aplicaÇÃo de produtos fitofarmaceuticos … · direÇao regional de agricultura e pescas do...

5
________________________________________________________________________________________ DIREÇAO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO SEDE: Rua Amato Lusitano, Lote 3 6000-150 CASTELO BRANCO TEL. + 351 272 348 600/73 | Fax. + 351 272 348 625 | EMAIL : [email protected] | www.drapc.min-agricultura.pt APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACEUTICOS Lei nº 26/2013 – Despacho nº 3147/2015 PROVA DE CONHECIMENTOS PARA MAIORES DE 65 ANOS 1. Introdução O disposto no n.º 8, Artigo 18.º, da Lei nº 26/2013, de 11 de abril, prevê que os aplicadores que à data de 16 de abril de 2013, tivessem completado mais de 65 anos de idade, poderiam adquirir a habilitação de aplicador de produtos fitofarmacêuticos se comprovarem ter obtido aproveitamento em prova de conhecimentos sobre essa matéria, dispensando as exigências gerais para os aplicadores de produtos fitofarmacêuticos. O Despacho nº 3147/2015, publicado no DR, 2ª série, nº 61, de 27 de março, vem estabelecer a estrutura e a metodologia da avaliação da prova de conhecimentos para aplicadores de produtos fitofarmacêuticos a que se refere o n.º 8, Artigo 18.º, da Lei nº 26/2013. 2. Destinatários A prova de conhecimentos referida no Despacho nº 3147/2015 destina-se àqueles que apliquem ou pretendam aplicar produtos fitofarmacêuticos de uso profissional e que, em 16 de abril de 2013, já tivessem completado os 65 anos de idade. Sempre que seja necessário serão promovidas pelos serviços competentes da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) ações de sensibilização (apresentações com uma duração máxima de 2 horas) destinadas ao esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas a avaliar. 3. Pedido de realização da prova Os interessados podem submeter-se a uma prova de conhecimentos requerendo a realização da mesma aos serviços regionais da DRAP Centro, mediante o preenchimento de um requerimento (modelo 1 em anexo) acompanhado de cópia dos documentos de identificação (BI ou Cartão de Cidadão e Nº de Contribuinte). Em caso de não ter obtido aproveitamento na prova de conhecimentos, o candidato poderá requerer nova avaliação através da apresentação do requerimento adequado para o efeito (modelo 2 em anexo). Os Delegados da DRAP Centro, atendendo à distribuição geográfica dos requerentes e ao nº de inscrições, irão calendarizar o nº de provas de avaliação de conhecimento. Desta calendarização serão notificados posteriormente os interessados mediante o recurso aos meios de contacto disponíveis, ou através de carta simples, ou afixação de avisos nas instalações da DRAP Centro, ou publicados na sua página web (http://www.drapc.min-agricultura.pt/). 4. Local de realização da prova A prova de avaliação de conhecimentos é realizada em local e instalações previamente propostos pelos Delegados da DRAP Centro, com base nos critérios referidos no nº anterior.

Upload: lamtruc

Post on 30-Jun-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

________________________________________________________________________________________

DIREÇAO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO

SEDE: Rua Amato Lusitano, Lote 3 6000-150 CASTELO BRANCO

TEL. + 351 272 348 600/73 | Fax. + 351 272 348 625 | EMAIL : [email protected] | www.drapc.min-agricultura.pt

APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACEUTICOS

Lei nº 26/2013 – Despacho nº 3147/2015

PROVA DE CONHECIMENTOS PARA MAIORES DE 65 ANOS

1. Introdução

O disposto no n.º 8, Artigo 18.º, da Lei nº 26/2013, de 11 de abril, prevê que os aplicadores que à data de 16 de abril de 2013, tivessem completado mais de 65 anos de idade, poderiam adquirir a habilitação de aplicador de produtos fitofarmacêuticos se comprovarem ter obtido aproveitamento em prova de conhecimentos sobre essa matéria, dispensando as exigências gerais para os aplicadores de produtos fitofarmacêuticos.

O Despacho nº 3147/2015, publicado no DR, 2ª série, nº 61, de 27 de março, vem estabelecer a estrutura e a metodologia da avaliação da prova de conhecimentos para aplicadores de produtos fitofarmacêuticos a que se refere o n.º 8, Artigo 18.º, da Lei nº 26/2013.

2. Destinatários

A prova de conhecimentos referida no Despacho nº 3147/2015 destina-se àqueles que apliquem ou pretendam aplicar produtos fitofarmacêuticos de uso profissional e que, em 16 de abril de 2013, já tivessem completado os 65 anos de idade.

Sempre que seja necessário serão promovidas pelos serviços competentes da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) ações de sensibilização (apresentações com uma duração máxima de 2 horas) destinadas ao esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas a avaliar.

3. Pedido de realização da prova

Os interessados podem submeter-se a uma prova de conhecimentos requerendo a realização da mesma aos serviços regionais da DRAP Centro, mediante o preenchimento de um requerimento (modelo 1 em anexo) acompanhado de cópia dos documentos de identificação (BI ou Cartão de Cidadão e Nº de Contribuinte).

Em caso de não ter obtido aproveitamento na prova de conhecimentos, o candidato poderá requerer nova avaliação através da apresentação do requerimento adequado para o efeito (modelo 2 em anexo).

Os Delegados da DRAP Centro, atendendo à distribuição geográfica dos requerentes e ao nº de inscrições, irão calendarizar o nº de provas de avaliação de conhecimento. Desta calendarização serão notificados posteriormente os interessados mediante o recurso aos meios de contacto disponíveis, ou através de carta simples, ou afixação de avisos nas instalações da DRAP Centro, ou publicados na sua página web (http://www.drapc.min-agricultura.pt/).

4. Local de realização da prova

A prova de avaliação de conhecimentos é realizada em local e instalações previamente propostos pelos Delegados da DRAP Centro, com base nos critérios referidos no nº anterior.

________________________________________________________________________________________

DIREÇAO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO

SEDE: Rua Amato Lusitano, Lote 3 6000-150 CASTELO BRANCO

TEL. + 351 272 348 600/73 | Fax. + 351 272 348 625 | EMAIL : [email protected] | www.drapc.min-agricultura.pt

Os Delegados procedem ao envio à Direção de Serviços de Desenvolvimento Agro-Alimentar, Rural e Licenciamento/Divisão de Desenvolvimento Rural (DSDARL/DDR) dos locais e datas de realização das provas, assim como do número de candidatos às mesmas.

Compete à Delegação, em tempo, disponibilizar o(s) avaliador(es) para a realização da avaliação.

5. Duração e avaliação da prova

A prova de conhecimentos é de natureza teórico-prática podendo ser escrita ou oral e não pode exceder 60 minutos se for de âmbito individual ou 120 minutos, no caso de se tratar de grupos de 10 requerentes. Considera-se que os requerentes têm aproveitamento na prova e que estão aptos para a atividade caso obtenham uma pontuação igual ou superior a 10 valores (em 20).

Após a prova será elaborada pelo avaliador a Ata relativa à avaliação, donde deverão constar:

• A identificação, carimbo e assinatura do avaliador;

• O enunciado da prova de avaliação;

• Pauta com o apuramento de resultados;

• Critérios aplicados nas perguntas constantes da prova de avaliação;

• Fundamentação das eventuais reprovações;

• Descrição de qualquer ocorrência de carater extraordinário.

No prazo de 10 dias após a realização da prova, deve a Delegação proceder ao envio do processo completo para a DSDARL/DDR a fim de se dar sequência à conclusão dos procedimentos com vista à emissão dos respetivos cartões de APF.

6. Prova de conhecimentos

Os requerentes devem, no dia da prova, ser portadores de documento de identificação válido e munir-se dos equipamentos de proteção individual (EPI) certificados para o efeito ou dos respetivos equipamentos de aplicação de fácil transporte, como sejam os de pulverização manual.

A prova de conhecimentos destina-se a avaliar a capacidade dos requerentes para analisar as seguintes matérias:

a) Identificar o meio de luta mais adequado para um determinado problema fitossanitário; b) Interpretar as componentes de um rótulo de uma embalagem de produto fitofarmacêutico; c) Regular um equipamento de aplicação; d) Efetuar o cálculo de concentração/dose e demonstrar conhecimento para preparação da calda bem como para a aplicação do produto fitofarmacêutico; e) Enumerar os procedimentos para limpeza do equipamento de aplicação, eliminação dos restos de calda e das embalagens vazias; f) Enumerar procedimentos de armazenamento e transporte dos produtos fitofarmacêuticos; g) Enumerar os princípios da proteção integrada.

________________________________________________________________________________________

DIREÇAO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO

SEDE: Rua Amato Lusitano, Lote 3 6000-150 CASTELO BRANCO

TEL. + 351 272 348 600/73 | Fax. + 351 272 348 625 | EMAIL : [email protected] | www.drapc.min-agricultura.pt

7. Custos do processo A prova de conhecimentos dos aplicadores com mais de 65 anos tem alguns custos associados a todo o processo inerente à obtenção do cartão de aplicador de produtos fitofarmacêuticos no valor global de 12,50€, em cujo montante já está incluída a emissão do respetivo cartão de APF (*).

Em caso de não ter obtido aproveitamento na prova de conhecimento, o candidato poderá requerer nova avaliação a qual terá um custo de 5,00€.

(*) Custos de acordo com o disposto no Anexo (Tabela I – Outros bens e serviços - Diversos) do Despacho nº 4186/2015, de 27 de abril.

___________________________________________________________________________________________________________

DIREÇAO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO

SEDE: Rua Amato Lusitano, Lote 3 6000-150 CASTELO BRANCO

TEL. + 351 272 348 600/73 | Fax. + 351 272 348 625 | EMAIL : [email protected] | www.drapc.min-agricultura.pt

Requerimento (Modelo 1)

Realização da Prova de Conhecimentos para obtenção da habilitação de Aplicador de

Produtos Fitofarmacêuticos prevista no Artigo 3º do Despacho nº 3147/2015, de 27 de março (Artigo 18º da Lei nº 26/2013, de 11 de abril)

Exma. Senhora

Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro

______________________________________________________________________, portador do

Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão nº ___________________, emitido pelo Arquivo de

Identificação de _______________________________, em ___ / ___ / _____, residente em

_______________________________________________________________ CP________ - _____

_______________________________; Freguesia _____________________________________

Concelho _______________________Tel. nº ______________, Contribuinte nº ________________,

Correio eletrónico __________________________________________________________ vem, nos

termos do nº 8, do artigo 18º, da Lei 26/2013, de 11 de Abril, conjugado pelo disposto no artigo 3º do

Despacho nº 3147/2015, de 27 de março, requerer a V. Ex.ª a realização de uma prova de

conhecimentos destinada à aquisição de habilitação para Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos,

declarando para esse efeito:

- Ter mais de 65 anos de idade em 16 de abril de 2013;

Pede deferimento.

___________________________________, ____ de __________________ de _________

O requerente

____________________________________________

Nota: Este requerimento pressupõe o pagamento de 10,03 € (inclui a emissão do cartão). Deve juntar ao mesmo a cópia do recibo (pagamento preferencialmente através transferência bancária ou de cheque emitido à ordem da Agência de Gestão da Tesouraria e da Divida Pública IBAN: PT50 078101120000000779369).

Anexa fotocópia do BI (ou Cartão de Cidadão) e Nº Contribuinte.

___________________________________________________________________________________________________________

DIREÇAO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO

SEDE: Rua Amato Lusitano, Lote 3 6000-150 CASTELO BRANCO

TEL. + 351 272 348 600/73 | Fax. + 351 272 348 625 | EMAIL : [email protected] | www.drapc.min-agricultura.pt

Requerimento (Modelo 2)

Realização da Prova de Conhecimentos para obtenção da habilitação de Aplicador de

Produtos Fitofarmacêuticos prevista no Artigo 3º do Despacho nº 3147/2015, de 27 de março (Artigo 18º da Lei nº 26/2013, de 11 de abril)

Exma. Senhora

Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro

______________________________________________________________________, portador do

Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão nº ___________________, emitido pelo Arquivo de

Identificação de _______________________________, em ___ / ___ / _____, residente em

_______________________________________________________________ CP________ - _____

_______________________________; Freguesia _____________________________________

Concelho _______________________Tel. nº ______________, Contribuinte nº ________________,

Correio eletrónico ___________________________________________________ não tendo obtido

aproveitamento na anterior avaliação, vem, nos termos do nº 8, do artigo 18º, da Lei 26/2013, de 11

de Abril, conjugado pelo disposto no artigo 3º do Despacho nº 3147/2015, de 27 de março, requerer

a V. Ex.ª a realização de uma nova prova de conhecimentos destinada à aquisição de habilitação

para Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos, declarando para esse efeito:

- Ter mais de 65 anos de idade em 16 de abril de 2013;

Pede deferimento.

___________________________________, ____ de __________________ de _________

O requerente

____________________________________________

Nota: Esta nova prova de avaliação pressupõe o pagamento de 5,00 €. Deve juntar ao mesmo a cópia do recibo (pagamento preferencialmente através transferência bancária ou de cheque emitido à ordem da Agência de Gestão da Tesouraria e da Divida Pública IBAN: PT50 078101120000000779369).

Anexa fotocópia do BI (ou Cartão de Cidadão) e Nº Contribuinte.