Refrão

(Em Am D G Em Am D Em)Deus, tu me cercastes em voltaTuas mãos em mim repousamTal ciência, é grandiosaNão alcanço de tão altaSe eu subo até o céuSei que ali também te encontroSe no abismo está minh'almaSei que aí também me amas

(E Am D G Em Am D Em)Senhor eu sei que tu me amas (4 vezes) Refrão

Vem Espírito

G C G Vem Espírito, Vem Espírito F Em7 Sozinho eu não posso mais (2x) F Em7 D G DSozinho eu não posso mais viver G D/F# Eu quero amar eu quero ser Em7 Bm7 Aquilo que Deus quer F Em7 Sozinho eu não posso mais...

Page 54: Apostila de violão 2013.doc

Eu Preciso de Você

D Bm G AEu preciso de você, você precisa de mim,D Bm G Anós precisamos de Cristo, até o fim. D Bm G ASem cessar, sem parar, sem vacilar, sem tremer, sem chorar.

Pelo Nome (As Muralhas Vão Cair)

(intro) G Am C9 G

G C9O mar vai se abrir pelo nome, A igreja atravessar pelo nome, G D9de pés enxutos vão estar pelo nome, pelo nome de Jesus. G C9As muralhas vão cair pelo nome, O inferno estremecer pelo nome , G D9 C9 D9 Gtodo mal vai sucumbir pelo nome, pelo nome de Jesus, pelo nome de Jesus.

(refrão 2x) G Am C9 G Am C9 G Canta Igreja, uma nova canção(pelo nome) e recebe do Espirito uma Nova Unção(pelo nome)

G C9Os Milagres vão surgir pelo nome, O Cego enxergar pelo nome, G D9O Paralítico vai andar pelo nome, pelo nome de Jesus. G C9O Leproso vai sarar pelo nome, todo sangue estancar pelo nome, G D9 C9 D9 Gtoda igreja vai louvar pelo nome, pelo nome de Jesus, pelo nome de Jesus.

Page 55: Apostila de violão 2013.doc

Move-te Em MimRCC

D G DO Espírito de Deus está neste lugar, G AO Espírito de Deus se move neste lugar. D GEstá aqui para consolar, D GEstá aqui para Libertar D A D D7Está aqui para guiar, o Espírito de Deus está aqui!

G A DMove-te em mim, move-te em mim, G AToca minha mente meu coração, F#m BmEnche minha vida do teu amor, Em A DMove-te em mim Deus Espírito, move-te em mim.

Renova-me

D G A D G Em ARenova-me, Senhor Jesus, já não quero ser igual. D G A D G Em ARenova-me, Senhor Jesus, põe em mim teu coração.

D A Bm F#m G Em APorque tudo que há dentro de mim necessita ser mudado, Senhor. D A Bm F#m G A DPorque tudo que há dentro do meu coração necessita mais de ti. (2x)

Page 56: Apostila de violão 2013.doc

Só Por Ti Jesus

D G F#m Bm

Só por ti Jesus, quero me consumir

Em G A D (G A)

Como vela que queima no altar, me consumir de amor

D G F#m Bm

Só em ti Jesus, quero me derramar

Em G A D (D7)

Como rio se entrega ao mar, me derramar de amor

G A

Pois tu és o meu amparo o meu refúgio

D A/C# Bm

És alegria de minh´alma

G A

Só em ti repousa a minha esperança

D A/C# Bm

Não vacilarei e mesmo na dor

Em G C A

Quero seguir até o fim.

D G F#m Bm

Só por ti Jesus, quero me consumir

Em G A D (G A)

Como vela que queima no altar, me consumir de amor

Page 57: Apostila de violão 2013.doc

Noites Traiçoeiras

E B C#m

Deus está aqui nesse momento

A F#m B

Sua presença é real em meu viver

E B C#m

Entregue a sua vida e seus problemas

A F#m B/Eb C#m

Fale com Deus, ele vai ajudar você ô ô ô

Pré- refrão

A

Deus te trouxe aqui

B E B/Eb C#m

Para aliviar os seus sofrimentos ô ô ô

A

É ele o autor da fé

B

Do princípio ao fim

E E7

em todos teus momentos ô ô ô

Refrão

A B

E ainda se vier noites traiçoeiras

Abm

Se a cruz pesada for

C#m

Cristo estará contigo

F#m B

O mundo pode até fazer você chorar

Page 58: Apostila de violão 2013.doc

E E7

Mas Deus te quer sorrindo ô ô ô

A B

E ainda se vier noites traiçoeiras

Abm

Se a cruz pesada for

C#m

Cristo estará contigo

F#m B

O mundo pode até fazer você chorar

A

Mas Deus te quer sorrindo

E B C#m Abm

Seja qual for o seu problema

A B E B

Fale com Deus, ele vai ajudar você

E B C#m Abm7

Após a dor vem a alegria

A B E B/Eb C#m

Deus é o amor Não te deixará sofrer ô ô ô

Page 59: Apostila de violão 2013.doc

Oração de São Francisco

BmG D A7 Bm

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz! (2X)

Em G Bm

Onde houver ódio que eu leve o amor;

Em G Bm

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

D A G

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

D A Bm

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;

Em G Bm

Onde houver erros, que eu leve a verdade;

Em G Bm

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

D A Bm

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

D A Bm

Onde houver trevas, que eu leve a luz!

BmG D A7

Ó Mestre, fazei que eu procure mais

D A Bm

Consolar que ser consolado;

Em G A7

Compreender que ser compreendido;

D A Bm

Amar que ser amado.

Page 60: Apostila de violão 2013.doc

D A Bm

Pois é dando que se recebe;

Em G A7

É perdoando que se é perdoado;

D A7 Bm D G Em A Bm

E é morrendo que se vive para a vida eterna!

Oração Pela Paz- Cristo quero ser instrumento

D Bm G Em

Cristo quero ser instrumento de tua paz e do teu...

A A9A D Bm

infinito amor onde houver ódio e rancor que eu

G Em A

leve a concórdia, que eu leve o amor

G A F#m

Onde há ofensa que dói.... que eu leve o perdão onde houver a

Bm Em A A9 D

discórdia, que eu leve a união e tua paz.

D Bm G Em

Onde encontrar um irmão a chorar de tristeza sem ter voz e

A A9A D Bm G Em

nem vez quero bem no seu coração semear alegria

A

pra florir gratidão REPETE REFRÃO

D Bm G Em

Mestre,que eu saiba amar compreender, consolar e dar

A D Bm

sem receber quero sempre mais perdoar trabalhar na

G Em A

conquista e vitória da paz

Page 61: Apostila de violão 2013.doc

Força e Vitória

Intro 2x: Bm7/4 Bm7 A/B A13 A Em7 F#4 F#7

Em A9

Todo joelho se dobrará

D7+ A/C# Bm

E toda língua proclamará

Em F# Bm

Que Jesus Cristo é o Senhor (2x)

Refrão:

Em Em/D A/C#

Nada poderá me abalar

D7+ A/C# Bm7

Nada poderá me derrotar

C#m7(b5) F#

Pois minha força e vitória

Bm A/C# B/Eb B7

Tem um nome É Jesus

Em Em/D A/C#

Nada poderá me abalar

D7+ D/F# G7+

Nada poderá me derrotar

C#m7(b5) F#

Pois minha força e vitória

Bm7 (Intro)

É Jesus

Page 62: Apostila de violão 2013.doc

Derrama o Teu Amor Aqui

Celina Borges

G D Em C

Senhor, eu quero obedecer a Tua voz

G D Em C

Derrama o Teu Espírito (uh, uh) sobre todos nós

G D Em C

Senhor, eu quero mergulhar, me comprometer

G D Em C

Entrar na intimida----de do Teu coração

D G

Derrama em nós Tua unção

G D

Derrama o teu amor aqui

Em

Derrama o teu amor aqui

C

Faz chover sobre nós Água Viva

G D

Derrama o teu amor aqui

Em

Derrama o teu amor aqui

C C D G/B C Am G/B C D

Faz chover sobre nós Água Viva

Page 63: Apostila de violão 2013.doc

Imenso AmorBanda Dominus

Tom: E

E C#mMaria, a mãe do meu Senhor. Maria, uma flor, imenso amor.A B7 Maria, Rainha da paz. Maria, rogai por nós ao Pai (2x)E C#m A B7 EPois aceitaste o que Deus traçou e se entregou em suas mãos. Bendita és C#m A B7mais que outra mulher, de Ti nasceu o Salvador.

Quem é Esta que avança como AuroraPadre Marcelo Rossi

Tom: E

Intro 2x: E B C#m A B

E B C#m BQuem é Esta que avança como Aurora. E B C#m BTemível como exército em ordem de batalha. E B C#m BBrilhante como o sol e como a lua. E B C#m BMostrando os caminhos aos filhos seus. E B C#m BAh, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor.E B C#m B Meu Espírito exultaE B C#m B E Em Deus, meu Salvador. (2x)

Page 64: Apostila de violão 2013.doc

Fico Feliz

Aline Barros

B E

Fico feliz de vir em tua casa

B F#

Erguer minha voz e cantar

B E

Fico feliz de vir em tua casa

B F# B

erguer minhas mãos e adorar (2X)

B E

Bendito é o nome do senhor

B F#

Bendito é o nome do senhor

B E F# B F#

Bendito é o nome do Senhor pra sempre (2X)

EM NOME DO PAI

A F#m D E A E

Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui

A F#m D E A A7

Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui

D E A F#m

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar

D E A A7

Estamos aqui Senhor, ao seu dispor

D E A F#m

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar

D E A E A

Te aclamar, Deus trino de amor.

Page 65: Apostila de violão 2013.doc

Servo Por Amor

Bm D

Numa noite de suor, sobre o barco em alto mar

A F#m G Bm

O céu começa a clarear, a tua rede está vazia

D A F#m

Mas a voz que te chama, te mostrará um outro mar

G D Em Bm

E sobre muitos corações a tua rede lançará.

Bm D A F#m G Bm

Doa a tua vida , como Maria, aos pés da cruz (e serás)

D A F#m G D Em A

Servo de cada homem, servo por amor, sacerdote da humanidade.

Bm D

Caminhavas no silêncio, esperando além da dor

A F#m G Bm

Que a semente que tu lançavas, num bom terreno germinasse.

D A Bm

Mas o coração exulta porque o campo já está dourado

G D Em Bm

O grão maduro pelo sol no celeiro pode entrar.

Cante a Paz

D Bm G A

Vamos cantar, cantar a paz do meu Senhor Jesus

D Bm G A

Deixar que o amor de Deus se torne em nossa vida luz

F#m Bm G A

É tão bom estar aqui, juntos louvando ao Senhor

F#m Bm G A

Soltar a nossa voz e assim exaltar o Deus de amor

Page 66: Apostila de violão 2013.doc

Consagração À Nossa Senhora

(intro) A C#m D E A E

A C#m

Ó minha Senhora e também minha mãe,

D E A F#m

eu me ofereço inteiramente... todo a vós.

Bm E A F#m

E em prova de minha devoção,

Bm E A E

eu hoje vos dou meu coração.

A

Consagro a vós meus olhos...

C#m

meus ouvidos... minha boca

D E A F#m

tudo o que sou desejo que a vós pertença

Bm E A F#m

incomparável mãe... guardai-me, defendei-me,

Bm E A F#m

como filho e propriedade ossa.Amém

Bm E A

Como filho e propriedade vossa. Amém.

Page 67: Apostila de violão 2013.doc

Pai NossoPadre Marcelo Rossi

G D/F# Em Pai Nosso que estais no céu,C D G D Ebº EmSantificado seja o Teu nome C Bm C7ME venha a nós o Teu reino, G Am D D7e seja feita a sua vontade

(refrão 2x)G Em C7M D G C7+Paaaaaai, meu Pai do Céu (meu Pai do Céu)

D Ebº Em D CEu quase me_esqueci (me esqueci) D Ebº Em D CQue Teu amor vela por mim (vela por mim) D Ge seja feito assim

(verso 2)G D Em O Alimento deste dia,C D G D Ebº Emdai-nos agora e sem....pre C7M Bm C7ME perdoai as nossas ofensas G Am D D7De um modo maior do que perdoamos.

(refrão 2x)

G Em C7M D G C7+Paaaaaai, meu Pai do Céu (meu Pai do Céu) D Ebº Em D CEu quase me_esqueci (me esqueci) D Ebº Em D CQue Teu amor vela por mim (vela por mim) D Ge seja feito assim

Page 68: Apostila de violão 2013.doc

(final)C Bm C GE não nos deixeis cair em tentaçãoC Bm C GMas livrai-nos de todo malC Bm C GLaia lalaiala laiala amém!!!