ano ix | nº 86 | setembro 2011

12
IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano IX • Nº 86 • Setembro 2011 • www.sindicato.org.br ‘Brinca Birigui’ chega a 5ª edição ‘Semana de Promoção da Vida Saudável’ A iniciativa apresentou os indicadores do primeiro ano do projeto “Diagnóstico Saúde e Estilo de Vida”. Conheça as iniciativas das empresas que foram apresentadas durante o evento. Página 12 A festa das crianças está sendo organizada pelo Sinbi, Prefeitura e SESI de Birigui e ocorrerá no Parque do Povo. Página 6 Encontro será composto por palestras de diversos temas a fim de suprir as necessidades de gerentes, supervisores e coordenadores das indústrias. Página 3 Página 7 Página 11 Página 5 Sinbi realiza campanha para doação de calçados Birigui terá estande na Couromoda 2012 Confira as ações que antecedem o 9º Projeto Comprador ‘Semana da Indústria’: evento tradicional evolui a cada edição ESPECIAL CENTENÁRIO DE BIRIGUI

Upload: sinbi-birigui

Post on 24-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano IX • Nº 86 • Setembro 2011 • www.sindicato.org.br

‘Brinca Birigui’chega a 5ª edição

‘Semana de Promoção da Vida Saudável’

A iniciativa apresentou os indicadores do primeiro ano do projeto “Diagnóstico Saúde e Estilo de Vida”. Conheça as iniciativas das empresas que foram apresentadas durante o evento. Página 12

A festa das crianças está sendo organizada pelo Sinbi, Prefeitura e SESI de Birigui e ocorrerá no Parque do Povo. Página 6

Encontro será composto por palestras de diversos temas a fim de suprir as necessidades de gerentes, supervisores e coordenadores das indústrias. Página 3

Página 7

Página 11

Página 5

Sinbi realiza campanha para doação de calçados

Birigui terá estandena Couromoda 2012

Confira as ações que antecedem o 9º Projeto Comprador

‘Semana da Indústria’: evento tradicional

evolui a cada edição

ESPECIAL CENTENÁRIO DE BIRIGUI

E x P E D I E n t E

AN

OS

Diretoria Sinbi – Gestão 2010/2011

Presidente:Sérgio Gracia

Vice-Presidentes:Wagner Aécio Poli

Carlos Alberto Mestriner Samir Nakad

Antenor Marques Da Silva Filho

1º Secretário:Valdir Lino Pulzato

2o Secretário: Nelson Giardini

1º Tesoureiro:Jacir Migliorini

2º Tesoureiro:José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:Denilson Eckstein

Elizabete Maria Folini Buono

Diretores Administrativos:José Roberto RodriguesMarcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes

Fábio MadellaJosé Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:João Poiate

Sergio Donizete SpositoIsmael Varoni

Delegados na Federação:1- Samir Nakad

2- Carlos Alberto Mestriner Suplente Delegado na Federação:

José Roberto Colli Rua Roberto Clark, 460 – Centro

CEP 16200-043 – Birigui-SPFone: (18) 3649-8000Fax: (18) 3649-8005

E-mail: [email protected] gráfico

Pontual PropagandaFone: (18) 3607-3366

Reportagens: Rafaela Cândido e Fabrícia Lopes

[email protected] Responsável:

Paulo Mantello – Mtb 24.441Impressão e Fotolitos

ArteMidia Gráfica e EditoraFone: (18) 3641-5550

2 Sinbinforma

Sinbi: suprindo as necessidades das indústrias e da sociedade

O Sinbi tem trabalhado para abranger os setores industriais de Birigui e região. A “Sema-na da Indústria” é prova deste empenho que tem como principal objetivo motivar e pro-mover a integração entre os empresários de diferentes segmentos nos ciclos de palestras que ocorrerão durante a homenagem ao Dia do Sapateiro, comemorado em 25 de outubro.

todos os trabalhos e projetos desenvol-vidos pelo Sinbi têm como intuito melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos funcio-nários das indústrias e seus familiares, pois, se não fossem por eles, seria impossível nossos parceiros e associados alcançarem o suces-so. Eles são as peças fundamentais de cada empresa.

Pensando nisso, o programa “Indústria Saudável” tem levado saúde para dentro das indústrias de Birigui e região. Após atender aproximadamente 16 mil funcionários, sen-timos a necessidade de realizar a “Campanha de Apoio para Portadores de Diabetes”, onde os que foram diagnosticados com a doença terão orientações gratuitamente.

A preocupação com o bem-estar não se

restringe apenas a funcionários e empresários do setor. tencionando proporcionar momentos de muita alegria para as crianças de Birigui e região, o Sinbi, juntamente com seus parceiros, realiza, em outubro, o “Brinca Birigui”, evento que já faz parte do calendário oficial da entida-

de. Para fortalecer ainda mais o trabalho em prol da sociedade, há mais de uma década o sindicato tem realizado doação de calçados infantis. Esta ação solidária envolve todas as empresas asso-ciadas ao Sinbi e, neste ano, pretende beneficiar cerca de 2.500 alunos das creches municipais da cidade.

Ainda são muitas as novidades para 2011. nosso trabalho é cons-tante e já estamos empe-nhados em alguns proje-tos para 2012. Um exem-plo será a participação de algumas empresas de Birigui, de pequeno e médio porte, em uma

das principais feiras de moda e negócios do setor de calçados da América Latina, a Couromoda. E, para você, lojista ou empresário de Birigui e região, estamos preparando um dos maiores eventos realizados pelo Sinbi: o “Projeto Com-prador”. Esperamos, no mínimo, ir de encontro à sua expectativa. Uma boa leitura!

Qual a imagem das suas vendas?

nimiam.com.br

NimiamCatalogo

[email protected]

+55 18 3643.1281

nimiam.com.br

NimiamCatalogo

[email protected]

+55 18 3643.1281

Sérgio Gracia, presidente do Sinbi

Reservado p Arte Mídia

3Sinbinforma

Evento que tornou-se tradição na cidade chega a sua 6ª edição e irá abranger os setores industriais de Birigui e região

Ciclo de palestras marca ‘Semana da Indústria no Centenário’

Em homenagem ao Dia do Sapateiro, comemorado em 25 de outubro, o Sinbi realiza a “Semana da Indústria no Centená-rio”, que ocorrerá de 22 a 29 de outubro. O intuito é motivar e promover a integração entre os empresários de diferentes seg-mentos durante os ciclos de palestras que ocorrerão na semana.

A receptividade e evolução do evento tem feito com que, a cada edição, novi-dades sejam apresentadas aos represen-tantes das indústrias. “Este ano, a ‘Semana da Indústria’ terá uma roupagem nova, começando pelo nome. Até o ano pas-

sado, o projeto era chamado de ‘Semana do Sapateiro’. Houve a mudança porque sentimos a necessidade de tornar o evento mais amplo”, explica o presidente do Sinbi, Sérgio Gracia.

A “Semana da Indústria” será composta por palestras de diversos temas a fim de alcançar as necessidades de gerentes, supervisores e coordenadores das indús-trias. “Os temas foram selecionados com o objetivo de atender ao público dos setores de vestuário e calçadista. Será de grande importância para os participantes”, diz o presidente.

TRADIÇÃOEstimular a profissionalização das em-

presas é um dos principais objetivos do Sinbi. Pensando nisso, no ano de 2006 o Sindicato cria a “Semana do Sapateiro”, que surgiu em homenagem a este profissional. A 6ª edição, que será realizada este ano, mostra que o evento tornou-se tradição do calendário oficial da entidade.

O evento é prova de que o Sinbi tem trabalhado para abranger os setores in-dustrias de Birigui e região. Com isso, tem criado uma integração entre os profissio-nais deste setor.

Iniciativa

Dia 24/10 - Palestra/ SEBRAE“Manufatura Enxuta”, com o presidente e funda-dor da Lean Institute Brasil, José Roberto Ferro.

Realização:

Patrocinadores:

Apoio:

Dia 25/10 - Palestra/ ASSINTECAL“tendências Primavera/Verão 2012/2013”.

Dia 26/10 - Palestra/ FIESP/ SESI“A glória é fruto do trabalho”, com Giovane Gávio.

Dia 27/10 - Palestra/ TOTVS“Como a indústria brasileira pode enfrentar os de-safios da atualidade se preparando para o futuro e colaborando com toda a cadeia de suprimentos?”, com o diretor de estratégia de software da tOVS, Gilsinei Hansen.

Dia 29/10 - Apresentação da Orquestra Filar-mônica Brasileira de Humanismo Ikeda – OFBHI, que será realizada no Parque do Povo em come-moração ao Centenário de Birigui.

PROGRAMAÇÃO:

4 Sinbinforma

Estamos no mês de setembro, e esse é, como é do conhecimento de todos, um dos meses que são feitos os recolhimentos da contribuição assistencial. A contribui-ção assistencial é prevista na alínea “e”, do art. 513, da CLt. Está fixada na convenção coletiva de trabalho, especificamente na cláusula 68ª, e é devida quando da vigên-cia de tal norma.

A contribuição assistencial do Sinbi para o mês de setembro de 2011 é o per-centual de 1,125%, incidente sobre a folha de pagamento do mês de agosto de 2011. Desse modo, para quem tem uma folha de R$10.000,00, por exemplo, deve ser reco-lhido a título de contribuição assistencial o valor de R$112,50.

É por meio do Sinbi que as empresas as-sociadas se beneficiam de diversas ações:

• Negociação da Convenção

transmitir conhecimentos e for-mar profissionais que possam atender à demanda do mercado de trabalho. Com esse objetivo, o Sinbi tem reali-zado, em parceria com o Cheverly, o curso de Gestão Industrial, que teve início em fevereiro deste ano. Durante o período de 19 a 23 de setembro, ocorre o 8º módulo das atividades que terá como tema o “Gerenciamen-

Contribuição Assistencial do Sinbi

8º Módulo do Curso de Gestão Industrial será realizado em setembro

Coletiva de trabalho;• Comissão Tripartite;• Cooperativa de Crédito (SICREDI);• Convênio para coleta de resíduos industriais;• Cotação de Cesta Básica; • Treinamentos; • Utilização de nossas instalações; • Cartão Valecard; • Portal Sinbi; • Convênio Nossa Caixa Desenvolvimento; • Aquisição de veículos; • Projeto Comprador; • Feiras;• Advogado Trabalhista/Civil, tributário e Administrativo; • CICOMP: (Comissão Intersindical de Conciliação Prévia do Setor Calçadista de Birigui);

• Convênio de estágio;• Convênio Universidades e Faculdades; • UNISINBI – Universidade Corporativa;• Projetos BiriFest; Brinca Birigui; Semana do Sapateiro, entre outros.Apenas para citar um exemplo, no mês

de julho, o empresário que adquiriu a cesta básica pela compra coletiva, economizou 23% em relação à empresa que foi sozinha ao mercado comprá-la.

tais ações são feitas em prol da cole-tividade representada pelo SInBI e, só são levados a execução graças a verbas das contribuições coletadas pelo sindicato. Assim, é de crucial importância o recolhi-mento de tais verbas, para que o Sinbi con-tinue agindo em favor de sua coletividade.

to de Indicadores e Gestão Visual”.Os participantes do curso estão sen-

do capacitados para torna-rem-se líderes de setores produtivos de empresas associadas ao Sinbi. Atu-almente, 22 colaboradores de indústr ias de Bir igui participam do projeto. todos que con-cluírem o curso serão certificados pela

Jurídico

Dra. Cláudia E. Fraga N. Ferreiraé advogada e assessora jurídica do Sinbi

UniSinbi (Universidade Corporativa do Setor de Calçados e Vestuário de

Birigui).Os próximos módulos

serão realizados entre os dias 17 e 25 de outubro e 21 a 25 de novembro, das 19h às 22h30, no Sinbi.

Em janeiro de 2012, as aulas voltarão a serem ministradas.

Iniciativa

5Sinbinforma

Evento reúne variedades em produtos e preços competitivos

Programa “Indústria Saudável” visa levar saúde para dentro das indústrias da região

As ações que antecedem o 9º Projeto Comprador já começaram. O evento, que é organizado pelo Sinbi em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas), ocorre anualmente na sede do sindicato. A edição 2012 está marcada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

Segundo o presidente do Sinbi, Sérgio Gracia, este ano a abertura das inscrições, para os lojistas de todo o Brasil, começou durante a 44ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), que aconteceu de 26 a 29 de junho. “A adesão dos lojistas e empresários participantes já supera as expectativas.” Os lojistas ainda podem efetuar as inscrições pelo site www.sindicato.org.br.

O Sinbi, Sindicato dos trabalhadores, Sesi, Prefeitura Municipal de Birigui, em parceria com a Unesp, implantaram a “Campanha Saúde Bucal”, que atende tra-balhadores das indústrias que participaram do programa do “SESI Indústria Saudável” e foram diagnosticados com necessidade de tratamento odontológico.

Os funcionários envolvidos na Cam-panha recebem da Unesp uma triagem com avaliação e raio x, são orientados e acompanhados pelos professores da ins-tituição para verificar a exata necessidade

Preparativos para o 9º Projeto Comprador já estão a todo o vapor

Campanha proporciona melhorias na saúde do trabalhador

Preparação Ele explica ainda que, para qualificar a

proposta do evento, o sindicato, em parce-ria com o Sebrae, também organizou duas ações preparatórias: a primeira é o “Fórum Produção Enxuta”, que ocorrerá na “Semana da Indústria” a ser realizada no dia 24 de ou-tubro, e a segunda é o “Fórum Fast Fashion”, que acontece no dia 25 de novembro. As atividades estão previstas para acontecer no polo de Birigui e o público-alvo são as micro e pequenas empresas envolvidas na cadeia produtiva da cidade.

As duas ações destes fóruns irão preparar as empresas participantes do “9º Projeto Com-prador”, especialmente, para identificar com rapidez as tendências de moda e as necessida-

do tratamento.Outra ação que está sendo realizada

é a “Campanha de Apoio para Portadores de Diabetes”, que ocorre em parceira ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista). O objetivo é propor-cionar qualidade de vida e bem-estar aos trabalhadores das indústrias.

Após atender aproximadamente 16 mil funcionários das indústrias de Birigui e região, por meio do projeto “Diagnóstico Saúde e Estilo de Vida” o SESI está acompa-nhando estas ações e as pessoas que foram

des dos clientes. “Assim, será possível produzir com foco no que será vendido no projeto.”

A edição 2011 reuniu 35 empresas, que totalizaram um lucro de R$ 1,8 milhã em negócios. O resultado foi superior ao da 7ª edição, com aumento de 26% nas vendas. Ao todo, 62 lojistas de várias regiões do Brasil já participaram do evento.

O projeto conta com o apoio do Sebrae e patrocínio da Agente Autorizada Corporativo Attack telecon tim, transportadora Braspress e Clima tem, o que proporciona benefícios para todo o projeto. Outra vantagem é que os participantes podem conhecer novas opções de fornecedores e produtos para suas lojas. A data da realização das rodadas de negócios é exce-lente para abastecimento do estoques das lojas.

diagnosticadas.Para agendar o atendimento, o SESI

Birigui entrará em contato com o depar-tamento de RH (Recursos Humanos) das empresas que participam do projeto “SESI Indústria Saudável”. Os trabalhadores de-vem ficar atentos às divulgações do RH da empresa onde trabalham.

As empresas a que ainda não partici-param do projeto, e queiram informações, devem entrar em contato com o SESI Birigui pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (18) 3641-7370, ramal 215.

Parceria

Iniciativa

6 Sinbinforma

Sinbi e parceiros realizam ‘Brinca Birigui 2011’

O evento chega em sua5ª edição e será realizado

no dia 9 de outubro,no Parque do Povo

O “Brinca Birigui” tem levado alegria e descontração para de centenas de crianças desde 2007 e este ano não será diferente. O evento ocorre no dia 9 de outubro, das 9h às 16h, na Praça do Povo, em Bi-rigui. A festa das crianças está sendo organizada pelo Sinbi, Prefeitura e SESI (Serviço Social da Indústria) de Birigui.

na grade da progra-mação, haverá apre -sentações de duplas e grupos de música, de dança e coral da cidade, que acontecerão no palco a ser montado no local. As atividades serão Centenas de crianças tiveram a oportunidade de participar

coordenadas pelo Departamento de Cultura.

Educadores e Universitários do Pro-grama Escola da Família (PEF) farão

intervenções junto às crianças, como pintu-ra de rosto e gesso e oficina de bexigas. A praça de alimentação será coordenada pelo Grupo da Amizade, que destinará a renda arre-cadada a 13 entidades filantrópicas de Birigui.

Corpo de Bombeiros, Associação nipo, Pró-Criança, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria do Esporte, Guarda

Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Saúde, Senai e a Fateb também estão colaborando com a realização de mais um “Brinca Birigui”.

Iniciativa

7Sinbinforma

Campanha pretende beneficiar aproximadamente 2.500 crianças

Sindicato mobiliza campanha para doação de calçados infantis

‘Programa de Capacitação Pedagógica’orienta educadores sobre TDAH

Há mais de uma década, o Sinbi, em parceria com as empresas associadas, realiza a tradicional doação de calçados infantis. A ação solidária, que tem levado alegria para diversas crianças, passou a integrar a programação do “Brinca Biri-gui”, desde 2009.

A distribuição de calçados ocorre de 3 a 11 de outubro e pretende atender 16 creches municipais. O objetivo é contemplar cerca de 2.500 crianças. A ação solidária envolve todas as empresas

Com o objetivo de fornecer informa-ções e estratégias, por meio de teoria e vivências pedagógicas, que promovam o desenvolvimento e adaptação de alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Aten-ção/Hiperatividade) em contexto escolar, o projeto Recriando tem desenvolvido o “Programa de Capacitação Pedagógica do tDAH”.

O trabalho busca o envolvimento das escolas, entidades e profissionais que possam contribuir para amenizar as dificuldades dos portadores, familiares e professores.

associadas ao Sinbi.As empresas podem adotar uma

creche de modo integral ou parcial. tam-bém podem participar colaborando com qualquer quantidade de calçados. todas as doações devem ser da linha infantil.

Os calçados doados precisam ser no-vos, embrulhados para presente e devem conter o nome da criança que irá recebê--lo. Para participar da campanha, as em-presas devem entrar em contato com o Sinbi pelo telefone (18) 3649-8000.

O trabalho já tem colhido bons frutos. no primeiro semestre do ano, 12 edu-cadores da escola Lucinda Giampietro e 35 da terezinha Bombonati foram capacita-dos. Para este semestre, o Programa pretende capacitar mais 35 educadores da escola Ricardo Peruzzo e 20 do SESI/Grupo Orientação, todos de Birigui. Em Brejo Alegre, o mesmo trabalho será feito na escola J. Abdala e 25 educadores serão capacitados.

A psicóloga do Instituto Pró-Criança e coordenadora do projeto, Vanessa Cris-

tina Sanches, participou, no mês de agosto, do “Congresso Internacional da Associação Brasileira de Déficit de Atenção sobre tDAH”, no Rio de Janeiro, e disse que o evento contribuiu muito para o desenvolvimento das atividades. “Eu pude trazer muitas novidades que estão sendo aplicadas nos atendi-

mentos e capacitações realizadas pelo Instituto”, afirma.

Responsabilidade

Iniciativa

8 Sinbinforma

Sinbi é parceiro de evento realizado pelo CiespO Sinbi foi parceiro do evento “Aten-

dimento para Micro, Pequenas e Médias Empresas” realizado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo ) da Alta noroeste, nos dias 24 e 25 de agosto, em Araçatuba. Os atendimentos serviram, ex-clusivamente, para orientar nas demandas empresarias em diversas áreas.

no primeiro dia do evento, o público teve a oportunidade de prestigiar pales-tras que abordaram temas como compe-titividade e inteligência do mercado da indústria e capital humano na região de Araçatuba. todos os temas foram debati-dos por especialistas da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Já no segundo dia, houve workshops temáticos que mostraram como reter ta-lentos nas pequenas e médias empresas. também foram apresentadas oportuni-dades e ameaças da economia para 2011 e 2012.

Os participantes foram atendidos por

técnicos das entidades e tiveram a oportu-nidade de tirar dúvidas frequentes sobre demandas, áreas de créditos, capacitação,

Parceria

Firmada parceria com colégioA partir do mês de setembro, o Sinbi oferece aos em-

presários, colaboradores e seus filhos um novo benefício. trata-se de uma parceria com o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Birigui, que proporcionará descontos de 30% nas mensalidades no ano letivo de 2012.

O colégio possui mais de 60 anos de tradição e atende

desde a educação infantil (a partir dos dois anos) até o ensino fundamental II (oitava série ou novo ano).

Serviço - Os associados interessados neste novo benefício podem entrar em contato com o Sinbi pelo telefone (18) 3649-8000 ou na secretaria do Colégio (18) 3643-6300.

Corporativo

Associados terão 30% de desconto

Evento oportunizou, por meio de palestras, workshops e atendimentos, que empresários tirassem dúvidas sobre diversas áreas

tecnologia, inovação, abertura de empresa, licenciamento ambiental, gestão empresa-rial, entre outros.

9SinbinformaCentenário Birigui100anos100anos

A primeira mulher nascida em Birigui

A primeira filha daqui

Foi mais que uma benção a Sra. tereza Contel Gregorutt, completar e comemorar com seus familiares e amigos os seus 99 anos no dia 28 de agosto passado.

tereza Contel, foi a primeira criança, mulher, nascida em Birigui e, registrada em Penápolis. Birigui tinha apenas 8 meses de fundação.

Quando eu abraceio começo da nossa história;

eu abracei quase os cem anosdas nossas vitórias.

Abracei a mulher que aquichorou pela primeira vez.

Eu chorei!Depois sorri.

Eu estava frente a frente da verdade

que a história criou sem maldadesem vaidade,

Casada com o Sr. João Baptista Gregorutt, teve 7 filhos.

Esta mulher é a história viva da nossa cidade, folego daquele que de-ram a vida, trabalho e, não mediram forças para que Birigui se tornasse orgulho deste estado Paulista e do Brasil.

a primeira criança daqui.Cabelos brancos

como a flor do cafezalBrancos como a pluma do algodão

Abracei o coração queainda forte,

anseia feliz por dias vindouros.A voz cansada mas

toda bela,dela eu ouvi:

“Alegria é amar Birigui eter Deus no coração”.

Antônio Carlos Zani

10 Sinbinforma

Sinbi lança Blog para grupo de RH

Para atender às necessidades dos profis-sionais de Recursos Humanos (RH) dos asso-ciados, o Sinbi lançou, no dia 30 de agosto, o Blog do RH Sinbi, localizado no endereço www.blogdorhsinbi.blogspot.com.

De acordo com o sindicato, o espaço foi criado a partir das dificuldades apontadas pelos profissionais que participam do Gru-po de RH Sinbi. Mensalmente, a iniciativa reúne os líderes de RH das empresas filiadas para trocar ideias sobre as dificuldades enfrentadas. A intenção é pensar soluções para melhorar o desempenho das organi-zações.

na ocasião, o advogado e especialista na área trabalhista, Habib nadra Ghaname, ministrou a palestra “Assédio moral e outros problemas trabalhistas”. O encontro, que

Iniciativa

Iniciativa integra projeto que busca melhorar o desempenho das empresas

Palestra reuniu representantes das empresas associadas ao Sinbi

ocorreu no salão de eventos da instituição, reuniu líderes de Recursos Humanos, De-partamento de Pessoal, gerentes de produ-ção, monitores, supervisores e empresários.

Prevenção: melhorando a realidade das empresas

O tema da palestra ministrada por Habib está sendo discutido nas reuniões do grupo e no blog. O Sinbi explica que as empresas possuem dificuldades para contratar e manter mão de obra qualificada e, parte disso, diz respeito a postura dos líderes no tratamento com o subordinados.

A fala do advogado trouxe informações sobre os limites que a lei impõe aos que exercem liderança nas empresas. também mostrou quais as implicações legais para as instituições que descumprem. Por fim,

apresentou situações hipotéticas que podem configurar como assédio moral e exemplificou casos que geram problemas trabalhistas. “Iniciativas como esta me-lhoram a vida das pessoas e desafogam o Judiciário.”

Etec abre inscrições para curso técnico em calçadosA Etec (Escola Técnica) “Doutor

Renato Cordeiro de Birigui” está com as inscrições abertas para o “Vestibu-linho 2012”. As vagas são destinadas para o curso de técnico em Calçados, que formará auxiliares de modelagem

e cronometragem. Há também vagas para o Ensino Médio, Administração e Enfermagem.

As inscrições vão de 28 de setembro, até às 15h do dia 18 de outubro. É pos-sível fazer as inscrições pelo site www.

vestibulinhoetec.com.br. Mais informações podem ser ob-

tidas pelos telefones (18) 3644-4019 / 3634-1083 ou na própria instituição de ensino, localizada na rua Ermando Zin, 1.531, Jardim Santana, em Birigui.

Parceria

O espaço dissemina conhecimento para ajudar pequenas e grandes empresas

11Sinbinforma

Empresários participam de encontrocom a Agência de Fomento Paulista

Empresas de Birigui terão estandecoletivo na Couromoda 2012

Com o objetivo de estreitar relações e estimular o desenvolvimento econômico e social, a Agência de Fomento Paulista, da nossa Caixa Desenvolvimento, juntamente com Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), realizou, no mês de agosto, um encontro empre-sarial com representantes de pequenas e médias empresas de Birigui e região. O evento reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre associados do Sinbi e da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) da Alta Noroeste, empresários e entidades parceiras.

na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de financiamento oferecidas pela agência. Os

O Polo Calçadista de Birigui marcará presença, mais uma vez, na Couromoda, feira que ocorre de 16 a 19 de janeiro de 2012, no Anhembi, em São Paulo.

O Sinbi, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Birigui, articula um estande co-letivo no maior evento de moda e negócios do setor de calçados da América Latina. O objetivo é inserir micros e pequenas empre-sas nos principais eventos do Brasil e exterior.

no total, nove empresas terão a oportu-nidade de expor seus produtos. Dentre essas

interessados podem receber prazos de até 10 anos para efetuar o pagamento, com juros a partir de 0,49% ao mês (+IPC/Fipe).

A Agência de Fomento Paulista atende a região de Birigui em parceria com o Sinbi e Fiesp/Ciesp, empresas com faturamento anual entre R$ 240 mil e R$ 100 milhões.

Dos 43 municípios que compõem a região, três já foram beneficiados com o financiamento: a Agência já desembolsou R$ 4 milhões. nas empresas de Birigui que são associadas ao Sinbi, foram aplicados R$ 3,1 milhões. Araçatuba recebeu o investimento de R$ 180 mil e Piacatu R$ 832,8 mil.

Os empresários interessados em soli-citar a operação de crédito devem entrar

nove, três irão expor seus produtos em um espaço compartilhado de vinte metros qua-drados. Este é o segundo evento consecutivo em feiras, onde o Sinbi e os parceiros envol-vidos nesta ação, promovem este espaço, possibilitando às empresas a oportunidade de participar do evento.

Segundo informações do presidente do Sinbi, Sérgio Gracia, o investimento que os pequenos empreendedores teriam que fazer seria muito alto. “Algumas destas empresas são novas no mercado, por isso viabilizamos,

em contato com o Sinbi pelo telefone (18) 3649-8000 ou com o Ciesp Araçatuba, no telefone (18) 3117-6681.

junto aos nossos importantes parceiros, a participação delas na feira”, afirma.

O estande coletivo do Polo de Birigui, estará localizado no Pavilhão do Anhembi- SP, na avenida 5 com a Rua I.

Parceiros:

Evento que reuniu empresários e entidades parceiras do Sindicato

Parceria

Caderno Especial de FeirasCaderno Especial de Feiras

12 Sinbinforma Parceria

Evento apresenta os resultados do projeto “Diagnóstico Saúde e Estilo de Vida”

“tem gente atrás da máquina”. Foi com essa famosa frase do fundador da Azaléia, nestor Herculano de Paula, demonstrando a preocupação com os colaboradores da indústria, que o presidente do Sinbi (Sindi-cato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Sérgio Gracia, encerrou o seu emocionado discurso, no dia 13 de setem-bro, durante a “Semana de Promoção da Vida Saudável”. O encontro apresentou os indicadores do primeiro ano do projeto “Diagnóstico Saúde e Estilo de Vida”. A iniciativa integra o Programa “Indústria Saudável” do SESI-SP que busca levar saúde para dentro das indústrias.

O gerente de saúde do SESI-SP, Augusto Gouveia Dourado, apresentou os indicado-res obtidos junto às empresas de Birigui, comparando-os com a média nacional e estadual. “A exposição mostra em quais áreas as organizações precisam atuar para cuidar da saúde dos colaboradores. As informações também auxiliam o Estado na hora de formular políticas públicas de acordo com as reais necessidades.”

Cerca de 88% dos trabalhadores das indústrias participaram do diagnóstico, o que significa aproximadamente 16 mil pessoas. toda ação foi voluntária. Dourado afirma que o número foi altíssimo e aponta Birigui como exemplo de solução coletiva. “Saúde é isso: as pessoas se apoderando do que lhes pertence. Foi justamente isso que aconteceu aqui. Sem dúvida a cidade é exemplo para todo o País.”

Gente cuidando de gente

O presidente do Sinbi defendeu que o trabalho só deu certo porque todos os parceiros entenderam o propósito: cuidar de vidas. Ele elogiou o engajamento do SESI local para trazer o projeto e a parti-cipação do Sindicato dos Sapateiros de Birigui, grande parceiro e colaborador na empreitada. “Somos privilegiados. Aqui existe uma ótima relação entre o capital e força de trabalho. Isso gera bem-estar a todos nós.”

A indústria de calçados Sameka foi a primeira a passar pelo diagnóstico e, com base nos resultados, notou um grau considerável de obesidade. Para solucionar o problema, a empresa aderiu o “Almoço Verde”, ação acompanhada pelo SESI, que distribui gratuitamente saladas para os que trabalham no local. Foi criada a “Caixa de Cultura” para que o colaborador possa ter acesso a livros no horário do almoço e o “Mural da Saúde” que fornece dicas sobre assunto.

Outro exemplo é a indústria de calça-dos Kidy. A empresa aderiu ao “Programa Alimente-se Bem do SESI”. A iniciativa oferece aulas práticas e teóricas para que os participantes aprendam evitar o desperdício, gerando ao mesmo tempo, hábitos alimentares saudáveis. Além disso, participa da “Campanha de Saúde Bucal”. A iniciativa é fruto de uma parceira da Prefeitura de Birigui, SESI, Sindicato dos Sapateiros, Unesp e Sinbi e proporciona tratamentos odontológicos sem custo ao trabalhador.

A Metalpama, empresa de móveis de aço, também adotou o “Almoço Verde” e passou a disponibilizar uma sala de jogos para que os colaboradores possam se distrair na hora do almoço.

Por fim, a Pé com Pé apresentou suas ações. A indústria também participa do “Alimente-se Bem”, da “Campanha de Saúde Bucal” e da “Campanha de Apoio para Portadores de Diabetes”, projeto arti-culado pelos parceiros e a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região noroeste Paulista), que acompanha as pessoas que foram diagnosticadas como portadoras de diabetes.

Confira as iniciativas das empresas que

foram apresentadas durante o evento:

A presidente do sindicato dos traba-lhadores, Milene Rodrigues, também falou do seu contentamento. “nos envolvemos e motivamos os trabalhadores a partici-par”. no decorrer da apresentação, Ataliba Mendonça, diretor do SESI de Birigui, frisou o quanto as avaliações são importantes. “temos que cuidar dos trabalhadores, pois a falta de saúde deles compromete o futuro das indústrias e das famílias.”

Após o início dos diagnósticos, os primeiros indicadores foram fornecidos a empresas participantes e, com base nas informações, a direção das organizações passaram a criar ações para amenizar e prevenir os problemas de saúde apontados pelos exames. Alguns dos projetos foram apresentados durante o evento.

O encontro, que ocorreu no auditório do SESI, reuniu representantes dos parceiros da ação, empresários e funcionários das fábricas. As atividades prosseguiram no dia seguinte (14) com a palestra “O Desenvolvi-mento com as pessoas em primeiro lugar - Acidente Zero - Case Paquetá Calçados (RS)”. Renan José Machado de Souza, médico do trabalho e gerente de Saúde e Segurança Ocupacional da empresa, contou como o projeto mudou a realidade dos trabalha-dores e empresários daquela localidade.

Os indicadores gerados motivaram ações em favor do trabalhador

Adesão dos colaboradores foi exemplo para todo o Brasil