anuÁrio 2abp2002.org/wp-content/uploads/2019/05/abp-anuario-2018.pdf3 nossa histÓria depois do...

15
ABP ESPORTE, EDUCAÇÃO E CULTURA Desde 2.002 promovendo uma nova gestão! ANUÁRIO 2.018 Relatório Circunstanciado de Atividades

Upload: others

Post on 26-Jan-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • ABP ESPORTE, EDUCAÇÃO E CULTURADesde 2.002 promovendo uma nova gestão!

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 2PALAVRA DA PRESIDENTE

    São mais de uma década e meia de um sonho realizado.

    O sonho, vindo da necessidade de auxiliar a sociedade parapuense através de projetos e programas sólidos, programados e sistemáticos.

    Foram mais de 140 ações oficiais auxiliando e promovendo o bem estar, não só a população de Parapuã, mas também de todo Estado de São Paulo.

    Agora uma nova jornada se apresenta. A Brancas & Pretas evoluiu, cresceu e tornou-se referência, transformando-se na ABP Esporte, Educação e Cultura.

    Somos uma organização mais ampla, de ações em diversos setores, com inúmeras parcerias e ações, das quais se destacam em 2018:

    * Gestão do Circuito Oeste Paulista de Damas;* Cursos de Formação de Árbitros;* Visitas de intercâmbio técnico pedagógicos;* Programa Aprender Brincando.

    Ana Paula Freitas Souza

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 3NOSSA HISTÓRIA

    Depois do surgimento do jogo de damas em Parapuã, em março de 1.993 surgiu a necessidade de aprimorar e profissionalizar as ações propostas na modalidade. Então foi fundada em 20 de agosto de 2.002 com o nome de Academia Brancas & Pretas a hoje ABP Esporte, Educação e Cultura.

    Com o objetivo de desenvolver ações de esporte os parapuenses Sidnei Oliveira Souza, Ana Paula Freitas Souza, Eduardo Michel Vieira Gomes, o atual presidente da Federação Paulista de Damas (FPJD) Roberto Telles de Souza, em reunião definiu todo planejamento da fundação, documentação e ações propostas pela organização. O então presidente da FPJD Lélio Marcos Luzes Sarcedo não esteve presente na reunião, portanto também fez parte desse processo de fundação da ABP.

    A primeira diretoria da ABP contou com Sidnei Oliveira Souza como presidente e desenhou um plano de ação moderno, pautado por um novo conceito na gestão do esporte, as ações da ABP se tornaram ininterruptas desde 2.002, com projetos e programas se tornando referência em nível nacional.

    Desde então a ABP já promoveu mais de 120 eventos oficiais, que beneficiou mais 5.000 participantes, dentre os quais destaques para eventos de jogo de damas, xadrez e capoeira e cursos de qualificação de pessoas. Todo o fomento para a realização desses eventos foram através de parcerias realizadas com 19 municípios, unidades de ensino e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

    Atualmente a ABP possui um grande acervo de material de jogo e material didático para um trabalho simultâneo com 90 pessoas, dando total autonomia para que essas parcerias sejam cada vez maiores e eficientes.

    Foto ao final da reunião que definiu o planejamento da fundação da ABP. A reunião aconteceu no Hotel Eldorado, em Osvaldo Cruz, durante as disputas dos Jogos Regionais de 2002.

    Da E > D: Sidnei Souza, Roberto Telles, e Eduardo Michel. Foto tirada por Ana Paula Freitas, outra integrante da reunião.

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 4

    A volta de Parapuã na disputa da final estadual dos Jogos Escolares após doze anos não poderia ser melhor. A E.E. Profª Maria Helena Basso Antunes brilhou nas disputas da damas na final estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, categoria mirim.

    A equipe masculina conquistou a medalha de ouro de forma invicta, vencendo as cinco partidas disputadas. E para completar a festa a equipe feminina também brilhou conquistando a medalha de prata.

    A descentralização do programa CTPDX (Centro de Treinamento Público de Damas e Xadrez) de Parapuã em 2018 oportunizou que o trabalho de formação de atletas beneficiasse diretamente as escolas estaduais do município, através de formação de turmas de treinamento das escolas, e assim, um trabalho técnico específico com os atletas.

    Parabéns aos vencedores por essa grande conquista!MASCULINO FEMININOPedro Henrique S. Freitas Maria Eduarda SimplícioEdson Makoto Murakami Vitória Santos MagalhãesAndrey de Souza Ana Lívia Santos FreitasAdrian Gustavo Sicoli Natali Gabriele SantosAdriano Alberto Rocha Ana Clara França Silva

    A equipe foi dirigida em todas as fases pela professora Catita Alves.

    A ABP Esporte, Educação e Cultura esteve responsável pelo desenvolvimento técnico das equipes através do projeto CTPDX.

    Além das atividades práticas a ABP disponibiliza material esportivo e didático aos beneficiados.

    É CAMPEÃO!!!

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 5

    VISITA HISTÓRICA

    A ABP Esporte, Educação e Cultura, através de seu Coordenador de Eventos, Sidnei Oliveira Souza, esteve em Amparo, para uma visita mais que especial.

    O mestre internacional Carlos Alberto Ferrinho, uma lenda viva mundial do jogo de damas e um dos grandes responsáveis pela unificação da regras da damas de 64 casas no idos anos 60, juntamente com o soviético Waldemar Bakumenko, e o brasileiro Geraldino Izidoro.

    Toda essa gestão desses três pioneiros e visionários proporcionou que a Federação Mundial levasse o jogo de damas de 64 casas a possuir uma organização mundial, proporcionando a todos, por exemplo, a realização de Campeonatos Mundiais da modalidade.

    Ferrinho é português, nascido em Leiria, tem 92 anos e uma gigantesca história prestada ao nosso esporte. Teve e nos apresentou as colunas que mantinha no jornal O Estado de São Paulo, nos final dos anos 60.

    Possui dezenas de publicações dentre as quais se destacam “A Teoria da Oposição” e “Bloqueios e Envolvimentos”, duas conceituais publicações que mostram muitos segredos do jogo de damas.

    Foram horas extremamente agradáveis na presença da história viva do damismo brasileiro e mundial, que rendeu uma entrevista exclusiva, que foi divulgada em texto para todo o Brasil.

    Esse intercâmbio foi de grande importância para o direcionamento das ações futuras da ABP nas questões, principalmente, relevantes a organização de eventos.

    Agradecimentos ao amigo Laércio Gomes, amigo particular de Ferrinho, e que intermediou esse encontro.

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 6

    Sidnei Oliveira Souza, coordenador de Eventos e Projetos da ABP Esporte, Educação e Cultura esteve por três ocasiões reunido com o presidente da Federação Paulista de Jogo de Damas, Roberto Telles de Souza, onde foi debatido inúmeros assuntos em prol da modalidade para o Estado de São Paulo, no ano de 2019.

    No primeiro encontro, na cidade de Santo André, muito foi debatido sobre a estruturação da Federação e como essa pode vir de encontro com as estruturas existentes no Estado, principalmente no interior paulista.

    Já no segundo encontro, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, os temas foram relativos a estruturação de eventos e fomento da modalidade através de eventos e projetos sócio educacionais por todas as regiões esportivas do Estado de São Paulo, onde a ABP Esporte, Educação e Cultura é referência.

    No terceiro encontro, realizado na primeira quinzena de novembro, durante os Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo, acontecido em São Carlos, ficou definido a estratégia de ação da modalidade de damas no Estado de São Paulo, para o ano de 2.019, onde a FPJD nomeou a ABP como gestora administrativa do Campeonato Paulista de Damas 2019, lançado durante os Jogos Abertos.

    A ABP estará na gestão administrativa do evento, principalmente devido a experiência da organização em promoção de eventos de rendimento. A FPJD pautou na escolha, também pela plenitude de documentações necessárias apresentadas, visando uma lisura e transparência na prestação de contas, junto ao evento e aos municípios franqueados.

    Segundo Roberto Telles, que considera a ABP e seus projetos uma organização referência nacional no desenvolvimento do jogo de damas no Brasil, os encontros foram muito válidos, pois possibilita a FPJD propor uma pauta estadual de ações para o biênio 2019/2020.

    ENCONTRO COM FPJD

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 7

    ABP NO PARANÁ

    A ABP Esporte, Educação e Cultura, através de seu Coordenador de Eventos e Projetos, Sidnei Oliveira Souza, esteve representada no Paraná, mais precisamente no município de Francisco Beltrão.

    Sidnei Souza, que é o Diretor do Departamento Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Jogo de Damas promoveu o Curso de Formação de Árbitros da CBJD, onde capacitou dezesseis pessoas no objetivo de reiniciar o movimento damístico no Paraná, que outrora foi muito conhecido entre os damistas do Brasil.

    Como primeira ação foi desenvolvido o curso de formação de árbitros.

    Além do Curso, também foi realizado uma competição damística nos Jogos da universidade, a primeira competição oficial de damas no Estado do Paraná após 12 anos inativos.

    O intercâmbio de informações com o movimento e representante do xadrez paranaense foi muito importante, visto que o xadrez é uma das mais fortes e atuantes modalidades no Estado.

    Em 2019 haverá a sequência desse trabalho.

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 8

    Sim. O jogo de damas é a modalidade esportiva mais vencedora da história esportiva de Parapuã. São números respeitáveis, que se evidencia ainda mais considerando Parapuã ser um município de pequeno porte.

    E 2.018 não foi diferente, com a modalidade competição e conquistando a medalhas bronze nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, acontecido em Marília, SP. Acompanhe:

    JOGOS REGIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO2018 – Medalha de bronze2017 – Medalha de ouro2016 – Medalha de ouro2015 – Medalha de prata (1ª divisão)2014 – Medalha de ouro2013 – Medalha de prata (1ª divisão)2012 – Medalha de prata2011 – Medalha de ouro2010 – 4º Lugar2009 – Medalha de prata2008 – Medalha de ouro2007 – Sem participação2006 – Sem participação2005 – Medalha de bronze2004 – 4º Lugar2003 – 4º Lugar

    JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO2018 – Medalha de ouro na final estadual mirim masculino (E.E. Maria Helena Basso Antunes)2018 – Medalha de prata na final estadual mirim feminino (E.E. Maria Helena Basso Antunes)2009 – Medalha de bronze na final estadual mirim masculino (E.E. Maria Helena Basso Antunes)

    JOGOS ABERTOS DA JUVENTUDE – FINAL ESTADUAL2017 – 4º Lugar2011 – 6º Lugar2008 – Medalha de bronze

    JOGOS DA JUVENTUDE – FINAL REGIONALTítulos em 2018, 2017, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006, 2005 e 2004.

    JOGO DE DAMAS DE PARAPUÃ ÉMODALIDADE ESPORTIVA MAIS VENCEDORA

    DA HISTÓRIA DE PARAPUÃ

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 9

    O DOU (Diário Oficial da União) de 27 de dezembro de 2018 publicou os clubes e entidades nomeados pelo Ministério do Esporte como Guardiões Nacionais da Tocha Oficial dos Jogos Panamericanos Rio 2007. E a ABP está nesse seleto grupo de 21 clubes e entidades de grandeza nacional, dentre eles o Sport Club Corinthians Paulista, Minas Tênis Clube e diversas Confederações Nacionais de modalidade.

    Em edital de chamamento público a ABP apresentou a teve toda sua documentação e projeto de divulgação aprovados, e agora aguarda chamado do Ministério para assinatura do Termo de Cooperação e posse do item. Segundo o Ministério do Esporte, a parceria objetiva contribuir para disseminação da memória e dos princípios derivados de megaeventos esportivos realizados na história recente do Brasil. Além disso, o edital reconhece a importância das organizações da sociedade civil (OSC) para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.

    A realização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Rio 2007 reforçou a imagem do Brasil como organizador de grandes eventos esportivos e abriu caminho para a bem-sucedida candidatura do Rio como cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Nesse sentido, a manutenção da memória da realização de eventos com elevada magnitude para o mundo esportivo, como são os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, integra o legado que todos os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional do Desporto devem defender.

    E se há um elemento que representa de forma clara o legado do Pan é sua tocha, que transportou a chama olímpica, símbolo da paz e dos princípios que envolvem a prática esportiva.

    Confira abaixo a lista completa e oficial dos clubes e entidades nomeados:

    Confederação Brasileira de Remo; Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno; Confederação Brasileira de Levantamento de Peso; Confederação Brasileira de Basketball; Confederação Brasileira de Judô; Confederação Brasileira de Canoagem; Comitê Brasileiro de Clubes; Mackenzie Esporte Clube; Tijuca Tênis Clube; Recreio da Juventude; Minas Tênis Clube; Sociedade Recreativa Mampituba; Olympico Club; Associação Comercial e Industrial de Florianópolis; IOK – Instituto Olga Klos de Inclusão Cultural; Associação Esportiva Janeth Arcain; ABP Esporte, Educação e Cultura; Sport Club Corinthians Paulista; Associação Argos; IDEC Instituto para Desenvolvimento do Esporte e da Cultura; Associação Desportiva Facex.

    GUARDIÃ NACIONAL!

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 10

    A doze anos atrás, mas precisamente em março de 2.007, nascia uma iniciativa que mudaria a rotina dos alunos da rede municipal de ensino de Parapuã. Nascia, em parceria da ABP com a então Escola Estadual Profª Zizi Pereira de Souza, o Programa Aprender Brincando. O programa utiliza o jogo de damas como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento educacional do aluno promovendo uma aula com atividades de damas por semana.

    Tido por muitos como uma prazerosa recreação e diversão, o jogo de damas vai muito além disso, incutando inúmeros benefícios a quem pratica. Uma prática sistemática e metodológica, trás benefícios educacionais, sociais e individuais para toda vida ao beneficiado. Cientificamente é comprovado os benefícios do jogo de damas. São 18 faculdades humanas na qual o jogo age, dos quais, memória, raciocínio lógico, concentração, visualização, associação, cálculo, criatividade, perseverança, calma, atenção, dentre outros.

    Socialmente e individualmente o jogo de damas é uma eficiente ferramenta do inclusão pois desenvolve o respeito as regras, a integração com adulto e família (visto que o jogo de damas é sempre uma diversão garantida na família), a universalização participativa (pois a idade, sexo, tamanho, peso, e outras individualidades não são decisivas no resultado), a modéstia, a honestidade, a expansão da aceitação, a elevação da auto estima, dentre outros.

    No que tange ao desenvolvimento educacional o jogo trás também inúmeros benefícios, que podem ser evidenciados nos alunos beneficiados, como a capacidade de análise e síntese, a estruturação do raciocínio, desenvolvimento de hipóteses, os resultados do efeito ação e reação, dentre outros.

    Em 2.018 o programa atendeu e beneficiou 350 alunos da rede pública municipal de educação em Parapuã, através de termo de colaboração com a Prefeitura de Parapuã.

    PROGRAMA APRENDER BRINCANDOO Programa Aprender Brincando realiza ações de auxílio ao desenvolvimento educacional, utilizando o jogo de damas como ferramenta, e em 2018 beneficiou 350 alunos da rede pública municipal de ensino.

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 11

    O COP veio a vida em 2.004, para colocar uma nova frente de disputa e intercâmbio dos damistas da região. A proposta foi de resultados extremanete expressivos durante os 14 anos de atividades do evento, e após 84 etapas e mais de 5.000 participações, muitos foram os resultados positivos que comprovam a eficiência do evento para nossa região e nossa modalidade, com destaque para:** Elevou a damas do oeste paulista da mais fraca tecnicamente do Estado em 2004, na maior formadora de talentos do Brasil;** O damista Nadim Yehia Naufal, em 2007, foi o primeiro paulista campeão brasileiro desde Lélio Marcos Luzes Sarcedo, em 1975;** Damistas da região co destaques e títulos nas maiores competições nacionais de menores, com Leandro “Leleco” Bezerra, Wesley Diego, Nadim Naufal, Diogo Ferreira, Danilo Bomfim, Carlos William Santos Rocha, dentre outros;** O feminino da região sempre teve destaque entre as melhores do país, com as irmãs Calazans (Carina e Carla), Daiane Sabino Russo, Fernanda Mazzaro Mucillo, dentre outras.** Diversos damistas do oeste paulista representou brilhantemente o Brasil em competições internacionais, algo totalmente impensado antes do COP:** Wesley Diego Souza Silva foi 5º melhor damista do mundo até 23 anos em 2010;** Diogo Menezes Ferreira foi vice campeão panamericano até 18 anos;** Mário Ramos Sobrinho representou o Brasil na Copa do Mundo de Damas 2018;** Nadim Yehia Naufal disputou inúmeros Campeonatos Mundiais de Menores na carreira;** Mário Ramos Sobrinho e Nadim Yehia Naufal representaram o Brasil em diversos Opens Internacionais, como Salou Open (Espanha) e Curaçao Open (Curaçao), dentre outros.

    Em 2.018 a ABP Esporte, Educação e Cultura realizou 09 etapas do evento, beneficiando 583 damistas de 12 municípios do Estado. Desses 32 fazem parte das escolas de damas da ABP.

    07 municípios receberam as etapas, que movimentaram mais de R$ 15 mil, e incluiu 39 novos damistas no Ranking Nacional da modalidade.

    MAIS UM ANO PROMOVENDOO COP

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 12

    O COP em 2.018 mais uma vez foi o centro das ações do jogo de damas no Oeste Paulista, e a estrutura das escolas de damas da ABP Esporte, Educação e Cultura mais uma vez participou e mostrou a eficiência do trabalho desenvolvidos em seus programas, Centro de Treinamento Público e Aprender Brincando.

    Foram 104 medalhas conquistadas das 270 premiações distribuídas nas 09 etapas realizadas.

    1ª etapa – maio – Parapuã – 14 medalhas2ª etapa – maio – Araçatuba – 09 medalhas3ª etapa – junho – Junqueirópolis – 11 medalhas4ª etapa – junho – Osvaldo Cruz – 18 medalhas5ª etapa – junho – Birigui – 07 medalhas6ª etapa – agosto – Parapuã – 16 medalhas7ª etapa – setembro – Coroados – 08 medalhas8ª etapa – novembro – Parapuã – 12 medalhas9ª etapa – novembro – Junqueirópolis – 09 medalhas

    CONQUISTAS NO COP

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 13

    O FESTDamas desenvolveu ações de jogo de damas de forma recreativa e participativa durante todo ano de 2.018 em Parapuã, movimentando mais de 500 participantes em todas as edições do evento.

    Aconteceram nas unidades de ensino municipais, com o grande evento final em dezembro, nas comemorações do aniversário do município.

    A organização e pessoal de logística ficou sob responsabilidade da ABP Esporte, Educação e Cultura.

    FEST DAMAS EM PARAPUÃ

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

  • 14

    Audiência oficial junto ao secretário estadual de esporte, Sr. Paulo Maurino, na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, para tratar de assuntos de interesse público de esporte para a região do Oeste Paulista.

    VISITAS E AUDIÊNCIAS 2018

    ANUÁRIO 2.018Relatório Circunstanciado de Atividades

    Audiência oficial junto ao deputado estadual, Sr. Roque Barbiere (Roquinho) no gabinete do deputado, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para tratar de assunto inerente ao desenvolvimento do esporte intelectual.

    Audiência oficial junto ao deputado estadual, Sr. Mauro Bragato, no gabinete regional do deputado, em Presidente Prudente, para tratar de assunto inerente ao desenvolvimento do esporte intelectual.

  • Informativo oficial:ABP ESPORTE, EDUCAÇÃO E CULTURA

    Marginal Casul, 1.550 – Sala 12 – Ginásio Municipal de EsportesParapuã – SP – 17.730-000

    Mais notícias e informações: www.abp2002.org Presidente: Ana Paula Freitas Souza

    Anuário 2.018Tiragem física: 500

    Distribuição gratuita

    Slide 1Slide 2Slide 3Slide 4Slide 5Slide 6Slide 7Slide 8Slide 9Slide 10Slide 11Slide 12Slide 13Slide 14Slide 15