análise do texto "feio, o gato"

13
ANÁLISE DO TEXTO

Upload: guest8b2138

Post on 09-Jul-2015

4.694 views

Category:

Technology


2 download

DESCRIPTION

Análise da narração x argumentação e intertextualidade x intergenericidade do texto "Feio, o gato" - atividade do GESTAR II de Língua Portuguesa.

TRANSCRIPT

Page 1: Análise do texto "Feio, o gato"

ANÁLISE DO TEXTO

Page 2: Análise do texto "Feio, o gato"

“Feio, o gato” trata-se de um pequeno texto sobre um gato vadio que, em consequência da vida bastante desgarrada, sofrera danos que marcaram seu corpo definitivamente (t inha apenas um olho, uma só ore lha, um toco de cauda, o pé esquerdo quebrado) , tornando-o um gato de aparência bastante fe ia aos olhos de todos que o conheciam.

Page 3: Análise do texto "Feio, o gato"

.

Devido aos danos em seu corpo, Feio era constantemente enxotado e maltratado pelas pessoas, apesar de suas atitudes dóceis e afáveis em busca de amor e carinho.

Page 4: Análise do texto "Feio, o gato"

Certo dia Feio, o gato, é atacado e gravemente ferido por cães e , embora sendo socorrido e tratado com carinho uma única vez, não resiste aos fer imentos e morre resignadamente em braços amorosos.

Page 5: Análise do texto "Feio, o gato"

Análise da narração x

argumentação

Através da anál ise do texto Feio, o gato, percebe-se dist intamente o uso de duas t ipologias textuais . Inic ia lmente, o autor uti l iza-se da narração para contar a história do fe l ino, ut i l izando-se para tanto de sequências cronológicas que marcam as mudanças temporais através de tempos verbais , advérbios e conjunções (“ Feio havia perdido a cauda há muito tempo, e restava apenas um toco de cauda grosso. . .” ) , ass im como a caracter ização de um personagem inserido em um ambiente f ís ico .

Page 6: Análise do texto "Feio, o gato"

Outra característ ica da narrativa é a relação anterioridade ̸posterioridade e causa consequência̸ , como pode ser observado no trecho: “Um dia, Feio quis dividir seu amor com os huskies do vizinho. Eles não eram amistosos e Feio foi fer ido gravemente. Do meu apartamento, ouvi seus gritos e corr i para tentar ajudá-lo”.

Page 7: Análise do texto "Feio, o gato"

Apesar de sabermos que há um teor argumentativo inserido em todo o texto, na primeira parte dele observa-se uma argumentação por exemplo, ou seja, é contado um caso específico para que se possa chegar a uma conclusão ou moral.

Page 8: Análise do texto "Feio, o gato"

Já na segunda parte do texto, após a morte de Feio , a autora tenta, de uma forma mais explíc ita, convencer o le itor a aceitar o seu posic ionamento acerca das re lações de afetividade que devem ser vivenciadas entre os seres humanos incondicionalmente, conforme nos mostra a passagem: “Se vocês pudessem aval iar ou sentir como é quente e gostoso o abraço de alguém feio e antipático… Se vocês se permit issem essa sensação, talvez entenderiam  e veriam os tantos “gatos fe ios” que a vida lhes co loca diante dos seus olhos todos os d ias e vocês se negam a enxergá- los…”.

Page 9: Análise do texto "Feio, o gato"

Assim, toda a segunda parte do texto é constituída de argumentação, com o objet ivo claro de convencimento a respeito da importância do carinho, amor e sol idariedade entre os seres, indist intamente.

Page 10: Análise do texto "Feio, o gato"

Análise da intergenericidade x

intertextualidade

Além do texto apresentar um misto de narração e argumentação, também podemos observar que há alusão a diferentes gêneros textuais , no que diz respeito à forma composic ional , ao assunto abordado e ao recurso est i l í st ico . Tal construção marca o emprego da intertextual idade, que consiste em um texto fazer referência a outro texto quer pelo assunto abordado, quer pelo uso s imilar de personagens etc , e da intergeneric idade, caracter izada por um gênero textual vest ir a “roupa”, a forma de outro gênero no alcance de um objet ivo sociocomunicat ivo.

Page 11: Análise do texto "Feio, o gato"

No que diz respeito ao texto Feio, o gato, a intertextual idade é marcada com a referência ao texto c láss ico de Andersen, O patinho fe io , que, ass im como Feio, também era desprezado e carente de afeto em virtude de sua aparência “anormal” com reação aos demais . Contudo, o texto em estudo difere do refer ido c láss ico ao f inal , pois em O patinho fe io , o personagem consegue ser fe l iz junto aos seus semelhantes , os c isnes . Já no caso de Feio, contamos com um final trágico, no qual o gato morre sem conquistar o afeto, amor e car inho tão almejado por e le em vida.

Page 12: Análise do texto "Feio, o gato"

Conforme visto anter iormente, a autora, através do seu propósito comunicativo, faz um misto de narrativa em forma de conto, na primeira parte do texto, ass im como uma exposição de pos ic ionamento com o objet ivo c laro de convencer o le itor , o que caracter iza os gêneros que se apóiam em sequências t ipológicas argumentativas. É nessa le itura que se percebe também o emprego da intergeneric idade no texto em estudo.

Michel ine Guelry Si lva Albuquerque

Page 13: Análise do texto "Feio, o gato"