a natureza do chamado - tibbh.com filelouvamos a deus pelos 18 anos que vivemos com o thiago. somos...

8
Sementeira 01 ANO: 49 Nº. 16 DATA: 17/04/2016 A Natureza do Chamado “Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cerca- ram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas” (Atos 9.39). O texto que se encontra no livro de Atos dos Apóstolos, fala sobre o momento em que Pedro se depara com uma cena de dor, pois, uma irmã piedosa chamada Dorcas da cidade de Jope havia falecido. Os outros discípulos mandaram uma mensagem ao apóstolo Pedro, pedindo a presença dele no funeral. Quando Pedro chegou àquela casa, a sala se encontrava cheia de viúvas que choravam e mostravam umas às outras os casacos e outras roupas que Dorcas tinha feito para elas. Todas davam testemunho dos feitos daquela irmã. Havia muita admiração, respeito e, agora, muita dor pela partida daquela que partilhava com muita dedicação o dom recebido de Deus. Dorcas levou sua vida como um ins- trumento consagrado ao Senhor. Ela fez do seu ofício (profissão), seus relaciona- mentos e da sua vida, o seu testemunho de amor ao próximo. As costuras que fez por amor, ajudando as irmãs neces- sitadas, davam testemunho dela mesmo após sua morte. Quando Pedro chegou, as lágrimas e as lamentações preenchiam o ambiente. O Apóstolo se ajoelhou, orou e disse duas palavras: “Levante-se, Dorcas”. A resposta foi imediata: Dorcas voltou à vida e ao regozijo da sua obra missionária. Agora, toda dor foi transformada em regozijo e celebração. Onde havia morte, choro e dor, agora há vida, alegria e adoração ao Deus que nos chama da morte para a vida. A Bíblia não limita o conceito de vocação apenas ao serviço de Pastor, ou de Ministro de música, ou de Professor de Escola Bíblica Dominical, ou Missionário. O Senhor estende Seu chamado a todas as profissões. Ele não quer detalhes sobre o nosso ofício - o que ELE quer saber é da natureza dos princípios e valores espirituais que nos motivam. Quando limitamos nosso Chamado a apenas algumas atividades eclesiásticas, limitamos assim o poder e ação do Espírito Santo em nós. O Senhor escolheu como Seus profetas desde um homem que vivia no palácio, chamado Isaías, até um boiadeiro chamado Amós. Tais homens conheciam a Deus e levavam uma vida de intimidade e relacionamento com Ele. Se temos um relacionamento íntimo com o Senhor, nossa casa, escola, ambiente profissional, nossa vizinhança, nossos relacionamentos diários se transformam em campos missionários. Quando nos entregamos a Cristo, nos tornamos Um em Espírito, ou seja, tudo o que fazemos é espiritual. Essa deve ser a essência do nosso Chamado. Isso muda todo o ambiente ao nosso redor e transforma o nosso mundo interior. Então, podemos seguir o exemplo de Dorcas e sua agulha missionária. Pr. Francionado Freire

Upload: buicong

Post on 09-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 49 Nº. 16 DATA: 17/04/2016

A Natureza do chamado“Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cerca-

ram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fi zera enquanto estava com elas” (Atos 9.39).

O texto que se encontra no livro de Atos dos Apóstolos, fala sobre o momento em que Pedro se depara com uma cena de dor, pois, uma irmã piedosa chamada Dorcas da cidade de Jope havia falecido. Os outros discípulos mandaram uma mensagem ao apóstolo Pedro, pedindo a presença dele no funeral. Quando Pedro chegou àquela casa, a sala se encontrava cheia de viúvas que choravam e mostravam umas às outras os casacos e outras roupas que Dorcas tinha feito para elas. Todas davam testemunho dos feitos daquela irmã. Havia muita admiração, respeito e, agora, muita dor pela partida daquela que partilhava com muita dedicação o dom recebido de Deus.

Dorcas levou sua vida como um ins-trumento consagrado ao Senhor. Ela fez do seu ofício (profi ssão), seus relaciona-mentos e da sua vida, o seu testemunho de amor ao próximo. As costuras que fez por amor, ajudando as irmãs neces-sitadas, davam testemunho dela mesmo após sua morte.

Quando Pedro chegou, as lágrimas e as lamentações preenchiam o ambiente. O Apóstolo se ajoelhou, orou e disse duas palavras: “Levante-se, Dorcas”. A resposta foi imediata: Dorcas voltou à vida e ao regozijo da sua obra missionária. Agora, toda dor foi transformada em regozijo e celebração. Onde havia morte, choro e dor, agora há vida, alegria e adoração ao

Deus que nos chama da morte para a vida.A Bíblia não limita o conceito de

vocação apenas ao serviço de Pastor, ou de Ministro de música, ou de Professor de Escola Bíblica Dominical, ou Missionário. O Senhor estende Seu chamado a todas as profi ssões. Ele não quer detalhes sobre o nosso ofício - o que ELE quer saber é da natureza dos princípios e valores espirituais que nos motivam.

Quando limitamos nosso Chamado a apenas algumas atividades eclesiásticas, limitamos assim o poder e ação do Espírito Santo em nós.

O Senhor escolheu como Seus profetas desde um homem que vivia no palácio, chamado Isaías, até um boiadeiro chamado Amós. Tais homens conheciam a Deus e levavam uma vida de intimidade e relacionamento com Ele. Se temos um relacionamento íntimo com o Senhor, nossa casa, escola, ambiente profi ssional, nossa vizinhança, nossos relacionamentos diários se transformam em campos missionários.

Quando nos entregamos a Cristo, nos tornamos Um em Espírito, ou seja, tudo o que fazemos é espiritual. Essa deve ser a essência do nosso Chamado. Isso muda todo o ambiente ao nosso redor e transforma o nosso mundo interior. Então, podemos seguir o exemplo de Dorcas e sua agulha missionária.

Pr. Francionado Freire

Sementeira 02

30 MINUTOS DE ORAÇÃOLembramos a todos os irmãos que há uma reunião de oração 30 minutos

antes dos cultos, na sala D. Djanira Barbosa:

•Domingo - manhã: das 8h30 às 9h- noite: das 18h30 às 19h

•Quinta-feira: das 19h às 19h30

Esta reunião é dirigida pelas células de acordo com a escala afixada na sala de oração. Porém, as células não devem participar apenas no seu dia escalado e sim, pelo menos, em um momento de oração a cada semana. Esses momentos de oração são para todos os obreiros e toda a igreja.

Vamos todos juntos orar por nossas células, pelos ministérios, liderança e obreiros da Igreja. Se quisermos um avivamento em nossa igreja temos que pagar o preço na oração.

AgRADEcIMENTO“Cumprimento os irmãos da Terceira Igreja com a graça e paz do Senhor Jesus.No último dia 31/03/16 o Senhor recolheu meu neto para os seus braços. A dor de

perder um ente querido é forte, mas, sabemos que nossos filhos e netos são herança do Senhor e que a vontade dele é boa, perfeita e agradável. Não entendemos, mas, em tudo que o Senhor faz há um propósito.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade, por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que es-trondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus.

Agradecemos a todos os irmãos e pastores pela atenção, carinho e, o principal pe-las ora-ções. Louvamos a Deus pelos 18 anos que vivemos com o Thiago. Somos gratos ao Senhor pela graça e vida que nos foi dada e pela vida que hoje está com o Senhor.

A todos da Terceira Igreja Batista, muito obrigada. Deus os abençoe com toda sorte de bênçãos.

Eva Paulina e família”.

clASSE INTEgRAÇÃOIniciamos mais uma turma com a Classe Integração. Esta classe tem o objetivo

de integrar irmãos vindos de outras igrejas e que desejam tornarem-se membros da Terceira Igreja Batista. Nos reunimos aos domingos a partir das 9h, horário da EBD – Escola Bíblica Dominical na sala do andar superior da casa ao lado do templo. Se você deseja se integrar ao Rol de membros de nossa Igreja, venha participar desta classe. Entre em contato com o Pr. Francinaldo ou através de nossa secretaria.

Temos mantido este anúncio todas as semanas, com o propósito de alertar os irmãos à importância de orarmos juntos antes de nossos cul-tos. Participe!

Sementeira 03

UTIlIDADE PúblIcA:FAÇA SUA PARTE NO cOMbATE AO AEDES AEgyPTI

cuidados dentro de casa e apartamentosVocê sabia que 2/3 dos criadouros do Aedes estão nas residências? Saiba como

mantê-las livre do mosquito.O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive

dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

Por isso, união, estados, municípios e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A orientação da campanha é para que toda família determine o sábado como dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

• Tampe os tonéis e caixa d’água;• Mantenha as calhas sempre limpas;• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;• Mantenha lixeiras bem tampadas;• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

DENUNcIE FOcOS DO AEDES AEgyPTIQuando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores,

como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

Para mais informações acesse http://www.combateaedes.saude.gov.br

bOlETIM SEMENTEIRA ON-lINEVocê sabia que pode acessar o nosso boletim semanal via computador, tablet,

Ipad ou celular? Basta acessar nosso site: www.tibbh.com e na aba “artigos”, clicar em “informativo”,

ou ainda, digitar este endereço: http://www.tibbh.com/blog/artigos. Pronto, ali se encontram os nossos últimos boletins Sementeira, do dia 28/02 até este.

Esta é mais uma ferramenta para divulgarmos os ministérios da Terceira Igreja, pedidos de oração, mensagens evangelísticas, orientações para casais, jovens e adolescentes, mensagens para as crianças, informações das nossas células, do Fundo Missionário. Enfim, fazer conhecida a nossa comunidade, alcançando pessoas que estão distantes de nós.

Acesse o nosso site. Divulgue e participe deste instrumento de comunicação.

Sementeira 04

cUIDADO, DIgA NÃO! (gênesis 3.4-6)Você tem medo de cobras? Nem todas são perigosas, e algumas pessoas até têm

cobras de estimação em sua casa.Entretanto, essa cobra era diferente. Na

verdade, era um disfarce O inimigo de Deus, o Diabo, vestiu-se com esse disfarce para chamar a atenção da mulher na árvore.

Vamos ver o que aconteceu então. Coloque os fatos em ordem, escrevendo os números de 1 a 4:

( ) a mulher viu que a fruta era bonita;( ) a cobra ofereceu a fruta a mulher;( ) ela comeu e deu ao seu marido;( ) a cobra disse que seriam como Deus.

Esses fatos são um alerta para nós. Quando vem a tentação, “não ouça a voz que diz: seja mais esperto, pegue, é bonito, é gostoso”, Nesses momentos, fale com Deus, e ele vai ajudá-lo a dizer “NÃO!” à tentação.

Sementeira 05

AcEITANDO O FRAcASSO

“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda” (Provérbios 9.9).Provavelmente você já ouviu falar de um certo jovem que enfrentou vários fracassos

e que mesmo assim não teve medo de correr o risco de continuar fracassando. De 1831 a 1858, ele foi a falência duas vezes, sua noiva morreu, e ele sofreu um esgotamento metal. Além disso, foi derrotado em várias eleições: concorreu à legislatura estadual, à presidência da câmara estadual, ao colégio eleitoral, à secretaria de agricultura estadual, à câmara dos deputados, ao senado (duas vezes) e à vice-presidência dos Estados Unidos.

Embora parecesse que ele estava destinado a perder sempre, a história mostra que não era bem assim. Em 1860, Abraham Lincoln foi eleito presidente. Dirigiu o país durante dias terríveis da Guerra Civil, preservou a união da nação e emitiu a Proclamação de Emancipação do país. Muitos historiadores o consideram o maior de todos os presidentes dos Estados Unidos.

Gente de sucesso, como Abraham Lincoln, em geral passa por fracassos no caminho, mas não desiste de arriscar – e aprende com seus erros. Vocês estão dispostos a aceitar os fracassos para aprender e crescer?

Aqui entre nós...

• Davi foi um grande rei e, mesmo assim, caiu em pecado. O que ele aprendeu com isso? (ver Salmo 51)

• O que temos aprendido com nossos fracassos?• Quando você fracassa, eu acuso você ou o ajudo a tentar de novo?• Que reação Deus quer que tenhamos diante dos fracassos?

Senhor, pedimos hoje que confi rmes tua obra em nossa vida e estendas tua mão para nos abençoar e nos proteger em nossas empreitadas. Pedimos que nos ajudes a levantar de novo quando fracassarmos. Amém.

Devocional para casaisJames e Shirley Dobson

Editora Betânia - Página 273Usado com permissão

Sementeira 06

cAlENDÁRIO EclESIÁSTIcO

PARTIcIPAÇÃO NO ENcONTRO cOM DEUS – AbRIl/2016

No Encontro com Deus, muitas pessoas são transformadas. Isto é devido à expe-riência genuína com Jesus Cristo, com a pessoa do Espírito Santo e com as Sagra-das Escrituras, na qual mediante palestras, vídeos, dinâmicas e orações, a pessoa é levada ao arrependimento, libertação de ataduras e cura interior.

O proposito é dar orientação clara, à luz das Sagradas Escrituras, sobre o passado, presente e futuro com Jesus Cristo, mediante ministrações em nível pessoal e em grupo. E diante de tudo isto, tanto o crente quanto o novo convertido é renovado e preparado para desenvolver uma relação íntima com o Senhor, facilitando-lhes o aprendizado da oração, leitura da Palavra e um conhecimento maior de quem é Deus.

Quando você ler este boletim, neste fi m de semana, talvez o Encontro com Deus de nossa igreja, de abril de 2016, já esteja no fi m, ou terá terminado, se você vier apenas no culto da noite. E, se você não se esforçou para ir ou não se importou de conduzir alguém do seu relacionamento pessoal, este ano não tem mais esta programação, somente no próximo ano, em 2017. Isto é, se Jesus não vier até lá. Você e as pessoas que deveriam ter ido ao Encontro terão que esperar mais um ano, para serem libertas, transformadas, curadas interiormente, enfi m, impactadas pelo poder da Palavra de Deus. E todas essas bênçãos já poderiam ter sido recebidas nesse Encontro de abril de 2016.

Miss. Vera Lúcia Rocha

AbRIl

Dia 17• Ceia do Senhor (A partir deste

mês, retornaremos com a EBD antes do nosso culto e Ceia, com início às 9h).

Dia 21• Feriado Tiradentes

Dia 22• Descobrimento do Brasil

Dia 24• Programação Especial sobre EBD

no culto da manhã.

Dia 29• Vigília

MAIO

Dia 01• Dia do Trabalho

Dia 08• Dia das Mães (café da manhã

para as mães na igreja)

Dia 09• Reunião de oração de casais

Sementeira 07

PEDIDOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

ANIvERSARIANTES

ANIvERSARIANTESDE cASAMENTO

DIA PElA IgREJA PElO FUNDO PElA PATRÍA/OUTROS

17/04Pelos irmãos que estão no Encontro com Deus e retor-nando hoje à noite.

Ore Pela diretoria do FMABJ – Fundo Missionário Achilles Barbosa e Jr.

Ore pela paz em nossa na-ção, em especial, por Brasí-lia capital do país.

18/04Ore pelas crianças da nossa Igreja e pelo departamento Geração Vida.

Hoje é aniversário da ir. Eva, esposa do miss. Elesbom em Senador Mourão.

Oremos pelo fim da corrup-ção em todo território na-cional.

19/04Oremos pelos nossos ado-lescentes e a equipe de professores de EBD.

Ore para que haja desper-tamento espiritual em cada campo do FMABJ.

Ore pelos povos indígenas em nossa nação – Hoje é o dia do Índio.

20/04Pelos nossos Jovens – culto jovem e classe de EBD.

Oremos pelos missionários nos campos e por salvação de suas famílias.

Oremos pelo problema de epidemias que afligem nos-sa nação.

21/04Ore pelos irmãos que esta-rão em viagem nestes dias de feriado.

Ore pelo trabalho das agên-cias missionárias em nosso país.

Ore pelo STF e ministros da justiça – para que hajam com temor ao Senhor.

22/04Por salvação de vidas em nossos cultos e reuniões de células nos lares.

Ore por provisão divina e saúde dos nossos missioná-rios nos campos.

Ore por salvação dos nossos governantes e suas equipes de governo.

23/04Oremos por segurança nas estradas e pelos irmãos que retornam do feriado.

Agradecendo pela vida dos mantenedores do Fundo Missionário.

Oremos para que o Senhor traga um poderoso aviva-mento sobre o Brasil.

DIA 17/04 - Rosineia Alves Vieira (CAR)DIA 18/04 – Andréia Maria de Oliveira

Luciene dos Santos Miranda (GOU)Maria Eva Rodrigues Santos (SM)Joselene P. de Araújo Almeida (SM)

DIA 19/04 – Pr. Oscar Lima de OliveiraIsabela Brandão FreireCélio Antônio de Souza (CAR)

DIA 20/04 – Arlete Ribeiro da Silva (CAR)DIA 21/04 – Fabiano Luiz Pinto Bezerra

Anderson Ferreira LopesEder Goulart Lucarini

DIA 22/04 – Antônia de Jesus Silva (SAC)Beatrice Lima Lanza

DIA 23/04 – Diego Moreira StehlingJúlio César Rodrigues SilvaMaria de Lourdes Nascimento (CAR)

DIA 20/04 - Eunice e Robson Marques MartinsDIA 21/04 – Cláudia e Claudomir Lima de OliveiraDIA 22/04 – Shirley e Guilherme Otávio da SilvaDIA 23/04 – Elaine Helena e Reginaldo B. dos Santos (MAR)

Maria Luzia e Osvaldo Mendes Pereira (GOU)Talita e Martinelli José de Paula (GOU)

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarda-rá o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7)

lOUvORHOJE, DIA 17/04/16:Manhã: Luciana Mendes e ElbertNoite: Deives e Carolina Oliveira

PRÓXIMO DOMINgO, DIA 24/04/16:Manhã: Raquel Paula e Isabela Noite: Maurício e Miriam Paula

PORTARIAHOJE, DIA 17/04/16:Manhã: Bispo

PRÓXIMO DOMINgO, DIA 24/04/16: Manhã: Mário Lúcio

INTRODUTORES (culto à noite)HOJE, DIA 17/04/16:Mário Lúcio e Cleonice

PRÓXIMO DOMINgO, DIA 24/04/16:Helder e Aparecida

Sementeira 08

SEDE e SEcRETARIA:Rua Padre Marinho, 101Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

ENDEREÇO PARAcORRESPONDÊNcIA:Caixa Postal 493Belo Horizonte – MG30161-970

TEMPlO:Rua Padre Marinho, 113Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SEcRETARIA:De segunda a sexta-feira, de 8h as 12h e de 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

ATIvIDADE PERMANENTES

DOMINgO:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUARTA FEIRA:• 15h - União Feminina

TODO TERcEIRO DOMINgO:• Ceia do Senhor

QUINTA-FEIRA:• 19h30 - Culto

SEXTA FEIRA:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

SÁbADO: • 19h30 - Culto Jovem

TODA úlTIMA 6ª FEIRA:• 19h30 às 24h - Vigília

cONgREgAÇÃO NO bAIRRO SANTA EFIgÊNIARua Rio Pardo, 229Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MGResp.:Pr. Elson Ferreira Gomes

culto aos domingos:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 19h – Culto Evangelístico

FUNDO MISSIONÁRIOAcHIllES bARbOSA E JúNIORCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MISSIONÁRIOS:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Vivemos uma época em que o evangelho tem sido distorcido de acordo com o interesse de algumas pessoas e líderes religiosos. A Teoria da Prosperidade tem sido uma mola propulsora para encher as Igrejas de pessoas. Deus tornou-se apenas aquele que tem a obrigação de abençoar fi nanceiramente todos que dão ofertas, dízimos ou fazem um propósito neste sentido, visando obter somente bens materiais e riquezas.

Jesus fala para não andarmos ansiosos, pois Deus sempre cuida-rá de nós, deixando bem claro que não podemos servir a dois senhores (Deus e Mamom – dinheiro). Quem usa de sua palavra em benefi cio próprio, pregando uma prosperida-de que não seja bíblica, terá segun-do as Escrituras, a seguinte senten-ça: “Se porém os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes tre-vas serão!” (Mateus 6. 23).

Busque sempre em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Assim, tudo o que precisa para viver, será acrescentado no devido tempo (Mateus 6.33)

Aguinaldo Ferreira

“QUE gRANDESTREvAS SERÃO”(Mateus 6.19-34)