orar pelo brasil, orar pelas famÍlias - tibbh.com · utilizamos nesta classe a revista “para que...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 38 DATA: 17/09/2017 ORAR PELO BRASIL, ORAR PELAS FAMÍLIAS Uma exposição chamada cultural foi encerrada um mês antes, na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma exposição cujo tema é a “diversidade sexual”. O Grupo Santander, que patrocinou o evento está para indenizar o Estado do Rio Grande do Sul por ter encerrado a exposição antes do tempo. O encerramento se deveu à oposição de grupos como o Movimento Brasil Li-vre (MBL). A oposição desse grupo foi muito grande. Por outro lado, o movimento LGBT fez protesto para que a exposição continuasse. Por aí se vê o caráter da exposição. Autoridades de Porto Alegre foram à exposição e disseram que não viram tal conotação da exposição como seja a mostra de sexo explícito, pedofilia e zoofilia. No entanto, por ter apoio de grupos como o movimento LGBT pode-se ter uma ideia do que essa exposição representa. O assunto chegou à Internet e tem causado polêmicas. Há muitas pessoas se manifestando a favor e contra essa exposição. Os promotores desse evento estão querendo promovê-lo em diversas cidades do Brasil, inclusive em Belo Horizonte. Em nossa Capital a exposição já encontrou resistência e há um debate na Câmara de Vereadores. Um dos vereadores chegou a declarar que esse evento só acontecerá em Belo Horizonte “se passarem por cima do cadáver dele”. Tal exposição demonstra bem a intenção do inimigo em atacar as famílias e alcançar nossas crianças com a deturpação do sexo. Se a exposição é sobre “diversidade de sexos”, a que se referiria tal “diversidade”? Certo é que não se trata apenas de definir homem e mulher, macho e fêmea. É uma minoria queren- do impor à maioria um sistema de valores, de pensamento e de ideologia que só traz mal à família e à sociedade. Nessa conjuntura em que estamos vivendo, e sendo atacados desta maneira, a Igreja precisa continuar a orar pelo Brasil e pelas famílias. Podemos criticar, nos opor, criar movimentos, mas a maior arma que o povo de Deus tem é a ora-ção. E é preciso que o povo de Deus se posicione contra tais atividades que não trazem nenhum benefício, não representa a verdadeira arte, não edifica e não glorifica a Deus. Se você não pode fazer mais nada, se não tem influência para barrar a apre- sentação de tais eventos, há uma coisa que com certeza pode fazer: ORAR. Orar pelo Brasil e orar pelas famílias. Pr. João Leão

Upload: dinhngoc

Post on 28-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 38 DATA: 17/09/2017

orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIasUma exposição chamada cultural foi encerrada um mês antes, na cidade de

Porto Alegre. Trata-se de uma exposição cujo tema é a “diversidade sexual”. O Grupo Santander, que patrocinou o evento está para indenizar o Estado do Rio Grande do Sul por ter encerrado a exposição antes do tempo.

O encerramento se deveu à oposição de grupos como o Movimento Brasil Li-vre (MBL). A oposição desse grupo foi muito grande. Por outro lado, o movimento LGBT fez protesto para que a exposição continuasse. Por aí se vê o caráter da exposição.

Autoridades de Porto Alegre foram à exposição e disseram que não viram tal conotação da exposição como seja a mostra de sexo explícito, pedofi lia e zoofi lia. No entanto, por ter apoio de grupos como o movimento LGBT pode-se ter uma ideia do que essa exposição representa.

O assunto chegou à Internet e tem causado polêmicas. Há muitas pessoas se manifestando a favor e contra essa exposição. Os promotores desse evento estão querendo promovê-lo em diversas cidades do Brasil, inclusive em Belo Horizonte. Em nossa Capital a exposição já encontrou resistência e há um debate na Câmara de Vereadores. Um dos vereadores chegou a declarar que esse evento só acontecerá em Belo Horizonte “se passarem por cima do cadáver dele”.

Tal exposição demonstra bem a intenção do inimigo em atacar as famílias e alcançar nossas crianças com a deturpação do sexo. Se a exposição é sobre “diversidade de sexos”, a que se referiria tal “diversidade”? Certo é que não se trata apenas de defi nir homem e mulher, macho e fêmea. É uma minoria queren-do impor à maioria um sistema de valores, de pensamento e de ideologia que só traz mal à família e à sociedade.

Nessa conjuntura em que estamos vivendo, e sendo atacados desta maneira, a Igreja precisa continuar a orar pelo Brasil e pelas famílias. Podemos criticar, nos opor, criar movimentos, mas a maior arma que o povo de Deus tem é a ora-ção. E é preciso que o povo de Deus se posicione contra tais atividades que não trazem nenhum benefício, não representa a verdadeira arte, não edifi ca e não glorifi ca a Deus.

Se você não pode fazer mais nada, se não tem infl uência para barrar a apre-sentação de tais eventos, há uma coisa que com certeza pode fazer: ORAR.

Orar pelo Brasil e orar pelas famílias.

Pr. João Leão

Page 2: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 02

Classe Integração InICIa dIa 1º/10A Classe Integração é uma classe de Escola Bíblica Dominical, que tem como

objetivo integrar novos membros à igreja. Irmãos que já foram batizados, membros de outras igrejas e que estão frequentando a Terceira Igreja Batista, desejando tornar-se membro conosco.

Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas para desenvolvimento da vida cristã. Se você se encontra nesta condição e deseja tornar-se membro aqui, procure o Pr. Francinaldo ou a nossa secretaria, apresentando sua intenção, pois, em breve teremos o início de mais uma classe.

Campanha naCIonal de JeJum e oraçãoCalendÁrIo: 7 de outubro a 15 de novembro

Muitos irmãos da nossa igreja já se comprometeram a adquirir o manual da Campanha dos 40 dias de Ora-ção e Jejum. E para esse período de oração e jejum, a Convenção Batista Nacional lançou um desafio para que todas as igrejas participem sem sacrificar algumas pessoas que têm dificuldades de permanecer em jejum durante esses 40 dias.

A sugestão é que se faça um calendário de oração, onde teremos, pelo menos, umas cinco pessoas jejuando e orando, até ao meio-dia, em cada dia, nesses 40 dias da campanha.

Será feito um calendário de oração na igreja, onde cada irmão poderá escolher os melhores dias para que possa se dedicar a Deus nesses momentos de oração e jejum. Portanto, procure esse calendário e escreva o seu nome, nos dias que lhe convier.

A igreja precisa de oração. Nossa família precisa de oração. O Brasil precisa de oração. Portanto, participemos todos!

homens trabalhando... hÁ muIto por fazerO grupo de Homens de nossa igreja têm prestado apoio mensal à Casa de Recuperação

Caminho de Damasco. Esses irmãos realizam visitas aos internos em recuperação, levando a Palavra de Deus e apoio com mantimentos para abastecer a despensa daquela casa. Todos os meses, os irmãos prestam conta através de um relatório, das despesas que tiveram e o saldo que restou para o próximo mês.

É um trabalho muito importante e que depende de doações voluntárias. Temos um irmão internado nesta casa, o ir. Josimar Fernandes do Nascimento que está em plena recuperação e muito feliz por todo apoio que tem recebido destes irmãos e da igreja. Em breve, o veremos de volta ao convívio da igreja e família. Oremos por isso.

Além do trabalho junto à casa de recuperação, esses irmãos fazem visitas a irmãos enfermos e que se encontram afastados da comunhão com a igreja. Há sempre um apelo para que outros homens se envolvam com esta obra. Pedimos aos irmãos que orem a Deus e busquem do Senhor qual deve ser sua participação neste trabalho.

Page 3: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 03

notÍCIas do Campo mIssIonÁrIo...Ir. fátima amorimRecebemos e-mail com informativo das atividades missionárias da ir. Fátima Amorim, missio-

nária em Bathore/Albânia. Transcrevemos aqui suas palavras:“Amados em Cristo Jesus,Graça e Paz.Estou lhes enviando mais um informativo com notícias minhas e do trabalho da Igreja Batista

em Bathore, para que os amados possam continuar intercedendo por nós aqui na Albânia. Deus é fi el e tudo está nos planos d’Ele para nossas vidas.

Mais uma vez, muito obrigada pelas vossas orações e que o nosso bom Deus e Pai continue abençoando e enriquecendo ainda mais as vossas vidas, mesmo diante de tantos desafi os e problemas fi nanceiros. Sabemos que tudo pertence ao nosso Deus e somos d’Ele e isto é que nos faz avançar.

Abraços saudosos a todos os irmãos”.Fátima Amorim.

O informativo da ir. Fátima está afi xado em nosso quadro de avisos. Leia o informativo e ore para que o Senhor continue a abençoar sua vida e Obra naquele país.

Ir. robson e meire ellenO casal Robson e Meire Ellen, missionários de JOCUM/Contagem enviaram informativo com

notícias de suas atividades missionárias. A ir. Meire Ellen é fi lha do Pr Elson Ferreira ex-obreiro da Terceira Igreja.

Neste informativo, eles ainda relatam algumas experiências da viagem feita à Turquia e Grécia, quando o ir. Robson esteve acompanhando a equipe de alunos de ETED em seu prático naquelas nações. Eles compartilham agora do desafi o Senegal/África, onde ocorrerá o período prático da nova turma de ETED (2º semestre). Esta turma tem 25 alunos, dos quais 14 devem realizar este trabalho no Senegal e, esta equipe será liderada pela ir. Meire Ellen.

O casal apresenta seus pedidos de oração pelos alunos, por sua família e fi nanças de todos para realização deste trabalho missionário. Veja o informativo na íntegra, que está afi xado em nosso quadro de avisos.

A bíblia edição Comemorativa dos 80 anos de nossa Igreja está sendo vendida ao custo de r$ 20,00. Esta Bíblia traz um resumo da história desses 80 anos de vida da Ter-

ceira Igreja Batista. Além de ser uma Bíblia com encadernação de Luxo e Letra Gigante, o que facilita a leitura. Então, adquira sua Bíblia para seu uso pessoal ou para oferecer de presente a outras pessoas.

Page 4: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

A Amazônia é a maior mata atlântica do Planeta. Já fo-ram registradas mais ou menos 2.500 espécies de árvores. Você consegue reconhecer alguns tipos de árvores? É mui-to difícil, não é? No entanto, as árvores frutíferas são mais simples de reconhecer. Como? Pelas suas frutas.

Jesus fez essa comparação para que as pessoas possam reconhecer o cristão. Cristão é aquele que segue a Jesus. Como saber se a pessoa realmente segue a Jesus? Obser-vando seus frutos. O que são os frutos? Veja alguns nos desenhos abaixo:

ConheCendo as Árvores (mateus 12.33)

oração: Senhor Jesus, ajuda-me a ter esses frutos em minha vida, e ajuda-me a estar sempre ligado a ti!

Page 5: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 05

Diz a Bíblia que, quando Davi levou a arca para Jerusalém, assim que a colocou em seu lugar, em uma tenda construída para esse fi m, ele abençoou o povo e des-pediu as pessoas, cada uma para sua cidade. Feito isso, ele se dirigiu à sua casa para a abençoar. Davi foi abençoar a casa dele. Infelizmente a esposa dele, Mical, fi lha de Saul, não tinha o mesmo espírito de Davi, não gostou de sua exposição diante do povo, e o criticou. Ao fazer isso, ela perdeu a bênção que Davi estava levando para sua família. A Bíblia afi rma que, como maldição, ela jamais teve fi lho.

Deus estabeleceu o homem como cabeça do lar. Isso está claro nas diversas par-tes das Escrituras Sagradas. Embora, com a entrada do pecado no mundo, o sistema humano tenha se desvirtuado, e há muitos casos em que a mulher se tornou cabeça de sua família, não é essa a orientação divina: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Co 11.3).

Quando Deus deu tal autoridade ao homem não foi para que ele se tornasse dominador, no sentido de se impor pela força, como um déspota. Mas Deus lhe deu autoridade. Não foi também para que ele se tornasse superior à esposa ou aos fi lhos. Mas Deus lhe deu autoridade.

A autoridade sempre representa responsabilidade. A autoridade delegada (e toda autoridade humana é delegada por Deus) está sujeita à prestação de contas. Deus delega, mas Ele exige que se lhe preste contas. Por isso, Deus instrui ao ho-mem sobre muitas coisas em relação à esposa e aos fi lhos. Ele deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Ele deve ensinar os fi lhos. Ele deve disciplinar os fi lhos. Ele deve criar os fi lhos no Caminho do Senhor. O marido e pai precisa ser respeitado, receber a submissão, ser obedecido.

E algo importantíssimo que Deus deu ao homem no seu lar foi o direito e o privilégio de abençoar sua família. De abençoar sua esposa e fi lhos. Ele pode abençoar a esposa e os fi lhos em nome do Senhor. Davi fez isso. E Deus espera que cada homem também o faça. Cada homem precisa orar pela esposa e pelos fi lhos. Precisa interceder por eles. Precisa buscar o bem deles. Precisa promover o bom nome deles. Precisa defendê-los, protegê-los de todo ataque do inimigo e do sistema maligno que domina este mundo.

Que os homens de nossa Igreja sejam homens de bênção. Sejam homens que abençoam suas famílias a começar pela esposa e os fi lhos. Assim, com certeza, teremos também, uma igreja muito abençoada.

Pr. João Leão

mIssão e marIdo e paI – abençoar o lar

Page 6: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 06

CalendÁrIo eClesIÁstICo

CalendÁrIo de oração nas CÉlulas

setembro

HOJE, Dia 17• Ceia do Senhor

Dias 23 e 24• Viagem Missionária a Maravilhas

Dia 29• Vigília

outubro

Dia 1• Início das comemorações de

Aniversário do FMABJ.

Dia 7• Início 40 dias de Jejum e Oração

CBN• Casamento dos ir. Gabriela e

Davi na Igre-ja Batista Ágape

Dia 8• Almoço na igreja

Dia 9• Reunião de Oração de Casais

Dia 14• Casamento dos ir. Andréia Braga

e Lázaro em Montes Claros/MG

7 de outubro a 15 de novembro

Há uma sugestão da Convenção Ba-tista Nacional para as igrejas fazerem um calendário de oração, a fi m de ter pessoas jejuando e orando em cada dia, até o fi nal da campanha de ora-ção e jejum. O ideal é termos, pelo menos, cinco pessoas (pode ter mais) assumindo o compromisso de orar e jejuar pelos objetivos da campanha, até ao meio dia, durante os 40 dias propostos. Isto se repetirá até o dia do seu encerramento.

Estamos organizando esse calendá-rio para toda a igreja, o qual fi cará exposto para quem quiser escolher e assinalar os seus dias específi cos de oração e jejum. Porém, estamos fa-zendo um para cada célula, para que os lideres incentivem os membros de sua célula a se envolverem nessa campanha de oração. Entregaremos esse calendário aos líderes de células, a partir de hoje.

Adquira o seu devocional de medi-tação para esses 40 dias. O prazo fi nal é até esse domingo, dia 17/09

Miss. Vera Lúcia Rocha

no “ano das boas novas” espalhe

as boas novas do evangelho

Page 7: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 07

pedIdos de oração para a semana

anIversarIantes louvor

portarIa

Introdutores (culto à noite)

anIversarIantesde Casamento

dIa pela IgreJa pelo fundo pela patrÍa/outros

17/09Dom

Oremos pelos nossos cultos hoje na igreja e pela Ceia do Senhor que será ministrada.

Ore pelo trabalho de assis-tência aos campos do FMABJ pela ir. Vera Lúcia e Pr. Jone.

Agradeça as comemorações dos 50 anos da CBN - Con-venção Batista Nacional.

18/09Seg

Ore pelo Curso de Noivos que está sendo ministrado pelo Pr. Francinaldo e ir. Nágila.

Oremos pelas finanças do FMABJ e por seus mantene-dores.

Oremos pelo Brasil – por salvação de vidas em todo território nacional.

19/09Ter

Oremos pelo CONPLEX – Conselho de Planejamento e Execução da Igreja.

Ore para que o Senhor aben-çoe com saúde os nossos mis-sionários e seus familiares.

Ore pelo problema do de-semprego no Brasil – por mais oportunidades de emprego.

20/09Qua

Oremos pelo trabalho da União Feminina que se reú-ne todas as quartas-feiras.

Oremos por salvação de vi-das em cada campo assisti-do pelo FMABJ.

Oremos pelo crescimento e estabilidade econômica do Brasil.

21/09Qui

Ore pelo Culto de Renovação Espiritual. Por despertamen-to espiritual em nosso meio.

Oremos para que o Senhor nos dê oportunidade de abrir novos campos missionários.

Oremos por salvação dos nossos governantes e para que sejam tementes a Deus.

22/09Sex

Ore pelos irmãos que se en-contram enfermos e impos-sibilitados de estar conosco.

Por segurança nas estradas para os irmãos que estão indo à Maravilhas amanhã.

Ore por segurança nas estra-das brasileiras. Têm cresci-do os casos de desastres.

23/09Sáb

Oremos pelo grupo de ir-mãos em viagem missioná-ria à cidade de Maravilhas.

Pelo trabalho que está sen-do realizado hoje e amanhã na cidade de Maravilhas.

Oremos por segurança em nossos bairros e pelo pro-ble-ma do tráfico de drogas.

dIa 19/09 – Nivaldo Resende Maria Rosária Pereira (Car)dIa 20/09 – Joice Carvalho Pinto (Gou)dIa 21/09 – Arnaldo Ferreira Leite Mateus Heleno de Sousa (Mar)dIa 22/09 – Violeta A. Admus Paixão Geraldo Maria Soares Duarte (Car) Geraldo Alair Rocha (SM)dIa 23/09 – Geraldo Lino Bertoldo (SAC) Pedro Adilleis Dias Loredo (Car)

dIa 19/09 – Eva e Geraldo Maria Augusto (SM)dIa 20/09 – Mara e Carlos Roberto Figueiredo Violeta e Jayr Nunes da Paixão Lidia e Elbert Muller NigridIa 22/09 – Jacqueline e Geraldo M. dos Santos

“Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu

nome” (Salmo 91.14).

hoJe, dIa 17/09/2017manhã: Deives noite: Luciana Mendes e Elbert

prÓXImo domIngo, dIa 24/09/2017manhã: Maurício e Miriam Paulanoite: Raquel Paula e Isabela

hoJe, dIa 17/09/2017manhã: Mário Lúcio

prÓXImo domIngo, dIa 24/09/2017manhã: Adão

hoJe, dIa 17/09/2017José Maria e Conceição

prÓXImo domIngo, dIa 24/09/2017Adriana Rocha e Antônio Carlos

Page 8: orar pelo brasIl, orar pelas famÍlIas - tibbh.com · Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas

Sementeira 08

sede e seCretarIa:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereço para CorrespondÊnCIa:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

templo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

horÁrIo de atendImento da seCretarIa:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atIvIdade permanentes

domIngo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

Quarta feIra:• 15h - União Feminina

todo terCeIro domIngo:• Ceia do Senhor

QuInta-feIra:• 19h30 - Culto

seXta feIra:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sÁbado: • 19h30 - Culto Jovem

toda ÚltIma 6ª feIra:• 19h30 às 24h - Vigília

fundo mIssIonÁrIoaChIlles barbosa e JÚnIorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

mIssIonÁrIos:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Uma pessoa santa não é alienada do mundo, como muitos pensam sobre nós cris-tãos. Ser santo é ser separado do sistema pecaminoso desse mundo, é seguir o exemplo de vida de Jesus, é ser na pratica “um pequeno Cristo”.

Alguém alienado não parti-cipa dos acontecimentos que ocorrem à sua volta e deixa os rela-cionamentos em se-gundo plano. Nós por outro lado, precisamos nos inteirar de tudo que nos cerca e mos-trar em nossos relacionamen-tos a santidade que temos.

Ser santo não nos impe-de de continuar cultivando os relacio-namentos com os incrédulos, participar de um churrasco com a família, jo-gar bola com os amigos, sair para comer pizza com os co-legas de trabalho e/ou ir à lanchonete com os colegas de escola/faculdade.

Santos sim, alienados não!Aguinaldo dos Santos

santos sIm, alIenados não!