análise bibliométrica da produção acadêmica do período de 1990 a 2014 acerca da gestão de...

25
AVM Faculdade Integrada Auditoria Empresarial Daniel Gonçalves Passos Análise bibliométrica da produção acadêmica do período de 1990 a 2014 acerca da gestão de custos ABC – Activity Based Costing Brasília, DF. 2015

Upload: daniel-passos

Post on 11-Nov-2015

17 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Análise bibliométrica da produção acadêmica do período de 1990 a 2014 acerca da gestãode custos ABC – Activity Based Costing

TRANSCRIPT

  • AVM Faculdade IntegradaAuditoria Empresarial

    Daniel Gonalves Passos

    Anlise bibliomtrica da produo acadmica do perodo de 1990 a 2014 acerca da gestode custos ABC Activity Based Costing

    Braslia, DF.2015

  • AVM Faculdade IntegradaAuditoria Empresarial

    Daniel Gonalves Passos

    Anlise bibliomtrica da produo acadmica do perodo de 1990 a 2014 acerca da gestode custos ABC Activity Based Costing

    Projeto de pesquisa apresentado AVM Faculdade Integrada como parte integrante

    do conjunto de tarefas avaliativas da disciplinaMetodologia da Pesquisa e da Produo Cientfica.

    Rogrio Gonalves de Castro

    Braslia, DF.2015

  • NDICE DE TABELASTabela 1: Quantidade de trabalhos acadmicos por ano............................13

    Tabela 2: Quantidade de trabalhos acadmicos por estado.......................14

    Tabela 3: Quantidade de trabalhos acadmicos por regio........................14

    Tabela 4: Quantidade de trabalhos acadmicos e suas ideias principais......15

  • NDICE DE ILUSTRAESFigura 1 - Relao custo/benefcio do detalhamento da informao............10

  • SUMRIOINTRODUO........................................................................................5

    Tema...................................................................................................6

    Formulao do Problema........................................................................6

    Justificativa...........................................................................................6

    Objetivo Geral.......................................................................................6

    Objetivos Especficos..............................................................................6

    REVISO DE LITERATURA.......................................................................7

    A Contabilidade de Custos......................................................................7

    Sistemas de Custos................................................................................8

    Composio de Custos...........................................................................9

    Sistema de Custos Baseado em Atividades ABC......................................9

    Lgica da Alocao de Custos por Meio do ABC........................................10

    Vantagens e Desvantagens do ABC........................................................11

    MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA....................................................12

    Tipo e Descrio Geral da Pesquisa........................................................12

    Amostra..............................................................................................12

    RESULTADOS......................................................................................13

    CONCLUSES......................................................................................16

    REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................18

  • INTRODUO

    Diante da expressiva taxa de mortalidade das empresas recm-institudas no pas, faz-senecessrio minucioso planejamento a fim de garantir o equilbrio entre as decises estratgicas,tticas e operacionais da organizao, a fim de aumentar a longevidade das instituies. Oambiente de constante mudana no qual esto inseridos todos os tipos de empresas converge paraa crescente diminuio das barreiras alfandegrias e consequente ampliao de mercados de livrecomrcio, proporcionando uma concorrncia cada vez mais global.

    Tal ambiente exige das empresas uma postura de tolerncia mnima com qualquer tipo dedesperdcios. Dessa forma, as atividades que agregam pouco valor aos seus produtos e serviosdevem ser suprimidas paulatinamente.

    A contabilidade de custos desenvolveu-se para identificar o custo dos bens produzidos pelasorganizaes industriais, averiguando as fontes de desperdcios no processo.

    Por desperdcio, entende-se todo o recurso utilizado ineficazmente, ineficientemente, seja elematria-prima, produto defeituoso e at mesmo atividade desnecessria. Hoje, os princpios dacontabilidade de custos devem ser aplicados tambm s empresas prestadoras de servios.

    H vrios mtodos de gesto de custos. O presente estudo, porm, dar foco ao processo deCusteio Baseado em Atividades, discutindo suas vantagens e desvantagens como insumo para atomada de deciso empresarial.

    O presente trabalho tem como objetivo a anlise bibliomtrica da produo acadmica acerca dametodologia de custeio baseado em atividades ou Activity Based Costing, do perodo de 1990 a2015.

  • Tema

    O tema central deste estudo a evoluo dos conceitos atrelados ao custeio baseado ematividades (ABC) como ferramenta para o combate ao desperdcio e insumo ao processodecisrio das empresas.

    Formulao do Problema

    A anlise dos trabalhos acadmicos publicados ao longo dos anos fundamental para ao fomento prpria produo acadmica, alm de proporcionar a aplicao de seus conceitos a problemasreais da sociedade.

    Este estudo visa identificar, por meio de pesquisa bibliomtrica, os temas principais abordadospelos pesquisadores acerca da metodologia de custeio ABC.

    Justificativa

    A utilizao da metodologia de custeio baseado em atividades por grandes empresas do ramofinanceiro do pas como insumos para a tomada de deciso, sem a devida discusso acerca de suaefetividade, tem me incomodado. Percebe-se, ainda, grande confuso entre as decises de nveloperacional, ttico e estratgico devido ao uso equivocado das informaes geradas pelo sistemade custos ABC. Dessa forma, uma anlise da evoluo do referido modelo de custos faz-seimprescindvel.

    Objetivo Geral

    O objetivo geral do presente estudo realizar uma anlise bibliomtrica da produo acadmicaacerca do custeio baseado em atividades no perodo de 1990 at 2014.

  • Objetivos Especficos

    So objetivos especficos deste estudo: Selecionar, aleatoriamente, 25 produes cientficas cuja temtica principal seja o sistema

    de custeio ABC. Os artigos sero divididos em cinco grupos dos perodos de 1990-1994,1995-1999, 2000 a 2004, 2005 a 2009 e, por fim, 2010 a 2014.

    Realizar anlise bibliomtrica dos artigos por meio do software Excel; Descrever as ideias dos principais artigos de cada perodo da amostra;

    REVISO DE LITERATURA

    Nessa seo aborda-se um breve histrico da contabilidade de custos. O que , quais seusobjetivos e sistemas utilizados, mais especificamente, o sistema de custeio ABC Activity BasedCosting, ou, Sistema de Custeio Baseado em Atividades.

    A Contabilidade de Custos

    De acordo com Leone e Leone (2010), a Contabilidade de Custos o ramo da Contabilidade quetem como objetivo a produo de informaes para os diferentes nveis gerenciais de umaorganizao. Tais informaes tornam-se insumos para anlises de desempenho, planejamento econtrole das operaes, alm de auxiliar o processo decisrio.

    Bornia (2009), por sua vez, descreve que a Contabilidade de Custos teve seu incio nanecessidade da apurao dos custos dos produtos desenvolvidos durante a primeira RevoluoIndustrial. Contudo, com a crescente complexidade dos sistemas produtivos, percebeu-se que autilidade das informaes geradas pela contabilidade de custos no mbito gerencial extrapolava,em muito, sua corrente funo de contabilizar o resultado financeiro de determinado perodo.

    Segundo Bruni e Fam (2008: 22), a Contabilidade de Custos o processo ordenado de usar osprincpios da contabilidade geral para registrar os custos de operao de um negcio.

  • A Contabilidade de Custos deve ser capaz de fornecer a seus usurios, quaisquer que sejam eles,informaes suficientes para o suprimento de trs possveis e diferentes necessidades gerenciais:a determinao da rentabilidade e desempenho de diferentes produtos ou servios da entidade;insumos para o planejamento e controle das diversas operaes da empresa; inputs para oprocesso decisrio organizacional (Leone e Leone, 2010).As ideias de Bruni e Fam (2008) corroboram esse entendimento. Para os referidos autores, aContabilidade de Custos deve atender a trs razes primordiais: determinao do lucro; controledas operaes; tomada de decises.

    Sistemas de Custos

    Segundo Bruni e Fam (2008), os sistemas de custos nada mais so, que as formas de registro ealocao dos diversos tipos de custos dentro da organizao. Bornia (2009), por sua vez, descreveos sistemas de custeio como um modelo, uma representao da realidade cuja complexidade podeser processada por nossa limitada capacidade de anlise. O autor ressalta, ainda, a relao entre ocusto (esforo) despendido na representao dessa realidade (nvel de detalhamento do sistema decustos) e os potenciais benefcios oriundos da mesma. A Figura 1 representa a ideia de Borniaacerca do custo vs. benefcio, no que se refere ao nvel de detalhamento do modelo, dainformao.

  • Fonte: Baseado em Bornia (2009)

    Infere-se da anlise da Figura 1 que o ganho marginal do benefcio aumenta com o aumento dodetalhamento da informao, contudo, numa taxa cada vez menor.

    Composio de Custos

    Os custos de um produto ou servio so compostos pela soma dos custos diretos e indiretos. Oscustos diretos so aqueles que podem ser facilmente alocados aos produtos fabricados ou serviosprestados. Os custos indiretos, por outro lado, devem passar por um rateio para sua associaoaos produtos ou servios (Bruni e Fam, 2008).De acordo com Silvestre (2002), devido variedade de critrios para a associao dos custosindiretos, os mesmos representam srio problema aos responsveis pela alocao dos custos aosprodutos e servios da organizao. No h um padro para os critrios de alocao dos referidoscustos, variando de empresa para empresa. O autor alerta, ainda, que cada uma das alternativas de

    Figura 1 - Relao custo/benefcio do detalhamento da informao

  • critrios (horas de mo de obra direta, horas-mquina, quantidade de empregados, m, etc.)representaro composies de custo totalmente diferentes.

    Bruni e Fam (2008), declaram que a maior dificuldade encontrada pelos responsveis pelagesto de custos de qualquer empresa como alocar os custos indiretos aos produtos e serviosofertados pela mesma.

    Sistema de Custos Baseado em Atividades ABC

    Este estudo tem como foco a anlise da produo acadmica do perodo de 1990 a 2015 queversam sobre o sistema de custeio baseado em atividades. Nessa seo, sero apresentados brevesconceitos acerca do referido sistema de custos.

    De acordo com Bornia (2009, p. 109) o ABC talvez seja o mtodo de custos apresentado deforma mais confusa e diversificada na literatura.

    Segundo Pamplona (1994, apud Leone e Leone, 2010) o sistema de custos ABC seria a soluopara resolver problemas relacionados ao novo ambiente de trabalho. Para o autor, a crescentediminuio da importncia da mo de obra direta para produtos e servios requeria umaabordagem de custeio diferente das apresentadas pelos sistemas de custos correntes.

    Nakagawa (1994) discorre que, no sistema de custeio baseado em atividades, assume-se que osrecursos da empresa, isto , mo de obra, matrias-primas, sistemas, infraestrutura, soconsumidos pelas atividades e estas, por sua vez, so consumidas pelos produtos, de forma asuprir as necessidades dos clientes.

    Hicks (1942, p. 33 apud SILVESTRE, 2002) explica o que o sistema de custeio ABC:O Custeio Baseado em Atividades uma contabilizao dos custos baseado napremissa de que produtos requerem uma organizao para realizar atividades eque estas atividades requerem uma organizao que incorre em custos. Em umsistema de custeamento baseado em atividades, o sistema designado para quequalquer custo que no possa ser atribudo diretamente ao produto considere asatividades que se tornam necessrias e que o custo de cada atividade ento fluaao produto que torna a atividade necessria baseado sobre o respectivo consumoda mesma.

  • De acordo com Bornia (2009), o sistema de custeio baseado em atividades foi criado para supriras deficincias encontradas nos mtodos de custeio at ento utilizados. No ABC, os custos decomplexidade, que se referem complexidade da linha de produo geralmente ligada aoaumento de produtos e servios ofertados pela empresa, passaram a ser efetivamente apurados.

    Dessa forma, criou-se um sistema de custeio de duas fases. |Na primeira fase os custos daempresa seriam alocados em atividades, pois so elas que consomem os recursos. Na segundafase, os custos alocados nas atividades so transferidos aos produtos mediante os chamadosdirecionadores de custos Bornia (2009).Brimson (1996, p.62), define atividades como uma combinao de pessoas, tecnologia,matrias-primas, mtodos e ambiente para gerar determinado produto ou servio. Descreve o quea empresa faz: a forma como o tempo gasto e os resultados do processo.

    Bruni e Fam (2008, p.143) descrevem que atividade consiste numa combinao de recursoshumanos, materiais, tecnolgicos e financeiros para se produzirem bens ou servios.

    Os autores conceituam, ainda, os direcionadores de custos so a verdadeira causa dos custos, ouseja, os mesmos determinam a ocorrncia das atividades e tem como objetivo alocar de formamais precisa o consumo de recursos aos produtos.

    Lgica da Alocao de Custos por Meio do ABC

    Brimson (1996) descreve as etapas do processo de adaptar as contas contbeis utilizadas nacontabilidade tradicional para uma contabilidade por atividades. So elas: anlise de atividades;anlise do ciclo de vida; determinao do custo das atividades; identificao das medidas dedesempenho; determinao do custo dos processos de negcio; rastreamento do custo para oobjetivo indicado e o clculo do custo do produto.Dessa forma, o desenvolvimento de um sistema de custos baseado em atividades (ABC) seriasimplificado, pois no seriam necessrios direcionadores para alocar os custos s atividades.

    Brimson (1996) destaca ainda a importncia de se analisar os geradores de custo (direcionadoresde custo) e no a sua consequncia. Ou seja, antes de tornar uma atividade mais eficiente, deve-seinvestigar o motivo de sua existncia e, caso a atividade seja considerada de baixo ou nenhumvalor agregado, atuar de forma a eliminar a atividade, reduzindo ou eliminando seus geradores.

  • Vantagens e Desvantagens do ABC

    No h dvidas quanto s inmeras vantagens que um sistema de custos baseado em atividadespode proporcionar s empresas. A alocao mais precisa dos custos indiretos, principalmentenaquelas empresas onde sua proporo em relao ao custo total seja relevante, permite umareduo nas distores geradas quando da distribuio de custos por rateios arbitrrios.

    O sistema ABC permite, juntamente com a anlise da cadeia de valor da empresa e seusstakholders, uma constante melhoria de processos, pois permite anlise das atividades,separando-as em trs tipos: as que possuem alto valor agregado, ou seja, aquelas que sofundamentais, crticas para o cliente; as que apresentam baixo valor agregado, ou seja, no soimportantes para o cliente, mas a empresa no existe sem elas; e, por fim, as atividades que noapresentam valor agregado.

    Apesar das vantagens apresentadas, no se pode esquecer que um sistema de custos baseado ematividades um tipo de custeio por absoro. Dessa forma, carrega consigo todas as desvantagensque um sistema de absoro apresenta. Leone e Leone (2010), citam algumas das desvantagensdo ABC. So elas: o custeio ABC leva para o estoque do produto todos os custos e despesasindiretas; geralmente, seus direcionadores de custo so selecionados arbitrariamente, na base doachismo, sem qualquer validao estatstica da correlao entre os mesmos e as atividadescusteadas ou os produtos; o custo para sua implantao pode ser extremamente elevado,dependendo do nvel de detalhamento desejado da informao; grande burocracia para orecebimento de informaes como os direcionadores, as despesas do perodo, a dedicaopessoal; grande quantidade de atividades relacionadas aos produtos, ultrapassando barreirasdepartamentais; outra importante desvantagem do ABC a transformao dos custos fixos emvariveis, na medida do direcionador de custo utilizado. Ou seja, o ABC transforma o custo fixodo aluguel, por exemplo, em custo varivel atrelado quantidade de produtos produzidos, dessaforma, num ms de baixa produo o custo ser menor que a realidade.

    MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA

  • Nessa seo aborda-se a classificao deste estudo no que diz respeito ao seu objetivo, alm dadescrio dos procedimentos utilizados para a concluso do mesmo.

    Tipo e Descrio Geral da Pesquisa

    Quanto ao objetivo almejado por esse estudo, de acordo com Gil (2008a) e Gil (2008b), pode-seclassific-lo como descritivo. Segundo o referido autor, tais pesquisas visam, entre outros fins, adescrio de determinado fenmeno, bem como o estudo das relaes entre variveis.

    De acordo com GIL (2008a, p. 45) a pesquisa documental se valer de materiais que ainda noreceberam algum tratamento analtico, ou que podem ser manipulados de forma a saciar aosobjetivos da pesquisa. Dessa forma, podemos afirmar que a pesquisa bibliomtrica ,necessariamente, uma pesquisa documental.

    Segundo Otlet (1986), a bibliometria consiste em uma ferramenta medio por meio de tcnicasestatsticas, cujo objetivo classificar, categorizar, organizar determinada amostra no que serefere quantidade de obras; autores; local de produo das obras; durao; ano de produo, etc.

    Amostra

    As amostras que permitiro a concluso deste estudo referem-se produo acadmica publicadaentre o perodo de 1990 a 2014, cuja temtica principal seja o mtodo de custeio baseado ematividades. Para isso, utilizou-se o site de buscas Google Acadmico, utilizando-se as palavras-chaves: Custeio Baseado em Atividades e Custeio ABC, desmarcando as opes de incluirpatentes e incluir citaes.

    Foram localizados mais de 32 mil resultados. Dessa forma, a pesquisa foi separada entre osperodos de 1990 a 1994, 1995 a 1999, 2000 a 2004, 2005 a 2009 e, por fim, de 2010 a 2014,selecionando cinco artigos de cada perodo. O tratamento dos dados foi realizado atravs doSoftware Excel.

  • RESULTADOS

    A Tabela 1 apresenta a quantidade de trabalhos acadmicos realizados em cada ano, bem como seu percentual sobre o todo (amostra). De acordo com a tabela, o ano que, individualmente, apresentou mais publicaes foi o ano de 1994. Certamente, esse foi um perodo de grande discusso acerca do mtodo de custeio ABC.

    Tabela 1: Quantidade de trabalhos acadmicos por ano

    Ano Total de Trabalhos %1991 1 41994 4 161995 2 81999 3 122000 3 122001 1 42002 1 42005 2 82006 1 42007 2 82010 2 82011 2 82012 1 4Total 25 100

    Fonte: Elaborado pelo autor.

    As Tabelas 2 e 3 mostram a relao entre a produo acadmica e os estados e regies do Brasil.Pode-se perceber que a regio Sudeste responsvel por quase 70% da produo acadmicaacerca da metodologia de custeio ABC. O estado de So Paulo apresentou a maior quantidade detrabalhos acadmicos publicados, 14. Em segundo e terceiro lugar esto Rio Grande do Sul eMinas Gerais com cinco e dois trabalhos publicados, respectivamente. Essa anlise deixa claroque a produo cientfica est atrelada ao nvel de desenvolvimento das regies.

  • Tabela 2: Quantidade de trabalhos acadmicos por estado

    UF Total de Trabalhos %

    SP 14 56

    RS 5 20

    MG 2 8

    SC 2 8

    RJ 1 4

    Paraguai 1 4

    Total 25 100Fonte: Elaborado pelo autor.

    Tabela 3: Quantidade de trabalhos acadmicos por regio

    Regio Total de Trabalhos %

    Sudeste 17 68%

    Sul 7 28%

    Internacional 1 4%

    Total 25 100%

    Fonte: Elaborado pelo autor.

    A Tabela 4 separa os trabalhos acadmicos com base em suas ideias principais. Dos trabalhos quecompem a amostra, 32% tratam de discusses e revises tericas acerca da metodologia decusteio ABC. Desse total, 37,5% foram publicados entre 1990 e 1994, perodo de grandediscusso sobre o ABC.

    possvel perceber, ainda, que os trabalhos cujo foco seja a aplicabilidade do ABC em empresasde servios ou industriais representam juntos 56% da amostra. Infere-se deste dado que hbastante esforo por parte dos pesquisadores em aplicar o conhecimento terico em situaesreais.

  • Tabela 4: Quantidade de trabalhos acadmicos e suas ideias principais

    Ideia Principal Total deTrabalhos

    %

    Anlise acerca do conhecimento da metodologia ABC 1 4

    Anlise terica do ABC 8 32

    Aplicabilidade do ABC em uma empresa de servios 7 28

    Aplicabilidade do ABC em uma empresa industrial 7 28

    Avaliao de Investimentos 1 4

    Reconciliao de dados / Otimizao com o ABC 1 4

    Total 25 100Fonte: Elaborado pelo autor.

    Colombo (1994), realiza uma anlise da bibliografia de metodologias de custeio, alm de abordaro ABC. Prope, ainda, o uso do ABC para a valiar a lucratividade de linhas de produto de umsetor de fundio de uma grande indstria brasileira. Aps sua anlise, o autor compara os custosapurados mediante a metodologia ABC com os custos apurados pelo sistema de custos utilizadopela empresa.

    Bittar Junior, Di Domenico e Lima (1994) estudaram a aplicabilidade do ABC na melhoria deprocessos de uma indstria do ramo alimentcio. O foco do trabalho foi propor melhorias pormeio da gesto das atividades, identificando e custeando desperdcios e capacidade ociosa, dandoprioridade a aes de reduo de custos, bem como simular o custo dos produtos utilizando-seprocessos de produo alternativos.

    Yamagata (1995) apresenta um estudo de caso da utilizao do modelo de gesto de custos ABCem um banco. O trabalho, apresentado FGV para a obteno do ttulo de mestre emadministrao, apresenta vantagens e desvantagens da abordagem de custos baseada ematividades. Contudo, o foco do trabalho mostrar as vantagens que o referido sistema apresentana gerao de informaes para a gesto estratgica.

    Yamagata (1995) discorre, ainda, sobre a importncia da anlise da cadeia de valor das atividadeslevantadas durante o processo de mapeamento de atividades junto aos gestores. Para o autor, apossibilidade de melhorar processos [e o principal legado do ABC.

  • Di Domenico e Lima (1995) efetuam uma anlise do ABC numa indstria agrcola. Os autoresdescrevem as vantagens do ABC diante das inmeras variveis que a produo no campo estsujeita, como infestaes, chuvas, geadas, secas etc. O modelo de gesto de custos ABC foi capazde identificar o custo das atividades durante o perodo de safra independentemente de fatoresexternos, pois o consumo das atividades est relacionado com o volume de seu respectivodirecionador.

    Fam e Habib (1999) fizeram um estudo sobre a aplicabilidade do custeio ABC em uma empresaprestadora de servios de sade. Os autores afirmam que a ausncia de estoque facilita aimplantao da metodologia de custeio ABC. Fam e Habib (1999) identificaram os custos daempresa e perceberam que 88% dos mesmos referiam-se a despesas com pessoal, o que corroboraa utilizao do custeio ABC.

    Khoury e Ancelevicz (2000), por sua vez, realizaram um estudo acerca das controvrsias dosistema ABC. Para os autores, a crescente moda de se implementar o custeio ABC, muitas vezesincentivado pelas grandes consultorias estrangeiras, pode levar a decises equivocadas e,consequentemente, prejudiciais s empresas.Datar e Gupta (1994, apud Khoury e Anceleviz, 2000) apresentam possveis trs erros do sistemade custos ABC: erro de agregao, que se refere ao erro de apurar custos de atividadesheterogneas e utilizar um nico direcionador para alocar os mesmos aos produtos e servios;erro de especificao, que ocorre quando um produto ou servio exige recursos de forma noproporcional ao volume produzido; e erro de medio; que se refere-se subjetividadeapresentada na resposta de questionrios e entrevistas.

    Beuren e Roedel (2002) replicaram uma pesquisa realizada anteriormente que buscava identificaro grau de conhecimento do sistema de custeio ABC pelas 500 maiores empresas do Brasil. Osautores replicaram tal pesquisa no estado de Santa Catarina e identificaram que das 81 empresasque responderam os questionrios da pesquisa, apenas 7% das empresas nunca tinham ouvidofalar do sistema de custos ABC. Alm disso, 73% das empresas que conheciam o ABC no seinteressaram por implement-lo.

    Beuren e Roedel (2002) identificaram, ainda, que dos motivos pelos quais as empresas que no seinteressaram em adotar o ABC, destacam-se a percepo de baixo benefcio em relao aosistema de custo vigente e a complexidade de sua implementao.

  • Bezerra et al (2007) tratam de um estudo de caso da aplicao do ABC em uma instituiofinanceira. Suas concluses corroboram com as de Fam e Habib (1999), no que diz respeito adaptao da empresa prestadora de servios ao ABC, uma vez que possui baixo estoque, custosfixos no curto prazo e alto valor de custos indiretos.

    Bezzerra et al (2007) descreveu que o banco estudado utilizava as informaes geradas pelametodologia de custeio ABC para custear objetos, processos, produtos, resultados por unidade,resultado por produto, determinar preos de transferncias entre reas da empresa, subsdio precificao de tarifas e a rentabilidade por cliente.

    Paiva, Baccarin e Bueno (2010) estudaram a possibilidade da utilizao simultnea do custeiobaseado em atividades (ABC) e do custeio baseado no tempo e invertido por atividade (TDABC)em uma empresa de usinagem de peas agrcolas.

    CONCLUSES

    O presente estudo teve por objetivo a anlise da produo acadmica no perodo de 1990 a 2014,cujo tema principal fosse a metodologia de custeio ABC e suas implicaes. Foram selecionados25 trabalhos acadmicos, cinco a cada perodo de cinco anos.

    Identificamos que o sudeste foi principal regio no que diz respeito a publicao destes trabalhos.O que mostra que a produo acadmica est diretamente relacionada com o nvel dedesenvolvimento de uma regio.

    Identificamos, ainda, que os trabalhos acadmicos esto bem divididos quanto ao alcance de seustemas. Os trabalhos que realizaram anlises tericas, de extrema importncia para a evoluo dosconceitos da metodologia, intermedeiam-se com os trabalhos sobre a aplicabilidade do ABC emindstrias e em prestadoras de servio. Mostrando que teoria e prtica andam juntas quando setrata de gesto de custos.

    Deve-se ressaltar que a grande quantidade de trabalhos acadmicos existentes sobre o temacontribui para a confuso de conceitos. Pde-se perceber, durante a anlise dos trabalhosacadmicos, que a grande maioria aborda o sistema de custos ABC como a soluo para aalocao dos custos indiretos aos produtos de forma mais acurada. Essa anlise, muitas vezesfeita sem um olhar crtico e imparcial prejudica a aceitao do modelo ABC nas empresas. O

  • ABC um modelo de gesto de custos to bom quanto todos os outros modelos criadosanteriormente, pois cada modelo tem seu prprio campo de atuao, suas vantagens edesvantagens.

    Deve-se ressaltar que o papel da gesto de custo importantssimo, contudo, trata-se de um meiopara alcanar um propsito maior, que o aumento do valor da empresa. Focar a acurcia de umsistema de gesto de custos sem levar em considerao seu principal objetivo, que auxiliar atomada de deciso para a maximizao o valor da empresa no longo prazo, significa prender-se auma viso mope e incompleta do papel da contabilidade de custos.

    Para futuras pesquisas acerca do ABC no campo bibliomtrico, sugere-se que se verifique todosos estudos de caso de empresas que adotaram o ABC, pesquisando se as mesmas ainda utilizam omodelo, listando suas ventagens e desvantagens percebidas, bem como os principais motivos para manuteno do mesmo, ou o motivo da desistncia de se utilizar o ABC.

  • REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

    ABBAS, Katia; GONALVES, Marguit Neumann; LEONCINE, Maury. Os mtodos de custeio:vantagens, desvantagens e sua aplicabilidade nos diversos tipos de organizaes apresentadas pela literatura. ConTexto, v. 12, n. 22, p. 145-159, 2012. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    BARCELOS, BARTHOLOMEO OLIVEIRA et al. Implantao do Custeio ABC em um Escritrio de Advocacia: Um Estudo de Caso. XXXI ENEGEP-Encontro Nacional de Engenhariade Produo, 2011. Disponvel em: . Acesso em: 17 abr. 2015.

    BERNARDINELLI, Armando; MIYABARA, Walter; POPADIUK, Silvio. Mtodos de custo adotados pela indstria farmacutica e suas influncias na deciso de promover um produto. Revista de Administrao Mackenzie, v. 1, n. 1, 2009. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015

    BEUREN, Ilse Maria; ROEDEL, Ari. O uso do custeio baseado em atividades: ABC (Activity Based Costing) nas maiores empresas de Santa Catarina. Revista Contabilidade & Finanas, v. 13, n. 30, p. 7-18, 2002. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    .BEZERRA, Francisco Antonio et al. Custeio das modalidades de consumo de recursos: um estudo de caso sobre abc em bancos. Revista Universo Contbil, v. 3, n. 3, p. 71-86, 2007. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    BIASIO, Roberto. Sistema de custeio por atividade ABC: anlise de artigos apresentados em congresso X posies da literatura especializada. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-

  • ABC. 2006. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.

    BORNIA, Antnio Cezar. Anlise gerencial de custos: aplicao em empresas modernas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009.

    ______. Consideraes sobre o custeio por atividade. In: II Congresso internacional de custos. Asuncion (Paraguay) set. 1991. Disponvel em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

    BRIMSON; James A. Contabilidade por atividades: uma abordagem de custeio baseado em atividades. Traduo de Antonio T. G. Carneiro. So Paulo: Atlas, 1996.

    BRUNI, Adriano Leal; FAM, Rubens. Gesto de custos e formao de preos. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

    CARMO, Luis Paulo Faria; SILVA, Lino Martins. Custeio Baseado em Atividades (ABC) aplicado ao setor pblico: estudo de caso no Colgio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). Revista Uniabeu, v. 4, n. 6, p. 161-181, 2011. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    COGAN, Samuel. Teoria das Restries versus outros mtodos de custeio: uma questo de curto ou de longo prazo. Revista Universo Contbil, v. 1, n. 3, p. 08-20, 2005. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.

    ______. Um modelo de reconciliao de dados para o custeio baseado-em-atividades (ABC). Revista de Administrao de Empresas, So Paulo, v. 39, n. 2, 1999. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.

    COLMANETTI, Marcelo Silveira. Modelagem de sistemas de manufatura orientada pelo custeio das atividades e processos. 2001. Tese de Doutorado. Universidade de So Paulo. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

  • COLOMBO, Luiz Carlos Da Cunha. Anlise do tratamento dado aos custos indiretos de fabricao (CIF): um estudo de caso baseado no sistema de custeio ABC (activity based costing). 1994. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.

    DI DOMENICO, Gino Berninzon; LIMA, Paulo Corra. Gesto de custos baseada em atividades em um ambiente agrcola. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 1995. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.

    DURAN, Orlando; RADAELLI, Lucas. Metodologia ABC: implantao numa microempresa. Gesto & Produo, v. 7, n. 2, p. 118-135, 2000. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    FAMA, Rubens; HABIB, Cludia Vasconcellos S. Implantao do sistema do custeio ABC em empresa prestadora de servios de sade: Vantagens e limitaes. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 1999. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.

    IGLESIAS, Daniel Eloy Tejera. Proposta de uma sistemtica de avaliao de investimentos utilizando o Mtodo ABC (Activity-Based Costing). 1999. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.

    JERIC, Marli de Carvalho; CASTILHO, Valria. Gerenciamento de custos: aplicao do mtodo de Custeio Baseado em Atividades em Centro de Material Esterilizado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 3, p. 745-752, 2010. Disponvel em: . Acesso em: 16 abr. 2015.

    JUNIOR, Mariano Bittar; DI DOMENICO, Gino Berninzon; LIMA, Paulo Corra. DECISES DE CONTROLE DE CUSTOS NO CHO-DE-FBRICA A PARTIR DA IMPLANTAO DO SISTEMA DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES. In: Anais do Congresso Brasileirode Custos-ABC. 1994. Disponvel em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

  • KHOURY, Carlos Yorghi; ANCELEVICZ, Jacob. Controvrsias acerca do sistema de custos ABC. Revista de Administrao de empresas (RAE), 2000. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    KRAEMER, Tnia Henke; NETO, Francisco Jos Kliemann. A Nova Competio Global e a Necessidade de Novos Sistemas de Custeio. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 1994. Disponvel em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

    LEONE, George S. G; LEONE, Rodrigo Jos Guerra. Curso de contabilidade de custos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2010.

    MIRANDA, Gilberto Jos et al. Custeio ABC no ambiente hospitalar: um estudo nos hospitais universitrios e de ensino brasileiros. Rev. contab. finan, v. 18, n. 44, p. 33-43, 2007. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    OTLET, Paul. O Livro e a Medida Bibliometria. In: ESTIVALS, Robert; ZOLTOWSKI, Victor;GARFIELD, Eugene; FONSECA, Edson Nery da (Org.). Bibliometria: teoria e prtica. SoPaulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1986. P. 19-34.

    PAIVA, Srgio; BACCARIN, Jos Giacomo; BUENO, O. de. Gesto de custos baseado no tempo aplicada em pequenas empresas. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO, v. 30, p. 1-15, 2010. Disponvel em: . Acesso em: 16 abr. 2015.

    SILVESTRE, William Celso. Sistema de custos abc: uma viso avanada para tecnologia de informao e avaliao de desempenho. So Paulo: Atlas, 2002.

    TACHIBANA, WILSON KENDY; ESCRIVO FILHO, Edmundo; SANTOS, Fernando Csar Almada. ADMINISTRAAO ESTRATGICA DE CUSTOS. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos - ABC. 1994. Disponvel em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

  • WERNKE, Rodney. Custeio baseado em atividades (ABC) aplicado aos processos de compra e venda de distribuidora de mercadorias. Revista Contabilidade & Finanas, v. 16, n. 38, p. 74-89, 2005. Disponvel em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

    YAMAGATA, Edson Koji. Custeio baseado em atividades em instituies financeiras. 1995. Disponvel em: . Acesso em: 29 mar. 2015.