ano 13 - informativo - elo apoio social e ambiental … · a atividade dos aprendizes é criar uma...

8
Junho 2015 37 A N O 1 3 - I N F O R M A T I V O - E L O A P O I O S O C I A L E A M B I E N T A L Pensando no Futuro do Planeta Maio Amarelo Nosso Legado Página 02 Página 06 Página 07 Jovens criam Projetos de Empresa incluindo nos trabalhos questões de Responsabilidade Social e Ambiental Aprendizes fizeram a diferença na campanha de educação no trânsito em Curitiba Confira casos de sucesso de profissionais que foram aprendizes da Elo No segundo semestre de 2015 a Elo muda de sede, ampliando as oportunidades para os jovens página 3 Confira também nesta edição: NOVA SEDE Novas perspectivas

Upload: others

Post on 09-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

Junho 2015

37A N O 1 3 - I N F O R M A T I V O - E L O A P O I O S O C I A L E A M B I E N T A L

Pensando no Futuro do Planeta Maio Amarelo Nosso Legado

Página 02 Página 06 Página 07

Jovens criam Projetos de Empresa incluindo nos trabalhos questões de Responsabilidade Social e Ambiental

Aprendizes fizeram a diferença na campanha de educação no trânsito em Curitiba

Confira casos de sucesso de profissionais que foram aprendizes da Elo

No segundo semestre de 2015 a Elo muda de sede, ampliando as oportunidades para os jovens página 3

Confira também nesta edição:

NOVA SEDENovas perspectivas

Page 2: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

02

A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social e Ambiental são temas que têm feito parte do planejamento das empresas no Brasil. O debate sobre como as empresas podem direcionar ações para ampliar a consciência social e ambiental deve ficar cada vez mais frequente nos contextos coorporativos.

Na Elo, os aprendizes são incentivados a pensar estas questões desde seu ingresso no Programa de Aprendizagem. Durante os diferentes módulos do Treinamento, a Sustentabilidade permeia os diversos assuntos. O resultado aparece no desenvolvimento do Projeto de Empresa, no qual criam uma empresa fictícia ao longo do Programa de Aprendizagem.

Um exemplo foi a Academia Trofit, projeto criado por um grupo de aprendizes da turma 106, concluída em maio deste ano. A ex-

Projetos de Empresa e a sustentabilidadeConfira exemplo de como a Elo incentiva a Responsabilidade Social e Ambiental aos aprendizes

aprendiz Mayara Nassar, de 18 anos, efetivada no Grupo J. Malucelli, fez parte do grupo e conta que todo o conceito da academia foi fundamentado em questões ambientais e sociais. “A proposta é de um espaço focado no exercício aeróbico e nas lutas, utilizando o mínimo de energia elétrica. Isso ensinaria às pessoas que é possível ter uma vida saudável consumindo poucos recursos naturais. Também tem vários detalhes como o uso de garrafas reutilizáveis para água, eliminando o copo descartável”, explica Mayara.

Além da contribuição ambiental, o grupo também criou um projeto social vinculado à empresa, que levaria atividades gratuitas a parques públicos e ensinaria crianças de famílias de baixa renda a filosofia da disciplina e da não-violência presente na luta. “Ao fazer este trabalho a gente vê que todas empresas deveriam desenvolver ações de responsabilidade social e ambiental”, afirma a jovem.

A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos que envolvem o treinamento dos jovens. Porém alguns aprendizes e ex-aprendizes têm tirado a ideia do papel para empreender. Foi o caso de César Matheus Mendes, de 18 anos, aprendiz na Mondelez. Ele e seus colegas de grupo estão ainda elaborando o projeto de empresa para a atividade da Elo, mas César já colocou a empresa em funcionamento.

O Lava Car tem um conceito pautado na ecologia. O “Dry Cleaner Lavagem Ecológica” usa o conceito de lavagem a seco para ofere-cer um serviço que utiliza apenas 600 ml de água, enquanto em um lava car comum a média é de 90 litros por carro. “Eu tinha ex-

periência já com a área e na Elo fui incentivado a pensar em idei-as que envolvessem a sustenta-bilidade, por isso o lava car eco-lógico”, explica o jovem.

César ainda é aprendiz e pretende seguir até o final seu contrato de aprendizagem. Por isso, por enquanto o serviço funciona apenas nos finais de semana. Ele se desloca até o cliente para fazer o serviço. Contato: (41) 9721-7690 ou via página do facebook: Dry Cleaner Lavagem Ecológica.

Lava Car Ecológico já é realidade para aprendiz

Page 3: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

03

A mudança possibilitará:

Linha do tempo da EloFundada em 2001, a Elo chega aos 14 anos comemorando a mudança para sua nova sede. Confira a linha do tempo:

Novas perspectivas

Fundação.15 adolescentes em treinamento.

PARC

EIR

OS

2001 2003 2005 2007 2011 2015

30 adolescentes em treinamento.

95 adolescentes em treinamento.

317 adolescentes em treinamento.

800 aprendizes em treinamento.

Nova Sede na Av. Mariano

Torres.

3.000

4.500

:lo Ela peramssae paTotal de jovens qu15

Em 2015 a Elo Apoio Social e Ambiental completa 14 anos de sua fundação. E no segundo semestre deste ano acontece uma importante mudança: os aprendizes passam a realizar o Treinamento Profissional em um novo espaço, de uso exclusivo da Elo.

Até o momento o Treinamento acontece em espaços da Uninter, um grupo educacional parceiro há anos. A partir deste segundo semestre, no entanto, um novo momento será vivido pela Elo. Será uma mudança que criará novas oportunidades para o Treinamento dos aprendizes e para os projetos da instituição.

A nova sede, localizada no Centro (Av. Mariano Torres, 108), vai muito além da alteração de endereço. Trará diversos benefícios para todos os envolvidos nos projetos sociais da Elo.

Elo realiza mudança de sede neste segundo semestre de 2015

Acesso fácil a jovens de toda Curitiba e Região Metropolitana, devido à localização central;

Mais salas à disposição tanto no período da tarde como no período da manhã, possibilitando a aprendizagem nos dois períodos;

Mais salas significam também mais vagas para o programa de aprendizagem;

Maior proximidade dos jovens com a equipe de apoio, que passa a trabalhar diariamente no mesmo local onde ocorre o Treinamento;

Auditório livre para promoção de eventos com aprendizes, familiares ou com gestores de empresas.

Maiores oportunidades de trabalhar com o tema da sustentabilidade com os aprendizes;

Espaço para atender jovens, família e gestores de empresas;

Oportunidade para iniciar novos projetos e novas parcerias, para diferentes públicos.

Todos serão bem informadosMuita gente faz parte da conquista da nova sede! Isso inclui os aprendizes, os familiares, voluntários, parceiros e os gestores de aprendizes nas empresas. Assim, cada público de contato da Elo receberá informações direcionadas sobre a mudança da sede. Os aprendizes, por exemplo, terão acesso com antecedência às datas em que suas turmas irão para a nova sede. Da mesma forma, gestores de empresa receberão os comunicados sobre esta mudança, além de poderem contar com a equipe para quaisquer esclarecimentos.

Page 4: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

Comunicação assertiva com os pais e responsáveis

FORMATURAS

Planejamento de vida e carreira

“A gente quer só o melhor para nossos filhos e a Elo deu um caminho para eles. Então somos muito gratos. Por isso viemos participar do Encontro da Elo com os Pais. Foi aí que descobrimos que além de contribuir com nossos filhos, a Elo ajuda toda a família”. Esse foi o comentário do casal Nilza A. Gonçalves, diarista, e Aparecido Gonçalvez, me-talúrgico. Eles são pais de três filhos, entre eles a ex-aprendiz Geiziane que atuou na empresa DASA e se formou recentemente, e o aprendiz Kauer que atua na Mondelez.

O comentário deles é comum a muitos pais e responsáveis que participam dos “Encon-tros com Pais”, realizados algumas vezes ao ano pela Elo. Em 2015 o tema trabalhado com os familiares é “Comunicação Assertiva”. “Falamos sobre como incentivar o diálo-go entre pais e filhos e possibilitamos a trocar experiências sobre como os pais podem entender melhor os adolescentes e falar melhor com eles”, explica a equipe da Elo.

“Depois que participamos do Encontro o diálogo em casa já melhorou muito. Cada vez aprendemos ainda mais”, comenta o casal Nilza e Aparecido.

A formatura é um momento em que os aprendizes recebem seus certificados e comemoram a conclusão do Programa de Aprendizagem junto aos seus pais, Equipe Elo e gestores.

217 jovens concluíram a aprendizagem no primeiro semestre de 2015.

No Treinamento da Elo um dos módulos que tem causado impacto aos jovens é o de Planejamento de Vida e Carreira. Para contribuir com este módulo a Elo hoje conta com estagiárias voluntárias de Psicologia da Universidade Positivo e da Universidade Federal do Paraná. Pela parceria com as universidades, as alunas contribuem atualmente com atividades no Treinamento e também com atividades de pesquisa para a Elo.

Na foto, aprendizes da turma 129 em atividade de Planejamento de Vida e Carreira - confecção do "Álbum dos Sonhos", realizada com apoio das estagiárias.

Aconteceu na Elo

ENCONTROS COM PAIS

04

ABERTURAS DE TURMASTodos os meses há jovens ingressando em nosso Programa de Aprendizagem. Todo jovem que ingressa no programa já está contratado por alguma empresa parceira, tendo passado por etapas de pré-cadastro (online) e entrevistas.

315 jovens ingressaram na Elo no primeiro semestre de 2015.

Page 5: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

Aprendizes no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual

Transparência na Elo

Treinamento para brigadistas

Em alusão do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de ma-io), os aprendizes da Elo participaram de sessão de cinema seguida de debate sobre este tema du-rante os dias 14, 15, 19 e 20 de maio. O convite veio da Secretaria da Mulher de Curitiba, que levou os jovens à Cinemateca de Curitiba para a apresentação do filme “Anjos do Sol”, que conta a história de uma garota de 12 anos de idade que é vendida por seus pais a um agente de exploração sexual in-fantil de um garimpo.

Os aprendizes ficaram sensibilizados com o tema. Maicon França, de 18 anos, aprendiz na em-presa Volvo, considerou a atividade importante para que os jovens tenham consciência sobre a existência de uma realidade de sofrimento de muitas adolescentes pelo Brasil. “O filme faz a gente lembrar que a situação existe e que a gente pode ficar mais atento”, disse o aprendiz.

A aprendiz Alessandra Moreira, de 18 anos, atuante na empresa Metalus, também ficou sensibili-zada com o filme: “Me emocionou muito”. Ela comenta que deseja cursar faculdade de Psicologia e que debater este assunto gera nela a expectativa de poder ajudar pessoas a superar as angustias ge-radas nas vítimas.

A Elo Apoio Social e Ambiental tem como filosofia manter a transparência em seus processos contábeis. Assim, mantém um processo sistemático de auditoria contábil realizado pela Consult Auditores.

A mudança de sede da Elo começa neste segundo semestre de 2015. Assim, uma equipe da Elo já participou do Treinamento de Brigadista e primeiros socorros. Participaram as colaboradoras Rejane Rodrigues, Jacqueline Dranka, Sarita Menegusso e Adriana Neves. O curso aconteceu no dia 8 de junho.

05

Universitárias levam ciclo de palestras aos aprendizesEm 21 de maio 7 turmas de aprendizem participaram do Ciclo de Palestras “EducAção – Em Busca de um Futuro Profissional”. O Evento foi parte do “SecretariAÇÃO” – um proje-to idealizado pelos acadêmicos do 5º período do Curso de Superior de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Paraná. As palestras envolveram temas como Comportamento, Apresentação Pessoal, Comunicação assertiva, Motivação.

A estudante universitária Fabiana Taborda Sperandio, estagiária na Elo, esteve na equi-pe. Ela comentou que o grupo levou esta atividade para a Elo porque sabe que os debates poderiam contribuir com a formação dos aprendizes. “A Elo foi muito receptiva desde o momento em que levamos a ideia do evento”, afirma Fabiana, feliz pelo ótimo retorno dos aprendizes à atividade: “Foi um dia diferente para eles e que transmitiu diversos no-vos conhecimentos”.

Page 6: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

06

Multiplicadores da educação no trânsitoDurante o mês de maio a Elo vivenciou diversas atividades relacionadas à segurança no trânsito, tema da campanha Maio Amarelo. Este foi o segundo ano consecutivo de realização desta campanha, promovida em Curitiba pela Câmara Setorial de Trânsito, Associação Comercial do Paraná, Rotary Club Curitiba Centro, Anamob e Detran-PR.

Participar do Maio Amarelo foi uma maneira de incentivar que os jovens relacionem conteúdos sobre respeito no trânsito com a sustentabilidade do planeta. Durante o mês a Elo esteve envolvida em uma série de ações em prol da prevenção a acidentes de trânsito. Aconteceram palestras, contemplando todas as turmas. Após as palestras os aprendizes saíam às ruas para realizar ações de sensibilização e entregar lacinhos amarelos para os pedestres e motoristas. No evento de encerramento da Campanha em Curitiba, em 22 de maio, os aprendizes também fizeram abordagens nas ruas para levar mensagens sobre prevenção a acidentes.

Outra ação que mobilizou os jovens da Elo foi o concurso de vídeos com o tema “Motorista do Futuro”. Entre os prêmios para este

concurso estão Cursos de Habilitação do Centro de Formação de Condutores Brito e Curso de Inglês cedido pela Apolar Imóveis.

O envolvimento da Elo no Maio Amarelo gerou boas reflexões aos aprendizes: “Para pessoas da nossa idade é importante pensar que a nossa ação interfere na vida do outro. Temos que pensar na prevenção a acidentes, pois faz parte da vida de todos”, afirmou Lucas Oliveira, de 15 anos, aprendiz no Hospital San Julian.

Consultor na área de trânsito, Cassiano Novo concorda com Lucas. Ele comenta que ao irem para as ruas levar mensagens sobre o trânsito os próprios jovens aprendem mais sobre o assunto. Brasílo Brito, parceiro na Campanha, também ressalta a importância da participação dos aprendizes no Maio Amarelo: “ To d a o p o r t u n i d a d e d e f a l a r m o s a o s j o v e n s s o b r e comportamento no trânsito é valiosa para despertar a consciência sobre a importância do tema. A Elo tem sido uma grande parceira desta causa”.

Parceiros no Maio Amarelo:

Page 7: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

07

Nosso Legado: casos de sucesso

O impacto do trabalho da Elo gera excelentes resultadosEfetivação de aprendizes é frequente no Grupo Barigui

Thais Nascimento Pontes iniciou seu contrato de aprendizagem na Fórmula Renault, concessionária do Grupo Barigui, no final de 2013, na área de faturamento. Depois de um ano e cinco meses na empresa e com o contrato de aprendizagem perto do vencimento veio a notícia de que ela seria efetivada.

“Quando abriu a vaga na minha área eu fui a primeira opção da minha gestora. Por ter sido aprendiz eles já conheciam meu trabalho”, afirma Thais, que em junho deste ano foi efetivada como colaboradora na empresa.

Ela foi um de vários casos de aprendizes da Elo efetivados no Grupo Barigui. De acordo com a assistente de RH Jacyara dos Anjos a efetivação é frequente, pois os jovens crescem dentro da empresa e são reconhecidos pelo empenho e dedicação. Jacyara aponta que o apoio da Elo é um incentivo ao crescimento profissional dos jovens: “A equipe da Elo é presente na vida do jovem. Orienta-os sempre que necessário e mantém diálogo com os pais, buscando sempre o bom desenvolvimento do jovem”.

Além de destacar o acompanhamento ao jovem, a representante do Grupo Barigui ressalta o bom preparo que os jovens da Elo têm: “O Treinamento da Elo ensina além de questões profissionais, incluindo também questões de cidadania e momentos com familiares”.

A jovem recém efetivada na empresa, Thais, confirma que para ela o Treinamento foi fundamental. Ela cursa o segundo o ano de administração e comenta: “O que eu vi no Treinamento da Elo tem muita relação com o que eu faço no meu trabalho e com o que aprendo hoje da faculdade”. Thais se orgulha hoje em dizer que ser aprendiz é uma grande oportunidade de mostrar para a empresa a força de vontade que o jovem tem.

“Indico a Elo porque sei que tem um ótimo trabalho”Por indicação da ex-aprendiz Jéssica, a empresa Michelangelo contratou recentemente seis aprendizes da Elo

Em 2009, com 18 anos, Jéssica Lopes ingressou no Projeto Plantando o Futuro – o Programa de Aprendizagem da Elo, atuando no Hospital Cruz Vermelha. Ela se destacou como aprendiz, sendo que antes mesmo de encerrar o contrato ela foi efetivada no setor de Recursos Humanos. Ficou no Hospital até o final de 2014, quando assumiu um novo desafio, passando a trabalhar como assistente de Recursos Humanos da empresa Michelangelo. Jéssica explica que poucos meses depois que ela ingressou na empresa veio a demanda por contratação de novos aprendizes para a fábrica em Quatro Barras (PR). Ela sabia que a Elo atendia Curitiba e Região Metropolitana e então indicou a instituição para sua diretoria. “Fico muito tranquila em indicar a Elo, porque conheço seu ótimo trabalho. Posso afirmar que ela leva a sério a aprendizagem, tem um foco no trabalho social e uma preocupação muito clara de que os aprendizes tenham uma carreira”, afirma a profissional. Como ex-aprendiz, Jéssica comenta que a confiança em contratar aprendizes da Elo veio também do acompanhamento aos jovens e às empresas. “Eu via que todos aprendizes tinham uma profissional responsável pelo seu acompanhamento (madrinhas) e elas se preocupavam em conversar com o aprendiz e com a empresa sempre que era necessário, para que houvesse boa adaptação”. Atualmente a Jéssica já terminou a graduação em Recursos Humanos e pretende fazer Pós nesta área. Está feliz pela escolha de sua carreira, e afirma: “minha base para escolher esta área de atuação foi a Elo”.

Page 8: ANO 13 - INFORMATIVO - ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL … · A atividade dos aprendizes é criar uma empresa fictícia ao longo dos módulos, servindo como aprendizado dos conceitos

PARCERIAS INSTITUCIONAIS: APOIO:

EMPRESAS COM APRENDIZES ELO: ALL; AMIL; ANB FARMA; AUTO PARK; ASPP; APTA; ATRIO HOTÉIS; BASF; BALAROTI; GRUPO BARIGUI; BERNECK; BIOMETRIX; BONETTI; CEMED CARE; CIPAPEL ; C&A MODAS; CARTÓRIO DO CAJURU; CARTÓRIO 20 VARA CIVIL; CORGRAF; CHOCOLATES GAROTO; CLINICA LOS ANGELES; COMFRIO; ITAMBÉ; CIPRY; CARRO RESERVA; COMPIN; CONSTRUTORA SERRA DA PRATA; CONTABILISTA; CORITIBA FOOT BALL CLUB; CONSULT CONSULTORIA; CONVENTO SÃO JOSE; DASA; DELTA RED MARKETING; DPA – DAIRY PARTNERS AMÉRICA BRASIL; DEX PEÇAS; INTERSEPT; ECOVERDE CORRETORA; ELECTROLUX; EMBRAPOL; ENGEFOTO; EUCAMÓVEIS; EVERTIS; HOSPITAL ERASTO GAERTNER; HOSPITAL CRUZ VERMELHA; HOSPITAL Nª SRª DAS GRAÇAS; ESHO; EXAL; EXPRESSO ADORNO; GRUPO EXPOENTE; FARMACIA MAGISTRAL; FLEXO TECH; FESP; GD9; GINA PLAST; GLB EMBALAGENS; GRECA ASFALTOS; GONZAGA IMÓVEIS; GRUPO J.MALUCELLI; TRANSPORTE COLETIVO GLÓRIA; HDS;HOSPITAL XV; HORLLE; IMPRIME ADESIVOS; IDAZA; IDDEIA; INGRAX; INSTITUTO DE HEMATOLOGIA; INSTITUTO DE MEDICINA; INVITRO; JPROLAB; JTEKT; JULIO STAMPA; KAPAZI; KASVI; LANAC; LABRA; LASERFLEX; LASERFLEX; LATICINIOS RUBAN; LATAL; LEGRAND; LUCIANE MÓVEIS; MASTERCARGO TRANSPORTES; MATERNIDADE Nª SRª DE FÁTIMA; MAXFLEX; MG ADVOGADOS; MATERDEI; MAXTON; MEGATECH; METALSA; METÁLUS; MANPOWER; MERCADO TANGUA; MICHELANGELO MARMORES; MIRANDA ALUMINIO; HEXION; MGS; MULTILIT; MONDELEZ; NESTLÉ; CLARO; NOVOZYMES; NOVOZYMES; ORLANDO BERTOLDI; ORTOESTE; OURO VERDE LOCAÇÃO; PALMA; PLASFLEX; PELISSARI; PERNAMBUCANAS; PETROFISA; PINOCAL; POLICLÍNICA; POSITIVO; POSTO AUGUSTO BASSANI; PUMA; PLUMA; PRICE; PLASTILIT; QUALITERMO; RAC ENGENHARIA; RODONAVES; SÃO BRAZ TRANSPORTADORA; SAN JULIANN; PURAS DO BRASIL; SODEXO DO BRASIL COMERCIAL; STAMPA PET E FOOD; STALL; STYNER BIENZ; SECCIONAL; SUPERMERCADO CONDOR; SUPERMERCADO MUFFATO; TYSON; TRANSPORTES BORGO; TRANSPORTES LEAL; TRANSRESÍDUOS; TRUST; TV TRANSAMERICA; VALID; VIANMAQ; VILLARE; VS SUPRIMENTOS; VIVANTE; VOLVO; VOTORANTIM; ZAIPO

Elo Notícias é uma publicação quadrimestral da Elo Apoio Social e Ambiental, associação civil sem fins econômicos. Diretoria Executiva: Marília Tissot A. Santos e Renault Vieira dos SantosConselho Fiscal: Izabel Clausi, Pedro F. Dias, Letícia Mª da C. Pereira, Nancy Tissot do Amaral, Denise do Amaral Camargo Lindadir Soares.Jornalista Responsável: Téo Travagin (5531 DRT/PR) | Colaboração: Kiko Arquer | Fotos: Arquivo EloTiragem: 800 exemplares Produção do informativo, Projeto Gráfico e Diagramação: Sintática Comunicação

Contato Elo: Rua Fernando Simas, 1177 – Mercês – CEP 80430-190 – Curitiba – PR – fone/fax (41) 3023-6915 [email protected] www.eloapoio.org.br

E X P E D I E N T E

Speaking englishO conhecimento de idiomas abre muitas portas. Sendo assim, as aulas de inglês para os aprendizes da Elo são uma oportunidade a mais para o cres-cimento deles. Estas aulas fazem parte do módulo de leitura no Treinamento da Elo e dão noções básicas para que o jovem inicie o aprendizado de uma nova língua.

As aulas de inglês acontecem por uma parceria com a organização Brazilian Experience, entidade que visa possibilitar experiências pa-ra que jovens estrangeiros tenham a oportunidade de se hospedar com famílias brasileiras e participar de estágios no Brasil.

A cada três meses novos voluntários estrangeiros são encaminhados pela Brazilian Experience para dar as aulas aos aprendizes. Os alu-nos adoram e os professores gostam mais ainda. “Quando eu voltar para os Estados Unidos vou sentir saudades. Adorei o Brasil e os aprendizes aqui da Elo. Eles gostaram muito de minhas histórias sobre o Texas e a cultura cowboy”, comentou o voluntário Steven Smith, que mora na cidade de Houston e é estudante de contabilidade.