transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas

Post on 16-Mar-2016

67 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas. Os transtornos mentais induzidos pelo uso de substâncias psicoativas definem os padrões de relacionado à busca a ingestão e ao abuso destas substâncias. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas

Os transtornos mentais induzidos pelo uso de substâncias psicoativas definem os padrões de relacionado à busca a ingestão e ao abuso destas substâncias.

O CID 10 divide essas substâncias em: intoxicação, aguda, uso nocivo, síndrome de dependência, estado de abstinência, transtorno psicótico e síndrome amnéstica.

Algumas substâncias podem afetar estados mentais percebidos internamente, como humor, e atividades observadas de forma externa, como o comportamento.

Substâncias com potencial de abuso são aquelas que podem desencadear no individuo a auto administração repetida, que resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo.

Tolerância é a necessidade de crescentes quantidade da substância para atingir o efeito desejado.

Transtornos relacionados ao álcool

O uso de álcool constitui a terceira causa de mortalidade, entre 30% a 45% da população adulta já teve pelo menos um episódio passageiro.

Em comparação aos grupos, os brancos tem as taxas mais altas de uso de álcool, 56%.

Abstinência é a síndrome característica , conforme a substância, que se apresenta ao reduzir ou suprimir a sua ingestão.

Tóxico dependência

Categoria diagnóstica caracterizada pela presença de sinais e sintomas fisiológicos, cognitivos e de conduta relacionados à perda de controle da pessoa sobre o consumo da substância .

Fatores de predisposição

• Fatores biológicos: tendências familiares (sobretudo no alcoolismo)

• Fatores psicológicos: existência de traços de personalidade oro - dependente, baixa auto-estima, traços familiares de falta de estabilidade emocional, falta de modelos positivos de comportamento, falta de confiança em si mesmo.

Abuso de substâncias – em que um uso patológico e incapacidade para deixá-lo, falhas no cumprimento de obrigações por tempo superior a um mês.

Dependência de substâncias – mais grave do que o abuso; neste caso, além das características anteriores existe dependência física, que se caracteriza por tolerância ou abstinência, ou ambas.

Existem 5 tipos de substâncias:

• Álcool• Barbitúricos e sedativos hipnóticos• Opiaceos• Anfetaminas• Derivados da canabis

Relacionados com o abuso mais não com a dependência:

• Cocaína• Fenciclidina• Alucinógenos

Relacionados com a dependência:

• tabaco

top related