slides gestão financeira

Post on 18-Jun-2015

68 Views

Category:

Economy & Finance

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SISTEMA INTEGRADO GEST. FINANCEIRABANCO CENTRAL

BANCO CENTRAL E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

O Banco Central do Brasil é uma autarquia Federal integrante do Sistema Financeiro Nacional.

Foi criado pela Lei 4.595/64 e iniciou suas atividades em 31/03/1965

Diretoria do Banco Central é um órgão de deliberação colegiada composto, por seu presidente e por diretores responsáveis

ESTRUTURA DO BANCO CENTRAL

A estrutura administrativa interna está organizada em unidades especiais, centrais e regionais, o presidente e cada diretor tem a responsabilidade de gerir um conjunto de unidades, sendo uma delas SECREA (Secretaria Executiva da Diretoria) assessora os diretores relacionando a troca de informações entre eles, assim agilizando o processo decisório e veiculando a comunicação de assuntos do interesse do banco.

Reordenamento - Em 1985 então, tomou-se a decisão de buscar o reordenamento financeiro governamental, com a separação das contas e funções do Banco Central, Banco do Brasil e Tesouro Nacional.

ORGANOGRAMA DO BANCO CENTRAL

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO BANCO CENTRAL

- Satisfazer a demanda de dinheiro indispensável a atividade econômica financeira do pais;

- Manter os valores em circulação ajustados a realidade econômica;

- Execução dos serviços do meio circulante;- Assegurar que as cédulas e moedas sejam oferecidas a

sociedade a custos racionalizados, mas sob padrões de excelência, estética e técnica;

Conhecer a situação econômico-financeira das instituições;

- Acompanhar o endividamento externo brasileiro;

A IMPORTÂNCIA DO BANCO CENTRAL

A presença do Banco Central tem se mostrado muito importante no mercado nacional, através do PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Nacional). Garantiu a normalidade do mercado com a injeção de alguns bilhões de reais, com a finalidade de manter o sistema financeiro nacional e preservar as centenas de milhares de pessoas que tinham suas economias nessas instituições.

OQUE É BANCO COMERCIAL

EVOLUÇAO HISTORICA DO BANCO COMERCIAL

UMA SEGURANÇA PARA SEU PROPRIO CAPTAL QUE HOJE É ALGO INDISPENSAVEL NO MUNDO

ATIVIDADES QUE REALIZAM

TRANSFERENCIA EMISSAO DE CHEQUE CAPTA DEPOSITO A VISTA EMPRESTIMO GUARDA DE VALORES VENDA DE SEGUROS PAGAMENTOS

BANCO DE VAREJO

REALIZA TRANSAÇOES DIRETAMENTE COM OS

CONSUMIDORES

TRANFORMAÇOES ATUAIS DOS BANCOS COMERCIAIS

DISPUTA ENTRES CONCORRENTES

SERA QUE CONSEGUIRIAMOS HOJE VIVER SEM OS BANCOS?

PENSE NISSO!

BANCOS MÚLTIPLOS

Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam dentro do mercado financeiro operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, podendo operar nas carteiras de:

- Banco Comercial (Carteira Base); - Banco de Investimento (Carteira Base); - Banco de desenvolvimento (somente Banco Múltiplo

Público Governamental); - Crédito Imobiliário (Carteira Acessória); - Arrendamento Mercantil (Carteira Acessória); - Crédito, Financiamento e Investimento (Carteira Acessória).

A constituição do Banco Múltiplo deve conter, no mínimo, duas carteiras sendo uma delas obrigatoriamente comercial ou de desenvolvimento, e ser organizado sob a forma de sociedade por ações. Na sua denominação social deve constar a expressão “Banco”.

ALGUNS BANCOS MÚLTIPLOS

EXEMPLO DE BANCO MÚLTIPLO

No Bradesco, as tarifas de conta corrente são responsáveis por quase um terço das receitas de prestação de serviços, exatamente 32,2% desse total. Com os números do balanço consolidado, sua participação cai para 23,5%, permanecendo, porém à frente das demais contas. Em segundo lugar, vêm as tarifas com operações de crédito, que respondem por 19,3% das RPS do banco múltiplo. Juntas, essas contas arrecadam mais da metade das receitas de prestação de serviços do Bradesco.

Entre 2001 e 2005, enquanto o total das receitas de prestação de serviços obteve aumento real de 41,2%, as tarifas arrecadadas com operações de crédito cresceram 150,1%. Nesse mesmo período, o valor destinado às operações de crédito aumentou 33,2%.

O segundo maior crescimento ocorre nas tarifas de conta corrente (64,2%). Já as taxas de administração de fundos de investimentos apresentam um recuo de 13,0%. Nesse mesmo período, o número de correntistas do banco aumentou 37,5%. Portanto, o ritmo de expansão das tarifas com operações de crédito ultrapassa o crescimento das demais contas, inclusive do próprio aumento da carteira de crédito do banco.

RELAÇÃO DE RECEITAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CORRETORAS DE CÂMBIO

As sociedades corretoras de câmbio são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Corretora de Câmbio". Têm por objeto social exclusivo a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.

O QUE FAZEM AS CORRETORAS DE CAMBIO

- compra e venda de moeda estrangeira, vinculados a transferências unilaterais. 

 - compra e venda de moeda estrangeira em especie, cheque ou dinheiro, de viagem relativos, navios e viagens internacionais. 

operações de cambio simplificados, (importação e exportação de valores), que não estejam vinculados ao banco central no valor de UR$50.000,00.

- operações no mercado cambiário, arbitragens no pais, por meio de banco autorizado a operar no mercado de cambio, com arbitragem no exterior. 

O QUE ESTAS AS CORRETORAS NÃO PODEM FAZER :

- conceder credito. - adquirir bens para uso próprio, salvo sob motivo de

quitação de dividas. - adquirir empréstimos em instituições financeiras,

exceto para uso de compra de bens para próprio uso. 

Fim....

Obrigada !!!!!!!

top related