o processo de correÇÃo e reescrita em textos de...

1
O PROCESSO DE CORREÇÃO E REESCRITA EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SIMIONI, Claudete Aparecida (PG – UNIOESTE) [email protected] RESUMO: Os estudos sobre a “reescrita” vêm despertando o interesse de muitos professores e pesquisadores nos últimos anos. É necessário observar que a reescrita está intrinsecamente ligada a uma questão subjacente: a correção de texto. Tema que suscita muitas dúvidas para os profissionais da educação, sobretudo os de língua portuguesa, que não raras vezes, se deparam com as indagações: “O que devo corrigir?” “Como fazê-lo?” Por isso, no minicurso que estamos propondo, objetivamos colocar em discussão alguns aspectos relacionados à correção e a reescrita de textos, fazendo um recorte para textos de alunos do ensino fundamental. O minicurso compreende duas etapas distintas. Na primeira, apresentaremos uma tabela diagnóstica, sugerindo alguns critérios de análise linguístico-discursiva que o professor pode observar nos textos de seus alunos e, assim, fazer um levantamento de quais conteúdos precisam ser priorizados nas atividades de reescrita, seja ela coletiva ou individual. Na segunda parte, apresentaremos, à luz de Serafini (2004), algumas formas de como o professor pode proceder no momento da correção para orientar seu aluno na hora da reescrita, de maneira que sua intervenção contribua, significativamente, para o desenvolvimento das capacidades linguísticas em relação à modalidade escrita da língua e que atenda às características do gênero solicitado. Para a realização das duas etapas, utilizaremos, como corpus, trabalhos já realizados com alunos de 4ª série a partir do gênero fábula, para exemplificar a primeira etapa, e autobiografia para a etapa seguinte. Tais trabalhos foram realizados tendo como metodologia a aplicação de Sequência Didática (SD), uma proposta embasada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e readaptada por Costa- Hübes (AMOP, 2007 b), que concebe a linguagem como forma de interação. PALAVRA-CHAVES: reescrita, correção de textos, sequência didática.

Upload: trankhuong

Post on 10-Dec-2018

236 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: O PROCESSO DE CORREÇÃO E REESCRITA EM TEXTOS DE …cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/minicursos/MINICURSO CLAUDETE.pdf · PALAVRA-CHAVES: reescrita, correção de textos, sequência

O PROCESSO DE CORREÇÃO E REESCRITA EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SIMIONI, Claudete Aparecida (PG – UNIOESTE) [email protected]

RESUMO: Os estudos sobre a “reescrita” vêm despertando o interesse de muitos professores e pesquisadores nos últimos anos. É necessário observar que a reescrita está intrinsecamente ligada a uma questão subjacente: a correção de texto. Tema que suscita muitas dúvidas para os profissionais da educação, sobretudo os de língua portuguesa, que não raras vezes, se deparam com as indagações: “O que devo corrigir?” “Como fazê-lo?” Por isso, no minicurso que estamos propondo, objetivamos colocar em discussão alguns aspectos relacionados à correção e a reescrita de textos, fazendo um recorte para textos de alunos do ensino fundamental. O minicurso compreende duas etapas distintas. Na primeira, apresentaremos uma tabela diagnóstica, sugerindo alguns critérios de análise linguístico-discursiva que o professor pode observar nos textos de seus alunos e, assim, fazer um levantamento de quais conteúdos precisam ser priorizados nas atividades de reescrita, seja ela coletiva ou individual. Na segunda parte, apresentaremos, à luz de Serafini (2004), algumas formas de como o professor pode proceder no momento da correção para orientar seu aluno na hora da reescrita, de maneira que sua intervenção contribua, significativamente, para o desenvolvimento das capacidades linguísticas em relação à modalidade escrita da língua e que atenda às características do gênero solicitado. Para a realização das duas etapas, utilizaremos, como corpus, trabalhos já realizados com alunos de 4ª série a partir do gênero fábula, para exemplificar a primeira etapa, e autobiografia para a etapa seguinte. Tais trabalhos foram realizados tendo como metodologia a aplicação de Sequência Didática (SD), uma proposta embasada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e readaptada por Costa-Hübes (AMOP, 2007 b), que concebe a linguagem como forma de interação. PALAVRA-CHAVES: reescrita, correção de textos, sequência didática.