ano ensino dia 2017 · 4. oalunonãopoderá ... à irregularidade das chuvas e vem sendo reduzido...

18
2° SIMULADO Geografia - Ética - Educação Física 2017 7° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Dia: 26/08 - Sábado Nome completo: Turma: Unidade: DIA

Upload: doliem

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2° SIMULADO

Geografia - Ética - Educação Física

2017

7° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Dia: 26/08 - Sábado

Nome completo:

Turma: Unidade:

DIA

FORMADE

PREENCHIMENTOERRADA

FORMA

DEPREENCHIMENTOCORRETA

É COLOCAR QUALQUER TIPODE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PROIBIDO

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 2º TRI

1. A prova terá duração de 2 horas e 30 minutos.

2. Prova e gabarito só poderão ser devolvidos após uma hora do início do simulado.

3. O aluno só poderá sair para ir ao banheiro ou beber água após 1 horas e 30 minutos de início da prova.

4. O aluno não poderá levar a prova para casa.

5. O preenchimento do gabarito deve ser feito com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DE CANETAS COMPONTAS POROSAS.

6. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito.

7. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis, caneta e borracha.Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitido empréstimo dematerial entre alunos.

8. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida se o mesmo vier aser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, o aluno deverá colocá-lo na base do quadro durante a prova.

9. O fiscal deverá conferir o preenchimento do gabarito antes de liberar a saída do aluno.

1

1. A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados. Essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Essa divisão é composta por

a) Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste. b) Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão. c) Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste. d) Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea. e) Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga. GABARITO: A COMENTÁRIO: A divisão de todo o território nordestino é dada pelo fator morfoclimático, subdividindo-se em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte, da costa ao limite com a região Norte, respectivamente. 2. A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como

a) agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.

b) a Zona da Mata, que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original.

c) o Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade.

d) a faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.

e) meio-norte, que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.

GABARITO: D COMENTÁRIO: Por questões históricas, a ocupação se iniciou ao litoral e, a partir daí, deu-se a continuação da ocupação dos demais territórios. Logo, o princípio do desenvolvimento ocorre e se mantém até hoje nas capitais litorâneas. 3. Considere os seguintes textos:

I. "As estradas que levam aos portos de Mossoró Areia Branca e Macau estão cheias de retirantes, que vão se arrastando, fugindo do calvário da sua miséria, havendo, entre esses, muitas vítimas que caem inanimadas por não suportarem as fadigas e a duração da viagem."

(Jornal "A República", Rio Grande do Norte, setembro de 1903.) II. "Metade dos municípios do Nordeste - 51,7% - está em situação emergencial por causa da seca. São

8,7 milhões de pessoas nessas áreas em estado crítico, segundo relatório da Secretaria Nacional da Defesa Civil."

(Jornal "Folha de São Paulo", novembro de 1992.) A leitura dos dois textos e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que

a) o agravamento da seca no Nordeste é cíclico e as pesquisas federais revelam que o problema limita-se à irregularidade das chuvas e vem sendo reduzido ano a ano.

b) no início do século, os problemas relacionados à seca eram muito mais graves, pois não havia ainda a ajuda governamental e a concentração das terras era muito grande.

c) a perpetuação do problema da falta de água no Nordeste tem a dupla finalidade de preservar o clientelismo e mascarar um grande problema da Região, que é a má distribuição das terras.

d) o número crescente de áreas irrigadas tem permitido hoje evitar o êxodo forçado do sertanejo, como acontecia com maior frequência no início do século.

e) atualmente, o problema das secas é enfrentado com muito mais seriedade que no início do século, sendo prova disso a distribuição de "cestas básicas" e a perfuração de poços nas zonas mais afetadas.

GABARITO: C COMENTÁRIO: A ocupação das terras, mesmo as sertanejas, sempre foram pontos de conflito e demanda política na região. Principalmente no que envolve questões sociais, como a relação entre “coronéis” e empregados, que são obrigados, muitas vezes, a se submeter a ruins condições de trabalho por não ter como alcançar suas próprias terras.

2

4. A região destacada no mapa a seguir caracteriza-se, entre outros fatores, por

a) apresentar domínio de clima tropical semiúmido, com chuvas abundantes no outono e inverno. b) dedicar-se à pecuária extensiva, lembrança da principal atividade desenvolvida no período colonial. c) aproveitar suas terras mais úmidas para a fruticultura, não necessitando, desta forma, de irrigação. d) englobar a maior produção de arroz de toda a região nordestina. e) fornecer mão de obra temporária para as plantações de cana-de-açúcar da Zona da Mata. GABARITO: E COMENTÁRIO: Área de transição natural e climática, o agreste é uma alternativa de logradouro mais próximo da faixa dos grandes centros e que permite opções de emprego e condições médias de vida. 5. Tratando-se do ambiente nordestino e das condições do uso e ocupação do solo, é verdadeiro afirmar

que

a) a subregião do Meio-Norte é a responsável por abrigar a maior área de preservação de floresta pluvial do país.

b) o domínio de chapadas, relevo cuja formação é cristalina, está concentrado na subregião sertaneja. c) a depressão sertaneja corresponde ao Vale do Rio Parnaíba, local importante para a subsistência

daquele povo. d) o planalto de morros, concentrado no litoral, exerce forte influência sobre as massas de ar quentes e

úmidas vindas dos oceanos. e) no Vale do São Francisco está presente o solo de massapê, o mais fértil da região. GABARITO: D COMENTÁRIO: As Serras e Planalto Leste – Sudeste se estendem até o litoral, por onde margeiam da Paraíba até o sul da Bahia, funcionando, assim, como uma barreira natural e, por consequência, causando chuvas orográficas no litoral. 6. A população da Região Nordeste tem decrescido gradativamente desde 1872 em relação à população

do Brasil, conforme demonstra a tabela a seguir:

Ano 1872 1890 1900 1920 1940 1950 1960 1970 % 44,7 41,9 38,7 36,7 35,0 34,6 31,6 30,2

Tal fato se explica

a) pelo êxodo nordestino para demais regiões mais desenvolvidas. b) pelo plano de controle de natalidade na região motivado pelo Governo Federal. c) devido ao período cada vez mais longos da seca, que assolou o Nordeste no início do século passado. d) pela falta de trabalho nas principais cidades, já que essa população havia migrado em massa no êxodo. e) por necessidade de mão de obra nas indústrias e ocupação dos territórios mais ao sul do Trópico. GABARITO: A COMENTÁRIO: A concentração de terras, a falta de perspectiva, a seca potencializada, a falta de recursos para produzir são alguns elementos que motivaram a saída dos nordestinos, principalmente dos sertanejos, para outras regiões do país.

3

7. O agreste alterna, de maneira geral, dois tipos de vegetação:

a) Cerrado e cocais. b) Floresta equatorial e cerrado. c) Floresta tropical e mangues. d) Floresta tropical e caatinga. e) Floresta equatorial e cocais. GABARITO: D COMENTÁRIO: Há o agreste úmido, em ligação com a Zona da Mata, área de clima tropical litorâneo, e o agreste semiárido, ligado à subregião do Sertão, com domínio de clima semiárido. 8. É uma vegetação típica do sertão nordestino:

a) cana-de-açúcar. b) mangues. c) cactáceas. d) cacau. e) floresta pluvial. GABARITO: C COMENTÁRIO: Vegetação xerófila, adaptada a condições extremas – quentes e muito secas, as cactáceas (os cactos) possuem suas folhas em forma de espinhos para não perderem umidade em sua transpiração. 9. O planalto da Borborema interfere na

a) ocorrência de chuvas frontais no litoral. b) hidrografia do Nordeste. c) ocorrência de chuvas convectivas no Meio Norte. d) vegetação da Mata dos Cocais. e) formação de chuvas orográficas no litoral. GABARITO: E COMENTÁRIO: O planalto da Borborema impede a continuidade do ciclo da massa de ar Tropical Atlântica, que, carregada de umidade, acaba precipitando a descarga pluvial, formando a Zona da Mata. 10. O Meio-Norte ou Nordeste Ocidental é uma região

a) onde os "brejos" ocupam as encostas das chapadas e se transformam em áreas de agricultura de subsistência.

b) de transição entre a Amazônia e o Nordeste, com economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura tradicional de algodão e arroz.

c) de relevo suave, verdadeira extensão da Planície Amazônica, que tem na pecuária leiteira e de corte a sua principal atividade.

d) de clima tropical úmido, onde se concentram atividades ligadas às "plantations" de cacau. e) de grandes latifúndios, com ocorrências de elevadas densidades demográficas, devido à necessidade

de numerosa mão de obra. GABARITO: B COMENTÁRIO: Área de ligação entre o Nordeste e o Norte do Brasil, possui clima Tropical Equatorial e Semiúmido, as condições climáticas acabam sendo favoráveis para a expansão das práticas agrícolas. 11. Sobre a Região Nordeste, é certo afirmar que

a) existe oficialmente desde o Brasil Colonial. b) seus limites territoriais abrangem a Zona da Mata de Minas Gerais. c) todos os seus habitantes têm a mesma origem social. d) é a única região que se mantém em todas as regionalizações nacionais. e) pode ser identificada como a região onde há homogeneidade em termos de clima e vegetação. GABARITO: D COMENTÁRIO: Diante das regionalizações a que o Brasil possui: IBGE, Geoeconômica e Quatro Brasis de Milton Santos, a posição e a divisão da região é mantida em todos os modelos.

4

12. Antônio Conselheiro, o líder da rebelião de Canudos, profetizou: "O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão". Sá e Guarabira, na música "Sobradinho", mostram que o sertão já virou "mar", inundando as cidades de Remansa, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado.

O rio represado para a construção do reservatório de Sobradinho e o estado brasileiro onde se localiza essa represa são:

a) Rio Parnaíba, Ceará. b) Rio Jaguaribe, Rio Grande do Norte. c) Rio São Francisco, Pernambuco. d) Rio Parnaíba, Piauí. e) Rio São Francisco, Bahia. GABARITO: E COMENTÁRIO: A letra da música “Sobradinho” faz referência ao dito de Antônio Conselheiro e as barragens construídas ao longo do curso do “Velho Chico”, que causou a inundação de várias cidades e diminuição da vazão final do mesmo. 13. No mapa a seguir, temos, esquematicamente representadas, duas rotas internacionais. Considerando o

que estudamos, essas rotas seriam uma vantagem do nordeste em relação

a) ao turismo e ao comércio. b) à produção agrícola voltada para a exportação. c) ao grande congestionamento aéreo do nordeste americano. d) ao fluxo emigratório dos nordestinos. e) à possibilidade de voos em baixas altitudes e com maior estabilidade. GABARITO: A COMENTÁRIO: A posição geográfica do Nordeste é favorável ao comércio externo, sua extremidade é muito próxima à Linha do Equador e, por consequência, da América do Norte e Europa Ocidental. 14. Na faixa litorânea da Região Nordeste, área mais importante da região, estão os principais centros

urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias. Essa afirmação refere-se à sub-região

a) Agreste. b) Sertão. c) Meio Norte. d) Zona da Mata. e) Caatinga GABARITO: D COMENTÁRIO: Por motivos histórico, econômico, natural e infraestrutural, oito das nove capitais se localizam na costa, o que fez com que recebessem grandes volumes de investimentos e empreendimentos, gerando emprego e renda para a população, municípios e estados.

5

15. “Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos”.

G. Ramos Vidas Secas. A caatinga, adaptada às condições naturais sertanejas, é uma vegetação que apresenta

a) árvores de caules retilíneos, folhas perenes e raízes pouco profundas. b) grandes arbustos, com folhas largas e poucos galhos. c) espinhos e raízes aéreas para absorver a umidade do ar. d) folhas perenes, espinhos e raízes tabulares. e) queda das folhas na estiagem, espinhos e raízes profundas. GABARITO: E COMENTÁRIO: As raízes das plantas da caatinga são profundas para captar o máximo de água da chuva. Parte da vegetação conta com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e queda das folhas nos períodos mais secos. 16. A irregularidade na distribuição da população nordestina fica mais evidente ao analisarmos a diferença

do número de habitantes entre os estados desse complexo regional, sendo que alguns estão entre os mais populosos do Brasil, enquanto outros estão entre os menos habitados. É estado mais populoso do Nordeste:

a) Bahia b) Ceará c) Maranhão d) Pernambuco e) Piauí GABARITO: A COMENTÁRIO: Com 14,6 milhões de habitantes, o estado da Bahia é o mais populoso do Nordeste. 17. É o estado menos habitado do Nordeste:

a) Alagoas b) Sergipe c) Rio Grande do Norte d) Paraíba e) Ceará GABARITO: B COMENTÁRIO: Sergipe é o estado com o menor contingente populacional da Região Nordeste: 2,1 milhões de habitantes. 18. A Mata dos Cocais está presente em três estados do Brasil. As três unidades federativas que abrigam

esse tipo de vegetação são

a) Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul b) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná c) Amazonas, Pará e Roraima d) Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo e) Maranhão, Piauí e Tocantins GABARITO: E COMENTÁRIO: O bioma Mata dos Cocais está presente nos estados do Maranhão, Piauí e extremo norte do Tocantins. Essa cobertura vegetal é uma área de transição da Floresta Amazônica, a região semiárida do Nordeste, além do Cerrado tocantinense.

6

19. Mapas de anamorfose sobre a produção agrícola no Brasil:

As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País. Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. São, respectivamente, as produções agrícolas representadas em I e em II:

a) De subsistência e patronal. b) Familiar e itinerante. c) Patronal e familiar. d) Familiar e de subsistência. e) Itinerante e patronal. GABARITO: C COMENTÁRIO: No primeiro mapa, temos uma maior expressão das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, áreas que se apresentam como espaços agropecuários mais mecanizados, com predomínio do agronegócio, concentração de terras e grandes latifúndios patronais. No segundo mapa, observa-se um maior destaque para a região Nordeste, que, ao lado da região Sul, possui uma grande presença de agricultores familiares, cuja produção não é voltada, geralmente, para o mercado externo. 20. Sobre a estrutura social e econômica dos engenhos coloniais no Brasil, afirma-se corretamente que a) a escravidão era a forma de trabalho predominante, fazendo com que não houvesse qualquer divisão

técnica do trabalho. b) na agromanufatura do açúcar, os escravos trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar enquanto os

homens livres se ocupavam do trabalho nos engenhos. c) os engenhos mantinham uma divisão do trabalho muito desenvolvida, com escravos realizando tarefas

simples e homens livres realizando atividades que exigiam maior conhecimento técnico. d) apesar de uma certa divisão do trabalho ser estabelecida nos engenhos, geralmente os homens livres

se ocupavam das tarefas menos importantes e mais simples, em que se exigia somente a força física. e) inicialmente trabalhado com os indígenas, a produção canavieira foi rapidamente desenvolvida, muito

pela combinação dos fatores clima, solo, chuva e o conhecimento nativo dos indígenas da região na época.

GABARITO: B COMENTÁRIO: Os escravos, oriundos da África Ocidental, foram trazidos para substituir a mão de obra indígena, e compuseram um grande volume demográfico, assim como quase toda a base cultural do Brasil. 21. “A ética está mais ligada à teoria. Ela se relaciona com os valores e nos ajuda a refletir sobre o bem e o

mal. A moral está mais ligada à prática das pessoas e é fundamentada nos princípios éticos. Ela está relacionada às ações consideradas certas ou erradas, justas ou injustas, honestas ou desonestas. Podemos afirmar, portanto, que a moral é a prática de uma ética."

(Ensino fundamental 7. ano filosofia: livro do professor: livro 2 / SAE DIGITAL S/A, 2017.p. 412.)

7

Pensando na diferença entre ética e moral no cotidiano e na prática das pessoas,

a) “O ato de falar ou não mal dos outros” é uma ação moral. b) “O ato de falar ou não mal dos outros” é um princípio ético. c) “Não pegar o que não me pertence” é uma ação moral. d) “O ato de usar ou não o cinto de segurança” é um princípio ético. e) “As pessoas devem ser respeitadas” é uma ação moral. GABARITO: A COMENTÁRIO: O ato de falar mal ou não dos outros, como ação prática das pessoas, é uma ação moral. Por isso, a alternativa A é a correta. As alternativas C e E são princípios morais e não atos, enquanto B e D são atos e não princípios. 22. Vamos citar três perguntas possíveis de serem feitas antes de agir: “Eu quero fazer isso? Eu posso

fazer isso? Eu devo fazer isso?" Muitas vezes, fazemos algo que queremos, mas que não podemos e nem devemos fazer; outras vezes, fazemos algo que queremos e podemos, mas que não devemos fazer; ainda, podemos fazer algo que não queremos e não devemos... e assim por diante. Por isso, é necessário pensar antes de agir."

(Ensino fundamental 7. ano filosofia: livro do professor: livro 2 / SAE DIGITAL S/A, 2017.p. 413.) De acordo com o texto e com o que estudamos sobre ética e moral, para que uma ação seja considerada ética, é necessário que a pessoa, antes de fazer algo, realize

a) uma conversa. b) um debate. c) um diálogo. d) uma pesquisa. e) uma boa reflexão. GABARITO: E COMENTÁRIO: A ideia de nos perguntarmos, antes de qualquer ação, se quero, posso e/ou devo fazer isso, envolve uma reflexão do sujeito ético antes de agir. 23. Agostinho de Hipona foi um dos filósofos mais importantes do período Medieval. Suas teorias

basearam, durante muitos anos, os mais importantes princípios filosóficos e éticos do cristianismo. Suas ideias éticas estão fundamentadas principalmente nas discussões sobre vontade, liberdade, bem e mal – temas muito debatidos no período medieval. Sobre a ética para Agostinho, é correto dizer que

a) está relacionada a como distinguimos as noções de bem e mal para sermos pessoas melhores. b) Agostinho afirma que, para sermos éticos, devemos nos basear unicamente no que particularmente

consideramos o bem. c) ele acredita que o verdadeiro comportamento ético vem da nossa liberdade e da nossa vontade de fazer

o bem. d) a ética é despertada quando nos voltamos a nós mesmos, refletindo sobre a melhor maneira de agir. e) a ética está relacionada à fé cristã, à mensagem divina bíblica que valoriza a fé e o contato com Deus. GABARITO: E COMENTÁRIO: Para Agostinho, as relações entre os humanos deve se pautar pela mensagem bíblica, pela fé em Deus, estando, assim, a ética diretamente ligada ao pensamento cristão. 24. Considerando o pensamento filosófico de Agostinho sobre a relação entre a bondade divina com a

maldade que existe no mundo,

a) a origem de todo mal é a perversidade e a maldade que existem no coração dos seres humanos. b) tem sua origem na vontade, sempre que o homem se afasta da vontade divina, impondo sua

própria vontade. c) o mal tem sua origem quando o homem deixa de seguir a vontade divina para seguir a vontade

dos outros. d) a origem do mal está radicada na relação entre homem e Deus, quando Deus faz o homem seguir sua

vontade. e) tem sua origem quando o homem se afasta de sua vontade interior para seguir vontades alheias

e mundanas. GABARITO: B COMENTÁRIO: O mal começa a existir, para Agostinho, sempre que as pessoas se afastam da vontade de Deus para impor sua própria vontade.

8

25. “Agostinho atribuiu à liberdade uma função de extrema importância. Ela tem o papel central na sua teoria. A razão (ou inteligência humana) não é responsável pela liberdade, existe uma relação de subordinação entre a liberdade e a vontade.”

(Ensino fundamental 7. ano filosofia: livro do professor: livro 2 / SAE DIGITAL S/A, 2017.p. 419.) Dessa forma, afirmar que a razão não é a responsável pela liberdade significa que

a) Agostinho dava mais importância à liberdade que à razão. b) a relação entre vontade e liberdade faz com que não sejamos racionais. c) o ser humano pode conhecer o bem, mas, mesmo assim, não praticá-lo. d) a razão está ligada à vontade divina, enquanto a liberdade à vontade humana. e) a razão está ligada à vontade humana, enquanto a liberdade à vontade divina. GABARITO: C COMENTÁRIO: A razão não é responsável pela liberdade, porque, por mais que alguém conheça o bem (racionalmente), essa pessoa pode não praticar o bem, pois sua vontade pode fazer com que ela não o pratique mesmo sabendo que agirá mal. 26. Em resumo, podemos dizer que a criação do mundo; a criação do homem à imagem e semelhança de

Deus; o projeto de salvação oferecido por Deus ao homem; a felicidade futura na ressurreição são os temas que vão compor o conjunto das reflexões efetuadas no período Medieval [...]. São eles que constituem o fio condutor da ética medieval.

(Ensino fundamental 7. ano filosofia: livro do professor: livro 2 / SAE DIGITAL S/A., 2017.p. 416.) Os temas pensados pela ética medieval

a) indicam realidades que são experimentadas somente pelo exercício da razão. b) indicam realidades que são experimentadas pelo exercício da fé, mais do que pelo exercício da razão. c) indicam realidades que são experimentadas pelo exercício da razão, mais do que pelo exercício da fé. d) são temas que retomam e repensam o pensamento grego no que se refere à razão e à fé. e) são temas que retomam e repensam o pensamento grego no que se refere à razão, mas não à fé. GABARITO: B COMENTÁRIO: Esses temas precisam mais da fé que da razão para serem experimentados, outra diferença grande com relação aos gregos. Enquanto os últimos têm um pensamento voltado à capacidade racional do homem, os primeiros precisam precipuamente da fé para serem pensados.

27. Os direitos humanos são direitos inerentes a todos nós, independentemente de raça, sexo,

nacionalidade, etnia, orientação sexual, religião ou qualquer outra condição. Direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de expressão, o direito ao trabalho, à moradia e à educação, ao julgamento justo perante a lei, entre outros. O documento que reúne e estabelece a noção moderna de Direitos Humanos que prevalece atualmente é a

a) Constituição de Weimar, de 1919. b) Constituição Universal das Nações Unidas, de 1946. c) Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. d) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. e) Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. GABARITO: C COMENTÁRIO: A Declaração universal dos direitos Humanos, documento da Onu de 1948 que foi assinado por mais de uma centena de países, incluindo o Brasil, estabelece os parâmetros atuais para se pensar os Direitos Humanos.

9

28. Ao estudarmos o pensamento filosófico medieval, notamos logo que a figura de Deus é encarada como a fonte de toda a perfeição e a única natureza conhecedora de toda a verdade. Assim, algumas virtudes eram consideradas necessárias para o alcance da verdadeira sabedoria. São duas qualidades que, segundo os pensadores desse período, seriam necessárias para o real desenvolvimento mental e espiritual, as virtudes

a) do autocontrole e da vaidade. b) da paciência e da boa administração dos bens. c) da caridade e da acumulação de bens. d) da humildade e da escuta obediente à vontade divina. e) da paciência e da intolerância. GABARITO: D COMENTÁRIO: A única alternativa que apresenta as virtudes primárias segundo o pensamento medieval para que haja o alcance da sabedoria divina é a d.

(obs:a personagem de barba seria “Deus”) 29. Refletindo nas diferentes narrativas sobre o surgimento e desenvolvimento do mundo, as duas teorias

que buscam responder à filosófica questão: “De onde viemos, afinal?” são

a) Criacionismo e Evolucionismo. A primeira baseia-se na ideia de que tudo foi criado por Deus e essa criação seria digna de fé, visto que é narrativa bíblica. A segunda é baseada nos estudo de Charles Darwin sobre a origem das espécies, que, para ele, teriam evoluído.

b) Cristianismo e Biologismo. A primeira baseia-se na hipótese de que Cristo teria surgido como o primeiro ser humano na Terra. A segunda afirmaria que somente a biologia pode dá sentido à nossa existência através da experiência religiosa.

c) Criacionismo e Ateísmo. A primeira seria defendida por aqueles que acreditam que tudo foi criado por Deus e jamais terá fim. A segunda seria a ideia de que nunca existiu força alguma qualquer que tenha gerado todas as espécies de vida.

d) Evolucionimo e Darwinismo. A primeira baseia-se na teoria de que todas as espécies existentes teriam sofrido uma forte ação do mundo moderno, e, assim, evoluído com o tempo. A segunda está baseada na ideia de que o biólogo Darwin teria afirmado que todas as coisas sempre existiram como são, de acordo com a vontade de Deus.

e) Criacionismo e Evolucionismo. A primeira estaria baseada nos escritos bíblicos que afirmam Deus como o criador de todas as coisas, incluindo a vida humana. A segunda seria a hipótese do cientista Charles Darwin de que todas as coisas tenham sofrido mutações e, consequentemente, evoluído até a forma atual que conhecemos.

GABARITO: E COMENTÁRIO: A alternativa e) destaca com exatidão a definição das duas teorias da origem do Universo que conhecemos.

10

30. De acordo com o filósofo grego Platão (século III a.C), muitas são as virtudes humanas que podem e devem contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e cordial.

A prática da verdadeira justiça consiste em

a) fazer o bem aos amigos e mal aos inimigos. b) agir movido por interesses ou por benefícios pessoais. c) poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos políticos, faz as leis de acordo com os seus

interesses e pune quem lhe desobedece. d) pagar dívidas contraídas e restituir aos demais aquilo que se tomou emprestado, atitudes que garantem

uma velhice feliz. e) uma virtude que tem sua origem na alma, isto é, deve habitar o interior do homem, sendo ela atuante,

independentemente das circunstâncias externas. GABARITO: E COMENTÁRIO: A alternativa e) possui o real conceito de justiça platônica, pois, para Platão, o homem deve investigar acima de tudo sua própria essência, a fim de contemplar suas próprias virtudes, que devem sempre se tornar algo prático. 31. Se pensarmos o agir para e com os outros, com atitudes éticas e vivência da cidadania, muito ainda

temos que caminhar. Nunca falamos tanto sobre ética, pedimos tanto a ética, mas nunca ela esteve tão excluída das práticas sociais. A partir dessa análise, pode-se concluir que

a) ética é o princípio fundamental para que o ser humano possa viver isolado em família. b) um ser humano que segue a ética da sociedade da qual faz parte é denominado de imoral e, por isso,

deve ser punido pela lei. c) a ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. É o

agir corretamente, pensando sempre na coletividade. d) a ética nunca é influenciada por questões culturais, pois o que era considerado errado no passado

assim permanecerá. e) ética é um comportamento que se deve ter apenas quando se está estudando ou trabalhando. GABARITO: C COMENTÁRIO: A alternativa correta destaca o verdadeiro conceito de Ética para a filosofia e seus mais objetivos propósitos por nós estudados. 32. A adolescência era vista pelos gregos na antiguidade como a fase do adoecimento (ficar doente), no

sentido de que a “alma” do adolescente está em contínuo e acelerado estado mudança, numa inconstância que gera muita confusão entre “o que eles querem que eu seja” e “o que eu realmente sou”. Dessa forma, essa extrema necessidade de sermos aceitos em algum grupo social, durante esta etapa da vida humana, indica que

a) como estamos sempre buscando a aprovação dos outros para nossas ações e escolhas, podemos dizer que o processo de socialização é mais intenso durante a adolescência, pois, nesta fase, a preocupação em agradar para fazer amizades é muito grande.

b) a confusão entre “o que eles querem que eu seja” e “o que eu realmente sou” é a prova de que nunca teremos uma identidade definida, e é isso que nos faz buscar a atenção dos mais próximos.

c) a necessidade que temos de aceitação das pessoas é uma necessidade falsa, pois, no fundo, nós sabemos nos virar sozinhos, sem a interferência de ninguém, pois nascemos para vivermos isolados.

d) na adolescência e juventude é fácil trocamos de amizades e de aparência por causa dos outros, o que explica que, na verdade, nada será duradouro ou valioso para todos nós.

11

e) a vida é uma caixa de surpresa. Isso explica porque estamos o tempo todo inseguros e carentes, já que nunca teremos a certeza de nada, algo que se torna muito mais forte durante a adolescência, fase final da vida de um ser humano.

GABARITO: A COMENTÁRIO: A única alternativa que destaca a relação entre a necessidade de aceitação e a influência das amizades sobre as escolhas dos adolescentes é a alternativa A. 33. Sobre os conceitos de “Estado Teocrático” e “Estado Laico”, é correto dizer que

a) Estado Laico é o termo usado para designar um país que não permite que as leis religiosas interfiram nas leis civis, respeitando a liberdade de culto religioso. Estado Teocrático é o governo que se deixa basear somente pelas leis cristãs e produz as leis civis com base nos escritos bíblicos.

b) Estado Laico é o termo usado para designar um país que não permite que as leis religiosas interfiram nas leis civis, respeitando a liberdade de cultor religioso. Estado Teocrático é todo governo que se deixa construir a partir das leis religiosas predominantes, onde a produção das leis passa pela moral religiosa.

c) Estado Laico é o termo usado para designar um estado mulçumano, onde as leis são todas retiradas do Corão, livro sagrado do islamismo. Estado Teocrático é o estado que rejeita todas as formas de religião e ignora qualquer moral defendida pelas lideranças religiosas.

d) Estado Laico e estado Teocrático não possuem muitas diferenças. Apenas se separam quanto a leis de proteção aos animais e de proteção aos menores de idade.

e) Estado Teocrático é o estado que permite que somente as mulheres sejam escolhidas para lideraram o país, desde que sejam religiosas. Estado Laico é toda ordenação política que desconsidera a existência de religiões, já que são partes dispensáveis da nossa cultura.

GABARITO: B COMENTÁRIO: A alternativa b) especifica corretamente o sentido do termo laico, considerando-o como um conceito oposto ao estado religioso e revela ao aluno uma das características definidas na Constituição Brasileira. 34. Costumamos classificar certos atos como sendo imorais, porque

a) fogem às regras religiosas do cristianismo, que devem governar todas as sociedades. b) seguem a lógica da solidariedade, aquela que os indivíduos colocam seus interesses e vontades infantis

depois dos interesses da sociedade para o bem da coletividade. c) despertam os sentimentos que tínhamos quando ainda éramos crianças e isso é totalmente perigoso. d) ferem os princípios éticos de uma determinada sociedade, já que são os princípios humanos que

definem o que é moralmente correto e o que é considerado ruim para a sociedade. e) o sujeito amoral na verdade não é capaz de distinguir o certo do errado, já que está em precárias

condições físicas. GABARITO: D COMENTÁRIO: Os conceitos de moralidade e imoralidade estão devidamente explicitados na alternativa d).

35. Inúmeras foram as tentativas de definir exatamente o que procura e o que faz um filósofo. Todos

reconhecem sua importância e sua imensa utilidade, pois

a) o trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, redescobrindo seus significados, procurando sempre romper com a visão mítica ou do chamado senso comum.

b) com receio de ser perseguido por suas ideias, o filósofo limita-se à compreensão do mundo e do homem sem ultrapassar os limites da ciência.

c) o filósofo possui um pensamento livre, analisa os acontecimentos do meio em que vive e, por essa razão, detém conhecimentos sobre a natureza humana e consegue compreender o real em sua totalidade, sem deixar espaços para novas dúvidas.

d) o filósofo deve promover a reflexão e o diálogo, entretanto, não deve permitir questionamentos em relação aos seus dogmas.

e) o filósofo possui um papel relevante na sociedade: persuadir os outros de que há verdades inquestionáveis e absolutas.

12

GABARITO: A COMENTÁRIO: A alternativa a nos apresenta de forma simples o real papel do pensamento filosófico, sem entrar em maiores especificidades, e, por isso, é a única alternativa correta. 36. Antes de se iniciar uma partida de futsal, quando um jogador reserva acaba sendo expulso,

a) ele será substituído. b) ele não poderá sofrer substituição. c) a equipe do jogador receberá uma advertência. d) a equipe do jogador receberá uma penalidade. e) a equipe não poderá substituir esse jogador antes do segundo tempo. GABARITO: B COMENTÁRIO: Após as modificações feitas nas regras, as substituições também passaram por mudanças. Quando um jogador reserva acaba sendo expulso antes de iniciar a partida, o mesmo não poderá sofrer substituição. 37. Assim como nos outros esportes, o futsal possui posições fixas, nas quais cada jogar possui uma

função durante as partidas. São elas:

a) Ala: ajudar o goleiro; Fixo: ataque; Goleiro: defender o gol; Pivô: marcação de gols. b) Ala: ajudar o goleiro; Fixo: defesa; Goleiro: defender o gol; Pivô: marcação de gols. c) Ala: ajudar na defesa; Fixo: defesa; Goleiro: defender o gol; Pivô: marcação de gols. d) Ala: ajudar no ataque; Fixo: ataque; Goleiro: defender o gol; Pivô: marcação de gols. e) Ala: ajudar no ataque; Fixo: defesa; Goleiro: defender o gol; Pivô: marcação de gols. GABARITO: E COMENTÁRIO: Ala: tem a função de ajudar no ataque; Fixo: responsável pela defesa; Goleiro: responsável pela defesa do gol; Pivô: responsável pela marcação do gol. 38. DBSK (Dong Bang Shin Ki), em 2008, entrou no Record Guinness por ter

a) o maior fã-clube do mundo. b) o maior número de integrantes. c) o maior número de músicas gravadas. d) o maior número de discos vendidos do mundo. e) o menor número de discos vendidos do mundo. GABARITO: A COMENTÁRIO: O DBSK, em 2008, entrou no Record Guinness por ter o maior fã-clube do mundo, e atualmente conta com 5,5 milhões de fãs em todo o mundo. 39. As equipes do futsal são formadas por (quadra + reservas):

a) 8 jogadores. b) 10 jogadores. c) 12 jogadores. d) 14 jogadores. e) 16 jogadores. GABARITO: C COMENTÁRIO: Os jogadores em quadra são compostos por 5, já os reservas são compostos por 7, totalizando 12 jogadores por equipe. 40. Quando for realizado o Arremesso de Meta, o goleiro não poderá receber a bola antes que ela seja

tocada por um adversário. Caso isso aconteça,

a) será cobrado o pênalti. b) séra cobrado o tiro livre direto. c) o goleiro receberá advertência. d) séra cobrado o tiro livre indireto. e) o goleiro receberá o cartão vermelho. GABARITO: B COMENTÁRIO: Sempre que for realizado o arremesso de meta, o goleiro não poderá receber a bola antes que ela seja tocada por um adversário, caso isso ocorra, será dado o tiro livre direto.

13

41. O jogador que atua na parte lateral da quadra no futsal é

a) goleiro. b) ala. c) fixo. d) pivô. e) armador. GABARITO: B COMENTÁRIO: Os Alas direito e esquerdo possuem a função de ajudar no ataque, além de trabalhar nas áreas laterais da quadra. 42. A história da música popular coreana pode ser traçada em torno de 1885, quando um missionário Henry

Appenzeller começou a ensinar canções (músicas)

a) de Jazz e Rap. b) de Hip- Hop e Jazz. c) de Jazz e Black. d) folclóricas estadunidense e Rap. e) folclóricas estadunidense e britânicas. GABARITO: E COMENTÁRIO: A história da música popular coreana pode ser traçada em torno de 1885, quando um missionário estadunidense, Henry Appenzeller, começou a ensinar canções folclóricas estadunidenses e britânicas em uma escola. 43. Atualmente, pode-se dizer que a tarefa de atacar se tornou mais simples, devido às modificações feitas

nas regras do jogo, realizadas pela

a) FIFA. b) CBFS. c) CNFS. d) AMF. e) CSF. GABARITO: A COMENTÁRIO: Em 1990, a FIFA passou a organizar o futsal e promoveu importantes mudanças. 44. Na categoria infantil, os jogos têm duração de 30 minutos a partida, divididos em dois tempos de 15

minutos. Já para as categorias principais, juvenil e infanto-juvenil, o tempo de duração da partida é de

a) 40 minutos. b) 45 minutos. c) 50 minutos. d) 60 minutos. e) 70 minutos. GABARITO: A COMENTÁRIO: Para as categorias principais, juvenil e infanto-juvenil, os jogos possuem duração de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos cada, com 10 minutos de intervalo. 45. A cada novidade ofensiva surge uma ação defensiva, para tentar neutralizar ou minimizar a iniciativa

dos ataques. As atitudes básicas para defender são

a) passar a bola para o espaço, retorno defensivo, realizar coberturas. b) fugir do campo visual do adversário, acelerar o passe, retorno defensivo. c) marcar, manter o adversário no campo visual, retorno ofensivo, realizar coberturas. d) marcar, manter o adversário no campo visual, retorno defensivo, realizar coberturas. e) manter o adversário no campo visual, retorno defensivo, investir no jogo direto, acelerar o passe. GABARITO: D COMENTÁRIO: As atitudes básicas para defender são marcar, manter o adversário no campo visual, retorno defensivo, realizar coberturas.

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3062 4967

VILA VELHA

(27) 3325 1001