aperfeiÇoamento da fÁbrica de software do pet-si:...

1
APERFEIÇOAMENTO DA FÁBRICA DE SOFTWARE DO PET-SI: ESTUDO DE CASO NO SUDESTE PET 2014 Gustavo Sucupira Oliveira 1 , Jeferson da Silva Leonardo¹, Sérgio Manuel Serra da Cruz 2 1 - PET SI - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro 2 - PPGMMC - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro {gustavo.jeferson, serra}@pet-si.ufrrj.br INTRODUÇÃO O termo software factory foi empregado pela primeira vez em 1969 no Japão, mas só começou a ficar popular no início dos anos 90. A ideia era aplicar conceitos da indústria em geral em ambientes de desenvolvimento de software, de forma a aumentar a produtividade e diminuir prazos e custos (Brandão, 2006). Este trabalho tem como objetivo propor o aperfeiçoamento da FS do PET-SI, (CRUZ et al, 2013 e SUCUPIRA et al 2013), através da adoção da metodologia tradicional de uma FS combinando-a com Modelos Incrementais de Processos (MIP). MPI define modelos de processos destinados a produzir o software incrementalmente (Pressman, 2006). O intuito de utilizar FSMIP (Fábrica de Software baseada em Modelos Incrementais de Processos) é ter um software funcional em um curto prazo de tempo, melhorando-o de forma incremental. O produto gerado foi o sítio do evento SudestePET 2014 utilizando ajuda das redes sociais para divulgação. MÉTODOS Modelos Incrementais de Processos; RAD (Rapid Application Development) como Modelo de Processo; Uso das redes sociais como ferramenta de divulgação. RESULTADOS O PET-SI por meio da FSMPI desenvolveu o ambiente web do evento SudestePET 2014 (Figura 1) em um mês (Dezembro/2013 a Janeiro/2014): Figura 1. (r1.ufrrj.br/petsi/sudestepetrj2014/) Após o desenvolvimento do sistema foi desenvolvida uma fan page no Facebook (Figura 2) que impulsionou a divulgação da página. No mês de Abril a página chegou a 866 Curtidas: Figura2. (Gráfico de acompanhamento da fan page do Sudeste PET) CONCLUSÃO Neste trabalho relatamos um pequeno estudo de caso visando o aperfeiçoamento da Fábrica de Software do PET-SI usando abordagens incrementais de processos. Os primeiros resultados, até o momento foram bons, o tempo de desenvolvimento do sistema Web foi reduzido e o envolvimento dos petianos foi maior que nos desenvolvimento dos outros produtos. A metodologia permitiu que os petianos do curso Sistemas de Informação da UFRRJ verificassem com se produz um software quando há necessidade de rapidez na entrega. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Pressman, R., Engenharia de Software . McGraw-Hill, 2006. 711p. CRUZ, S.M.S, QUISPE, F. SUCUPIRA, G. LEONARDO, J, MATHAEUS, L, MONSORES, L. F., YAGUI, M., CHAN, V., LIMA, Y. “Relato De Um Experimento Piloto De Uma Fábrica De Software Baseada Em Métodos Ágeis.“ XVIII Encontro Nacional Dos Grupos PET – ENAPET 2013– Recife – PE Cruz S.M.S., Sucupira, G. Quispe, F. Monsores, L. “PRIMEIROS ESTUDOS EMPÍRICOS SOBRE UMA FÁBRICA DE SOFTWARE BASEADA EM MÉTODOS ÁGEIS NO PET-SI/UFRRJ“. I Reunião Anual de Iniciação Científica - I RAIC 2013 – UFRRJ

Upload: others

Post on 05-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: APERFEIÇOAMENTO DA FÁBRICA DE SOFTWARE DO PET-SI: …r1.ufrrj.br/petsi/wp-content/uploads/2013/11/Poster_Sud... · 2014-04-24 · APERFEIÇOAMENTO DA FÁBRICA DE SOFTWARE DO PET-SI:

APERFEIÇOAMENTO DA FÁBRICA DE SOFTWARE DO PET-SI: ESTUDO DE CASO NO SUDESTE PET 2014

Gustavo Sucupira Oliveira1, Jeferson da Silva Leonardo¹, Sérgio Manuel Serra da Cruz2

1 - PET SI - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro 2 - PPGMMC - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

{gustavo.jeferson, serra}@pet-si.ufrrj.br

INTRODUÇÃO

O termo software factory foi empregado pela primeira vez em 1969 no Japão, mas só começou a ficar popular no início dos anos 90. A ideia era aplicar conceitos da indústria em geral em ambientes de desenvolvimento de software, de forma a aumentar a produtividade e diminuir prazos e custos (Brandão, 2006). Este trabalho tem como objetivo propor o aperfeiçoamento da FS do PET-SI, (CRUZ et al, 2013 e SUCUPIRA et al 2013), através da adoção da metodologia tradicional de uma FS combinando-a com Modelos Incrementais de Processos (MIP). MPI define modelos de processos destinados a produzir o software incrementalmente (Pressman, 2006).

O intuito de utilizar FSMIP (Fábrica de Software baseada em Modelos Incrementais de Processos) é ter um software funcional em um curto prazo de tempo, melhorando-o de forma incremental. O produto gerado foi o sítio do evento SudestePET 2014 utilizando ajuda das redes sociais para divulgação.

MÉTODOS

• Modelos Incrementais de Processos;

• RAD (Rapid Application Development) como Modelo de Processo;

• Uso das redes sociais como ferramenta de divulgação.

RESULTADOS

• O PET-SI por meio da FSMPI desenvolveu o ambiente web do evento SudestePET 2014 (Figura 1) em um mês (Dezembro/2013 a Janeiro/2014):

Figura 1. (r1.ufrrj.br/petsi/sudestepetrj2014/)

• Após o desenvolvimento do sistema foi desenvolvida uma fan page no Facebook (Figura 2) que impulsionou a divulgação da página. No mês de Abril a página chegou a 866 Curtidas:

Figura2.

(Gráfico de acompanhamento da fan page do Sudeste PET)

CONCLUSÃO

Neste trabalho relatamos um pequeno estudo de caso visando o aperfeiçoamento da Fábrica de Software do PET-SI usando abordagens incrementais de processos. Os primeiros resultados, até o momento foram bons, o tempo de desenvolvimento do sistema Web foi reduzido e o envolvimento dos petianos foi maior que nos desenvolvimento dos outros produtos. A metodologia permitiu que os petianos do curso Sistemas de Informação da UFRRJ verificassem com se produz um software quando há necessidade de rapidez na entrega.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Pressman, R., Engenharia de Software . McGraw-Hill, 2006. 711p. CRUZ, S.M.S, QUISPE, F. SUCUPIRA, G. LEONARDO, J, MATHAEUS, L, MONSORES, L. F., YAGUI, M., CHAN, V., LIMA, Y. “Relato De Um Experimento Piloto De Uma Fábrica De Software Baseada Em Métodos Ágeis.“ XVIII Encontro Nacional Dos Grupos PET – ENAPET 2013– Recife – PE Cruz S.M.S., Sucupira, G. Quispe, F. Monsores, L. “PRIMEIROS ESTUDOS EMPÍRICOS SOBRE UMA FÁBRICA DE SOFTWARE BASEADA EM MÉTODOS ÁGEIS NO PET-SI/UFRRJ“. I Reunião Anual de Iniciação Científica - I RAIC 2013 – UFRRJ