transtornos mentais relacionados ao trabalho.ppt

26
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho Débora Húraina Jéssica Karina Monique Vanderson

Upload: moniquetst

Post on 05-Dec-2014

462 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

DéboraHúrainaJéssicaKarina

Monique Vanderson

Page 2: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Definição

Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho são aqueles resultantes de situações do processo de trabalho, provenientes de fatores pontuais como exposição á determinados agentes tóxicos, até a completa articulação de fatores relativos á organização do trabalho, como a divisão e parcelamento das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas, assédio moral no trabalho e a estrutura hierárquica organizacional.

Page 3: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Transtornos Mentais

• Uma das principais causas para a perda de dias de trabalho.

• TM menores: 4 dias/ano

• TM maiores: até 200 dias/ano

Page 4: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

• Síndromes Psiquiátricas Não-Orgânicas relacionadas ao trabalho: Desencadeadas pelo estresse ocupacional e por conflitos emocionais vinculados às condições e a organização do trabalho, sendo representadas pelos transtornos depressivos, transtornos do estresse pós-traumático, burnout, etc.

Page 5: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Estresse Ocupacional

O Estresse no trabalho ocorre quando as exigências do trabalho não se igualam as capacidades,aos recursos ou as necessidades do trabalhador

Page 6: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Aliado???

Estresse:

Inimigo???

Page 7: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Estresse

Positivo Negativo

Eutress Distress

Desafio Ameaça

Page 8: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Causas dos Estresse

• Sobrecarga no trabalho

• Organização do tempo no trabalho

• Possibilidade de desenvolvimento e ascensão na carreira

• Salários

• Relações inter-pessoais

• Interface Trabalho/Casa

Page 9: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Esquizofrenia A esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral.

A esquizofrenia pode desenvolver-se gradualmente, tão lentamente que nem o paciente nem as pessoas próximas percebem que algo vai errado: só quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O período entre a normalidade e a doença deflagrada pode levar meses. Por outro lado há pacientes que desenvolvem esquizofrenia rapidamente, em questão de poucas semanas ou mesmo de dias. A pessoa muda seu comportamento e entra no mundo esquizofrênico, o que geralmente alarma e assusta muito os parentes. Não há uma regra fixa quanto ao modo de início: tanto pode começar repentinamente e eclodir numa crise exuberante, como começar lentamente sem apresentar mudanças extraordinárias, e somente depois de anos surgir uma crise característica.Geralmente a esquizofrenia começa durante a adolescência ou quando adulto jovem.

Page 10: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

De acordo com algumas estatísticas, a esquizofrenia atinge 1% da população mundial,manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, com proporção semelhante entre homens e mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.

Page 11: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Os sintomas da esquizofrenia podem não ser os mesmos de indivíduo para indivíduo, podendo aparecer de forma insidiosa e gradual ou, pelo contrário, manifestar-se de forma explosiva e instantânea.Podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos.

Page 12: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Sintomas Positivos

Entende-se como sintomas positivos os delírios — idéias delirantes, pensamentos irreais, "idéias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo",por exemplo, um indivíduo que acha que está a ser perseguido pela polícia secreta, e acha que é o responsável pelas guerras do mundo; as alucinações, percepções irreais – ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais freqüente as alucinações auditivo-visuais; pensamento e discurso desorganizado (confusão mental), elaboração de frases sem qualquer sentido ou invenção de palavras; alterações visíveis do comportamento, ansiedade excessiva, impulsos ou agressividade constantes na fase de crise.

Page 13: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Sintomas Negativos

Os sintomas negativos são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais, "acompanham a evolução da doença e refletem um estado deficitário ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais (não confundir com esquizoidia",[5] como a falta de vontade ou de iniciativa; isolamento social (não confundir com a esquizoidia; apatia; indiferença emocional total e não transitória; pobreza do pensamento.

Page 14: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

– "Não há, contudo, sinais nem sintomas patognomónicos da doença, podendo-se de alguma forma fazer referência a um quadro prodrómico que são em grande parte sintomas negativos, como, por exemplo, inversão do ciclo de sono, isolamento, perda de interesse por atividades anteriormente agradáveis, apatia, descuido com a higiene pessoal, idéias bizarras, comportamentos poucos habituais, dificuldades escolares e profissionais, entre outras. Posteriormente a esta fase inicial, surgem os sintomas positivos".

– "Diz-se que os primeiros sinais e sintomas de esquizofrenia são insidiosos. O primeiro sintoma de sossego/calma e afastamento, visível num adolescente, normalmente passa despercebido como tal, pois se remete o facto para "é uma fase". Pode inclusivamente ser um enfermeiro de saúde escolar ou um conselheiro a começar a notar estas mudanças. (…) É importante dizer-se que é muito fácil interpretar incorretamente estes comportamentos, associando-os à idade.".

Page 15: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Tratamento O tratamento da esquizofrenia visa ao controle dos sintomas e a

reintegração do paciente. O tratamento da esquizofrenia requer duas abordagens: medicamentosa e psicossocial. O tratamento medicamentoso é feito com remédios chamados antipsicóticos ou neurolépticos. Eles são utilizados na fase aguda da doença para aliviar os sintomas psicóticos, e também nos períodos entre as crises, para prevenir novas recaídas. A maioria dos pacientes precisa utilizar a medicação ininterruptamente para não ter novas crises. Assim o paciente deve submeter-se a avaliações médicas periódicas; o médico procura manter a medicação na menor dose possível para evitar recaídas e evitar eventuais efeitos colaterais. As abordagens psicossociais são necessárias para promover a reintegração do paciente à família e à sociedade. Devido ao fato de que alguns sintomas (principalmente apatia, desinteresse, isolamento social e outros) podem persistir mesmo após as crises, é necessário um planejamento individualizado de reabilitação do paciente. Os pacientes necessitam em geral de psicoterapia, terapia ocupacional, e outros procedimentos que visem ajudá-lo a lidar com mais facilidade com as dificuldades do dia a dia. 

Page 16: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade

Page 17: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Características• O paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão

ao tentar suicídio e, no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro num só dia, por exemplo.

• Equivocada é a idéia de que a bipolaridade seria estar hiper contente pela manhã, triste à noite e com um sentimento médio à tarde. Tal idéia não traduz a bipolaridade. Na verdade a bipolaridade pode vir a se manifestar nos dois pólos da doença: depressão e mania. Hoje há remédios de última geração que controlam com sucesso qualquer alteração de humor para esses dois pólos da doença.

• O transtorno bipolar é a patologia do eixo I mais associada ao uso indevido de substâncias psicoativas. Entre 60% a 85% dos portadores de TBH abusam de álcool alguma vez ao longo da vida

Page 18: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Principais Sintomas – Como Identificar o Humor

• Sintomas da Depressão:O indivíduo deprimido em geral se sente abatido, quieto e triste. Pode dormir muito, como uma fuga do convívio, reclamar de cansaço em tarefas simples como escovar os dentes, apresentar traços de baixa auto-estima e de sentimentos de inferioridade. Demonstra pouco interesse pelos acontecimentos e coisas e pode se isolar da família e amigos. O indivíduo pode se sentir, nesta fase, culpado por erros do passado, e fracassos em sua vida e de seus familiares. Pode haver irritabilidade, lamentos, e auto-recriminação.

Pode haver um distúrbio do apetite, tanto para aumentá-lo, como para diminuí-lo. O deprimido pode apresentar queda na sua imunidade, o que o deixa mais predisposto a contrair doenças. Em alguns casos a depressão pode se manifestar de forma psicossomática, e o indivíduo pode apresentar algumas doenças de causa psicológica, que normalmente se caracterizam por dores pelo corpo ou cabeça.

Page 19: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

• Sintomas da Euforia:Na fase eufórica o indivíduo pode apresentar sentimentos de grandiosidade, poderes além dos que possui e grande entusiasmo. O indivíduo passa a dormir pouco, tornar-se agitado.

Pode falar muito, ter muitas idéias ao mesmo tempo, sentindo os pensamentos bem mais acelerados, formando linhas de raciocínio difíceis de serem compreendidas por outras pessoas.

Há uma alteração na libido e o indivíduo tem um aumento do desejo sexual. É comum a bipolares terem vários de parceiros sexuais a cada episódio.

O indivíduo perde a inibição social, podendo passar por situações vexatórias por falta de senso crítico.

Também é comum a irritabilidade, que associada com a impulsividade, pode levar o indivíduo a se envolver em mais brigas.

Nesta fase é comum os indivíduos se endividarem ou perderem muito dinheiro, comprometendo até bens de família. Durante os delírios de grandeza os gastos são muito acima do que sua realidade permitiria. Devido ao grande otimismo, é possível que o indivíduo empreste dinheiro a pessoas a quem mal conhece, e que podem estar aproveitando-se da situação.

São comuns manias como perseguição, realização de sonhos (reformas, viagens, compras) que a primeira vista podem até parecer normais.

Page 20: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Tratamento O tratamento envolve manejo nas fases agudas e na terapia de

manutenção. Os quadros agudos demandam contenção imediata dos sintomas através da farmacologia: estabilizadores do humor, antidepressivos (se necessário), antipsicóticos (se necessário) e, muitas vezes internação hospitalar para proteção do paciente. Os episódios de depressão aguda são tratados, preferencialmente, com antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina, pois são maiores indutores de “virada” maníaca (eufórica) ou hipomaníaca, mais comuns com as ADT (tricíclicos). As fases maníacas podem ser controladas com Carbonato de Lítio, Ácido Valpróico, Carbamazepina, lomotrigina, gebapentina e topiramato.Se sintomas psicóticos estiverem presentes, é necessário o uso de antipsicóticos ou benzodiazepínicos. Muitas vezes, é necessária a combinação de drogas, isto é, mais de um estabilizador do humor associado, antidepressivos, mesmo na fase de manutenção.Existem substâncias que propiciam a desestabilização do quadro do humor e que devem ser identificados (tricíclicos, esteróides, álcool e os estimulantes).

Page 21: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Síndrome de Burnout

É um distúrbio psíquico de caráter depressivo, procedido de esgotamento físico e mental intenso. Foi definida pelo psicanalista Freudenberger como “ Um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está ligada à vida

profissional “

Page 22: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Estágios da Doença Necessidade de se afirmar Dedicação intensificada Descaso com as necessidades pessoais Recalque de conflitos Reinterpretação de valores Negação de problemas Recolhimento Mudanças evidentes de comportamento Despersonalização Vazio interior Depressão

Page 23: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Sintomas

Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de

ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas

digestivos. Segundo Dr. Jürgen Staedt, diretor da clínica de psiquiatria e psicoterapia

do complexo hospitalar Viventes, em Berlim, parte dos pacientes que o procuram

com depressão são diagnosticados com a síndrome do esgotamento profissional. O

professor de psicologia do comportamento Manfred Schedlowski, do Instituto

Superior de Tecnologia de Zurique (ETH), registra o crescimento de ocorrência de

"Burnout" em ambientes profissionais, apesar da dificuldade de diferenciar a

síndrome de outros males, pois ela se manifesta de forma muito variada: "Uma

pessoa apresenta dores estomacais crônicas, outra reage com sinais depressivos; a

terceira desenvolve um transtorno de ansiedade de forma explícita", e acrescenta

que já foram descritos mais de 130 sintomas do esgotamento profissional.

Page 24: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Tratamento• O tratamento do Síndrome de Burnout pode ser feito através de

varias formas entre as quais:• - Encaminhamento para um Psicólogo• - Sessões de grupo (onde o individuo se abre e troca idéias com

outras pessoas).• - Sessões de relaxamento (yoga).• - Terapêutico (Através de fármacos Anti-depressivos).• - Psicoterapia (Acompanha geralmente o tratamento farmacológico

e pode ser uma ajuda para o bom êxito da terapêutica. Muito importante neste caso é o papel do psicoterapeuta, que deve procurar incutir no doente a Constancia necessária para prosseguir a terapêutica farmacológica. A psicoterapia compreende diversos tipos de tratamento psicológico individual, de grupo, ou familiar que, através de conversas e exercícios, geridos por um terapeuta qualificado, ajudam o doente a ultrapassar a crise, incutindo-lhe segurança e dando-lhe o apoio necessário.).

Page 25: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Conclusão

Page 26: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.ppt

Bibliografia

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

• http://www.psicosite.com.br/tra/psi/esquizofrenia.htm

• http://www.psicosite.com.br/tra/hum/bipolar.htm

• http://www.blogmercante.com/2010/09/transtornos-mentais-relacionados-ao-trabalho/