ano: 50 nº. 25 data: 18/06/2017 - tibbh.com · seus inimigos, os falsos profetas o despreza-vam e...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 25 DATA: 18/06/2017 LIÇÕES DA VIDA DE PAULO (V) “Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve” (2 Coríntios 12:6). Um dos problemas que Jesus apontou com respeito aos fariseus é que eles ensinavam muitas coisas boas, mas não as praticavam: “Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los” (Mateus 23.1-4). Essa é uma característica dos falsos mestres. Falar algo e praticar outra coi-sa não é uma prática recomendável. O nosso viver deve se caracterizar pelo “sim, sim; não, não”. Praticar o que se prega, fazer o que se diz, ser coerente entre palavras e atos é essencial para uma vida cristã sadia. Isso é a essência da transparência e a súmula da verdade. A definição de verdade pode ser ilustrada com um rótulo e o conteúdo do recipiente: o que se escreve por fora, como rótulo, deve corresponder verdadeiramente com o conteúdo interno. Paulo sabia disso. Ele era perseguido. Seus inimigos, os falsos profetas o despreza- vam e ridicularizavam. Para ganhar a simpatia dos crentes (muitos deles evangelizados por Paulo) e ao mesmo tempo denegrir a imagem do apóstolo, os seus perseguidores se vangloriavam e propalavam fatos de seus “ministérios” que não correspondia à verdade. Por isso Paulo nos ensina uma verdade: ninguém precisa pensar de nós mais do que somos na realidade. Na formatura de uma das turmas do STEB (Seminário Teológico Evangélico do Brasil) o paraninfo chamou a turma de “os autênticos”. Autênticos é o que devemos ser. É verdade que, na ânsia de ser autênticos há pregadores, e outras pes- soas, que expõem além do necessário sobre sua vida pessoal e íntima. Nós não precisa- mos chegar a tanto. Mas, o que falarmos deve corresponder à vida que vivemos. E para que a nossa exposição não seja negativa, o essencial é que tenhamos uma vida sempre ligada à de Deus, a Cristo, uma vida controlada pelo Espírito Santo. Porque, afinal, nós so-mos o reflexo da vida de Deus. E se não somos, precisamos ser. Urgentemente. Pr. João Leão

Upload: ngokien

Post on 29-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 25 DATA: 18/06/2017

liçÕes da vida de Paulo (v)

“Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve” (2 Coríntios 12:6).

Um dos problemas que Jesus apontou com respeito aos fariseus é que eles ensinavam muitas coisas boas, mas não as praticavam: “Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los” (Mateus 23.1-4).

Essa é uma característica dos falsos mestres. Falar algo e praticar outra coi-sa não é uma prática recomendável. O nosso viver deve se caracterizar pelo “sim, sim; não, não”. Praticar o que se prega, fazer o que se diz, ser coerente entre palavras e atos é essencial para uma vida cristã sadia. Isso é a essência da transparência e a súmula da verdade. A defi nição de verdade pode ser ilustrada com um rótulo e o conteúdo do recipiente: o que se escreve por fora, como rótulo, deve corresponder verdadeiramente com o conteúdo interno.

Paulo sabia disso. Ele era perseguido. Seus inimigos, os falsos profetas o despreza-vam e ridicularizavam. Para ganhar a simpatia dos crentes (muitos deles evangelizados por Paulo) e ao mesmo tempo denegrir a imagem do apóstolo, os seus perseguidores se vangloriavam e propalavam fatos de seus “ministérios” que não correspondia à verdade.

Por isso Paulo nos ensina uma verdade: ninguém precisa pensar de nós mais do que somos na realidade. Na formatura de uma das turmas do STEB (Seminário Teológico Evangélico do Brasil) o paraninfo chamou a turma de “os autênticos”. Autênticos é o que devemos ser. É verdade que, na ânsia de ser autênticos há pregadores, e outras pes-soas, que expõem além do necessário sobre sua vida pessoal e íntima. Nós não precisa-mos chegar a tanto. Mas, o que falarmos deve corresponder à vida que vivemos. E para que a nossa exposição não seja negativa, o essencial é que tenhamos uma vida sempre ligada à de Deus, a Cristo, uma vida controlada pelo Espírito Santo. Porque, afi nal, nós so-mos o refl exo da vida de Deus. E se não somos, precisamos ser. Urgentemente.

Pr. João Leão

Sementeira 02

PrÓXimo dominGo, ceia do senHorA Ceia do Senhor não será ministrada hoje, conforme avisamos desde a semana

passada. Este mês, excepcionalmente, mudamos a data para o próximo domingo, dia 25/06.

A mudança ocorreu devido a Viagem Missionária que encerra hoje e, ao feriado de Corpus Christi, ocasião em que muitos irmãos se encontram em viagem.

camPanHa acamPamentoFique atento à nossa Campanha para compra de um local de retiros/acampa-

mento. Ore e pergunte ao Senhor qual será a sua participação neste projeto. Contamos

com a participação de todos os membros da Igreja. Vamos nos envolver com esta grande Obra para a glória de Deus!

A Bíblia edição comemorativa dos 80 anos de nossa Igreja está sendo vendida agora ao custo de r$ 20,00 e, não mais a R$ 45,00. Nossa intenção é facilitar a aquisição e distribuição de nossas Bíblias que contém um resumo da história desses 80 anos de vida. Além de ser uma Bíblia com encadernação de Luxo e Letra Gigante, o que facilita a leitura.Então, adquira sua Bíblia para seu uso pessoal ou para oferecer

de presente a outras pessoas.

escola de mÚsica da tiBBH

a escola de música da terceira igreja Batista de Belo Horizonte conta com professores de alto nível e experiência. a escola está aberta para os membros da igreja bem como para toda a comunidade, oferece preço acessível e aulas individuais ou em grupo com o objetivo de incentivar o estudo da música.

a escola de música da terceira igreja Batista de Belo Horizonte oferece aulas de música para: canto, violão, contrabaixo, Piano, Bateria (outros instrumentos e modalidades de aulas poderão ser solicitadas/sugeridas caso haja possibilidade).

Sementeira 03

vocÊ JÁ visitou nosso site HoJe? tiBBH.comAcesse e fi que por dentro das notícias que são

veiculadas, das atividades semanais, agendas dos ministérios, fotos das programações da Igreja, etc.

Você sabia que pode acessar nosso Boletim Se-menteira com todas as informações da semana e de semanas anteriores? Todos os boletins do ano estão disponíveis no site.

Há textos devocionais produzidos pelos nossos Pastores, Obreiros e ir-mãos que tem se dedicado a proclamar a Palavra de Deus. Se você tem in-teresse em cooperar de alguma maneira com nosso site, entre em contato com o Pr. Francinaldo ou com ir. Deives e, saiba como pode se tornar um cooperador com este ministério.

Faça uso do nosso site e ajude a divulgar nossas atividades.

venHa orar conosco – 30 minutos de oraçãoLembramos a todos os irmãos que há uma reunião de oração 30 minutos antes

dos cultos, na sala da Juventude no andar superior da casa ao lado da Igreja:

domingo manhã: das 08h30 às 9h e, noite: das 18h30 às 19h.Quinta-feira: das19h às 19h30

Não permita que outras atividades substituam este tempo precioso de ouvir a voz de Deus, de ser usado pelo Senhor como intercessor(a), de manter comunhão com sua Igreja.

Esta reunião é dirigida pelas células de acordo com a escala afi xada na sala de oração. Porém, as células não devem participar apenas no seu dia escalado e sim, pelo menos, em um momento de oração a cada semana. Esses momentos de oração são para todos os obreiros e toda a igreja.

Vamos todos juntos orar por nossas células, pelos ministérios, liderança e obreiros da Igreja. Se quisermos um avivamento em nossa igreja temos que pagar o preço na oração.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Num jardim de uma casa, morava um coelho bem pequeno e branquinho. Havia também, um cachorro enorme. Os dois eram os animais de estimação da casa. Um dia, porém, o coelho escapou de sua jaula. O cachorro correu atrás dele, pois estava com muita vontade de saboreá-lo no seu jantar. Ainda bem que o coelhinho encontrou um buraco. Lá ele se protegeu, e passou muito medo, até ser resgatado.

Sabe, amigo, às vezes, somos como esse cachorro: nem nos importamos com os outros. Não vemos quando o outro precisa de nosso apoio, da nossa amizade, Não nos importamos se há muitas pessoas passando necessidade. Só pensamos em nossa vontade, em nosso bem estar.

A MISERICÓRDIA é o contrário. É ver o outro e ter vontade de ajudar.

misericÓrdia (colossenses 3.12)

oração: Senhor, perdoa-me por todas as vezes em que não me importei com o outro.

Sementeira 05

No livro de autoria de Beverly Lahaye, “A Mulher controlada pelo Espírito”, no capí-tulo 4, “Solteira – acaso ou sorte”, ela conta duas experiências sobre ser uma mulher ser cheia do Espírito. Ela afi rma que há o pensamento em jovens mais novas de que somente mulheres mais velhas podem ser cheias do Espírito. Beverly nega e dá dois exemplos. Veja-os:

“Há vários anos atrás, quando nossos fi lhos eram pequenos, contratamos uma jovem para fi car com eles, quando saímos certa noite. Quando regressamos, ainda tivemos tempo para uma rápida conversa com ela. Indagamos acerca de seus estudos, familiares etc., e depois abordamos a questão de seu relacionamento com Cristo. Ela respondeu prontamente: “Sou crente, mas não quero ser muito espiritual por enquanto, só depois que eu fi car mais velha. Primeiro, quero gozar um pouco a vida, enquanto sou jovem.” Anos depois, esta mesma moça iria contar-nos como estava arrependida de haver des-perdiçado tantos anos de sua vida, e como quase arruinara totalmente seu futuro.

Qualquer jovem pode ser cheia do Espírito, sem tornar-se “quadrada”. Já vi muitos exemplos disso em nossa igreja. O que pode ser mais belo que ver uma jovem linda e alegre, inteiramente dedicada a Jesus Cristo? Lembro-me particularmente de uma certa jovem. Ela não é bela nem feia, é bastante comum. Está constantemente tes-temunhando de Cristo, e é amada por todos os amigos, principalmente pelos rapazes. Ela tem problemas que fariam algumas moças fi car desalentadas, mas ela não. Entre-gou a Jesus Cristo cada faceta de sua vida, inclusive os problemas. Ela é quadrada? De modo nenhum. É totalmente consagrada a Cristo, é uma jovem verdadeiramente cheia do Espírito Santo.

Testemunhei mudanças radicais em dois aspectos de sua vida, as quais ocorreram durante sua adolescência. Uma delas foi seu relacionamento com os pais. Uma jovem rebelde não pode ser cheia do Espírito. A Bíblia ordena claramente: “Filhos, obede-cei a vossos pais”, e também “Honra a teu pai e a tua mãe”. Quando ela tomou a deliberação de obedecer a Deus em todas as coisas, teve que renunciar à sua atitude rebelde e seguir a determinação divina de respeitar os pais. Seus pais agora estão muito felizes, e todos gozam de um belíssimo relacionamento.

O outro aspecto de sua vida que sofreu uma mudança drástica foi sua auto acei-tação. Depois que ela compreendeu que Deus a aceitava como era, com todos os problemas, ela começou a modifi car suas ideias. Até ali julgava-se pelos padrões do mundo. Sua visão geral das coisas estava turvada pela amargura e ressentimentos que tinha para com seu Criador. Quando outras coisas de sua vida foram confessadas e acertadas, ela começou a aceitar o fato de que era uma pessoa especial, criada pelas mãos de Deus, com um objetivo específi co. (págs. 30 e 31)”.

uma mulHer cHeia do esPÍrito

Sementeira 06

calendÁrio eclesiÁstico

dÊ liBerdade ao esPÍrito santo nas cÉlulas

JunHo

Hoje, dia 18• Não haverá Ceia do Senhor, foi

transferida para o próximo do-mingo, dia 25/06.

Dia 24• Chá de Fraldas ir. Aguinaldo e

Érica às, 18h• Culto Jovem às 19h30

Dia 25• Ceia do Senhor

Dia 30• Vigília

JulHo

Dias 1 e 2• Comemorações do 81º Aniversá-

rio da igreja• Batismos

Dia 8• Bazar

Dia 9• Almoço na Igreja

Dia 10• Reunião de Oração de Casais

Não há uma fórmula específi ca nem uma maneira única para conduzir uma célula. Muitos pensam que encontraram o modelo bíblico ideal para serem bem su-cedidos no ministério celular. E, pensando desta maneira, podem cair na armadilha de julgar os outros que não seguem esse tal modelo. O princípio bíblico é deixar ser direcionado pelo Espírito Santo.

O Espírito é como vento. Ele está sem-pre se movendo e na maioria das vezes, a obra criadora do Espírito surge de ma-neiras inesperadas. Por isso, quando se preparar para liderar uma célula, ore e peça a Deus que sua célula seja conduzi-da pelo Seu Espírito. Então você perce-berá que os ventos do Espírito poderão levá-lo a caminhos novos e criativos, dando discernimento para enfrentar no-vos desafi os na sua célula e na sua vida de serviço ao Senhor. Quando o Espírito do Senhor se manifesta, Ele vem com sua sabedoria e o dom de aplicar a verdade a situações únicas, que sem Ele, você não saberia como agir.

Portanto, esta é a maneira que Deus quer mover em nossas células: pelo ven-to do Espírito. E cada líder pode tomar posse desse mover, através de uma vida de dedicação e oração pela sua célula; não só o líder, mas também todos os membros da célula têm que estar nessa dependência do Espírito Santo

miss. Vera Lúcia Rocha

no “ano das Boas novas” espalhe

as Boas novas do evangelho

Sementeira 07

Pedidos de oração Para a semana

aniversariantes louvor

Portaria

introdutores (culto à noite)

aniversariantesde casamento

dia Pela iGreJa Pelo Fundo Pela PatrÍa/outros

18/06Dom

Ore pelo grupo de irmãos e Coral que estão retornando hoje da Viagem Missionária.

Agradecendo todo o trabalho realizado em Senador Mourão com a Viagem Missionária.

Oremos por um genuíno des-pertamento espiritual em nossa nação.

19/06Seg

Oremos pelos irmãos que estão enfrentando enfermi-dades.

Oremos pelo crescimento do trabalho em Carbonita e pela liderança do ir. Daniel.

Ore pelo Prefeito de BH, o Sr. Alexandre Kalil e toda sua equipe de governo.

20/06Ter

Por salvação de vidas em nossas reuniões de células nos lares e cultos na igreja.

Agradeça a Deus o esforço do Coral Evangélico em abenço-ar os campos missionários.

Pelo Governador Fernando Pi-mentel, para que exerça sua função com temor do Senhor.

21/06Qua

Oremos pelos casais da Igreja – para que sejam fir-mes e constantes no Senhor.

Ore pelas pessoas que foram alcançadas com a mensagem do Evangelho nos campos.

Oremos pelo Presidente da República Michel Temer e seus Ministros.

22/06Qui

Ore pela vida, ministério e famílias dos nossos Pastores e obreiros.

Oremos pela Obra missioná-ria na localidade de Desem-bargador Otoni.

Ore pelo problema do cresci-mento da violência em nos-sas cidades.

23/06Sex

Ore pelo grupo de evangelis--mo da igreja, para que o Senhor desperte mais pessoas

Oremos pela vida, saúde e ministério do ir. Elesbom e Eva em Senador Mourão.

Oremos pelas famílias que perderam seus bens, devido à inundações no nordeste.

24/06Sáb

Oremos pelos nossos Jovens e Adolescentes – por firme-za e crescimento espiritual.

Apresente um clamor a Deus pelos trabalhos assistidos pelo Fundo Missionário.

Oremos pelos irmãos da Igreja Perseguida ao redor do mundo.

dia 18/06 – Lourdes Aparecida Gonçalves (Car) dia 19/06 – Ari Oliveira Bacelar; Rosilene E. da

Silva Matos; Edson R. Mendonçadia 20/06 – Norma F. de Paula; Olga F. de Pauladia 21/06 – Maria Helena de Souza Soares; Val-

decy Almeida Neves (Gou)dia 22/06 – Filipi Pedro de Assis Neves; Maria

Helena José Evangelista dia 23/06 – Geraldo L. Pinto; Maurício V. Gonçalvesdia 24/06 – Dorvalina Rodrigues Felício (SAC);

Sebastião Oliveira Silva

dia 18/06 – Maria Teodora e Nelson de O. Faria Maria Zelita e Arlindo P. Rocha (Car)

dia 19/06 – Sílvia Vânia e Nivaldo Resendedia 21/06 – Joselene e Jarciel S. de Almeida (SM) dia 22/06 – Valdirene e Celso dos S. Costa (SM)dia 23/06 – Eliane e Cássio M. Avelar Stehlingdia 24/06 – Ana Maria e Robson de Oliveira

“Vejam isso os aflitos e se alegrem; quanto a vós outros que buscais a Deus, que o vosso

coração reviva” (Salmo 69.32).

HoJe, dia 18/06/2017:manhã: Raquel Paula e Isabela noite: Maurício e Miriam Paula

PrÓXimo dominGo, dia 25/06/2017:manhã: Deives noite: Luciana Mendes e Elbert

HoJe, dia 18/06/2017:manhã: Antônio Francisco

PrÓXimo dominGo, dia 25/06/2017: manhã: Mário Lúcio

HoJe, dia 18/06/2017:Milton e Mônica

PrÓXimo dominGo, dia 25/06/2017:Cristiano e Isabel

Sementeira 08

sede e secretaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereço Para corresPondÊncia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

temPlo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

HorÁrio de atendimento da secretaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atividade Permanentes

dominGo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

Quarta Feira:• 15h - União Feminina

todo terceiro dominGo:• Ceia do Senhor

Quinta-Feira:• 19h30 - Culto

seXta Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sÁBado: • 19h30 - Culto Jovem

toda Última 6ª Feira:• 19h30 às 24h - Vigília

Fundo missionÁrioacHilles BarBosa e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

missionÁrios:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e che-guem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;” (Ecle-siastes 12.1)

Lembrar-se de Deus na mocida-de não signifi ca somente pensar em Deus como um ser abstrato e dis-tante que habita o nosso mundo das idéias. Implica em algo mais pro-fundo, signifi ca relacionar-se com o Criador em sua juventude, antes que venha a velhice com o seu en-fado e cansaço.

Esse relacionamento precisa ser diário, íntimo e sem interrupções. O seu andar, falar e agir deve ser pautado de acordo com um teste-munho que exalte o nome do Se-nhor, de tal maneira que as pessoas do seu convívio, sintam e perce-bam que você é um ungido d’Ele.

Que as suas atitudes sejam sempre inspiradas pelo Espírito Santo de Deus. Que o entusiasmo juvenil leve você a empreender grandes coisas para a expansão do Reino de Deus nesta terra.

Aguinaldo dos Santos

lemBrando de deus na mocidade