homem de deus - tibbh.com · ali seja para a glória de deus. jejum “de daniel ... teremos o...

8
Sementeira 01 ANO: 49 Nº. 36 DATA: 04/09/2016 HOMEM DE DEUS “Ela disse a seu marido: vejo que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus” (2 Reis 4.9). A história é bem conhecida dos que lêem o Velho Testamento. Está em 2 Sa-muel 4.8-36. Diz o texto que havia em Suném uma mulher rica. Quando Eliseu passou por aquela cidade, ela o constrangeu a comer em sua casa. Quando ele se retirou, ela fez, para o seu marido, a observação acima: Que Eliseu era um SANTO HOMEM DE DEUS. E construiu para ele um quarto pequeno, mobiliado, para que pudesse ter um lugar de descanso quando passasse por ali. O que levou aquela mulher a reconhecer que ele era o que ela disse? O ministério dele estava somente começando, mas ele era reconhecido como um santo homem de Deus. Na condição de um homem de Deus Eliseu nos apresenta algumas características. 1. Um santo homem (ou mulher de Deus) precisa ter um quarto. O quarto nos fala de oração. No Sermão do Monte Jesus ensinou seus discípulos a orar. Ele os orientou a entrar no “seu quarto”, fechar a porta e orar em secreto a Deus. Um ver-dadeiro e santo homem de Deus é um homem que ora. Quando Billy Graham esteve no Brasil para a grande concentração de 1960, alguns líderes Batistas foram procurá-lo no hotel pela manhã. Quando chegaram havia um membro de sua equipe à porta do quarto. Os líderes se anunciaram dizendo que queriam falar com o grande evangelista. A resposta foi: “Dr. Billy Graham está orando”. Se você é um homem e uma mulher de Deus, você é uma pessoa de oração. 2. No quarto que foi construído para Eliseu foram colocados quatro elementos: Uma cama, uma cadeira, um candeeiro e uma mesa. A cama, evidentemente, era para o seu descanso. Mas, por que o profeta precisava das outras coisas? A cadeira para se sentar. A mesa tinha várias utilidades, mas talvez servisse também para colocar seus livros para leitura e o candeeiro para servir de luz à noite. Assim deve ser o quarto do homem e da mulher de Deus. Um lugar para crescer diante do Senhor. 3. Assim que se instalou naquele quarto, ele quis saber qual era a necessidade daquela mulher, que era rica. Ficou sabendo que o casal não tinha filhos. Então profetizou que daí a um ano nasceria uma criança. Assim aconteceu. Um homem de Deus procura ajudar as pessoas. 4. Acontece que a criança, depois de alguns anos, morreu. E Eliseu a ressuscitou. Um homem ou uma mulher de Deus sabe buscar a Deus e confiar n’Ele nos momentos difíceis. E foi oportunidade para a realização de um milagre. Se você é um homem de Deus, santo, ou uma mulher santa de Deus milagres podem acontecer por meio de você. Pr. João Leão

Upload: hathuan

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 49 Nº. 36 DATA: 04/09/2016

Homem de deUs

“Ela disse a seu marido: vejo que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus” (2 Reis 4.9).

A história é bem conhecida dos que lêem o Velho Testamento. Está em 2 Sa-muel 4.8-36. Diz o texto que havia em Suném uma mulher rica. Quando Eliseu passou por aquela cidade, ela o constrangeu a comer em sua casa. Quando ele se retirou, ela fez, para o seu marido, a observação acima: Que Eliseu era um SANTO HOMEM DE DEUS. E construiu para ele um quarto pequeno, mobiliado, para que pudesse ter um lugar de descanso quando passasse por ali. O que levou aquela mulher a reconhecer que ele era o que ela disse? O ministério dele estava somente começando, mas ele era reconhecido como um santo homem de Deus. Na condição de um homem de Deus Eliseu nos apresenta algumas características.

1. Um santo homem (ou mulher de Deus) precisa ter um quarto. O quarto nos fala de oração. No Sermão do Monte Jesus ensinou seus discípulos a orar. Ele os orientou a entrar no “seu quarto”, fechar a porta e orar em secreto a Deus. Um ver-dadeiro e santo homem de Deus é um homem que ora. Quando Billy Graham esteve no Brasil para a grande concentração de 1960, alguns líderes Batistas foram procurá-lo no hotel pela manhã. Quando chegaram havia um membro de sua equipe à porta do quarto. Os líderes se anunciaram dizendo que queriam falar com o grande evangelista. A resposta foi: “Dr. Billy Graham está orando”. Se você é um homem e uma mulher de Deus, você é uma pessoa de oração.

2. No quarto que foi construído para Eliseu foram colocados quatro elementos: Uma cama, uma cadeira, um candeeiro e uma mesa. A cama, evidentemente, era para o seu descanso. Mas, por que o profeta precisava das outras coisas? A cadeira para se sentar. A mesa tinha várias utilidades, mas talvez servisse também para colocar seus livros para leitura e o candeeiro para servir de luz à noite. Assim deve ser o quarto do homem e da mulher de Deus. Um lugar para crescer diante do Senhor.

3. Assim que se instalou naquele quarto, ele quis saber qual era a necessidade daquela mulher, que era rica. Ficou sabendo que o casal não tinha fi lhos. Então profetizou que daí a um ano nasceria uma criança. Assim aconteceu. Um homem de Deus procura ajudar as pessoas.

4. Acontece que a criança, depois de alguns anos, morreu. E Eliseu a ressuscitou. Um homem ou uma mulher de Deus sabe buscar a Deus e confi ar n’Ele nos momentos difíceis. E foi oportunidade para a realização de um milagre. Se você é um homem de Deus, santo, ou uma mulher santa de Deus milagres podem acontecer por meio de você.

Pr. João Leão

Sementeira 02

Visita a Lagoa da PrataO Pastor João Leão foi convidado para pregar nas comemorações dos 10 anos de

organização da IBANES – Igreja Batista Nacional El-Shaday em Lagoa da Prata. O líder da igreja é o Pastor Vinícius Ravane. Ele está lá desde que o irmão Gladyston se afastou do trabalho por motivo de saúde. Durante esse tempo a igreja cresceu e hoje são realizados dois cultos aos domingos, sendo um às 17h e outro às 19h. O Pastor João Leão prega hoje nesses dois cultos. Ele viajou hoje pela manhã para aquela cidade.

Juntamente com o Pastor foram os irmãos Marcos Mesquita e Conceição. A família do irmão Marcos mora em Lagoa da Prata e ele está aproveitando para visitar sua mãe. A irmã Conceição foi convidada pelo pastor Tiago e prega no culto na Igreja Batista Atos.

Os irmãos levaram Bíblias Comemorativas dos 80 anos de nossa igreja para serem vendidas e Folhetos de Poder para serem doados às duas igrejas. O Pastor e o casal que o acompanha contam com as orações da nossa Igreja para que tudo que acontecer ali seja para a glória de Deus.

Jejum “de Daniel”

“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Daniel 10.2,3).

Teremos o nosso segundo período de jejum deste ano, a que chamamos “JE-JUM DE DANIEL”. A razão do nome está no versículo acima.

Vamos fazer jejum semelhante ao que Daniel fez. Embora o jejum possa ser feito como jejum completo, a nossa sugestão é que se faça com abstenção de certos alimentos à sua escolha. Mas não faça de alimentos de que você não gos-te, para que se configure um jejum de verdade.

O jejum terá a duração de vinte e um (21) dias, que iniciamos hoje e se es--tenderá até o dia 24 de setembro.

Nesse período vamos orar por nós mesmos: Consagrando-nos ao Senhor, nos dedicando a Ele, buscando um avivamento pessoal. Vamos incluir nossas neces-sidades pessoais. Vamos orar por nossas famílias. Por salvação de familiares, por paz nos lares. Também iremos orar pela Igreja: Para que haja um despertamen-to espiritual; por poder para testemunhar (Atos 1.8); por unidade e comunhão dos crentes; Por salvação de pessoas. E vamos orar pela Pátria, pelas grandes necessidades e problemas do nosso País.

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica” (Fp 1.27).

Sementeira 03

O departamento de evangelismo da Terceira Igreja Batista de Belo Horizonte convida a todos os interessados para participarem do VIII Grande Congresso: Missões Nacionais – Minas Pede Missões. O evento terá como preletores o Pr. Neil Barreto, Pr. Helder Machado e Pr. Ronaldo Lanes. O local de realização será no Sítio Águas Cantantes: Estrada Chico Mendes, 490 – Solar da Madeira – Contagem – MG. O valor para a participação, incluindo hospedagem, alimentação e lazer, é de R$ 150,00.

Porque participar?O Departamento de Missões da Convenção Batista Nacional faz um apelo para que seja

reacendido, nos participantes, o amor pelas almas:“Nós sabemos que as décadas de 70, 80 e 90 foram marcadas pela intensa evangelização

dos perdidos, a igreja fazia, naquelas épocas, um clamor com choro a Deus pela salvação dos perdidos, hoje, entretanto, está tão patente, aos nossos olhos, o cumprimento da predição feita por Jesus: “E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará” (Mt. 24.12). Porém mesmo diante do que se mostra, a postura de muitos crentes em relação ao mundo perdido é a mais fria e mórbida, chega ser esquisita a indiferença desta geração à condição do mundo.”

É urgente que esta chama do amor pelas almas reacenda na vida daquele que já conhece ao Senhor. Que o amor profundo, a paixão pelas almas e o interesse pela salvação dos perdidos sejam despertados em você.

Participe!!!Se você quer participar e precisa de mais informações, entre em contato com a

secretaria da igreja pelo telefone (31)2535.0113 ou faça a sua inscrição diretamente com a organização do evento fazendo um depósito no Banco Bradesco Agência 0464 C/C 360226-5 – Associação Batista. Após efetuar o depósito, envie o comprovante do depósito pelo Whatsapp para validar a sua inscrição. Tel.: (31)3271.1665 – (31)3272.7367; WhatsApp: (31)9490.9791.

redescobrindo o amor PeLas aLmas

30 minUtos de oraÇÃoLembramos a todos os irmãos que há uma reunião de oração

30 minutos antes dos cultos, na sala D. Djanira Barbosa:

•domingo - manhã: 08h30min às 9h00min- noite: 18h30min às 19h00min

•Quinta-feira: 19h00min às 19h30min

Esta reunião é dirigida pelas células de acordo com a escala afixada na sala de oração. Porém, as células não devem participar apenas no seu dia escalado e sim, pelo menos, em um momento de oração a cada semana. Esses momentos de oração são para todos os obreiros e toda a igreja.

Vamos todos juntos orar por nossas células, pelos ministérios, liderança e obreiros da Igreja. Se quisermos um avivamento em nossa igreja temos que pagar o preço na oração.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Se plantarmos feijão, o que vai nascer? ___________Nós colhemos o que plantamos.Na nossa vida também é assim: se plantarmos coisas

boas, colheremos coisas boas. Se plantarmos coisas ruins, colheremos coisas ruins.

Nos versículos de hoje, o povo de Israel seria castigado, se não se arrependesse de seus erros. Eles estavam plantando somente coisas ruins.

O que você tem plantado na sua vida?Escreva, abaixo, que tipo de coisas nós devemos

plantar?

1. _____________________________2. _____________________________3. _____________________________4. _____________________________5. _____________________________

coLHemos o QUe PLantamos (Jeremias 9.11-12)

oraÇÃo: Querido Deus, peço perdão pelas sementes ruins que tenho plantado. Ajuda-me a fazer coisas que ajudem as pessoas.

Sementeira 05

como acabar com Um casamentonÃo dÊ atenÇÃo a PeQUenos ProbLemas (V)

“Apanhai-me as raposas, as raposinhas que devastam os vinhedos...” (Ct 2.15)

Muitas coisas grandes começam pequenas. Uma pessoa por exemplo, começa de algo invisível para se tornar em um homem ou uma mulher. Imagine os grandes ani-mais que são formados da mesma maneira, como os elefantes e as baleias. Uma semente pequenina pode produzir uma grande árvore. Jesus usou esse exemplo para falar do Reino de Deus que é como uma semente de mostarda. O Reino de Deus se torna grande; imenso.

Da mesma sorte, problemas pequenos podem se tornar grandes se não forem tra-tados. A Bíblia diz: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sos-segai” (Salmo 4.4). O que aprendemos aqui? Que precisamos tratar o nosso coração no dia de hoje. Se deixarmos um problema para amanhã ele poderá se tornar mais e mais difícil de ser resolvido.

Os pecados “grandes” podem ter início com um “pequeno”. Veja o que diz Tiago 1.15: “Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Alguém disse que “você não pode evitar que um passa-rinho voe sobre a sua cabeça; mas pode impedi-lo de fazer ninho nela”.

Imagine Davi. Davi é um exemplo para nós em muitos sentidos. No temor a Deus, na obediência ao Senhor, em reconhecer o pecado, em se arrepender. Mas veja: A Palavra de Deus diz que “decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo Israel, que destruíram os fi lhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi fi cou em Jerusalém. Uma tarde, levantou--se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa” (2 Samuel 11.1,2). Então Davi adulte-rou e depois, para encobrir o seu pecado, mandou Joabe criar uma situação em que o marido de Bate-Seba fosse morto.

Um adultério necessariamente não é algo que acontece de relance. Mal a pessoa conhece outra já vão se relacionam. Pode começar com um olhar, com um gesto. Uma simples delicadeza a mais, em exagero, pode ser o caminho que leva a esse tipo de pecado. Por isso, todo trato com o sexo oposto deve ser com muito cuidado. Paulo aconselha Timóteo que era um pastor jovem a tratar as moças como irmãs, com san-tidade. Esse conselho serve para os casais, para que cuidem do seu relacionamento e não permitam que se dê lugar a uma outra pessoa. Isso ajuda na preservação do seu casamento.

Pr. João Leão

Sementeira 06

caLendÁrio ecLesiÁstico

cÉLULas de JoVens

setembro

Dia 4• Pr. João Leão prega em Lagoa da

Prata

Dias 4 a 24• Jejum de Daniel

Dia 7• Feriado de Independência do

Brasil

Dias 9, 10 e 11• Pr. João Leão em Viagem Missio-

nária a Santo Antônio do Cruzeiro

Dia 10• Bazar

Dia 11• Almoço na igreja• Apresentação e testemunhos da

Célula nº 03

Dia 12• Reunião de Oração de Casais –

Resp. Elbert e Lídia Nigri

Dias 16 e 17• 4º Congresso de Mulheres TIB

Dia 18• Ceia do Senhor• Miss. Laurenildo e Filomena es-

tarão conosco

É notório que jovens de todas as cul-turas e em todas as gerações precisam de Jesus. Nas reuniões da mocidade, aos sábados à noite, na nossa igreja, é um dos lugares onde os jovens podem se encontrar com Jesus.

Também em uma reunião de peque-nos grupos – uma célula, por exemplo – é um outro ambiente, onde um jovem pode ter esse encontro com Jesus e ainda fazer amizades saudáveis e en-contrar respostas para suas indagações, através do conhecimento da Palavra de Deus, ministrada na célula de jovens. Ou seja, a célula de jovens é mais uma ferramenta, para esses jovens cresce-rem juntos no Senhor, ajudar uns aos outros, desenvolver amizades sadias, dentre outras bênçãos para suas vidas.

Nesse ambiente descontraído, que é a célula, todo jovem cristão tem a oportunidade de estender a mão a seus amigos, colegas de escola ou de trabalho, permitindo que o Espírito de Deus fale através dele para trazer es-sas vidas para o reino de Deus.

Jovem, permita ser usado por Deus, nesse am-biente descontraído, que é uma célula. Disponha-se a servir ao Se-nhor nesse ministério!

Miss. Vera Lúcia

aniVersariantesde casamento

Sementeira 07

Pedidos de oraÇÃo Para a semana

aniVersariantes LoUVor

Portaria

introdUtores (culto à noite)

dia PeLa igreJa PeLo FUndo PeLa PatrÍa/oUtros

04/09Oremos pelo Pr. João Leão pregando hoje em Lagoa da Prata.

Ore pelas Igrejas e suas li-deranças na cidade de La-goa da Prata.

Oremos pelos nossos gover-nantes, para que sejam te-mentes a Deus.

05/09Ore pelas Classes de Homem ao Máximo e Mulher Única.

Ore pela ir. Vera Lúcia e seu trabalho junto ao Fundo Missionário.

Oremos pelos candidatos a Vereadores e pelas eleições no próximo mês.

06/09Oremos pelas células que se reúnem nos lares.

Ore pela Diretoria do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Oremos pelos candidatos ao cargo de Prefeito de Belo Horizonte.

07/09Ore pelos trabalhos da União Feminina em nossa Igreja.

Oremos pela saúde de nos-sos missionários e de seus familiares.

Ore pelo problema do cres-cimento do desemprego em nossa nação.

08/09Oremos pelo Culto de Reno-vação Espiritual que acon-tece hoje.

Por salvação de vidas em nossos campos missioná-rios.

Oremos por salvação de vidas em nosso bairro e bairros vizi-nhos da Igreja.

09/09Ore pelo grupo de homens da Igreja e suas atividades.

Pelas finanças do FMABJ e para que se levantem mais mantenedores.

Oremos pelos milhares de re-fugiados Sírios e de outras na-ções, ao redor do mundo.

10/10Oremos pelo 4º Congresso de Mulheres da TIB.

Ore pelo Congresso de Mis-sões da CBN na próxima se-mana.

Oremos por um grande e poderoso avivamento em toda a nação brasileira.

dia 04/09 – Renato de Oliveira Silva Calixtodia 05/09 – Maria Stela da Silva Leocádio (Mar)dia 06/09 – Luciana Pereira de Oliveira (SAC)

Sônia Maria Dutradia 07/09 – Daniela de Oliveira Moreira

Raquel Duque do Nascimento Arifadia 08/09 – Míriam Bastos Rochadia 09/09 – Carlos Eugênio Araújo Santiago

Carla Fernanda Silva de OliveiraSuely Nunes da Silva

dia 10/09 – Jefferson de Oliveira Freitas

dia 05/09 – Elza e Arlindo Martins de OliveiraPetrolina e Manoel Cirino de Souza

dia 06/09 – Maria Stela e David A. Leocádio (Mar)dia 08/09 – Wanessa e Joel Rocha Xavier

“A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã”

(Jó 11.17).

HoJe, dia 04/09/2016:manhã: Luciana Mendes e Elbert noite: Deives

PrÓXimo domingo, dia 11/09/2016:manhã: Raquel Paula e Isabela noite: Maurício e Miriam Paula

HoJe, dia 04/09/2016:manhã: Adão

PrÓXimo domingo, dia 11/09/2016: manhã: Mário Lúcio

HoJe, dia 04/09/2016:Milton e Mônica

PrÓXimo domingo, dia 11/09/2016:Arlindo e Elza

Sementeira 08

sede e secretaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereÇo Para corresPondÊncia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

temPLo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

HorÁrio de atendimento da secretaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atiVidade Permanentes

domingo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUarta Feira:• 15h - União Feminina

todo terceiro domingo:• Ceia do Senhor

QUinta-Feira:• 19h30 - Culto

seXta Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sÁbado: • 19h30 - Culto Jovem

toda ÚLtima 6ª Feira:• 19h30 às 24h - Vigília

FUndo missionÁrioacHiLLes barbosa e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

missionÁrios:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

O que temos visto ultima-mente é um governo sem discernimento em todas as esferas políticas e isso tem au-mentado a opressão do povo.

Como cristãos e cidadãos, precisamos votar de forma consciente e sem omissão. Temos que fazer a diferença em meio a tantos escândalos de corrupção e falta de ética na política brasileira. Somos povo de Deus nesta terra e unidos somos mais fortes. De-vemos eleger aqueles homens e mulheres que antes de tudo temem a Deus e não irão se corromper.

Se colocarmos aqueles que são irrepreensíveis e que re-jeitam o ganho desonesto, teremos bons governantes e consequentemente menos corrupção e maior aplicabi-lidade de recursos nas áreas que requerem atenção em nosso país.

Érica dos Santos

Voto conscienteProvérbios 28.16