apostila - aula 04

14
Conteúdo Programático das Oficinas Profissionalizantes – MIT BR 2016

Upload: idecace

Post on 13-Apr-2016

125 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Material didático do curso de Iniciação profissional.

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila - aula 04

Conteúdo Programático das Oficinas Profissionalizantes – MIT BR 2016

Page 2: Apostila - aula 04

2SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Conteúdo Programático das Oficinas Profissionalizantes

1º Ciclo – Oficinas

AULA - 04

Page 3: Apostila - aula 04

Apresentação de Redação e Oratória.

Redação é o processo de redigir (escrever) um texto. É uma atividade presente na cultura civilizada desde a invenção da escrita, e atualmente considerada um campo profissional e artístico na literatura, na produção de roteiros, na elaboração de relatórios e documentos, na publicidade e no jornalismo — entre diversas outras áreas. Por extensão,

redação também é o termo usado no jargão jornalístico brasileiro para o ambiente de trabalho dos jornalistas de um veículo (jornal, revista, rádio e televisão).

Os três modos de redação: descrever, narrar, dissertar.

A descrição é uma caracterização: o redator apresenta características de alguma coisa: de uma pessoa, de um objeto, de uma paisagem, de um bicho, de uma planta, de um ser imaginário etc. - características percebidas que, com o texto, levam o leitor a perceber. A redação descritiva trabalha com a capacidade de percepção humana, enquanto sujeitos ao contato sensível com o mundo.

A descrição deve, pois, ir além do simples retrato: deve transmitir ao leitor uma visão pessoal ou uma interpretação do autor acerca daquilo que descreve, de modo a, por meio dos sentidos, nos transmitirem uma imagem singular, original e criativa. Mesmo que, salvo a técnica ou científica, toda descrição revela, em maior ou menor grau, a impressão do autor sobre aquilo que descreve.

Tradicionalmente, as descrições são classificadas pelo assunto que abordam. Nessa classificação, dois tipos se destacam: a descrição geográfica e o retrato. A descrição geográfica trata da aparência das coisas não humanas tal qual se dão à percepção. O retrato trata das aparências do ser humano, enquanto indivíduo ou tipo, tanto físicas como de caráter e ideologia.

Descrição objetiva: quando o objeto, o ser, a cena, a passagem são apresentadas como realmente são, concretamente.

3SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Page 4: Apostila - aula 04

Descrição subjetiva: quando há maior participação da emoção, ou seja, quando o objeto, o ser, a cena, a paisagem são transfigurados pela emoção de quem escreve.

Enquanto na descrição predominam os substantivos e adjetivos, a narração enfatiza o verbo, pois sua função é contar, relatar um fato ocorrido, presente ou por acontecer. A narrativa é uma descrição abstrata e complexa que substitui o objeto estático pela dinâmica do acontecimento. Na narrativa o objeto deixa de ser concreto e único para se transformar na relação factual entre sujeito e predicado.

A dissertação por sua vez, atinge uma complexidade lógica ainda maior, pois seu foco abandona o mundo concreto para se concentrar no plano dos significados. A dissertação expressa uma opinião, um ponto de vista, também chamado tese, um julgamento sobre o objeto descrito ou sobre o fato narrado. Não se passa a dissertação no mundo extenso, mas no foro íntimo do sujeito, a dissertação interpreta a realidade. A dissertação é o modelo de redação mais cobrado em provas de vestibulares no Brasil, sendo referenciada como redação dissertativa (ou texto dissertativo).

Dissertação argumentativa

Introdução Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

Desenvolvimento Defenda a sua tese apresentando idéias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.

ConclusãoRetome as idéias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

4SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Page 5: Apostila - aula 04

Revise o texto: Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se não existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias.

Passe o texto a limpo: Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

2. Oratória

Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso

e apurar as qualidades pessoais do orador que é a Oratória:

Para muitos autores, a oratória pode ser considerada uma arte, mas também uma ciência. Isto porque tem uma vertente objetiva, com características específicas, técnicas e regras que podem ser aprendidas; e uma vertente subjetiva, como a personalidade ou carisma.

A oratória é uma área que pode ser treinada e melhorada. Por esse motivo existem vários cursos de oratória, onde indivíduos aprendem diferentes técnicas. Esses cursos são muitas vezes frequentados por pessoas tímidas que não gostam ou não sabem falar em público, que querem melhorar a sua capacidade de persuasão ou simplesmente melhorar no âmbito profissional.

5SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Page 6: Apostila - aula 04

A oratória é muito importante para pessoas que atuam no âmbito jurídico. A oratória é fulcral para advogados, por exemplo.

Na literatura, as primeiras manifestações de eloquência surgiram com os poemas de Homero. No entanto, na área da oratória, ou seja, em discursos, só no século V a.C. apareceram os primeiros oradores exímios, como Péricles, por exemplo.

Na Grécia clássica, alguns dos principais oradores foram Lísias, Isócrates e Demóstenes. Este último era gago, mas com a sua força de vontade, trabalhou afincadamente nessa área. Chegou ao extremo de fazer discursos com pedras na boca para evoluir e obteve resultados, tendo se tornado em um dos maiores oradores gregos de todos os tempos.

Na oratória, como em qualquer forma de comunicação, existem cinco elementos básicos a considerar, muitas vezes expressos como;

"Quem diz – O quê - A quem - Por que meio - Com que efeitos?".

O propósito de falar em público pode variar, da simples transmissão de informações, à necessidade de motivar as pessoas a agir ou, simplesmente, contar uma história. Os bons oradores devem ser capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes e não apenas informá-los. Entre as personalidades que ficaram famosas pelos dotes como grandes oradores estão Demóstenes, Cícero, Padre António Vieira e Winston Churchill e Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. profere o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" em março de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington.

6SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Page 7: Apostila - aula 04

O estilo latino foi a principal forma de oratória no mundo até o início do século XX. Após a Segunda Guerra Mundial, começou uma depreciação gradual deste estilo. Com a ascensão do método científico e a ênfase num estilo "claro" e coloquial de falar e escrever, até a oratória formal se tornou menos refinada e ornamentada, embora ainda hoje os políticos possam progredir ou regredir nas suas carreiras com base no sucesso ou insucesso dos seus discursos. Abraham Lincoln, Adolf Hitler, Marcus Garvey, John F. Kennedy e Bill Clinton, todos devem grande parte do seu sucesso aos seus dons oratórios.

Bibliografia:

http://www.significados.com.br/oratoria/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Orat%C3%B3ria

Sugestão de materiais: Methodus (http://www.methodus.com.br/c/115/Dicas-para-falar-empublico.html)

7SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Page 8: Apostila - aula 04

01-APLICANDO ATIVIDADES

Data:____/_____/____Curso:__________________________ Centro Olímpico:_______________________

a) Fazer uma carta cujo titulo seja - “Daqui a dez anos” - descrevendo com detalhes o que você será e fará.

b) Pedir para cada aluno tirar uma fotografia “selfie” para anexar ao texto.

c) Desenvolver leitura para o exercício da oratória dos textos

abaixo;

1- DISSERAM QUE NA MINHA RUA TEM PARALELEPÍPEDO FEITO DE PARALELOGRAMOS. SEIS PARALELOGRAMOS TEM UM PARALELEPÍPEDO. MIL PARALELEPÍPEDOS TEM UMA PARALELEPIPEDOVIA. UMA PARALELEPIPEDOVIA TEM MIL PARALELOGRAMOS. ENTÃO UMA PARALELEPIPEDOVIA É UMA PARALELOGRAMOLÂNDIA?

2- NUM NINHO DE MAFAGAFOS, CINCO MAFAGAFINHOS HÁ! QUEM OS DESMAFAGAFIZÁ-LOS, UM BOM DESMAFAGAFIADOR SERÁ.

8SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Page 9: Apostila - aula 04

Aplicação do Texto – “Daqui a dez anos”

01-APLICANDO ATIVIDADES

Data:____/_____/____Nome:___________________________________________________________________Curso:__________________________ Centro Olímpico:_______________________Texto – “Daqui a dez anos”

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

Page 10: Apostila - aula 04

Brincando... SELFIE – “Daqui a dez anos”

02. SELFIE: Texto – “Daqui a dez anos”

Data:____/_____/____Nome:___________________________________________________________________Curso:__________________________ Centro Olímpico:_______________________

10SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

XEROX DA FOTO

Page 11: Apostila - aula 04

Brincando... Treinando a oratória

03. Dinâmica da leitura em publico

Data:____/_____/____Curso:__________________________ Centro Olímpico:_______________________Propor ao aluno que escolha alguns livros ou revista sobreposta à mesa, em seguida, peçam para escolherem uma matéria para lê-la em voz alta, com o objetivo de praticar a oratória de cada um.

Tirar foto dos alunos praticando a oratória.

11SCS – Setor Comercial Sul – Quadra 02, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711 – CEP 70.318-900

Tel (61) 3386-7087 - www.idecace.org.br

XEROX DA FOTO