ano ii - nº 5 - março_abril_maio de 2008

6
ANO II Nº 05 - Jaboticabal, março/abril/maio de 2008 • Av: 13 de maio, 556 • fones: 3203 5001 - 3204 3305 Newsletter Distribuição gratuita - disponível on-line no site: www.englishfield.com.br No dia 04 de abril realizou-se nas de- pendências da Acija o Seminário de abertura de 2008 – Tema “Bossa Nova”. A apresentação oral ficou por conta dos professores Camila Moreno Bianco e Francisco A. B. M. da Cunha, enquanto que a apresentação musical foi feita pelos alunos Dr. Jonas Ricardo Martins Cintra, Dr. Yvan Baptista de Oliveira e a professora Renata Ijanc Fernandes Aze- vedo. Para abrilhantar ainda mais a apre- sentação, tivemos a participação especial dos músicos Charles Lei- te Bueno, Charlon Leite Bueno e Gustavo Bissoli. A noite foi inesquecível, pois conhe- cemos sobre Bossa Nova e relembramos músicas eternas. Nossos parabéns aos amigos que de forma generosa tornaram nos- sa noite tão especial. Informativo English Field 01 1° Seminário 2008 A English Field realiza neste próximo dia 30 de maio o Can You? Este evento foi criado com o intuito de gerar a integração escola, alunos e comunidade, uma noite onde nossos alunos possam demonstrar suas ha- bilidades, valorizando seus talentos, eles poderão: cantar, representar, declamar um poema, tocar um instrumen- to, dublar, expor trabalhos, etc. Sua presença trará brilho ao evento e incentivará todos os participantes, transformando esse momento em algo espe- cial para todos. Será realizado a partir das 20horas, nas dependências da ACIJA (Rua São Sebastião, 179), entrada franca. Can You? 2008

Upload: andresa-martins

Post on 29-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

sentação, tivemos a participação especial dos músicos Charles Lei- te Bueno, Charlon Leite Bueno e Gustavo Bissoli. A English Field realiza neste próximo dia 30 de maio o Can You? A noite foi inesquecível, pois conhe- cemos sobre Bossa Nova e relembramos músicas eternas. No dia 04 de abril realizou-se nas de- pendências da Acija o Seminário de abertura de 2008 – Tema “Bossa Nova”. poema, tocar um instrumen- to, dublar, expor trabalhos, etc.

TRANSCRIPT

Page 1: Ano II - nº 5 - Março_Abril_Maio de 2008

ANO II Nº 05 - Jaboticabal, março/abril/maio de 2008 • Av: 13 de maio, 556 • fones: 3203 5001 - 3204 3305

New s le t te rDistribuição gratuita - disponível on-line no site: www.englishfield.com.br

No dia 04 de abril realizou-se nas de-pendências da Acija o Seminário deabertura de 2008 – Tema “Bossa Nova”.

A apresentação oral ficou por conta dosprofessores Camila Moreno Bianco eFrancisco A. B. M. da Cunha, enquantoque a apresentação musical foi feitapelos alunos Dr. Jonas Ricardo MartinsCintra, Dr. Yvan Baptista de Oliveira e aprofessora Renata Ijanc Fernandes Aze-vedo. Para abrilhantar ainda mais a apre-

sentação, tivemos a participaçãoespecial dos músicos Charles Lei-te Bueno, Charlon Leite Bueno eGustavo Bissoli.

A noite foi inesquecível, pois conhe-cemos sobre Bossa Nova erelembramos músicas eternas.

Nossos parabéns aos amigos quede forma generosa tornaram nos-sa noite tão especial.

I n f o r m a t i v o E n g l i s h F i e l d 01

1° Seminário 2008

A English Field realiza nestepróximo dia 30 de maio o CanYou?

Este evento foi criado com ointuito de gerar a integraçãoescola, alunos e comunidade,uma noite onde nossos alunospossam demonstrar suas ha-bilidades, valorizando seustalentos, eles poderão: cantar,representar, declamar um

poema, tocar um instrumen-to, dublar, expor trabalhos, etc.

Sua presença trará brilho aoevento e incentivará todos osparticipantes, transformandoesse momento em algo espe-cial para todos.Será realizado a partir das20horas, nas dependências daACIJA (Rua São Sebastião,179), entrada franca.

Can You? 2008

Page 2: Ano II - nº 5 - Março_Abril_Maio de 2008

I n f o r m a t i v o E n g l i s h F i e l d02

Um dia, se você tivesse que rece-ber um estrangeiro em sua casae precisasse ensiná-lo sobre a Cul-tura Brasileira, o que você ensina-ria? Provavelmente o levaria aoslugares mais belos do país, assimcomo mostraria nossa culinária.Haveria então, que fornecer dicasde como sobreviver a essa cultu-

ra tão miscigenada, comopor exemplo, no que diz res-peito a amizades, os brasilei-ros não deixam nada a dese-jar ao acolher novas pesso-as, mas no quesito pontuali-dade, essa é outra questão.

Com certeza, por um estran-geiro também seria observa-do que o futebol é o nossogrande orgulho, por outrolado, a política não é um as-sunto que todos os brasilei-ros se interessem muito.Diferenças... diferenças. ACultura assim como os cos-tumes são nada mais do queum mistério a ser desvenda-do, e para a compreensãodesses objetos, que somosnós mesmos, seres fascinan-tes, porém complexos, a An-tropologia aparece com o ob-jetivo de compreender o com-portamento dos homens, le-vando em consideração o de-senvolvimento e a constru-ção de regras que definamas relações humanas.

Nesse sentido, a Antropologiabusca além da compreensãosobre nós mesmos, o entendi-mento do que é o outro. Paraisso, é de extrema relevância en-contrarmos um caminho entreas diferenças culturais, ou naspalavras de antropólogos “tornaro exótico familiar”. Mas comoserá o caminho para a compre-ensão do outro? Uma forma deconseguirmos chegar a essa re-flexão é nos tornarmos o sábioda parábola; “O menino, o pássa-ro e o sábio”.

Essa pequena história conta umepisódio em que um menino re-solveu questionar e colocar emdúvida os conhecimentos de ummonge sábio. Para isso, elaborouuma estratégia em que com umpássaro em suas mãos e o es-condendo do monge, perguntariaa ele se o pássaro estaria vivoou morto, então se o monge res-pondesse que o pássaro estariavivo o menino o mataria e se aresposta fosse de que o pássa-ro estivesse morto o menino o

deixaria livre para voar. Chega-da então, a hora do desafio, omenino perguntou: _ O pássaroestá vivo ou morto? A respostaveio imediata e sem rodeios, dis-se então o sábio: _ “Depende devocê”.

A resposta depende de você sig-nifica nada mais do que a capa-cidade evidente do sábio de en-trar no universo do menino ecompreender o caminho peloqual ele estava querendo chegar,o que significa na Antropologiaque para a compreensão de umaoutra Cultura ou mesmo a nos-sa própria Cultura devemos nosdesfazer daquilo que somos,nossos valores, para compreen-der o outro na sua plenitude.

Com essa pequena história che-gamos ao destino que tanto aAntropologia busca para desven-dar as relações humanas, istoé, não olhar somente por nos-sos próprios olhos, e sim como olhar do outro, tornando afronteira que nos separa, maispróxima.

Page 3: Ano II - nº 5 - Março_Abril_Maio de 2008

I n f o r m a t i v o E n g l i s h F i e l d 03

Going Out 2008Going Out 2008You make part of it !

Os alunos da English Field: Nathan Augusto Praxedes Felipe, Victor YonamineMota, Nicole Helena Yonamine Mota e Igor Paris, que são treinados pelostécnicos Paulo Mota e Simone Yonamine Mota, esta também aluna da EnglishField, participaram do Florida Citrus Cup, um campeonato internacional dekaratê, realizado no dia 23 de fevereiro de 2008 nos Estados Unidos, naFlorida International University – Rharmed Arena.

Os atletas participaram em duas modalidades (Kata e Kumite) e trouxeramvárias medalhas desta competição. Nathan ganhou bronze no Kata e pratano Kumite, Victor recebeu medalha de bronze no Kata e Nicole foi premiadacom ouro no Kata e prata no Kumite.

Parabéns aos nossos alunos que de forma brilhante participaram desteevento internacional.

Alunos da English Field premiadosem evento internacional de karatê

O Going Out 2008 foi realizado entre os dias 24 de março e primeiro deabril.Os alunos foram a duas lanchonetes próximas à escola e saborearamdeliciosos lanches, vivenciando uma experiência diferente, pois saíramda sala de aula e aplicaram todo o aprendizado da língua inglesa em umasituação diferente. Os professores foram os garçons e os alunos fizeramseus pedidos em inglês.

Page 4: Ano II - nº 5 - Março_Abril_Maio de 2008

I n f o r m a t i v o E n g l i s h F i e l d04

TerapiaCorporal

Ana Paula AndréTerapeuta CorporalCRT: 34900R: Mário de Campos, 1030Jaboticabal - SPFones: 3202-7716 / 9708-4342

A medicina tradicional chinesa, emtodas as suas técnicas, tem porprincípio básico o equilíbrioenergético.

Os canais energéticos(meridianos) foram descobertosempiricamente pelos homens an-tigos, que começaram a perceberuma certa “coincidência” quando,após uma queimadura ou golpeacidental, observava-se uma me-lhora em alguma doença ou dimi-nuição de determinadas dores.

Curiosos, eles acabaram desco-brindo todo um sistemaenergético e suas relações com ocorpo e a mente.

Essas teorias foram, ao contráriodo que parece, desenvolvidas nodecorrer dos séculos e exigirammuitas observações e estudossobre anatomia e fisiologia, utilizan-do-se de cadáveres de criminosos.

A medicina chinesa chegou aoJapão por volta do século VI, e em1887 surgiu o Shiatsu como for-ma de terapia.

Primariamente chamava-se anma,mas os terapeutas da época deci-diram chamar o seu trabalho deShiatsu.

Com o passar do tempo, essa te-rapia foi reconhecida como umaforma de tratamento extrema-mente eficaz.

“A psique, como o corpo, é umaestrutura extremamente histórica.”

(Carl Gustav Jung)

Mãaeee!... Telefone...Apesar da internet, o telefone continua sendo um poderoso meio decomunicação, e a maneira com que você faz o uso dele reflete a suapersonalidade, não só no escritório, em casa também.

Todos que tem filho, já passaram por essa situação: - Mãeee...Telefone...É natural, e aceitar manifestações mais descontraídas das crianças,deixa a vida mais gostosa. É importante ensinar as crianças e todos osque convivem na casa a atender ao telefone e ligar para a casa dosoutros.

Horários: sempre após as nove horas e nunca após as vinte e duas, amenos que seja alguém muito íntimo. Ao ligar para alguém, cumprimen-te, diga seu nome, se necessário identifique o lugar, e pergunte se apessoa está. É extremamente deselegante, ligar e já perguntar se a

pessoa com quem quer falar está, sem ao menos identificar-se. Caso amesma não se encontre, não questione o interlocutor, apenas deixerecado que ligou e se retornará a ligação.

Importante! Em tempos de celular, as pessoas esquecem que fala-seperfeitamente em telefones fixos. Por isso, o certo é sempre tentarprimeiro o telefone fixo e pensar duas vezes antes de acessar o celular.E não esqueça, ao celular ou no telefone convencional, ao ligar paraalguém, antes de continuar a conversa, perguntar se a pessoa podefalar naquele momento.

Cabe a quem fez a chamada tomar a iniciativa de encerrá-la. Caso aligação seja interrompida involuntariamente, quem chamou deveretornar.

Oriente não só as crianças sobre a importância das palavras mágicas:

- “Por favor, o Zezinho está?” “Aqui é o Pedro!”“Não está?” “Obrigado, ligo mais tarde!”Havendo ou não mais pessoas para usar o telefone, seja sempre breve!

Envie a sua dúvida relacionada ao tema ética, elegância e etiquetapara o e-mail: [email protected] e aguarde resposta.

Tire sua dúvida.

Prêmio Top QualityA English Field recebeu o prêmio Top Quality, em cerimônia que foi rea-lizada no dia 24 de março na Mascagni, na ocasião foram premiadas50 empresas da nossa cidade, e nós da English Field recebemos esteprêmio com a certeza de sempre nos empenharmos em proporcionaro melhor ensino para nossos alunos.

SHIATSU Um pouco da historia do Shiatsu

Lucilene Ribeiro de Oliveira, Luis Fernando Savan, Bruna Ribeiro de Oliveira, Edilene RibeiroFurlan, Renato Luis Furlan e Felipe Ribeiro Furlan

A nova linha LIFE lançada pela English Field é uma opção para quemacredita que pode fazer algo melhor para o lugar onde vivemos. Sãobloquinhos e canetas produzidos em papel reciclado, sacolas perma-nentes de algodão cru e caneca artesanal de argila

Nova linha: LIFENova linha: LIFEwww.englishfield.com.br/lifewww.englishfield.com.br/life

Page 5: Ano II - nº 5 - Março_Abril_Maio de 2008

Periodicidade: bimestral • tiragem: 500 exemplares • diagramação: Luís Fernando Savan • revisão: Edilene Ribeiro Furlan • revisão final: Paula de BarrosParanhos da Costa • colaboradores: Adriana Pacífico, Bruna Ribeiro de Oliveira, Edilene Ribeiro Furlan, Lucilene Ribeiro de Oliveira, Paula de BarrosParanhos da Costa.

I n f o r m a t i v o E n g l i s h F i e l d 05

With samples from VocabuLando – Vocabulário PráticoInglês-Português By Isa Mara Lando (Disal Editora)

Notice the LINKS that refer you to another entry,with a similar or contrasting meaning.

ABSOLUTELY adv. DEFINITELYAbsolutely tem sentido positivo. É uma maneira vigorosa,entusiástica de dizer “Sim, com certeza!”. Em português, “ab-solutamente” tem sentido negativo.

Contraste:“Was the trip worth all that money?”“Absolutely, every penny!”“Valeu gastar tanto dinheiro nessa viagem?”“Sim, com certeza, valeu cada centavo!”“Você concorda?”“Absolutamente, de jeito nenhum!”“Do you agree?”“Absolutely not! / Not at all!”

1. Absolutamente, completamente, totalmente, decidi-damente, perfeitamente.

She’s absolutely adorable.Ela é absolutamente adorável.The goods shall be kept in an absolutely separate room.As mercadorias devem ser guardadas em uma sala total-mente separada.

2. Sim com certeza, claro, decerto, indubitavelmente,inquestionavelmente, naturalmente, necessariamente, semdúvida, de qualquer maneira.

“In short, is the book worth reading?” “Absolutely,absolutely.” “Em suma, vale a pena ler este livro?” “ Claro! Sem dú-vida, com certeza!”

3. Na negativa: Absolutely not AT ALL não; absoluta-mente, em absoluto, de maneira nenhuma, de forma algu-ma.

“Are you a member of the Communist Party?”“Not at all, absolutely not.”“O senhor é membro do Partido Comunista?”“Absolutamente! De maneira nenhuma!”

GREAT adj., interj.

Great não é “grande” no tamanho:

Sylvester is a great city, with lots of greenery and friendlypeople.Sylvester é uma ótima (NÃO “grande”) cidade, com mui-tas áreas verdes e gente simpática.

1. Grande, grandioso, sumo GRAND

Jonh Coltrane discography – A tribute to a great jazzmusician.Discografia de John Coltrane – Tributo a um grande músi-co do jazz.This is a matter of great importance.É uma questão de suma importância.

“The truth is my greatest friend.” (Isaac Newton)“A verdade é minha maior amiga .“Enjoy the great view of the tower.Desfrute do grandioso panorama da torre.

2. Ótimo, excelente, sensacional; inf. Legal, bacana, bár-baro, beleza, dez, genial, jóia; o fino, o máximo, fora de sérieTERRIFIC.

(Slogan:) “Machintosh-Insanely great.”Machintosh – Bárbaro, o máximo em loucura!That’s great.Que ótimo.You’re looking great!Você está com uma cara ótima!That’s a great movie!É um filme sensacional, bárbaro, dez, um filmaço!Este filme é o máximo.

The authorIsa Mara Lando is a translator and English teacher with morethan 80 books under belt, besides countless magazines andnewspaper articles. She is the author of Ghosts! A play forthe classroom (Ática), O Fantasma de Centerville (Scipione),an adaptation of Oscar Wilde’s famous tale, and, more recently,of VocabuLando – Vocabulário Prático Inglês-Português,published by Disal Editora in September 2006 in a new, greatlyenhanced and enlarged edition.Read more about her work and browse a sample of 20 entriesfrom VocabuLando at www.vocabulando.com.

Matéria retirada da revista NEW ROUTES #XX, January/2008, páginas 36 e 37, gentilmente cedida pela Disal Editora.

Page 6: Ano II - nº 5 - Março_Abril_Maio de 2008

I n f o r m a t i v o E n g l i s h F i e l d06