lembrar-se do senhor - tibbh.com · o pastor francinaldo foi submetido, ... se você deseja...

8
Sementeira 01 ANO: 51 Nº. 13 DATA: 01/04/2018 “Lembrai-vos do Senhor, grande e te- mível, e pelejai pelos vossos irmãos, vos- sos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa” (Neemias 4.14b) “Lembrar do Senhor”. Parece estranha essa orientação para pessoas que um dia conheceram a Deus como Senhor de suas vidas! Mas Neemias sabia que o ser humano tem memória curta no que diz respeito à gratidão. O povo de Israel foi escolhi- do dentre os povos para ser propriedade exclu-siva de Deus. Não que eles fossem obriga-dos a pertencer ao Senhor. Deus não os obrigou a isso. Mostrou-se como Deus Ze-loso, apontando-lhes o caminho da bênção e o da maldição, da vida e da morte, e os orientou a escolher a bênção, a vida, dei-xando-lhes o livre arbítrio. Lembrar-se do Senhor... Lembrar quem é Deus em sua vida! Lembrar o que Ele já fez em sua vida! Lembrar que em Cristo, a Raiz de Davi, você foi, um dia, enxertado. Em Cristo, por tê-LO recebido como seu Senhor e Salva-dor, você também se tornou povo de Deus, herança exclusiva! Em Cristo. Nunca se esqueça disso! Viva como povo de Deus. Nas palavras, pensamentos, sentimentos e ações. Povo de Deus! Lembrai-vos do Senhor, Grande e Temível. Deus é Grande. Gran- de é o Seu poder. Grande é o seu Nome. também temível! Como se esquecer da Sua presença? LEMBRAR-SE DO SENHOR Como Ignorar Sua Palavra? Se viver- -mos em Sua Presença será mais fácil viver o que a Bíblia chama de Temor do Senhor. O que não se trata de medo de Deus, mas, sim, de uma profunda reve- rência pela Sua Pessoa, pela Sua Palavra. Lembrar que Ele está constantemente presente. Lembrar que Ele se entristece quando O ignoramos. Portanto, lembrai-vos do Senhor, gran- de e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa. Pelejai! Uma peleja não é nada fácil. Pelejar é guerrear. Pelejai por vossas famílias. Não queremos deixar ninguém de fora. Deus se interessa por nós e por nossas famílias. Sabemos que muitos não compre- endem e não nos ouvirão. Mas a ordem do Senhor é Pelejai! Seja com o nosso teste- munho cristão, nossas benditas palavras transmitindo-lhes a Palavra de Deus, seja a tempo e fora de tempo, pelejemos por nossos irmãos, nossos filhos, filhas, mulher ou marido, pelejemos por nossas casas. Somos responsáveis por eles. Se você é povo escolhido, não aceitará que alguém da sua família da sua parentela, fique de fora. Deixará com ele o recado de Deus. Mostrará o Caminho sobremodo excelen- te: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Lembre-se do seu Senhor, do teu Sal- vador. Pr. Francinaldo Freire

Upload: dinhnguyet

Post on 24-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 51 Nº. 13 DATA: 01/04/2018

“Lembrai-vos do Senhor, grande e te-mível, e pelejai pelos vossos irmãos, vos-sos fi lhos, vossas fi lhas, vossa mulher e vossa casa” (Neemias 4.14b)

“Lembrar do Senhor”. Parece estranha essa orientação para pessoas que um dia conheceram a Deus como Senhor de suas vidas!

Mas Neemias sabia que o ser humano tem memória curta no que diz respeito à gratidão. O povo de Israel foi escolhi-do dentre os povos para ser propriedade exclu-siva de Deus. Não que eles fossem obriga-dos a pertencer ao Senhor. Deus não os obrigou a isso. Mostrou-se como Deus Ze-loso, apontando-lhes o caminho da bênção e o da maldição, da vida e da morte, e os orientou a escolher a bênção, a vida, dei-xando-lhes o livre arbítrio.

Lembrar-se do Senhor...Lembrar quem é Deus em sua vida!Lembrar o que Ele já fez em sua vida!

Lembrar que em Cristo, a Raiz de Davi, você foi, um dia, enxertado. Em Cristo, por tê-LO recebido como seu Senhor e Salva-dor, você também se tornou povo de Deus, herança exclusiva! Em Cristo. Nunca se esqueça disso! Viva como povo de Deus. Nas palavras, pensamentos, sentimentos e ações.

Povo de Deus! Lembrai-vos do Senhor, Grande e Temível. Deus é Grande. Gran-de é o Seu poder. Grande é o seu Nome. também temível!

Como se esquecer da Sua presença?

leMbrar-se Do senHorComo Ignorar Sua Palavra? Se viver-

-mos em Sua Presença será mais fácil viver o que a Bíblia chama de Temor do Senhor. O que não se trata de medo de Deus, mas, sim, de uma profunda reve-rência pela Sua Pessoa, pela Sua Palavra. Lembrar que Ele está constantemente presente. Lembrar que Ele se entristece quando O ignoramos.

Portanto, lembrai-vos do Senhor, gran-de e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos fi lhos, vossas fi lhas, vossa mulher e vossa casa. Pelejai! Uma peleja não é nada fácil. Pelejar é guerrear. Pelejai por vossas famílias. Não queremos deixar ninguém de fora. Deus se interessa por nós e por nossas famílias. Sabemos que muitos não compre-endem e não nos ouvirão. Mas a ordem do Senhor é Pelejai! Seja com o nosso teste-munho cristão, nossas benditas palavras transmitindo-lhes a Palavra de Deus, seja a tempo e fora de tempo, pelejemos por nossos irmãos, nossos fi lhos, fi lhas, mulher ou marido, pelejemos por nossas casas.

Somos responsáveis por eles. Se você é povo escolhido, não aceitará que alguém da sua família da sua parentela, fi que de fora. Deixará com ele o recado de Deus. Mostrará o Caminho sobremodo excelen-te: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

Lembre-se do seu Senhor, do teu Sal-vador.

Pr. Francinaldo Freire

Sementeira 02

Missionário Valter na GlóriaFaleceu em Pitangui/MG, no dia 27/03/2018 o missionário Valter Rodrigues

Pereira. O sepultamento aconteceu no dia 28, às 16h30min. no cemitério daquela cidade.

Antes do sepultamento houve um culto com a participação de muitas pessoas, membros de Igrejas, Obreiros, pastores. O culto foi realizado na Igreja Manancial.

Ao sepultamento estiveram presentes, de nossa Igreja, os irmãos Enisval e Graça, que moram em Pitangui. E, de Belo Horizonte, foram o Pastor João Leão, ir. Elzimar, Pr. Antonio Jone e ir. Carlos Eugênio.

Todos que tiveram participação no culto deram testemunho vibrante da influ-ência positiva e abençoada do missionário Valter. A Deus toda glória.

PorQUe ele ViVeTemos uma música que diz: “PORQUE ELE VIVE POSSO CRER NO AMANHÔ.

E este domingo é o dia em que se comemora a ressurreição do Cristo. Jesus ressuscitou e está vivo por toda a eternidade. Ele não morre mais.

Há uma forte correlação entre as doutrinas bíblicas. A doutrina do pe-cado nos mostra a condição humana sem Deus. A doutrina da Salvação traz à nossa lembrança que Cristo nasceu, viveu entre os homens, e morreu. Mas também nos lembra que Ele ressuscitou. Não há como dissociar uma doutrina da outra e dizer que uma é mais importante do que a outra. Mas a ressurreição e glorificação do Senhor coroa o plano da Redenção de Deus para o homem. Jesus Vivo é a certeza do cumprimento de todas as pro-messas que Deus nos fez.

Missões eM abrilAbril é o mês em que a nossa Convenção Batista Nacional - Secção Minas

Gerais faz a sua campanha de Missões. No nosso estado ainda há muitas cidades precisando da presença dos Batistas Nacionais e do Evangelho de um modo geral.

Em abril vamos participar dessa campanha levantando uma oferta para os missionários em Minas Gerais.

Ao mesmo tempo precisamos orar para que o Senhor levante novos tra-balhadores para a Sua seara, e que desperte os crentes para contribuir para a expansão do Reino de Deus. Foi à Igreja que Deus deu o maior privilégio: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”. Mas, “Como pregarão se não forem enviados”?

nossa oFerta Para Missões será no terCeiro DoMinGo, Dia 15.

Sementeira 03

Pr. FranCinalDo eM reCUPeração

O Pastor Francinaldo foi submetido, na última quinta-feira dia 22/03, a uma cirurgia de revisão da cirurgia que já ha-via feito no punho do braço esquerdo, devido a uma queda sofrida em novem-bro de 2017,

Nessa ocasião ele teve uma fratura muito grave no braço esquerdo, foi feita uma cirurgia, e ele vinha fazendo fisiote-rapia para recuperação dos movimentos.

Quando completou 30 sessões de fi-sioterapia, retornando ao consultório médico no dia 02/03, para avaliação e continuidade das sessões, foi surpreen-dido com a notícia de que deveria fazer uma nova cirurgia para revisão, pois ha-viam quebrado dois parafusos e outros dois estavam em vias de quebrar.

Na última terça feira, dia 27/3 ele vol-tou ao médico para revisão e teve a boa notícia de que a recuperação está evo-luindo de maneira satisfatória. E, a conti-nuar assim, ele volta ao médico na próxi-ma terça feira para retirada dos pontos.

Ele deve permanecer ainda em repou-so por alguns dias e, por isso, contamos com as orações dos irmãos em seu favor e de sua família.

esCola PreParatória De obreiros

Se você deseja apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade, venha fazer parte da ESCOLA PREPARATÓRIA DE OBREIROS da TIB. As aulas acontecem às quartas feiras, de 19h00 às 21h20 min. E paga somente o valor mensal de R$ 45,00. O próximo módulo inicia no dia 28/3 com a professora Vera Lúcia Rocha, com a Disciplina de Velho Testamento I. Eu já

CUrso Fonte De lUZUm curso bíblico de excelên-

cia. É um curso gratuito que pode ser feito onde você estiver. Pode ser feito por recém convertidos,

crentes antigos e mesmo por quem ainda não é crente. Você

pode enviar o cupom de inscrição a um amigo distante e, este rece-

berá as lições pelos Correios.

Faça e DiVUlGUe!

faço parte da EPO. Venha você também. Orminda Pedersoli M. Santos

abril Mês ebD Estamos comemorando em abril o

mês da Escola Bíblica Dominical. Nos últimos tempos temos sido procu-

rados por irmãos que têm buscado a nos-sa Igreja para que seus filhos participem da nossa EBD. Isso mostra o grande valor da nossa Escola.

Prestigie a Escola Bíblica Dominical. Não falte. E coloque em prática os en-sinamentos recebidos. Traga seus filhos.

No último domingo do mês teremos uma programação especial voltada para a Escola Bíblica Dominical.

FMabJ oFerta De DoMinGo No último domingo, dia 25/3 levanta-

mos uma oferta para o Fundo Missioná-rio. Embora não tivéssemos avisado que seria levantada uma oferta depois de já termos realizado o nosso ofertório, os ir-mãos contribuíram com R$ 1.257,00.

Agradecemos a todos que ofertaram. E se você ainda quiser fazer a sua ofer-ta, basta colocar no envelope e deixar no gazofilácio. O Senhor recompense cada um.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? Hoje você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa. Muitas pesso-as não sabem qual é o verdadeiro signifi cado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.

Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presen-tear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte! O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos fi lhotes.

O verdadeiro signifi cado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito.

Deus mandou dez pragas para que faraó soltasse o povo, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os fi lhos dos judeus foram poupados, porque nas suas portas, eles tinham derramado sangue de um cordeiro. Somente os primogênitos das famílias egípcias morreram. Então o faraó deixou o povo sair do Egito.

Essa celebração recebeu o nome de PESSACH, que em hebraico signifi ca passa-gem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí¬ surgiu a palavra Páscoa.

Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo signifi cado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.

A morte de Jesus Cristo representa o fi m dos tormentos.A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da

escravidão do pecado!JESUS É A NOSSA VERDADEIRA PÁSCOA! JESUS É O NOSSO LIBERTADOR!! “EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”. (JOÃO 1:29)

a História Da PásCoa (êXoDo 12)

Sementeira 05

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for ve-lho, não se desviará dele” (Provérbios 12.6).

É responsabilidade dos pais, o ensino dos fi lhos no caminho em que devem andar. O problema é que muitos acham que podem terceirizar suas responsa-bilidades, promovendo uma crise de identidade que atinge a família.

Nossa sociedade vive uma confusão de valores, e as famílias estão entregues às fi losofi as humanistas. Encontramos pais confusos, jovens perdidos numa cul-tura que promove os excessos, que zombam das virtudes e, a cada dia mais, são levados para os abismos da mediocridade. Muitos pais perderam o controle so-bre seus fi lhos. Não sabem mais para onde vão, o que estão fazendo, com quem estão andando, ou até mesmo, a que horas chegam, ou se chegam em casa.

Muitos fi lhos passam a noite inteira em boates, sob o efeito de bebidas alcoólicas, drogas, músicas alucinantes que afetam a saúde física, mental e espiritual, e os discursos dos pais é: “Esta geração é muito livre. Eles é que sabem viver”. Quando os pais se deparam com cenas como as que ocorreram na tragédia da Boate Kisss em Santa Maria/RS lamentam a morte de seus fi -lhos e questionam a Deus sobre o porquê de tanto sofrimento.

A verdade é que a sociedade exclui Deus de suas vidas, de suas decisões e não quer colher as consequências de suas más ações.

Precisamos nos mobilizar em promover valores e princípios do Reino de Deus em nossas famílias. Como pais, assumir nossos papéis na vida dos fi lhos. O homem como cabeça da família (sacerdote, protetor), ocupando o seu pos-to de honra, como líder espiritual da família; a mulher como auxiliadora idô-nea (ajustável, adequada) trazendo sua sensibilidade ao coração dos fi lhos.

Assim teremos famílias benditas e um ambiente saudável para o crescimen-to dos fi lhos, de uma sociedade melhor.

Nossos fi lhos precisam de modelos e não de discursos; de exemplos, não de imposições. Somente pais transformados por Deus podem formar fi lhos segundo o coração de Deus.

Que você e sua família cultivem este ambiente e vivam com intensidade a vida de Deus.

Pr. Francinaldo Freire

FaMÍlias benDitas

Sementeira 06

CalenDário eClesiástiCo

liDeranDo e DisCiPUlanDo

Nós comentamos, semana passa-da, sobre as barreiras que muitos irmãos colocam para não liderar uma célula e que o principal é ter o desejo de servir a Deus. Porém, alguns irmãos ainda fi caram na dú-vida quanto ao tempo de membre-zia que devem ter na igreja, para exercer esse ministério.

O importante é ser batizado; não importa quanto tempo tem de batis-mo. Conhecemos um irmão de outra igreja que começou a fazer o curso de célula com seis meses de batizado. Quando ele terminou de fazer o cur-so, no semestre seguinte, começou a liderar uma célula, que se multiplicou com apenas um ano de liderança.

O segredo foi que ele começou a discipular os membros de sua célula e também outros novos convertidos da igreja, ou seja: começou a cuidar, acompanhar e a ensiná-los a viver uma nova vida em Cristo, esclarecen-do-lhes a respeito de sua nova fé.

Portanto, comece a discipular. É gratifi cante vermos vidas sendo transformadas pelo poder de Deus através do discipulado feito com de-dicação, amor e comprometimento.

Miss. Vera Lúcia Rocha

abril

Dia 07• Bazar Missionário (atenção para

a mudança da data do bazar, pois, neste mês o nosso Bazar Missionário acontecerá no pri-meiro sábado e, não no segundo)

Dia 15• Ceia do Senhor pela manhã e à

noite

Dia 21• Tiradentes (Feriado)

Dia 29• Culto com Programação Especial

da EBD

Maio

Dia 12• Bazar Missionário

Dia 13• Dia das Mães (Café das mães)

Maio é o “Mês da Família”. Vamos continuar orando pelas

famílias da nossa Igreja.

Sementeira 07

PeDiDos De oração Para a seMana

aniVersariantes loUVor

Portaria

introDUtores (culto à noite)

aniVersariantes De CasaMento

Dia Pela iGreJa Pelo FUnDo Pela PatrÍa/oUtros

01/04Dom

Ore pelo Pr. Francinaldo que continua em repouso devido à cirurgia a que se submeteu

Ore pelo Pr. Antonio Jone que está dando assistência à Congregação em Maravilhas.

Oremos pelos irmãos da Igreja Perseguida e pelo fim do comunismo no mundo.

02/04Seg

Ore pelos nossos Pastores, pelos Obreiros e suas famí-lias.

Oremos para que o Senhor levante um Obreiro para a cidade de Maravilhas.

Ore pelo Supremo Tribunal Federal – por sabedoria de Deus em suas decisões

03/04Ter

Pelos Ministérios de Louvor, Grupo Feminino de Louvor e Coral Evangélico de BH.

Oremos para que novos campos missionários sejam abertos.

Por salvação de autoridades e que estes testemunhem do amor de Deus.

04/04Qua

Ore pela conversão dos vizi-nhos da Igreja e dos mem-bros.

Ore pelas finanças do FMABJ e para que o Senhor levante mais mantenedores.

Oremos pelos poderes Exe-cutivo, Legislativo e Judici-ário brasileiro.

05/04Qui

Ore pelo Culto de Renova-ção Espiritual que acontece toda quinta-feira às 19h30.

Oremos por libertação e salvação de vidas em nossos campos missionários.

Oremos pelos venezuelanos e todo o sofrimento que os refugiados têm passado.

06/04Sex

Ore pelos homens da nossa Igreja. Ore pela conversão de mais homens.

Ore pela Diretoria do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Ore por um grande desper-tamento espiritual nas igre-jas evangélicas brasileiras.

07/04Sáb

Oremos pelos nossos Ado-lescentes e Jovens, para que sejam firmes no Senhor.

Oremos por despertamento espiritual em cada campo assistido pelo FMABJ.

Oremos pelas agências Missionárias no Brasil e no mundo.

Dia 01/04 – Dora Helena DamascenoEdila Aparecida Campos (Gou)

Dia 03/04 – Cristina Mara Fonseca SousaDia 04/04 – José Zózimo Tibães (SM)Dia 05/04 – João Ferreira dos Santos (Gou)

Viviane Júnia da Silva SantosDia 06/04 – Márcia Beatriz Silva de Azevedo

Dia 02/04 – Graziele e Marcos Roberto Tibães (SM)Maria Zuleide e Pedro A. D. Loredo (Car)

Dia 03/04 – Dayse e Leonardo de Lima FerreiraDia 04/04 – Vera e Pr. Antonio JoneDia 06/04 – Albina e Gilson de Oliveira SáDia 07/04 – Mariza e Célio Antônio de Souza (Car)

“Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR” (Salmo 31.24).

HoJe, Dia 01/04/2018Manhã: Deives noite: Luciana Mendes

PróXiMo DoMinGo, Dia 08/04/2018Manhã: Maurício e Miriam Paula noite: Raquel Paula e Isabela

HoJe, Dia 01/04/2018Manhã: Adão

PróXiMo DoMinGo, Dia 08/04/2018Manhã: Áureo

HoJe, Dia 01/04/2018José Maria e Conceição

PróXiMo DoMinGo, Dia 08/04/2018Helder e Aparecida

Sementeira 08

seDe e seCretaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

enDereço Para CorresPonDênCia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

teMPlo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

Horário De atenDiMento Da seCretaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atiViDaDe PerManentes

DoMinGo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUarta Feira:• 15h - União Feminina

toDo terCeiro DoMinGo:• Ceia do Senhor

QUinta-Feira:• 19h30 - Culto

seXta Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sábaDo: • 19h30 - Culto Jovem

toDa ÚltiMa 6ª Feira:• 19h30 às 24h - Vigília

FUnDo MissionárioaCHilles barbosa e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

Missionários:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Comer chocolate é muito bom e nessa época do ano melhor ainda, pois no comércio observamos vários ovos de chocolate de diferentes ta-manhos e sabores, aguçando o nosso paladar. As promoções são chamati-vas e cada vez mais os comerciantes usam a criatividade na fabricação e venda de chocolates para obterem mais clientes a cada ano que passa. Eu particularmente gosto de choco-late meio amargo, mas tem para to-dos os gostos.

Não há nenhum problema nessa época do ano, presentear um ente querido com um ovo de chocolate, barras, bombons e cestas, mas nós sabemos que a verdadeira Páscoa não é chocolate e que o coelhinho não bota ovinhos de chocolate. A Pás-coa é a comemoração da Nova Vida que os israelitas obtiveram quando Deus com sua mão poderosa os li-bertou da escravidão do Egito para a “Terra Pro-metida” (Livro de Êxodo).

A nossa verdadeira Páscoa é a Nova Vida que encontramos em Cris-to Jesus através da sua crucifi cação, morte e ressurreição na cruz do cal-vário (Mateus 27). Fomos libertos da escravidão do Império das Trevas e transportados para o Reino do Filho do amor de Deus (Colossenses 1.13). Somos agora uma nova criatura (2 Coríntios 5.17).

Feliz Páscoa!

Aguinaldo dos Santos

a PásCoa não É CHoColate