variação linguística no enem

Post on 15-Apr-2017

5.999 Views

Category:

Documents

8 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

tópicos de compreensão textual no enem Variação linguística

Manoel Neves

Vera,SílviaeEmíliasaíramparapassearpelachácaracomIrene.– A senhora tem um jardim deslumbrante, dona Irene! – comenta Sílvia,maravilhadadiantedoscanteirosderosasehortênsias.–Paracomeçar,deixeo“senhora”deladoeesqueçao“dona”também-dizIrene,sorrindo. - Já é um custo aguentar a Verame chamandode “tia” o tempo todo.MeunomeéIrene.Todassorriem.Ireneprossegue:Agradeçooselogiosparaojardim,sóquevocêvaiterdefazê-losparaEulália,queéquemcuidadasflores.Eusouumfracassonajardinagem.

BAGNO,M.AlínguadeEulália:novelasociolinguística.SãoPaulo:Contexto,2003.

QUESTÃO 01 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009)Na línguaportuguesa,aescolhado“você”ou“senhor(a)”denotaograu de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. Nodiálogo apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagemSílviaempregaaforma"senhora"aosereferiràIrene.Nasituaçãoapresentadanotexto,oempregode"senhora"aosereferiràinterlocutoraocorrerporqueSílvia

a)pensaqueIreneéajardineiradacasa.b)acreditaqueIrenegostadetodosqueavisitam.c)observaqueIreneeEuláliasãopessoasquevivememárearural.d)desejaexpressarpormeiodesuafalaofatodesuafamíliaconhecerIrene.e)consideraqueIreneéumapessoamaisvelha,comaqualnãotemintimidade.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O pronome “você” indica, normalmente, tratamento respeitoso para com ointerlocutor.Porsetratardeumapessoamaisvelha,pode-seinferirqueolocutor,ao usar tal forma, teve a intencionalidade de indicar respeito pela personagemIrene.Assinale-se,pois,aalternativa“e”.

Aescritaéumadasformasdeexpressãoqueaspessoasutilizamparacomunicaralgo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever.Assim o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e deregistro torna-senecessárioparaque seusea línguanasmaisdiversas situaçõescomunicativas.

QUESTÃO 02 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009)Considerandoasinformaçõesacima,imaginequevocêestáàprocuradeumempregoeencontrouduasempresasqueprecisamdenovosfuncionários.Umadelasexigeumacartadesolicitaçãodeemprego.Aoredigi-la,você

a)faráusodalinguagemmetafórica.b)apresentaráelementosnãoverbais.c)utilizaráoregistroinformal.d)evidenciaráanormapadrão.e)faráusodegírias.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O gênero textual referido nesta questão – carta de solicitação [de emprego] –requer o uso de uma linguagem formal, padrão, culta. Marque-se, pois, aalternativa “d”. Atente-se que a carta pessoal, apesar de muito parecida com ogêneroreferidoanteriormente,admitecertaliberdadelinguística.

Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou aesquina,diminuiuopassoatéparar,encostando-seàparededeumacasa.Porelaescorregando,sentou-senacalçada,aindaúmidadachuva,edescansounapedraocachimbo.Doisoutrêspassantesrodearam-noeindagaramsenãosesentiabem.Darioabriuaboca,moveuoslábios,nãoseouviuresposta.Osenhorgordo,debranco,sugeriuquedeviasofrerdeataque.

TREVISAN,D.UmavelaparaDario.CemitériodeElefantes.RiodeJaneiro:CivilizaçãoBrasileira,1964(adaptado).

QUESTÃO 03 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009)Notexto,umacontecimentoénarradoemlinguagemliterária.Essemesmofato,serelatadoemversãojornalística,comcaracterísticasdenotícia,seriaidentificadoem:a) Aí, amigão, fui diminuindo o passo e tentei me apoiar no guarda-chuva... mas não deu.Encosteinaparedeefuiescorregando.Foimalcara!Perdiossentidosalimesmo.Umpovoquepassava falou comigo e tentou me socorrer. E eu, ali, estatelado, sem conseguir falar nada!Cruzes!Quemal!b)O representantecomercialDarioFerreira,43anos,não resistiue caiunacalçadadaRuadaAbolição,quaseesquinacomaPadreVieira,nocentrodacidade,ontemporvoltadomeio-dia.Ohomemainda tentouapoiar-senoguarda-chuvaque trazia,masnãoconseguiu.Aospopularesquetentaramsocorrê-lonãoconseguiudarqualquerinformação.c)Eulogoviquepodiasetratardeumataque.Euvinhalogoatrás.Ohomem,todoaprumado,deguarda-chuvanobraçoecachimbonaboca,dobrouaesquinae foidiminuindoopassoatésesentarno chãoda calçada.Algumaspessoasquepassavampararamparaajudar,maselenemconseguiafalar.d) Vítima. Idade: entre 40 e 45 anos; Sexo: masculino; Cor: branca; Ocorrência: Encontradodesacordado na Rua da Abolição, quase esquina com Padre Vieira. Ambulância chamada às12h34minporhomemdesconhecido.Acaminho.e)Prontosocorro?Porfavor,temumhomemcaídonacalçadadaruadaAbolição,quaseesquinacomaPadreVieira.Eleparecedesmaiado.Temumgrupodepessoasemvoltadele.Masparecequeninguémaquipodeajudar.Eleprecisadeumaambulânciarápido.Porfavor,venhamlogo!

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Aobjetividade,aimpessoalidadeeaorganizaçãodasinformaçõescaracterísticasdalinguagemjornalística[funçãoreferencialoudenotativa]encontra-sepresentetão-somentenotextotranscritonaalternativa“b”.

Querevitarpesadelos?Entãonãodurmadebarrigaparacima.Esteéoconselhodequem garante ter sido atacado pela Pisadeira. A meliante costuma agir em SãoPaulo eMinas Gerais. Suas vítimas preferidas são aquelas que comeram demaisantesdedormir.Descedotelhadoseuesconderijousual-episacommuitaforçano peito e na barriga do incauto adormecido, provocando os pesadelos. Hácontrovérsias sobre sua aparência. De acordo com alguns, é uma mulher bemgorda. Já o escritor Cornélio Pires forneceu a seguinte descrição da malfeitora:“Essaéuamuiémuitomagra,quetemosdedoscumpridoesecocumcadaunhão!Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magromuntoarcado;sobranceiacerradoezoioaceso...”.Pelosim,pelonão,caroamigo....barrigaparabaixoebonssonhos.

AlmanaquedeCulturaPopular.Ano10,out.2008.nº114(adaptado).

QUESTÃO 04 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Considerando que as variedades linguísticas existentes no Brasilconstituempatrimôniocultural,adescriçãodapersonagemlendária,Pisadeira,naspalavrasdoescritorCornélioPires,

a)mostrahábitoslinguísticosatribuídosàpersonagemlendária.b)ironizavocabuláriousadonoregistroescritodedescriçãodepersonagens.c) associa a aparência desagradável da personagem ao desprestígio da culturabrasileira.d) sugere crítica ao tema da superstição como integrante da cultura decomunidadesinterioranas.e)valorizaamemóriaeasidentidadesnacionaispeloregistroescritodevariedadeslinguísticaspoucoprestigiadas.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Aúnicaalternativaqueapresentaumcomentáriopertinenteaoaspectoculturalelinguísticodotextolidoéaletra“e”.

SerafimdaSilvaNetodefendiaa tesedaunidadeda línguaportuguesanoBrasil,entrevendoquenoBrasilasdelimitaçõesdialetaisespaciaisnãoeramtãomarcadascomo as isoglossas [1] da România Antiga.Mas Paul Teyssier, na suaHistória daLínguaPortuguesa,reconhecequenadiversidadesocioletalessapretensaunidadesedesfaz.DizTeyssier:“A realidade,porém,équeasdivisões ‘dialetais’noBrasil sãomenosgeográficasque socioculturais. As diferenças na maneira de falar são maiores, numdeterminado lugar, entreumhomemcultoeo vizinhoanalfabetoqueentredoisbrasileiros domesmo nível cultural originários de duas regiões distantes uma daoutra.”

SILVA,R.V.M.Oportuguêsbrasileiroeoportuguêseuropeucontemporâneo:algunsaspectosdadiferença.

ISOGLOSA[linha imaginária que, em um mapa, une os pontos de ocorrência de traços efenômenoslinguísticosidênticos]

FERREIRA,A.B.H.NovodicionárioAuréliodalínguaportuguesa.RiodeJaneiro:NovaFronteira,1986.

QUESTÃO 05 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009)Deacordocomasinformaçõespresentesnotexto,ospontosdevistadeSerafimdaSilvaNetoedePaulTeyssierconvergememrelaçãoa) à influência dos aspectos socioculturais nas diferenças dos falares entreindivíduos, pois ambos consideram que pessoas de mesmo nível socioculturalfalamdeformasemelhante.b)àdelimitaçãodialetalnoBrasilassemelhar-seaoqueocorrianaRomâniaAntiga,pois ambos consideram a variação linguística no Brasil como decorrente deaspectosgeográficos.c) à variação sociocultural entre brasileiros de diferentes regiões, pois ambosconsideramo fator socioculturaldebastantepesonaconstituiçãodasvariedadeslinguísticasnoBrasil.d)àdiversidadedalínguaportuguesanaRomâniaAntiga,queatéhojecontinuaaexistir,manifestando-senasvarianteslinguísticasdoportuguêsatualnoBrasil.e) à existência de delimitações dialetais geográficas pouco marcadas no Brasil,emboracadaumenfatizeaspectosdiferentesdaquestão.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Os dois autores não identificam diferenças dialetais marcantes entre as regiõesbrasileiras quando levam em conta apenas aspectos geográficos. Paulo Teyssier,entretanto, considera a relevância dos fatores socioculturais na diferenciação deestruturasdialetais,mesmoquandosãofalantesquehabitamumamesmaregião.Marque-se,pois,aalternativa“e”.

Acompanhando os navegadores, colonizadores e comerciantes portugueses emtodasassuas incríveisviagens,apartirdoséculoXV,oportuguêssetransformounalínguadeumimpério.Nesseprocesso,entrouemcontato—forçado,omaisdasvezes; amigável, em alguns casos— com asmais diversas línguas, passando porprocessos de variação e de mudança linguística. Assim, contar a história doportuguêsdoBrasilémergulharnasuahistóriacolonialedepaísindependente,jáqueaslínguasnãosãomecanismosdesgarradosdospovosqueasutilizam.Nessecenário, sãomuitos os aspectos da estrutura linguística que não só expressam adiferença entre Portugal e Brasil como também definem, no Brasil, diferençasregionaisesociais.

PAGOTTO,E.P.LínguasdoBrasil.Disponívelem:http://cienciaecultura.bvs.br.Acessoem:5jul.2009.

Barbarismo é vício que se comete na escritura de cada uma das partes daconstruçãoounapronunciação.EemnenhumapartedaTerrasecometemaisessafigura da pronunciação que nestes reinos, por causa das muitas nações quetrouxemos ao jugo do nosso serviço. Porque bem como os Gregos e Romanoshaviam por bárbaras todas as outras nações estranhas a eles, por não poderemformar sua linguagem, assimnóspodemosdizer que as naçõesdeÁfrica,Guiné,Ásia,Brasilbarbarizamquandoqueremimitaranossa.

BARROS,J.Gramáticadalínguaportuguesa.Porto:PortoEditora,1957(adaptado).

QUESTÃO 06 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Os textos abordam o contato da língua portuguesa com outraslínguas e processos de variação e de mudança decorridos desse contato. Dacomparaçãoentreostextos,conclui-sequeaposiçãodeJoãodeBarros(TextoII),emrelaçãoaosusossociaisdalinguagem,revelaa)atitudecríticadoautorquantoàgramáticaqueasnaçõesaserviçodePortugalpossuíame, aomesmo tempo,debenevolênciaquantoao conhecimentoqueospovostinhamdesuaslínguas.b) atitude preconceituosa relativa a vícios culturais das nações sob domínioportuguês, dado o interesse dos falantes dessa línguas em copiar a língua doimpério,oqueimplicouafalênciadoidiomafaladoemPortugal.c)odesejodeconservar,emPortugal,asestruturasdavariantepadrãoda línguagrega— em oposição às consideradas bárbaras—, em vista da necessidade depreservaçãodopadrãodecorreçãodessalínguaàépoca.d) adesão à concepção de língua como entidade homogênea e invariável, enegaçãodaideiadequealínguaportuguesapertenceaoutrospovos.e) atitude crítica, que se estende à própria língua portuguesa, por se tratar desistema que não disporia de elementos necessários para a plena inserçãosocioculturaldefalantesnãonativosdoportuguês.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A visão preconceituosa de João de Barros, compreensível e talvez inevitável naépoca,consideraa línguaportuguesacomopropriedadedosportuguesesecomoentidadehomogênea,poisrejeitasuasvariantes.Marque-se,pois,aalternativa“d”.

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou aomercado, apuro o ouvido; nãoespero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir apronúnciadecadaum;ospaulistaspensamquetodonordestinofalaigual;contudoasvariaçõessãomaisnumerosasqueasnotasdeumaescalamusical.Pernambuco,Paraíba,RioGrandedoNorte,Ceará,Piauítêmnofalardeseusnativosmuitomaisvariantesdoquese imagina.Eagentesegozaunsdosoutros, imitaovizinho,etodomundori,porquepareceimpossívelqueumpraianodebeira-marnãocheguesequerpertodeumsertanejodeQuixeramobim.OpessoaldoCariri,então,atéseorgulhadofalardeles.Têmunstêsdoces,quaseumthe;jánós,ásperossertanejos,fazemosumduroauoueudetodososterminaisemalouel–carnavau,Raqueu...Jáosparaibanostrocamo lpelor. JoséAméricosómechamava,afetuosamente,deRaquer.

Queiroz,R.OEstadodeSãoPaulo.09maio1998(fragmentoadaptado).

QUESTÃO 07 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2010) Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variaçãolinguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. Ascaracterísticasregionaisexploradasnotextomanifestam-se

a)nafonologia.b)nousodoléxico.c)nograudeformalidade.d)naorganizaçãosintática.e)naestruturaçãomorfológica.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Odestaqueno“t”,natransformaçãodaconsoante“l”em“u”nofinaldesílabaseatransposiçãodo“l”dofinaldepalavrasem“r”sãoaspectosfonológicos[sonoros]davariaçãolinguísticareferidapelaautoradotexto.Assinale-se,pois,aalternativa“a”.

Iscuteoquetôdizendo,Seudotô,seucoroné:DefometãopadecendoMeusfioeminhamuié.Sembriga,questãonemguerra,MeçadestagrandeterraUmastarefapraeu!TenhapenadoagregadoNãomedêxedeserdadoDaquiloqueDeusmedeu.

PATATIVADOASSARÉ.Aterraénaturá.In:Cordéiseoutrospoemas.Fortaleza:UniversidadeFederaldoCeará,2008.

QUESTÃO 08 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009)Apartirdaanálisedalinguagemutilizadanopoema,infere-sequeoeu liríco revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Essefalante,emseugruposocial,éidentificadocomoumfalante.a)escolarizadoprovenientedeumametrópole.b)sertanejomoradordeumaárearural.c)idosoquehabitaumacomunidadeurbana.d)escolarizadoquehabitaumacomunidadedointeriordopaís.e)estrangeiroqueimigrouparaumacomunidadedosuldopaís.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

OlocutordopoemadePatativadoAssaréutilizaumavariantelinguísticabastantecomum no interior do país [regional]. Da leitura do texto, depreende-se que osujeitopoéticoconheceaspalavrasapenasdeouvido,nãotendo,pois,contatocomalínguaescrita.Marque-se,pois,aalternativa“b”.

VenhosolicitaraclarividenteatençãodeVossaExcelênciaparaquesejaconjuradauma calamidade que está prestes a desabar em cima da juventude feminina doBrasil. Refiro-me, senhor presidente, ao movimento entusiasta que estáempolgandocentenasdemoças,atraindo-asparasetransformarememjogadorasdefutebol,semselevaremcontaqueamulhernãopoderápraticaresteesporteviolentosemafetar,seriamente,oequilíbriofisiológicodassuasfunçõesorgânicas,devido à natureza que se dispôs a sermãe. Ao que dizem os jornais, no Rio deJaneiro,jáestãoformadosnadamenosdedezquadrosfemininos.EmSãoPauloeBeloHorizontetambémjáestãoseconstituindooutros.E,nestecrescendo,dentrodeumano,éprovávelqueem todooBrasil estejamorganizadosuns200clubesfemininosdefutebol:ouseja:200núcleosdestroçadosdasaúdede2,2milfuturasmães,que,alémdomais,ficarãopresasaumamentalidadedepressivaepropensaaosexibicionismosrudeseextravagantes.

Colunapênalti.Cartacapital.28abr.2010.

QUESTÃO 09 tópicos de compreensão textual no enem

ENEM-2010)Otrechoépartedeumacartadeumcidadãobrasileiro,JoséFuzeira,encaminhada,emabrilde1940,aoentãopresidentedaRepúblicaGetúlioVargas.As opções linguísticas de Fuzeira mostram que seu texto foi elaborado emlinguagema)regional,adequadaàtrocadeinformaçõesnasituaçãoapresentada.b)jurídica,exigidapelotemarelacionadoaodomíniodofutebol.c)coloquial,considerando-sequeeleeraumcidadãobrasileirocomum.d)culta,adequando-seaoseuinterlocutoreàsituaçãodecomunicação.e)informal,pressupondoograudeescolaridadedeseuinterlocutor.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A carta em análise apresenta uma linguagem formal, padrão, culta, totalmenteadequadaaointerlocutor.Assinale-seaalternativa“d”.

SOSPORTUGUÊS

S.O.S.Português.Novaescola.SãoPaulo:Abril,anoXXV,n.231.abr.2010.[fragmentoadaptado]

Porquepronunciamosmuitaspalavrasdeum jeitodiferentedaescrita?Pode-serefletirsobreesseaspectoda línguacombaseemduasperspectivas.Naprimeiradelas,falaeescritasãodicotômicas,oquerestringeoensinodalínguaaocódigo.Daívemoentendimentodequeaescritaémaiscomplexaqueafala,eseuensinorestringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação comsituações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como umprodutodistintodeduasmodalidadesdalíngua:aoraleaescrita.Aquestãoéquenemsemprenosdamoscontadisso.

QUESTÃO 10 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2010)Oassuntotratadonofragmentoérelativoà línguaportuguesaefoipublicadoemumarevistadestinadaaprofessores.Entreascaracterísticasprópriasdessetipodetexto,identificam-seasmarcaslinguísticasprópriasdousoa)regional,pelapresençadeléxicodedeterminadaregiãodoBrasil.b)literário,pelaconformidadecomasnormasdagramática.c)técnico,pormeiodeexpressõesprópriasdetextoscientíficos.d)coloquial,pormeiodoregistrodeinformalidade.e)oral,pormeiodousodeexpressõestípicasdaoralidade.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Seotextofoipublicadonumarevistadirigidaaprofessores,emtese,sualinguagemdeveriaserpadrão,formaleapresentartermosespecíficosdeumaárea.Ousodetermos técnicos pode ser comprovado pela seguinte seleção vocabular: duasperspectivas, dicotômicas, duas modalidades. Ademais, no fragmento lido,respeitam-se as regras da modalidade padrão da língua. Marque-se, pois, aalternativa“c”.

Hácertosusosconsagradosna fala,eatémesmonaescrita,que,adependerdoestrato social e donível de escolaridadedo falante, são, semdúvida, previsíveis.Ocorrem até mesmo em falantes que dominam a variedade padrão, pois, naverdade,revelamtendênciasexistentesnalínguaemseuprocessodemudançaquenão podem ser bloqueadas em nome de um “ideal linguístico” que estariarepresentado pelas regras da gramática normativa. Usos como ter porhaver emconstruções existenciais (temmuitos livros na estante), o do pronome objeto naposição de sujeito (paramim fazer o trabalho), a não-concordância das passivascomse(aluga-secasas)são indíciosdaexistência,nãodeumanormaúnica,masdeumapluralidadedenormas,entendida,maisumavez,normacomoconjuntodehábitoslinguísticos,semimplicarjuízodevalor.

CALLOU,D.Gramática,variaçãoenormas.In:VIEIRA,S.R.;BRANDÃO,S.(orgs).Ensinodegramática:descriçãoeuso.SãoPaulo:Contexto,2007(fragmento).

QUESTÃO 11 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2011)Considerandoareflexãotrazidanotextoarespeitodamultiplicidadedodiscurso,verifica-sea)estudantesquenãoconhecemasdiferençasentrelínguaescritaelínguafaladaempregam, indistintamente, usos aceitos na conversa com amigos quando vãoelaborarumtextoescrito.b)falantesquedominamavariedadepadrãodoportuguêsdoBrasildemonstramusos que confirmam a diferença entre a norma idealizada e a efetivamentepraticada,mesmoporfalantesmaisescolarizados.c) moradores de diversas regiões do país que enfrentam dificuldades ao seexpressar na escrita revelam a constantemodificação das regras de emprego depronomeseoscasosespeciaisdeconcordância.d)pessoasquese julgamnodireitodecontrariaragramáticaensinadanaescolagostam de apresentar usos não aceitos socialmente para esconderem seudesconhecimentodanormapadrão.e) usuários que desvendam os mistérios e sutilezas da língua portuguesaempregam formas do verbo ter quando, na verdade, deveriam usar formas doverbohaver,contrariandoasregrasgramaticais.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Parao locutorpresenteno textoemanálise,mesmoos falantesquedominamavariedade culta da língua cometem alguns deslizes no uso cotidiano. Tal ideiaencontra-sepresentetambémnaalternativa“b”.

MANDIOCA–UMPRESENTEDAAMAZÔNIAAipim, castelona, macaxeira, maniva, maniveira. As designações da Manihotutilissimapodem variar de região, no Brasil,mas uma delas deve ser levada emcontaemtodooterritórionacional:pão-de-pobre–epormotivosóbvios.Ricaemfécula,amandioca–umaplantarústicaenativadaAmazôniadisseminadanomundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses – é a base desustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600milhõesdepessoasemváriospontosdoplaneta,eemparticularemalgunsregiõesdaÁfrica.

OmelhordoGloboRural.fev.2005.

QUESTÃO 12 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2011)Deacordocomotexto,hánoBrasilumavariedadedenomesparaaManihotutilissima,nomecientíficodamandioca.Essefenômenorevelaquea)existemvariedadesregionaisparanomearumamesmaespéciedeplanta.b)mandiocaéonomeespecíficoparaaespécieexistentenaregiãoamazônica.c)"pão-de-pobre"édesignaçãoespecíficaparaaplantadaregiãoamazônica.d)osnomesdesignamespéciesdiferentesdaplanta,conformearegião.e)aplantaénomeadaconformeasparticularidadesqueapresenta.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A existência de várias denominações para um mesmo elemento é umamanifestação do fenômeno da variação linguística. Assinale-se, portanto, aalternativa“a”.

Motivadas ou não historicamente, normas prestigiadas ou estigmatizadas pelacomunidadesobrepõem-seaolongodoterritório,sejanumarelaçãodeoposição,seja de complementaridade, sem, contudo, anular a interseção de usos queconfiguram uma norma nacional distinta da do português europeu. Ao focalizaressaquestão,queopõenãosóasnormasdoportuguêsdePortugalàsnormasdoportuguêsbrasileiro,mastambémaschamadasnormascultas locaisàspopularesouvernáculas,deve-se insistirna ideiadequeessasnormas se consolidaramemdiferentesmomentosdanossahistória e que só a partir do séculoXVIII se podecomeçarapensarnabifurcaçãodas variantes continentais, oraemconsequênciade mudanças ocorridas no Brasil, ora em Portugal, ora, ainda, em ambos osterritórios.

CALLOU,D.Gramática,variaçãoenormas.In:VIEIRA,S.R.;BRANDÃO,S.(orgs).Ensinodegramática:descriçãoeuso.SãoPaulo:Contexto,2007(fragmento).

QUESTÃO 13 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2011) O português do Brasil não é uma língua uniforme. A variaçãolinguística é um fenômeno natural, ao qual todas as línguas estão sujeitas. Aoconsiderar as variedades linguísticas, o texto mostra que as normas podem seraprovadasoucondenadassocialmente,chamandoaatençãodoleitorparaaa) desconsideração da existência das normas populares pelos falantes da normaculta.b)difusãodoportuguêsdePortugal em todasas regiõesdoBrasil sóapartirdoséculoXVIII.c) existência de usos da língua que caracterizam uma norma nacional do Brasil,distintadadePortugal.d) inexistência de normas cultas locais e populares ou vernáculas em umdeterminadopaís.e) necessidade de se rejeitar a ideia de que os usos frequentes de uma línguadevemseraceitos.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O texto defende a ideia segundo a qual o português do Brasil é diferente doportuguêsdePortugal.Assinale-se,pois,aalternativa"c".

Foisempreumgaúchoquebralhão,edespilchadosempre,porsermuitodemãosabertas.Senumamesadeprimeiraganhavaumaponchadadebalastracas,reuniaagurizadadacasa,faziapi!pi!pi!comopragalinhasesemeavaasmoedas,rindo-sedoformigueiroqueamiuçadaformava,catandoaspratasnoterreiro.Gostavade sentar um laçaçonum cachorro,masdesses laçaços de apanhar dapalheta àvirilha, e puxado a valer, tantoqueobichoqueo tomava, de tanto sentir dor, elombeando-se,depoisdedispararumpoucoéquegritava,numcaim!caim!caim!dedesespero.LOPESNETO,J.S.Contrabandista.In.:SALES,H.Antologiadecontosbrasileiros.RiodeJaneiro:Ediouro,2001.(adaptado)

QUESTÃO 14 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2011)AlínguafaladanoBrasilapresentavastadiversidadequesemanifestadeacordocomo lugar,a faixaetária, a classe social, entreoutroselementos.Nofragmentodotextoliterário,avariaçãolinguísticadestaca-sea)porinovarnaorganizaçãodasestruturassintáticas.b)pelousodevocabuláriomarcadamenteregionalista.c)pordistinguir,nodiálogo,aorigemsocialdosfalantes.d)poradotarumagrafiatípicadopadrãoculto,naescrita.e)peloentrelaçamentodefalasdecriançaseadultos.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Nofragmentoemanálise,háumclaroexemplodevariação linguísticaregional,oquepodesercomprovadoporintermédiodousodevocábulostípicosdofalardosuldopaís,taiscomogurizada,balastracaedespilchado.Assinale-se,pois,aletra“b”.

Diz-se,emtermosgerais,queépreciso“falaramesma língua”:oportuguês,porexemplo,queéalínguaqueutilizamos.Mastrata-sedeumalínguaportuguesaoudeváriaslínguasportuguesas?OportuguêsdaBahiaéomesmoportuguêsdoRioGrande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes –linguísticas, climáticas e ambientais? O português do médico é igual ao do seucliente?Oambiente social eo cultural nãodeterminama língua?Estasquestõeslevamàconstataçãodequeexistemníveisdelinguagem.Ovocabulário,asintaxeemesmoapronúnciavariamsegundoessesníveis.

VANOYE,F.Usosdalinguagem.SãoPaulo:MartinsFontes,1981.

QUESTÃO 15 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2011)Nafalaenaescrita,sãoobservadasvariaçõesdeuso,motivadaspelaclasse social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelogênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situaçõeslinguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguísticaadequadaàsituaçãoespecíficadeusosocialestáexpressaa)na faladeumprofessorao iniciaraaulanoensinosuperior:Falagalerinhadomal!Hojevamosestudarumnegóciomuitoimportante.b) na leitura de um discurso de uma autoridade pública na inauguração de umestabelecimento educacional: Senhores cidadões do Brasil, com alegria,inauguramosmaisumaescolaparaamelhoreducaçãodenossopaís.c)nomemorandodadiretoradaescolaaoresponsávelporumaluno:ResponsávelpeloalunoHenrique,dêumachegadinhanadiretoriadaescolaparasaberoqueoseufilhinhoandafazendodebesteira.d) na fala de uma criança, na tentativa de convencer a mãe a lhe entregar amesada:Mãe,assimnãodáparaserfeliz!Dápraliberarminhamesada?Prometoquesóvoutirarnotãonaspróximasprovas.e)nafaladeumamãeemrespostaaofilhoquesolicitouamesada:Carodescendente,porobséquio,antecipeaprestaçãodesuascontas,afimdefazerjusaosolicitado.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A opção em que há adequação entre o nível linguístico usado e a situação deproduçãoéaletra“d”.

Disponívelem:http://blog.educacional.com.br.Acessoem:30set.2011.

QUESTÃO 16 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) As variações emudanças da língua estão correlacionadas a fatoressociais.Natira,adeduçãodopaidagarotaéconfirmadaegeraoefeitodehumor,poisseuinterlocutorapresentaumvocabulário

a)urbano,típicodequemnascenasgrandesmetrópolesbrasileiras.b)formal,relativoaquemfrequenta,aescolapormuitosanos.c)elitizado,encontradoentrefalantesdeclassesocioeconômicaalta.d)especial,restritoaquemfrequentaosespaçosdajuventude.e)conservador,representadoporumafalaarcaicaparaageraçãoatual.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Onamoradodameninareferidanahistóriaemquadrinhospossuiumalinguagempassadista,oqueseconstatapelapresençadosvocábulosvosmecêeparvoíceemsuafala.Assinale-se,pois,aletra“e”.

ANTIGAMENTEAntigamente,ospirralhosdobravama línguadiantedospaiseseumseesqueciade arear os dentes antes de cair nos braços deMorfeu, era capaz de entrar nocouro.Nãodeviatambémseesquecerdelavarospés,semtugirnemmugir.Nadade bater na cacunda do padrinho, nem de debicar os mais velhos, pois levavatunda. Ainda cedinho, aguava as plantas, ia ao corte e logo voltava aos penates.Nãoficavamangandonarua,nemescapuliadomestremesmoquenãoentendessepatavinadainstruçãomoralecívica.Overdadeirosmartcalçavabotinadebotõespara comparecer todo liró ao copo d’água, se bem que no convescote apenaslambiscasse,paraevitarflatos.Osbilontraséqueeramumprecipício,jogandocompaudedoisbicos,peloquecareciamuitacautelaecaldodegalinha.Omelhorerapôr as barbas de molho diante de um treteiro de topete, depois de fintar eengabelaroscoiós,eantesquesepusessetudoempratoslimpos,eleabriaoarco.

ANDRADE,C.D.Poesiaeprosa.RiodeJaneiro:Aguilar,1983.(fragmento)

FIORIN, J. L. As línguas mudam. In.: Revista de língua portuguesa. n.24, out. 2007. (Adaptado)

QUESTÃO 17 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) Na leitura do fragmento do texto “Antigamente” constata-se, peloempegodepalavrasobsoletas,queitenslexicaisoutroraprodutivosnãomaisosãonoportuguêsbrasileiroatual.Essefenômenorevelaquea)a línguaportuguesadeantigamentecareciadetermosparasereferira fatosecoisasdocotidiano.b)oportuguêsbrasileiroseconstituievitandoaampliaçãodoléxicoprovenientedoportuguêseuropeu.c)aheterogeneidadedoportuguês levaaumaestabilidadedoseu léxiconoeixotemporal.d) o português brasileiro apoia-se no léxico inglês para ser reconhecido comolínguaindependente.e) o léxico do português representa uma realidade linguística variável ediversificada.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Estaquestãotratadavariação linguísticadiacrônica.Percebe-seclaramentequeaestruturasintáticamanteve-seinalteradaseseconsiderarocontextodeprodução[século XX] e o da recepção [século XXI]. A alteração deu-se apenas no planolexical.Marque-se,pois,aalternativa“e”.

Asubstituiçãodohaverporteremconstruçõesexistenciais,noportuguêsdoBrasil,corresponde a um dos processos mais característicos da história da línguaportuguesa,paraleloaoquejáocorreraemrelaçãoàampliaçãododomíniodeterna área semântica de “posse”, no final da fase arcaica.Mattos e Siva (2001:136)analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergencia de ter existencial,tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nosanosquarentaecinquentadoséculoXVI,encontram-seevidências,emborararas,tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxehistórica,quantodehavercomoverboexistencialcomconcordância,lembradoporIvoCastro,eanotadocomo“novidade”noséculoXVIIIporSaidAli.Comosevê,nadaécategóricoeumpurismoestreitosórevelaumconhecimentodeficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber umanorma única e prescritiva? E~ válido confundir o bom uso e a norma da próprialínguaedessaformafazerumaavaliaçãocrticaehierarquizantedeoutrosusose,atravésdeles,dosusuários?Substitui-seumanormaporoutra?

CALLOU,D.Apropósitodenorma,correçãoepreconceitolinguístico.In.:CadernosdeletrasdaUFF,n.36,2008.

QUESTÃO 18 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentescontextosevidenciaquea)oestabelecimentodeumanormaprescindedeumapesquisahistórica.b) os estudos clássicos de sintaxehistórica enfatizama variação e amudançanalíngua.c)aavaliaçãocríticaehierarquizantedosusosnalínguafundamentaadefiniçãodanorma.d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudoslinguísticos.e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituiçãolinguística.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O texto em análise critica a visão segundo a qual apenas a gramática normativadetém a autoridade para definir os usos [formais] da língua. A alternativa quemelhorseadaptaatalpontodevistaéaletra“e”.

—Oradizeis,nãoéverdade?PoisoSr.Lúcioqueriaessecravo,masvóslhonãopodíeisdar,porqueovelhomilitarnãotiravaosolhosdevós;ora,conversandocomoSr.Lúcio,acordastesambosqueeleiriaesperaruminstantenojardim...

MACEDO,J.M.Amoreninha.Disponívelem:www.dominiopublico.com.br.Acessoem:17abr.2010(fragmento).

QUESTÃO 19 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013) O trecho faz parte do romance A moreninha, de Joaquim Manuel deMacedo. Nessa parte do romance, há um diálogo entre dois personagens. A falatranscritarevelaumfalantequeutilizaumalinguagema)informal,comestruturaseléxicocoloquiais.b)regional,comtermoscaracterísticosdeumaregião.c)técnica,comtermosdeáreasespecíficas.d)culta,comdomíniodanormapadrão.e)lírica,comexpressõesetermosempregadosemsentidofigurado.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

A seleção vocabular, a pronúncia cuidada e o fato de se seguir às regras gramaticaisconfirmam que, na frase em análise, utiliza-se o padrão formal, culto da língua.Marque-se,portanto,aletra“d”.

HISTÓRIADAMÁQUINAQUEFAZOMUNDOMUDAR

Cego,aleijadoemoleque,Padre,doutoresoldado,Inspetor,juizdedireito,Comandanteedelegado,Tudo,tudojogaodinheiroEsperandobomresultado.

Matuto,senhordeengenho,Pracianoemandioqueiro,

Doagresteaosertão TodosjogamseudinheiroSeumdizqueémentirosoOutrodizqueéverdadeiro.

Naopiniãodopovo NãotemquempossamandarFaçaounãofaçaamáquinaOpovotemqueesperar

PorquequemjogadinheiroSóesperamesmoéganhar.

HISTÓRIADAMÁQUINAQUEFAZOMUNDOMUDAR

AssiméquemuitospensamQuenoabismonãocai

QuequemnãofornoJuazeiroDepoisdemortoaindavai,AssimtambémécrençaQueaditamáquinasai.

Quandoumdiz:elenãofaz,Jáoutroficazangado

Dizendo:assimcomoCristoMorreuefoiressuscitadoEletambémfazamáquinaEseudinheiroélucrado.

CRUZ,A.F.Disponívelem:www.jangadabrasil.org.Acessoem:5ago.2012(fragmento).

QUESTÃO 20 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013) No fragmento, as escolhas lexicais remetem às origens geográficas esociaisdaliteraturadecordel.Exemplificaessaremissãoousodepalavrascomoa)cego,aleijado,moleque,soldado,juizdedireito.b)agreste,sertão,Juazeiro,matuto,senhordeengenho.c)comandante,delegado,dinheiro,resultado,praciano.d)mentiroso,verdadeiro,joga,ganhar.e)morto,crença,zangado,Cristo.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

Aquestãoemanálise requerdo candidato conhecimentos acercadaespécie literária“literaturadecordel”,que,emsuaorigemnasterrasbrasileiras,esteveligadaàregiãoNordeste, e de variação linguística [regional]. Percebe-se, ainda que de formaincipiente,aexploraçãodosconceitosdecamposemânticoedecoesãolexical.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“b”.

QUESTÃO 21 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013)Umalínguaéumsistemasocialreconhecívelemdiferentesvariedadesenosmuitosusosqueaspessoasfazemdelaemmúltiplassituaçõesdecomunicação.Otextoqueseapresentanavariedadepadrãoformaldalínguaé

a)Quandovcquiseunãoquis/Qdoeuquisvcñquis/Pensandomalquaseqfui/Feliz.[Cacaso]b)—Aondeéquevocêvai,rapaz?!/(—Tálouco,bicho,voucairfora!/—Mas,qualé,rapaz?!Umasimplesoperaçãodeapendicite.[Ziraldo]c) Eu, hoje, acordeimais cedo/ e, azul, tive uma ideia clara./ Só existe um segredo./Tudoestánacara.[PauloLeminski]d)Comdeusmideitocomdeusmilevanto/comigoeucalocomigoeucanto/eubatoumpapoeubatoumponto/eutomoumdrinkeuficotonto.[Chacal]e) O tempo é um fio/ por entre os dedos./ Escapa o fio,/ perdeu-se o tempo.[HenriquetaLisboa]

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2013

Apenas no fragmento poético transcrito na alternativa “e” há características de umtextototalmenteescritonanormaculta.Talassertivapodesercomprovadapelo fatode,notrechoaliapresentado,seguirem-seregrasgramaticaisede,nele,haverapuronaseleçãovocabular.

OCORDELISTAPORELEMESMO

Aosdozeanoseueraforte,espertoenutrido.VinhadoSítiodePirocamuitoalegreedivertidovendercestosebalaios

queeumesmohaviatecido.

Passavaodianafeiraeàtarderegressavalevandoumaspanelas

queminhamãecompravaebebendoáguasalgada

nascacimbasondepassava.BORGES,J.F.Dicionáriodossonhoseoutrashistóriasdecordel.PortoAlegre:LP&M,2003(fragmento).

QUESTÃO 22 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013) Literatura de cordel é uma criação popular em verso, cuja linguagemprivilegia, tematicamente, histórias de cunho regional, lendas, fatos ocorridos parafirmarcertascrençaseaçõesdestacadasnassociedades locais.ArespeitodousodasformasvariantesdalinguagemnoBrasil,oversodofragmentoquepermitereconhecerumaregiãobrasileiraé

a)“muitoalegreedivertido”.b)“Passavaodianafeira”.c)“levandoumaspanelas”.d)“queminhamãecomprava”.e)“nascacimbasondepassava”.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

Nestaoutraquestãoquetratadevariação linguísticaetrazumtextodaLiteraturadeCordel, nota-se a presença da variante regional expressa pela seleção vocabular[“cacimba”:cisterna,cova,poço]naalternativa“e”.

ÓiaeuaquidenovoxaxandoÓiaeuaquidenovoparaxaxarVoumostrarpr’essescabrasQueeuaindadounocouro

IssoéumdesaforoQueeunãopossolevar

ÓiaeuaquidenovocantandoÓiaeuaquidenovoxaxando

ÓiaeuaquidenovomostrandoComosedevexaxarVemcá,morenalinda

VestidadechitaVocêéamaisbonitaDessemeulugar

Vai,chamaMaria,chamaLuziaVai,chamaZabé,ChamáRaquéDizqueeutouaquicomalegria...

BARROS,A.Óiaeuaquidenovo.Disponívelem:http://www.luizgonzaga.mus.br.Acessoem:5mai.2013.Fragmento.

QUESTÃO 23 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2014) A letra da canção de Antônio de Barros manifesta aspectos dorepertório linguístico e cultural do Brasil. O verso que singulariza uma formacaracterísticadofalarpopularregionalé:

a)“Issoéumdesaforo”.b)“Dizqueeutouaquicomalegria”.c)“Voumostrarpr’essescabras”.d)“Vai,chamaMaria,chamaLuzia”.e)“Vemcá,morenalinda,vestidadechita”.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

“Cabra” é um regionalismo [normalmente usado no Nordeste do Brasil] que éempregadocomosinônimode“mestiço”[denegro,deíndio,debranco].Emprega-se,ainda,nosentidode“bandido”oude“mulato”.Marque-se,pois,aletra“c”.

Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar amudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitarqualquer forma da língua em suas atividades escolares?Não devemais corrigir?Não!Háoutradimensãoaserconsiderada:defato,nomundorealdaescrita,nãoexisteapenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo doscontratosnãoéomesmododosmanuaisde instrução;odos juízesdoSupremonãoéomesmododoscordelistas;odoseditoriaisdosjornaisnãoéomesmododoscadernosdeculturadosjornais.Oudodeseuscolunistas.

POSSENTI,Sírio.Gramáticanacabeça.LínguaPortuguesa,ano5,n.67,mai.2011.Adaptado.

QUESTÃO 24 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2014)SírioPossentidefendeatesedequenãoexisteumúnico“portuguêscorreto”.Assimsendo,odomíniodalínguaportuguesaimplica,entreoutrascoisas,sabera)descartarasmarcasdeinformalidadedotexto.b)reservaroempregodanormapadrãoaostextosdecirculaçãoampla.c)moldaranormapadrãodoportuguêspelalinguagemdodiscursojornalístico.d)adequarasformasdalínguaadiferentestiposdetextoedecontexto.e)desprezarasformasdelínguaprevistaspelasgramáticasemanuaisdivulgadospelaescola.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

De acordo com o texto de Sírio Possenti, mesmo no padrão formal, culto, há“variações”–estilísticaserelativasaocontextodeproduçãodiscursiva.Marque-se,portanto,aletra“d”.

EMBOMPORTUGUÊS

NoBrasil,aspalavrasenvelhecemecaemcomofolhassecas.Nãoésomentepelagíriaqueagenteéapanhada(aliás,jánãoseusamaisaprimeirapessoa,tantodosingular como do plural: tudo é “a gente”). A própria linguagem corrente vai-serenovandoeacadadiaumapartedoléxicocaiemdesuso.MinhaamigaLia,quevivedescobrindoessascoisas,chamouminhaatençãoparaosquefalamassim.–Assistiaumafitadecinemacomumartistaquerepresentamuitobem.Osqueachamnaturalessafrase,cuidado!Nãosaberãodizerqueviramumfilmecom um ator que trabalha bem. E irão ao banho de mar em vez de ir à praia,vestido de rouba de banho em vez de biquíni, carregando guarda-sol em vez debarraca. Comprarão um automóvel em vez de comprar um carro, pegarão umdefluxo em vez de um resfriado, vão andar no passeio em vez de passear nacalçada.Viajarãodetremde ferroeapresentarãosuaesposaousuasenhoraemvezdeapresentarsuamulher.

SABINO,F.FolhadeS.Paulo.13abr.1984.

QUESTÃO 25 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2014) A língua varia no tempo, no espaço e em diferentes classessocioculturais.Otextoexemplificaessacaracterísticadalíngua,evidenciandoquea)ousodepalavrasnovasdeveserincentivadoemdetrimentodasantigas.b)autilizaçãodeinovaçõesnoléxicoépercebidanacomparaçãodasgerações.c) o emprego de palavras com sentidos diferentes caracteriza diversidadegeográfica.d)apronúnciaeovocabuláriosãoaspectos identificadoresdaclassesocialaquepertenceofalante.e)omodode falarespecíficodepessoasdediferentes faixasetáriasé frequenteemtodasasregiões.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

Avariação[linguística]dequeotextotrataéaetária,quesemanifestanaformadefalardiferentedegeraçõesqueconvivememdadomomentohistórico.Marque-se,pois,aletra“b”.

BANDEIRA,M.Estreladavidainteira.RiodeJaneiro:NovaFronteira,2007.

EVOCAÇÃODORECIFEAvidanãomechegavapelosjornaisnempeloslivrosVinhadabocadopovonalínguaerradadopovoLínguacertadopovo PorqueeleéquefalagostosooportuguêsdoBrasilAopassoquenósOquefazemos E~macaquearAsintaxelusíada...

QUESTÃO 26 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2014) Segundo o poema de Manuel Bandeira, as variações linguísticasorigináriasdasclassespopularesdevemsera)satirizadas,poisasváriasformasdesefalaroportuguêsnoBrasilferemalínguaportuguesaautêntica.b)questionadas,poisopovobrasileiroesqueceasintaxedalínguaportuguesa.c)subestimadas,poisoportuguês“gostoso”dePortugaldevesera referênciadecorreçãolinguística.d)reconhecidas,poisaformaçãoculturalbrasileiraégarantidapormeiodafaladopovo.e)reelaboradas,poisopovo“macaqueia”alínguaportuguesaoriginal.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

Uma das principais contribuições do Modernismo [notadamente, a PrimeiraGeração, de 1922 a 1930] para a literatura brasileira foi a incorporação da falapopularnasobrasliterárias.Assinale-se,portanto,aletra“d”.

AminhaantigaviolaFeitadepaudepinheroÉminhaeternalembrançaDomeutempodeviolero Asaudadedosfandango Domeusertãobrasilero. OrecortadoecatiraFaizlembrádosmutirão OxotealembroasgaúchasOchurrasconogalpão AsmodadeviolaétristeFaizchoráquemtempaixão.ObaiãoéládoNortePaulistaéocateretêQuandoescutoCana-Verde

AlembrodeTietêNumafestadoDivino

Quemeencontreicomvocê.AvalsaéumaserenataNajaneladasmorena

Orasqueadofaizlembrá Ocantardassiriema

Dotempodeboiadero Nasmadrugadaserena.Canteimuitosdesafio

Jáfuicabrafandanguero Nacongadajáfuirei

Emtodosertãominero Hojesócantoasaudade

Dofolclorebrasilero.Antigaviola.In.:TONICOETINOCO.CantandoparaoBrasil,1963.Disponívelem:http://letras.terra.com.br.Acessoem:24set.2011.

QUESTÃO 27 terceira aplicação do ENEM-2014

AletradamúsicadeTonicoeTinocorevelaque,entretantasfunçõesdalíngua,elacontribui para a preservação da identidade nacional sertaneja. No texto, o quecaracterizalinguisticamenteessaidentidade?a)Ousodeadjetivosqualificadoresdasexperiênciasdoenunciador.b)Oempregodepalavrascontráriasàdestruiçãodanatureza.c)Asescolhaslexicaiscaracterizadorasdafalacoloquial.d)Aspalavrassugestivasdocaráterromânticodohomemsertanejo.e)Amarcapronominalindicativadeuminterlocutorfeminino.

SOLUÇÃO COMENTADA terceira aplicação do ENEM-2014

Afaltadeconcordâncianominal[dosfandango],areduçãodepalavras[lembrá],oacréscimo do “i” depois de vogal e antes de “s” ou de “z” [faiz] são alguns dostraços típicos da fala [coloquial] presentes na letra de música. Sendo assim, aidentidade sertaneja manifesta-se, no texto em análise, por meio das marcaslinguísticasdaoralidade.Marque-se,portanto,aletra“c”.

QUESTÃO 28 terceira aplicação do ENEM-2014

Nasregrasdeetiqueta,alinguagemcoloquialpromovemaiorproximidadedoleitorcom o texto. Um recurso para a produção desse efeito constitui um desvio àvariedadepadrãodalínguaportuguesa.Trata-sedousoa)depalavrasestrangeiras,como“darling”e“pet”,poisafrontamaidentidadenacional.b)doverbo“ter”,quefoiutilizadoemlugarde“haver”comosentidode“existir”.c)daformaverbal“adorei”,umaexpressãoexageradadeemoçãoesentimento.d)domodoimperativo,típicodasconversasinformais.e)dosubstantivo“bate-papo”,queéumagíriainadequadapararegrasdeetiqueta.

SOLUÇÃO COMENTADA terceira aplicação do ENEM-2014

Dentreasopções fornecidas,aque indicaumdesviodopadrão formal, cultoéousodoverbo“ter”emsentidoexistencial,queocorreem“Temmuitagentequenãosabesecomportar”.Deve-se,pois,assinalaraalternativa“b”.

ORLANDELI,I.Disponívelem:http://www.danilohq.ad.art.br.Acessoem:28fev.2012.Adaptado.

QUESTÃO 29 terceira aplicação do ENEM-2014

Essa tirinhatemcomotemaanovaortografiada línguaportuguesaeosdiversostipos de linguagemhoje existentes. A situação apresentada no último quadrinhoindicaquea)osobrinhonãocompreendeualinguagemmaisconservadorautilizadapeloseutio.b)otionãoestáfamiliarizadocomalinguagemdechatsedemensagensinstantâneas.c)ainformalidadepresentenalinguagemdosobrinhoimpedeacomunicaçãocomotio.d)otiodeveevitarutilizaranormapadrãodalínguanocontextodainternet.e)osobrinhodesconheceanormapadrãodalínguaportuguesa.

SOLUÇÃO COMENTADA terceira aplicação do ENEM-2014

Na tirinha em análise, exite um problema de comunicação oriundo de umpreconceitolinguístico.Sendoassim,ofatodeapersonagemTionãoreconhecerasdiversasmodalidades/variações linguísticascoloquiais [dentreelas,autilizadanoscontextosemquehá interação instantâneaemambientevirtual] impedequeeleentendaquealinguagemdoSobrinhoeraadequadaàsituaçãocomunicativaequeefetivamenterecebaaajudasolicitada.Assinale-seaalternativa“b”.

SENHORA“Mãe,noooossa!Esseseucabelonovo ficou lindo!Parecequevocêé, tipo,maisjovem!”“Jura,minhafilha?Obrigada!”“Masaívocêviradefrenteeaíagentevêque,tipo,nãoé,né?”"Coisalindadamamãe!"Essediálogoéreal.Claroqueacheigraça,masofatodeenvelhecerjánãoémaissegredoparaninguém.Um belo dia, a vendedora da loja te pergunta: “A senhora quer pagar como?”Senhora?Comoassim?Eu sempre fui a Marcinha! Agora eu sou a dona Márcia! Sim, o porteiro, omotoristadetáxi,ojornaleiro,ogarçom,omundointeiroresolveuterumrespeitocomigoqueeunãopedi.

CABRITA,M.Disponívelem:http://www.istoe.com.br.Acessoem:11ago.2012.Fragmento

QUESTÃO 30 segunda aplicação do ENEM-2014

A exploração de registros linguísticos é importante estratégia para oestabelecimento do efeito de sentido pretendido em determinados textos. Notexto,orecursoadiferentesregistrosindicaa)mudançanarepresentaçãosocialdolocutor.b)reflexãosobreaidentidadeprofissionaldamãe.c)referênciaaotradicionalismolinguísticodaautoradotexto.d)elogioàssituaçõesvivenciadaspelapersonagemmãe.e)compreensãodoprocessodeenvelhecimentocomoalgoprazeroso.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2014

Otextoemanáliseapresentatraçodialogal-expositivo[odiálogofuncionacomoaapresentação de um problema que se vai discutir] e narrativo-argumentativo [orelato/análisedasituaçãoproblemadiscutidapelolocutor].Suaintencionalidadeédiscutirotratamento[maisoumenosformal]conferidoàspessoas[emdecorrênciadaidadedelas].Postoisso,épossívelafirmarque,naprimeirasequênciatextual,opadrãoé informal [oquedenota intimidade]e,na segunda, formal [oque indicaafastamento,respeito,cerimônia].Marque-se,pois,aletra“a”.

HISTÓRIADEASSOMBRAÇÃOAh!eualembroumahistóriaqueaconteceucommeuti.EradiadeSexta-FeiradaPaixão, diz que eles falava pra meu tio "não num vai pesca não”. ele foi assimmesmo, aí chega lá, ele tá pescando… tá pescando…e nada de pele. Aí saiu ummundovidecobraemcimadele,aíelefoiembora…Aíatéelemesmocontavaissoefalava“É…nuncamaiseuvoupescarnodiadeSexta-FeiradaPaixão”…

COSTA,S.A.Narrativastradicionaistapuias.Goiânia:UFG,Adaptado.

QUESTÃO 31 segunda aplicação do ENEM-2014

Quanto ao gênero do discurso e à finalidade social do texto “História deassombração”,aorganizaçãotextualeasescolhas lexicaisdo locutor indicamquesetratadeum(a)

a)criaçãoliteráriaemprosa,queprovocareflexãoacercadeproblemascotidianos.b) texto acadêmico, que valoriza o estudo da linguagem regional e de suasvariantes.c)relatooral,queobjetivaapreservaçãodaherançaculturaldacomunidade.d)conversaparticular,quefavoreceocompartilhardeinformaçõeseexperiênciaspessoais.e) anedota regional, que evidencia a fala e o vocabulário exclusivo de um gruposocial.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2014

Otextoemanáliseéperpassadopelaoralidade.Nele,épossívelnotarapresençade três enunciadores, a saber: o locutor, os parentes do tio do locutor, o tio dolocutor.Oenredoapresentaahistóriadotio,quesaiuparapescarnasexta-feiradaPaixão: depois de ficar bastante tempo sem conseguir pegar um peixe sequer,aparecemváriasserpentesqueoperseguem.Asmarcaslinguísticasdeoralidade,taiscomo“alembro”,“ti”,“pra”e“elesfalava”são típicas do padrão informal. Não servem, pois, para identificar os falantes deumaregião.Sendoassim,deve-seassinalaraalternativa“c”.

ASSUMPRETOTudoemvortaésóbelezaSoldeabrileamataemfrôMasassimpreto,cegofoióioNumvendoaluz,ai,cantadedorTarvezporignorançaOumaldadedaspióFurarosóiodoassempretoPraeleassim,ai,cantámióAssimpretovevesortomasnumpodeavuáMilveizasinadeumagaiolaDesdequeocéu,ai,pudesseoiá.

GONZAGA,L.;TEXEIRA,H.Disponívelem:http://www.luizgonzaga.mus.br.Acessoem:30jul.2012.Fragmento.

QUESTÃO 32 primeira aplicação do ENEM-2015

Asmarcasdavariedaderegionalregistradaspeloscompositoresde“Assumpreto”resultamdaaplicaçãodeumconjuntodeprincípiosouregrasgeraisquealteramapronúncia,amorfologia,asintaxeouoléxico.Notexto,éresultadodeumamesmaregraa:a)pronúnciadaspalavras“vorta”e“veve”.b)pronúnciadaspalavras“tarvez”e“sorto”.c)flexãoverbalencontradaem“furaro”e“cantá”.d)redundâncianasexpressões“cegodosóio”e“mataemfrô”e)pronúnciadaspalavras“ignorança”e“avuá”.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2015

Tantoem“tarvez”quantoem“sorto”percebe-seummesmotraçofonéticotípicodedeterminadavarianteregional[asaber:atrocado“l”pelo“r”].Marque-se,pois,aalternativa“b”

PALAVRASJOGADASFORAQuandocriança,conviviano interiordeSãoPaulocomocuriosoverbopinchareaindaoouçoláesporadicamente.Osentidodapalavraéode“jogarfora”(pinchaforaessaporcaria)ou“mandarembora”(pinchaessefulanodaqui).Teriasidoumadasmuitaspalavrasqueouvimenosnacapitaldoestadoe,porconseguinte,deixeideusar.Quando indago às pessoas se conhecemesse verbo, comumente escutorespostascomo“minhaavó fala isso”.Aparentemente,paramuitos falantes,esseverboéalgodopassado,quedeixarádeexistirtãologoessageraçãoantigamorrer.As palavras são, em sua grande maioria, resultados de uma tradição: elas jáestavamláantesdenascermos.“Tradição,etimologicamente,éoatodeentregar,de passar adiante, de transmitir (sobretudo valores culturais). O rompimento datradição de uma palavra equivale à sua extinção. A gramática normativa,muitasvezes,colaboracriandopreconceitos,masofatormaisfortequemotivaosfalantesa extinguirem uma palavra é associar a palavra, influenciados direta ouindiretamentepelavisãonormativa,aumgrupoquejulganãoseroseu.Opintar,associadoaoambienterural,ondehápoucaescolaridadeerefinamentocitadino,estáfadadoàextinção?

Élouvávelquenospreocupemoscomaextinçãodasacarinhas-azuisoudosmicos-leões-dourados,masaextinçãodeumapalavranãopromovenenhumacomoção,comonãonoscomovemoscomaextinçãodeinsetos,anãoserdosextremamentebelos.Pelocontrário,muitasvezes,aextinçãodaspalavraséincentivada.

VIARO,M.E.Línguaportuguesa,n.77,mar.2012.Adaptado.

QUESTÃO 33 primeira aplicação do ENEM-2015

A discussão empreendida sobre o (des)uso do verbo “pinchar” nos traz umareflexãosobrealinguagemeseususos,apartirdaqualcompreende-sequea) as palavras esquecidas pelos falantes devem ser descartadas dos dicionários,conformesugereotítulo.b) o cuidado com espécies animais em extinção é mais urgente do que apreservaçãodepalavras.c) o abandono de determinados vocábulos está associado a preconceitossocioculturais.d)asgeraçõestêmatradiçãodeperpetuaroinventáriodeumalíngua.e)omundocontemporâneoexigeainovaçãodovocabuláriodaslínguas.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2015

Da leitura do texto, é possível depreender que, com o tempo, algumas palavrasdeixamdeserusadasemdecorrênciadaassociaçãodetalvocábuloaousodeumgrupo social do qual o falante não faz parte. Posto isso, deve-se assinalar aalternativa“c”.

AZEITEDEOLIVAEÓLEODELINHAÇA:UMADUPLAIMBATÍVELRicoemgordurasdobem,elacombateaobesidade,dáumchegapralánodiabeteeaindalivraocoraçãodeentravesNinguém precisa esquentar a cabeça, caso não seja possível usar os dois óleosjuntinhos,nomesmodia.Individualmente,oduotambémbaleumbolão.Segundoum estudo recente do grupo EurOlive, formado por instituições de cinco paíseseuropeus,ospolifenóisdoazeitedeolivaajudamafrearaoxidaçãodocolesterolLDL, considerado perigoso. Quando isso corre, reduz-se o risco de placas degordura na parede dos vasos, a temida arteriosclerose - doença por trás deencrencascomooinfarto.

MAINARI,T.Saúdeévital,n.347,fev.2012.Adaptado.

QUESTÃO 34 primeira aplicação do ENEM-2015

Para divulgar conhecimento de natureza científica para um público nãoespecializado,Manarinirecorreàassociaçãoentrevocabulárioformalevocabulárioinformal. Altera-se o grau da formalidade do segmento no texto, sem alterar osentidodainformação,comasubstituiçãode:a)“dáumchegapralánodiabete”por“mandaemboraodiabete”.b)“esquentaracabeça”por“quebraracabeça”.c)“bateumbolão”por“éumshow”.d)“juntinhos”por“misturadinhos”.e)“portrásdeencrencas”por“causadorasdeproblemas”.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2015

Todasassubstituiçõespropostassãoinadequadasaopadrãoformal,comexceçãodaquelatranscritanaalternativa“e”.

POESIAQUENTINHAProjetoliteráriopublicapoemasemsacosdepãonacapitalmineiraSealiteraturaémesmooalimentodaalma,entãoosmineirosestãodiantedeumverdadeirobanquete.Maisdoqueumpãozinhocommanteiga,osmoradoresdobairrodoBarreiro,emBeloHorizonte(MG),estãoconsumindopoesiabrasileiranocafédamanhã.Graçasaoprojeto“PãoePoesia”,quefazdosaquinhodepãoumespaçoparaveiculaçãodepoemas,escritorescomAffonsoRomanodeSant’AnnaeFernando Brant dividem espaço com estudantes que passaram por oficinas deescrita poética. São, ao todo, 250 mil embalagens, distribuídas em padarias daregiãodeBeloHorizonte,quetrazemaboaliteraturaparaocotidianodaspessoas,além de dar uma chance a escritores novatos de verem seus textos impressos.Criadoem2008porumanalistadesistemasapaixonadopela literatura,o“PãoePoesia”járecebeudoisprêmiosdoMinistériodaCultura.

MAINARI,T.Saúdeévital,n.347,fev.2012.Adaptado.

QUESTÃO 35 primeira aplicação do ENEM-2015

Apropostadeumprojetocomoo“Pãoepoesia”objetiva inovaremsuaáreadeatuação,poisa)privilegianovosescritoresemdetrimentodaquelesjáconsagrados.b)resgatapoetasquehaviamperdidoespaçosdepublicaçãoimpressa.c)prescindedecritériosdeseleçãoemproldapopularizaçãodaliteratura.d)propõeacessoàliteraturaapúblicosdiversos.e)alavancaprojetosdepremiaçõesantesesquecidos.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2015

Postoqueoobjetivodoprojetoemdestaquenanotíciaemanáliseépopularizaraliteratura,deve-seassinalaraalternativa“d”.

AZEITEDEOLIVAEÓLEODELINHAÇA:UMADUPLAIMBATÍVELRicoemgordurasdobem,elacombateaobesidade,dáumchegapralánodiabeteeaindalivraocoraçãodeentravesNinguém precisa esquentar a cabeça, caso não seja possível usar os dois óleosjuntinhos,nomesmodia.Individualmente,oduotambémbaleumbolão.Segundoum estudo recente do grupo EurOlive, formado por instituições de cinco paíseseuropeus,ospolifenóisdoazeitedeolivaajudamafrearaoxidaçãodocolesterolLDL, considerado perigoso. Quando isso corre, reduz-se o risco de placas degordura na parede dos vasos, a temida arteriosclerose - doença por trás deencrencascomooinfarto.

MAINARI,T.Saúdeévital,n.347,fev.2012.Adaptado.

QUESTÃO 36 primeira aplicação do ENEM-2015

Para divulgar conhecimento de natureza científica para um público nãoespecializado,Manarinirecorreàassociaçãoentrevocabulárioformalevocabulárioinformal. Altera-se o grau da formalidade do segmento no texto, sem alterar osentidodainformação,comasubstituiçãode:a)“dáumchegapralánodiabete”por“mandaemboraodiabete”.b)“esquentaracabeça”por“quebraracabeça”.c)“bateumbolão”por“éumshow”.d)“juntinhos”por“misturadinhos”.e)“portrásdeencrencas”por“causadorasdeproblemas”.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2015

Todasassubstituiçõespropostassãoinadequadasaopadrãoformal,comexceçãodaquelatranscritanaalternativa“e”.

ESSAPEQUENAMeutempoécurto,otempodelasobraMeucabeloécinza,odelaécordeabóboraTemoquenãoduremuitoanossanovela,mas EusoutãofelizcomelaMeudiavoaeelanãoacordaVouatéaesquina,elaquerirparaaFlóridaAchoquenemseidireitooqueéqueelafala,masNãocansodecontemplá-laFeitoavarento,contoosmeusminutos Cadasegundoqueseesvai Cuidandodela,queandanoutromundo Elaqueesbanjasuashorasaovento,ai Àsvezeselapintaabocaesai Fiqueàvontade,eudigo,takeyourtimeSintoqueaindavoupenarcomessapequena,masObluesjávaleuapena

CHICOBUARQUE.Disponívelem:http://www.chicobuarque.com.br.Acessoem:31jun.2012.

QUESTÃO 37 primeira aplicação do ENEM-2015

O texto“Essapequena” registraaexpressão subjetivadoenunciador, trabalhadaemuma linguageminformal,comumnamúsicapopular.Observa-se,comomarcadavariedadecoloquialdalinguagempresentenotexto,ousodea)palavrasemprestadasdelínguaestrangeira,deusoinusitadonoportuguês.b)expressõespopulares,quereforçamaproximidadeentreoautoreoleitor.c)palavraspolissêmicas,quegeramambiguidade.d)formaspronominaisemprimeirapessoa.e)repetiçõessonorasnofinaldosversos.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2015

A marca da variante coloquial presente no texto em análise é a presença deexpressões populares, tais como “pequena”, “meu dia voa”, “nossa novela”,“penar”, “valeu a pena”, entre outras. Tal recurso visa a aproximar enunciador eleitor.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“b”.

Emprimeirolugargostariademanifestarosmeusagradecimentospelahonradeviroutra vez à Galiza e conversar não só com os antigos colegas, alguns dos quaisfazem parte da mesa, mas também com novos colegas, que pertencem à novageração,emcujasmãos, comtodacerteza,está tambémodestinodoGalegonaGaliza, e principalmente o destino do Galego incorporado à grande famílialusófona.E, portanto, é commuito prazer que teço algumas considerações sobre o temaapresentado. Escolhi como tema como os fundadores da Academia Brasileira deLetras viama línguaportuguesano seu tempo.Como sabem, anossaAcademia,fundada em 1897, está agora completando 110 anos, foi organizada por umareunião de jornalistas, literatos, poetas que se reuniam na secretaria da RevistaBrasileira, dirigida por um crítico literário e por um literato chamado JoséVeríssimo,naturaldoPará,edesseentusiasmosaiuaideiadesecriaraAcademiaBrasileira,depoisanexadaaoseutítulo:AcademiaBrasileiradeLetras.Nesse sentido, Machado de Assis, que foi o primeiro presidente desde a suainauguraçãoatéadatadesuamorte,em1908, imaginavaqueanossaAcademiadeveriaserumaacademiadeLetras,portanto,deliteratos.

BECHARA,E.Disponívelem:www.academiagalega.org.Acessoem:31jul.2012.

QUESTÃO 38 segunda aplicação do ENEM-2015

No trecho da palestra proferida por Evanildo Bechara, na Academia Galega deLíngua Portuguesa, verifica-se o uso de estruturas gramaticais típicas da normapadrãodalíngua.Esseusoa)tornaafalainacessívelaosnãoespecialistasnoassuntoabordado.b)contribuiparaaclarezaeaorganizaçãodafalanoníveldeformalidadeesperadoparaasituação.c) atribui à palestra características linguísticas restritas à modalidade escrita dalínguaportuguesa.d)dificultaacompreensãodoauditórioparapreservarocaráterrebuscadodafala.e) evidencia distanciamento entre o palestrante e o auditório para atender osobjetivosdogêneropalestra.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015

Posto que o texto emanálise é a transcrição de umapalestra proferida emumaAcademiadeLínguaPortuguesa,espera-seousodopadrãoformal,cultodalíngua.Deve-se,portanto,assinalaraalternativa“b”.

MUDANÇALINGUÍSTICAAtalibadeCastilho,professordelínguaportuguesadaUSP,explicaqueointernetêsépartedametamorfosenaturaldalíngua.–Comainternet,alinguagemsegueocaminhodosfenômenosdamudança,comoo que ocorreu com o “você”, que se tornou o pronome átono “cê”. Agora, ointerneteiropodeajudara reduzirosexcessosdaortografia,ebemsabemosquesão muitos. Por que o acento gráfico é tão importante assim para a escrita? Játivemos no Brasil momentos até mais exacerbados por acentos e dispensamosmuitos deles. Como toda palavra é contextualizada pelo falante, podemosdispensar ainda muitos outros. O interneteiro mostra um caminho, pois faz umcasamentocuriosoentreoralidadeeescrituralidade.Ointernetêspode,nofuturo,até tornar a comunicação em vez de aproximar as pessoas em menor tempo,estimuleoisolamentodosiniciadoseaexclusãodosleigos.ParaCastilho,noentanto,nãoseráumareformaortográficaquefaráamudançadequeprecisamosnalíngua.Seráainternet.Ojeitoehtceesperarpraver?

Disponívelem:http://revistalingua.com.br.Acessoem:3jun.2015(adaptado).

QUESTÃO 39 segunda aplicação do ENEM-2015

Naentrevista,ofragmento“Ojeitoehtceesperarpraver?”temporobjetivoa)ilustraralinguagemdeusuáriosdainternetquepoderápromoveralteraçõesdegrafias.b) mostrar os perigos da linguagem da internet como potencializadora dedificuldadesdaescrita.c)evidenciarumaformadeexclusãosocialparaaspessoascombaixaproficiênciaescrita.d) explicar que se trata de um erro linguístico por destoar do padrão formalapresentadoaolongodotexto.e) exemplificar dificuldades de escrita dos interneteiros que desconhecem asestruturasdanormapadrão.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015

AlinhaargumentativadaentrevistadeAtalibaCastilhoevidenciaqueainternetháde promover alterações no registro escrito da língua portuguesa. Nesse sentido,deve-seassinalaraalternativa“a’.

SeumdianoissegostasseSeumdianoissequeresseSenoisdoisseempareasseSejuntimnoisdoisvivesseSejuntimnoisdoismorasseSejuntimnoisdoisdrumisseSejuntimnoisdoismorresseSeprocéunoisassubisseMasporémacontecessedeSãoPedronãoabrisseaportadocéuefossetedizerqualquertuliceEseeumearriminasseEtucumeuinsistissepraqueeumearresolvesseEaminhafacapuxasseEobuchodocéufurasseTarvêsquenoisdoisficasseTarvêsquenoisdoiscaisseEocéufuradoarriasseeasvirgitodafugisse ZE~DALUZ.Aisesêsse.In.:CordeldoFogoEncantado.Recife:A~lbumdeestúdio,2001.

QUESTÃO 40 segunda aplicação do ENEM-2015

Opoemafoiconstruídocomformasdoportuguêsnãopadrão,taiscomo“juntim”,“nois”e“tazvês”.Essasformaslegitimam-senaconstruçãodotexto,poisa)revelamobomhumordoeulíricodopoema.b)estãopresentesnalínguaenaidentidadepopular.c)revelamasescolhasdeumpoetanãoescolarizado.d)tornamaleiturafácildeentenderparaamaioriadosbrasileiros.e)compõemumconjuntodeestruturaslinguísticasinovadoras.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015

Opadrão linguísticoutilizadonatranscriçãodopoemaemanáliseatendetantoaestruturas sintáticas quanto fonéticas do padrão informal/coloquial. Marque-se,pois,aletra“b”.

–Não,mãe.Perdeagraça.Esteano,asenhoravaiver.Comproumbarato.–Barato?Admitoquevocêcompreumalembrancinhabarata,masnãodigaissoasuamãe.Éfazerpouco-casodemim.–Ih,mãe,asenhoraestáporforamilanos.Nãosabequebaratoéomelhorquetem,éumbarato!

–Deixeeuescolher,deixe…–Mãe é ruim de escolha. Olha aquele blazer furado que a senhorame deu noNatal!

–Seuporcaria,temcoragemdedizerquesuamãelhedeuumblazerfurado?

–Viu?Nãosabenemoqueéfurado?Aquelacorjáera,mãe,jáera!ANDRADE,C.D.Poesiaeprosa.RiodeJaneiro:NovaAguilar,1998.

QUESTÃO 41 segunda aplicação do ENEM-2015

Omodocomoofilhodesqualificaospresenteséincompreendidopelamãe,eessasescolhaslexicaisrevelamdiferençasentreosinterlocutores,queestãorelacionadasa)àlinguageminfantilizada.b)aograudeescolaridade.c)àdicotomiadegêneros.d)àsespecificidadesdecadafaixaetária.e)àquebraderegrasdahierarquiafamiliar.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015

Osregistroslinguísticosusadospelamãeepelofilhopodemserdiferenciadospelaseleçãovocabular.Enquantoamãevale-sede termos típicosdopadrão informal,tais como “porcaria” e “pouco caso”, o filho faz uso da gíria, o que pode sercomprovadopelasexpressões:“éumbarato”,“éruim”e“jáera”.Porisso,deve-seassinalaraalternativa“d”.

VEI,ASOLOraopássarocareceudefazernecessidade,fezeoheróificouescorrendosujeiradeurubu.Jáerademadrugadinhaeotempoestavainteiramentefrio.Macunaímaacordoutremendo, todo lambuzado.Assimmesmoexaminoubemapedramirimdailhotaparavêsinãohaviaalgumacovacomdinheiroenterrado.Nãohavianão.Nem a correntinha encantada de prata que indica pro escolhido, tesouro deholandês.Haviasóasformigasjaquitaguasruivinhas.Então passou Caiuanogue, a estrela da manhã. Macunaíma já meio enjoado detantoviverpediupraelaqueocarregasseprocéu.Caiuanoguefoisechegandoporémoheróifediamuito.–Vátomarbanho!–elafez.Efoi-seemboraAssim nasceu a expressão “Vá tomar banho” que os brasileiros empregam sereferindoacertosimigranteseuropeus.

ANDRADE,M.Macunaíma:oheróisemnenhumcaráter.RiodeJaneiro:Agir,2008.

QUESTÃO 42 segunda aplicação do ENEM-2015

O fragmento de texto faz parte do capítulo VII, intitulado “Vei, a Sol”, do livroMacunaíma, deMário de Andrade, pertencente à primeira fase doModernismobrasileiro. Considerando a linguagem empregada pelo narrador, é possívelidentificara)resquíciosdodiscursonaturalistausadopelosescritoresdoséculoXIX.b) ausência de linearidade no tratamento do tempo, recurso comum ao textonarrativodaprimeirafasemodernista.c)referênciaàfaunacomomeiodedenunciaroprimitivismoeoatrasodealgumasregiõesdopaís.d) descrição preconceituosa dos tipos populares brasileiros, representados porMacunaímaeCaiuanogue.e)usodalinguagemcoloquialedetemáticasdolendáriobrasileirocomomeiodevalorizaçãodaculturapopularnacional.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015

Nofragmentoemanálise,nota-senitidamenteaopçãopelalínguacoloquial,oquesenotapelousode“vê”[nolugarde“ver”],“si”[emvezde“se”],duplanegativa[“não havia não”], “pro” [no lugar de “para o”], pra [em vez de “para”], entreoutros.Hádesedestacar,ainda,avalorizaçãodeaspectosdaculturapopular,queaparece em alguns momentos, como na menção de que Macunaíma procuradinheiroenterradoetesourosdosholandeses.Marque-se,portanto,aalternativa“e”.

Mandinga— Era a denominação que, no período das grandes navegações, osportugueses davamà costa ocidental daÁfrica. A palavra se tornou sinônimodefeitiçaria porqueos exploradores lusitanos consideravambruxosos africanosquealihabitavam—équeelesdavamindicaçõessobreaexistênciadeouronaregião.Emidiomanativo,mandingdesignavaterradefeiticeiros.Apalavraacabouvirandosinônimodefeitiço,sortilégio.

COTRIM,M.Opulodogato.SãoPaulo:Geraçãoeditorial,2009.Fragmento.

QUESTÃO 43 primeira aplicação do ENEM-2016

Notexto,evidencia-sequeaconstruçãodosignificadodapalavramandingaresultadeum(a)a)contextosócio-histórico.b)diversidadeétnica.c)descobertageográfica.d)apropriaçãoreligiosa.e)contrastecultural.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2016

Há, no texto em análise, uma explicação de natureza histórica [Era dosDescobrimentos] e social [empréstimo vocabular de natureza africana] para aorigemdovocábulomandinga.Deve-se,portanto,assinalaraalternativa“a”.

PINHÃOsaiaomesmotempoqueBENONAentra.BENONA:Eurico,EudoroVicenteestáláforaequerfalarcomvocê.EURICÃO:Benona,minhairmã,euseiqueeleestáláfora,masnãoquerofalarcomele.BENONA:MasEurico,nóslhedevemoscertasatenções.EURICÃO:Você,quefoinoivadele.Eu,não!BENONA:Issosãocoisaspassadas.EURICÃO:Passadasparavocê,masoprejuízofoimeu.EsperavaqueEudoro,comtodo aquele dinheiro, se tornasse meu cunhado. Era uma boca a menos e umpatrimônioamais.Eopestemetraiu.Agora,parecequeouviudizerqueeutenhoum tesouro. E vem louco atrás dele, sedento, atacado de verdadeira hidrofobia.Vive farejando ouro, como um cachorro da molesta, como um urubu, atrás dosanguedosoutros.Masele estáenganado. SantoAntôniohádeprotegerminhapobrezaeminhadevoção.

SUASSUNA,A.Osantoeaporca.RiodeJaneiro:JoséOlympio,2013.Fragmento.

QUESTÃO 44 primeira aplicação do ENEM-2016

Nessetextoteatral,oempregodasexpressões“opeste”e“cachorrodamolesta”contribuiparaa)marcaraclassesocialdaspersonagens.b)caracterizarusoslinguísticosdeumaregião.c)enfatizararelaçãofamiliarentreaspersonagens.d)sinalizarainfluênciadogêneronasescolhasvocabulares.e)demonstrarotomautoritáriodafaladeumadaspersonagens.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2016

A obra de Ariano Suassuna, produzida depois da II GuerraMundial, insere-se nacorrente do regionalismo universalista da terceira geração do modernismobrasileiro. Nesse sentido, ambienta, no interior do Nordeste brasileiro, questõesdebatidasemtodoomundoeportodasasgerações.Nacenaemanálise,percebe-seocomportamentoarrivistadapersonagemEuricão.Nessaperspectiva,ousodeexpressõescomoopesteecachorrodamolest’avisaareforçaracaracterizaçãoregionaldapeçaedapersonagem.Marque-se,pois,aalternativa“b”.

top related