ano v nº20 outubro/novembro 2009 ... - consulado da...

9
Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 REVISTA do Página 4 DELÍCIAS SOLIDÁRIAS, EMPREENDIMENTO ASSESSORADO PELO CONSULADO DA MULHER DE JOINVILLE, CONTA SUA HISTÓRIA ENTREVISTA: A RESPONSABILIDADE DA HIGIENE Página 10 QUADRINHOS: HIGIENE NÃO É LUXO! Página 14

Upload: others

Post on 28-May-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009

REVISTA doPágina 4

DELÍCIAS SOLIDÁRIAS, EMPREENDIMENTO ASSESSORADO PELO CONSULADO DA MULHER DE JOINVILLE, CONTA SUA HISTÓRIA

ENTREVISTA: A RESPONSABILIDADE DA HIGIENEPágina 10

QUADRINHOS: HIGIENE NÃO

É LUXO!Página 14

Page 2: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

Você já deve ter visto, ouvido ou mesmo passado por essa situação: algumas profissões ou atividades recebem logo a classificação de “trabalho de homem” ou “trabalho de mulher”. Um deles é o trabalho na cozinha, no preparo de alimen-tos, principalmente em casa.

A melhor palavra para definir esse tipo de pensamento, que divide as atividades entre homens e mulhe-res, é “preconceito”. Um “conceito”, uma ideia, que ainda é “pré”, ou seja, não tem qualquer justificativa, nem fundo de verdade.

A questão das desigualdades sociais e de gênero no mundo do trabalho e da geração de renda são temas que vem sendo discu-tidos há um bom tempo. Muito já foi conquistado: o direito da mu-lher votar e de trabalhar fora, por exemplo são resultados de mui-tas lutas, resistências e conquis-tas do movimento de mulheres em todo o mundo.

O Instituto Consulado da Mu-lher contribui com um pedaço

QUEM DISSE QUE TRABALHO DE MULHER NÃO É TRABALHO DE HOMEM?

ASSESSORIA NÃO É SÓ GERAÇÃO DE RENDA

Mulheres e homens não pos-suem habilidades diferentes de acordo com o sexo. O que existe são pessoas com mais habilidade para algumas atividades, seja na hora de cozinhar, planejar, cons-truir, e uma série de outras coisas. E a união dessas habilidades, sem discriminação entre homens e mulheres, é o que torna possível o sucesso de um empreendimento, o desenvolvimento de uma co-munidade ou a melhoria da qua-lidade de nossas vidas!

desse processo de transformação, por meio do estímulo à cidadania feminina e criando condições al-ternativas de geração de trabalho e renda para mulheres em situa-ção de vulnerabilidade social.

Além da renda e conseqüente in-dependência financeira da mulher, o resultado de nosso trabalho tam-bém considera como prioridade a existência de uma boa qualidade de vida, não somente para as mu-lheres beneficiadas, mas também para suas famílias e comunidades.

Nosso objetivo é estimular mu-lheres empreendedoras e oferecer assessoria ao empreendimento em um processo de responsabi-lidade compartilhada, onde ofe-recemos formações e condições para que elas, com suas próprias experiências, decisões e escolhas, possam gerar renda e melhorar sua condição socioeconômica.

O apoio dos familiares e o re-conhecimento por parte dos ma-ridos e companheiros é funda-mental, pois, quando a mulher se desenvolve, toda a família ganha, inclusive o homem. O ganho não é só material, em termos de renda, mas também de equilíbrio emo-cional e de saúde física e mental.

LEDA BÖGER - GESTORA DO CONSULADO DA MULHER DE JOINVILLE

2 REVISTA DO INSTITUTO 3CONSULADO DA MULHER

Page 3: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

Na última edição da Revista do Consulado da Mulher, você conheceu o Espaço Solidário de Rio Claro, mantido pelo grupo Cantinho do Sabor.

Agora, visitaremos uma iniciati-va bem parecida, mas, dessa vez, localizada no sul do Brasil, na ci-dade de Joinville, estado de Santa Catarina, onde o Instituto Consula-do da Mulher possui uma unidade.

DELÍCIAS SOLIDÁRIAS: APRENDIZADO NA PRÁTICA comercialização e gestão de um negócio, além, é claro, da gera-ção de renda.

Porém, ao contrário do grupo de Rio Claro, onde todas as par-ticipantes dividem as mesmas tarefas, no Delícias Solidárias chama a atenção o modelo de funcionamento. Cada participan-te do empreendimento tem uma especialidade e uma linha de produtos, que comercializam em conjunto: alimentos com soja, chocolates, pães e doces, sucos e sanduíches naturais. Com isso, a variedade de opções para os clientes é garantida, e cada parti-

Criado em março de 2007, o empreendimento “Delícias So-lidárias” é formado por cinco participantes, que se revezam na gestão do Espaço Solidário da fábrica de Joinville da Whirlpool Latin America, empresa mante-nedora do Consulado da Mulher.

Assim como em Rio Claro, o ob-jetivo do Espaço é oferecer uma oportunidade de aprendizado na

cipante possui responsabilidades e atividades bem definidas.

Além da renda, essa opção de especializar-se em um produto é vista como uma oportunidade pelas(os) participantes do grupo.

“Vejo o Espaço Solidário como uma oportunidade de voltar para o mercado de trabalho. Passei por várias entrevistas de emprego, mas nunca era chamada, por fal-ta de escolaridade. Hoje, me sinto uma pessoa capaz”, explica Maria Lúcia Arce Melo, de 42 anos,

4 REVISTA DO INSTITUTO 5CONSULADO DA MULHER4

Page 4: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

participante do Delícias Solidárias.A conquista mais recente do

grupo é a certificação municipal para comercialização de alimen-tos, além da participação no Pro-grama Alimento Seguro (PAS), ca-pacitação oferecida pelo SEBRAE, parceiro do Consulado da Mulher, em que o grupo pôde reciclar seus conhecimentos e aprender novos cuidados com higiene e conserva-ção dos alimentos, fundamentais para o sucesso de qualquer empre-endimento da área de alimentação.

“Sempre trabalhei como autô-nomo, mas percebi no Espaço Solidário uma forma de apren-der coisas novas, me aperfeiçoar enquanto pessoa e gerar renda. Trabalhamos bastante, mas é compensador”, explica João Paulo Melo, de 41 anos, único homem do grupo, mas que divide todas as tarefas do empreendimento com as demais participantes.

Dica do grupo Delícias Solidárias

“Para manter um empreendi-mento como esse, é preciso ter espírito solidário em todos os aspectos. Cooperação e hu-mildade, além dos cuidados com a manipulação e higiene dos produtos são essenciais para iniciar seu empreendi-mento de alimentação”

7CONSULADO DA MULHER6 REVISTA DO INSTITUTO

Page 5: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

EU POSSO TER MAIS QUALIDADE NOS MEUS PRODUTOS E SERVIÇOS!

“Uma boa reputação, que demorou anos para ser construída, pode ser destruída em apenas um minuto.” Você já deve ter ouvido esse ditado, não é mesmo? Saiba que ele é muito válido para o dia a dia do seu empreendimento.

Higiene não é luxo, é deverA pessoa que lida com alimen-

tos, chamada de “manipulador”, deve ter um cuidado redobrado com a sua higiene. O uso de uni-formes, como toucas, aventais e outros itens, que devem ser sem-pre limpos ou trocados, além de dar uma cara toda especial na apresentação do seu empreendi-mento, também é fundamental para proteger a comida de cabe-los e outros tipos de contamina-ções nos alimentos.

Cuidado especial com as mãos!Quem trabalha com serviços

de alimentação já sabe: durante o trabalho, anéis, joias e até mes-mo esmalte devem passar longe dos dedos e unhas, que também devem ser cortadas e limpas re-gularmente. E não se esqueça de lavar as mãos sempre, do início ao fim do contato com os alimentos!

Lugar de comida é só de comidaNa hora de guardar ou preparar

alimentos, utilize o local só para eles. O espaço deve ser limpo e higienizado, mas cuidado: não use produtos com cheiro, e tome todos os cuidados para evitar a contaminação dos alimentos pe-los produtos de limpeza.

Informe-se e atualize-seA Agência Nacional de Vigilância

Sanitária (Anvisa) é uma das princi-pais fontes de informação quando o assunto é higiene e segurança na manipulação de alimentos. Além do site, no endereço www.anvisa.gov.br, o órgão realiza anualmen-te seminários e eventos de capa-citação em segurança alimentar. Conte também com a equipe de educadoras(es) do Consulado da Mulher para conhecer mais sobre essas práticas e aplicá-las no seu empreendimento.

Um descuido na qualidade dos produtos, na limpeza do local de trabalho ou na higiene dos alimentos pode causar grandes problemas, que vão da má fama do seu negócio até problemas de saúde com o seu(sua) cliente. Veja algumas recomendações básicas, que com certeza vão ajudar a melhorar a imagem do seu empreendimento e proteger a sua saúde e dos(as) seus(suas) clientes.

8 REVISTA DO INSTITUTO 9CONSULADO DA MULHER

Page 6: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

Manter um empreendimento da área de alimentação é uma grande responsabilidade. Cuidados com a higiene na hora de preparar os alimentos farão a diferença no sucesso do seu negócio. Para entender melhor essa questão, a Revista do Consulado da Mulher conversou com Maria Cecília Brito, diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que regulamenta e fiscaliza as práticas de higiene de estabelecimentos que trabalham com alimentos.

Qual a função da Anvisa na fis-calização e adequação de empre-endimentos que trabalham com a comercialização de alimentos?

A fiscalização de estabelecimen-tos que prestam serviços nessa área, como restaurantes, cantinas, bufês, confeitarias, padarias e cozinhas in-dustriais, é realizada pelos órgãos de vigilância sanitária dos municípios.

Quando são identificados pro-blemas, esses órgãos tomam as medidas para prevenir possíveis danos à saúde da população. Além de coordenar todo esse sistema, a Anvisa presta apoio técnico a esta-dos e municípios e promove espa-

A RESPONSABILIDADE DA HIGIENE

MARIA CECÍLIA BRITO

ços que possibilitem a discussão e o acompanhamento da execução das ações de vigilância sanitária.

Por que esses cuidados com a hi-giene são tão importantes?

Todo serviço de alimentação é responsável pela qualidade do ali-mento que oferece. O não cumpri-mento dos regulamentos sanitá-rios é um fator de risco, que pode gerar sérios problemas de saúde para a população. Alimentos con-taminados ou estragados podem conter microrganismos capazes de provocar as chamadas doenças transmitidas por alimentos. É pre-ciso lembrar que estabelecimentos

que não cumprem as normas sani-tárias podem ser interditados e pa-gar multas de até R$ 1,5 milhão. Por isso, é importante que o consumi-dor observe a licença ou alvará da autoridade sanitária, documento obrigatório para o funcionamento desses estabelecimentos.

Quais são os erros mais co-muns dos pequenos negócios que prestam serviços na área de alimentação?

Os principais problemas encon-trados em restaurantes são higie-nização inadequada de utensílios e equipamentos, presença de insetos no local, conservação dos alimen-tos em temperatura inadequada, armazenamento e preparo inade-quado dos alimentos, equipamen-tos em má conservação, desconge-lamento de alimento à temperatura ambiente, uso de matérias-primas em condições impróprias, higiene das mãos deficiente e contato de alimentos crus como carne, pesca-do, vegetais não lavados com ali-mentos cozidos, dentre outros.

Quais medidas simples podem evitar ou minimizar alguns des-ses problemas?

É essencial o controle dos se-guintes requisitos: higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios, controle da água (que deve ser potável, livre de

fontes de contaminação), higiene e saúde das pessoas que lidam com os alimentos, cuidados com o des-carte do lixo, manutenção preven-tiva e calibração de equipamentos, controle de insetos e outras pragas e seleção correta das matérias-pri-mas, ingredientes e embalagens.

Onde as pessoas podem pro-curar informações para adequa-rem seus empreendimentos de acordo com as recomendações da Anvisa?

Há disponível no site da Anvisa, no endereço http://www.anvisa.gov.br/alimentos/bps.htm, a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Orientação. Essa cartilha apresenta, em linguagem simples, os cuidados que devem ser adotados durante a manipulação dos alimentos.

A Anvisa também oferece semi-nários para o esclarecimento das dúvidas relacionadas à regula-mentação dos alimentos. No ano de 2008, foi realizado um ciclo de cinco seminários de orientação em todas as regiões do Brasil, onde fo-ram capacitadas de forma gratuita mais de mil pessoas em todo o país.

Qual a orientação para pesso-as que pretendem montar um negócio na área de alimentação e não sabem por onde começar na questão da higiene?

A área de preparação do alimento 10 REVISTA DO INSTITUTO 1111CONSULADO DA MULHER

Page 7: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impe-dir a contaminação dos alimentos causada por produtos de limpeza, pela suspensão de partículas (como poeira) e pela formação de aeros-sóis. Substâncias que possuem chei-ro ou desodorantes não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos. Os produtos de limpeza devem ser identificados e guardados em local próprio. Banheiros e vestiários não devem se comunicar diretamente com a área de preparação e arma-zenamento de alimentos ou refeitó-rios. As portas desses locais devem possuir fechamento automático.

Os banheiros devem possuir lava-tórios com produtos destinados à higiene pessoal como papel higiê-nico, sabonete líquido antisséptico e toalhas de papel ou outro sistema higiênico e seguro para a secagem das mãos. As lixeiras devem ter tam-pa, que deve ser aberta sem contato manual. As mesmas regras valem para os lavatórios exclusivos para a higiene das mãos na área onde são preparados os alimentos, que de-vem estar em posições corretas em relação ao tamanho da área e ao flu-xo de preparo dos alimentos.

Também é preciso cuidado com a saúde das pessoas que irão manipu-

lar os alimentos. Em caso de lesões ou sintomas de doenças que pos-sam ser transmitidas pelo contato com os alimentos, a pessoa deve ser afastada da atividade enquanto per-sistirem os sintomas.

Além disso, é dever de toda pessoa responsável pela manipulação de alimentos os cuidados com a higie-ne. As mãos devem ser lavadas cui-dadosamente ao chegar ao traba-lho, após manipular alimentos, usar o banheiro, ou sempre que for ne-cessário. Também não é permitido, durante a atividade de manipulação dos alimentos, fumar, falar desneces-sariamente, cantar, assobiar, espirrar, cuspir, tossir, comer, manipular di-nheiro ou qualquer outra atividade que possa contaminar o alimento.

Os cabelos devem ser presos e pro-tegidos por redes ou toucas e, para os homens, não é permitido o uso de barba. As unhas devem ser curtas e sem esmalte ou base. Joias, anéis, maquiagem e outros itens também não são permitidos durante o conta-to com os alimentos. Por fim, no lo-cal de trabalho, devem ser afixados cartazes de orientação sobre essas práticas, e todas as pessoas respon-sáveis pela manipulação de alimen-tos devem ser capacitadas periodi-camente em temas como higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos e doenças transmitidas por alimentos.

“Para nós, é uma grande satisfação participar dessa iniciativa da Consul. Só podemos apoiar um projeto que beneficia tantas pessoas”, comenta Airton Cicuto, titular do Artic.

O Autorizado realiza, sem custo para o empreendimento assessora-do ou para o Consulado da Mulher, a manutenção e reparos de eletro-

EM OSASCO (SP), UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!

Sobre o Programa Usinas do Trabalho

Com o programa Usinas do Trabalho, o Instituto Consulado da Mulher assessora instituições parceiras que trabalham com em-preendimentos formados por 80% de mulheres em todo o país. Além da capacitação na metodologia de gestão do Consulado da Mulher, a parceria também oferece eletrodomésticos, em regime de comodato, para que sejam usados como meios de produção pelos empreendimentos participantes.

Qualquer ideia ou iniciativa fica mais forte quando temos bons parceiros com quem podemos contar. É o caso do Autorizado Artic, responsável pela manutenção de eletrodomésticos Brastemp e Consul na cidade de Osasco (SP), incluindo os que são utilizados por empreendimentos assessorados pelo Programa Usinas do Trabalho na cidade.

MENINAS DO QUILOMBO, EMPREENDIMENTO DE OSASCO (SP) PARTICIPANTE DO PROGRAMA USINAS DO TRABALHO.

domésticos utilizados como meios de produção. Atualmente, na cida-de de Osasco, quatro empreendi-mentos, responsáveis pela geração de renda de 19 pessoas, são benefi-ciados pela iniciativa.

“O retorno para nós é muito bom. É um pequeno investimento nos atendimentos, mas é uma ação so-cial que tem muito impacto”, Ana Lúcia Cardoso Ferreira, gerente ad-ministrativa da Artic.

12 REVISTA DO INSTITUTO 13CONSULADO DA MULHER

Page 8: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

FINALMENTE, DEPOIS DE TANTO TRABALHO CONSEGUIMOS UM LUGAR PARA VENDERMOS NOSSAS DELÍCIAS.

HUM. ISSO É MAU SINAL. PELO VISTO, TEMOS MUITA COISA PARA

MELHORAR POR AQUI.

QUE MUDANÇA, HEIN, MENINAS!

NOSSA. PRECISA DE TUDO ISSO?

A HIGIENE DE QUEM LIDA COM ALIMENTOS É FUNDAMENTAL. VOCÊS

PRECISAM DE UNIFORMES, TOUCA, SEM CONTAR ESSE ESPAÇO, QUE PRECISA

DE UMA BOA ORGANIZAÇÃO.

COM CERTEZA! A SAÚDE DOS NOSSOS CLIENTES NÃO CORRE RISCO, E A BOA FAMA DE NOSSA

LANCHONETE NÃO PARA DE CRESCER.

MESES DEPOIS. . .

CLARO! TENHO AQUI UMA CARTILHA SOBRE BOAS

PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DA ALIMENTAÇÃO, DA ANVISA, QUE COM CERTEZA, VAI NOS

AJUDAR MUITO!

COMO ASSIM?

AI! PASSAMOS UMA

VERGONHA IMENSA AGORA. UM CLIENTE ACHOU UM CABELO NA COMIDA. MAS VAMOS TOMAR MAIS CUIDADO.

ESPERA SÓ PARA VER ESSAS MESAS CHEIAS DE CLIENTES!

OLÁ MENINAS!

COMO ESTÁ INDO A

LANCHONETE?

UM CAFÉ E UM PÃO DE QUEIJO, POR

FAVOR!

NOSSA!! TEM UM CABELO NO MEU PÃO DE QUEIJO.

NUNCA MAIS VOLTO AQUI!!!

HIGIENE NÃO É LUXO!

14 REVISTA DO INSTITUTO 15CONSULADO DA MULHER

Page 9: Ano V nº20 Outubro/Novembro 2009 ... - Consulado da Mulherconsuladodamulher.org.br/wp-content/uploads/2012/01/revista20.pdf · Na última edição da Revista do Consulado da Mulher,

O Instituto Consulado da Mulher, principal ação social da marca Consul, tem por objetivo principal a emancipação da mulher de baixa renda por meio da geração de renda e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade de vida.

Ano V Nº 20 Outubro/Novembro 2009 | A Revista do Consulado da Mulher é uma publicação bimestral do Instituto do Consulado da Mulher.

Jornalista Responsável | Bruno Galhardi (MTB 56.578)

Conselho editorial | Célia Regina Lara, Christiano Basile, Dayla C. Souza, Iara Honorato, Leda Böger, Marina Stern, Melissa Pin Lucheti, Mônica Souza, Paula Watson e Renata Watson.

Fotos | Editorial: Débora Cristina da Silva | Renda & Qualidade de Vida: Débora Cristina da Silva | Páginas coloridas: Divulgação.

Textos | Bruno Galhardi, Leda Böger, Débora Cristina da Silva e Iara Honorato.

Projeto gráfico, diagramação e ilustrações | Traço Comunicação (watsons.com.br)

Tiragem | 4.000 exemplares

Esta revista foi impressa em papel com a certificação florestal FSC, que atesta a origem da matéria-prima florestal em um produto. A certificação garante que a empresa ou comunidade maneja suas florestas de acordo com padrões ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. Saiba mais em www.fsc.org.br

Instituto Consulado da Mulher• Núcleo São Paulo SP: (11) 3566-1665 • Unidade Rio Claro SP: (19) 3535-7189• Unidade Joinville SC: (47) 3433-3773 • Unidade Manaus AM: (92) 3651-1556 www.consuladodamulher.org.br

PRODUTO DO GRUPO DELÍCIAS SOLIDÁRIASPRODUTO DO GRUPO DELÍCIAS SOLIDÁRIAS