unicamp 1f 2013 questões 01 a...

Post on 07-Nov-2018

218 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1CPV UNICAMP 1F 2013

01. A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveuno século V a.C., encontra o seu ponto de partida naafirmação“seiquenadasei”,registradanaobraApologia de Sócrates.Afrasefoiumarespostaaosqueafirmavamque ele era o mais sábio dos homens. Após interrogarartesãos,políticosepoetas,Sócrateschegouàconclusãodequeelesediferenciavadosdemaisporreconhecerasuaprópriaignorância.

O“seiquenadasei”éumpontodepartidaparaaFilosofia,pois:

a) aquelequesereconhececomoignorantetorna-semaissábioporquereradquirirconhecimentos.

b) é um exercício de humildade diante da cultura dossábiosdopassado,umavezqueafunçãodaFilosofiaerareproduzirosensinamentosdosfilósofosgregos.

c) a dúvida é uma condição para o aprendizado e aFilosofiaéosaberqueestabeleceverdadesdogmáticasapartirdemétodosrigorosos.

d) é uma forma de declarar ignorância e permanecerdistante dos problemas concretos, preocupando-seapenascomcausasabstratas.

Resolução:

Certavez,ooráculodeDelfosdeclarouSócratesomaiorsábiodaGrécia.Categoricamente,reforçandoseuagnosticismo,ofilósofoafirmou:“Sóseiumacoisa.Eéquenadasei”.Aocolocaressafrase,Sócratesreforçavaoquãopoucosabiaperanteimensaseintermináveisquestõesdavidaedomundo,e issoeraamaiorprovadesuasabedoria.Aocontráriodossofistas,Sócratesnãosejulgavaumsábioerudito,nemcobravaporseusensinamentos,simplesmenteseautodenominavaum“amantedasabedoria”,umfilósofo,nosentidomaispurodapalavra.Oreconhecimentodesuaprópriaignorânciaéopassoinicialparaaaquisiçãodenovosconhecimentos.

Alternativa A

02. Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para conhecer sua geografia tiveram incontestável influência no aperfeiçoamento dos mapas e nos métodos astronômicos para determinar a posição dos lugares. Humboldt constatou a importância das viagens imputando-lhes valor científico e histórico.

AdaptadodeH.B.Domingues,Viagens científicas: descobrimento

e colonização no Brasil no século XIX,emAldaHeizereAntonioA.PassosVideira,Ciência,CivilizaçãoeImpérionostrópicos.

RiodeJaneiro:AcessEditora,2001,p.59.

Assinaleaalternativacorreta.

a) Otemadosdescobrimentosrelaciona-seaoestudodainferioridadedanaturezaamericana,quejustificavaaexploraçãocolonialeotrabalhocompulsório.

b) Humboldt retoma o marco histórico dosdescobrimentosedasviagensmarítimasereconhecesuascontribuiçõesparaaexpansãodoconhecimentocientífico.

c) OsconhecimentosanterioresàsproposiçõesdeGalileuforampreservadosnosmapas,métodosastronômicose conhecimentos geográficos do mundo resultantesdosdescobrimentos.

d) Os descobrimentos tiveram grande repercussão nomundocontemporâneoporestabelecerosparâmetrosreligiososesociaiscomosquaisseexplicaoprocessodaindependêncianasAméricas.

Resolução:

O textodeHumboldt evidencia comooprocessode expansãomarítima, ao revelar o mundo desconhecido pelos europeus,contestava antigos paradigmas do conhecimento e sustentavanovasposições científicas.Duarte dePacheco, nesse contexto,reforçava a importância da experiência empírica adquirida nasexpansõespara a construçãodoconhecimento: “a experiência,queémadredetodasascoisas,nosdesenganaedetodaadúvidanostira”.

Alternativa B

CPV seu pé direito também na medicina

uniCamP (prova Q e Z) – 11/novembro/2012

UNICAMP – 11/11/2012 CPV seu Pé direito também na mediCina2

CPV UNICAMP 1F 2013

03. Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos destes índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios em aldeias que são de paz e amigos dos portugueses.

PerodeMagalhãesGandavo,Tratado da Terra do Brasil,emhttp://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/ganda1.html.

Acessadoem20/08/2012.

ConformeorelatodePerodeGandavo,escritoporvoltade1570,naquelaépoca,

a) as aldeias de paz eram aquelas em que a catequesejesuítica permitia o sincretismo religioso comoforma de solucionar os conflitos entre indígenas eportugueses.

b) a violência contra os indígenas foi exercida com ointuitodedesocuparolitoralefacilitaracirculaçãodoouroentreasminaseosportos.

c) afugadosindígenasparaointerioreraumareaçãoàsperseguições feitas pelos portugueses e ocasionou oesvaziamentodacosta.

d) houveresistênciadosindígenasàpresençaportuguesade forma semelhante às descritas por Pero Vaz deCaminha,em1500.

Resolução:

Questãoambíguaemalformulada.Pelotexto,acreditamosquearespostamaiscorretaseriaa“C”.Noentanto,deacordocomo que é produzido pela historiografiamais recente, a “A” nãopoderiaserdescartadacomoincorreta.

Criada em meados do século XVI por Inácio Loyola, aCompanhia de Jesus era uma ordem religiosa que tinha porobjetivoagirativamentenomundodifundindoafécristã.EntresuasaçõesesteveacriaçãodealdeamentosnaAméricaLatina,no intuito de difundir o catolicismo entre os povos indígenas.Uma das estratégias de conversão utilizada pelos jesuítas foio sincretismo com a própria cultura indígena, associando, porexemplo, entidades da religião tupi-guarani com os santoscristãos.Talsincretismoteria,portanto,facilitadoaconversãoe,porconsequência,evitadoconflitos.

O texto, no entanto, coloca um “despovoamento” dos gentiosda costa devido aos ataques portugueses, o que estaria emconformidade com a alternativa “C”. Pontuamos, no entanto,que,naformacomoécolocadanaalternativa,arespostatorna-sedúbia,poiséexagerofalaremum“esvaziamento”dacosta.

Alternativa C

04. Uma pobre mulher, enforcada em 1739 por ter roubado carvão, acreditava que não houvesse pecado nos pobres roubarem os ricos e que, de qualquer forma, Cristo havia morrido para obter o perdão para tais pecadores.

ChristopherHill,A Bíblia Inglesa e as revoluções do século XVII.RiodeJaneiro:CivilizaçãoBrasileira,2003,p.608.

Considerandootrechoacima,podemosafirmar,quantoàsociedadeinglesadosséculosXVIIeXVIII,que:

a) Areligiãoforneciaargumentosparadiversosgrupossociais agirem de acordo com seus interesses enecessidades.

b) Ainda dominava na sociedade inglesa a ideia danecessidade da confissão intermediada pela Igrejaparaperdãodospecados.

c) Areformaanglicana,aoatacarapropriedadeprivada,distanciou-sedaselitesinglesasetornou-seareligiãodospobres.

d) As revoluções Puritana e Gloriosa foram umobstáculoaodesenvolvimentoburguêsdaInglaterraecontrapunham-seàrelaçãoentrereligiãoepolítica.

Resolução:

O texto evidencia como amentalidade popular apropria-se deelementosdocristianismodeformasingular,semnecessariamenteseguirosprincípiosdaortodoxiareligiosa.Assim,noimagináriopopular, o catolicismo conhece uma ressignificação de acordocomaspráticascotidianas.

Alternativa A

3CPV seu Pé direito também na mediCina UNICAMP – 11/11/2012

UNICAMP 1F 2013 CPV

05. AsexposiçõesuniversaisdoséculoXIX,sobretudoasdeLondreseParis,secaracterizavam

a) pelo louvor à superioridade europeia e pelaapresentaçãootimistadatécnicaedaciência.

b) pela crítica à expansão sobre a África, movimentoconsideradoumfreioaoprogressoeuropeu.

c) pela crítica marxista aos princípios burguesesdominantesnoscentrosurbanoseuropeus.

d) pelo elogio das sociedades burguesas associadas àsvanguardasdaépoca,comooCubismo,oDadaísmoeoSurrealismo.

Resolução: NoséculoXIX,aculturapredominantenasexposiçõeslondrinas

e parisienses era fundamentada no culto ao progresso e àtécnica, corrente no pensamento das elites do período. Assimaculturapredominantenasexposiçõeseuropeiaseraburguesa,eurocêntrica e cientificista. Ideias pseudocientíficas como odarwinismosocialerammuitasvezesincutidasnesseseventos.

Alternativa A

06. AssinaleaafirmaçãocorretasobreapolíticanoSegundoReinadonoBrasil.

a) Tratava-se de um Estado centralizado, política eadministrativamente, sem condições de promover aexpansãodasforçasprodutivasnopaís.

b) OimperadorseopunhaaosistemaeleitoraleexerciaospoderesModeradoreExecutivo,monopolizandooselementoscentraisdosistemapolíticoejurídico.

c) O surgimento do Partido Republicano, em 1870,institucionalizou uma proposta federalista que jáexistiaemmomentosanteriores.

d) Apolíticaimigratória,oabolicionismoeaseparaçãoentreaIgrejaeoEstadofortaleceramamonarquiaesuasbasessociais,nadécadade1870.

Resolução:

Nocontextodacrisedo2oReinado(1870-1889),surgiuoPartidoRepublicanoPaulista,(PRP),compostopredominantementeporcafeicultoresdooestepaulista,sobabandeiradofederalismo.

Alternativa C

UNICAMP – 11/11/2012 CPV seu Pé direito também na mediCina4

CPV UNICAMP 1F 2013

07. Emdiscursoproferidonodia12/03/1947,opresidentedosEUA,HarryTruman,afirmou:

O governo grego tem operado numa atmosfera de caos e extremismo. A extensão da ajuda a esse país não quer dizer que os Estados Unidos estão de acordo com tudo o que o seu governo tem feito ou fará. No momento atual da história do mundo quase todas as nações se veem na contingência de escolher entre modos alternativos de vida. E a escolha, frequentes vezes, não é livre.

HaroldC.Syrett(org.),Documentos Históricos dos Estados Unidos.SãoPaulo:Cultrix,1980,p.316-317.

ConsiderandoodiscursodopresidenteTruman,bemcomoosprocessoshistóricosdopós-SegundaGuerraMundial,écorretoafirmarque:

a) A“contingênciadeescolherentremodosalternativosdevida”sereferiaàescolhaentreofascismoalemãoeademocracialiberal.

b) O caos do governo grego era uma referência aosproblemasdaGréciacomoMercadoComumEuropeueanecessidadedeajudaaogovernodeAtenas.

c) Odiscursonasceudodeclíniodoauxíliobritâniconaregião da Grécia e da ascensão norte-americana nocontextodaGuerraFria.

d) OdiscursoéumarespostaaoPlanoMarshall,queogovernodeLondrestentavaimporàGrécia,pormeiodoBancoCentralEuropeu.

Resolução:

Um dos primeiros conflitos ocorridos no contexto da GuerraFria, a guerra civil grega, representou o primeiro exemplo deinterferênciaocidentalnapolíticainternadeumpaísestrangeirono pós-guerra. Em março de 1947, Truman anunciou seuinteresseemsubstituirainfluênciainglesanaGréciaenaTurquia.Churchill, ex-primeiro-ministro, defendeu a intervenção dosEUAnaregiãoemproldocapitalismo,umavezqueaInglaterraestava debilitada demais pela guerra para fazê-lo. De fato, oPartidoComunistaGregonãohaviaaceitadoasdecisõesdeIalta,quecolocavamaGréciacomoáreadeinfluênciaestadunidense,dandoinícioaumaguerracivilnopaís.

Alternativa C

08.O estudo da Ilustração nunca mais foi o mesmo após o holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. A crença ingênua no poder regenerador da razão inviabilizou-se. Estilhaçou-se a cômoda certeza de que as Luzes foram a filosofia da burguesia triunfante, e dos quatro pontos da Europa surgiram evidências acerca da amplitude e variação do fenômeno, que não caberia mais considerar nem apenas burguês, nem eminentemente francês, nem restrito ao século XVIII.

AdaptadodeLauradeMelloeSouza,emhttp://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/as-paixoesintelectuais.

Apartirdotexto,écorretoafirmarque:

a) Aexperiênciadoholocausto,noséculoXX,podeserinterpretada como a negação do projeto das Luzes,porquerejeitaaeficáciadopoderdoEstado.

b) AcompreensãodasLuzesnãoseprendeàexplicaçãodo triunfo da burguesia, exigindo um estudo maisamplosobreseusimpactosnaEuropa.

c) OprojetodasLuzesdifundiao ideáriodoprogressoe, contraditoriamente, ensejava o conhecimentocientífico.

d) OideáriodasLuzesajudaacompreenderasrevoluçõesliberais dos séculosXVIII eXIX, que defendiam aintolerânciareligiosa.

Resolução:

O texto remete à visão frankfurtiana do Iluminismo (ouEsclarecimento), segundo a qual a concepção de razão eprogresso forjados dentro dopensamento ilustradodesligou-sedamoraleassumiuumcaráterextremamentetécnicoefrio.Talracionalidadecientíficateriafornecidoasbasesparaaformaçãodepolíticaseugênicas,comosedeunaAlemanhaNazista.Dessemodo,depreende-sedotextoanecessidadedeumestudomaisamploarespeitodoIluminismo,nãoolimitandonemaoséculoXVIII(umavezquesuasformulaçõesatravessaramosséculosseguintes),nemarepresentaçãodeumaclassesocialespecífica(sendooenquadramentode“pensamentoburguês”limitadoparaentenderasamplasconsequênciasdessavisãodemundo).

Alternativa B

5CPV seu Pé direito também na mediCina UNICAMP – 11/11/2012

UNICAMP 1F 2013 CPV

09. Na América Latina, África, Ásia e Europa, a violência deixou uma marca de sofrimento e luto no contexto de regimes ditatoriais, guerras civis ou invasões ao longo do século XX. Passados os conflitos, as próprias sociedades têm buscado estabelecer a verdade sobre os crimes ocorridos. Neste contexto, mais de 30 países do mundo criaram Comissões da Verdade, que são organismos de investigação não judiciais.

AdaptadodeMuseodelaMemóriaylosDerechosHumanos,emhttp://www.museodelamemoria.cl/el-museo/sobre-elmuseo/

comisiones-de-verdad/.

AsComissõesdaVerdade

a) surgiram em países que tiveram experiênciastraumáticas, como as ditaduras no Chile e Brasil, eforamorganizadasduranteaslutasderesistênciaaosregimesditatoriais.

b) sustentamqueoconhecimentodopassadointeressaàsvítimaseseusfamiliares,devendoficarrestritoaesseuniversoprivado.

c) constituem instrumento político que tem comoobjetivooestabelecimentodesentençasjudiciaisaosculpadoseopagamentodeindenizaçõesàsvítimas.

d) existememváriospaíses,oqueindicaqueaspráticasautoritáriasnãoforamumfenômenodeumasónação,nemserestringiramaumaúnicaformadeconflito.

Resolução:

O texto faz referência à criação de comissões da verdade emdiferentes regiões pelo mundo. Tal esforço concentra-se naideiadeesclarecerfatosreferentesaosperíodosautoritáriosdahistóriadessespaíses,valorizandoabuscadaverdadenotocanteà memória nacional. A existência de tais comissões apontatambémparaumfenômenocomumemdiferenteslocalidadeseperíodoshistóricos.

Alternativa D

10. A imagem abaixo mostra um local por onde passa oTrópicodeCapricórnio.

SobreoTrópicodeCapricórniopodemosafirmarque:

a) É a linha imaginária ao sul do Equador, onde osraios solares incidem sobre a superfície de formaperpendicular,oqueocorreemumúnicodianoano.

b) Os raios solares incidem perpendicularmente nestalinhaimagináriaduranteosolstíciodeinverno,oqueocorreduasvezesporano.

c) Duranteoequinócio,osraiossolaresatingemdeformaperpendicularasuperfícienoTrópicodeCapricórnio,marcandooiníciodoverão.

d) Noiníciodoverão(21ou22dedezembro),asnoitestêm a mesma duração que os dias no Trópico deCapricórnio.

Resolução:

NoTrópicodeCapricórnio,situadoaosuldalinhadoEquador,osraiossolaresincidemperpendicularesaestalinhanoSolstíciodeVerãoparaohemisférioSulqueocorreporvoltadodia22desetembro.

Alternativa A

UNICAMP – 11/11/2012 CPV seu Pé direito também na mediCina6

CPV UNICAMP 1F 2013

11. A metrópole industrial do passado integrava no espaçourbano diversos processos produtivos, ocorrendouma concentração espacial das plantas de fábrica,da infraestrutura e dos trabalhadores. Na metrópolecontemporânea predomina uma dispersão territorial dasatividades econômicas e da força de trabalho. Nesta,a produção fabril tende a se instalar na periferia ou nosarredores do perímetro urbano, enquanto as atividadesassociadas ao poder financeiro, político e econômicoconcentram-senaáreaurbanamaisadensada.

AdaptadodeCarlosdeMatos,Redes, nodos e cidades:transformação da metrópole latino-americana,emLuizCesarde

QueirozRibeiro(org.),Metrópoles:entreacoesãoeafragmentação,acooperaçãoeoconflito.SãoPaulo:EditoraPerseuAbramo;Riode

Janeiro:Fase,2004,157-196.

Comoprincipalcaracterísticadametrópolecontemporânea,destaca-se

a) aconcentraçãodaatividade industrial edas funçõesadministrativasdasempresasnomesmolocal.

b) o aumento da densidade demográfica nas áreas doantigocentrohistóricodametrópole.

c) a concentração do poder decisório da administraçãopública e das empresas em uma única área dametrópole.

d) a diversificação das atividades comerciais e deserviçosnaáreadoperímetrourbano.

Resolução:

As metrópoles contemporâneas, além de perderem algumasindústrias para outras regiões, destacam-se pela diversificaçãodasatividadescomerciaisedeserviçosnaáreadeabrangênciadoperímetrourbano.

Alternativa D

12. NoséculoXXI,aparticipaçãodoProdutoInternoBruto(PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentandopaulatinamente,oque indicaquea regiãopassaporumciclo de crescimento econômico. Os principais fatoresresponsáveisporessefenômenosão:

a) investimentos de grandes empresas emempreendimentos voltados para a promoção deeconomias solidárias e para o desenvolvimento deatividadesdepequenosprodutoresagroextrativistas.

b) investimentospúblicoseminfraestrutura,concessõesestataisdecréditoseincentivosfiscaisaempresas,eoaumentodoconsumodapopulaçãomaispobre,quepassaateracessoaocrédito.

c) investimentos de bancos privados emgrandes obrasdeinfraestruturadirecionadasparaatransposiçãodoRioSãoFranciscoeparaamelhoriadossistemasdetransporterodoviárioeferroviáriodaregião.

d) investimentos de bancos estrangeiros emempreendimentos voltados para a aquisição degrandesextensõesdeterraseparaainstalaçãoderedehoteleiranasáreaslitorâneasdaregião.

Resolução:

Nas últimas décadas o Nordeste brasileiro apresentou umamédia de crescimento econômico superior aoBrasil devido a:investimentospúblicos emobrasvariadas,maior concessãodecréditose incentivoseoaumentodoconsumodas famíliasdaregião.

Alternativa B

top related