anÁlise do discurso: sujeito do inconscientecac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/simposios/alexandre...

1
ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO DO INCONSCIENTE SOARES, Alexandre Sebastião Ferrari (UNIOESTE) MEDEIROS, Vanise Gomes (UFFluminense) RESUMO: A proposta desse Grupo de Trabalho é criar condições para discussão teórica e analítica no campo da Análise do Discurso (AD), teorizada por Michel Pêcheux e reteritorializada por Eni Orlandi, no Brasil. Esta AD integra em seus postulados três campos do saber: uma teoria semântica do discurso, uma teoria das formações sociais e uma teoria da enunciação não subjetivista. Segundo Pêcheux, essas três regiões do saber são perpassadas por uma teoria do sujeito de base lacaniana. Em AD, a compreensão conceitual da subjetivação e dos processos de identificação ganha um contorno específico quando se considera que inconsciente e ideologia constituem o sujeito e se encontram materialmente inscritos na ordem da língua. Nesse GT, objetiva-se articular discussões em torno das fronteiras e dos limites que se colocam para a AD no que diz respeito às noções que circunscrevem, especificamente, teórica e analiticamente a noção de sujeito: sujeito do inconsciente, processos de interpelação-identificação do sujeito, posição sujeito. NestA composição, portanto, integram-se reflexões teóricas que articulam a Análise do Discurso com a Psicanálise Lacaniana e com o Materialismo Histórico, bem como objetiva-se integrar análises que visam apreender a tensão entre a repetição e a resistência nos modos como se realizam os processos de subjetivação e de identificação. PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso; sujeito; inconsciente; ideologia.

Upload: phungduong

Post on 02-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO DO INCONSCIENTEcac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/simposios/ALEXANDRE Resumo para... · ideologia constituem o sujeito e se encontram materialmente inscritos

ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO DO INCONSCIENTE

SOARES, Alexandre Sebastião Ferrari (UNIOESTE) MEDEIROS, Vanise Gomes (UFFluminense)

RESUMO: A proposta desse Grupo de Trabalho é criar condições para discussão teórica e analítica no campo da Análise do Discurso (AD), teorizada por Michel Pêcheux e reteritorializada por Eni Orlandi, no Brasil. Esta AD integra em seus postulados três campos do saber: uma teoria semântica do discurso, uma teoria das formações sociais e uma teoria da enunciação não subjetivista. Segundo Pêcheux, essas três regiões do saber são perpassadas por uma teoria do sujeito de base lacaniana. Em AD, a compreensão conceitual da subjetivação e dos processos de identificação ganha um contorno específico quando se considera que inconsciente e ideologia constituem o sujeito e se encontram materialmente inscritos na ordem da língua. Nesse GT, objetiva-se articular discussões em torno das fronteiras e dos limites que se colocam para a AD no que diz respeito às noções que circunscrevem, especificamente, teórica e analiticamente a noção de sujeito: sujeito do inconsciente, processos de interpelação-identificação do sujeito, posição sujeito. NestA composição, portanto, integram-se reflexões teóricas que articulam a Análise do Discurso com a Psicanálise Lacaniana e com o Materialismo Histórico, bem como objetiva-se integrar análises que visam apreender a tensão entre a repetição e a resistência nos modos como se realizam os processos de subjetivação e de identificação. PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso; sujeito; inconsciente; ideologia.