ano 2 - edição 8 - fevereiro/2014

19
INFORMATIVO Ano 2 Edição 8 Fevereiro/2014 Caso necessário, utilize a opção zoom para melhor legibilidade Gabinete / Reitor 1 Reitor participou da 1ª reunião do Conif com o Ministro da Educação recém empossado em Brasília No último dia 05 de fevereiro, em Brasília/DF, o reitor do IFTM, Roberto Gil, participou da 1ª reunião do Conif com José Henrique Paim, ministro da Educação recém empossado juntamente com outros representantes do orgão. O novo ministro da Educação afirmou que reconhece a qualidade da educação profissional e tecnológica ofertada pelos institutos federais. Defendeu também a expansão da Rede Federal e a continuidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Renovo o compromisso com os institutos federais pela expansão", disse. "E reafirmo seguir com a parceria", concluiu. O IFTM está participando do Programa da UAB no município de São Paulo Instituições parceiras na ofertas de cursos e programas a distância estiveram no marco inaugural da implementação dos pólos da Universidade Aberta do Brasil O Reitor Roberto Gil participou no último dia 11 de fevereiro, na Praça das Artes, do lançamento dos primeiros 18 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - programa de educação semipresencial do Governo Federal - na capital São Paulo. A iniciativa, que aparece como um dos pilares mais importantes para o Mais Educação São Paulo, tem como objetivo melhorar a qualidade da oferta de programas de formação aos educadores da Rede Municipal de ensino. A previsão é de que as aulas comecem no mês de março. O ministro da Educação, Henrique Paim, também participou da cerimônia de lançamentos dos pólos da UAB em São Paulo. "Esse é um compromisso forte que envolve não só a ampliação do acesso à educação, mas também o alcance de metas de qualidade de educação no Brasil que, por sua vez, exige também um compromisso com a formação de professores", disse o ministro. "Se nós não tivermos uma formação adequada para os docentes, uma educação que faça com que eles sejam valorizados e cada vez mais presentes e ativos em sala de aula, oferecendo qualidade a seus estudantes, nós não vamos melhorar a qualidade da educação no Brasil", avaliou Paim. Roberto Gil destacou que o Instituto ofertará os cursos de Licenciatura em Matemática e Letras (Português) no município de São Paulo, com previsão de início para agosto de 2014. Roberto Gil com o novo ministro da educação, José Henrique Paim Reitor Roberto Gil no lançamento dos primeiros 18 pólos da UAB

Upload: phungnga

Post on 10-Jan-2017

223 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

INFORMATIVO Ano 2 Edição 8 Fevereiro/2014

Caso necessário, utilize a opção zoom para melhor

legibilidade

Gabinete / Reitor

1

Reitor participou da 1ª reunião do Conif com o Ministro da Educação recém empossado em

Brasília

No último dia 05 de fevereiro, em Brasília/DF, o reitor do IFTM, Roberto Gil, participou da 1ª reunião do Conif com José Henrique Paim, ministro da Educação recém empossado juntamente com outros representantes do orgão.

O novo ministro da Educação afirmou que reconhece a qualidade da educação profissional e tecnológica ofertada pelos institutos federais. Defendeu também a expansão da Rede Federal e a continuidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Renovo o compromisso com os institutos federais pela expansão", disse. "E reafirmo seguir com a parceria", concluiu.

O IFTM está participando do Programa da UAB no município de São Paulo

Instituições parceiras na ofertas de cursos e programas a distância estiveram no marco inaugural da implementação dos pólos da Universidade Aberta do Brasil

O Reitor Roberto Gil participou no último dia 11 de fevereiro, na Praça das Artes, do lançamento dos primeiros 18 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - programa de educação semipresencial do Governo Federal - na capital São Paulo. A iniciativa, que aparece como um dos pilares mais importantes para o Mais Educação São Paulo, tem como objetivo melhorar a qualidade da oferta de programas de formação aos educadores da Rede Municipal de ensino. A previsão é de que as aulas comecem no mês de março. O ministro da Educação, Henrique Paim, também participou da cerimônia de lançamentos dos pólos da UAB em São Paulo. "Esse é um compromisso forte que envolve não só a ampliação do acesso à educação, mas também o alcance de metas de qualidade de educação no Brasil que, por sua vez, exige também um compromisso com a formação de professores", disse o ministro. "Se nós não tivermos uma formação adequada para os docentes, uma educação que faça com que eles sejam valorizados e cada vez mais presentes e ativos em sala de aula, oferecendo qualidade a seus estudantes, nós não vamos melhorar a qualidade da educação no Brasil", avaliou Paim. Roberto Gil destacou que o Instituto ofertará os cursos de Licenciatura em Matemática e Letras (Português) no município de São Paulo, com previsão de início para agosto de 2014.

Roberto Gil com o novo ministro da educação, José Henrique Paim

Reitor Roberto Gil no lançamento dos primeiros 18 pólos da UAB

Page 2: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

2

Institutos federais promoveram audiência pública para definir ações para o DF e seu entorno

Estiveram reunidos no Instituto Federal de Brasília (IFB), na terça feira 18 de fevereiro, os reitores e pró-reitores de extensão e de pesquisa dos Institutos Federais de Brasília, Goiás, Goiano, Norte de Minas Gerais e Triângulo Mineiro para mapeamento das demandas de cursos de Educação Profissional e Tecnológica com o objetivo de elaborar um plano de ação dos institutos federais no âmbito da RIDE/DF – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e entorno. Tais Institutos estão situados dentro da área denominada RIDE/DF.

O evento também contou com a presença de Aléssio Trindade de Barros, Secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação, de Fabiany Maria Made e Vellasco, da Coordenação de Arranjos Produtivos Locais Secretaria de Desenvolvimento da Produção e da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O IFTM foi representado pelo reitor professor Roberto Gil Rodrigues Almeida, pela professora Estelamar Maria Borges Teixeira da Pró-reitoria de Extensão e o professor Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação. No período da tarde, os demandantes regionais (movimentos sociais, cidadãos, líderes comunitários, empresários) foram convidados a participar de audiência pública. A consulta visou trazer contribuições à sociedade para o mapeamento das necessidades locais.

A ideia é que os Institutos possam planejar a oferta de cursos de maneira integrada, valorizando o perfil de cada instituição e buscando promover o desenvolvimento social da região.

Instituto Federal de Brasília reúne reitores e pró-reitores de extensão e de pesquisa dos Institutos Federais de Brasília, Goiás, Goiano, Norte de Minas Gerais e Triângulo Mineiro

Page 3: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

3

Pró-reitoria de Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão divulgou a relação dos projetos contemplados com recurso do Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM, selecionados por meio do Edital nº 03/2013. Ao todo serão executados 23 projetos, são eles:

Atuação do Núcleo de Estudos para Produção de Alimentos Seguros - NEPAS na capacitação de manipuladores de AlimentosRotulagem de alimentos: avaliação e orientação às indústrias e consumidores quanto aos aspectos legais e

A Semana da Família Rural: diálogo entre o ensino, a pesquisa e a comunidade rural

Saúde Nutricional na Escola (Avaliação e intervenção)

Assistência Técnica aos Pequenos Horticultores da Regição do Sobradinho, Município de Uberlândia-MG

Microbiologia aplicada às indústrias de alimentos fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Municipal de Uberaba

Oficinas de Informática: O IFTM vai às escolas

Perfil nutricional, composição corporal e hábitos alimentares de escolares do CIEM - Centro Integrado de

Exposição Triângulo de Minas em cores, tons e sabores

Software Livre na Escola: Linux Educacional e Objetos de aprendizagem

A Caminho da Inclusão

Implantação de um meliponário e divulgação da meliponicultura na região de Uberaba, MG

Programa Arte Educação- IFTM câmpus Uberaba - 2014

Curso: Aulas Práticas com o Arduino para Escolas Públicas de Ensino Médio

Gerenciamento de Resíduos Sólidos do IFTM - câmpus Uberlândia

Educação e Direitos Humanos para Jovens Reeducandos: Intervenções Sociais e Culturais no Caresami de Uberaba-MG

Criação do “Observatório da América Latina – Educação, Cultura e Sociedade”

Boletim “Conjuntura Logística"

A Arte de Falar em Público: uma Formação Complementar para os Discentes do IFTM – Câmpus Uberlândia

Ampliação do cultivo e do uso de ora-pro-nóbis na alimentação – Parte II

Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do IFTM - Câmpus Uberaba

Robótica Educacional - o universo das ferramentas de lógica computacional e da manipulação de robôs autônomos móveis.

Matemática financeira, usando a HP 12C

Deborah Santesso Bonnas Uberlândia

Fernanda Barbosa Borges Jardim Uberaba

João Mateus de Amorim Uberlândia

Estelamar Maria Borges Teixeira Uberaba

Angélica Araújo Queiroz Uberlândia

Elaine Donata Ciabotti Uberaba

Rodrigo Grassi Martins Ituiutaba

Ozeni Amorim Barbosa Uberaba

Márcia Maria de Sousa Uberlândia

Ricardo Soares Bôaventura Uberlândia Centro

Maria Djanira de Oliveira Uberaba

José Antônio Bessa Uberaba

Marvile Palis Costa Oliveira Uberaba

Ailton Luiz Dias Siqueira Junior Ituiutaba

Arcênio Meneses da Silva Uberlândia

Wagner Jacinto de Oliveira Uberaba

Anderson Clayton Ferreira Brettas Uberaba

Priscila Santos de Araujo Uberlândia Centro

Thiago Taham Uberlândia

Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz Uberlândia

Joyce Silvestre de Sousa Uberaba

Ronaldo Eduardo Diláscio Paracatu

Bruno Roberto Martins Arantes Uberlândia Centro

PROJETO COORDENADOR CÂMPUS

Page 4: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

4

PROJETO RONDON

Em janeiro, os estudantes rondonistas do IFTM juntamente com o professor Heliomar Baleeiro de Melo Júnior - coordenador do plano de trabalho - participaram da “Operação Velho Monge” do Projeto Rondon no município de Luzilândia, Piauí.

A operação:

A Operação Velho Monge foi realizada no Estado do Piauí, no período de 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2014, em 20 municípios da região.

Alunos com a bandeira do Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Operação em números:

20 Município(s) atendido(s) 400 Rondonista(s) voluntário(s)

40 Instituição(ões) de Ensino Superior participante(s)

Nas próximas semanas os câmpus iniciarão o processo de seleção dos bolsistas para compor a equipe executora dos projetos, conforme regulamento do Programa de Bolsas Acadêmicas do IFTM.

Pró-reitoria de Extensão

Atividades realizadas:

CONJUNTO A

CULTURA:- Capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA:- Capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes; - Instalar, dinamizar ou atualizar os conselhos municipais, como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros.

EDUCAÇÃO:- Capacitar educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem, educação inclusiva e no atendimento a portadores de necessidades educativas especiais.

SAÚDE:- Capacitar agentes de saúde em saúde da família, saúde bucal, saúde ambiental, doenças endêmicas, acolhimento e humanização do atendimento em saúde;- Capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil, na prevenção do uso do álcool e drogas e na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes;- Capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; - Capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo na utilização de alimentos regionais.

CONJUNTO B

COMUNICAÇÃO:- Capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias;

- Divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

MEIO AMBIENTE:- Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água.

Estudantes rondonistas do IFTM da “Operação Velho Monge” no Piauí

Page 5: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

5

TRABALHO:- Capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas; - Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;- Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços; e- Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO:- Disseminar soluções autossustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

O plano de trabalho dos rondonistas do IFTM concentrou-se nas atividades do Conjunto B.

Os câmpus Uberlândia e Uberaba realizaram, no mês de fevereiro, o processo de seleção dos estudantes que irão participar da “Operação Guararapes” do Projeto Rondon a ser realizada em julho deste ano na cidade de Umbuzeiro no estado da Paraíba. Foram selecionados 08 estudantes rondonistas dos cursos de Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Computação, Zootecnia e Engenharia Agronômica. O coordenador do plano de trabalho será o Professor Thiago Taham do Câmpus Uberlândia.

Detentas de penitenciária de Uberaba recebem certificado de conclusão de curso

Treze internas da Penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira, que ingressaram no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) do IFTM Câmpus Uberaba, receberam certificado de conclusão do curso de operador de computador. Durante a solenidade, estiveram presentes Rodrigo Leitão, diretor geral do câmpus Uberaba; Sandro Ribeiro, supervisor do Pronatec; Itamar da Silva Rodrigues Júnior, além de Cláudia Elias, professora do curso e Marize Ranuzzi, diretora da Escola Estadual Professor Minervino Cesarino. “É um orgulho para nós, termos levado o IFTM Câmpus Uberaba para dentro da penitenciária. Formamos mais de 60 detentos e detentas, por meio do Pronatec e outros projetos de extensão desenvolvidos”, comentou Rodrigo Leitão. “Isso é responsabilidade social”, complementou. Para o próximo ano, três novos cursos estão programados nas áreas de informática e de gestão.

Assistência Estudantil

O Programa de Assistência Estudantil tem como finalidade conceder os benefícios de “Auxílio Estudantil” e “Assistência Estudantil” com vistas à promoção do desenvolvimento humano, apoio à formação acadêmica e garantia da permanência de estudantes dos cursos regulares do IFTM, favoráveis ao êxito no percurso formativo e a inserção sócio-profissional. A maioria dos câmpus já publicaram edital para seleção dos beneficiários do Programa de Assistência Estudantil do IFTM em 2014. A previsão é a de que os estudantes selecionados comecem a receber o benefício no mês de abril.

Pró-reitoria de Extensão

Lançamento do Programa Microbacias conta com a presença do diretor geral do câmpus

Uberaba

Rodrigo Afonso Leitão - diretor geral do IFTM Câmpus Uberaba - participou, na última sexta 24 de fevereiro, do lançamento do Programa Microbacias realizado no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba. Além do diretor geral, estiveram presentes: Luís Antônio Silva Menezes, Adelar José Fabian e Sérgio Calzavara, representando o reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau; o secretário de Meio Ambiente e Turismo (Semat); Vinícius José Rios Rodrigues, o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento (Sagri) Danilo Siqueira Campos, secretário de comunicação Dennis Silva de Oliveira, o secretário de infraestrutura Roberto Indaiá, o vereador Franco Cartafina, o presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU) Romeu Borges de Araújo Júnior, o representante da EMATER o engenheiro agrônomo Petrônio Silva, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande (GD-8) Hideraldo Buch, entre outros. Paulo Piau abriu a solenidade, em seguida, Vinícius Rodrigues fez a apresentação do Programa, evidenciando os benefícios ambientais, sociais e econômicos a serem alcançados com as ações. Finalizando o evento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o IFTM e a PMU, para promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão, exercer atividades técnicas, científicas, de desenvolvimento social, ambiental, econômico, de formação e capacitação destinadas à comunidade em geral. A gestão do convênio será exercida pelo professor do câmpus Uberaba, Adelar Fabian e pelo secretário de Meio Ambiente e Turismo, Vinícius José Rios Rodrigues.

Page 6: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

6

Pró-reitoria de Extensão

CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

IFTM Câmpus Uberlândia Centro oferece 2 cursos pelo Pronatec

Serão distribuídas 60 vagas entre cursos de auxiliar financeiro e programador Web.

A partir deste ano, o IFTM - Câmpus Uberlândia passa a oferecer cursos de qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Nesta etapa, serão ofertadas 60 vagas distribuídas entre cursos de auxiliar financeiro e programador Web. De acordo com Leila Márcia Costa Dias, do Núcleo de apoio pedagógico no IFTM Câmpus Uberlândia Centro, interessados devem procurar na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social ou o Sistema Nacional de Empregos (Sine) para efetuar pré-matrícula. “Após seleção da pré-matrícula, candidatos são direcionados para Câmpus para formalizar matrícula e frequentar as aulas. Além de serem cursos gratuitos, os alunos do Pronatec terão direito ao recebimento de auxílio financeiro para gastos com alimentação e transporte", destaca Dias. As aulas serão realizadas de 2ª a 6ª feira, com início previsto para o dia 24 de março.

Cursos:

Auxiliar financeiro (30 vagas). O curso visa capacitar o profissional para áreas de recursos humanos, contabilidade e auditoria, administrativa, jurídica, planejamento/controle, produção e comercial. A carga horária (160h) está organizada com aulas de direito do consumidor, comunicação empresarial, matemática financeira e contabilidade. Horário das aulas: 19h às 22h.

Programador Web (30 vagas). O curso visa capacitar o profissional em atividades relacionadas à criação, atualização e publicação de sistemas web, modelagem de banco de dados e publicação desse sistema, além de ensinar noções sobre comunicação, direito do consumidor, atendimento ao cliente, operações matemáticas básicas, utilização correta dos equipamentos de segurança e conservação dos mesmos. A carga horária (200h) está organizada com aulas de direito do consumidor, gestão, fundamentos de programação, de web design e programação web. Horário das aulas: 13h30 às 17h30.

Segundo Adelar Fabian, o programa tem por objetivo executar ações voltadas para a prática integrada de manejo e conservação do solo com foco na recuperação e conservação de nascentes e demais corpos hídricos visando à melhoria da qualidade e vazão da água. Mesmo que seu foco seja o aspecto ambiental, afetará questões de cunho social, de saúde, de acesso, de segurança, de economia e desenvolvimento regional. O programa ainda prevê uma série de ações que vão desde o mapeamento e diagnóstico de nascentes e corpos hídricos, proposição de intervenções físicas nas estradas e propriedades rurais, até a formação técnica dos produtores rurais em manejo e conservação. Fabian explica que os principais eixos temáticos serão a readequação das estradas rurais planejadas para cada microbacia do município com a elevação do greide do leito o revestimento com material adequado e o direcionamento das águas das vias rurais para infiltração em terraços; a adequação de ocupação e uso das propriedades rurais; a implantação de fossas sépticas; a adequação das propriedades à legislação ambiental federal e estadual, a destinação adequada de resíduos sólidos do meio rural. “O Programa Microbacias será composto por projetos, sendo que o primeiro será o piloto a ser executado na microbacia do Mutum, próximo ao bairro rural de Santa Rosa, beneficiando mais de 30 famílias da comunidade Mata da Vida”, finaliza Adelar.

Representantes do IFTM no evento onde foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Instituto e a Prefeitura Municipal de Uberaba

Page 7: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

7

Pró-reitoria de Extensão

Três projetos do IFTM Câmpus Uberlândia Centro foram contemplados em edital de extensão

Projetos devem ser executados entre 1º de abril e 28 de novembro de 2014.

O IFTM Câmpus Uberlândia Centro teve 3 projetos contemplados pelo Edital nº 03/2013 do programa de apoio a projetos de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. O programa tem como finalidade conceder apoio financeiro institucional para a execução de projetos de extensão, no ano de 2014, no âmbito do IFTM e seus campi. Todos projetos devem ser executados entre 1º de abril e 28 de novembro de 2014.

Os projetos contemplados foram: Boletim “Conjuntura Logística”. Coordenado pela professora Priscila Santos de Araujo, o projeto tem

como objetivo geral levar à população acesso a informações relacionadas à área de logística.

Matemática financeira, usando a HP 12C. Sob coordenação do professor Bruno Roberto Martins Arantes, o objetivo geral do projeto é capacitar o trabalhador no uso das ferramentas de matemática financeira, i n c r e m e n t a n d o s e u n í v e l d e e m p r e g a b i l i d a d e .

Software livre na escola: Linux Educacional e Objetos de aprendizagem. Coordenado pelo professor Ricardo Soares Bôaventura, o objetivo geral é oportunizar e preparar os professores da rede pública municipal e estadual para utilização de recursos computacionais (Sistemas operacional Linux Educacional e Softwares Livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e da sua prática pedagógica.

Page 8: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

Pronatec

Produtor de Frutas, Hortaliças e Plantas Aromáticas Processadas por Secagem e Desidratação

Cursos Pactuados Cidades CH Vagas

Agente Comunitário de Saúde

Agente de Alimentação Escolar

Assistente de Vendas

Auxiliar de Cozinha

Bovinocultor de Leite Cuidador Infantil

Introdução e Interpretação em Libras

Operador de Caixa

Operador de Computador

Pizzaiolo

Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas com Uso de Acidificação

Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas com o Uso do Calor

Produtor de Licores Regente de Coral

Salgadeiro

TOTAL ITUIUTABA

Artesão de Pintura em Tecidos

Auxiliar Administrativo

Auxiliar de Crédito e Cobrança

Auxiliar de Crédito e Cobrança

Auxiliar de Faturamento

TOTAL PATROCÍNIO

Açougueiro Apicultor

Auxiliar de Biblioteca

Auxiliar de Biblioteca

Auxiliar de Cozinha

Auxiliar de Fiscalização Ambiental

Auxiliar de Pessoal

Auxiliar Financeiro

Bovinocultor de Leite

Horticultor Orgânico

Libras Básico

Libras Intermediário

Montador e Reparador de Computadores Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças

Operador de Trator de Pneu

Piscicultor

TOTAL UBERABAAgente de Informações Turísticas

Introdução e Interpretação em Libras

Montador e Reparador de Computadores

Operador de Tratores

Produtor Agropecuário

TOTAL PARACATU

Assistente de Planejamento e Controle de Produção

Auxiliar de Confeitaria

Auxiliar Técnico em Agropecuária

Jardineiro Produtor de Olerícolas

TOTAL UBERLÂNDIA FAZENDA

TOTAL GERAL IFTM

União de Minas 400 30

Ituiutaba 160 25

Ituiutaba 200 30

Campina Verde 200 30

Campina Verde 200 30

União de Minas 160 25

Ituiutaba 160 30

Ituiutaba 160 25

Ituiutaba 160 30

Ituiutaba 200 30

Ituiutaba 200 30

Ituiutaba 200 30

Ituiutaba 200 30

Ituiutaba 200 30

Ituiutaba 160 30

Campina Verde 160 30

16 3120 465

Campos Altos 160 25

Campos Altos 160 30Patrocínio 160 25

Patrocínio 160 30

Patrocínio 160 30

6 800 140Uberaba 160 30

Uberaba 160 30

Uberaba 160 30

Uberaba 160 25Uberaba 200 30

Uberaba 160 30

Uberaba 160 25

Uberaba 160 25

Uberaba 200 30

Uberaba - Albergue 160 30

Uberaba 160 30

Uberaba 160 30

Água Comprida 160 30

Uberaba 270 30

Água Comprida 160 30

Uberaba 160 30

16 2750 465

Guarda-Mor 200 30

Paracatu 160 30

Paracatu 160 30

Paracatu 160 30Guarda-Mor 250 30

5 930 150

Uberlândia Fazenda 160 25

Uberlândia Fazenda 180 30

Coromandel 200 30

Coromandel 200 30

Uberlândia Fazenda 160 29

Uberlândia Fazenda 200 30 6 1100 174

49 8700 1394

Auxiliar de Cozinha

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No mês de fevereiro foram abertas as inscrições para os cursos FIC do Pronatec em todos os câmpus do IFTM. São ao todo 68 cursos, totalizando 2014 vagas disponibilizadas. A previsão de início dos cursos é para o primeiro semestre deste ano. São eles:

8

Page 9: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

9

Pró-reitoria de Ensino

Novo curso na área de informática é aberto no câmpus Uberaba

Com a disseminação do uso de computadores e o crescimento da informática em todas as áreas do conhecimento, empresas, instituições, relações e processos, o cenário e as atividades da vida moderna foram transformados. O desenvolvimento e emprego da computação viabilizou a implementação de novas técnicas de processamento de grandes volumes de informação em alta velocidade, promovendo uma revolução nos mecanismos e nos meios de comunicação. Atento às demandas do mercado, o IFTM Câmpus Uberaba criou o curso de engenharia de computação, que será ofertado com ingresso anual a partir do 1º semestre deste ano. Dois fatores foram relevantes para o câmpus Uberaba, uma pesquisa realizada entre os meses de junho e agosto do ano passado com 1975 alunos do ensino médio demonstrou o interesse da maioria em fazer o curso, além disso, há o alto grau de empregabilidade do engenheiro de computação no cenário nacional, segundo projeções da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O curso de engenharia de computação do câmpus Uberaba tem por finalidade a formação de profissionais capazes de conceber, especificar, projetar, desenvolver, adaptar, avaliar, dar manutenção e gerir sistemas de computação, principalmente, levando em consideração os aspectos econômicos, sociais e ambientais, envolvidos em tais atividades. Conhecimentos nas áreas da informática e automação, o que permite o trabalho integrado em serviços relacionados ao desenvolvimento e gerência de projetos de hardware e software em sistemas embarcados, de tempo real, distribuídos, de redes de computadores e de comunicação, são alguns tópicos aprendidos na parte específica do curso.

IFTM, UFTM e UNIUBE realizaram o XXVII ForGRAD Sudeste

No período de 13 a 15 de março de 2014 acontecerá, em Uberaba, na UNIUBE, o XXVII Encontro Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação – ForGRAD. O evento terá como temática “10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e do Plano Nacional de Graduação do ForGRAD – PNG: Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”. Participam de sua realização a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a Universidade de Uberaba – UNIUBE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. O ForGRAD Sudeste é parte dos preparativos para o Encontro do ForGRAD Nacional que este ano acontecerá na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC em Criciúma – SC. Informações sobre o ForGRAD Sudeste estão disponíveis no endereço http://www.uniube.br/forgrad/, incluindo a programação na qual os Institutos Federais contam com pauta específica. A região Sudeste conta com nove Institutos Federais (IFs) e dois Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFET. Particularmente para os Institutos Federais, trata-se de um evento de grande relevância, uma vez que todos se encontram em fase de recredenciamento, conforme prevê a Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, cujos protocolos devem ser encerrados, no máximo, até o final de fevereiro, no Sistema e-MEC, mediante o cadastramento de inúmeros i tens, incluindo detalhes referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014-2018. A avaliação externa visando ao recredenciamento é realizada por comissões designadas pelo INEP, tendo como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações. Destaca-se que foi publicado no D.O.U., de 4 de fevereiro de 2014, por meio da Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014, o Novo Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES para Recredenciamento. O novo instrumento, disponível no endereço http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional-instrumentos, é composto por cinco eixos, contemplando as dez dimensões referenciadas no marco legal do SINAES. No total, são considerados 51 indicadores, conceituados de 1 a 5. Os cinco eixos e seus respectivos pesos na nota final são: Planejamento e Avaliação Institucional (peso 10), Desenvolvimento Institucional (peso 20), Políticas Acadêmicas (peso 30), Políticas de Gestão (peso 20) e Infraestrutura (peso 20).

IFTM participará de grupo de trabalho na SETEC / MEC

A equipe da PROEN foi convidada pela SETEC / MEC para participar do Grupo de Trabalho "Evasão e Retenção na Rede Federal". Tal convite foi feito pela Diretora de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC, Anna Catharina da Costa Dantas, a partir do conhecimento do Projeto “Um estudo sobre evasão nos cursos presenciais do IFTM”, em execução em nosso Instituto. O referido Grupo de Trabalho foi designado em atendimento ao Plano de Ação entregue pela SETEC ao TCU, por conta do Acórdão 506/2013. Os objetivos do GT são elaborar um Relatório dos índices de evasão, retenção e conclusão, desagregados e elaborar um Manual de orientação para o combate à evasão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Page 10: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

10

Pró-reitoria de Ensino

Novos cursos presenciais ofertados e início das atividades letivas

nos câmpus do IFTM em 2014

A atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), na abrangência das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, segue o previsto em seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2014 – 2018), tendo estabelecidas, dentre outras, metas de expansão dos cursos presenciais, nos câmpus do IFTM (Ituiutaba; Paracatu; Patos de Minas; Patrocínio; Uberaba; Uberlândia; Uberlândia Centro). A ampliação da oferta de cursos e de novas vagas visa atender às expectativas sociais e educacionais das regiões onde os câmpus estão inseridos, tendo um olhar atento sobre as possibilidades e as necessidades dos arranjos produtivos locais, a partir da análise da demanda, assim como da infraestrutura física e humana de suas instituições. Neste contexto, no 1º semestre de 2014, o IFTM ampliou a oferta de cursos na modalidade presencial nos Câmpus Ituiutaba, Patrocínio e Uberaba, sendo 5 (cinco) cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dentre eles, 4 (quatro) na forma Integrada ao Ensino Médio, além de 4 (quatro) cursos de graduação, 2 (dois) de Tecnologia e 2 (dois) de Bacharelado, conforme descritos no quadro abaixo:

Assim, o IFTM busca cumprir a sua missão que é a de “ofertar a educação profissional e tecnológica por meio do ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática”. Além do mais, em fevereiro de 2014, também ocorreram as reuniões pedagógicas em todos os câmpus do IFTM, tendo como principal interesse proporcionar momentos de informação, de avaliação e de planejamento para as atividades inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas pela equipe pedagógica, pelo corpo docente e pelos membros da equipe diretiva de cada câmpus. Neste sentido, estes momentos de planejamento didático e pedagógico são imprescindíveis para o direcionamento das atividades letivas, previstas para o período que se inicia (2014). Por isso, “o ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações”. (PADILHA, 2001, p. 30) Dessa forma, momentos como estes (reuniões pedagógicas, palestras, elaboração de planos de ensino e de materiais pedagógicos) têm o potencial de proporcionar experiências de formação continuada, tendo em vista a melhoria constante dos processos de concepção, de execução e de avaliação do ensino e da aprendizagem.

À Pró-Reitoria de Ensino compreende a importância da r e f l exão e f e t i va como fundamento para as atividades letivas e assume a postura de “planejar, s u p e r i n t e n d e r , coordenar, fomentar, a c o m p a n h a r e avaliar as atividades e políticas de ensino p a r a f o r m a ç ã o profissional técnica de nível médio no âmbito do IFTM, a r t i c u l a d a s à p e s q u i s a e extensão”, numa parceria contínua com os câmpus.

CÂMPUS ITUIUTABA Cursos Técnicos Turno Duração

Química Integrado ao Ensino Médio Diurno 3 anos

Cursos de Graduação Turno Duração Tecnologia em Processos Químicos Noturno 3 anos e 6 meses

Bacharelado em Ciência da Computação Diurno 4 anos

CÂMPUS PATROCÍNIO Cursos Técnicos Turno Duração

Administração Integrado ao Ensino Médio Diurno 3 anos Eletrônica Integrado ao Ensino Médio Diurno 3 anos

Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio

Diurno 3 anos

Cursos de Graduação Turno Duração

Tecnologia em Gestão Comercial Noturno 2 anos e 6 meses

CÂMPUS UBERABA Cursos Técnicos Turno Duração

Administração Concomitante ao Ensino Médio Noturno 1 ano e 6 meses

Cursos de Graduação Turno Duração Bacharelado em Engenharia da Computação Diurno 5 anos

Page 11: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

11

CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

Programa de monitoria do Câmpus oferece 14 vagas para estudantes

São 4 vagas com bolsa mensal de R$240,00 e 10 vagas para voluntários.

Para 1º semestre de 2014, Programa de monitoria no IFTM Câmpus Uberlândia Centro abriu edital para preencher quatorze vagas oferecidas aos estudantes regularmente matriculados nos cursos do Câmpus. São quatro vagas para monitoria remunerada (com retribuição na forma de bolsa mensal de R$240,00) e dez para voluntária (sem compensação financeira). Breno Augusto de Oliveira Silva, coordenador de monitorias do Câmpus, explica que a monitoria é uma atividade acadêmica de âmbito institucional exercida por estudantes com supervisão de professores orientadores, com objetivo de contribuir para qualidade do ensino nos cursos do IFTM e promover a cooperação entre docentes e discentes.

Estudantes selecionados devem iniciar atividades em março.

IFTM Câmpus Uberlândia Centro inicia atividades da Academia Cisco

Curso de formação CCNA será realizado para servidores dos 2 campi em Uberlândia.

O Programa Cisco Networking Academy (CCNA) é um projeto global de parceria público-privada desenvolvido pela Cisco, uma das empresas líderes em produção de equipamentos de rede, com objetivo de promover globalmente o conhecimento e habilidades necessárias para carreiras na área de TI / Redes de Comunicação, facilitando acesso aos treinamentos para aumentar possibilidades na carreira profissional. O IFTM Câmpus Uberlândia Centro iniciará atividades do Programa Cisco Networking Academy com curso de formação CCNA para servidores dos campi em Uberlândia. De acordo com professor Thiago Bruno Caparelli, o curso compreende uma visão geral dos conceitos e habilidades relativos às redes de comunicação, desde aplicações de rede e protocolos até análise das camadas inferiores da rede. “Ao fim deste curso, o participante terá condições de realizar dois exames de certificação de reconhecimento internacional (CCENT / CCNA). A duração estimada do curso completo deverá ser de 24 meses”, revela Caparelli. O primeiro módulo (CCNA1) iniciará em março, com previsão de término na primeira semana de julho. Será realizado na forma semi-presencial: material online e aulas às quintas-feiras, das 19h às 22h.

Reunião geral marcou início do semestre letivo no Câmpus Uberlândia Centro

Professores e equipe pedagógica seguiram em reuniões nos dias 3 e 4 de fevereiro.

No IFTM Câmpus Uberlândia Centro, o semestre letivo de 2014 foi iniciado com reunião geral de servidores, na manhã de 3 de fevereiro, no Centro de convivência do câmpus. A recepção aos servidores foi feita pela diretora geral do Câmpus, professora Elisa Antônia Ribeiro. “Várias ações serão executadas em 2014 para ampliarmos reconhecimento do nosso trabalho. Para alcançar sucesso conto novamente com empenho de todos, assim como feito no último ano”, pontuou Ribeiro. “Nosso objetivo é que aluno aprenda, sinta-se bem e vá para mercado de trabalho capacitado. Estamos no caminho certo para atingir resultado”, enfatizou professor Alex Dias, coordenador geral de Ensino do IFTM Câmpus Uberlândia Centro. Professores e equipe pedagógica seguiram em reuniões específicas durante dias 3 e 4 de fevereiro. Os estudantes foram recebidos na quarta-feira, dia 5.

Pró-reitoria de Ensino

Servidores, professores e equipe pedagógica em reunião no Câmpus Uberlândia Centro

Page 12: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

12

CÂMPUS PATOS DE MINAS

Câmpus Patos de Minas realizou a Semana de Integração 2014

Ocorreu no período de 04 a 07 de fevereiro de 2014 a I SEMANA DE INTEGRAÇÃO 2014 - Câmpus Patos de Minas. Durante estes dias foram oferecidos eventos direcionados aos alunos do Instituto Federal com objetivo de integrar os cursos Técnicos em Eletrotécnica e Logística, visando apresentar conhecimentos e atualidades das respectivas áreas. No primeiro dia, 04 de fevereiro, o Diretor Geral, Weverson Silva, realizou a abertura das atividades da semana e informou aos alunos sobre novidades para o ano de 2014. Na sequência o Coordenador de Ensino, Carlos Lemos, apresentou os trabalhos desenvolvidos no ano de 2013 e perspectivas para 2014. Posteriormente, os alunos tiveram um momento com as coordenações de curso, Profª. Jane Paula Silveira que passou informações gerais referentes ao curso de Logística e o Prof. Carlos Lemos que informou sobre o curso de Eletrotécnica. No segundo dia, 05 de fevereiro, aconteceram duas palestras: “Saúde e Segurança do Trabalho” (por Ailton Marques Silva, do Sest/Senat) e “Não Fique no Escuro” (por Philipe Pereira Pacau, Ana Paula Rezende e alunos do Curso de Engenharia de Produção do Unipam). No terceiro dia, 06 de fevereiro, foi ministrada a palestra “A Geração Y no Mercado de Trabalho”, por Rosânia Lima, analista técnica do SEBRAE. Na sequência aconteceu a palestra “Ecoclean”, ministrada pelo Sr. Fabrício Melo, que apresentou um grande exemplo de empreendedorismo. Finalizando a semana, no dia 07 de fevereiro, ocorreu a I Mostra de Talentos do Câmpus Patos de Minas, onde o Prof. Ricardo Pinheiro e o aluno do 2º período de Logística Rubens Alves apresentaram seus talentos musicais, e contaram com a participação dos demais alunos que cantaram diversos estilos musicais. E ainda, houve a apresentação do aluno do 2º período de Eletrotécnica, Maicon Martins, que domina a técnica Le Parkour.

Pró-reitoria de Ensino

Mostra de Talentos no Câmpus Patos de Minas

Alunos assistem a palestra “Saúde e Segurança do Trabalho”

Mostra de Talentos no Câmpus Patos de Minas

Page 13: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

13

CÂMPUS ITUIUTABA

Servidores do IFTM Câmpus Ituiutaba participam de reunião pedagógica

Aconteceu nos dias 03 e 04 de fevereiro a 1ª reunião pedagógica de 2014 do IFTM Câmpus Ituiutaba. Algumas atividades foram desenvolvidas visando à socialização dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados pelo Câmpus Ituiutaba: Conversa sobre a diversidade; Temas da inclusão nos espaços institucionais, diálogos com a indisciplina, estratégias de aplicação do Regulamento Disciplinar do Corpo Discente do IFTM e o planejamento e organização das atividades letivas para o ano de 2014. Estavam presentes todos os servidores do câmpus Ituiutaba.

Momento cultural marca a recepção dos alunos no IFTM Câmpus Ituiutaba

Os alunos do Câmpus foram recebidos pelos professores com um espetáculo musical na área de convivência. Na sequência os alunos novatos dos cursos técnicos integrados em Agroindústria, Eletrotécnica, Informática, Química e do Curso Superior em Ciências da Computação foram acolhidos no auditório do câmpus com objetivo de iniciar o diálogo com os alunos que estão ingressando nos Cursos. O Diretor-Geral do Câmpus, professor Marco Antônio Maciel Pereira, falou da satisfação de receber novos estudantes para mais um ano letivo, apresentou os coordenadores, a equipe de professores, núcleo de apoio pedagógico, assistentes de alunos e equipe de apoio administrativo. Para finalizar, os alunos foram divididos por cursos e coordenações para apresentação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e visita guiada pelo espaço da instituição.

IFTM Câmpus Ituiutaba está realizando um trabalho de Orientação aos alunos

Desde o dia 13 de fevereiro de 2014 está sendo realizado um trabalho de orientação aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio quanto à organização didático-pedagógica aos procedimentos acadêmicos, ao regulamento disciplinar do discente, e às normas para o uso da biblioteca do IFTM, visando o bom andamento do processo ensino-aprendizagem.

NAP – Núcleo de Apoio PedagógicoCAE - Coordenação de Apoio ao Estudante, CRCA - Coordenação de Registro e Controle Acadêmico Responsável pela BibliotecaDireção de Ensino Direção Geral

Pró-reitoria de Ensino

Alunos novatos no auditório do câmpus Ituiutaba

Trabalho de orientação aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio realizado no auditório

Trabalho de orientação aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio realizado na sala de aula

Page 14: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

14

IFTM Câmpus Ituiutaba realiza 1ª reunião de pais e mestres

Realizada no último dia 19 de fevereiro, com pais de alunos do 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agroindústria, Eletrotécnica, Informática e Química, a 1ª reunião do IFTM Câmpus Ituiutaba que contou com a presença do Diretor Geral, Diretor de Ensino, Coordenadores de Curso, Assessoria Pedagógica, Professores, Coordenadora de Apoio ao estudante, Assistentes de alunos, Psicóloga e Técnicos Administrativos da Instituição. Os pais foram recebidos no auditório do Câmpus, onde assistiram a um vídeo institucional e receberam o Manual Acadêmico do Discente e o Calendário Acadêmico de 2014. A Assessoria Pedagógica apresentou aos pais a Organização Didática Pedagógica do Instituto, e os Coordenadores de curso falaram sobre as especificidades de cada curso. Marco Antônio Maciel Pereira, Diretor Geral, ressaltou os avanços alcançados nos últimos anos pelo Câmpus Ituiutaba e discorreu sobre as vastas oportunidades que o Instituto oferece aos alunos. O IFTM agradece a todos os pais pela presença e confiança na nossa Instituição. Quando os pais participam mais ativamente na vida acadêmica dos seus filhos, ocorre uma parceria família/escola, sendo que é de suma importância para efetivo desempenho escolar do educando.

NOVOS CURSOS IMPLANTADOS EM 2014

Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio – 3 anos – diurno

Cursos de Graduação:

Tecnologia em Processos Químicos – 3 anos – noturno

Bacharelado em Ciências da Computação – 4 anos – diurno

Pró-reitoria de Ensino

Primeira reunião de pais e mestres no Câmpus Ituiutaba

Page 15: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

15

CÂMPUS PARACATU

Semana de Integração no Câmpus Paracatu

O IFTM Câmpus Paracatu realizou nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro a "Semana de Integração" a fim de promover a acolhida e integração dos novos alunos dos cursos técnicos integrados e concomitantes e do curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O Núcleo de Apoio Pedagógico contou com a participação dos professores para a realização de diversas palestras aos discentes novatos. Uma das palestras foi a do convidado Glauber César Rodrigues, diretor regional da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) no Noroeste mineiro, que proferiu a palestra “A IMPORTÂNCIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL”. O evento proporcionou novos conhecimentos por meio de palestras motivacionais, dicas de como estudar, orientações sobre planejamento financeiro pessoal e integração social das turmas por meio de dinâmicas. Houve, também, momentos de informação sobre as normas da Instituição, do funcionamento da Coordenação de Apoio ao Estudante, da importância do estágio e orientações quanto ao processo de seleção para o Programa de Assistência Estudantil.

Pró-reitoria de Ensino

Vinte e sete alunos foram classificados em instituições públicas de ensino superior como UnB (Universidade de Brasília), UFU (Universidade Federal de Uberlândia), UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFAL (Universidade Federal de Alagoas), UFG (Universidade Federal de Goiás), UNIFAP (Universidade Federal do Amapá), UFVJM (Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri), IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas), IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul), IFGoiano (Instituto Federal Goiano), UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Destacaram-se os alunos Graciele Couto (1º lugar em Medicina Veterinária na UFAL), Ana Laura Quirino (1º lugar em Administração no IFNMG) e Fernando Correia (1º lugar em Sistemas para Internet no IFMS). Esse resultado reforça nosso compromisso com uma educação gratuita e de qualidade. Além de proporcionarmos qualificação profissional e tecnológica para nossos alunos, oferecemos uma base sólida de conhecimentos que permitem ao egresso se destacar nas suas escolhas profissionais e acadêmicas, alicerçados pelo tripé ensino, pesquisa e extensão.

Palestras abrem a Semana de Integração no Câmpus Paracatu

Vinte e sete alunos do IFTM - Câmpus Paracatu que participaram do ENEM 2013 são classificados em instituições públicas de

ensino superior

Os alunos do IFTM - Câmpus Paracatu que participaram do ENEM 2013, e se inscreveram no SISU (Sistema de Seleção Unificada), brilharam nas classificações de primeira chamada para o primeiro semestre de 2014. O SISU é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM.

Page 16: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

16

Alunos da primeira turma do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM

- Câmpus Paracatu colam grau

Aconteceu, na noite do dia 24 de fevereiro de 2014, com a presença do magnífico Reitor, Professor Doutor Roberto Gil Rodrigues Almeida, a cerimônia de outorga de grau aos alunos da “Turma Professor Claiton Luiz Soares”, sendo a primeira turma do curso a se formar. O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM – Câmpus Paracatu visa formar profissionais especializados, empreendedores e pesquisadores, capazes de analisar, projetar, desenvolver e implantar inovações na área de Desenvolvimento de Sistemas. A maioria dos novos tecnólogos também fez o curso técnico de informática no IFTM mostrando que estamos na direção certa ao oferecer a verticalização do ensino. Os Institutos Federais fundamentam-se na verticalização do ensino, onde os docentes atuam nos diferentes níveis com os discentes, compartilhando os espaços pedagógicos e laboratórios, além de procurar estabelecer itinerários formativos do curso técnico ao doutorado.

Pró-reitoria de Ensino

Aniversário do IFTM - Câmpus Paracatu 2014

No dia 19 de fevereiro de 2014 foi realizada a comemoração de mais um aniversário do IFTM - Câmpus Paracatu, que completou quatro anos de inauguração em 26 de fevereiro. A organização do evento ficou a cargo do Grêmio Estudantil Paulo Freire, que brilhantemente preparou essa festa de confraternização entre servidores e alunos. Durante a tarde, atividades esportivas e culturais aconteceram no Clube do União, com integração entre todas as turmas de alunos, professores e técnicos administrativos. Na parte da noite, tivemos a apresentação de uma peça teatral pelos alunos e apresentações culturais de professores. A cada ano que passa o IFTM - Câmpus Paracatu ganha destaque na região pela excelente qualidade de seu ensino, aliado aos projetos de iniciação científica e de extensão com a comunidade.

Roberto Gil na cerimônia de outorga de grau dos alunos do Câmpus Paracatu

Alunos da “Turma Professor Claiton Luiz Soares”, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Alunos, professores e técnicos administrativos em atividades esportivas e culturais na comemoração do aniversário do Câmpus

Page 17: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

17

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

Organização do IV SIN

No último dia 24 de fevereiro a comissão de organização do IV SIN reuniu-se no Câmpus Ituiutaba com a presença do Diretor Geral do Câmpus Ituiutaba Prof. Marco Maciel, do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Carlos Alvarenga, e do Coordenador Geral de Pesquisa, Prof. Márcio Santana. Estiveram presentes também professores e técnicos administrativos do câmpus, com objetivo de iniciar ações para organização do IV SIN.

Este ano o evento será no realizado no Câmpus Ituiutaba nos dias 04 e 05 de junho. Em março de 2014 serão abertas as inscrições dos resumos para serem publicados no evento. Deverão enviar resumos todos os estudantes e orientadores cadastrados no programa de iniciação cientifica e tecnológica do IFTM (voluntários, BIC Junior, FAPEMIG e CNPq). Uma comissão formada por estudantes, professores e técnicos administrativos está sendo nomeada para organização do evento. As normas de envio dos resumos e orientação aos estudantes pesquisadores serão publicadas em março de 2014 no site do IFTM. Para ter acesso aos anais dos e v e n t o s a n t e r i o r e s a c e s s e : http://www.iftm.edu.br/proreitorias/pesquisa/eventos.php.

EDITAIS FAPEMIG

Estão abertos diversos editais para fomento da pesquisa em Minas Gerais. A Fapemig disponibiliza os editais n a i n t e g r a p e l o e n d e r e ç o e l e t r ô n i c o : http://www.fapemig.br/apoio/pesquisa/editais/?tipo=aberto.

Em destaque estão os editais:

EDITAL FAPEMIG 01/2014 -DEMANDA UNIVERSAL OBJETIVO: Financiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

EDITAL FAPEMIG 07/2014 APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO EM INTERFACE COM A PESQUISAOBJETIVO: Financiar projetos de extensão, em interface com a pesquisa científica e/ou com o desenvolvimento tecnológico, a serem executados em Minas Gerais, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade.

Rede de prospecção de oportunidades de fomento no estado de Minas Gerais

Foi renovado o contrato com a Rede de Prospecção de Oportunidades de Fomento no Estado de Minas Gerais: Sistema Financiar, que foi implementada, em 2007, por meio de Convênio de Cooperação Técnico-Financeira 10.204/2007 firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). O Sistema Financiar é um sistema de busca, via web, que disponibiliza para pesquisadores, professores, gestores e empresários, informações sobre fontes financiadoras nacionais e internacionais para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão. A renovação deste contrato garante o acesso ao Sistema Financiar até 25 de junho de 2016 de todo o seu corpo de pesquisadores, servidores ou docentes do IFTM.

Comissão de organização do IV SIN em reunião no Câmpus Ituiutaba

Page 18: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

18

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

O ex secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira, destaca que a política de inovação do governo federal prioriza a criação de novos processos e produtos visando ao aumento da competitividade. “Temos aqui potencial e estamos valorizando nossos alunos e professores. Com o contato direto com o setor produtivo e l a b o r a t ó r i o s b e m e q u i p a d o s t e r e m o s r e s p o s t a s p a r a a s o c i e d a d e ” , c o n c l u i u .

A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conif e a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC).

Pesquisa aplicada: Rede Federal e colleges canadenses trocam experiências

Quarenta e três pesquisadores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão no Canadá com o objetivo de ampliar conhecimentos em gestão e organização de ações de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo. Durante três meses, eles desempenharão atividades em 19 colleges canadenses. O grupo embarcou no último sábado, 15 de fevereiro, e retornará ao Brasil no dia 15 de maio.

Após uma reunião preliminar no dia 16 de fevereiro, as atividades naquele país tiveram início na manhã do dia 17. Além de vivenciar projetos e processos voltados a atender a demanda de mercado nas áreas tecnológicas, os servidores da Rede ficarão em contato direto com pesquisadores e empresas de referência mundial em pesquisa aplicada. Representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, o professor do Câmpus Uberaba, Watson Rogério de Azevedo, desenvolve um trabalho por meio de gerenciamento de projetos na área ambiental. Doutor em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras, o professor está entre os pesquisadores que estão no Canadá por meio da parceira da Rede Federal e os colleges canadenses. Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, a mobilidade incrementa as ações da Rede e amplia as possibilidades de inovação. “Mais do que solidificar o processo de internacionalização da Rede, a aproximação a outros países incentiva a criatividade e a prática de ideias e soluções inovadoras. Ações dessa natureza, favoráveis à sociedade, estão presentes na essência dos institutos federais”, disse.

Pesquisadores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Canadá

Page 19: Ano 2 - Edição 8 - Fevereiro/2014

EXPEDIENTE

ReitorRoberto Gil Rodrigues Almeida

Pró-Reitor de AdministraçãoErnani Cláudio Borges

Pró-Reitor de Desenvolvimento InstitucionalMauro Borges França

Pró-Reitor de EnsinoLuiz Alberto Rezende

Pró-Reitor de ExtensãoEurípedes Ronaldo Ananias Ferreira

Pró-Reitor de Pesquisa e InovaçãoCarlos Antônio Alvarenga Gonçalves

Assessora de ComunicaçãoRosemar Rosa

Diagramador:Lara Guimarães

Revisores:Cecília CoelhoLara Guimarães

Colaboração

Câmpus ItuiutabaCâmpus Paracatu

Câmpus PatrocínioCâmpus Uberaba

Câmpus UberlândiaCâmpus Uberlândia Centro Contato:

[email protected] Federal do Triângulo Mineiro Av. Randolfo Borges Júnior, nº 2.900 Bairro Univerdecidade - Uberaba | MG

(34) 3326-1100

Diretor de Comunicação Social e EventosTarcísio Batista Leite